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Visualmente, como preferem emular o PS1?

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Os melhores emuladores, sem dúvidas, é o duckstation e Beetle-PSX. Mas tem uma infinidade de combinações. Nativo, Resolução nas alturas, filtros de texturas, com shader, sem shader, etc. O que vocês preferem usar?

Aqui eu gosto de aumentar a resolução, mas ativar o supersampling/downsampling pra voltar a resolução original, dando um look mais fiel porém sem serrilhados. PGXP nos polígonos e correção nas texturas, sem filtro de texturas (nearest), sem widescreen pois o hud fica todo esticado. Uso também shader crt.
Antes eu só aumentava a resolução no máximo, mas sei lá, ultimamente comecei a achar que a resolução alta combinada com texturas e hud super low res destoa muito, ficando estranho. Principalmente em jogos que mistura 2D com 3D.

Edit: Jogos 2D, uso nativo sempre. Não faz sentido nenhum tentar aumentar a resolução interna de sprites, aliás isso pode causar diversos defeitos.
Edit2: Consertei as imagens, estavam com um filtro bilinear horrível.

Aqui vou colocar alguns exemplos de nativo vs high res:

Nativo:
MCJbFpc.png


Alta resolução:
SOUHZUM.jpg


Supersampling+shader crt
Z26AIqA.jpg
Nativo:
pXUJHwV.png


Alta resolução:
LT8Phox.jpg


Supersampling+shader crt:
QWuPAwQ.jpg
Nativo:
jeytTai.png


Alta resolução:
8XmUlpi.jpg


Supersampling+shader crt:
TDaDorx.jpg
Nativo:
DVnPWHL.png


Alta resolução:
cXwkeiS.jpg


Supersampling+shader crt:
GbtedLX.jpg
Nativo:
kImkUq8.png


Alta resolução:
RnmTBst.jpg


Supersampling+shader crt:
cgTALUo.jpg
Nativo:
kuAfulA.png


Alta resolução:
XDfJFkl.jpg


Supersampling+shader crt:
tFuYV99.jpg
Nativo:
xe34TJh.png


Alta resolução:
cic1kzB.jpg


Supersampling+shader crt:
ujT8GvM.jpg


Nativo:
1pHhdPl.png


Alta resolução:
CPu7s6A.jpg


Supersampling+shader crt:
t5M5dhf.jpg


Edit:
Aqui vai mais algumas comparações com diversas opções (clique no dropbox para mais opções):

Breath of Fire: https://imgsli.com/MTU5NTkz
Chrono Cross: https://imgsli.com/MTU5NTk5
Toy Story 2: https://imgsli.com/MTU5NjAw
Final Fantasy IX: https://imgsli.com/MTU5NjAx
Gran Turismo 2: https://imgsli.com/MTU5NjAy
Klonoa: https://imgsli.com/MTU5NjAz
Ridge Racer Type 4: https://imgsli.com/MTU5NjA0 https://imgsli.com/MTU5NjA1
Threads of Fate: https://imgsli.com/MTU5NjA2
Vagrant Story: https://imgsli.com/MTU5NjA4 https://imgsli.com/MTU5NjA5
Xenogears: https://imgsli.com/MTU5NjEw https://imgsli.com/MTU5NjEx
 
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Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
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Tipo na época que eu emulava PS1 ainda nem existiam esses emuladores melhores ai, então eu tinha que fzr uso do EPSXE e seus filtros, então sempre dava preferencia para gráficos que se assemelham mais ao jeito da "alta resolução" contidos nesses exemplos de fotos em spoiler.

E eu nunca gostei de usar filtro de scanlines pq sempre achei o resultado insatisfatório e estranho.
 

Agent13

Bam-bam-bam
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Quando comecei a jogar PS1 no PC (demorei, porque jogava mais no console original), jogava no nativo com Bilinear Filtering. Depois que descobri o Supersampling + filtro CRT, passei a usá-lo.
 

Yon

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CRT com certeza. E curto usar filtro que faz a geometria da imagem tipo das tubosas também.
No cel preciso usar os filtros mais básicos, se não fica travando.. CRT-Geom alguma coisa que uso lá
GT2 abrindo aqui no PC fica sofridinho, mas na tela pequena vai de boa kkk
MatJ0e5.jpeg

oyWd57w.jpeg
 
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Vaçago

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Gosto de subir a resolução pra tirar o serrilhado e um filtro pra suavizar as texturas. De resto deixo como está pra não descaracterizar muito do visual original.

Até hoje as vezes eu ainda me impressiono em como os jogos que eu jogava na infância ganham mais detalhes e nitidez só com essas duas mudanças. A baixa resolução do PS1+minha TV de 14 polegadas da época faziam com que vários detalhes se perdessem.
 

PocketCrocodile

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Eu prefiro cru mesmo
Até gostei da aplicação do PGXP no Gran Turismo, o jogo roda mais suave, ficou algo além do visual
Mas num geral eu não gosto de mexer muito não


Antes eu só aumentava a resolução no máximo, mas sei lá, ultimamente comecei a achar que a resolução alta combinada com texturas e hud super low res destoa muito, ficando estranho
E isso aqui é algo que me incomoda muito
 


Falkner

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Aproveitando o assunto, como que faz o downsampled em emuladores? principalmente de N64 e PS1? qual a opção no caso

Vi esse vídeo do DF e queria testar isso (já deixei no timing certo):




E qual a diferença pra supersampling?
 

