O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Week 10 | 24] TOP 30, Unicord Overlord ESGOTADO, JAPONESES FÂS DE FF LAMENTAM AS VENDAS (post 145,pg4), Varejistas desapontados

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
A questão FF é muito mais simples e nada tem a ver com exclusividade. Hoje em dia FF é uma franquia nichada. O que a franquia apresente de QUALIDADE? Sempre uma jogabilidade data, gráficos datados, exploração de duas ou três gerações atrás...
Só o nome já assusta eventuais novos consumidores da franquia: FF DEZESSEIS kkk. E quando não é isso é "REMAKE", "REBIRTH". Gente, onde este pessoal tá com a cabeça?
FF tá naquele exato ponto onde tava Resident Evil antes do 7: ninguém mais se importava. Então é caso de lançar algo muito acima da média e que tenha um apelo POPULAR e todo mundo possa entender, ou parte pra outra.
Discordo fortemente.

Em termos de gráficos, a grande maioria tiveram bons gráficos para a época.
FFX tinha gráficos top quando saiu, FFXII tirou leite de pedra do PS, FFXIII (independente se acha bom ou ruim) o gráfico era muito bom, FFXV tem gráficos incríveis até pra hoje em dia, FFVIIR tem ótimos gráficos para PS4 e principalmente uma ótima direção de arte, FFXVI tem gráficos muito bons.

Também discordo sobre estar no nível de RE antes do 7. FFXVI é ótimo e teve ótima nota, FFXVIIRemake e Rebirth idem, 93 do meta não é pra qualquer um.

Sinceramente e pessoalmente não quero que popularizem ainda mais a franquia só por conta de vendas extraordinárias. Isso significa ir em direções que eu não gostaria. Não dando prejuízo está ótimo. Que façam outros jogos não FF (ou spinoffs) para isso. Pior ainda é comparar com vendas de multiplayer e mobile tipo switch.

No mais, fazia tempo que não jogava um jogo tão bom quanto o Rebirth. Goty fácil e talvez um dos melhores da geração que joguei.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.450
Pontos
2.419
Pra que final fantasy se tem uma penca de jogo melhor?

Tá mais do que provado que segurar jogo exclusivo em console é um tiro no próprio pé, sony sendo idiota como sempre.
Acho um investimento inútil para a Sony, não muda a vida do Playstation 5 FF sair no PC e Xbox.

Já a S-E dependendo do dinheiro até faz sentido aceitar, mas está óbvio que para crescer a franquia vão ter que sair da aba da Sony.
 

Tambataja

Supra-sumo
Mensagens
1.215
Reações
1.773
Pontos
183
Neste tópico foi decretado o fim de Final Fantasy, o fim da Square-Enix e o fim da marca Playstation.

Só análise bem elaborada.
 


de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
10.062
Pontos
503
Nos consoles 'poderosos' os FFs já dão algumas peidadas, nem lascando que jogaria FF no switch, esse console é máquina pros ótimos first party e alguns exclusivos apenas.
 

JANDRADE

Supra-sumo
Mensagens
402
Reações
510
Pontos
178
A verdade é que não tem muita explicação pras vendas fracas de FF7 Rebirth, o jogo tem gráficos bonitos, mundo aberto bem construído, jogabilidade boa e história incrível.

Aposto que se fosse um RPG ocidental de mundo aberto com jogabilidade tosca e todo bugado(como a maioria desse tipo de RPG é) teria vendido mais.

Eu sinto que Final Fantasy não conseguiu renovar o seu público, os jogadores jovens não dão bola para a franquia, a square fez o dever de casa com FF7 Rebirth, mais o grande público não está interessado em ver o resultado do seu trabalho.
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.250
Reações
2.025
Pontos
353
A verdade é que não tem muita explicação pras vendas fracas de FF7 Rebirth, o jogo tem gráficos bonitos, mundo aberto bem construído, jogabilidade boa e história incrível.

