O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[+Wall of Text] Estou com o PS4 Normal e o Pro em casa e acho que vocês não entenderam o console

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.316
Pontos
703
Upgrade em console meu ovo! muito melhor fazer isso no master race e aproveitar os descontos da loja do gordão além que uma GTX1080 dá pra ser feliz por muitos anos ao invés de ser iludido com o falso 4k de consoles meu PS4 Slim tenho pra jogar os exclusivos mas no fim do ano vou pro master race com toda força.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
Mas isso ficou claro desde a apresentação do Pro.

A Sony nunca quis dividir a base. O Pro é apenas para entusiastas de tecnologia, principalmente em 4K.

Quem tem um PS4 normal e está satisfeito com 1080p não tem motivo pra trocar.
 

Flango Chines

Bam-bam-bam
Mensagens
1.387
Reações
2.494
Pontos
293
Mas é aí que está, você já tem um PS4 e não precisa comprar o PRO. Como estão pregando pelo fórum parece que você é obrigado, mas na verdade não é

Se vc fosse comprar um HOJE, compraria o normal ou o Pro?
E não se engane com FF15.
Os jogos a serem lançados vão vir mais e mais otimizados para o PRO.
A diferença provavelmte vai começar a ficar gritante.
 

Clark Kent

Supra-sumo
Mensagens
1.714
Reações
439
Pontos
159
Antes de tudo, não estou nadando no dinheiro: O amigo com quem eu divido o Apartamento foi viajar com a patroa e compraram um Pro lá fora.

Enfim, já temos alguns meses desde o lançamento do famigerado Playstation 4 Pro e desde o meados de novembro eu estou com um no meu apartamento. Não quis fazer impressões iniciais do console para não parecer que fui consumido pelo hype, esperei a poeira baixar e agora posso opinar um pouco sobre a experiência de ter os dois PS4 em casa - o meu original e o PS4 PRO do meu amigo. Antes eu achava que não valia a pena fazer um tópico sobre isso mas depois de ver que temos pessoas achando que o PS4 Pro é uma nova geração ou que ele veio para destruir o mercado de consoles, decidi dar os meus pitacos sobre o assunto como um todo - porque claramente muita gente não entendeu a proposta do console.

Então, chegou o PROZÃO das massas lá em casa e vocês devem estar imaginando: Agora eu só jogo nele, certo? Err... não. Foi aí que eu percebi que o PS4 não é o quinto caveleiro do Apocalypse, a Besta 666 na Terra como alguns users estão pregando. Ele não faz o PS4 normal parecer uma revelante ou descartável, ele realmente tem a cara de um produto mais "premium", mas não mata o seu antecessor.

maxresdefault.jpg

Super comum ver esses vídeos de comparação, mas nada como poder testar as versões ao vivo.

Eu tenho jogado o Final Fantasy XV em ambos os consoles - o PS4 Pro está na sala e o normal no meu quarto. É verdade que os gráficos ficam BEM MAIS bonitos no PRO? Sim, é verdade - Principalmente os cabelos que ficam bem melhor e sem serrilhados, bem como as texturas parecem ter uma qualidade melhor nas roupas e tudo mais, além da performance... Porém as vezes eu quero simplesmente jogar no conforto do meu quarto e aí eu ligo o PS4 normal e jogo SEM PROBLEMAS, não é como se eu estivesse jogando uma versão inferior do mesmo jogo. Aí é que está a questão: Você pode jogar com uma qualidade melhor no PRO, mas ele não lesa em nada a experiência de quem tem o normal.

Aí você me pergunta: Quer dizer que o PRO é um hardware desnecessário então? - Já que o PS4 Normal roda o jogo bem?! Veja bem, o PS4 é desnecessário para quem JÁ TEM um PS4 e não está afim de trocar de console. Para o meu amigo que não tinha o PS4 por outro lado, o PRO é uma excelente escolha. Ele agora tem um PS4 que roda com performance e gráficos melhores e como ele pretende pegar uma TV 4K esse ano, vai poder desfrutar ainda mais - e pagando meros 1500 reais, que foi o preço que ele pagou lá fora e aqui teria comprado um PS4 normal.

Sério, apenas parem de falar que esse negócio de console entre gerações foi burrice, que vai quebrar o mercado e tudo mais, o Playstation 4 Pro não passa de uma opção com um custo um pouco maior em troca de uma qualidade maior e preparado para TV's 4K. Ele não é uma nova geração e tão pouco afeta o PS4 antigo, que como podem ver ainda me serve muito bem mesmo tendo um PRO em casa.