Axel Stone

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Aproveitando o assunto, como que faz o downsampled em emuladores? principalmente de N64 e PS1? qual a opção no caso

Vi esse vídeo do DF e queria testar isso (já deixei no timing certo):




E qual a diferença pra supersampling?

Pesquisando melhor, aparentemente é a mesma coisa. SSAA funciona parecido também.

Está pegando uma resolução alta e diminuindo para uma resolução menor. É tipo querer jogar um jogo atual em 4k mas em uma tv de 1080p, fica melhor que 1080p nativo e diminui os serrilhados. No caso do PS1/N64 vai pra 240p usando resolução interna bem mais alta.

É só ativar, tem opção no ducstation e no beetle psx hw. Porém também tem que colocar a resolução interna maior pra funcionar.

Sobre o video, concordo totalmente com o que ele diz.
 
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Vaynard

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Eu jogo geralmente no Vita. PS1 cai muito bem nele.

Raros casos jogo no duckstation, com resolução alta mas sem scanline pois não gosto
 

Gustavo Reis

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Eu gosto de scanlines, mas ultimamente estou emulando ps1 no wii pelo WiiStation, o emulator tem apenas um filtro bilinear ativo
 

seatle94br

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Aqui para todo console retro é a mesma regra, filtro/shaders para melhorar o máximo possivel e scanlines via overlay em 25% a 30% e só.

Belas prints.
 

Azz01

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Depende do jogo, tem uns que eu deixo puro outros só scanlines de leve e outros algum filtro por conta do excesso de serrilhados
 

itesch

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Cara, com filtro de crt talvez, mas esse daí tá estranho.
 

pylm

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Downsampling + crt royale e wide/ultrawide quando possível.

Se for um jogo que roda mal no console (como driver) eu uso a opção de overclock também pra melhorar a performance.
 

Pockett

Nostálgico
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quando eu emulava ps1 eu gostava do duckstation para jogos 3d , simples e facil de mexer e os gráficos ficavam lindos
jogos 2d nunca tive um emulador/settings favorito
 

Falkner

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quando eu aumento resolução não exagero muito, usando até 4x no máximo
assim não fica aquela coisa exagerada e que geralmente causam glitches gráficos
 

Clóvis_Ferreira

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Interessante ver como diferentes pessoas gostam de usar diferentes formas de jogar o emulador de PS
 

sav123

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Supersampling+shader crt:. ficou show

da pra aplicar os shaders do retroark no duckstation standalone?
 

Axel Stone

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Aqui vai mais algumas comparações com diversas opções (clique no dropbox para mais opções):

Breath of Fire: https://imgsli.com/MTU5NTkz
Chrono Cross: https://imgsli.com/MTU5NTk5
Toy Story 2: https://imgsli.com/MTU5NjAw
Final Fantasy IX: https://imgsli.com/MTU5NjAx
Gran Turismo 2: https://imgsli.com/MTU5NjAy
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Ridge Racer Type 4: https://imgsli.com/MTU5NjA0 https://imgsli.com/MTU5NjA1
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Max payne fox

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Beetle PSX com resolução nativa mesmo, todas as opções marcadas pra ficar igual ao console...
Única coisa que ponho é um shader CRT e tá ótimo
 

oscartilheiro

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Eu pego o duckstation pra jogo 3d com resolução interna aumentada e meto em CRT para a glória máxima
 

johnwolque

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antigamente no PC com o EPSXE com uma porrada de filtros e resoluções altas ,dava uma novo ar pros jogos do ps1 ,

mas parece que quanto mais velho eu fui ficando mas saudoso eu ficava da experiência original e nisso fui incluindo até mesmo os gráficos ,fui enjoando dos filtros e procurei uma experiência mais próxima da que eu sentia nos anos da juventude ,comprei uma Wega 21 com componente ,como está cada vez mais difícil encontrar consoles ps1 e até mesmo ps2 com leitores funcionando fui ficando sem opções ,ps1 com cartão SD no lugar do leitor ótico está com preço proibitivo a solução foi um ps3 com cabo componente na tv Wega 21 ,pra mim ,esta sendo a experiência emulada mais próxima que tem da original e portanto a mais satisfatória
 

ELTORO

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Upscale pra 1080p + Downsampling + Filtro CRT + correção de perspectiva

Tirei umas screenshots no tópico de Retrojogos do Mês, mais tarde posto (agora estou pelo celular então fica inviável).
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
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Pra mim, se o PS1 tivesse correção de perspectiva teria envelhecido mil vezes melhor, coisa que o Nintendo DS (que é inferior em tudo ao PS1) tem e faz uma diferença enorme.
Sei que muitos emuladores tem essa opção, porém, acabam bugando outras partes, elementos 2D, etc então acabo deixando desligado mesmo.
 