Aposto que se fosse um RPG ocidental de mundo aberto com jogabilidade tosca e todo bugado(como a maioria desse tipo de RPG é) teria vendido mais.

Eu sinto que Final Fantasy não conseguiu renovar o seu público, os jogadores jovens não dão bola para a franquia, a square fez o dever de casa com FF7 Rebirth, mais o grande público não está interessado em ver o resultado do seu trabalho.
mas as vendas fracas é só no japão não ? vendas do rebirth na europa parece que começou maior que a part 1 e ff16
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.954
Reações
1.940
Pontos
553
Depois daquela bomba do ff16, acho que a galera não animou com o rebirth!
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
mas as vendas fracas é só no japão não ? vendas do rebirth na europa parece que começou maior que a part 1 e ff16

Estão maior apenas de FF16, na parte 1 são 23% menor, resta aguardar os estados unidos, mas na Asia também está vendendo menos, é azar mesmo porque o jogo claramente é melhor que a parte 1(no japão vendeu mais de 1 milhão no físico, a queda do Remake pro Rebirth foram mais de 70%)

É por isso que não tivermos um PR sobre as vendas dos 3 primeiro dias, primeira semana ou até mesmo 15 dias, no próximo relatório fiscal a Square Enix deve anunciar 2.3~2.7 milhões de jogos enviados incluso digital.

Japão foi importante no anuncio dos 3 milhões do remake, já que correspondeu por 36% das vendas na época em 3 dias e enfraquecer por lá não é bom, e não tem ocidente sozinho que compensa isso no lançamento.
 
Ultima Edição:

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
mas as vendas fracas é só no japão não ? vendas do rebirth na europa parece que começou maior que a part 1 e ff16
No japao principalmente mas pelo que parece a Square aspiraba a bem mais a nivel mundial. E tambem era o jogo que todo mundo falaba que ia virar a mesa no japao.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
656
Reações
1.162
Pontos
333
A questão FF é muito mais simples e nada tem a ver com exclusividade. Hoje em dia FF é uma franquia nichada. O que a franquia apresente de QUALIDADE? Sempre uma jogabilidade data, gráficos datados, exploração de duas ou três gerações atrás...
Só o nome já assusta eventuais novos consumidores da franquia: FF DEZESSEIS kkk. E quando não é isso é "REMAKE", "REBIRTH". Gente, onde este pessoal tá com a cabeça?
FF tá naquele exato ponto onde tava Resident Evil antes do 7: ninguém mais se importava. Então é caso de lançar algo muito acima da média e que tenha um apelo POPULAR e todo mundo possa entender, ou parte pra outra.
Cara, você disse outro fato: hoje existem inúmeros Final Fantasy e as pessoas "comuns" não sabem diferenciar um do outro. Ano passado comentei com um colega do trabalho que estava jogando Final Fantasy XVI, ele disse pra mim algo como: "Putz, nunca joguei nenhum desses, difícil acompanhar". O cara não sabe que cada Final Fantasy é individual. Enfim, acho que dá pra dizer que esse é mais um problema.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
Cara, você disse outro fato: hoje existem inúmeros Final Fantasy e as pessoas "comuns" não sabem diferenciar um do outro. Ano passado comentei com um colega do trabalho que estava jogando Final Fantasy XVI, ele disse pra mim algo como: "Putz, nunca joguei nenhum desses, difícil acompanhar". O cara não sabe que cada Final Fantasy é individual. Enfim, acho que dá pra dizer que esse é mais um problema.

Inclusive esse foi um dos motivos pelos quais eu disse que eles deveriam dar um reboot na franquia, permitira também atualizar a franquia para os tempos modernos.

Já é extensa demais atualmente, a galera mais nova se sente intimidada e até mesmo a galera mais velha que não passou a acompanhar a partir de certo ponto deve sentir que não faz muito mais sentido voltar.

