O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Zelda é uma das melhores franquias de todos os tempos, mas afinal de contas, algum superou Ocarina of Time?

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.331
Reações
10.340
Pontos
503
Não, ele pode ate ser bom, porem eu acho que fica atras de OOT e Twinlight Princess, TOTK nem considero pois e apenas uma DLC do BOTW.
É difícil demais analisar isso. Pra mim OoT é um dos melhores de todos os tempos, mas as vezes fico com impressão de que só colocaria ele como o número 1 por conta da nostalgia, e aí fazendo isso vc admite que nostalgia pesa muito mais do que todos os outros aspectos.

BotW é genial, passar pelas 4 zonas principais é tão espetacular chega parece um novo jogo em cada uma dessas áreas. Compara as 4 principais do BotW com cada uma delas no OoT, BotW amassa em todos os quesitos. Death Mountain do OoT ou Death Mountain do BotW?! Não nem justo uma comparação dessa.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.896
Reações
13.957
Pontos
803
Estou vendo nego metendo carteirada do '' level design'' falem em termos objetivo o querem dizer

oot não é muito diferente de qualquer metroivania 3d por aí ''pegue o item x para poder passa pela porta ou desafio y... '' ou ''o jogo não progride... faça o micro puzzle para prosseguir''

Não digo que é ruim, pelo contrario é muito bom, agredeço o destino por ter empurrado a Nintendo a usar o cartucho porque em cd-rom esse jogo seria outro e comprometeria todo o futuro da série, observe que os consoles evoluiram mas OOT continuou a ser a base para os tais, esse do console moderno já começou a desvenciliar dessa formula imo.

Gráficos são importantíssimo num jogo, oot não foi só um bom jogo nãna nã foi um baita triplo A por isso chamou atenção , o jogo foi muito denso na composição dos cenários, abusou das cutscenes em real time , após isso aquele uau que existia por cgi foi para o ostracismo .

Ha o ''level design'' aff todo jogo tem seu mapa, sua próposta. Esse zelda moderno pode sim ser melhor que o oot porque não ? No meu gosto pessoal não troco wind waker hd do wii u por nenhum outro zelda mas como eu disse, não há como ser objetivo o gosto subjetivo influi.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.207
Reações
64.219
Pontos
1.253
É difícil demais analisar isso. Pra mim OoT é um dos melhores de todos os tempos, mas as vezes fico com impressão de que só colocaria ele como o número 1 por conta da nostalgia, e aí fazendo isso vc admite que nostalgia pesa muito mais do que todos os outros aspectos.

BotW é genial, passar pelas 4 zonas principais é tão espetacular chega parece um novo jogo em cada uma dessas áreas. Compara as 4 principais do BotW com cada uma delas no OoT, BotW amassa em todos os quesitos. Death Mountain do OoT ou Death Mountain do BotW?! Não nem justo uma comparação dessa.
A Death Mountain eu cortei uns 70% do caminho. Até hoje não explorei ela inteira, e não vejo razão pra explorar.

Um dos grandes trunfos do jogo pode ser um problema, porque você pode cortar o caminho principal, passando por cima do desafio que foi criado intencionalmente pelos desenvolvedores.

Por isso que acho besta esse comentário de "objetividade", muita coisa ali depende da forma que você jogou.

Dito isso, um problema é que, enquanto você tem essa experiência nova em cada área, as dungeons curtas e fáceis demais, com level design similar e falta de variedade temática.

Eu fico falando de dungeon porque esse é um momento em que você para e fica mais focado, dá uma sensação que você está preso em um ambiente e não vai conseguir progredir enquanto não solucionar todos os desafios que aquele lugar oferece.

Tem um senso maior de direção e ordem, os inúmeros simbolos, objetos e quebra-cabeças vão pouco a pouco te fazendo compreender os mecanismos da dungeon e ao mesmo tempo contam histórias sem você nem perceber.

Como por exemplo na Shadow Temple, você vê progressivamente vê manchas de sangue e máquinas de tortura. Uma das paredes estão bloqueadas e você não sabe o porquê. Lugares que estão longes demais uns dos outros e não tem como pular.

O que está acontecendo na dungeon para ter esses enigmas?
A verdade é que o Reino de Hyrule queria esconder o seu passado onde torturava de forma cruel os seus prisioneiros ; apenas um pequeno grupo seleto de pessoas tinham acesso ao local.