Axel Stone

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Pra mim, se o PS1 tivesse correção de perspectiva teria envelhecido mil vezes melhor, coisa que o Nintendo DS (que é inferior em tudo ao PS1) tem e faz uma diferença enorme.
Sei que muitos emuladores tem essa opção, porém, acabam bugando outras partes, elementos 2D, etc então acabo deixando desligado mesmo.
Perspectiva de texturas somente? Pode até ter bugs, mas aqui não consegui ver nenhum dentre diversos jogos que tenho. Pelo menos não percebi.

Já a correção de polígonos "dançando"(PGXP), podem ocorrer bugs se ligar a opção CPU+Memory, por isso costumo deixar só no Memory mesmo.
 

Azeon

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Jogos 3D: Resolução 6666X + Scanlines

Jogos 2D: Scanlines somente, aumentar a resolução na maioria dos jogos gera alguns artefatos indesejados, daí tenho que lidar com graficos horríveis em jogos 2D+3D como Breath of Fire.
 

Azeon

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Tipo na época que eu emulava PS1 ainda nem existiam esses emuladores melhores ai, então eu tinha que fzr uso do EPSXE e seus filtros, então sempre dava preferencia para gráficos que se assemelham mais ao jeito da "alta resolução" contidos nesses exemplos de fotos em spoiler.

E eu nunca gostei de usar filtro de scanlines pq sempre achei o resultado insatisfatório e estranho.

Antigamente tudo era "Super Eagle" ou "2xSaI Engine" até eu perceber que tudo isso estraga a beleza natural do jogo, scanlines no tamanho certo restauram a beleza natural do jogo na tela LCD.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
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Jogos 3D: Resolução 6666X + Scanlines

Jogos 2D: Scanlines somente, aumentar a resolução na maioria dos jogos gera alguns artefatos indesejados, daí tenho que lidar com graficos horríveis em jogos 2D+3D como Breath of Fire.
No primeiro post tem imagens de jogos 2,5D. Nesse caso o downsampling ajuda bastante, e não tem artefatos. Tem opção de excluir os objetos 2D de serem computados no aumento da resolução. Outra coisa que pode ajudar é não usar filtragem de texturas, deixar o original (nearest).
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
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Perspectiva de texturas somente? Pode até ter bugs, mas aqui não consegui ver nenhum dentre diversos jogos que tenho. Pelo menos não percebi.

Já a correção de polígonos "dançando"(PGXP), podem ocorrer bugs se ligar a opção CPU+Memory, por isso costumo deixar só no Memory mesmo.
Que eu lembre de cabeça, no menu de Mortal Kombat 4 e nas calotas dos carros em Gran Turismo 2. Agora não sabia que tinha diferença de polígono e textura, na prática pra mim era tudo a mesma coisa, vou testar depois, mas no fim das contas ou por não querer tirar a originalidade do jogo ou por causar bugs/glitches gráficos, prefiro jogar com tudo padrão mesmo.
 

Gustavo Reis

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Antigamente tudo era "Super Eagle" ou "2xSaI Engine" até eu perceber que tudo isso estraga a beleza natural do jogo, scanlines no tamanho certo restauram a beleza natural do jogo na tela LCD.
Cara, como eu usei super eagle no snes9x 1.53 (acho que era essa versão), lá pra meados de 2003/2004 kkk
 

Axel Stone

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Que eu lembre de cabeça, no menu de Mortal Kombat 4 e nas calotas dos carros em Gran Turismo 2. Agora não sabia que tinha diferença de polígono e textura, na prática pra mim era tudo a mesma coisa, vou testar depois, mas no fim das contas ou por não querer tirar a originalidade do jogo ou por causar bugs/glitches gráficos, prefiro jogar com tudo padrão mesmo.
Bom, a perspectiva de texturas raramente irá causar bugs (não lembro de nenhum que testei), já a correção dos polígonos se estiver em "memory only" também raramente causará bugs. Ainda mais no duckstation ou o core dele, que tem essas correções um pouco mais atualizadas.

Eu geralmente ativo, caso ocorra algum bug visível é só desativar e salvar para o jogo. Essas limitações de texturas e polígonos dançando não me causam nenhuma nostalgia, na minha opinião vale muito a pena ativar. Mas cada um tem seu gosto.
 

doraemondigimon

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Tipo na época que eu emulava PS1 ainda nem existiam esses emuladores melhores ai, então eu tinha que fzr uso do EPSXE e seus filtros, então sempre dava preferencia para gráficos que se assemelham mais ao jeito da "alta resolução" contidos nesses exemplos de fotos em spoiler.

E eu nunca gostei de usar filtro de scanlines pq sempre achei o resultado insatisfatório e estranho.
E eu também estou no mesmo caso. Quando emulei o PSX, era na versão 1.8 do EPSX.exe e por causa da minha configuração de hardware da época (se não me engano, era um Athlon XP 2400+ com 4 Megas de RAM e placa de video GForce 9200, eu preferi parar de mexer com esse emulador e me focar mais no MAME.

Além disso, pouco tempo depois, eu iria conseguir comprar o meu PSX (que está na caixa até hoje, já que tenho o PS2)
 
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