A essa altura eu diria que começar do 1 de novo seria bom talvez até pra reintroduzir certos personagens pra galera, aumentar o valor de algum deles.Personagens como Tifa e Cloud podem ter valor sempre mas seria bom pra Square trazer certo valor e reconhecimento para personagens mais antigos também como Warrior of Light, Firion e afins.

Aliás aproveitando-se do fato de que os primeiros jogos são mais simples eles poderiam fazer algo com menor investimento também, um AA simpleszinho ja tava de bom tamanho pra FF do 1 ao 3 pelo menos.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
656
Reações
1.162
Pontos
333
Inclusive esse foi um dos motivos pelos quais eu disse que eles deveriam dar um reboot na franquia.

Já é extensa demais atualmente, a galera mais nova se sente intimidada e até mesmo a galera mais velha que não passou a acompanhar a partir de certo ponto deve sentir que não faz muito mais sentido voltar.

A essa altura eu diria que começar do 1 de novo seria bom talvez até pra reintroduzir certos personagens pra galera, aumentar o valor de algum deles.Personagens como Tifa e Cloud podem ter valor sempre mas seria bom pra Square trazer certo valor e reconhecimento para personagens mais antigos também como Warrior of Light, Firion e afins.
Com certeza na cabeça da Square eles supervalorizam Final Fantasy mais do que ele realmente é. Mas eu admito que é uma questão complicada. Final Fantasy XVI é um jogo muito bom, o Rebirth parece ser um jogo melhor, e mesmo assim não tá vendendo tão bem. É foda!

Detalhe: estou supondo que o jogo não tá vendendo tão bem pela repercussão desse tópico. Agora não vender bem no Japão pra mim é super normal e até irrelevante.
 

Lelouch Lamperouge

Bam-bam-bam
Mensagens
656
Reações
1.162
Pontos
333
Sei não se é irrelevante, viu

Como o colega disse acima, 36% das vendas do Remake foram no Japão, quando a Square anunciou os 3 milhões vendidos

Não são números desprezíveis assim.
Não é irrelevante, me expressei mal. Todo mercado e toda plataforma tem sua relevância. O que eu quis dizer é que se Final Fantasy fosse um fenômeno no ocidente, tudo bem não ser mais tão popular no Japão. Mas a realidade hoje é que perdeu força no Japão e também não é essa bola toda em outras regiões.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.572
Pontos
1.714
Não é irrelevante, me expressei mal. Todo mercado e toda plataforma tem sua relevância. O que eu quis dizer é que se Final Fantasy fosse um fenômeno no ocidente, tudo bem não ser mais tão popular no Japão. Mas a realidade hoje é que perdeu força no Japão e também não é essa bola toda em outras regiões.

Justo.

A Square não compensa no ocidente a queda no Japão, de fato.


É complicado pois, ao contrário da Capcom, que conseguiu manter vendas respeitáveis no Japão (e boas, no caso de Monster Hunter) e expandir no ocidente também, a Square não consegue esse equilíbrio.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
Justo.

A Square não compensa no ocidente a queda no Japão, de fato.


É complicado pois, ao contrário da Capcom, que conseguiu manter vendas respeitáveis no Japão (e boas, no caso de Monster Hunter) e expandir no ocidente também, a Square não consegue esse equilíbrio.
Fora outros jogos da Capcom que sempre venderam bem no Occidente ainda mantem boas vendas no Japao como Street Fighter E Resident
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Pior que acho que DD2, vai bombar hard no japão :( uma pena, esperar que exploda no ocidente rsrs
 

eberhardt66

Supra-sumo
Mensagens
77
Reações
66
Pontos
178
“Ain não importa se o jogo vendeu pouco, ele continua maravilhoso”

Fala isso pras finanças da Square-Enix.

Você tá é doido, Nintendo vendendo bem com hardware fraco voltar a fazer console "top"? Mais fácil consoles deixarem de existir e irem tudo pro pc, coisa que aos poucos está acontecendo.

