O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Week 10 | 24] TOP 30, Unicord Overlord ESGOTADO, JAPONESES FÂS DE FF LAMENTAM AS VENDAS (post 145,pg4), Varejistas desapontados

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.906
Reações
14.744
Pontos
403
É uma lógica básica, se os caras querem vender mais de um jogo ele precisa estar disponível na maior quantidade de plataformas possíveis. Nem todo mundo que quer o jogo possui um ps5 (o meu caso), fora que esse console vem vendendo pouco, inclusive no Japão. Os caras ao invés de venderem em 5 ou 6 consoles simultaneamente, colocam pra vender em um só e ficam chocados por terem vendido menos. Quem são os primatas no comando dessa empresa hoje?!

Inclusive a ideia de ter dividido o jogo é péssima, porque você já ter jogado a primeira parte anos atrás baixa o hype pelo remake. Podem até argumentar que venderiam o mesmo jogo 3 vezes mas é natural que as vendas vão diminuindo a cada versão (nem todo mundo vai gostar do jogo ou irão comprar os consoles exigidos, e novos fãs que começam a jogar durante o lançamento do 2 ou do 3 não necessariamente terão os consoles anteriores ou a grana pra comprar todos os jogos necessários) assim como os gastos tendem a ficar maiores (as coisas mais épicas estão na reta final do jogo, fora que conforme o tempo passa os preços sobem e a tecnologia evolui).

A rota ideal era fazer o mesmo que a rockstar fez com gta 5, solta o jogo completo pra todos os consoles e depois vai relançando ele com melhorias para os consoles futuros.

E pelo amor de Deus, não coloquem o Nomura pra escrever roteiros.
Sim, é exatamente isso, essas exclusividades sem noção de uma empresa na situação da Square não fazem sentido, eu vendi meu PS5 por N motivos, e amigos meus estão fazendo o mesmo só que a maioria tem vontade de jogar esse remake (porém ele não segurou a gente no console) que se estivesse em outras plataformas era venda certa.....e acredito que essa situação é a realidade de vários como tu também.

Depois eles vem querer dizer que a venda dos jogos ficou "aquém" do esperado, que vendeu mas não o que eles queriam blah blah blah pelo amor né, é só parar com essas decisões idiotas.

Eu achei essa ideia péssima, 3 fucking partes?? pra que diabo??? que fosse só duas então já que, segundo eles, tinha que dividir de qualquer jeito, agora vai vendo a terceira parte saindo pra ps6, ai o cara pra jogar tem que trocar de console, olha a SE ultimamente tem tomado cada decisão catastrófica que nem deus na causa deles ajudaria.
 

The_Big_Boss

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.547
Reações
12.222
Pontos
1.449
Sim, é exatamente isso, essas exclusividades sem noção de uma empresa na situação da Square não fazem sentido, eu vendi meu PS5 por N motivos, e amigos meus estão fazendo o mesmo só que a maioria tem vontade de jogar esse remake (porém ele não segurou a gente no console) que se estivesse em outras plataformas era venda certa.....e acredito que essa situação é a realidade de vários como tu também.

Depois eles vem querer dizer que a venda dos jogos ficou "aquém" do esperado, que vendeu mas não o que eles queriam blah blah blah pelo amor né, é só parar com essas decisões idiotas.

Eu achei essa ideia péssima, 3 fucking partes?? pra que diabo??? que fosse só duas então já que, segundo eles, tinha que dividir de qualquer jeito, agora vai vendo a terceira parte saindo pra ps6, ai o cara pra jogar tem que trocar de console, olha a SE ultimamente tem tomado cada decisão catastrófica que nem deus na causa deles ajudaria.

Concordo com tudo e acrescento que o tempo de espera entre os jogos mata qualquer hype. O jogo termina no meio, de uma forma impactante, e vou ter que esperar uns 5 anos pela conclusão. Depois desse tempo eu já não me importo mais e mal me recordo do que havia acontecido.

E é diferente de um mass effect da vida que é feito planejado pra ser uma trilogia e eles tentam deixar uma história de certa forma completa em cada jogo. FF7 o negócio literalmente acaba do nada. Fora que é um remake, não tem suspense para o que vai acontecer porque quem jogou o original já sabe. E eles não podem mudar a história original (não deveriam e estão. Até agora a square não percebeu que o Nomura é excelente em gameplay, mas uma aberração pra história?) porque se o fizerem os fãs originais ficarão putos, e com razão, porque eles esperaram séculos por um REMAKE.
 

