O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Xbox Original e seus jogos exclusivos uma perspectiva técnico-visual (+ Enquete)

Xbox foi bem explorado ?

  • Sim, fiquei satisfeito são mais de 150 exclusivos, alguns multis parecem exclusivos de tão melhores

    Votes: 26 83,9%
  • Não, o PS2 segurou muito o xbox, a maioria dos jogos são tipo PS2 e se destoa muito dos exclusivos

    Votes: 5 16,1%

  • Total voters
    31

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
eu gostei como alguns devs driblou a diferença entre os consoles na medida do possível na hora de fazerem os trade offs, no jogo abaixo não chega a ser normal map





outros exemplo podem ser visto as 12:02 no video do ps2 e aos 11:58 da versão xbox, 41:27 e 38:25, 58:02 e 54:45. Enfim toda um diferença que deveria ser grande e é aos 28:30 no ps2 e 25:52 no xbox mas que foi bem driblada.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Provavelmente vc jogou depois de inúmeros updates. A versão que saiu era triste.
Não concordo. Eu comprei no lançamento e o jogo foi um salto.

Nem precisa ser o GT5, quando saiu o Prolongue em 2008 não tinha nada que chegasse perto dele.

Como falei, compara a pista de londres do GT 5 Prolongue com o Project Ghotham Racing 4.


Vc pode até falar que o PGR4 é melhor em termos de "jogo" que o GT5 Prolongue mas não é melhor nos demais aspectos.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Não concordo. Eu comprei no lançamento e o jogo foi um salto.

Nem precisa ser o GT5, quando saiu o Prolongue em 2008 não tinha nada que chegasse perto dele.

Como falei, compara a pista de londres do GT 5 Prolongue com o Project Ghotham Racing 4.


Vc pode até falar que o PGR4 é melhor em termos de "jogo" que o GT5 Prolongue mas não é melhor nos demais aspectos.
exato alias ate hoje GT5 Prologue e lindo
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Eu quero dizer que os videogames tinham uma arquitetura completamente diferente de um para o outro.

PS2 tinham coisas que eram melhores e o Xbox também.

O segredo do PS2 que vc tinha que fazer tudo do zero, mas o hardware permitia coisas incríveis. O Xbox era um PC moderno em uma caixa de console, e tinham bibliotecas de PC (DirectX) que permitia efeitos gráficos que estava se tornando padrão nos PCs.

Xbox é uma maquina mais "moderna" no que consideramos moderno nos dias de hoje(como a memoria unificada), e o PS2 é uma maquina de uma outra epoca. Ele foi primeiramente projetado para tirar proveito das particularidades da TV de tubo, diferente do Dreamcast e Xbox que o DNA são os monitores de PC.

Por isso que temos bastante jogos em progressive scan no Dreamcast e no Xbox, porque o hardware foi desenvolvido para isso. O PS2 tem tecnicas como o Field Rendering que tira proveito da TV de tubo para permitir uma melhor performance.


Xbox tem bastante jogos em 60fps mas acredito que o PS2 tem uma quantidade maior. E em contra partida o Xbox tem jogos em maior resolução que o PS2.

Cada um adotou uma abordagem diferente, mas no final arquitetura do xbox virou padrão na indústria com o PS4 e agora com o PS5.

Mas isso não tira o mérito que tivemos jogos realmente impressionantes no PS2 que usavam toda a capacidade do console e produzia gráficos incríveis.

E até nos jogos a gente via uma diferença em abordagem, no PS2 era movido mais na direção de arte com rostos muito bem modelados e animados enquanto no Xbox os desenvolvedores tinham uma abordagem mais estilo PC e tínhamos rostos mal feitos em jogos tecnicamente impressionantes com shaders.
Nao e só questão de arquitetura
Xbox tem o dobro da ram e ainda tem um HD para uso de swap
Tem uma gpu muito a frente do tempo com suporte a shaders via hardware sem contar T&L que o ps2 para criar precisa recorrer às unidades vetoriais do EE o que tira desempenho

Ps2 tem mais jogos em 60fps pelo fato de não ter gráficos tão complexos então os devs partiam para o desempenho....

Algo que o ps2 é melhor e na velocidade de sua RAM afinal usa padrão rambus e o Xbox DDR porém isso não anula as deficiências de hardware....
 