Se a Nintendo lançasse hoje, Mario Kart 8 Deluxe no PC, venderia como no lançamento tranquilamente, só não vê quem não quer.
Os caras querendo que a Nintendo volte a vender hardware parrudo é de me fazer rir tanto.
Nintendo está certíssima em manter seu público cativo de portáteis (que são a realidade do japonês que trabalha 12h por dia) e do foco em jogos pra crianças e famílias. Nunca vi uma empresa tomar uma decisão tão radical e acertada depois do Game Cube.
Por outro lado entendo que muitos jogadores não "gostaram" de deixar de ser o público alvo da empresa, pois envelheceram.
Eu gosto de todas as marcas mas tenho um carinho maior pela Nintendo por causa da minha infãncia, mas mesmo assim hoje jogo muito mais pelo PC, que atende bem mais um jogador da minha idade.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.232
Reações
17.201
Pontos
1.053
Então não adianta chorar sobre o fato do Minigame não receber Final Fantasy. Este é o fardo que a Nintendo escolheu carregar quando adotou essa postura mobile aí.

E pocket edition pelo visto não rende financeiramente tb.

Minha postagem trata disso para quem reclama que FF não aparece em consoles Nintendo. Nenhum estúdio é obrigado a se amoldar para esses padrões de jogo de celular.
Mas quem perde é a Square que não vende, não a Nintendo
 

eberhardt66

Supra-sumo
Mensagens
77
Reações
66
Pontos
178
Não sei se vcs tem a mesma sensação que eu tenho em relação à "evolução do RPG" nas últimas décadas, mas nos anos 90/2000 os games "não RPG" eram bem mais simples, então jogar um RPG era sinônimo de "história cheia de camadas", "decisões in-game que mudam os finais, tornando a gameplay complexa", "mundo aberto", etc.
Mas hoje os games "não RPG" também estão entregando esse tipo de experiência, tendo evoluído bem mais que o RPG (é minha opinião) q deixou de ser algo especial.
Horizon Zero Dawn me dá toda essa experiência sem nem ser RPG, sendo bem divertido, por exemplo.
Como o colega falou acima, só fazer um jogo de mundo aberto com algumas falas não garante mais sucesso de RPG, porém tirando o acerto do BG3 não sei pra onde FF poderia ir. Action RPG também é divertido, mas não sei se seria um caminho viável.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.734
Reações
8.952
Pontos
1.209
Não sei se vcs tem a mesma sensação que eu tenho em relação à "evolução do RPG" nas últimas décadas, mas nos anos 90/2000 os games "não RPG" eram bem mais simples, então jogar um RPG era sinônimo de "história cheia de camadas", "decisões in-game que mudam os finais, tornando a gameplay complexa", "mundo aberto", etc.
Mas hoje os games "não RPG" também estão entregando esse tipo de experiência, tendo evoluído bem mais que o RPG (é minha opinião) q deixou de ser algo especial.
Horizon Zero Dawn me dá toda essa experiência sem nem ser RPG, sendo bem divertido, por exemplo.
Como o colega falou acima, só fazer um jogo de mundo aberto com algumas falas não garante mais sucesso de RPG, porém tirando o acerto do BG3 não sei pra onde FF poderia ir. Action RPG também é divertido, mas não sei se seria um caminho viável.
Tem muito disso tambem os jogos de rpgizaram, ate demais diria eu.
 

