O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


The Legend of Zelda: Ocarina of Time fez 20 aninhos!

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Como o tempo passa rápido!

O jogo foi lançado dia 21 de novembro de 1998 no Japão, dia 23 na América do Norte e dia 11 de dezembro na Europa.

Até hoje esse masterpiece é lembrado por muitos como o melhor jogo de todos os tempos por ter inaugurado várias tendências.

Lembro até hoje de momentos jogando Zelda OoT, como virando a madrugada para terminar o Forest Temple ou arrancando os cabelos no Water Temple.

Lembrei dessa data por causa desse vídeo do Happy Console Gamer.

Vocês também tiveram boas lembranças com esse masterpiece?

 

Filipović

CroCop
VIP
Mensagens
842
Reações
3.144
Pontos
633
Sem palavras para esse jogo...
travei no water temple e só fui saber anos depois que ele era conhecido pela dificuldade [emoji23][emoji23][emoji23]

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.438
Reações
80.072
Pontos
2.059
Lembro como fiquei vendo o comercial do game na TV. Ficava sonhando em jogá-lo o mais rápido possível.
Foi um natal muito especial pra mim o de 98.

Eleito meu game #1 de todos os tempos (BotW tá quase que dividindo esse lugar com ele, mas após profunda reflexão, OoT fica 1 décimo acima ainda).
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.486
Reações
14.200
Pontos
453
Considero Zelda Ocarina of Time o melhor jogo de todos os tempos. Jogabilidade excepcional, OST magníficas, gameplay infinito, transição para 3D perfeita.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Sem palavras para esse jogo...
travei no water temple e só fui saber anos depois que ele era conhecido pela dificuldade [emoji23][emoji23][emoji23]

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk

Meu irmão mais velho arregou também pro Water Temple.

Lembro que virou uma questão de honra superá-lo e consegui.

:kkk
 


Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.611
Reações
10.981
Pontos
753
O segundo melhor jogo de todos os tempos, superado apenas por outra lenda, BoW.

Foi o jogo que citou tendências que vemos até hj, parabéns Nintendo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.895
Reações
230.238
Pontos
2.529
E continua sendo o melhor. Impressionante.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

leandromede

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.360
Reações
19.754
Pontos
503
Eu como fã de Zelda na época nunca achei tudo isso, muitos vão dizer que eu não sou fã da franquia mas na verdade sei da importância dele.
Trouxe vários elementos novos em uma perspectiva em 3D, o sistema de combate foi extremamente copiado, chefes muito carismáticos, muitas dungeons e segredos.
Mas porque eu não gostei?
Simplesmente porque na época eu estava jogando A Link to the Past e Ocarina of Time é praticamente uma versão 3D dele, eu senti um impacto muito maior em Majora's Mask(até porque eu joguei ele primeiro que o Ocarina), o fato de de se transformar em Deku, Goron, Zora, tocar guitarra, as missões secundárias, a ambientação mais sombria entre outros detalhes me fizeram gostar mais dele mas de modo algum eu acho Ocarina ruim até porque Majora's pegou tudo que Ocarina já tinha, é só o meu gosto mesmo.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.529
Pontos
553
Para mim continua sendo o melhor de todos, o tempo passa e ele continua firme e forte.

Um conjunto lendário de jogabilidade, áudio, gráficos, onde poucos sobrevivem ao tempo para contar a história.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
Tenho orgulho de dizer que tenho e terminei esse jogo, mas para mim ele só perde para A Link to the Past que é meu jogo favorito de todos os tempos, e é empatado com Twilight Princess que é lendário também.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Nooooossa, me lembro com detalhes cristalinos, desde o momento que eu vi o jogo pela primeira vez na revista, a porrada de vezes que foi adiado, os videos que eu assistia na gamespot e na ign (que demorava pra kralho pra carregar, devido a internet discada) ,o dia que eu comprei, quando terminei (lembro até a data 15/12/98) e as potocas que o pessoal inventava nos fóruns da SGP como o templo da luz. Foi especial...

Aliás, todos esses jogos clássicos da era 2D, eu ficava super empolgado na época pra saber como ficaria em 3D. F-Zero, Star Fox, Castlevania, Mario Kart... acompanhei todos esses com muita ansiedade tb.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Tenho orgulho de dizer que tenho e terminei esse jogo, mas para mim ele só perde para A Link to the Past que é meu jogo favorito de todos os tempos, e é empatado com Twilight Princess que é lendário também.