Ultima Edição:

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Vc se impressionava fácil então, porque eu não fiquei surpreso, achei bem decepcionante, assim como o PS3 no geral.
Kkkk impressiona fácil? Não existia nada foto realista em em 2008 como gt 5 prologue.... Nem no Xbox 360 nem no PC.... O foto realismo foi chegar no concorrente em forza motorsport 3 então provavelmente você dizendo isso não viu nem Gt5P nem Gt5 no lançamento....
 


BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Esse conhece kkkkkkk

Não viaja meu. Se é para odiar o GT, conheça os fatos antes de odiar kkkk
Começo a achar que o zoeira o cara me dizer que é Gt4 em HD, física gráficos detalhes tudo muito superior...
Chega a até ser doentio querer debater algo assim kkk
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Começo a achar que o zoeira o cara me dizer que é Gt4 em HD, física gráficos detalhes tudo muito superior...
Chega a até ser doentio querer debater algo assim kkk
Concordo. Existem coisas que podemos ter opiniões diferentes e tal, mas falar que o GT5 Prolongue é igual o GT4 mas em HD, é bizarro.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Concordo. Existem coisas que podemos ter opiniões diferentes e tal, mas falar que o GT5 Prolongue é igual o GT4 mas em HD, é bizarro.
Exato o cara falar não curto o jogo beleza... Agora dizer que é igual gt4 mas em HD claramente o cara não jogou ou não entende o que jogou ou tá de zoeira mesmo kakkakaka
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Ridge Racer 7

942761-ridge-racer-7-playstation-3-screenshot-seacrest-district.png



NFS Pro Street

288239968.jpg



Grid

gridpic.jpg


Project Gotham Racing 4

image_project_gotham_racing_4-6246-1163_0002.jpg


Aliás, houve uma polêmica na época de que o marketing da Sony usou uma imagem de PGR3 para falar de Gran Turismo.

Eu acho que vc não jogou o GT Prolongue para comparar com esses jogos.


Não há nada de errado vc achar esses jogos mais divertidos que o GT 5 Prolongue, mas falar que eles tem uma modelagem de carros melhor que o GT é um absurdo.

Ridge Racer 7 é lindo em 1080p e 60fps, mas a modelagem dos carros é bem simplista, está a 200 patamares abaixo do GT.
 

RetroRGB

Habitué da casa
Mensagens
340
Reações
410
Pontos
78
Cara, eu vi na época e não achei impressionante, inclusive eu já jogava em PCs, ir para o PS3 era downgrade.

A modelagem pode até ser inferior, mas não é tão discrepante assim. Além do mais, vc só nota isso nos menus, porque ingame não é a mesma coisa.

Eu tive GT5, mas não gostei, passei pra frente e olha que tinha curtido bastante o 4, aquilo sim era impressionante na época.
Qual jogo de PC da época que tinha melhor modelagem de veículos?

E vc falar que a modelagem in-game do Ridge Racer 7 com o GT5 Prolongue é igual doe até o meu coraçãozinho hehehhehe


Esse assunto não vou nem continuar, porque ficou claro que para vc todos os jogos de corrida são iguais.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.311
Reações
2.174
Pontos
453
Hoje eu tenho o Xbox Classico, comprei a uns 4 anos atrás........ queria ter ele na época, mas o preço dele me espantou, então fui de Play2 mesmo.
Mas um amigo tinha, e as vezes trocávamos os aparelhos por um fim de semana, eu queria jogar Halo e ele queria GTA que na época ainda não tinha versão Xbox.
.
Nessas vezes que troquei com ele, foram suficientes para perceber o poder da maquina, até os Multis eram bem melhores na maioria das vezes.
Um exemplo é o Ty the Tazmanian Tiger, que lançou uma trilogia em ambos os consoles, mas no Xbox parece um outro jogo, não consegui jogar no Play2.
.
O dobro da Resolução, Framerate muito melhor...... valeu apena não jogar esses jogos na época, pois agora já vou na melhor versão.
 

BolsetaRosa

Veterano
Mensagens
493
Reações
699
Pontos
108
Leia o que eu escrevi, não disse que tinha modelagem melhor, disse que GT5 não estava a frente dos demais, a diferença não era discrepante assim para se impressionar. Se tivesse jogado vários jogos de corrida ao longo dos anos, também acharia a mesma coisa.