DanBann

Bam-bam-bam
Mensagens
3.433
Reações
5.904
Pontos
453
Não sei se vcs tem a mesma sensação que eu tenho em relação à "evolução do RPG" nas últimas décadas, mas nos anos 90/2000 os games "não RPG" eram bem mais simples, então jogar um RPG era sinônimo de "história cheia de camadas", "decisões in-game que mudam os finais, tornando a gameplay complexa", "mundo aberto", etc.
Mas hoje os games "não RPG" também estão entregando esse tipo de experiência, tendo evoluído bem mais que o RPG (é minha opinião) q deixou de ser algo especial.
Horizon Zero Dawn me dá toda essa experiência sem nem ser RPG, sendo bem divertido, por exemplo.
Como o colega falou acima, só fazer um jogo de mundo aberto com algumas falas não garante mais sucesso de RPG, porém tirando o acerto do BG3 não sei pra onde FF poderia ir. Action RPG também é divertido, mas não sei se seria um caminho viável.

Ao meu ver o problema é que nessa época que você mencionou, e até antes, o lance era que RPG era seu próprio negócio e feitos para seu mercado local, mas hoje em dia todo mundo tenta apelar para o mercado global e isso faz com que os jogos sigam tendencias e formas parecidas.

Final Fantasy XVI mesmo é um jogo que se você me dissesse que foi feito por uma dev ocidental eu nem debateria, acreditaria 100%, ele é claramente uma tentativa de ocidentalizar a franquia.

Aliás os jRPGs bem sucedidos atualmente são justamente os que se mantém fiéis a suas raízes ou que perseguem o público que curte esse tipo de coisa, coisas como Yakuza, Persona ou Fire Emblem por exemplo.
 

eberhardt66

Supra-sumo
Mensagens
77
Reações
66
Pontos
178
Ao meu ver o problema é que nessa época que você mencionou, e até antes, o lance era que RPG era seu próprio negócio e feitos para seu mercado local, mas hoje em dia todo mundo tenta apelar para o mercado global e isso faz com que os jogos sigam tendencias e formas parecidas.

Final Fantasy XVI mesmo é um jogo que se você me dissesse que foi feito por uma dev ocidental eu nem debateria, acreditaria 100%, ele é claramente uma tentativa de ocidentalizar a franquia.

Aliás os jRPGs bem sucedidos atualmente são justamente os que se mantém fiéis a suas raízes ou que perseguem o público que curte esse tipo de coisa, coisas como Yakuza, Persona ou Fire Emblem por exemplo.
Bem verdade, e nem da pra comparar as vendas de um jogo nichado/específico para um público (como uma nacionalidade) com um game feito para venda (para o público geral).
Pegando como exemplo o Resident Evil que outra pessoa comentou como sendo uma franquia que se perdeu no tempo até o 6, mesmo tendo se "perdido" estava batendo recorde de vendas (sendo até hoje o 5 o RE mais vendido sem ser remake), pois estava apelando para o lado da ação e perdendo a "essência" da franquia, que os saudosistas amam.
Nem sempre vender mais significa que a franquia está indo pro lado que os fãns querem rsrsrs
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.430
Reações
10.000
Pontos
1.054
Esses números do FFXVIIRe podem estar vinculados a base instalada do PS5 bem menor que a do PS4 na época do lançamento da part 1.
E sei lá, acho que o preço base mais alto do ps5 também deve afastar bastante no japão.
Com o switch sendo um portátil e por um preço muito mais em conta, acho difícil os números crescerem abruptamente por um jogo.
Também não sei o quão interessado um público mais novo pode estar em ffvii.
De qualquer forma, achei que venderia mais.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Mas quem perde é a Square que não vende, não a Nintendo

Mas a Square não liga nem um pouco.

1- Desenvolver pro Switch demandaria mais gastos por ter de ser outra versão, tipo pocket edition ou demake, para atender o padrão de celular do negócio.
2- A Nintendo não vai ajudar financeiramente no desenvolvimento, coisa que a Sony faz com o acordo de exclusividade.
3- Para a empresa manter o acordo de exclusividades temporárias (ou não) que ela mantém com a Sony e com a Epic, é pq isso traz vantagem financeira que compensa o potencial de vendas perdidas em outra plataforma tipo do Thirdbox / Steam.

