senryu
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Eu tava na duvida se colocava aqui este aqui? (depois dos fracos programas programas com DMC e Anthem que foram bem fracos e colocaram poucos detalhes "novos")
Mas esse aqui tem alguns detalhes novos que deixam a coisa bem melhor e muito mais esclarecedora!
Então o vídeo! relatando os detalhes que levaram ao desastre de Colonial Marines!
Pro povo que não quiser ver o vídeo e realmente tiver interessado vou deixar em spoiler a lista de desastres (pois alguns se importam com o tamanho do post, então tentando satisfazer todo mundo!?, vou tentar essa solução...)
Mas esse aqui tem alguns detalhes novos que deixam a coisa bem melhor e muito mais esclarecedora!
Então o vídeo! relatando os detalhes que levaram ao desastre de Colonial Marines!
Pro povo que não quiser ver o vídeo e realmente tiver interessado vou deixar em spoiler a lista de desastres (pois alguns se importam com o tamanho do post, então tentando satisfazer todo mundo!?, vou tentar essa solução...)
Ano de 2006 a Sega basicamente..., tava muito mal das pernas com a decisão de se tornar uma companhia que só faz games!
Não tinha nenhum grande sucesso!, o Yakuza de PS 2 não foi bem, Sonic 2006 todos sabemos o que foi...
E eles resolvem que era um ótimo negócio aquirir os direitos de um franquia (que tirando um certo confronto...cof,cof, AvP não tinha um filme há quase 10 anos!) e compram os direitos de Aliens que por contrato teriam que fazer dois games é a decisão da SEGA foi um RPG e um jogo de tiro é terceirizar a produção com estúdios americanos! (eles anunciaram isso já no anuncio da compras coisa que o normal é só falar quando se tem algo pronto..., mas estavam orgulhosos...)
Bom Aliens Colonial Marines o de tiro foi decidido que seria da Gearbox (que na época estava ocupada terminando Duke Nuken Forever e Borderlands).
Na época a Gearbox tava crescendo! e saindo de uma "companhia finalizadora" de games pra fazer seus próprios games!
E nesse clima saiu a primeira má decisão de muitas má decisões...
A Gearbox já bem ocupada com a 2K e com seus próprios problemas com um certo cara (Duke Nukem), resolveu mesmo assim topar o contrato!
Mas fez a primeira de várias mentiras pra Sega!
Em certo ponto do projeto eles tomaram a decisão de tirar pessoas do projeto do Colonial Marines e passar o pessoal pra finalizar Borderlands sem avisar a SEGA!
E como diz o ditado! (americano): não se pode mentir pra um grande mentiroso! (a tradução literal seriaum filha da mãe não pode mentir pra outro filha da mãe...)
A SEGA descobriu isso e pós o projeto na geladeira! (leia-se pediu pra parar o projeto e reavaliar se valia a pena ou não!, geralmente nessa etapa muita coisa foi morta no meio corporativo em geral, então é justo o que o vídeo pós de considerarem quase morto...)
E todos pensavam na época que seria o prego no caixão do projeto!
Mas os detalhes da época são escassos mas... a SEGA com o sucesso de Borderlands, decidiu que valia a pena voltar com o projeto!
Mas a Gearbox por decisão do seu diretor Randy Pithford (guarde esse nome pois vai voltar muito nesse texto...) tinha outros planos!
Com o sucesso de Borderlands a 2k foi muito mais esperta e de imediato pediu que se inicia-se os trabalhos da continuação!
E Randy colocou toda a mão de obra da companhia nesse projeto!
E quanto a Aliens?
Bom a companhia tava no F...mode pro jogo!, mas tinha um contrato!
Então eles conseguiram chegar a um acordo com a SEGA!, que ficaria contente com o dos criadores de Borderlands na capa e passariam o game pra outra companhia!
Mas a Gearbox tomaria as decisões criativas!
E nisso entra o terceirizado do terceirizado! Timegate
Uma companhia com um game pra PC (e consoles) que muitas companhias vendedoras de placa de vídeo imitaram a arte de section 8 nas suas caixas...