Nem todo mundo tem a mesma percepção, vc se impressionou fácil, eu não e segue o baile. Em momento algum eu disse que esses jogos eram melhores, apenas que GT5 não era algo de outro mundo. Do que tinha de carro bem modelo, só os carros premium, os standards eram nível PS2. E todo o resto do jogo também era um PS2 HD. Até hoje a Polyphony Digital só sabe fazer carro, que destoa bastante do ambiente em que estão inseridos, parece até fake.
E o que to dizendo o jogo parece um port de ps2 co maior resolução nada impressionante
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Ridge Racer 7

942761-ridge-racer-7-playstation-3-screenshot-seacrest-district.png



NFS Pro Street

288239968.jpg



Grid

gridpic.jpg


Project Gotham Racing 4

image_project_gotham_racing_4-6246-1163_0002.jpg


Aliás, houve uma polêmica na época de que o marketing da Sony usou uma imagem de PGR3 para falar de Gran Turismo.

OK agora coloque sua uma imagem em do Gt5P precisa ser nem do GT 5 final....
Mas cara kkkk se não gosta da franquia a mais fácil assumir...
Vei onde que RR7 Grid e PGR 4 tem mais foto realismo e carros mais bem modelados que GT5 onde me mostra kkk

Pior de tudo foi tu por nfs pro street... Jogo feito ainda na antiga EAGL que roda porcamente até em PC de hoje pela má otimização da engine... Eu curti pro street mas ele já era defasado quando saiu o que fez a EA contratar outro Studio e fazer em 2009 o shift que esse sim rivaliza com GT5 e forza motorsport 3 na questão gráficos

Feio essa sua resposta hein
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
Leia o que eu escrevi, não disse que tinha modelagem melhor, disse que GT5 não estava a frente dos demais, a diferença não era discrepante assim para se impressionar. Se tivesse jogado vários jogos de corrida ao longo dos anos, também acharia a mesma coisa.

Nem todo mundo tem a mesma percepção, vc se impressionou fácil, eu não e segue o baile. Em momento algum eu disse que esses jogos eram melhores, apenas que GT5 não era algo de outro mundo. Do que tinha de carro bem modelo, só os carros premium, os standards eram nível PS2. E todo o resto do jogo também era um PS2 HD. Até hoje a Polyphony Digital só sabe fazer carro, que destoa bastante do ambiente em que estão inseridos, parece até fake.
Então na boa você tá mau das vistas a muito tempo... E simples compare qualquer pista que tem em GT4 e GT5... Cara e tudo absurdamente superior não é só a resolução não....
Iluminação sombras partículas texturas tudo é incrivelmente mais detalhado e mais bonito... O sistema de reflexão dos carros na época junto do ambiente era o mais avançado já visto em um jogo... Dizer que GT5 não estava acima dos demais?? Ann embora grid seja um excelente jogo.. Como o pessoal dizia você olha apra grid e ele tem cara de vídeo game mesmo... Gt5 já passava um ar de realidade... Claro o forte de grid e o sistema de destruição dos carros graças a ego engine... Rr7 jogo bonito mas longe muito longe de GT5 pro street kkkk nem vale a pena comentar
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Hoje eu tenho o Xbox Classico, comprei a uns 4 anos atrás........ queria ter ele na época, mas o preço dele me espantou, então fui de Play2 mesmo.
Mas um amigo tinha, e as vezes trocávamos os aparelhos por um fim de semana, eu queria jogar Halo e ele queria GTA que na época ainda não tinha versão Xbox.
.
Nessas vezes que troquei com ele, foram suficientes para perceber o poder da maquina, até os Multis eram bem melhores na maioria das vezes.