Bruna Veloz

Bam-bam-bam
Mensagens
6.906
Reações
14.744
Pontos
403
Concordo com tudo e acrescento que o tempo de espera entre os jogos mata qualquer hype. O jogo termina no meio, de uma forma impactante, e vou ter que esperar uns 5 anos pela conclusão. Depois desse tempo eu já não me importo mais e mal me recordo do que havia acontecido.

E é diferente de um mass effect da vida que é feito planejado pra ser uma trilogia e eles tentam deixar uma história de certa forma completa em cada jogo. FF7 o negócio literalmente acaba do nada. Fora que é um remake, não tem suspense para o que vai acontecer porque quem jogou o original já sabe. E eles não podem mudar a história original (não deveriam e estão. Até agora a square não percebeu que o Nomura é excelente em gameplay, mas uma aberração pra história?) porque se o fizerem os fãs originais ficarão putos, e com razão, porque eles esperaram séculos por um REMAKE.
Assino embaixo.
Eu comprei um ps4 na época que saiu RUMOR de um remake do FF7 pra ter ideia do meu hype(coisa que veio no final de vida do console) eu troquei pro ps5 e pensei "vai vir a segunda parte logo e poderei me deliciar" resultado foi anos e anos de espera, hype desceu no chão e eu já não via mais sentido em ficar com o ps5.

Eu broxei tanto com essa demora toda etc que como tu disse o hype sumiu, já não lembro de tudo da primeira parte e o jogo não me fez querer manter o console pra joga-lo e muito por conta dessas tomadas de decisões deles e pq eu sei que vai sair pra PC (e já que esperei anos, alguns meses não faz diferença) fora que a terceira parte vem daqui 5 anos:kronald

Square é só decisão torta, credo.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.432
Reações
24.335
Pontos
903
@Fonx

Opiniões de japoneses via postagem de blog (site existe desde do FF15) dedicado de fãs

tradução do gugol

________

Blog de assunto mais geral, tem mais de 3400 comentários sobre as vendas da semana passada ,



Visualizar anexo 382510
Visualizar anexo 382509

Visualizar anexo 382505
Visualizar anexo 382506
Visualizar anexo 382507
Visualizar anexo 382508
Se esses japas postassem aqui a galera ia ter um infarto.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.292
Reações
33.605
Pontos
1.399
O silencio mortal devido à tristeza desoladora do dia que saiu as notas foi recompensado por essas fracas vendas japonesas !

As pessoas desse tópico são exemplos de nunca desistir dos sonhos na primeira dificuldade !
 
Ultima Edição:


Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.417
Reações
6.701
Pontos
303
@Fonx

Opiniões de japoneses via postagem de blog (site existe desde do FF15) dedicado de fãs

tradução do gugol

________

Blog de assunto mais geral, tem mais de 3400 comentários sobre as vendas da semana passada ,



Visualizar anexo 382510
Visualizar anexo 382509

Visualizar anexo 382505
Visualizar anexo 382506
Visualizar anexo 382507
Visualizar anexo 382508
Muito legal ver o ponto de vista deles.
 

UmHugo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.790
Reações
1.959
Pontos
1.093
FFXVII terá que ser um jogo como foi FFIX.
Uma volta as origens e feitos somente para os fãs da franquia.
Um retorno ao que se perdeu.
Pra quem quer algo mais tradicional tem dragon quest, já FF faz tempo que a Square tenta sempre modificar o sistema, não teria lógica manter duas grandes franquias no mesmo estilo.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.667
Reações
65.447
Pontos
1.494
Pra quem quer algo mais tradicional tem dragon quest, já FF faz tempo que a Square tenta sempre modificar o sistema, não teria lógica manter duas grandes franquias no mesmo estilo.

E parece que não está sendo um bom negócio.
Um FF mais tradicional pode resgatar o que se perdeu.
não é questão de estilo, mas sim o que pessoal quer jogar e pagar por isso.
 

BmX Burner

Supra-sumo
Mensagens
658
Reações
958
Pontos
193
Vale lembrar que apesar de todo o escarceu que as pessoas fazem ao falar das finanças da Square Enix:

1. A empresa não está no vermelho, ela segue tendo lucro. O que ela está tendo é um lucro menor do que anos anteriores
2. Os setores que estão em queda fazendo esse lucro ser menor são de Mobile e o de MMORPG
3. O setor de "Games HD" está em alta desde o lançamento de FFXVI e provavelmente continuará com o lançamento do FFVII Rebirth
Enquanto isso…

E olha que isso foi só com FF16. Imagine agora com FF7RB que vendeu ainda menos e tinham altas expectativas.