A coisa mais lendária do Twilight pra mim foi a revelação na E3, o jogo em si, acho que não envelheceu tão bem.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Eu como fã de Zelda na época nunca achei tudo isso, muitos vão dizer que eu não sou fã da franquia mas na verdade sei da importância dele.
Trouxe vários elementos novos em uma perspectiva em 3D, o sistema de combate foi extremamente copiado, chefes muito carismáticos, muitas dungeons e segredos.
Mas porque eu não gostei?
Simplesmente porque na época eu estava jogando A Link to the Past e Ocarina of Time é praticamente uma versão 3D dele, eu senti um impacto muito maior em Majora's Mask(até porque eu joguei ele primeiro que o Ocarina), o fato de de se transformar em Deku, Goron, Zora, tocar guitarra, as missões secundárias, a ambientação mais sombria entre outros detalhes me fizeram gostar mais dele mas de modo algum eu acho Ocarina ruim até porque Majora's pegou tudo que Ocarina já tinha, é só o meu gosto mesmo.

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk

Mas Ocarina pra muitos não é melhor que A Link to the Past.

Ocarina retrocedeu em vários pontos, inclusive combate, dificuldade, linearidade. Mudou muito o sentido das dungeons. Dungeons eram desafiadoras nos primeiros Zeldas, a partir daí passaram a ser grandes puzzles com algumas seções de combate que são desconectadas do resto das dungeons.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
A coisa mais lendária do Twilight pra mim foi a revelação na E3, o jogo em si, acho que não envelheceu tão bem.
Pois é, o que eu não curti nele foi a gambiarra que a Nintendo fez na versão de Wii que é a que tenho, quando fui jogar pela primeira vez a versão de Gamecube depois que tinha conseguido a versão de Wii, fui ver a diferença de ambos e levei um susto quando vi que o jogo era todo virado pelo avesso, achei até que a versão de Gamecube que tinha testado era bugada ou européia, mas depois fui pesquisar e fiquei sabendo que a Nintendo tinha virado todo o cenário e os personagens na versão de Wii porque era mais rápido ela fazer isso do que virar somente o Link que era canhoto na versão de Gamecube, e deixar ele destro na versão de Wii e não confundir os jogadores jogando com o Wii Remote, ai a Nintendo inventou que a versão do Wii é uma versão espelhada na versão de Gamecube... :klol
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Mas Ocarina pra muitos não é melhor que A Link to the Past.

Ocarina retrocedeu em vários pontos, inclusive combate, dificuldade, linearidade. Mudou muito o sentido das dungeons. Dungeons eram desafiadoras nos primeiros Zeldas, a partir daí passaram a ser grandes puzzles com algumas seções de combate que são desconectadas do resto das dungeons.

A link to the Past ainda é o melhor e não tem pra ninguém. Ocarina faz parte de uma primeira geração de jogos em 3D, logicamente ainda tinha muito o que evoluir, assim com a primeira versão do NES tinha e evolui até chegar no nivel do A link to the Past, mas ainda assim é um excelente jogo, envelheceu super bem.
 

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Pois é, o que eu não curti nele foi a gambiarra que a Nintendo fez na versão de Wii que é a que tenho, quando fui jogar pela primeira vez a versão de Gamecube depois que tinha conseguido a versão de Wii, fui ver a diferença de ambos e levei um susto quando vi que o jogo era todo virado pelo avesso, achei até que a versão de Gamecube que tinha testado era bugada ou européia, mas depois fui pesquisar e fiquei sabendo que a Nintendo tinha virado todo o cenário e os personagens na versão de Wii porque era mais rápido ela fazer isso do que virar somente o Link que era canhoto na versão de Gamecube, e deixar ele destro na versão de Wii e não confundir os jogadores jogando com o Wii Remote, ai a Nintendo inventou que a versão do Wii é uma versão espelhada na versão de Gamecube... :klol