O dobro da Resolução, Framerate muito melhor...... valeu apena não jogar esses jogos na época, pois agora já vou na melhor versão.
analisando hoje, o xbox original com mais de 1000 jogos, sendo mais de 150 exclusivos e as melhorias, sem dúvidas vale a pena ter ele como console principal para retrogames, eu optei recentemente pelo ps2 pois roda o play 1 e tal mas ainda vou pegar um xbox clássico, é um baita videogamão, um senhor videogame, eu passei a sexta gen inteira com dreamcast por puro fanboysmo, depois 2005 peguei ps2 pois havia platinado todo o dreamcast, o joguei no xbox original até killer instinct 1 e 2 do arcade, joguei MK shaolin, ninja gaiden etc mas como não era meu não deu para zerar o ninja gaiden apesar de frente a frente eu ver o game, até o PES do console era melhor as sombras eram pretas não eram cinza é difícil explicar a paleta de cores dos jogos são diferentes, fora a textura melhor e iluminação, a pior parte é que era assim em quase tudo quanto é jogo kkkk realmente o flop desse console precisa ser estudado cientificamente por acadêmicos. Pelo meu conhecimento o que matou o console foi seu estigma de PC e a exclusividade de final fantasy e gta que só chegou na plataforma em 2004.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
analisando hoje, o xbox original com mais de 1000 jogos, sendo mais de 150 exclusivos e as melhorias, sem dúvidas vale a pena ter ele como console principal para retrogames, eu optei recentemente pelo ps2 pois roda o play 1 e tal mas ainda vou pegar um xbox clássico, é um baita videogamão, um senhor videogame, eu passei a sexta gen inteira com dreamcast por puro fanboysmo, depois 2005 peguei ps2 pois havia platinado todo o dreamcast, o joguei no xbox original até killer instinct 1 e 2 do arcade, joguei MK shaolin, ninja gaiden etc mas como não era meu não deu para zerar o ninja gaiden apesar de frente a frente eu ver o game, até o PES do console era melhor as sombras eram pretas não eram cinza é difícil explicar a paleta de cores dos jogos são diferentes, fora a textura melhor e iluminação, a pior parte é que era assim em quase tudo quanto é jogo kkkk realmente o flop desse console precisa ser estudado cientificamente por acadêmicos. Pelo meu conhecimento o que matou o console foi seu estigma de PC e a exclusividade de final fantasy e gta que só chegou na plataforma em 2004.
Mas o Xbox pode ter sido flop aqui e no Japão obviamente nos Estados Unidos e Europa não...
Basta ver o que foi halo e o lançamento na época de halo 2 nenhum console flopado ia ter a repercussão que esses jogos tiveram nele.... Ele apenas concorreu com o titã ps2 e console nenhum nenhum venceria o ps2... Dinheiro da Microsoft não faltou

Gta vice City e 3 tem suas melhores versões até hoje no Xbox tanto que os mods de PC para esses jogos usam os assets da versão que a rockstar Viena fez para o Xbox...
Já gta San Andreas saiu um ano depois junto com o de PC em 2005, 2004 foi quando o jogo foi lançado com a exclusividade temporária no ps2
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Eu tive um XBOX 1 e foi inesquecível, o console era extremamente robusto e tinha gráficos absurdos.

Lembro que tinha um PS2 e troquei por ele e alguns jogos me marcaram muito e hoje posso jogar no emulador de PC os que deixei passar.

Forza Motorsport 1 (Fiz 100%)
Splinter Cell Chaos Teory (a diferença é colossal)
Conker
Fable
DOOM 3 (coisa linda)
Rallisport Challenge 2
Counter Strike
Far Cry Instincts
Halo 2
House of the dead 3
Ninja Gaiden Black

Porém o PS2 cresceu muito, trouxe uma biblioteca diversificado ao extremo e que não era lançado no Xbox (por exemplo, DBZ Budokai 3), então vendi ele e peguei um PS2 Slim.

Mas é um console que tenho muito carinho e extremamente potente. :kluv

DOOM3 no XBOXOG foi o jogo que me fez ter certeza que dali em diante eu não precisaria ter um console e um PC ao mesmo tempo.

Dada as diferenças óbvias, era o mesmo jogo. Não devia em nada a experiência do PC.
 

BrunobrsliveX

Veterano
Mensagens
358
Reações
499
Pontos
138
ok, difícil conversar com fanboy que não admite que falem mal do joguinho dele. Se tu acha o jogo impressionante, bom pra você, não vai mudar a minha perspectiva.
eu sou fanboy??? eu adoro todos os jogos que você citou principalmente o GRID e o Pro Street porem nenhum deles chega nem perto dos graficos do GT5, mas assim posta videos ai de alta qualidade de ambos os jogos rodando e ai o pessoal vai ver se eu to sendo fanboy ou realista
 

BolsetaRosa

Veterano
Mensagens
493
Reações
699
Pontos
108
DOOM3 no XBOXOG foi o jogo que me fez ter certeza que dali em diante eu não precisaria ter um console e um PC ao mesmo tempo.