Você está pensando no agora, a bomba pode explodir no longo prazo. Não é só questão de faturamento, mas sim queda de confiança dos investidores. Já tiveram investidores que pularam fora com os resultados de FF16, questionando o futuro da série. Como será agora com FF7RB…

Tem rumores que há cópias da edição física encalhadas no Japão.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Enfim, é aqui que a galera idolatra nota de jornalista. Pro público em geral, eu imagino que não seja tão relevante assim.

Eu sempre bato na tecla do "nicho de forum"

É igual falar que jogo X é melhor que jogo Y.

Melhor pra quem? A métrica do nosso nicho é diferente da métrica do grande público. E as nossas métricas pessoais podem ser diferentes entre si.




P.S.: Obviamente, uma coisa é analisar por critérios objetivos se um jogo é melhor tecnicamente (no sentido de técnicas empregadas) do que outro, tem gráficos melhores ou desempenho melhor.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Eu sempre bato na tecla do "nicho de forum"

É igual falar que jogo X é melhor que jogo Y.

Melhor pra quem? A métrica do nosso nicho é diferente da métrica do grande público. E as nossas métricas pessoais podem ser diferentes entre si.


P.S.: Obviamente, uma coisa é analisar por critérios objetivos se um jogo é melhor tecnicamente (no sentido de técnicas empregadas) do que outro, tem gráficos melhores ou desempenho melhor.
Sim. Um comportamento muito comum na internet, e inclusive em forum é "cagar regra". Pessoal costuma cravar que jogo/console X é maravilhoso e que jogo/console Y é lixo. Eu sempre bato na tecla do gosto subjetivo, que cada um joga e opina o que quiser com base no que jogou, mas sei que por aqui é algo que não funciona muito bem. O pessoal tende a criar uma opinião forte sobre o que é bom e sobre o que é ruim (muitas vezes sem jogar) e trata como fato não só pra si, como pros outros. Às vezes usam Metacritic, vendas ou TGA pra impôr que um jogo é bom ou ruim, quando conveniente.
 
Ultima Edição:

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Sim. Um comportamento muito comum na internet, e inclusive em forum é "cagar regra". Pessoal costuma cravar que jogo/console X é maravilhoso e que jogo/console Y é lixo. Eu sempre bato na tecla do gosto subjetivo, que cada um joga e opina o que quiser com base no que jogou, mas sei que por aqui é algo que não funciona muito bem. O pessoal tende a criar uma opinião forte sobre o que é bom e sobre o que é ruim (muitas vezes sem jogar) e trata como fato não só pra si, como pros outros. Às vezes usam Metacritic, vendas ou TGA pra impôr que um jogo é bom ou ruim, quando conveniente.

Sem contar que com os números não se brigam.

Você pode não gostar do jogo ou do caminho que a dev foi mas se uma quantidade substancial de pessoas gostou, é indicativo que o jogo foi considerado de qualidade por muita gente.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Sem contar que com os números não se brigam.

Você pode não gostar do jogo ou do caminho que a dev foi mas se uma quantidade substancial de pessoas gostou, é indicativo que o jogo foi considerado de qualidade por muita gente.
Gamer de forum tem dificuldade pra entender que jogo (ou mesmo console) é gosto, e que gosto é uma coisa complexa. Daí a pessoa vê um "GAAS lixo nota 70" fazendo sucesso e um "GOTY 90+ exclusivo AAA single-player" vendendo pouco e a cabeça dá um nó. A pessoa não consegue entender que existem preferências, e elas não se baseam apenas em notas e prêmios. Aí geralmente apelam pra: "ah, quem curte Cod tem gosto ruim" ou "essa galera só gosta de lixo pra Fifa vender bem". Sendo que pra massa esses jogos são bons, ainda que o zé notinha do forum os considere lixos. O que é bom ou ruim, no fim, vai de cada um.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Gamer de forum tem dificuldade pra entender que jogo (ou mesmo console) é gosto, e que gosto é uma coisa complexa. Daí a pessoa vê um "GAAS lixo nota 70" fazendo sucesso e um "GOTY 90+ exclusivo AAA single-player" vendendo pouco e a cabeça dá um nó. A pessoa não consegue entender que existem preferências, e elas não se baseam apenas em notas e prêmios. Aí geralmente apelam pra: "ah, quem curte Cod tem gosto ruim" ou "essa galera só gosta de lixo pra Fifa vender bem". Sendo que pra massa esses jogos são bons, ainda que o zé notinha do forum os considere lixos. O que é bom ou ruim, no fim, vai de cada um.