E sobre a questão se vale a pena ou não o Upgrade do Normal para o PRO: Faça apenas se você tiver uma boa oportunidade (por exemplo, comprar por 1500 como o meu amigo), ele tem melhorias sim mas não justifica pagar uma pequena fortuna na troca de um console pelo outro.

Minha impressão é que a Sony não fez o console pensando em que os usuários da base atual fizessem upgrade para o PRO, mas sim agregar mais valor ao PS4 para novos usuários comprarem o console pelo "preço Full" de quando o console foi anunciado 3 anos atrás.
quando li os cabelos estão mais bonitos kkkkkk parei de ler
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.305
Reações
4.855
Pontos
703
pra mim, tanto o PS4 quanto o Xone foram erros de projeto e agora eles estao lançando o que deveria ter sido lançado em 2013
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Uma GTX 1080 é quase 3000 reais, fora a fonte e o gabinete para caber ela!E o processador Core i7, para não dar gargalo.
 
Ultima Edição:


danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Outra coisa.Nas grandes lojas, o PS4 Slim esta no MINIMO 1799 reais, se entregue pela loja.Fora isso,só marketplace, que NÃO é confiável!Onde achar um PS4 barato, sem ser essa DROGA DE MARKETPLACE!!
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Eu particularmente não gosto do conceito do Pro, mas percebo como é inevitável termos esse modelo de negócios hoje em dia, a boa noticia é que eu não vou ter de recomeçar minha biblioteca de games do zero à cada nova geração, por exemplo eu adoraria poder enviar o Black Ops II do PS3 no meu ps4 e poder jogar COD da epoca que eu realmente adorava, sem porcarias de jetpacks mas infelizmente não posso, eu espero que estejamos indo na direção onde eu não precise mais perder meus games ou manter dezenas de diferentes consoles em casa.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Todos vocês estão esquentando a cabeça e esbravejando pelo mesmo motivo porém tudo baseado em uma suposição que não ocorreu ainda. De que adianta vocês ficarem putos com o PRO falando que os jogos vão deixar de ser otimizados no PS4 normal se até agora isso não aconteceu? Ficar puto com uma possibilidade que talvez nem aconteça é meio non sense.

Vocês simplesmente estão esquecendo do principal: Base instalada. A base instalada do PS4 OG + PS4 Slim é infinitamente maior que a do Playstation 4 Pro, vocês acham mesmo que eles vão passar a cagar para a versão do PS4 OG e passar a se importar apenas com o PRO?! Não faz sentido nenhum.

Além do PS4 normal vocês tem que lembrar que eles ainda tem que lançar o jogo para o Xbox One que é mais fraco que o PS4 normal e muito mais fraco que o PRO... É meio óbvio que a versão de base vai continuar sendo o PS4 normal, daí eles "pioram" um pouco para lançar no XONE e melhoram para lançar no PS4 PRO (e futuramente Scorpio).

Sério, parem de sofrer sem ter acontecido.

Se você conseguir provar que a PS4 já mostrou todo seu potencial a um nível absoluto, assim como foi com o PS2, PSX, Mega Drive entre outros... Concordarei que o PRO foi uma boa ideia para mostrar "uma melhoria gráfica".

T+
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.265
Reações
7.716
Pontos
819
Eu sempre fui contra a essa política da Sony com o Pro e serei até o final, espero que, a exemplo de outras ocasiões que isso ocorreu (upgrade no meio de uma geração), continue vendendo pouco como no final do ano passado e fracasse redondamente.

Quanto ao post do OP, o lançamento deste console é muito recente, peço que volte a criar outro tópico semelhante ou poste novas impressões neste mesmo daqui há 2-3 anos, porque não sei iluda, meu caro, nenhuma empresa gasta dinheiro em P&D, fabricação, marketing e outros custos envolvidos para ver seu produto fracassar, então naturalmente a Sony vai promover o Pro cada vez mais e isso refletirá mais cedo ou mais tarde na qualidade dos jogos a nível de IQ e otimização. E não importa se o modelo inicial tem uma base enorme instalada, o grosso do consumidor em geral está cagando pra isso como sempre ocorreu (afinal, quem se importava se o PS3 rodava multis piores e com desempenho cagado muitas vezes?), e quem se incomodar vai lá e compre o Pro (e este é o ponto crucial da estratégia). E logicamente, não se trata apenas de uma estratégia de mercado, afinar otimizar código custa tempo e dinheiro, se eu sou desenvolvedor vou focar no Pro e cagar para o modelo base, afinal se o jogo for bom vai vender do mesmo jeito rodando a 20 fps que seja (Witcher 3 e Fallout 4 são belos exemplos).


