Reila of Astora
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Skyloft tinha razão ao chamar Xenoblade de XenoGOTY. Mesmo após ter jogado clássicos como 999, Demon's Souls, Portal 2 e Super Mario Galaxy, eu tenho que dar o título de melhor jogo para Xenoblade Chronicles. Não só é o melhor jogo da geração passada, mas também o melhor jogo da Nintendo desde Majora's Mask em 2000.
Enfim, que jogo absurdo de bom! Para começar, o jogo é gigante, o que geralmente não é algo positivo para mim, pois a maioria dos jogos grandes que joguei são lotados de "encheção de linguiça" e um monte de coisa desnecessária que colocam só para aumentar o tempo de jogatina. Não é o caso de Xenoblade. Em praticamente todas as áreas do jogo acontecem eventos importantes para a história e desenvolvimento dos personagens do jogo (que são um dos pontos mais fortes do jogo, falarei mais sobre eles depois). A idéia do mundo de Xenoblade é genial, eu não sei se já foi usada em outro jogo ou anime, mas o fato de que os personagens vivem em cima de dois gigantes mortos, Bionis e Mechonis e que isso claramente reflete no design das áreas do jogo, é demais.
Acho que das minhas 63 horas de jogo, pelo menos de 10 eu gastei apenas girando a camera enquanto apreciava as paisagens do jogo. Como estas:
Pra quem gosta de jogos com visual caprichado, Xenoblade Chronicles esbanja qualidade nesse aspecto. É claro que nem tudo são flores, pois a qualidade das paisagens do jogo reflete na baixa qualidade dos modelos dos personagens. Para quem está de mimimi por causa dos modelos dos personagens do Xenoblade X, eu aconselho passar longe do Xenoblade original, pois os modelos são BEM piores do que os da sequência. Dito isso, é um detalhe tão pifio, que deixou de me incomodar depois de poucas horas.
Falando em personagens, essa é a parte que mais gosto no jogo (digo, empatado com as músicas). Eu gosto de histórias legais em jogos, mas o que mais me interessa mesmo é um cast de personagens bacanas. O jogo pode ter a pior história já feita, mas se os personagens são legais, eu vou gostar. E Xenoblade Chronicles é de alta qualidade em ambos aspectos, principalmente no que diz respeito a personagens.
A começar pelo protagonista, Shulk. Boa parte dos JRPGs já me perdem com o protagonista, que na maioria das vezes ou é um chorão enjoado, ou é um pervertido nojento ou super arrogante. É por isso que geralmente prefiro protagonistas mudos, pois é melhor não falar nada do que falar abobrinhas. Raramente as developers de JRPGs fazem protagonistas com personalidades interessantes e a Monolith Soft parece ser a excessão (por enquanto). Enfim, voltando ao Shulk, ele é super bacana. Uma coisa interessante é que ele é um 'rato de labotatório' e consideravelmente inteligente, o que não se vê sempre em protagonistas de JRPG também. No mais, é dificil descrevê-lo, mas... é isso, ele é um cara legal. É fácil gostar dele e em momento algum do jogo eu parei para pensar no porque os outros personagens do jogo gostam dele, como me pergunto ao jogar alguns outros JRPGs.
Os outros personagens principais são muito agradáveis e o mais interessante é que eles não se tornam irrelevante ao decorrer do jogo, com a excessão TALVEZ do Riki. Embora os personagens mais importantes sejam claramente Shulk, Dunban, 7 e Melia; Sharla, Ryen e Riki tem sua importância também em diversos momentos. Uma coisa que gosto nos personagens desse jogo é que há variedade. Há pessoas mais velhas como Dunban e Riki, há diversidade de genero (diferente de FF 15 rs) e até mesmo em detalhes como cor de pele, o que é raro em jogos em geral. Em termos de personalidades eu gosto bastante de Dunban, 7 e Riki. Dunban é super legal, além de ser engraçado ver um 'tiozão' como ele andando com o pessoal mais jovem durante o jogo. Não dá para falar de 7 sem spoilers, então... bem, quem jogou, sabe porque o personagem é legal. Riki é simplesmente o melhor mascote ever. Heropon very cool! Uma pena que ele não tenha muito foco. No geral, eu gostei de todos os personagens!