Vou me citar como exemplo disso e foi um aprendizado. O @ludex é testemunha do quanto eu chiei na época do Monster Hunter World

E o jogo virou o mais vendido da história da Capcom :klolz

E aí, vou falar o que? Não sou louco de brigar com os números, a Capcom tá certa e eu estava errado, ponto.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Vou me citar como exemplo disso e foi um aprendizado. O @ludex é testemunha do quanto eu chiei na época do Monster Hunter World

E o jogo virou o mais vendido da história da Capcom :klolz

E aí, vou falar o que? Não sou louco de brigar com os números, a Capcom tá certa e eu estava errado, ponto.

Não diria "errado". Às vezes temos gostos impopulares, e tá tudo certo. Nosso gosto nem sempre está alinhado com o que é mais popular.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.880
Reações
50.996
Pontos
1.003
@Fonx

Opiniões de japoneses via postagem de blog (site existe desde do FF15) dedicado de fãs

tradução do gugol

________

Blog de assunto mais geral, tem mais de 3400 comentários sobre as vendas da semana passada ,



Visualizar anexo 382510
Visualizar anexo 382509

Visualizar anexo 382505
Visualizar anexo 382506
Visualizar anexo 382507
Visualizar anexo 382508
Kusogame 16

2
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.435
Reações
4.741
Pontos
1.299
Todo mundo sabe que Japão é Nintendo Land e por mais que tuas afirmações estejam corretas, eles consumindo só Nintendo não ajuda em nada o restante do cenário.

Nada a ver esse papo de Sony, eu me refiro mais a flops de praticamente qualquer RPG ou mesmo qualquer coisa Não-Nintendo, olha as vendas do Tekken 8 por exemplo.

Eu amo a Nintendo profundamente, mas em dá um desgosto vendo relançamento de Kirby vender mais que uma perfeição como FF7 Rebirth...
Acho que o problema é que muitos jogos tem público cativo pequeno, mas depende do sucesso da plataforma pra alavancar mais público e renovar ele ao longo das gerações. Mesmo aqueles que não são fãs acabam sendo expostos à esses jogos e o potencial de venda cresce.
No ocidente o público hardcore e o casual estão nas mesmas plataformas, o povão de Fifa, GTA e CoD podem acabar se interessando por esses jogos, comprá-los numa eventual sale, ver na prateleira do lado do seu jogo na loja e tal. No caso do Japão, principalmente depois do DS que foi quando os portáteis deram um salto tecnológico que permitiu muito mais variedade de jogos 3D, a Nintendo praticamente garantiu a hegenomia sobre a criançada, pois eles começam a jogar mais novos do que no ocidente, e tem seus próprios consoles mais cedo. Nesse ponto, tanto hardware quanto software da Nintendo são um banho na Sony, que não tem como concorrer.
Daí conforme ela foi focando seus jogos mais no ocidente, e os system-sellers de antes já abaixo do auge, cada vez menos a galera que antes migrava teve interesse na plataforma. Perdendo o povão, todas as franquias que permaneceram na plataforma também foram enfraquecendo, sendo cada vez menos exposta a novas pessoas. Os jogos da Sony, os CoDs, GTAs e Fifas não tem tanto apelo no país.

Mesmo no ocidente são pouquíssimos jogos que fazem vender plataformas. Muito mais gente compra Tekken porque ele está no Playstation e não o contrario.
Nos consoles da Nintendo muitos jogos menores dela também vendem também pela exposição ao público dos jogos maiores.

O problema é que hoje, depois de décadas do problema se agravando, mesmo que saissem nas plataformas Nintendo ainda precisariam conquistar o público novo. Apesar de ser difícil, é a única alternativa, além do PC é claro, que os jogos já tem saído já tem tempos.
 