Essa decisão aconteceu em 2009 é a SEGA não ia bem das pernas, sem ainda emplacar um grande sucesso!, então nesse contexto a diretoria da SEGA teria que reduzir custos e cancelar um dos projetos de Aliens pra salvar o outro (é lógico que cancelaram o RPG que não tinha dado problemas; mas a obsidian levou isso de boa pois a SEGA encomendou um outro projeto na mesma época que foi Alpha Protocol e foi bem lucrativo pra ambas!).
Mas o que a Timegate recebeu?
Uns rascunhos de cenário, um ou outro shader pronto e um modelo de Alien feito na engine de Borderlands que eles não poderiam aproveitar...(nem história pro jogo tinha!)
E ainda teriam que aturar o que SEGA e Gearbox concordassem que eles fizessem!
Foi algo feito do zero e num processo longo e tedioso...
Aliás sobre a história foi reescrita várias e várias vezes!, até com meses pro jogo sair tiveram a ideia genial de chamar Michael Bien e...fazerem o que fizeram!?, com direito ao ator por o dedo na ferida do processo...
É o desenvolvimento foi andando com coisas como os executivos da SEGA insistindo com um faça o jogo mais Call of Duty!, ponha mais inimigos humanos e menos Aliens enquanto Timegate e Gearbox eram contras!
Enquanto em teoria a Timegate tinha por contrato só "fazer o esqueleto" do jogo!, mas a Gearbox pedia mais e mais coisas o que fazia eles terem cada vez mais vontade de pular fora dessa encrenca...
E nessa época a Gearbox ainda tava finalizando Borderlands 2 e Duke Nukem Forever então foco na tarefa não foi o forte deles...
O que nos leva as E3 2011 e 2012...
Em 2011 tinham apresentado uma demo que tinha na melhor das palavras sido ignorada pela imprensa e público...
Então Randy pediu que apresentassem algo que fosse o mais bonito e mais polido possível pra E3 de 2012!
Já é pratica velha da industria por trailers que apresentam o conceito e são belos!, mas o produto final não é tão belo!
Mas o que foi feito aqui foi por coisas que não estariam no jogo e nem nos consoles pra impressionar os jornalistas!
E graças à isso (é um processo que vai ser falado depois...) nasceu o termo isso é pré alpha isso não é o que vai encontrar na versão final nos trailers de hoje em dia!
Aliás foi em 2012 que a Gearbox finalizou o que interessava = Borderlands 2 é recebeu o jogo de volta da Timegate é...
O que receberam não era nada do que esperavam e tiveram que recomeçar do zero! por dois motivos!
O que já tá ficando famoso na industria o processo de mister Crunch!, pegou todo mundo na empresa é os colocou com esse prazo curto pra fazer um game do zero!
Com todos na empresa desejando que isso acabasse logo e fosse embora!
E ainda tinha o boato que a SEGA tava pronta pra reincidir o contrato a qualquer momento!
Acabou dando no jogo que conhecemos!
Mas esperem que ainda tem mais!!!
É aí que começa os processos!
Povo Vs SEGA/Gerabox, Gearbox Vs SEGA e SEGA Vs Gearbox!
No Povo Vs SEGA/Gearbox dois jovens da Califórnia processaram a processaram a SEGA por mentir na publicidade e colocaram como principal evidência..., Randy falando na E3 2012 que o trailer era gameplay in engine e que a versão final seria próximo daquilo e bom todos temos olhos pra falar sobre isso...
Resultado a SEGA teve que desembolsar U$$ 1, 2 milhões de dólares num acordo em que só ela pagou!, pois a Gearbox pulou fora dessa com a desculpa que ela era a contratada e que a publicidade era do contratante! e quando a SEGA foi questionar sobre o que houve na E3?, a Gearbox se "defendeu" dizendo que era normal o Randy exagerar no que falava e que já tinha feito o mesmo com Borderlands 2 que a diretoria o desautorizou a falar sobre certas coisas, mas ele mesmo assim falou sobre coisas que não tinham nos games ou exagerou outras...
Mesmo com tudo isso o game vendeu 1,3 milhão de cópias o que encorajou a SEGA a fazer Alien Isolation (que é um ótimo jogo)
Só que SEGA e Gearbox entraram na justiça quanto aos custos do jogo!, a Gearbox gastou 15 milhões de dólares no projeto e queria a grana de volta da SEGA!
Mas a SEGA alegou uma fila de quebras no contrato!, uso do dinheiro deles em outros projetos! e produto final quebrado e longe do objetivo!