Como que faz para resolver isso?
Bem, para ver a "verdade por trás das paredes", você precisa coletar e usar a Lens of Truth.

Muito inteligente como até um mero item tem significado e papel na jornada do personagem, sem tirar a interligação de gameplay com história.

Esse tipo de abordagem não foi feita da maneira mais adequada no Breath of the Wild, por motivos já mencionados.
As dungeons não tem muita identidade porque não há diferença na temática.
Todas elas tem estrutura Sheikah. E todas elas tem o formato de ativar 4 terminais e depois enfrentar um boss.
Muito parecidas, e são poucas.

Outra coisa é que muita coisa dá pra você passar por cima.
É muito legal fazer umas soluções elaboradas, improvisar, usar a imaginação fora da caixa pra resolver as paradas...
Mas chega um ponto onde isso já não tem mais muita graça.

Porque passar por cima de desafios não é a mesma coisa que parar para pensar em várias soluções diferentes, mas em um problema que continua sendo desafiador pra qualquer um.

A estrutura da história se perde porque os jogadores não verão as simbologias e sinais que são apresentados.

E quando começa a ficar mais empolgante, a dungeon acaba, porque é curta.

Por isso que acho a área inicial e a Hyrule Castle as melhores áreas do Breath of the Wild.
São áreas que dão bastante liberdade ao jogador, mas ao mesmo tempo são desafiadoras, aproveitam a maioria das mecânicas do jogo, e essas mecânicas complementam a história.

Por conta disso a experiência dos jogadores nessas áreas tende a ser imersiva e focada.

Acho também que a Hyrule Field (a área central ou Hub) ficou muito bem elaborada, por causa dos Guardiões que te atrapalham no caminho.
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.075
Reações
7.739
Pontos
453
Então esse Battletoads aqui:



É melhor que esse:


Já que o primeiro veio depois e é mais novo?

Vim só agradecer ter colocado a wiki americana e não a brasileira que ou é extremamente incompleta ou é só uma tradução fraca da americana. Cliquei e fiquei sabendo que a Arc System Works portou o Battletoads para o Mega Drive, nem lembrava que a empresa era antiga.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.420
Reações
95.488
Pontos
1.353
Doom eu joguei em 2023 pela primeira vez e é um dos melhores FPS que joguei.
Eu curto muito a estrutura das fases e a dificuldade mais elevada, ali é realmente jogo que testa suas habilidades e memória (pra gravar onde os inimigos estão).
Acho que por ser simples e funcional, ele vicia muito.

O FPS que envelheceu melhor pra mim foi Metroid Prime 2.
A ironia é que esse é o Metroid que mais lembra Zelda, inclusive tem aquele negócio de 2 mundos diferentes igual no A Link to the Past e Ocarina of Time.

Doom de DOS? :eek:



No mais,
MC Pikopinha é objetvimanete é MELHOR que Beatles,
mesmo os remasterizados do Beatles tu escuta alguns "problemas de gravação" enquanto Mc Pikopinha o audio foi todo gravado com tecnologia atual, além de que Mc Pipokinha usa tecnologias que não existiam nos anos 60 pra fazer musica.

logo, objetivamente MC Pikopiquinha >>>>>> Beatles (e todo o resto produzido de 2010 pra tras, inclui Iron Maiden, Bon Jovi, Tom Jobim).
Quem discorda é velho nostalgico inutil.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.207
Reações
64.219
Pontos
1.253
Doom de DOS? :eek:



No mais,
MC Pikopinha é objetvimanete é MELHOR que Beatles,
mesmo os remasterizados do Beatles tu escuta alguns "problemas de gravação" enquanto Mc Pikopinha o audio foi todo gravado com tecnologia atual, além de que Mc Pipokinha usa tecnologias que não existiam nos anos 60 pra fazer musica.

logo, objetivamente MC Pikopiquinha >>>>>> Beatles (e todo o resto produzido de 2010 pra tras, inclui Iron Maiden, Bon Jovi, Tom Jobim).
Quem discorda é velho nostalgico inutil.
Sim.
Usei o Chocolate Doom que é basicamente o Doom de DOS mas pra sistemas modernos e com mais opções gráficas.
O GZDoom é top porém bem diferente do original.

Eu ri dessa analogia aí haha
Se for usar a lógica de alguns aqui do tópico, capaz de ser isso mesmo
 


-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.998
Reações
19.016
Pontos
1.384
Tem muito Zelda excelente (e outros jogos de outras franquias excelentes), mas poucos jogos tiveram o impacto de OoT.
Vi o Link na capa da Gamers 36...