A gambiarra do Wii pra mim não fede, nem cheira. Acho que o Twilight Princess é um excelente jogo dentro dos dungeons, mas fraco fora deles. Overworld grande, ''marrom'' e vazio, personagens fracos (tirando a Mina), mecânica do lobo subaproveitada, mundo do crespuculo chato que se resume a procurar lagrimas e lutar contra inimigos chatos e um mundo de tutorial no inicio do jogo, que se eu não fosse fã, teria desistido
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.756
Reações
14.469
Pontos
503
A gambiarra do Wii pra mim não fede, nem cheira. Acho que o Twilight Princess é um excelente jogo dentro dos dungeons, mas fraco fora deles. Overworld grande, ''marrom'' e vazio, personagens fracos (tirando a Mina), mecânica do lobo subaproveitada, mundo do crespuculo chato que se resume a procurar lagrimas e lutar contra inimigos chatos e um mundo de tutorial no inicio do jogo, que se eu não fosse fã, teria desistido
Aqueles tutoriais são chatos mesmo, e no Skyward Sword acho que é pior ainda, por isso não curti tanto ele... Eu nem terminei o Skyward Sword ainda, parei de jogar ele a uns 6 meses e nem lembro onde parei, terei que jogar tudo de novo, mas uma parte que detestei foi aquele tutorial ensinando a tocar a harpa, eu nem aprendi aquela porcaria, nem sei como consegui passar dela... :klol

Sobre os 2D, me surpreendi demais com os 3 do Game Boy Color, eu joguei eles a partir de 2013 e gostei demais deles, apesar deles serem de 8 bits, para mim eles são quase como continuações de A Link to the past, quem não jogou eles ainda recomendo muito a jogar, eu joguei eles no meu Cybergame, mas atualmente tenho os dois Oracles para o Game Boy Color.
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.934
Reações
18.713
Pontos
1.384
Tinha 18 anos e sonhava em jogá-lo. Acompanhava todas as notícias nas Gamers (minha revista favorita). Melhor Natal, ou um dos melhores, da minha vida até hoje (junto com 2002 - quando meu time quebrou a fila perto dessa época -).
E para piorar peguei a Gamers, minha edição favorita a 36ª, nas bancas com o Link tocando a flauta.
Infernizei o velho e ganhamos, meu irmão e eu, o N64. Foram poucos meses com ele (cerca de oito ou nove e trocamos pelo PS1 que tinha mais jogos e pirataria mais abundante), mas zeramos tudo o que tinha, até então, de relevante no console.

gamers_36_capa.jpeg


12/10. Obra de arte.
Em termos de entretenimento empata com Legend of Galactic Heroesa, anime, e 20th Century Boys, manga, como o ápice.
Se algum dia algo atingir o 13/10 terei um ataque fulminante e morrerei.

PS: Vira e mexe releio essa edição (principalmente a parde de OoT).
 
Ultima Edição:

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.706
Reações
4.142
Pontos
944
Tinha 18 anos e sonhava em jogá-lo. Acompanhava todas as notícias nas Gamers (minha revista favorita). Melhor Natal, ou um dos melhores, da minha vida até hoje (junto com 2002 - quando meu time quebrou a fila perto dessa época -).
E para piorar peguei a Gamers, minha edição favorita a 36ª, nas bancas com o Link tocando a flauta.
Infernizei o velho e ganhamos, meu irmão e eu, o N64. Foram poucos meses com ele (cerca de oito ou nove e trocamos pelo PS1 que tinha mais jogos e pirataria mais abundante), mas zeramos tudo o que tinha, até então, de relevante no console.

gamers_36_capa.jpeg


12/10. Obra de arte.
Em termos de entretenimento empata com Legend of Galactic Heroesa, anime, e 20th Century Boys, manga, como o ápice.
Se algum dia algo atingir o 13/10 terei um ataque fulminante e morrerei.

PS: Vira e mexe releio essa edição (principalmente a parde de OoT).
Eu tinha essa revista e a gamers era a minha preferida.
 

Heishiro

Bam-bam-bam
Mensagens
11.485
Reações
9.973
Pontos
449
Marcou minha infância, lembro com muito carinho de vários momentos, primeira vez que sai no Hyrule Field, primeira vez que sai no mundo destruído, os templos e os chefes.

E marcou o mundo, até hoje o sistema de câmera com trava de mira é padrão em jogos em terceira pessoa.
 

Renduck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.281
Reações
5.441
Pontos
453
Melhor jogo de todos os tempos. Ainda não joguei o tão aclamado BOTW direito, vamos ver se mudo de opinião depois.
Me da até arrepios aqui de pensar nesse jogo. Como foi e é épico até hoje.
 

Lord Atma

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.830
Reações
8.064
Pontos
1.094
Que saudades!!!!

Realmente é um jogo pra toda vida.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Devouhan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.843
Reações
6.416
Pontos
704
Opinião de quem só jogou muitos anos depois: ótimo jogo, mas longe de ser o melhor de todos os tempos.

Terminei o Ocarina tem mais ou menos 1 ano. Me diverti bastante com o jogo, mas ele tem alguns probleminhas que eu acho que me incomodariam mesmo se tivesse jogado na época.