O que lhe garantiu a vitória na corte é o mico dos custos dos processos de custos e do jogo ficou com a Gearbox (ela não saiu impune como muita gente pensava!)
E como ficaram os envolvidos?
Randy sumiu e não fala publicamente sobre nada...
Gearbox tá de novo apostando sua sobrevivência em Borderlands...(com o 3 agora)
SEGA se recuperou de uma maré de azar e vai bem obrigado!
Já Timegate faliu em 2013...
Não tinha nenhum grande sucesso!, o Yakuza de PS 2 não foi bem, Sonic 2006 todos sabemos o que foi...
E eles resolvem que era um ótimo negócio aquirir os direitos de um franquia (que tirando um certo confronto...cof,cof, AvP não tinha um filme há quase 10 anos!) e compram os direitos de Aliens que por contrato teriam que fazer dois games é a decisão da SEGA foi um RPG e um jogo de tiro é terceirizar a produção com estúdios americanos! (eles anunciaram isso já no anuncio da compras coisa que o normal é só falar quando se tem algo pronto..., mas estavam orgulhosos...)
Bom Aliens Colonial Marines o de tiro foi decidido que seria da Gearbox (que na época estava ocupada terminando Duke Nuken Forever e Borderlands).
Na época a Gearbox tava crescendo! e saindo de uma "companhia finalizadora" de games pra fazer seus próprios games!
E nesse clima saiu a primeira má decisão de muitas má decisões...
A Gearbox já bem ocupada com a 2K e com seus próprios problemas com um certo cara (Duke Nukem), resolveu mesmo assim topar o contrato!
Mas fez a primeira de várias mentiras pra Sega!
Em certo ponto do projeto eles tomaram a decisão de tirar pessoas do projeto do Colonial Marines e passar o pessoal pra finalizar Borderlands sem avisar a SEGA!
E como diz o ditado! (americano): não se pode mentir pra um grande mentiroso! (a tradução literal seria
A SEGA descobriu isso e pós o projeto na geladeira! (leia-se pediu pra parar o projeto e reavaliar se valia a pena ou não!, geralmente nessa etapa muita coisa foi morta no meio corporativo em geral, então é justo o que o vídeo pós de considerarem quase morto...)
E todos pensavam na época que seria o prego no caixão do projeto!
Mas os detalhes da época são escassos mas... a SEGA com o sucesso de Borderlands, decidiu que valia a pena voltar com o projeto!
Mas a Gearbox por decisão do seu diretor Randy Pithford (guarde esse nome pois vai voltar muito nesse texto...) tinha outros planos!
Com o sucesso de Borderlands a 2k foi muito mais esperta e de imediato pediu que se inicia-se os trabalhos da continuação!
E Randy colocou toda a mão de obra da companhia nesse projeto!
E quanto a Aliens?
Bom a companhia tava no F...mode pro jogo!, mas tinha um contrato!
Então eles conseguiram chegar a um acordo com a SEGA!, que ficaria contente com o dos criadores de Borderlands na capa e passariam o game pra outra companhia!
Mas a Gearbox tomaria as decisões criativas!
E nisso entra o terceirizado do terceirizado! Timegate
Uma companhia com um game pra PC (e consoles) que muitas companhias vendedoras de placa de vídeo imitaram a arte de section 8 nas suas caixas...
Essa decisão aconteceu em 2009 é a SEGA não ia bem das pernas, sem ainda emplacar um grande sucesso!, então nesse contexto a diretoria da SEGA teria que reduzir custos e cancelar um dos projetos de Aliens pra salvar o outro (é lógico que cancelaram o RPG que não tinha dado problemas; mas a obsidian levou isso de boa pois a SEGA encomendou um outro projeto na mesma época que foi Alpha Protocol e foi bem lucrativo pra ambas!).
Mas o que a Timegate recebeu?
Uns rascunhos de cenário, um ou outro shader pronto e um modelo de Alien feito na engine de Borderlands que eles não poderiam aproveitar...(nem história pro jogo tinha!)
E ainda teriam que aturar o que SEGA e Gearbox concordassem que eles fizessem!
Foi algo feito do zero e num processo longo e tedioso...