Dada as diferenças óbvias, era o mesmo jogo. Não devia em nada a experiência do PC.
Não sei pq mas pra mim o Xbox clássico pra mim foi como dreamcast. Um console foda, com jogos fodas e muita versatilidade. Hj em dia emulador pra galera e vírgula… mas no Xbox one poder emular árcades relativamente decente como cps e neogeo foi escolha final
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Não sei pq mas pra mim o Xbox clássico pra mim foi como dreamcast. Um console foda, com jogos fodas e muita versatilidade. Hj em dia emulador pra galera e vírgula… mas no Xbox one poder emular árcades relativamente decente como cps e neogeo foi escolha final

Uma máquina muito foda. Com uns conceitos legais como você colocar a sua OST no seu jogo e talz...tenho 2 desses.

Só o joystick que eu não gostava. Eu usava um adaptador pra usar meu dualshock no xbox.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.311
Reações
2.174
Pontos
453
Lá em 2002 quando meu colega comprou o Xbox, os 2 primeiros jogos Multi que joguei nele foram o Silent Hill 2 e o Max Payne 1.
Eu já tinha ambos os jogos no meu Play2, mas fiquei espantado quando eu ví a qualidade da versão Xbox Classico.
.
Logo no início do Silent Hill 2 quando se entra no banheiro, já dá pra notar maior resolução, texturas nas paredes com qualidade superior e o anti-aliasing.
Versão Play2 é super serrilhado, nem sei se tem anti-aliasing........ disseram que o efeito de neblina é inferior no Xbox, mas não notei tanta diferença assim.
.
Já o Max Payne no Xbox é quase outro jogo, dobro da resolução, texturas MUITO melhores e o mais importante o framerate que é extremamente suave.
Fiquei com vergonha do Play2, console apenas 1 ano mais antigo e mal conseguia converter game de PC da época, e acabou sendo assim a geração toda. :(
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.048
Reações
73.816
Pontos
1.684
Na época trabalhava em uma loja de games e consegui ter o ps2 e o xbox.
O ps2 era de lei ter na época, afinal foi o console q tinha mais exclusivos e q saia jogo a rodo.
Agora o xbox classico pegue inicialmente para jogar ninja gaiden, forza, panzer dragoon, star wars kotor, doom 3, farcry...e ainda tinha o extra q, como ele usava os mesmo arquivos dos jogos do pc, bastava trocar o arquivo txt das legendas original pelo traduzido do pc (no caso, copiava o jogo para o hd do xbox e substituia o arquvo pelo servidor fps pelo cabo de rede)...nisso consegui jogar os 3 gtas e doom 3 traduzido pelo xbox na época.
Ah e fora q, o xbox classico era um put* maquinão para quem queria usar para emulador e roms (fiquei de cara na época a fluidez q ele rodava mario 64 e mario kart).
 
Ultima Edição:

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.791
Reações
80.184
Pontos
1.839
Lá em 2002 quando meu colega comprou o Xbox, os 2 primeiros jogos Multi que joguei nele foram o Silent Hill 2 e o Max Payne 1.
Eu já tinha ambos os jogos no meu Play2, mas fiquei espantado quando eu ví a qualidade da versão Xbox Classico.
.
Logo no início do Silent Hill 2 quando se entra no banheiro, já dá pra notar maior resolução, texturas nas paredes com qualidade superior e o anti-aliasing.
Versão Play2 é super serrilhado, nem sei se tem anti-aliasing........ disseram que o efeito de neblina é inferior no Xbox, mas não notei tanta diferença assim.
.
Já o Max Payne no Xbox é quase outro jogo, dobro da resolução, texturas MUITO melhores e o mais importante o framerate que é extremamente suave.
Fiquei com vergonha do Play2, console apenas 1 ano mais antigo e mal conseguia converter game de PC da época, e acabou sendo assim a geração toda. :(

Max Payne do XBOG é parelho com PC. Max Payne do PS2 até os controles são esquisitos.
 