Além dos party members, tem vários personagens de suporte no jogo (muitos mesmo) e vários interessantes, mas comentar sobre boa parte deles seria spoiler, portanto vou apenas deixar uma imagem de um dos personagens mais marcantes do jogo por inumeras razões, Metal Face:
Sobre a história de Xenoblade... Bem, a história é ótima. Não é nada super revolucionária, mas ela funciona dado o contexto do jogo e as reviravoltas são memoráveis, como (spoilers do tamanho de Bionis e Mechonis a seguir)
Bem, não se pode esquecer que Xenoblade é um JOGO, então o gameplay tem sua grande importância e nesse quesito, Xenoblade é ao mesmo tempo ótimo e péssimo. Vou explicar: O sistema de batalhas (e tudo que envolve o mesmo) é divertido e não deixa as batalhas se tornarem monótonas, mas é ao mesmo tempo, desnecessariamente complexo. Qual é a necessidade de adicionar tantos sistemas ao jogo? Arts (golpes usados no jogo) são essenciais, equipamentos e armas não são, mas é natural existir em RPGs, mas Skills, Skill Links, Gems, além das mecânicas de batalha como Break, Topple, Daze, Spike, Aura, as visões de Shulk, etc... Tem coisa demais, eu só fui entender mesmo como usar o sistema de batalhas com eficiência depois de 30 horas de jogo e isso com ajuda de um user lá do NeoGAF. Pelo lado positivo, cada personagem é totalmente diferente do outro, então você pode ficar mudando o personagem que você controla toda vez que se cansar do gameplay do que estava usando. Durante a maior parte da primeira metade do jogo, eu usei Sharla pois as arts de cura dela facilitam bastante, mas depois passei a usar Melia, mesmo tendo dificuldades... Depois que realmente aprendi a jogar, passei a usar apenas Melia e 7 e o jogo ficou super fácil. Em curto, o sistema de batalha é ótimo, principalmente depois que você masteriza-o e passa a derrotar inimigos de 4~5 niveis acima sem muita dificuldade, MAS... poderia ser um pouquinho menos complicado.
Um ponto negativo que eu quero levantar é que o jogo tem essa idéia boba de que "mais = melhor". Como disse acima, o sistema de batalha tem muitos sub-sistemas diferentes, alguns desnecessários. Tudo no jogo é bem grande, tudo é longe, etc. Em algumas ocasiões eu realmente me cansei de ficar andando para lá e para cá em Xenoblade, principalmente quando fazendo determinadas quests (e eu não fiz nem 30% do número total). Parece que o jogo não valoriza muito o tempo de quem está jogando, o que é meio chato as vezes. E ao que parece, Xenoblade Chronicles X está seguindo a mesma filosofia, o que pode prejudicar o jogo no final, já que ele é exponencialmente maior do que o original. Mas não adianta se preocupar agora, é melhor esperar para ver. In Monolith Soft we trust!
Por fim, como eu havia dito, empatado com os personagens estão as músicas como as melhores coisas do jogo. A soundtrack foi compostar por Yoko Shimomura (Street Fighter II, Super Mario RPG, Radiant Historia, séries Kingdom Hearts e Mario & Luigi RPG) em conjunto com o grupo ACE+. O resultado foi fantástico. Geralmente o que mais gosto em jogos em termos de música são os temas de chefes, mas não em Xenoblade. Seguem alguns exemplos de músicas lindas:
Sem palavras para descrever o quão boa a soundtrack é. lol
Enfim, é isso. Xenoblade is life. Ah, fica aqui uma pasta com várias screens do jogo (LOTADAS DE SPOILERS) que tirei durante a jogatina: http://braixen.minus.com/mbigHYkJK7Wt0S
Enfim, que jogo absurdo de bom! Para começar, o jogo é gigante, o que geralmente não é algo positivo para mim, pois a maioria dos jogos grandes que joguei são lotados de "encheção de linguiça" e um monte de coisa desnecessária que colocam só para aumentar o tempo de jogatina. Não é o caso de Xenoblade. Em praticamente todas as áreas do jogo acontecem eventos importantes para a história e desenvolvimento dos personagens do jogo (que são um dos pontos mais fortes do jogo, falarei mais sobre eles depois). A idéia do mundo de Xenoblade é genial, eu não sei se já foi usada em outro jogo ou anime, mas o fato de que os personagens vivem em cima de dois gigantes mortos, Bionis e Mechonis e que isso claramente reflete no design das áreas do jogo, é demais.