Enviado do meu iPhone SE usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Outra coisa.Nas grandes lojas, o PS4 Slim esta no MINIMO 1799 reais, se entregue pela loja.Fora isso,só marketplace, que NÃO é confiável!Onde achar um PS4 barato, sem ser essa DROGA DE MARKETPLACE!!

Hoje, tem promoção na loja DE SHOPPING que comprei o meu por R$ 1.279 + 1 ANO de Garantia, essa loja já tem 3 lojas fisicas e bomba nas redes sociais.

http://gamestock.com.br/

de nada. ( no face deles tem a promoção ) comprei Meu primeiro PS4 lá em 2014 e agora comprei o slim faz 2 meses.
 

The True

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.316
Reações
5.299
Pontos
719
Diante deste cenário de termos versões "premium" dos consoles atuais, agora temos os seguintes perfis de usuários:

Quem já tem um PS4
- continua feliz recebendo todos os jogos que saem para os sistemas PS4. Ganhou compatibilidade com HDR, caso tenha um TV 4K. Não precisa se desfazer do seu sistema, nem precisa investir absolutamente nada para continuar jogando todos os games que sairão para a plataforma PS4.

Quem estava pensando em comprar um PS4 - agora pode escolher entre 02 modelos: o modelo padrão, mais barato e já consolidado no mercado, ou se desejar mais desempenho e melhores gráficos com suporte para uma TV 4K, pode pagar mais e levar uma versão turbinada do PS4.

Quem não tem console mas pretende comprar um Xbox Scorpio - continuará esperando sabe-se lá até quando, por um console que ninguém sabe quanto vai custar, lembrando que a Microsoft lançou o modelo original do Xone por 500 dólares. Poderá adquirir o console mais poderoso do mercado e assim jogar os mesmos jogos que sairão para Windows 10, mas gastando menos.

Quem já tem um Xone e vai comprar o Scorpio - Apesar da triste situação atual, por ver todos os exclusivos saindo para outras plataformas e receber jogos multi com desempenho e qualidade inferior, poderá resgatar sua auto-estima com um console que promete rodar todos os jogos nativamente a 4K a 60 FPS.

Quem não tem XONE nem PS4 e não pretende comprar nenhum do dois - continuará enchendo o saco como sempre, independente do cenário.

Quem já tem um Xone e não tem grana para upgrade - esse se ferrou mesmo, só resta lamentar.
 

Dhi-Sama®

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.543
Reações
21.700
Pontos
1.484
Quem já tem um Xone e vai comprar o Scorpio - Apesar da triste situação atual, por ver todos os exclusivos saindo para outras plataformas e receber jogos multi com desempenho e qualidade inferior, poderá resgatar sua auto-estima com um console que promete rodar todos os jogos nativamente a 4K a 60 FPS.
O cara que for triste pelo trecho sublinhado, realmente deve ter uma vida triste.

No mais, bem parcial o teu posicionamento (que não considero errado, afinal, ninguém tem obrigação de ser imparcial).
 

MasterChiefBR OLD

Bam-bam-bam
Mensagens
4.038
Reações
4.926
Pontos
309
Eu pessoalmente acho que os 800 a 1000 reais de diferença não compensa.

Eu
Pessoalmente

Vou pegar se minha irmã trazer um dos EUA por 1400 dráculas e eu vender o meu, mas é só pra aumentar o valor do bem e não porque é a coisa mais potente do mundo.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.894
Reações
230.233
Pontos
2.529
Continuo achando uma porcaria.


Vou conversar com um amigo e ele fala: nossa, final fantasy está lindo.

E eu respondo: é, mas tem uns serrilhados nervosos.


Ele fica confuso e diz que sou maluco. Depois descobrimos que ele tem o pro e fica se achando por causa disso.


É lógico que na os vão relevar o pro, mas o engraçado é que atacam o scorpion.
 

danitokaawa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.253
Reações
5.618
Pontos
353
Shopping de Novo Hamburgo.Eu moro no estado de São Paulo.
E essa promoção é só para loja FISICA.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
É bom que continue assim, pois quando for comprar meu PS4 normal e usado o preço vai ta bem baratinho.
 

J_Z

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
2.588
Pontos
314
Peguei meu PS4 agora e escolhi o Pro, se valeu a pena em relação ao Slim o tempo vai dizer, mas já tenho a biblioteca atual do PS4 para jogar, e que já estou usando, então a diversão ta garantida. Se eu perder alguma coisa, vai ser o investimento mais alto em relação ao Slim, 700 reais, mas tenho a garantia de me usufruir de todos os jogos que já estão disponíveis no mercado, então pra mim valeu a pena. Nesse contexto, pra mim foi melhor que pegar um videogame em início de geração, que você pode acertar ou não, porque não tem garantia de que terão bons jogos ou não disponíveis para ele com o tempo.
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
Antes de tudo, não estou nadando no dinheiro: O amigo com quem eu divido o Apartamento foi viajar com a patroa e compraram um Pro lá fora.