O botão de ação de contexto muitas vezes é "sensível" demais e muda ao menor movimento do Link, e ai eu tinha que ficar brigando com o jogo pra fazer o que eu queria fazer.

A distribuição de botões é estranha... O C-cima poderia ser utilizado como um outro botão de ação ou um quarto botão de item. E graças ao controle alien do N64, o botão L é basicamente inútil, assim como o d-pad!

O Z target as vezes mais atrapalha do que ajuda. Certos inimigos eram bem mais fáceis de matar sem usar o Z, como as skulltulas e aqueles lagartos.

Não poder usar alguns itens do Link criança como o Link adulto é uma limitação bem idiota. Eu sei que o estilingue é eventualmente substituído pelo arco, mas custava deixar o estilingue no inventário até lá?

Além desses defeitinhos, tem algumas outras coisas menores que me incomodaram, como as Great Fairies, que são BIZARRAS (aquela risada delas é super bizarra), ou algumas boss battles que são super lineares. Ah, a música do Forest Temple é irritante!

De resto, é um game muito bom, e merecedor de boa parte dos elogios que recebe (embora eu realmente ache exagerado o papo de "best game ever").
Um destaque que eu faço é a trilha sonora. Tirando a já mencionada trilha do Forest Temple, o resto das músicas são muito boas, em especial Saria's Song e o tema de Gerudo Valley.
 

lukes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
126
Reações
121
Pontos
974
Nossa...lembro de ter ganho uma versão que foi comprado na extinta loja do shopping piracicaba Mesbla. Era uma versão de luxo. Caixa Grande...com mapa...guia até o castelo....ah foi maravilhoso.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Tinha até tirado foto outro dia da minha versão que ainda tenho em casa:

99glXa3.jpg


Ter a oportunidade de jogar na época em que foi lançado e usando o controle do N64 (já que esse jogo fica muito melhor em um controle de 6 botões) foi uma das melhores coisas que tive o prazer de vivenciar nesse hobbie.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.737
Reações
22.515
Pontos
1.129
Excelentíssimo jogo para quem joga pela primeira vez hoje em dia, muito superior à grande maioria dos jogos que fazem hoje em dia, mesmo com mais tecnologia e com mais dinheiro.

Melhor de todos os tempos para boa parte de quem jogou na época...não por nostalgia, mas sim por ver tantos paradigmas sendo criados em uma experiência única, de tal modo que muito do que se seguiu pareceu menos criativo.

É o Cidadão Kane dos games.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Opinião de quem só jogou muitos anos depois: ótimo jogo, mas longe de ser o melhor de todos os tempos.

Terminei o Ocarina tem mais ou menos 1 ano. Me diverti bastante com o jogo, mas ele tem alguns probleminhas que eu acho que me incomodariam mesmo se tivesse jogado na época.

O botão de ação de contexto muitas vezes é "sensível" demais e muda ao menor movimento do Link, e ai eu tinha que ficar brigando com o jogo pra fazer o que eu queria fazer.

A distribuição de botões é estranha... O C-cima poderia ser utilizado como um outro botão de ação ou um quarto botão de item. E graças ao controle alien do N64, o botão L é basicamente inútil, assim como o d-pad!

O Z target as vezes mais atrapalha do que ajuda. Certos inimigos eram bem mais fáceis de matar sem usar o Z, como as skulltulas e aqueles lagartos.

Não poder usar alguns itens do Link criança como o Link adulto é uma limitação bem idiota. Eu sei que o estilingue é eventualmente substituído pelo arco, mas custava deixar o estilingue no inventário até lá?

Além desses defeitinhos, tem algumas outras coisas menores que me incomodaram, como as Great Fairies, que são BIZARRAS (aquela risada delas é super bizarra), ou algumas boss battles que são super lineares. Ah, a música do Forest Temple é irritante!

De resto, é um game muito bom, e merecedor de boa parte dos elogios que recebe (embora eu realmente ache exagerado o papo de "best game ever").
Um destaque que eu faço é a trilha sonora. Tirando a já mencionada trilha do Forest Temple, o resto das músicas são muito boas, em especial Saria's Song e o tema de Gerudo Valley.

Acho que só quem jogou na época entende o motivo de ser considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos.

Hoje coisa que pode ser considerada nesta, como cavalgar na Epona, na época era algo inacreditável. É difícil se impactar com esses detalhes atualmente.
 