Kobaia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.435
Reações
4.741
Pontos
1.299
É meio triste isso, seria muito interessante ver todas as opiniões de quem realmente interessa nesse mercado.
Acho que é porque não foi uma coisa que aconteceu de repente, vem diminuindo desde o PS3, nessa geração só ficou escancarado por causa do contraste com o Switch, o maior console da história do país.
A midia "formal" japonesa, os grandes veículos, não tem costume de públicar artigos desse cunho, abordando problemas dessa forma, acho que de certa forma nem a midia ocidental abordou o problema tão diretamente assim. Mas tiveram alguns momentos mais marcantes ao longo dos anos como o fim da Japan Studios, a mudança da sede pra California, a inversão do padrão X e O e mais recentemente, o aumento do preço do PS5, que tiveram bastante repercussão, com muita gente de grandes veiculos vindo expor descontentamento.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.518
Reações
12.580
Pontos
453
A franquia Final Fantasy está enfraquecida no mundo todo, não é só no Japão. Se tivesse vendido milhões no mundo inteiro, a Square já teria divulgado essa informação.

Spider-Man 2 vendeu 2,5 milhões apenas 24h após o lançamento do jogo e já chegou a 10mi contabilizados até fevereiro deste ano. É possível um jogo exclusivo do PS5 vender bastante. Ain, mas o jogo não foi dividido em 3 partes. Final Fantasy XVI também não foi dividido em partes e mesmo assim não vendeu tanto quanto se esperava.
 

Zé Dorguinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.611
Reações
10.981
Pontos
753
A franquia Final Fantasy está enfraquecida no mundo todo, não é só no Japão. Se tivesse vendido milhões no mundo inteiro, a Square já teria divulgado essa informação.

Spider-Man 2 vendeu 2,5 milhões apenas 24h após o lançamento do jogo e já chegou a 10mi contabilizados até fevereiro deste ano. É possível um jogo exclusivo do PS5 vender bastante. Ain, mas o jogo não foi dividido em 3 partes. Final Fantasy XVI também não foi dividido em partes e mesmo assim não vendeu tanto quanto se esperava.

Spidrrman 2 tá sendo dado em bundle de ps5 desde o lançamento até hj, claro que ele teria mais vendas expressivas que final fantasy.

Final fantasy 7 rebirth e o 16 para serem salvos de vendas medíocres teriam que ser lançados no Nintendo Switch.

Se ano passado o resultado financeiro da aquarela ficou ruim após ff16, imagina esse ano com esse rebirth. Curioso para ver o resultado da square em abril.

Se fosse a square faria a parte 3 desse remake em estilo anime e lançaria para Switch.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
A Square ta perdida faz tempo, a impressão que me dá é que eles superestimaram o valor que FF7 tinha na geração atual.

Os caras contaram com o fato de o jogo ter valor histórico por assim dizer e ai resolvaram fazer uma milkada top logo, 3 jogos aprovados logo de cara, reescrevendo a história pra ter conteudo novo pros jogadores antigos e adaptar tudo de uma forma que novas gerações pudessem curtir também, etc etc etc.

Mas o lance é que no final das contas a franquia como um todo já está em queda faz um tempo já, e ainda por cima parece que eles nem investiram muito em marketing e afins pro Rebirth em particular....gastaram muito mais nessas areas com o 16 e o jogo ainda assim foi só "ok", quem dirá a segunda parte de uma trilogia.

A Square tem que dar um jeito de se reecontrar de alguma forma, essa ocidentalização dela dos ultimos anos tem sido desastrosa, aliás os jogos mais bem sucedidos nos ultimos anos vindo por parte dela tem sido justamente os jogos de pequeno investimento e com valores mais japoneses, como os jogos 2DHD dela.

Detesto ter que dizer isso, mas acho que talvez seja hora de um reboot ou um resgate dos primórdios de Final Fantasy.Refaçam Final Fantasy 1 como RPG por turnos mesmo e um budget modesto, um AA estilo Yakuza ao invés de um AAA (Apesar de que honestamente eu imagino que talvez Yakuza seja AA a essa altura) e tem chance de sair algo bom e bem sucedido.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.518
Reações
12.580
Pontos
453
Final fantasy 7 rebirth e o 16 para serem salvos de vendas medíocres teriam que ser lançados no Nintendo Switch.

Se ano passado o resultado financeiro da aquarela ficou ruim após ff16, imagina esse ano com esse rebirth. Curioso para ver o resultado da square em abril.

Se fosse a square faria a parte 3 desse remake em estilo anime e lançaria para Switch.
Não acho que seria uma certeza de vender mais no Switch, se formos olhar um dos exclusivos mais populares do Switch, Xenoblade Chronicles 3, o jogo vendeu 1,86mi de cópias até março do ano passado. É um número dentro das expectativas da Monolith, mas não é na casa dos milhões.

