O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Emuladores para PCs [+RetroArch]

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
O selecionado é para salvar a configuração para o núcleo.
"Salvar arquivo de remapeamento de jogo" é para salvar apenas para o jogo específico.
Visualizar anexo 183916
Ah, ai é no F1>Controles. Você deve estar indo nas configurações gerais.
Com o jogo aberto, abre o menu de configuração (f1) e vai nas config de controle, e depois de arrumar salva as config para o núcleo
Obrigada! Deu certo aqui.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Os jogo com um filtro CRT (tipo esse CRT-Royale do RetroArch) em tela 4K ficam lindos, chega a ser inacreditável. A Sony é muito burra de não disponibilizar uma forma official das pessoas jogarem assim para os jogos de PS1/PS2/PSP nos consoles dela.

Acho que boa parte da impressão que as pessoas tem que os jogos antigos envelheceram mal vem de ver os jogos numa tela HD sem um filtro desses.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238

Estou usando esses shaders prapraticamente todos meus sistemas, ainda estoud ando uns ajustes pessoais pro meu gosto, deem uma conferida.
 

coronavirus

Bam-bam-bam
Mensagens
2.057
Reações
2.871
Pontos
278
Deixo desativado no default. Configuração de core aqui eu só uso via --appendconfig, porque já tive problemas de uma configuração de core interferir na configuração de outro core. O retroarch.cfg é tão protegido que nem o Windows tem permissão de mexer no arquivo. A única vez que mexi no retroarch.cfg foi quando precisei trocar a senha do RetroArchievements e quando eu precisei aumentar a deadzone do controle. Todas pelo notepad para evitar que alguma config fosse alterada.

Vocês que manjam de retroartch, como faz para atualizar os jogos que baixei de n64? Já que alguns deletei outros acrescentei e continua os deletados e nada de aparecer os novos que adicionei.
 

RichterBelmont26

Bam-bam-bam
Mensagens
401
Reações
253
Pontos
238
Vocês que manjam de retroartch, como faz para atualizar os jogos que baixei de n64? Já que alguns deletei outros acrescentei e continua os deletados e nada de aparecer os novos que adicionei.
Eu creio q vc vai ter q fazer outra busca (Import Content) pra eles reaparecer no Retroarch. Eu uso o Launch Box pra carregar as ROMs, então não sei ao certo. Mas acho q é isso mesmo.
 

kinslayer10

Bam-bam-bam
Mensagens
1.410
Reações
5.483
Pontos
453
Sou leigo em emular jogos arcades, tô tentando jogar Kof 97 e 98 no RetroArch usando o core do MAME, mas o emulador fecha ao tentar executar, testei o UMK 3 e roda de boa, então é preciso algum core específico para emular algum jogo de Arcade?

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 


Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.666
Reações
9.513
Pontos
453
Sou leigo em emular jogos arcades, tô tentando jogar Kof 97 e 98 no RetroArch usando o core do MAME, mas o emulador fecha ao tentar executar, testei o UMK 3 e roda de boa, então é preciso algum core específico para emular algum jogo de Arcade?

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
Primeiro: Esses jogos eu recomendo usar o FBNeo, que dá menos dor de cabeça.
Segundo: Verifique se a culpa é da falta de bios(neogeo.zip). Depois, verifique se as roms são da romset do MAME atual(sei que o Mame 2010 é o .139 e o 2016 é o .174).
Por último: Tente executar usando o menu desktop do Retroarch(F5) e veja se diz faltar alguma coisa para rodar. Na minha foto abaixo, se percebe que tem sistemas que eu não irei conseguir rodar por falta de BIOS.
185083
 

kinslayer10

Bam-bam-bam
Mensagens
1.410
Reações
5.483
Pontos
453
Primeiro: Esses jogos eu recomendo usar o FBNeo, que dá menos dor de cabeça.
Segundo: Verifique se a culpa é da falta de bios(neogeo.zip). Depois, verifique se as roms são da romset do MAME atual(sei que o Mame 2010 é o .139 e o 2016 é o .174).
Por último: Tente executar usando o menu desktop do Retroarch(F5) e veja se diz faltar alguma coisa para rodar. Na minha foto abaixo, se percebe que tem sistemas que eu não irei conseguir rodar por falta de BIOS.
Visualizar anexo 185083
Obrigado pela dica [emoji106], vou tentar aqui.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Doquinha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.849
Reações
9.866
Pontos
453
Ninguém tá afim de me passar o RetroArch pré configurado não?