Toguro Games

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.329
Reações
29.972
Pontos
1.049
Jogo superestimado, talvez por ter sido lançado no glorioso 1998, ano em que tivemos verdadeiras pérolas incandescentes universais. Mas ainda assim merece nossos parabéns, um dos melhores jogos dos 5 ou 6 jogos bons que o N64 teve.

Ah, opinião de quem viveu o glorioso 98 jogando tudo essas pérolas quase que day one, por morar a uma quadra do grande Moacyr, fornecedor de games de todas as locadoras da cidade.

E não sei se alguém daqui acompanhava a Gamers na época, mas nos previews do game depois da dezena de atrasos no item "data de lançamento" eles colocavam diversas piadinhas por conta desses inconvenientes atrasos haha
 

M.Shadows

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.323
Reações
40.533
Pontos
1.339
Nunca joguei nenhum da franquia, quem sabe um dia.

Enviado de um Skate Park
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Vendo esses vídeos de comemoração dos 20 anos do Zelda OoT começo a lembrar dos momentos que me impactaram.

- Perto do final do ano meu irmão mais velho alugou o jogo;

- Lembro que perdi bastante tempo explorando Kokiri Forest e Lost Woods. Nos padrões da época aquelas duas áreas eram grandes e me impactaram muito, quis conversar com todos os NPCs com a ajuda do dicionário e fiquei fascinado com os mistérios em Lost Woods;

- Ficamos com o jogo sábado e domingo, na segunda depois da aula meu irmão chegou para me pegar na escola com ele comprado, conseguiu convencer o meus pais a antecipar o presente de natal, fiquei empolgadíssimo e mostrei para todos os meus amigos a caixinha do OoT;

- Da primeira dungeon tenho memórias de empacar na sala que pega o estilingue, pois tinha uma plataforma que caía impedindo a saída do local, como não era familiarizado com a franquia empaquei no local, pois não tinha a noção que todos os itens pegos seriam usados amplamente naquele local para resolver puzzles. Também não descobri como passar pela teia de aranha, foi o meu irmão quem descobriu. O chefe da fase me impressionou bastante pelo tamanho e demorei um pouco para descobrir como matá-lo (novamente, não era familiarizado com a franquia);

- Quando vi a primeira vez Hyrule Field a minha cabeça explodiu! Na época não existiam tantos jogos open worlds, então ver um cenário daquele tamanho com tantos lugares para ir era fascinante. Lembro que demorei a voltar para a main quest, pois fui antes da hora em todos os locais que eram ligados a Hyrule Field;

- O sistema de dia e noite dava uma imersão absurda mesmo funcionando em lugares estratégicos;

- Vários momentos do jogo me surpreenderam, a direção narrativa desse jogo é foda:















 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Acho que só quem jogou na época entende o motivo de ser considerado por muitos o melhor jogo de todos os tempos.

Hoje coisa que pode ser considerada nesta, como cavalgar na Epona, na época era algo inacreditável. É difícil se impactar com esses detalhes atualmente.

Acho que você não entendeu o conceito de melhor de todos os tempos.

Melhor de todos os tempos não é um jogo que marca somente na sua época, mas que continua surpreendendo com o passar do tempo.

Por isso que naquele top 300 colocaram Link to the Past como o melhor e não Ocarina of Time.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.106
Pontos
1.054
Eu só joguei no ano 2000, então n posso opinar sobre esses 20 anos, só ryca jogou no ano de lançamento ou na época q passava o comercial na SBT. :klol

Mesmo assim é um dos meus jogos favoritos de sempre.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Acho que você não entendeu o conceito de melhor de todos os tempos.

Melhor de todos os tempos não é um jogo que marca somente na sua época, mas que continua surpreendendo com o passar do tempo.

Por isso que naquele top 300 colocaram Link to the Past como o melhor e não Ocarina of Time.

Ocarina of Time continua impactando muito mais que o Link to the Past só por ser um jogo 3D, sem comparação.

Você jogou o novo God of War?

A forma do funcionamento do machado para resolver os puzzles é muito Zelda 3D, amei isso no jogo.

Imagina atualmente jogar jogos 3D sem "Z target"! Só essa contribuição já vale o título.:kkk

Todo jogo medieval open world depois do Zelda OoT foi cobrado para ter cavalos como meio de locomoção para dar maior imersão a ideia de grandeza do mapa.

A cada 10 listas dos melhores jogos de todos os tempos em 5 o Zelda OoT está em primeiro, não chega a ser uma unanimidade, mas nenhum outro jogo é tão lembrado.
 
Topo Fundo