36.png


... e, claro, vinha acompanhando o desenvolvimento do game pelas revistas (em especial a Gamers).
"Quando li faz jus ao nome que carrega" já comprei a revista (tenho a maioria das Gamers aqui) e infernizei meu velho até comprar o N64 (ainda em 98).
Com o jogo em mãos só parei depois de zerar praticamente (só dormia, cagava e comia, pois tinha 18 anos e não tinha mais escola). Hoje em dia levarei meses para zerar. :klolwtf

12/10. O impacto disso na época, e na minha vida, foi coisa de louco. E olha que já tinha passado alguns outros furações por aquele 1998 (MGS e RE2 só para ficar em dois). E Zelda impactou ainda mais.

PS: Sessão nostalgia. Gamers, R$ 3,50, Pro Games... jovem -kun. :klol
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.420
Reações
95.488
Pontos
1.353
Sim.
Usei o Chocolate Doom que é basicamente o Doom de DOS mas pra sistemas modernos e com mais opções gráficas.
O GZDoom é top porém bem diferente do original.

Eu ri dessa analogia aí haha
Se for usar a lógica de alguns aqui do tópico, capaz de ser isso mesmo

Sempre achei Doom 1 e 2 bem simples, eu jogava quando tinha la meus 5~6 anos, lembro que com 7~8 (primeira/segunda série) eu termina o 1 em 5mins se eu quisesse.
o 2 era mais complicadinho de fazer speedrun por causa da distribuição dos inimigos.


Acho os Dooms novos (2016 e Eternal) muito mais dificieis, Eternal quando brota 2 ou mais daquela desgraça de marauder eu tinha vontade de fechar o jogo pensando "to velho demais pr ficar passando raiva com fps" :klol

quem idealizou o marauder não tem amor no S2.


edit:
pior que Doom 1 e 2 tem fases bem mais complexas que gigante maioria dos fps's single players atuais.
 
Ultima Edição:

Kbça_XL

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.353
Reações
858
Pontos
864
Zelda bafo para mim é o pior Zelda que existe, até às do Nintendo ds da um pau naquilo :kpuke
 

SneakBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
2.057
Pontos
734
Eu acho Ocarina of Time insuperável porque é o único Zelda que gostei.
Está no meu top 5 de todos os tempos.
Já joguei todos os Zeldas, até o Wii e nenhum outro fez eu jogar por mais de 3 horas...
A versão do 3ds é a melhor.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.611
Reações
4.708
Pontos
353
O ponto é que nao existem muitos jogos que tem exatamente o mesmo genero do zelda oot, que se jogam de forma parecida e que é possível dizer que superaram ele pra dizer que o gameplay é datado.


Podem ver que essa discussão em relação ao mario 64 nao existe, mesmo o jogo tendo algumas coisas mais datadas, o gameplay dele em certos pontos é mais redondo que o sunshine... Tendo somente a camera meio travada como característica realmente datada, mas que nos ports de homebrew tem camera livre e outras qualidades de vida

Por isso esses jogos sao verdadeiros classicos. Você consegue apreciar mesmo jogando fora da sua epoca e poucas coisas superaram
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
1.847
Pontos
253
Em termos de importância nunca será superado. É um jogo atemporal que ensinou a industria a desenvolver o maiore melhor gênero que existe. Os Action Adventures devem sua existência ao marco que foi Ocarina of Time.

A experiência de jogar isso na época é impagável. Nego curtia joguinho de menuzinho com vai e vem, cheio de textinho depressivo, um Action Adventure avançado como OoT era muito a frente de "lixeiras" do seu gênero como Tomb Raider, Megaman Legends ou Brave Fencer Musashi e nem se fala daquela montoeira de JRPG m**** do PSX. Acho que mecanicamente nada supera, os jogos 3D mais relevantes e interessantes daquela geração foram HL e MGS, que são produções muito mais narrativas do que mecânicas e apodreceram bem mais rápido.

Como jogo foi superado pela própria evolução da indústria, inclusive por jogos da própria franquia, a Nintendo é vanguarda demais no desenvolvimento de jogos para não se superar.
 
Ultima Edição:

raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.725
Reações
4.184
Pontos
944
Pra mim o melhor veio até antes, A link to the Past!