Acho que das minhas 63 horas de jogo, pelo menos de 10 eu gastei apenas girando a camera enquanto apreciava as paisagens do jogo. Como estas:
Pra quem gosta de jogos com visual caprichado, Xenoblade Chronicles esbanja qualidade nesse aspecto. É claro que nem tudo são flores, pois a qualidade das paisagens do jogo reflete na baixa qualidade dos modelos dos personagens. Para quem está de mimimi por causa dos modelos dos personagens do Xenoblade X, eu aconselho passar longe do Xenoblade original, pois os modelos são BEM piores do que os da sequência. Dito isso, é um detalhe tão pifio, que deixou de me incomodar depois de poucas horas.
Falando em personagens, essa é a parte que mais gosto no jogo (digo, empatado com as músicas). Eu gosto de histórias legais em jogos, mas o que mais me interessa mesmo é um cast de personagens bacanas. O jogo pode ter a pior história já feita, mas se os personagens são legais, eu vou gostar. E Xenoblade Chronicles é de alta qualidade em ambos aspectos, principalmente no que diz respeito a personagens.
A começar pelo protagonista, Shulk. Boa parte dos JRPGs já me perdem com o protagonista, que na maioria das vezes ou é um chorão enjoado, ou é um pervertido nojento ou super arrogante. É por isso que geralmente prefiro protagonistas mudos, pois é melhor não falar nada do que falar abobrinhas. Raramente as developers de JRPGs fazem protagonistas com personalidades interessantes e a Monolith Soft parece ser a excessão (por enquanto). Enfim, voltando ao Shulk, ele é super bacana. Uma coisa interessante é que ele é um 'rato de labotatório' e consideravelmente inteligente, o que não se vê sempre em protagonistas de JRPG também. No mais, é dificil descrevê-lo, mas... é isso, ele é um cara legal. É fácil gostar dele e em momento algum do jogo eu parei para pensar no porque os outros personagens do jogo gostam dele, como me pergunto ao jogar alguns outros JRPGs.
Os outros personagens principais são muito agradáveis e o mais interessante é que eles não se tornam irrelevante ao decorrer do jogo, com a excessão TALVEZ do Riki. Embora os personagens mais importantes sejam claramente Shulk, Dunban, 7 e Melia; Sharla, Ryen e Riki tem sua importância também em diversos momentos. Uma coisa que gosto nos personagens desse jogo é que há variedade. Há pessoas mais velhas como Dunban e Riki, há diversidade de genero (diferente de FF 15 rs) e até mesmo em detalhes como cor de pele, o que é raro em jogos em geral. Em termos de personalidades eu gosto bastante de Dunban, 7 e Riki. Dunban é super legal, além de ser engraçado ver um 'tiozão' como ele andando com o pessoal mais jovem durante o jogo. Não dá para falar de 7 sem spoilers, então... bem, quem jogou, sabe porque o personagem é legal. Riki é simplesmente o melhor mascote ever. Heropon very cool! Uma pena que ele não tenha muito foco. No geral, eu gostei de todos os personagens!