Aliás sobre a história foi reescrita várias e várias vezes!, até com meses pro jogo sair tiveram a ideia genial de chamar Michael Bien e...fazerem o que fizeram!?, com direito ao ator por o dedo na ferida do processo...
É o desenvolvimento foi andando com coisas como os executivos da SEGA insistindo com um faça o jogo mais Call of Duty!, ponha mais inimigos humanos e menos Aliens enquanto Timegate e Gearbox eram contras!
Enquanto em teoria a Timegate tinha por contrato só "fazer o esqueleto" do jogo!, mas a Gearbox pedia mais e mais coisas o que fazia eles terem cada vez mais vontade de pular fora dessa encrenca...
E nessa época a Gearbox ainda tava finalizando Borderlands 2 e Duke Nukem Forever então foco na tarefa não foi o forte deles...
O que nos leva as E3 2011 e 2012...
Em 2011 tinham apresentado uma demo que tinha na melhor das palavras sido ignorada pela imprensa e público...
Então Randy pediu que apresentassem algo que fosse o mais bonito e mais polido possível pra E3 de 2012!
Já é pratica velha da industria por trailers que apresentam o conceito e são belos!, mas o produto final não é tão belo!
Mas o que foi feito aqui foi por coisas que não estariam no jogo e nem nos consoles pra impressionar os jornalistas!
E graças à isso (é um processo que vai ser falado depois...) nasceu o termo isso é pré alpha isso não é o que vai encontrar na versão final nos trailers de hoje em dia!
Aliás foi em 2012 que a Gearbox finalizou o que interessava = Borderlands 2 é recebeu o jogo de volta da Timegate é...
O que receberam não era nada do que esperavam e tiveram que recomeçar do zero! por dois motivos!
- Gearbox e SEGA concordavam que o que foi recebido nem era perto da "visão" deles do jogo!
- Por algum motivo desconhecido a Engine da Timegate não funcionava nem com reza no Playstation 3!
O que já tá ficando famoso na industria o processo de mister Crunch!, pegou todo mundo na empresa é os colocou com esse prazo curto pra fazer um game do zero!
Com todos na empresa desejando que isso acabasse logo e fosse embora!
E ainda tinha o boato que a SEGA tava pronta pra reincidir o contrato a qualquer momento!
Acabou dando no jogo que conhecemos!
Mas esperem que ainda tem mais!!!
É aí que começa os processos!
Povo Vs SEGA/Gerabox, Gearbox Vs SEGA e SEGA Vs Gearbox!
No Povo Vs SEGA/Gearbox dois jovens da Califórnia processaram a processaram a SEGA por mentir na publicidade e colocaram como principal evidência..., Randy falando na E3 2012 que o trailer era gameplay in engine e que a versão final seria próximo daquilo e bom todos temos olhos pra falar sobre isso...
Resultado a SEGA teve que desembolsar U$$ 1, 2 milhões de dólares num acordo em que só ela pagou!, pois a Gearbox pulou fora dessa com a desculpa que ela era a contratada e que a publicidade era do contratante! e quando a SEGA foi questionar sobre o que houve na E3?, a Gearbox se "defendeu" dizendo que era normal o Randy exagerar no que falava e que já tinha feito o mesmo com Borderlands 2 que a diretoria o desautorizou a falar sobre certas coisas, mas ele mesmo assim falou sobre coisas que não tinham nos games ou exagerou outras...
Mesmo com tudo isso o game vendeu 1,3 milhão de cópias o que encorajou a SEGA a fazer Alien Isolation (que é um ótimo jogo)
Só que SEGA e Gearbox entraram na justiça quanto aos custos do jogo!, a Gearbox gastou 15 milhões de dólares no projeto e queria a grana de volta da SEGA!
Mas a SEGA alegou uma fila de quebras no contrato!, uso do dinheiro deles em outros projetos! e produto final quebrado e longe do objetivo!
O que lhe garantiu a vitória na corte é o mico dos custos dos processos de custos e do jogo ficou com a Gearbox (ela não saiu impune como muita gente pensava!)
E como ficaram os envolvidos?
Randy sumiu e não fala publicamente sobre nada...
Gearbox tá de novo apostando sua sobrevivência em Borderlands...(com o 3 agora)
SEGA se recuperou de uma maré de azar e vai bem obrigado!
Já Timegate faliu em 2013...