O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Vai dar m**** news] A crise da Livraria Cultura sob a ótica dos funcionários da empresa

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Tenho uma amiga que foi vendedora da Cultura nos tempos áureos, e foi demitida nesse passaralho aí.

A história de que os salários e benefícios eram ótimos é verdade, porém os vendedores também eram muito bem qualificados e por vezes ficavam alocados próximos á sessões de livros que fossem do assunto que dominavam, pra auxiliar a clientela de forma bem precisa.

Só como exemplo, essa minha amiga que trampava lá é formada em arquitetura na FAU-USP.

Tenho uma história boa dessa! kkkkk


Um compadre e um primo meu foram na Cultura aqui em Curitiba. Esse meu compadre tinha recém voltado da Alemanha, morou uns 2 anos lá. Aí resolveu comprar alguns livros em Alemão. Chegou lá todo pimpão e começou a pegar alguns livros meio que a esmo.

Aí chegou a atendente "Posso ajudar senhor?", aí o meu compadre explicou que recém tinha voltado da Alemanha e que queria praticar a leitura. A vendedora viu os livros que ele tinha pego e falou " Mas esses que o senhor está levando tem uma literatura um pouco mais avançada, o senhor tem certeza? Não prefere levar esse aqui (aponta para um outro livro)" aí o meu compadre "A tenho sim, morei 2 anos na Alemanha, eu já me virou com a leitura, morei em leipzig!"

A vendedor "Ah é? Que bacana eu também morei lá um tempo."

Meu compadre "Sério? O que vc fazia lá?"

A vendedora "Fiquei lá 5 anos para terminar o meu mestrado e doutorado em literatura alemã."

....

....


Meu primo mordendo furiosamente as costas da mão para não rir.


Meu compadre "Quais livros vc me recomenda mesmo?"


:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.579
Reações
180.710
Pontos
1.003
Visualizar anexo 70869

Sequer negaram a parada, só estão tistis
Foto exclusiva do funcionário que escreveu a nota.

Hipster-Barista.jpg
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Tenho uma história boa dessa! kkkkk


Um compadre e um primo meu foram na Cultura aqui em Curitiba. Esse meu compadre tinha recém voltado da Alemanha, morou uns 2 anos lá. Aí resolveu comprar alguns livros em Alemão. Chegou lá todo pimpão e começou a pegar alguns livros meio que a esmo.

Aí chegou a atendente "Posso ajudar senhor?", aí o meu compadre explicou que recém tinha voltado da Alemanha e que queria praticar a leitura. A vendedora viu os livros que ele tinha pego e falou " Mas esses que o senhor está levando tem uma literatura um pouco mais avançada, o senhor tem certeza? Não prefere levar esse aqui (aponta para um outro livro)" aí o meu compadre "A tenho sim, morei 2 anos na Alemanha, eu já me virou com a leitura, morei em leipzig!"

A vendedor "Ah é? Que bacana eu também morei lá um tempo."

Meu compadre "Sério? O que vc fazia lá?"

A vendedora "Fiquei lá 5 anos para terminar o meu mestrado e doutorado em literatura alemã."

....

....


Meu primo mordendo furiosamente as costas da mão para não rir.


Meu compadre "Quais livros vc me recomenda mesmo?"


:klol:klol:klol:klol:klol:klol:klol
Tinha de derrubar os livros dela no chão e sair correndo chorando e gritando "Tá trabalhando aqui porque então?"

...

(Isso foi a menos de 4 anos? Se bobear é uma amiga minha :klol
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Tinha de derrubar os livros dela no chão e sair correndo chorando e gritando "Tá trabalhando aqui porque então?"

...

(Isso foi a menos de 4 anos? Se bobear é uma amiga minha :klol

Ele comprou uns 5 livros que a mulher recomendou. Kkkkk

Foi a mais tempo. Acho que ali por 2012 ou 13.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 


Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Tinha kkk. O preço era mega climatizado também rs

Nos anos 90 a UZ era até uma alternativa barata para games(só perdia pro centrão) vendia bem mais barato que as lojas de shoping tipo Brinquedos Laura(Essa chegava a vender jogos por R$400,00 isso mais de vinte anos atrás)
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.755
Reações
10.888
Pontos
453
Normal, 70% das empresas fecham na segunda geração graças a gestão dos herdeiros.
Se o dono fosse esperto poderia ter sido a Amazon ou Magazine Luíza e investido em Market places. Mas achou mais divertido ficar dando tiros no pé.