200.gif
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Na boa, hoje em dia nem precisa configurar o Retroarch não.
Peguei a última versão aqui, apenas baixei os cores e já estava jogando, nem precisei configurar o controle (uso o Dualshock 3).

no geral é isso mesmo
e a galera ainda chora pq é muito complexo de configurar
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.032
Pontos
1.253
no geral é isso mesmo
e a galera ainda chora pq é muito complexo de configurar
Confesso que antes era uma trabalheira pra funcionar e a interface era feia.
Mas hoje em dia não tem segredo.
 

Doquinha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.849
Reações
9.866
Pontos
453
Tenho que ver então, tô com vontade de jogar alguns beat 'em up. Como é a configuração do MAME? Dei uma pesquisada, e parece ser um pouquinho complicado comparado com os outros emuladores, não tenho certeza, talvez seja moleza também.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Tenho que ver então, tô com vontade de jogar alguns beat 'em up. Como é a configuração do MAME? Dei uma pesquisada, e parece ser um pouquinho complicado comparado com os outros emuladores, não tenho certeza, talvez seja moleza também.
MAME é simples também. Ao abrir o MAME basta colocar a pasta do seu romset e configurar o controle ao seu gosto. Agora se estiver falando do core do MAME no RetroArch, nem isso precisa. Só tem que ter o cuidado de pegar a romset equivalente à versão do MAME. Tente sempre pegar a mais recente que encontrar.

Como disseram acima, RA é só colocar as bios na pasta system, baixar o core que você deseja, dá load no jogo e jogar.

Na primeira página tem um tutorial passo a passo até das funções mais avançadas se quiser ou até pra pegar algumas dicas e qual core escolher, recomendo. Não recomendo pegar nada configurado já que em 3 passos já está jogando e a configuração é atrelada ao seu pc e seu monitor/tv, sem contar risco de virus ou miner dos outros.
 
Ultima Edição:

Striderryu

Veterano
Mensagens
99
Reações
124
Pontos
128
Tenho que ver então, tô com vontade de jogar alguns beat 'em up. Como é a configuração do MAME? Dei uma pesquisada, e parece ser um pouquinho complicado comparado com os outros emuladores, não tenho certeza, talvez seja moleza também.

Nesse caso aconselho apenas baixar uma romset do FBA e fazer o donwload do core FBA Alpha 2012, lá já tem a maioria dos beat 'em ups do MAME.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Respeito a opinião acima, mas não aconselho cores nem emuladores antigos se estiver em um PC. Ainda mais versões de quase uma década atrás. Todo mês os jogos são corrigidos e a emulação é melhorada e mais precisa, o som é melhor. Imagina quase 10 anos de melhorias e bugfixes. Tirando MAME, Final Burn Neo é o caminho, bem leve e menos complicado.


Edit: Primeira página atualizada, textos revisados, adicionados dicas, duckstation, mupenplus-next e chd para ps2.
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Deve ser alguma config besta,mas não tô achando.. Sabem como resolver isso? Alguns cores deixam a imagem pela metade
IHCZvq9.png

fHtMCdP.png
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
Deve ser alguma config besta,mas não tô achando.. Sabem como resolver isso? Alguns cores deixam a imagem pela metade
Vai em Settings > Video > Scale, veja se o Aspect Ratio está como Core Provided
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.589
Pontos
614
Vai em Settings > Video > Scale, veja se o Aspect Ratio está como Core Provided
Já está e nada.. Até tentei mudar pra ver o que rolava, continua no mesmo