Envelheceu melhor e é tipo uma pedra fundamental dentro da série. O design desse jogo, serviu de inspiração pra todos os jogos seguintes por décadas, até chegar BotW, que deu uma sacudida na fórmula.

Agora melhor Zelda 3D, não sei. O que eu penso de cada um...

Ocarina of Time: É o jogo de maior valor nostálgico pra mim, pelo momento da minha vida (adolescência) e também por ser muito a frente do que existia em 1998. A última vez que joguei, foi quando lançou o remaster do 3DS. Achei que envelheceu bem, embora algumas locações pareçam simples e pequenas comparadas aos jogos recentes, mas nada que o impeça de ser aproveitado por gerações recentes. Daria um 9 baseado na minha última jogatina.

Majora's Mask
: O Zelda mais exótico até hoje. Queria que a Nintendo voltasse a tentar algo maluco assim. Gostava bastante tb, embora me incomodasse um pouco essa questão de explorar com uma certa urgência devido o limite de tempo e ter que aguardar o momento do dia para que certos eventos acontecessem. A versão 3DS melhorou bastante as coisas nessa aspecto, tornou o jogo bem mais palatável, embora tenha cagado um pouco nos chefes. Daria um 9 baseado na minha última jogatina.

Wind Waker
: Visualmente o Zelda mais interessante e vivo de todos. Muito carisma envolvido naquele universo. Última vez foi a versão do Wii U. Notei que os dungeons não são tão antraentes e criativos quanto os de Ocarina, e aquela missão do triforce é meio chatinha e longa, embora suavizada no remaster. Daria um 8,5 baseado na minha última jogatina.

Twilight Princess:
Não sou tão fã. O ponto forte são as dungeons e chefes, realmente excelentes. Fora isso, não me identifico muito com aquele mundo. Acho um lugar frio, desinteressante e não consegui me conectar com nenhum personagem ali fora a Midna. Ultima vez foi jogando a versão Wii U. Daria um 7 baseado na minha última jogatina.

Skyward Sword:
Melhorou a questão artística em relação ao anterior (Wind waker melhor no entanto) e o mundo é mais vibrante. Porém linear até demais (e olha que eu gosto de jogar lineares) e cheio de missões pra encher linguiça, que estão flagrantemente ali pra aumentar o tempo de jogo. Joguei pela última vez na versão Switch. Daria um 7,5 baseado na minha última jogatina.

Breath of the Wild:
Eu não sou tão fã de open world, acho que a maioria é gigante por pura encheção de linguiça. Não é o caso desse. Cada área ali é meticulosamente criada e cuidada pra manter a gente engajado em explorar cada canto do jogo. Não foi impactante no nível de Ocarina pra mim (nenhum outro mais deve ser infelizmente), mas me impressionou muito. Achei os dungeons e os chefes um pouco preguiçosos no entanto. Se não fosse isso, seria o jogo perfeito. Nota 9,5

Tears of the Kingdom:
Mantém aquilo que eu falei sobre Breath of the Wild, e ainda melhorou os chefes e os dungeons (no entanto, esses ainda não chegaram no antigo padrão). No entanto não causou o mesmo impacto (o fato do mundo ser o mesmo ajuda nisso)e achei que o mundo subterrâneo e o céu, em adição a já gigante superfície, ficou um pouco demais. Exagerou no contéudo, sendo que os dois novos lugares são um pouco repetitivos. Nota 9

Conclusão: Talvez Breath of the Wild seja o campeão em 3D.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.611
Reações
4.708
Pontos
353
A estrutura do majoras, apedar de esquisita, era bem legal.

Sem dúvidas foi bem marcante.
Mas é o calcanhar de aquiles do jogo. Depois de fazer 100% nunca mais consegui voltar pro jogo e terminar de novo. O começo é extremamente chato como deku...

Os primeiros dead rising tinham mais ou menos a mesma estrutura. Adorava isso nesses jogos. Que pena que a capcom matou a serie com o dr4
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.073
Reações
2.419
Pontos
713
É difícil demais analisar isso. Pra mim OoT é um dos melhores de todos os tempos, mas as vezes fico com impressão de que só colocaria ele como o número 1 por conta da nostalgia, e aí fazendo isso vc admite que nostalgia pesa muito mais do que todos os outros aspectos.