Presidente dar bronca em funcionários?
Para isso existe gerente, mas deve ter contratado seus amiguinhos que não resolvem nada. Se gritar e humilhar o funcionário aí vai fazer corpo mole até ser demitido. Se fosse o gerente a fazer m**** era só trocar que melhorava o clima.

Funcionário de shopping que ganha pouco só pensa em duas coisas que são ser demitido e passar 5 meses recebendo seguro desemprego e arrumar outra vaga no shopping que não é dificil pelo primeiro pensamento. Quem tem medo de ser demitido é quem ganha bem devido aos aumentos do sindicato e sabe que vai ganhar metade se sair de lá.
 

Diego DnB

Supra-sumo
Mensagens
703
Reações
654
Pontos
154
Nos anos 90 a UZ era até uma alternativa barata para games(só perdia pro centrão) vendia bem mais barato que as lojas de shoping tipo Brinquedos Laura(Essa chegava a vender jogos por R$400,00 isso mais de vinte anos atrás)

Pois é, mas nessa época aí os caras basicamente trabalhavam com mercadoria de contrabando/Paraguai. Não emitiam nota, não pagavam nem vale transporte aos funcionários. E o dólar não era essa paulada de hoje também rs
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Bizarras as histórias, mas pelo que parece, o inferno começou quando a Cultura começou a ter muito prejuízo (o que não justifica).

Só pra citar outra história lamentável da Cultura: http://www.matogrossoonline.com.br/artigo.php?id=6938122

Trabalhei com o Leo. Eu cuidava dos livros jurídicos, ele tava na seção de história, que era ao lado. Era um grande cara, que eu vejo como incapaz de ter inventado a história acima.
Eu já não trabalhava lá quando isso aconteceu, mas mantinha contatos com vários ex-colegas que confirmaram tudo. Entre acreditar no Leo e na administração da Cultura, eu acreditaria no Leo QUALQUER DIA.

A Cultura negou por nota: https://www.diarioinduscom.com/o-berimbau-dos-dantas/

A condição do colega era muito séria. Ele lutou pra c***lho mas acabou por falecer uns quatro anos depois. Deixou mulher e filha de cinco ou seis anos na época.
Evidente que a morte dele não foi por conta das ações da administração da livraria, mas que ela tornou os últimos anos dele muito mais miseráveis, tornou.

A resposta da Cultura:

“Prezado Sebastião Nery, gostaríamos de esclarecer alguns pontos sobre a acusação feita por Leonardo Cuisse Araújo em carta publicada na sua coluna de 8 de maio de 2008. Leonardo é funcionário da Livraria Cultura e está afastado desde abril de 2007 por motivos de saúde. Ele iniciou tratamento médico contra um câncer em agosto do ano passado e teve todos os custos cobertos pela seguradora de saúde com a qual a Livraria Cultura mantém contrato desde abril de 2006. Como a quimioterapia oral (uso do medicamento Temodal) prescrita para Leonardo não tinha cobertura do plano de saúde, conforme cláusula contratual, e seu custo era extremamente elevado, a Livraria Cultura decidiu arcar com esta despesa para que Leonardo pudesse seguir seu tratamento adequadamente. A Livraria Cultura pagou a quimioterapia oral de Leonardo por seis meses e, neste período, se ofereceu para pagar os honorários de um advogado para que ele acionasse judicialmente o Estado para receber dele o medicamento. Afinal, este é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro. O funcionário não quis acionar o Estado, sem qualquer justificativa. Mas, em março de 2008 a Livraria Cultura descobriu o porquê. Leonardo já havia acionado o Estado e, através de uma tutela antecipada, já tinha assegurado o direito de receber o Temodal gratuitamente. Dessa forma, tornara-se desnecessário o fornecimento do medicamento pela Livraria Cultura, o que era feito por mera liberalidade. Diferentemente do que o Leonardo afirma, ele continua associado ao referido plano de saúde. A Livraria Cultura também não mudou de plano de saúde, como Leonardo menciona em sua carta. A seguradora apenas trocou a rede credenciada e, inclusive, Leonardo dispõe agora de duas redes de atendimento, a própria da seguradora e uma rede terceirizada com cobertura nacional. Ou seja, Leonardo continua tendo todo seu tratamento pago pela seguradora e ainda tem o direito de receber a medicação prescrita pelo Estado. A Livraria Cultura é uma empresa idônea e todos os comprovantes necessários para a verificação da veracidade do que afirmamos nesta carta estão disponíveis em nossa sede, como a tutela do Estado e a apólice em vigor de seu plano de saúde. O seguro saúde empresarial contratado pela Livraria Cultura está de acordo com a Lei 9656/98 e cumpre todas as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Sem mais, Livraria Cultura S.A”.

