O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Xbox Original e seus jogos exclusivos uma perspectiva técnico-visual (+ Enquete)

Xbox foi bem explorado ?

  • Sim, fiquei satisfeito são mais de 150 exclusivos, alguns multis parecem exclusivos de tão melhores

    Votes: 26 83,9%
  • Não, o PS2 segurou muito o xbox, a maioria dos jogos são tipo PS2 e se destoa muito dos exclusivos

    Votes: 5 16,1%

  • Total voters
    31

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.817
Pontos
854
Curti demais meu xbox classico, além desses vários jogos exclusivos rodava emuladores. Adorava Conker, Ninja Gaiden, Otogi, Rallysport challenge 2, PGR, Doom..... GTA era possível fazer uma rádio própria com sua musicas gravadas no HD. Acho bizarro como o Xbox desandou no One
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.229
Reações
4.605
Pontos
453
Neo Geo e Xbox foram monstros demais.
Exatamente isso. Eram 2 hardwares extremamente eficientes (tecnologia e/ou design). A arquitetura de ambos foi muito bem projetada. No caso do XBOX, além da excelente arquitetura pra usar a RAM unificada (sem desperdiçar ciclos de processamento), ele tinha componentes no hardware a frente de seu tempo.

No Neo Geo, bem… ele tinha componentes já antigos no mercado, mas overclockeados, a arquitetura também tinha coisas em comum até com o Nintendinho, que era outro hardware que processava os gráficos diretamente da ROM (sem precisar copiar as tiles pra V-RAM).

Só que diferente do Neo Geo o Nintendinho era bem fraquinho na PPU, e tinha uma CPU boa (ótima se o clock fosse maior). Caso a CPU tivesse o dobro do clock, visto que já implementava instruções RISC (menos instruções por ciclo) e a PPU fosse a do Master System, o NES seria um dos consoles mais poderosos de todos os tempos, visando sua época.

Neo Geo faz o mesmo procedimento que o NES para gerar as imagens, mas ao contrário de tentar economizar com peças de baixo custo, ela tinha uma VDP parruda, e uma CPU ótima pra época, além do tamanho enorme das ROMs. Eram contextos diferentes, Neo Geo não precisava economizar em nada, pois era Arcade, competia em outro ramo.

Por poucas vezes você viu consoles competindo (ou superando em alguns quesitos) os PCs, tanto em gráficos 2D ou 3D. Desses consoles você pode incluir: XBOX, Neo Geo, Dreamcast, 3DO, PS1 e N64. XBOX e Neo Geo por exemplo, pareciam uma geração a frente, quando comparados a outros hardwares no mercado.

2 jogos impressionantes do XBOX:





2 jogos impressionante do Neo Geo:



 
Ultima Edição:

Rubro Negro

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.359
Reações
13.876
Pontos
1.429
Exatamente isso. Eram 2 hardwares extremamente eficientes (tecnologia e/ou design). A arquitetura de ambos foi muito bem projetada. No caso do XBOX, além da excelente arquitetura pra usar a RAM unificada (sem desperdiçar ciclos de processamento), ele tinha componentes no hardware a frente de seu tempo.

No Neo Geo, bem… ele tinha componentes já antigos no mercado, mas overclockeados, a arquitetura também tinha coisas em comum até com o Nintendinho, que era outro hardware que processava os gráficos diretamente da ROM (sem precisar copiar as tiles pra V-RAM).

Só que diferente do Neo Geo o Nintendinho era bem fraquinho na PPU, e tinha uma CPU boa (ótima se o clock fosse maior). Caso a CPU tivesse o dobro do clock, visto que já implementava instruções RISC (menos instruções por ciclo) e a PPU fosse a do Master System, o NES seria um dos consoles mais poderosos de todos os tempos, visando sua época.

Neo Geo faz o mesmo procedimento que o NES para gerar as imagens, mas ao contrário de tentar economizar com peças de baixo custo, ela tinha uma VDP parruda, e uma CPU ótima pra época, além do tamanho enorme das ROMs. Eram contextos diferentes, Neo Geo não precisava economizar em nada, pois era Arcade, competia em outro ramo.

Por poucas vezes você viu consoles competindo (ou superando em alguns quesitos) os PCs, tanto em gráficos 2D ou 3D. Desses consoles você pode incluir: XBOX, Neo Geo, 3DO, Dreamcast e N64. XBOX e Neo Geo por exemplo, pareciam uma geração a frente, quando comparados a outros hardwares no mercado.