A Square tem metas megalomaníacas mas não é insana de dispensar um gigantesco potencial de vendas se de fato ele existisse no Thirdbox, algo que já devem ter conduzido pesquisas a respeito e que não devem ter retornado os resultados esperados que valessem a pena lançar Final Fantasy em todo lugar para dispensar o dinheiro da Sony.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Mas a Square não liga nem um pouco.

1- Desenvolver pro Switch demandaria mais gastos por ter de ser outra versão, tipo pocket edition ou demake, para atender o padrão de celular do negócio.
2- A Nintendo não vai ajudar financeiramente no desenvolvimento, coisa que a Sony faz com o acordo de exclusividade.
3- Para a empresa manter o acordo de exclusividades temporárias (ou não) que ela mantém com a Sony e com a Epic, é pq isso traz vantagem financeira que compensa o potencial de vendas perdidas em outra plataforma tipo do Thirdbox / Steam.

A Square tem metas megalomaníacas mas não é insana de dispensar um gigantesco potencial de vendas se de fato ele existisse no Thirdbox, algo que já devem ter conduzido pesquisas a respeito e que não devem ter retornado os resultados esperados que valessem a pena lançar Final Fantasy em todo lugar para dispensar o dinheiro da Sony.

Como a Nintendo não ajudaria financeiramente no desenvolvimento? ja tivermos vários casos de jogos da Square Enix que a Nintendo ajudou nesse sentido em diversos consoles ao longo do tempo, inclusive nessa geraçao.

esse seu segundo ponto é totalmente sem base, até por rumores recentes do FF9 remake ser um jogo com foco na plataforma da Nintendo (base) e possivelmente os direitos de marketing será dela.

____________

1, HL só conseguiu ser o jogo mais vendido no ano vigente de 2023 a frente de Zelda, graças a versão demake/personalizada no Switch lançada no fim do ano impulsionando as vendas em milhões extras.

pode ter certeza que seria um dinheiro bem mais gasto e sendo 1/5 que algo como Forspoken ou FoamStars , estúdios tercerizado


___________
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Como a Nintendo não ajudaria financeiramente no desenvolvimento? ja tivermos vários casos de jogos da Square Enix que a Nintendo ajudou nesse sentido em diversos consoles ao longo do tempo, inclusive nessa geraçao.

esse seu segundo ponto é totalmente sem base, até por rumores recentes do FF9 remake ser um jogo com foco na plataforma da Nintendo (base) e possivelmente os direitos de marketing será dela.

____________

1, HL só conseguiu ser o jogo mais vendido no ano vigente de 2023 a frente de Zelda, graças a versão demake/personalizada no Switch lançada no fim do ano impulsionando as vendas em milhões extras.

pode ter certeza que seria um dinheiro bem mais gasto e sendo 1/5 que algo como Forspoken ou FoamStars , estúdios tercerizado


___________

Quando a Nintendo ajuda financeiramente a Square vai e faz ué.

Não é o que aconteceu nesses jogos ai, que se a empresa de celular quisesse, ela teria procurado a Square em busca de um demake próprio para a plataforma, versões FF16, FF7 1 e FF7 2. Isso não aconteceu, portanto a Square não fez.

E até onde me consta o Final Fantasy que vcs merecem, o FF15 pocket edition não foi nenhum sucesso de vendas né? Tanto que a Square nem se interessou em fazer mais um jogo nesses moldes de maneira independente.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Quando a Nintendo ajuda financeiramente a Square vai e faz ué.

Não é o que aconteceu nesses jogos ai, que se a empresa de celular quisesse, ela teria procurado a Square em busca de um demake próprio para a plataforma, versões FF16, FF7 1 e FF7 2. Isso não aconteceu, portanto a Square não fez.

E até onde me consta o Final Fantasy que vcs merecem, o FF15 pocket edition não foi nenhum sucesso de vendas né? Tanto que a Square nem se interessou em fazer mais um jogo nesses moldes de maneira independente.