Se o que a Cultura falou é verdade, não foi tão vilã assim. Independentemente disso, que o cara descanse em paz.


Nos anos 90 a UZ era até uma alternativa barata para games(só perdia pro centrão) vendia bem mais barato que as lojas de shoping tipo Brinquedos Laura(Essa chegava a vender jogos por R$400,00 isso mais de vinte anos atrás)

Quotando pela citação do Brinquedos Laura, o lugar mais incrível de brinquedos que uma criança dos anos 80 poderia entrar em SP. Lembro vividamente das prateleiras com fitas de Master System! E os Legos então....
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303

Saiu a parte dois

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
Preparar a pipoca e o refri, que a história é longa kkkk :coolface

26 minutos depois...

Gostei da parte 2. E sinceramente, agora entendo ainda mais o motivo da falência editorial no Huehue. Só acho que não seria bacana deixar tudo nas mãos da "Amazon" - que sabemos que ela também tem seus probleminhas.
 
Ultima Edição:

mfalan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.215
Reações
23.996
Pontos
803

City Hunter

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.876
Reações
8.629
Pontos
1.209
Li a segunda parte: confirmei minhas suspeitas sobre o texto ser fruto de 'inteligentinhos'...

Entendo que possa ter ocorrido assédio sim mas...'todo mundo foi de vermelho pro trabalho por coincidência'...? Ah, vá pá pô!

Tem empresa sacana? Tem. Tem funcionário vagabundo? Tem! Toda história tem seus vários lados? Ô se tem!
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Quando saí do ensino médio meu sonho era ser vendedor na Cultura, cheguei até a fazer processo seletivo, mas não passei.
De todo modo por muito tempo era meu lugar prefiro em Brasília, ia só para ficar tomando café na livraria. Porém é evidente o clima de fim de festa nas duas unidades daqui da cidade. Uma pena...

Sou de Bsb tmb e realmente a Cultura já foi um "point" foda. Na época da facul, tmb quis trabalhar lá, me chamaram para um processo, mas acho q eu tava estagiando em algum lugar, não dava. É como vc disse, só o ambiente valia. E como disse o @LucianoBraga , os funcionários esbanjavam competência mesmo, davam recomendações etc, alguns bilíngues, como vi na filial do Conjunto Nacional, em São Paulo. Sinceramente, torço para que não vá à falência, o Brasil lê muito pouco em média. Acho que a Cultura contribuiu muito ao abrir lojas agradáveis e que convidavam o cliente ao pegar um livro da instante e ler.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Estava achando interessante a primeira parte.
Porem a segunda parte, mostra que esses caras são apenas uns escrotos.

Varias coisas que eles dizem fazer são ilegais, roubar, danificar, falsificar atestado.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Com base nas informações da dívida da livraria e com as reuniões com a chefia quando eu trabalhava lá, o caixão da empresa foi mesmo a tentativa de expansão massiva capitaneada pelo herdeiro Sérgio Herz. O pai, Pedro, sempre foi o livreiro romântico que cuidava da loja da paulista como se fosse um dos seus filhos. Ele é o grande intelectual e responsável pela ideia que o público em geral teve da livraria.