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.321
Reações
2.102
Pontos
1.053
Spikeout


Alguém tem ou jogou?
Creio que foi o único exclusivo Sega que não tive/joguei da caixa verde gorda.
 

Anexos

  • Spikeout_Battle_Street.jpg
    Spikeout_Battle_Street.jpg
    50,2 KB · Visualizações: 1

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.873
Reações
12.949
Pontos
703
Na época trabalhava em uma loja de games e consegui ter o ps2 e o xbox.
O ps2 era de lei ter na época, afinal foi o console q tinha mais exclusivos e q saia jogo a rodo.
Agora o xbox classico pegue inicialmente para jogar ninja gaiden, forza, panzer dragoon, star wars kotor, doom 3, farcry...e ainda tinha o extra q, como ele usava os mesmo arquivos dos jogos do pc, bastava trocar o arquivo txt das legendas original pelo traduzido do pc (no caso, copiava o jogo para o hd do xbox e substituia o arquvo pelo servidor fps pelo cabo de rede)...nisso consegui jogar os 3 gtas e doom 3 traduzido pelo xbox na época.
Ah e fora q, o xbox classico era um put* maquinão para quem queria usar para emulador e roms (fiquei de cara na época a fluidez q ele rodava mario 64 e mario kart).
dá pra fazer esta tradução pra todos os jogos do xbox que tem uma tradução no PC? o problema pra mim que não mancho muito ,só o basicão de ter a manha de passar os jogos de xbox via rede e portanto pelo programa eu tenho acesso as pastas dos jogos ...o problema é que as traduções pros mesmos jogos no PC vem em arquivos executáveis ,fora que reparei que mesmos as pastas dos jogos tem diferenças

tinha um site BR muito famoso de roms de xbox OG que infelizmente acabou que disponibilizava as traduções prontas ... Need underground 2 pra PC por exemplo tem uma tradução mas não tinha como aplicar esta mesma tradução pra versão xbox ,ou tem?
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.229
Reações
4.605
Pontos
453
DOOM3 no XBOXOG foi o jogo que me fez ter certeza que dali em diante eu não precisaria ter um console e um PC ao mesmo tempo.

Dada as diferenças óbvias, era o mesmo jogo. Não devia em nada a experiência do PC.
XBOX foi definitivamente o console mais poderoso de todos os tempos. Em segundo eu colocaria o Neo Geo, que não tinha nada de tecnologia nova (ou nenhuma inovação), mas tudo nele era overclockeado, além de como o hardware funcionava para processar os gráficos. Eram lidos diretamente da ROM (sem precisar copiar tiles pra V-RAM), só apontava o registrador da VDP pra ROM e trocava instantaneamente qualquer tile, sem precisar de nenhum tipo de transferência.

XBOX tinha um processador monstro, além de uma GPU, que também era outro monstro ainda maior, acima de qualquer outra GPU da época no mercado (incluindo os PCs). Nvidia NV2 que era baseada na Nvidia 3, mas com mais recursos e maior capacidade computacional.

86B03A70-7C35-4A18-95FA-3D824597506D.jpeg

Era definitivamente um monstro. 21.8 milhões de polígonos por segundo, com iluminação e mapeados com texturas de 512x512 pixels (de 32 bits) e shaders programáveis avançados (23 operações diferentes de shaders), 4 camadas de texturas por passada, compressão de texturas de 6:1 (S3TC), fog, blending, z-buffer (com compressão de pixels pra maior bandwidth), vindos de um fillrate de 700 megapixels por segundo (ou 233MHz x 4 pipelines das TMUs = 932 megapixels brutos) e normal mappinp (mais pesado e avançado que bump mapping, por ser 24 bits contra 8), 5 filtradas deflicker (contra 3 dos outros consoles), cores em 32 bits (True Color com transparência), sendo o único console da época com essa profundidade de cores, imagina em 720p… coisa só absurda.



Sabe por quê alguns jogos só rodam em 720p com o mod de 128MB? Porque o frame-buffer fica GIGANTE.

O frame-buffer em 720p com 32 bits de cores ocupa 7.37 MB de RAM. 1280x720 (pixels) x 2 (Z-buffer) x 4 bytes (32 bits de cor) = 7.373.800 bytes.