2 jogos impressionantes do XBOX:





2 jogos impressionante do Neo Geo:




Muito obrigado meu amigo pelas explicacoes. E os jogos citados fazem jus a esses 2 montros.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.603
Pontos
453
Xbox rodava jogos que meu PC na época com uma geforce 2 mx440 nao rodava no meu PC. A Gpu dele era equivalente a uma geforce 3ti . Vale aqui citar alguns jogos que eram feitos em engines que só rodava no PC e nele, como Jade Empire e Kotor 2 que usava a Aurora, essa engine para ter uma idéia foi usada pela CDProject RED no primeiro Witcher.





E o Belíssimo exclusivo Fable:
fable-best-xbox-original-game-1024x538.jpg



Sem falar no Rally Sport Challenge 2, Half Life 2 e Morrowind jogos que so foram possíveis portes no Xbox .

Em 2001 ele ja estava entregando gráficos assim com bump mapping e per pixel shading em tudo no cenário.

images (63).jpg images (64).jpg
images (65).jpg






Ter 64mb de memória e HD alem de arquitetura mais robusta era muita vantagem na época na questão técnica.
 
Ultima Edição:

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.229
Reações
4.605
Pontos
453
Na realidade qualquer jogo feito do zero no XBOX parecia uma geração a frente dos outros consoles. Pra algum outro console (GameCube no caso) chegar próximo, tinha que usar o hardware como nunca, vide os Star Wars.

É muita programação de baixo nível e utilizando os recursos ao máximo, até re-escrevendo parte do sistema operacional. Tinha que espremer ao máximo pra fazer algo parecido, em termos de texturas, shaders, geometria, efeitos.

Por exemplo, tinham que usar bump mapping com texturas 32 bits (com transparências), specular (reflexos) e gloss mapping (regulando o brilho dinamicamente em cada polígono), pro efeito ficar similar ao normal mapping.

Pelo fato do normal mapping reagir de forma realista a iluminação, mostrando reflexos e sombras nas superfícies e nos decalques (buracos), onde eles reagem em tempo real a fonte de luz.

Geometricamente, tinham que desligar fontes de luz para aumentar a capacidade poligonal.

Tinham que usar a A-RAM como RAM virtual, a fim de alocar dados e aumentar a capacidade de armazenamento para 40MB.

Texturas tinham que ser de 1024x1024.

Usaram 14 recursos (tudo na verdade) do hardware. Que incluem desde iluminação e sombreamento, texturização, efeitos, shaders, até mesmo dithering.

Resolução era de 480p, XBOX tinha 720p. Nesse caso não tinha como fazer algo a respeito. Mesmo que tivessem suporte a 720p não teriam RAM pro frame-buffer em 720p.

Profundidade de cores era de 24 bits, XBOX tinha 32 bits de cores. Algo que também não tinha como fazer nada a respeito. É o mesmo caso acima, não teriam RAM pro frame-buffer em 32 bits.

É extremamente isso, tem que espremer demais do GameCube pra parecer XBOX. PS2 então… pode esquecer. Isso pra fazer algo que o XBOX fazia facilmente. Pegando Metroid Prime, outro exemplo que espremeu o hardware e comparando a Halo, geometricamente ambos são monstros.

Metroid Prime:

6A4D32E9-22DF-40D6-9064-BEF1F603DA58.jpeg

Halo:

02BAE11B-EEBE-4665-ADC1-97CD04B0BE67.jpeg

Apesar de serem parelhos em geometria, ambos têm seus pontos fortes. Metroid Prime se destaca no level design, com texturas bem mais detalhadas (feitas à mão inclusive), enquanto Halo se destaca no uso dos shaders. Metroid Prime roda a 60FPS, Halo a 30 FPS.





Mas tem que considerar que os ambientes de Halo são bem mais abertos e portanto, possuem maior número de drawcalls (objetos geométricos individuais) sendo processados, além da AI mais complexa.

Está aí um bom comparativo, mas como eu disse, GameCube tem que ser espremido até o talo pra parecer um jogo (de lançamento) do XBOX. Qualquer jogo de XBOX (desde que tenha sido pensado ao hardware) tem alto nível técnico. Halo foi somente pra exemplificar o que tinha dito, existem outros jogos que exigem bem mais do XBOX, com engines mais pesadas.

 
Ultima Edição:


L34NDR0

Bam-bam-bam
Mensagens
2.389
Reações
17.016
Pontos
353
Imagem
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Eu estava analisando o Shrek do GC que em tese seria o mesmo do xbox e quanta diferença, não que o do cube seja ruim, sem duvidas é bonito tão avançado quanto os grandes jogos da plataforma o que ocorre é que os efeitos de deferred shading no xbox deixa tudo em outro nível.