Pelo que eu estou vendo o pessoal comentar em alguns fóruns gringos que acompanho, Final Fantasy diminuiu de tamanho, porém está vendendo dentro do patamar de outros JRPGs, às vezes até mais: FFXVI vendeu 3 milhões, que já é mais que o Xenoblade 3.

Persona 5 vendeu 337 mil no Japão em sua semana de estreia, enquanto Rebirth chegou a 260 mil. Não é uma diferença tão grande assim e Persona 5 ainda foi lançado para dois consoles na época, PS3 e PS4.

Fazer a terceira parte em estilo anime iria perder a identidade do jogo com as duas partes já lançadas e acredito que não faria o jogo vender mais. Xenoblade já tem um estilo visual mais de anime e não vende na casa dos milhões. O melhor seria lançar a parte 3 no PS5 mesmo (sem exclusividade com o PS6), assim quem quiser jogar a trilogia toda poderá fazer isso no PS5 mesmo, sem ter que comprar outros consoles. Também seria bom eles lançarem no PC day one, até foi pedido isso pelos japoneses quando eles anunciaram FFXVI exclusivo pra PS5.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Não acho que seria uma certeza de vender mais no Switch, se formos olhar um dos exclusivos mais populares do Switch, Xenoblade Chronicles 3, o jogo vendeu 1,86mi de cópias até março do ano passado. É um número dentro das expectativas da Monolith, mas não é na casa dos milhões.

Pelo que eu estou vendo o pessoal comentar em alguns fóruns gringos que acompanho, Final Fantasy diminuiu de tamanho, porém está vendendo dentro do patamar de outros JRPGs, às vezes até mais: FFXVI vendeu 3 milhões, que já é mais que o Xenoblade 3.

Persona 5 vendeu 337 mil no Japão em sua semana de estreia, enquanto Rebirth chegou a 260 mil. Não é uma diferença tão grande assim e Persona 5 ainda foi lançado para dois consoles na época, PS3 e PS4.

Fazer a terceira parte em estilo anime iria perder a identidade do jogo com as duas partes já lançadas e acredito que não faria o jogo vender mais. Xenoblade já tem um estilo visual mais de anime e não vende na casa dos milhões. O melhor seria lançar a parte 3 no PS5 mesmo (sem exclusividade com o PS6), assim quem quiser jogar a trilogia toda poderá fazer isso no PS5 mesmo, sem ter que comprar outros consoles. Também seria bom eles lançarem no PC day one, até foi pedido isso pelos japoneses quando eles anunciaram FFXVI exclusivo pra PS5.

Monolith tem 150 pessoas, se tiver 90 trabalhando fulltime em Xenoblade 3 é muito (outra parte é suporte a Nintendo, Zelda Team e novatos no remaster do 1), vamos colocar 60mil~80mil salário anual são , obviamente alguns grandões e veteranos recebem muito mais.

E o tempo de desenvolvimento de cada jogo é de 3 anos , estamos falando de 20~25 milhões dolares nesse periodo, Xenoblade vendendo 1 milhão de cópias a fullprice gera 60 milhões, remova uns 30% de varejistas , sobra ainda 42 milhões e por ser first party não precisa dá 30% a holder, além do SeasonPass que alcança facilmente 30~40% de quem comprou, principalmente por apelar mais para fãs do 1 e do 2.

Xenoblade 2 já ultrapassou 3milhões, e preço médio sempre ficou acima de 45$ , não será o caso de jogos Thirds onde também precisam de volume de vendas unitárias cada vez maiores, porque há sempre mais descontos e % das storefront.

Outro detalhe que o fato das divisões da Nintendo carregarem muito suas vendas nos projetos maiores (mario , animal crossing etc) , não há peso na Monolith gere tanto lucro pra compensar perdas de outras divisões, que é um caso totalmente diferente da Square Enix, já que tudo depende um do outro, se um jogo HD for mal, o mercado mobile e MMO compensa, mas se esses mercado enfraquece e o HD tem que ir melhor também, isso é regra para qualquer Third Party.


Agora vamos no calculo de FF, no minimo são 350 desenvolvedores, tenho certeza que é mais(jogando por baixo, Forspoken eram mais de 140 pessoas e teve um custo de 100 milhões e o fato do jogo ter sido lançado, não tido sucesso e ocasional o fechamento do estúdio, é que o retorno foi baixo pelo tempo e dinheiro investido ou provável prejuizo), estamos na casa de 120~140 milhões sem orçamento do marketing colocado.