Além dos party members, tem vários personagens de suporte no jogo (muitos mesmo) e vários interessantes, mas comentar sobre boa parte deles seria spoiler, portanto vou apenas deixar uma imagem de um dos personagens mais marcantes do jogo por inumeras razões, Metal Face:
Sobre a história de Xenoblade... Bem, a história é ótima. Não é nada super revolucionária, mas ela funciona dado o contexto do jogo e as reviravoltas são memoráveis, como (spoilers do tamanho de Bionis e Mechonis a seguir)
Fiora 'morrendo' no começo e voltando como Mechon na metade do jogo, Metal Face revelando ser Mumkhar (o que se torna óbvio depois de um certo momento do jogo), Alvis ser a Monado, os acontecimentos envolvendo os High Entia, o vilão do jogo ser na verdade ser de Bionis (Zanza) e não alguém de Mechonis como o jogo dar a entender a principio, a traição de Dickson (depois de certo ponto no jogo, ficou bem óbvio, mas eu achei que por Mumkhar ser um traidor, Dickson não seria também... ledo engano, Dunban tinha os piores 'amigos' imagináveis lol), além de outros momentos marcantes como o retorno e morte de Gadolt, entre outras.
Eu achei a primeira parte da história interessante por ser mais pessoal. A jornada de Shulk e dos outros era em prol de se vingarem de Metal Face e dos outros mechons, pela morte de Fiora e do pessoal da Colony 6, mas é na segunda parte que o plot fica bom mesmo, com várias coisas interessantes acontecendo em periodos mais curtos. No geral, achei a história super bacana.
Btw, Dickson = Pior personagem ever. Hm.. Eu não falei muito sobre os vilões do jogo, mas são um ponto positivo também. Todos são detestáveis. Mumkhar, Dickson, Lorithia e Zanza (não contando vilões temporários como Egil). Considerando que o propósito de um vilão é ser odiado e despresivel, acho que mandarem bem nesse quesito em Xenoblade.
Eu achei a primeira parte da história interessante por ser mais pessoal. A jornada de Shulk e dos outros era em prol de se vingarem de Metal Face e dos outros mechons, pela morte de Fiora e do pessoal da Colony 6, mas é na segunda parte que o plot fica bom mesmo, com várias coisas interessantes acontecendo em periodos mais curtos. No geral, achei a história super bacana.
Btw, Dickson = Pior personagem ever. Hm.. Eu não falei muito sobre os vilões do jogo, mas são um ponto positivo também. Todos são detestáveis. Mumkhar, Dickson, Lorithia e Zanza (não contando vilões temporários como Egil). Considerando que o propósito de um vilão é ser odiado e despresivel, acho que mandarem bem nesse quesito em Xenoblade.
Um ponto negativo que eu quero levantar é que o jogo tem essa idéia boba de que "mais = melhor". Como disse acima, o sistema de batalha tem muitos sub-sistemas diferentes, alguns desnecessários. Tudo no jogo é bem grande, tudo é longe, etc. Em algumas ocasiões eu realmente me cansei de ficar andando para lá e para cá em Xenoblade, principalmente quando fazendo determinadas quests (e eu não fiz nem 30% do número total). Parece que o jogo não valoriza muito o tempo de quem está jogando, o que é meio chato as vezes. E ao que parece, Xenoblade Chronicles X está seguindo a mesma filosofia, o que pode prejudicar o jogo no final, já que ele é exponencialmente maior do que o original. Mas não adianta se preocupar agora, é melhor esperar para ver. In Monolith Soft we trust!
Por fim, como eu havia dito, empatado com os personagens estão as músicas como as melhores coisas do jogo. A soundtrack foi compostar por Yoko Shimomura (Street Fighter II, Super Mario RPG, Radiant Historia, séries Kingdom Hearts e Mario & Luigi RPG) em conjunto com o grupo ACE+. O resultado foi fantástico. Geralmente o que mais gosto em jogos em termos de música são os temas de chefes, mas não em Xenoblade. Seguem alguns exemplos de músicas lindas:
Sem palavras para descrever o quão boa a soundtrack é. lol
Enfim, é isso. Xenoblade is life. Ah, fica aqui uma pasta com várias screens do jogo (LOTADAS DE SPOILERS) que tirei durante a jogatina: http://braixen.minus.com/mbigHYkJK7Wt0S