Voltando a GPU. Na verdade o conceito de GPU mudou. Pois a GPU tinha uma FPU incluindo parte da lógica do que antes era feito pela ALU da CPU, ou seja, GPGPU.

O site do Rodrigo Copetti tem uma explicação didática sobre isso:

>>> Graças aos programas de vértice, a GPU agora pode acelerar as transformações do modelos, cálculos de iluminação e geração de coordenadas de textura (T&L). Este último é essencial para compor superfícies de ordem superior (qualquer superfície geométrica, renderização de cenários, partículas, objetos e curvas geométricas). Com isso, a CPU pode se concentrar em fornecer melhor física, IA e gerenciamento de cena.

No caso de sombreadores de pixel, os programadores podem manipular e misturar texturas de várias maneiras para obter efeitos diferentes, como multitexturização, mapeamento especular, mapeamento de relevo, mapeamento de ambiente e assim por diante.

Um novo conceito de programação que surge graças a essa abordagem é a GPU de uso geral ou ‘GPGPU’, que consiste em atribuir tarefas à GPU que seriam realizadas exclusivamente pela CPU. Portanto, não apenas a GPU assumiu a maior parte do pipeline gráfico, mas agora pode atuar como um coprocessador eficiente para cálculos especializados (ou seja, cálculos físicos). Esta é uma nova área que evoluirá à medida que as GPUs se tornarem mais poderosas e flexíveis. No entanto, o NV2A já conseguiu isso graças a uma combinação de recursos de hardware (vertex & pixel shaders) e APIs especializadas desenvolvidas ('programas de estado' do OpenGL).

Tenho a sensação de que os shaders serão revisitados regularmente em artigos futuros. Lembre-se que neste artigo, no entanto, eles podem ser considerados um pouco ‘primitivos’ e algumas pessoas podem argumentar que os pixel shaders nem são ‘shaders’ (comparado ao que as GPUs oferecem hoje em dia). <<<

Em teoria o GameCube levaria vantagem em 2 coisas… no número de camadas de texturas por passada e na resolução das texturas. Onde o GameCube tinha 8 camadas de texturas por passada (8 camadas processadas por 4 TMUs) contra 4 do XBOX (4 camadas processadas por 4 TMUs) e texturas de 1024x1024 contra 512x512 do XBOX. Porém, a GPU tinha uma capacidade aritmética muito alta, sendo capaz de fazer o mesmo número de camadas (ou mais) com 2 ciclos de FPU, sem comprometer o desempenho. Também tinha RAM suficiente (e S3TC) pra usar 4 texturas de 512x512 a fim de formar uma de 1024x1024. Vide o Fur-Shading de Conker, como as camadas de pelos eram volumétricas, (além do normal mapping), e in-game. Star Fox Adventures também fazia de forma volumétrica, mas nas cut-scenes.

Fur Shading:

2229E89A-643D-4248-A73F-CC71B77B0802.png656F5DF1-874B-44F9-88A5-ADE71FEF40AC.png

Geometria:

D109A227-4B13-4E24-AB0E-276F56D27287.pngD47BA248-9EA5-49B0-9E2D-3419535EBC86.png

64MB de DDR SDRAM unificada (UMA) em 200 MHz (dual-channel), efetivando 400 MHz (5.34 GB/s de bandwidth) destinado a GPU, mais 1.06 GB/s do FSB (barramento frontal destinado a CPU). Nem mesmo os 64MB de GDDR3 que colocaram no Wii pra substituir os 16MB de A-RAM são mais rápidos que a RAM do XBOX. Os 64MB do Wii tem 2.7 GB/s de bandwidth, enquanto no XBOX é 6.4 GB/s, totalizados.

O que na verdade seriam 128MB (a Microsoft retirou o segundo socket de 64MB na placa mãe de última hora). Mas essa RAM poderia ser estendida usando parte do HD para armazenar os dados e melhorar o tempo de leitura no DVD. Como no vídeo de DooM rodando em 720p, o frame-buffer não caberia em apenas 64MB, pois não foi programado pra isso, existem códigos, texturas, geometria e parte sonora armazenada lá, assim esse frame-buffer maior é jogado nos 64MB de RAM adicionais. Com optimizações rodaria muito melhor, no código original não se tem como tirar proveito de 128MB.