Talvez aí entra os acordos de 20~40 milhões que a Sony deve pagar para amortizar e facilitar o desenvolvimento do projeto ou a Sony abriu mão do royalities futuros/iniciais ou % menor(pode ser um acordo com distribuição etc)

Com leaks da Insomaniac que teve gente demitida, sabemos que não basta só dá lucro ou se pagar, tem que ter grana também pra começar a investir no próximo projeto.


E o obvio, se a Franquia diminui o tamanho de vendas e alcance, a Sony começa a pagar menos por futuros acordos/vantagens a Square, isso não é algo que vai funcionar pra sempre, reduzir o escopo e o tempo entre lançamentos (olhe quantos RE a Capcom conseguiu entregar depois da RE Engine vendendo milhões por ano) além da expansão minima de plataforma (pelo menos PC) até a máxima, é um caminho obvio.
 

Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.518
Reações
12.580
Pontos
453
E o obvio, se a Franquia diminui o tamanho de vendas e alcance, a Sony começa a pagar menos por futuros acordos/vantagens a Square, isso não é algo que vai funcionar pra sempre, reduzir o escopo e o tempo entre lançamentos (olhe quantos RE a Capcom conseguiu entregar depois da RE Engine vendendo milhões por ano) além da expansão minima de plataforma (pelo menos PC) até a máxima, é um caminho obvio.
Eu não disse que esse acordo que a Square tem com a Sony é algo que vai durar para sempre. Eles vão ter que se adaptar com o ritmo atual de vendas de Final Fantasy. Sobre Xenoblade, eu falei que as vendas estavam dentro das expectativas da Monolith, porém a Square lançar FF7R no Switch não acho que vá fazer com que o jogo venda mais do que 2 ou 3 milhões. Xenoblade Chronicles 2 vendeu 2,7 milhões, a não ser que você tenha algum número mais atualizado.

De qualquer forma, Final Fantasy está vendendo o mesmo que outros JRPGs e a comparação com Xenoblade é algo que mostra isso. O caminho seria lançar mesmo no PC, a Capcom mesmo que você citou já falou que atualmente o sistema onde os jogos dela mais vendem é justamente o PC.

Sobre Spider-Man 2, eu usei como exemplo de que é possível os jogos venderem no PS5, e não é como se os bundles entregassem o jogo de graça. Eu não estava falando com relação aos custos do jogo, se eles estã tendo lucro ou não, já é outra história.
 

Fonx

Bam-bam-bam
Mensagens
3.417
Reações
6.701
Pontos
303
Eu não disse que esse acordo que a Square tem com a Sony é algo que vai durar para sempre. Eles vão ter que se adaptar com o ritmo atual de vendas de Final Fantasy. Sobre Xenoblade, eu falei que as vendas estavam dentro das expectativas da Monolith, porém a Square lançar FF7R no Switch não acho que vá fazer com que o jogo venda mais do que 2 ou 3 milhões. Xenoblade Chronicles 2 vendeu 2,7 milhões, a não ser que você tenha algum número mais atualizado.

De qualquer forma, Final Fantasy está vendendo o mesmo que outros JRPGs e a comparação com Xenoblade é algo que mostra isso. O caminho seria lançar mesmo no PC, a Capcom mesmo que você citou já falou que atualmente o sistema onde os jogos dela mais vendem é justamente o PC.

Sobre Spider-Man 2, eu usei como exemplo de que é possível os jogos venderem no PS5, e não é como se os bundles entregassem o jogo de graça. Eu não estava falando com relação aos custos do jogo, se eles estã tendo lucro ou não, já é outra história.
Square vendendo PC day one já resolveria a questão no Japão, mesmo que a gente não tenha acesso aos números da steam JP então continuariam com o debate eterno nesse tópico semanal de vendas físicas.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Square vendendo PC day one já resolveria a questão no Japão, mesmo que a gente não tenha acesso aos números da steam JP então continuariam com o debate eterno nesse tópico semanal de vendas físicas.

PC é pra resolver a questão no mundo inteiro, porque a IP declinou no oeste também, além da Asia (que é mais forte o mercado de PC que no japão).
 

ludex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.855
Reações
6.238
Pontos
1.069
Vou me citar como exemplo disso e foi um aprendizado. O @ludex é testemunha do quanto eu chiei na época do Monster Hunter World

E o jogo virou o mais vendido da história da Capcom :klolz

E aí, vou falar o que? Não sou louco de brigar com os números, a Capcom tá certa e eu estava errado, ponto.