Foi feito um comentário aqui, na os um tempo atrás acho que foi o Jerfferson de como os jogos do cube são verticalizados e cheios de coisas, estou analisando isso- a maneira como cada console estimulava o produtor a fazer o design dos jogos nesse shrek também há essa verticalização assim como nos star wars outcast 2 e bounty hunter, no fim isso imo torna mais bonito do que o que vemos no ps2 onde os jogos são horizontais, é interessante isso. No xbox por sua vez tudo mais épico, gigante etc

@Warrior Of Light tu não consegue fazer captura de jogos de pc da mesma forma que tu fez no GC ? naquele blender lá, qual minha ideia, através dos games de pc que tenha port para o xbox estimar a contagem poligonal dos jogos dele que certamente é bem alta basta olhar o wireframe do Conker deve ter uns 200 mil triângulos ali.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.229
Reações
4.605
Pontos
453
@Warrior Of Light tu não consegue fazer captura de jogos de pc da mesma forma que tu fez no GC ? naquele blender lá, qual minha ideia, através dos games de pc que tenha port para o xbox estimar a contagem poligonal dos jogos dele que certamente é bem alta basta olhar o wireframe do Conker deve ter uns 200 mil triângulos ali.
Sim. Talvez eu abra um tópico de jogos avançados do XBOX. Daria pra mostrar os jogos em wireframes, para se ter uma base da geometria, como também daria pra mostrar no Blender a geometria (e a textura) ripada da RAM. Mas é algo trabalhoso e pra depois, nem o tópico do GC eu estou tendo tempo pra upar.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.837
Pontos
803
Sim. Talvez eu abra um tópico de jogos avançados do XBOX. Daria pra mostrar os jogos em wireframes, para se ter uma base da geometria, como também daria pra mostrar no Blender a geometria (e a textura) ripada da RAM. Mas é algo trabalhoso e pra depois, nem o tópico do GC eu estou tendo tempo pra upar.
Ta aí um bom tópico (inédito na internet) eu sei que é trabalhoso e que de certa forma não há recompensa mas se esse é um conhecimento que tu possuí seria interessante compartilhar esses dados na internet, contagem poligonal principalmente pois a sexta geração foi a geração dos polígonos, muita gente desconhece o poder do xbox , quem sabe derrubar os mitos como saber se DOA3 de 2001 realmente empurra 8MPPS. Quanto ao tópico do GC acho que de certa forma alcançou um limite em termos de jogos, tu explorou (se não todos) a maioria dos jogos avançado do sistema
Eu faça votos do tópico do xbox, até porque será menos acalorado pois o poder dele ofusca o dos outros três consoles de sexta gen.
 

Warrior Of Light

Bam-bam-bam
Mensagens
1.229
Reações
4.605
Pontos
453
Ta aí um bom tópico (inédito na internet) eu sei que é trabalhoso e que de certa forma não há recompensa mas se esse é um conhecimento que tu possuí seria interessante compartilhar esses dados na internet, contagem poligonal principalmente pois a sexta geração foi a geração dos polígonos, muita gente desconhece o poder do xbox , quem sabe derrubar os mitos como saber se DOA3 de 2001 realmente empurra 8MPPS.
Provavelmente não é mito. DOA2 Ultimate roda na mesma engine do DOA3, onde refizeram tudo do zero pra utilizar o hardware do XBOX.

Os modelos (DOA2 Ultimate/DOA3) possuem a mesma geometria, que é muito alta (10-15 mil polígonos). Olhando pelos wireframes, dá pra ver que geometricamente está no mesmo nível do Conker. Não tem descarte polígonal nos cenários e portanto, muitos polígonos estão sendo processados à toa, mesmo sem aparecerem na tela (vide os wireframes das montanhas atrás das paredes).

0B9BE302-D69B-4922-A5B5-8DA1E2108B33.jpeg9F5BA59E-FAE2-4884-A990-2D94F4B17FDE.jpeg

Halo já empurrava cerca de 6.5 milhões de polígonos por segundo (até mais em algumas partes), olhando pela porcentagem de uso da GPU, que fica em torno de 20-30%. Ou seja, toda a geometria texturizada, com iluminação, sombreamento, efeitos e shaders.

O frame rate de 12 FPS mostra o quanto esse jogo ainda precisava de optimizações.

A8DF34A2-EC0A-4BCC-B9FC-9790D2F174DA.jpeg
 
Ultima Edição:
Topo Fundo