Enfim, já temos alguns meses desde o lançamento do famigerado Playstation 4 Pro e desde o meados de novembro eu estou com um no meu apartamento. Não quis fazer impressões iniciais do console para não parecer que fui consumido pelo hype, esperei a poeira baixar e agora posso opinar um pouco sobre a experiência de ter os dois PS4 em casa - o meu original e o PS4 PRO do meu amigo. Antes eu achava que não valia a pena fazer um tópico sobre isso mas depois de ver que temos pessoas achando que o PS4 Pro é uma nova geração ou que ele veio para destruir o mercado de consoles, decidi dar os meus pitacos sobre o assunto como um todo - porque claramente muita gente não entendeu a proposta do console.

Então, chegou o PROZÃO das massas lá em casa e vocês devem estar imaginando: Agora eu só jogo nele, certo? Err... não. Foi aí que eu percebi que o PS4 não é o quinto caveleiro do Apocalypse, a Besta 666 na Terra como alguns users estão pregando. Ele não faz o PS4 normal parecer uma revelante ou descartável, ele realmente tem a cara de um produto mais "premium", mas não mata o seu antecessor.

maxresdefault.jpg

Super comum ver esses vídeos de comparação, mas nada como poder testar as versões ao vivo.

Eu tenho jogado o Final Fantasy XV em ambos os consoles - o PS4 Pro está na sala e o normal no meu quarto. É verdade que os gráficos ficam BEM MAIS bonitos no PRO? Sim, é verdade - Principalmente os cabelos que ficam bem melhor e sem serrilhados, bem como as texturas parecem ter uma qualidade melhor nas roupas e tudo mais, além da performance... Porém as vezes eu quero simplesmente jogar no conforto do meu quarto e aí eu ligo o PS4 normal e jogo SEM PROBLEMAS, não é como se eu estivesse jogando uma versão inferior do mesmo jogo. Aí é que está a questão: Você pode jogar com uma qualidade melhor no PRO, mas ele não lesa em nada a experiência de quem tem o normal.

Aí você me pergunta: Quer dizer que o PRO é um hardware desnecessário então? - Já que o PS4 Normal roda o jogo bem?! Veja bem, o PS4 é desnecessário para quem JÁ TEM um PS4 e não está afim de trocar de console. Para o meu amigo que não tinha o PS4 por outro lado, o PRO é uma excelente escolha. Ele agora tem um PS4 que roda com performance e gráficos melhores e como ele pretende pegar uma TV 4K esse ano, vai poder desfrutar ainda mais - e pagando meros 1500 reais, que foi o preço que ele pagou lá fora e aqui teria comprado um PS4 normal.

Sério, apenas parem de falar que esse negócio de console entre gerações foi burrice, que vai quebrar o mercado e tudo mais, o Playstation 4 Pro não passa de uma opção com um custo um pouco maior em troca de uma qualidade maior e preparado para TV's 4K. Ele não é uma nova geração e tão pouco afeta o PS4 antigo, que como podem ver ainda me serve muito bem mesmo tendo um PRO em casa.

E sobre a questão se vale a pena ou não o Upgrade do Normal para o PRO: Faça apenas se você tiver uma boa oportunidade (por exemplo, comprar por 1500 como o meu amigo), ele tem melhorias sim mas não justifica pagar uma pequena fortuna na troca de um console pelo outro.

Minha impressão é que a Sony não fez o console pensando em que os usuários da base atual fizessem upgrade para o PRO, mas sim agregar mais valor ao PS4 para novos usuários comprarem o console pelo "preço Full" de quando o console foi anunciado 3 anos atrás.
Sim, claro, o PS4 Pro é apenas um "suplemento", um "mero update" que "agrega valor" à marca PlayStation, e não um "suplente" ou um "substituto", um concorrente direto canibalizante da sua própria marca. Ele está para o PS4 "standard" assim como o PlayStation Slim está para o Fat: um singelo "update para os novos tempos", uma expansão de mercado, mas sem a fragmentação (ou "alienação") de sua installed base.