Acho que o caso do MHW era outro, era algo mais de uma impressao inicial (e um hate gratuito de uns por nao ter saido pra Switch) por aquele primeiro trailer confuso do jogo. Algo que tá virando uma marca da série já, o MH Wilds tb num mostra quase nada, se fosse só por ele, pareceria um jogo feio e "pobre" de recursos. Algo que com certeza a Capcom nao vai fazer com a sua franquia mais forte do momento.

Pelo que eu vi, a discussao tava com papo de notas x vendas, o que eu já postei algumas vezes que acho sem noçao isso de que notas nao servem pra nada, e que nao influenciam em vendas. Influenciar em vendas nao quer dizer que todo jogo com nota baixa vende pouco, e com nota alta vende muito. Mas o pessoal adora se apegar nas exceçoes pra querer provar um ponto. Pra cada Just Dance (média baixa, vendas altas) e Alan Wake 2 (média alta, vendas baixas), tem todo um resto que segue essa fórmula. Assim como nem todo jogo 90+ de media vai agradar a todos, mas com certeza serve como uma referencia
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.033
Reações
2.359
Pontos
713
Não comprei FFVII Rebirth porque quero jogar essa obra maxima no PC da melhor forma possivel, me recuso a jogar em modo borrex no PS5 ou então a 30fps, jogo esta cagado demais no PS5, sorte que teve demo e me fez economizar 350 mangos.
 

Shurato Croft

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
765
Reações
1.390
Pontos
583
Espero que depois disso a Square Enix nunca mais invente de fazer um remake de um jogo dividido em 3 partes. É natural que a segunda e terceira parte venda menos quando um jogo é dividido dessa maneira. Ainda mais com um intervalo de tempo tão grande entre uma parte e outra.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.798
Reações
39.352
Pontos
1.094
Voltando neste tópico que parece que semanalmente decretam a falência da Square Enix para falar que se ela for falir é por fazer essas mongolices aqui:

Fui convidado para a gravação de um Podcast aí eu pensei, vou dar uma jogadinha no Pixel Remaster para dar uma relembrada nos jogos clássicos... E OLHA O PREÇO QUE TÁ ESSA PORRA:

yWXMvxL.png


pLNzCSK.png


cZoIkJy.png


Mermão, nem no lançamento essa coletânea tava valendo os $75 que eles estavam pedindo. Agora que já passou um tempão do lançamento eles continuam cobrando esse valor absurdo por 3 jogos de NES e 3 de SNES remasterizados. Até no Steam tá caro, sem condições. Agora dá para entender porque eles não quiseram produzir Mídia Física para esta coletânea, era para controlar o preço do jogo na marra via distribuição digital.

A mídia física deste jogo é absurdamente limitada e custa quase R$700.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
O maior erro da Square foi transformar FF em jogo de ação, e com combate meia boca ainda por cima. O resultado ta ai, mesmo que seja um bom jogo.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Acho que o caso do MHW era outro, era algo mais de uma impressao inicial (e um hate gratuito de uns por nao ter saido pra Switch) por aquele primeiro trailer confuso do jogo. Algo que tá virando uma marca da série já, o MH Wilds tb num mostra quase nada, se fosse só por ele, pareceria um jogo feio e "pobre" de recursos. Algo que com certeza a Capcom nao vai fazer com a sua franquia mais forte do momento.

Pelo que eu vi, a discussao tava com papo de notas x vendas, o que eu já postei algumas vezes que acho sem noçao isso de que notas nao servem pra nada, e que nao influenciam em vendas. Influenciar em vendas nao quer dizer que todo jogo com nota baixa vende pouco, e com nota alta vende muito. Mas o pessoal adora se apegar nas exceçoes pra querer provar um ponto. Pra cada Just Dance (média baixa, vendas altas) e Alan Wake 2 (média alta, vendas baixas), tem todo um resto que segue essa fórmula. Assim como nem todo jogo 90+ de media vai agradar a todos, mas com certeza serve como uma referencia

O debate específico era mais "gostos do forum" vs aceitação do público.

Não posso falar pelos outros (e, sim, houve hate de pessoas por isso) mas, no meu caso, a plataforma não era problema até porque eu já tinha PS4 (e Xone) nessa época e inclusive joguei nela.

Continuo com as minhas críticas às mudanças mas procurei me divertir no novo contexto e aceitar que o caminho agora é esse (o Rise deu continuidade e o Wilds vai seguir). O que eu penso é irrelevante diante dos números, que mostraram o acerto da Capcom.
 
Topo Fundo