edit: Ahhh, achei! Era filtro com coisa NTSC, tirei e ficou normal agora! Valeu
 

Aelyxz

Bam-bam-bam
Mensagens
888
Reações
811
Pontos
293
Desisto, nao consigo jogar games atuais
Preciso voltar pros antigos kkkk
vou dar uma lida nesse topico , ja vi que vou quebrar a cabeça com algumas coisas
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.032
Pontos
1.253
Desisto, nao consigo jogar games atuais
Preciso voltar pros antigos kkkk
vou dar uma lida nesse topico , ja vi que vou quebrar a cabeça com algumas coisas
Tente alguns jogos indies e orientais.
São os que mais daqueles jogos antigos em termos de conceito e gameplay.
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.547
Reações
6.119
Pontos
353
@Axel Stone estou com problema pra fazer o controle funcionar. No menu do retroarch o controle funciona normal mas quando entro em algum jogo ele não funciona. Pra funcionar eu tenho que tirar o controle e colocar novamente. Acontece no PC e no celular, você sabe pq acontece isso ?
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
@Axel Stone estou com problema pra fazer o controle funcionar. No menu do retroarch o controle funciona normal mas quando entro em algum jogo ele não funciona. Pra funcionar eu tenho que tirar o controle e colocar novamente. Acontece no PC e no celular, você sabe pq acontece isso ?
Nunca tive esse problema, aqui uso controle de xbox e ps, com fio ou sem.

Já tentou uma instalação limpa do retroarch? Aliás, não instale, pegue o RA zipado, abra em uma nova pasta e faz um teste.

Veja se dá certo: Ao entrar no jogo, aperte e segura o B e depois aperte e segura alguma direção no d-pad
 

Ging Freecs1

Bam-bam-bam
Mensagens
2.547
Reações
6.119
Pontos
353
Nunca tive esse problema, aqui uso controle de xbox e ps, com fio ou sem.

Já tentou uma instalação limpa do retroarch? Aliás, não instale, pegue o RA zipado, abra em uma nova pasta e faz um teste.

Veja se dá certo: Ao entrar no jogo, aperte e segura o B e depois aperte e segura alguma direção no d-pad

Tentei essa dica dos botões e não teve jeito. Só funciona se tirar o controle mesmo.
 

Aelyxz

Bam-bam-bam
Mensagens
888
Reações
811
Pontos
293
gente consigo achar pra baixar sistemas completos ja com roms? pra rodar no windows? quais nomes deles pra ver se tm algum aqui na lojinha

sou um fracasso pra tentar configurar o retroarch
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
gente consigo achar pra baixar sistemas completos ja com roms? pra rodar no windows? quais nomes deles pra ver se tm algum aqui na lojinha

sou um fracasso pra tentar configurar o retroarch
Como falaram aí em cima, não tem muito o que configurar. É só colocar a bios na pasta certa, baixar o core do emulador que quiser e dar load no jogo. Se quiser algo mais avançado, a primeira página está cheia de dicas e qual core recomendado para cada sistema.

O que serve pra um pode não servir para o outro, as configurações de hardware são diferentes, placas de vídeos e até o monitor/tv. Sem contar o risco de pegar um mineirador/virus de outro. Não recomendo.

Aliás isso está nas primeiras linhas do tópico que aqui não vai achar emulador configurado. Tem um tópico que fizeram só pra isso.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Meu retroarch sempre trava se eu mudo o audio output do headset para o audio da TV. Alguém sabe como corrigir esse problema? É chato :/
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.598
Reações
6.275
Pontos
703
Vocês que manjam de retroartch, como faz para atualizar os jogos que baixei de n64? Já que alguns deletei outros acrescentei e continua os deletados e nada de aparecer os novos que adicionei.
Sempre que excluir ou adicionar um jogo novo no folder do Retroarch, precisa buscar novamente dentro da pasta que ele atualiza.
 

duducsilva

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
48
Pontos
28
Pessoal, postei em outro tópico, mas não tive resposta! É sobre o retroarch wii! Venho percebendo um chiado no som desde a versão 1.9.1! Alguém está tendo este problema?? Lembrando que é pro wii!!
 

duducsilva

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
48
Pontos
28
Pessoal, postei em outro tópico, mas não tive resposta! É sobre o retroarch wii! Venho percebendo um chiado no som desde a versão 1.9.1! Alguém está tendo este problema?? Lembrando que é pro wii!!
 

duducsilva

Ser evoluído
Mensagens
47
Reações
48
Pontos
28
Pessoal, postei em outro tópico, mas não tive resposta! É sobre o retroarch wii! Venho percebendo um chiado no som desde a versão 1.9.1! Alguém está tendo este problema?? Lembrando que é pro wii!!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.946
Pontos
753
Galera, como que faz playlist de jogos arcade/mame no retroarch? Sempre que tento vira uma zona, não encontra vários jogos e tbm não baixa as capas
 
Topo Fundo