Sobre o HD, também aumentava a RAM do sistema. O XBOX copiava os dados usados de cada jogo para na unidade como um cache, simplesmente porque é mais rápido que o DVD. Por esse motivo que quando se inicia um jogo diferente do último que você jogou leva mais tempo, um segundo buffer (ou vários) ficam alocados ali e portanto, qualquer troca de telas poderiam ser feitas de forma “instantânea”. GameCube fazia isso em Metroid Prime, com seus 16MB de A-RAM (que também era usada como cache), imagina o XBOX com 750MB reservados pra isso.

XBOX tem o HD separado em 3 partições, uma para músicas e jogos salvos, outra para Dashboard e três com 750 MB para cachê.

Como são as unidades no HD do XBOX:

Alguns HD tinham 8 GB, outros 10 GB. As unidades de 10 GB não permitem que você use mais armazenamento.

Cada HD foi formatado em várias partições. Havia a partição utilizável pelo usuário que sempre foi de aproximadamente 4,7 GB. Essa era a única partição que continha todos os seus jogos salvos, DLC e faixas de música.

Havia também a partição do sistema e três partições de cache separadas.

C: partição do sistema ~300 MB

D: unidade de disco

E: partição do usuário. ~4.700 MB

X: Cache1 ~750 MB

Y: Cache2 ~750 MB

Z: Cache3 ~750 MB

Todas as unidades foram formatadas de maneira semelhante a esta, com os mesmos tamanhos de partição de unidade para as unidades de 8 e 10 GB.

Não importa qual unidade você tenha em seu Xbox original (não modificado), ele tinha apenas 4,7 GB de espaço utilizável pelo usuário.

Dependendo de como o jogo acessa o restante dos arquivos, pode resultar em mais cache cabendo no cache interno do disco rígido, o que pode melhorar os tempos de carregamento.

Mas quem disse que o HD poderia ser usado somente pra buffer do disco? Na verdade você poderia usar a partição reservada para o cachê como RAM virtual, e armazenar tudo nela, podendo ter mais do que 64 MB de RAM. Contanto com 3 partições de 750 MB de cachê no HD, poderiam ser usados como RAM virtual.

Normalmente o dobro da RAM principal seria o suficiente, pois o que vai pra RAM virtual é o que está na RAM principal como arquivos de paginação, depois podem ser resgatados pra RAM principal quando solicitado. Então seriam 64 MB de RAM principal e 64 MB de RAM virtual, totalizando 128 MB. Teoricamente seria viável usar para armazenamento de qualquer tipo de dado, só seria mais lento, cabendo ao dev mover os dados mais leves (como código de animações por exemplo) pra liberar espaço na RAM e usar quando necessário. Fator 5 fez isso na época, em Star Wars do GameCube, enfiando código até encher tudo (numa RAM super lenta pra variar).

Falando da CPU. Bem, a CPU do XBOX é baseada no Pentium III, chamada de Pentium III Copermine em 733 MHz. É do tipo CISC (gasta mais ciclos por instruções), mas tem um chipset de instruções aceleradas que deixam ela extremamente rápida, usando a microarquitetura P6, que contém uma série de melhorias em performance, como:

1) Pipeline de 14 estágios (14 instruções podem ser executadas simultaneamente).

2) Instrução fora de ordem (a CPU reordena a sequência de instruções para aumentar a eficiência e o desempenho).

3) Sempre que houver uma condição que precise ser avaliada (que decidiria se a CPU deve seguir o caminho 'A' ou o caminho 'B'), a CPU seguirá um dos caminhos com base nas execuções anteriores e, em seguida, avaliará a condição. Se a previsão estiver correta, a CPU terá economizado algum tempo, caso contrário, ela reverterá e seguirá o caminho correto.

Segue o benchmark comparando com outros Pentium de clocks maiores:

22B6BD78-352B-41B4-B79E-E1EC9F4640EC.jpeg021C686A-3046-4D66-926D-34EE93C1698E.jpeg7290AEEF-4866-4451-99F5-2A6E0C801797.jpeg6CF36B39-C741-4FC1-A290-2CB938A8F83F.jpeg

:karrepio
 
Ultima Edição:
Topo Fundo