O que eu não entendo é onde está a novidade aqui. Já venho dizendo isto repetidamente há meses (e com grande riqueza de detalhes), mas ninguém parece querer escutar. Daí você vem muito tempo depois com uma versão incompleta da minha "tese" e leva quase todo o crédito por ela? Este fórum é mesmo um tanto quanto bizarro. :)
 
Ultima Edição:

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Amanha vou vender o meu ps4 normal por 230 dolares no craigslist e inteirar num pro. Pretendo num futuro proximo comprar uma tv 4k e usar o VR.
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Isso é óbvio desde o começo.

Essas críticas ao PRO parece coisa de criança que vê outro com o brinquedo novo e não se conforma que o brinquedo é melhor que o dele. Desdenha, já que não vai comprar.

O PRO tá aí e não mudou nada na vida de quem tem o PS4 normal e não quer mudar para o PRO. Pode passar o resto da geração com o PS4 normal que não vai ter problema nenhum.
Minha duvida em relação ao PRO é no uso do VR,se será muito gritante a diferença da imersão no jogos e se os graficos melhoram consideravelmente com o PRO + VR.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.304
Reações
14.356
Pontos
1.053
Cara, com todo respeito, mas primeiro, você não testou o PRO numa tv 4K com HDR pelo que entendi, é isso mesmo ?
Então você já ficou sem credibilidade.
Dá uma boa diferença testar o PRO numa 4k com HDR, vai por mim.
Pegue um jogo também que tenha o suporte HDR pra ficar impressionado.

Segundo, os jogos recentes acredito eu ainda não exploram o potencial do PRO, acredito que a partir de 2017 / 2018 comecem a sair mais jogos baseados nesse upgrade.
Bom vc tem um Pro ligada em uma 4k então pode falar com mais propriedade.
 

KillUiu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.581
Reações
678
Pontos
1.164
eh isso ai. to com o pro e é visivel as melhorias em relação ao ps4 normal.
o choro é livre
o mimimi tbm

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
quando os jogos estiverem sendo feitos pensando no poder do PRO o PS5 já vai estar por ae.. e o ciclo se repetirá

já falei várias vezes, é só ir pulando um.. tem o ps4 normal? espera o ps5, pegou o pro agora? espera o ps5pro
 

Ayu-chan

Bam-bam-bam
Mensagens
1.945
Reações
3.240
Pontos
303
Aí você me pergunta: Quer dizer que o PRO é um hardware desnecessário então? - Já que o PS4 Normal roda o jogo bem?! Veja bem, o PS4 é desnecessário para quem JÁ TEM um PS4 e não está afim de trocar de console. Para o meu amigo que não tinha o PS4 por outro lado, o PRO é uma excelente escolha. Ele agora tem um PS4 que roda com performance e gráficos melhores e como ele pretende pegar uma TV 4K esse ano, vai poder desfrutar ainda mais - e pagando meros 1500 reais, que foi o preço que ele pagou lá fora e aqui teria comprado um PS4 normal.
Concordo, e adiciono que ao meu ver são a mesma coisa de 3ds/new 3ds. Há melhora gráfica, mas nada que justifique comprar outro. Agora o new está começando a ter jogos só pra ele, mas enquanto isso não acontece com o ps4 pro, não há porquê de alarde.
 
D

Deleted member 35588

Se nós não entendemos o Pro então a culpa é da Sony que não fez direito o trabalho ao explicar qual é a proposta dele.
Eu não teria comprado o PS4 fraco se soubesse que estavam planejando isso, teria esperado. Umas das poucas vantagens dos consoles era não ter essa fragmentação e agora Sony e MS vêm com isso...
 

ribeiro.rafa

Ser evoluído
Mensagens
9
Reações
10
Pontos
33
eh isso ai. to com o pro e é visivel as melhorias em relação ao ps4 normal.
o choro é livre
o mimimi tbm

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Amigo, vc tá usando o PRO em uma ledcd 4K, correto? Pode capturar alguma tela de um jogo legal?

Eu sou entusiasta de games. Porra e vejo o PS4 tão foda. Como pode melhorar o que tá bom? Acredito só mesmo o fps né. Alto FPS melhora a dinâmica do jogo e dá uma sensação melhor de ação.

Agradeço já a paciência do irmãozinho
Abç


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Gostei do texto, mas achei que a Sony cagou no que ela fez... é muito bom pra quem não tinha um PS4, mas pra quem já tem é um filha da putisse assim como a Nintendo faz com seus portáteis, já me perdi em tanto 3DS que existe no mercado. Mas é aquela história, se tiver uma oportunidade de comprar um Pro eu compraria e venderia o meu por um preço ridículo ao que paguei, foda isso.

Se querem transformar um console de mesa em um PC é mais fácil vender periféricos do que um console inteiramente novo.
 
Topo Fundo