Quanto a expansao, realmente falharam em investir tanto em um mercado em franca decadência, e a pressão dos investidores externos claramente se fez sentir .... O Sérgio Herz Nunca foi uma pessoa "legal" e agora a livraria está em crise de reputação... Uma pena ... Eu mesmo carreguei muito livro e organizei prateleira em algumas dessas lojas do projeto de expansão pós 2012

Meu último dia de trabalho foi na inauguração da loja do Iguatemi em São Paulo e sai de lá com muita nostalgia de tudo

Acho que não tenho estômago pra passar em uma das lojas hoje em dia
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.285
Reações
27.584
Pontos
1.553
Essa parte dois dá nojo de ler... Já sei por que postaram separado; ninguém iria dar razao pra esse bando de muleks que ganhavam 2x mais do que o trabalhador médio no comércio e queriam fazer "luta de classes" ao invés vde trabalhar

Qualquer pessoa que tem vontade de abrir uma empresa ao ler isso vai desistir
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Ou seja. Já vai tarde.

Uma pena para os funcionários.
 

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Pessoal não abria a boca com medo de perder o emprego como se fosse o último emprego da face da terra. Sei que muitos tem seus compromissos, mas eu já teria corrido atrás de outro emprego e mandado o valentão a m****.
 

Luis Lionheart

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.253
Reações
16.737
Pontos
1.444
Bom por mais que os relatos da galera da reportagem sejam questionaveis, tem que lembrar que alguns users da OS tramparam lá e deram os depoimentos aqui
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
A parte 2 demonstra a falta de inteligência dos funcionários ao ""fazer buracos no casco do barco onde estavam para prejudicar o capitão"".

Presumo que vós eras uma criança abastada nos anos 80/90

Não posso dizer isso, mas sim que meus pais ralavam muito para me dar os melhores brinquedos. Lego era meu brinquedo predileto e Master System era de todos da família.
 

Eduard[o]

Bam-bam-bam
Mensagens
3.053
Reações
4.654
Pontos
453
Mimimi pra caraleo, porra!

Selofonteaguasdelindoia.png

Marcando e pensando se continuo lendo o relato do "colega 1".
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.755
Reações
10.888
Pontos
453
A parte 2 demonstra a falta de inteligência dos funcionários ao ""fazer buracos no casco do barco onde estavam para prejudicar o capitão"".

Não posso dizer isso, mas sim que meus pais ralavam muito para me dar os melhores brinquedos. Lego era meu brinquedo predileto e Master System era de todos da família.
Essa parte dois dá nojo de ler... Já sei por que postaram separado; ninguém iria dar razao pra esse bando de muleks que ganhavam 2x mais do que o trabalhador médio no comércio e queriam fazer "luta de classes" ao invés vde trabalhar

Qualquer pessoa que tem vontade de abrir uma empresa ao ler isso vai desistir

O que esperava, o presidente humilha os funcionários e diz que vai demitir e pagar os direitos.
Uma coisa é humilhar em ganha 5 k, 10k que engole sapo, mas e quando se ganha pouco?


O mesmo não demite ninguém e fica fazendo o possível para tornar a vida dos funcionários um inferno, começa a perseguir e demitir por justa causa por motivos idiotas e quem fica já pensa perdi meus direitos e se eu perco ele também vai perder 100x mais.
Pra que isso faturavam 400 milhões, em vez de demitir começaram a brincar de 5 série.

No vim venceram foram demitidos sem justa causa, o presidente e gerentes caíram o ambiente ficou mais profissional. Pena que compraram um Titanic FNac.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Essa segunda parte realmente foi dolorida de ler por conta da estupidez ideológica.
Mas tudo já acontecia independentemente disso, e eu tô falando porque EU tava lá, não porque eu li em algum lugar.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Essa segunda parte realmente foi dolorida de ler por conta da estupidez ideológica.
Mas tudo já acontecia independentemente disso, e eu tô falando porque EU tava lá, não porque eu li em algum lugar.
Nos de maiores detalhes amigo

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 
Topo Fundo