Mas novamente, dava pra fazer isso se a Sony tem um contrato de exclusividade desses jogos ?

DQ11 não havia contrato em partes nenhum e isso aconteceu, vide com 15 , como isso é responsabilidade da Nintendo?
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Mas novamente, dava pra fazer isso se a Sony tem um contrato de exclusividade desses jogos ?

DQ11 não havia contrato em partes nenhum e isso aconteceu, vide com 15 , como isso é responsabilidade da Nintendo?

Nada impede de fazer, assim como a Capcom lançou jogos exclusivos de SNES no Mega Drive em acordo parecido.

Outros tempos, ok, mas não é como se um demake fosse enfurecer a Sony e nem fosse permitido, afinal a versão carro chefe continuaria sendo a de Playstation ao invés de um pocket edition de celular.

A questão é muito simples Pasta Térmica, pra vc qualquer parte que não seja a Nintendo é culpada do problema, e nunca a própria Nintendo, seja aqui ou no tópico dos emuladores ou em qualquer questão. Sempre tem um veja bem pra vc isentar a fabricante de brinquedos e tablets de qualquer coisa que possa resvalar nela, inclusive a falta de traduções para o seu próprio idioma, que deve ser culpa do público, e não da Nintendo.

Mas sugiro que siga meu conselho... vá floodar o inbox da Nintendo pedindo o investimento numa versão de celular de Final Fantasy, assim vc se ajuda ao ter acesso a estes jogos e também ajuda a Square a conseguir mais público, já que parece tão preocupado com a popularidade da série.

Ou espera sair a versão de PC algum dia, que é um caminho mais fácil.
 

IuriXtremeSilver

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.316
Reações
19.893
Pontos
803
Nada impede de fazer, assim como a Capcom lançou jogos exclusivos de SNES no Mega Drive em acordo parecido.

Outros tempos, ok, mas não é como se um demake fosse enfurecer a Sony e nem fosse permitido, afinal a versão carro chefe continuaria sendo a de Playstation ao invés de um pocket edition de celular.

A questão é muito simples Pasta Térmica, pra vc qualquer parte que não seja a Nintendo é culpada do problema, e nunca a própria Nintendo, seja aqui ou no tópico dos emuladores ou em qualquer questão. Sempre tem um veja bem pra vc isentar a fabricante de brinquedos e tablets de qualquer coisa que possa resvalar nela, inclusive a falta de traduções para o seu próprio idioma, que deve ser culpa do público, e não da Nintendo.

Mas sugiro que siga meu conselho... vá floodar o inbox da Nintendo pedindo o investimento numa versão de celular de Final Fantasy, assim vc se ajuda ao ter acesso a estes jogos e também ajuda a Square a conseguir mais público, já que parece tão preocupado com a popularidade da série.

Ou espera sair a versão de PC algum dia, que é um caminho mais fácil.

Com toda certeza setores jurídicos nos games já mudaram muito, e fazer um downport pode ser sim quebra de contrato, principalmente que estamos falando de lançamentos simultâneos em dayone para maximizar as vendas, essencialmente seriam quase o mesmo jogo(roteiro, personagens , lore etc) e isso poderia tirar vendas da versão de playstation mesmo que fossem 2~8% , para Square não mudaria nada, pra Sony sim e onde teria conflito de interesses.

Se a Sony procurou antes ou a Square etc, não tem sentido da nintendo passar por cima no contrato de ambas, mesmo caso com a Microsoft não faz isso para obter esses jogos, é por isso que eles conseguiram trazer games de Yakuza e Persona recentes com direitos de markerting porque nunca houve acordo de exclusividade da Sony com a Atlus ou RGC Studios pré-estabelecido, diferente com a Square.


O resto do post é coisa da TPM, então serei compreensível e deixar quieto, porque seria desvirtuação total do tópico.
 
Topo Fundo