BotW é genial, passar pelas 4 zonas principais é tão espetacular chega parece um novo jogo em cada uma dessas áreas. Compara as 4 principais do BotW com cada uma delas no OoT, BotW amassa em todos os quesitos. Death Mountain do OoT ou Death Mountain do BotW?! Não nem justo uma comparação dessa.
BOTW só não considero o melhor justamente por isso, as Dungeons deixam a desejar e são poucas e bem parecidas, porem o game é maravilhoso isso não da para negar, TOTK eu curti mais não com aquela empolgação de BOTW.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.611
Reações
4.708
Pontos
353
Eu adoro o botw e o totk, no entanto, sao jogos muito diferentes da estrutura dos outros 3d da serie. Fora que faltam os gadgets. Eu gostaria que no proximo jogo da serie, voltassem mais com o esquema tradicional, com dungeons criativas e menos sandbox.

Depois que terminei de explorar o subsolo do totk, o jogo simplesmente perdeu o encanto. Nem senti vontade de terminar
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.207
Reações
64.219
Pontos
1.253
Uma coisa que podia ter na sequência é mais montarias.
Podia ter bichos como dragões e golfinhos para você navegar em outros planos que não sejamp os terrestres.

Aí, pra não ficar desequilibrado, poderia ter algum sistema envolvido.
Por exemplo, se for um dragão, ele é bem difícil de domar e os ataques dele são limitados. No céu ficariam outros dragões e criaturas aéreas tentando de matar.

No caso do golfinho você teria mobilidade na água e stamina infinita, mas o animal por padrão não teria ataque, e o mar seria cercado de tubarões que podem te matar (e o golfinho também).
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.172
Reações
3.461
Pontos
453
Se a nintendo fizer um remake do a link to the past e do OOT ela vai tirar o meu dinheiro no mesmo dia, mas tem que ser remake, eu aceito um remake to majora's mask também.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.314
Reações
4.873
Pontos
703
acho q OOT é o melhor Zelda e pelo menos pra mim, top 3 de melhores da historia, ao lado do Bruxao 3 e RDR2.
quando saiu o BOTW eu cai no hype e confesso q achei um jogo bem mediano. haja saco pra ficar escalando parede o tempo todo, fora q a historia é uma m****.
Mas ai veio o TOTK e esse sim eu curti demais. Mas pra ele ser 10/10 precisava de uma trilha sonora mais foda, algo q dificilmente conseguirão repetir, pq OOT é impecavel nisso (e em todos os outros aspectos).
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.207
Reações
64.219
Pontos
1.253
BOTW só não considero o melhor justamente por isso, as Dungeons deixam a desejar e são poucas e bem parecidas, porem o game é maravilhoso isso não da para negar, TOTK eu curti mais não com aquela empolgação de BOTW.
BOTW se tivesse dungeons tão boas quanto o Ocarina seria um deleite.
 

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.178
Reações
2.720
Pontos
453
Tem muito Zelda excelente (e outros jogos de outras franquias excelentes), mas poucos jogos tiveram o impacto de OoT.
Vi o Link na capa da Gamers 36...

36.png


... e, claro, vinha acompanhando o desenvolvimento do game pelas revistas (em especial a Gamers).
"Quando li faz jus ao nome que carrega" já comprei a revista (tenho a maioria das Gamers aqui) e infernizei meu velho até comprar o N64 (ainda em 98).
Com o jogo em mãos só parei depois de zerar praticamente (só dormia, cagava e comia, pois tinha 18 anos e não tinha mais escola). Hoje em dia levarei meses para zerar. :klolwtf

12/10. O impacto disso na época, e na minha vida, foi coisa de louco. E olha que já tinha passado alguns outros furações por aquele 1998 (MGS e RE2 só para ficar em dois). E Zelda impactou ainda mais.

PS: Sessão nostalgia. Gamers, R$ 3,50, Pro Games... jovem -kun. :klol
Só pra fazer um adendo, a GAMERS era EXTREMAMENTE sonysta. Não gostava da Nintendo. Até porque a onda nesta época eram os "games adultos" da Sony, CGs e este tipo de coisa. A única vez que a revista se rendeu foi justamente no lançamento de Ocarina of Time.

Não adianta. Se vc não jogou o game na época que ele foi lançado, nunca vai ter a noção do que foi. Não é saudosismo. Eu jogo desde o ATARI. Poderia citar games da época do NES, SNES, MEGA...lembro que o jogo que mais me impactou foi CONTRA, pois foi justamente o primeiro jogo que vi fora do ATARI. Morava no interior do RS, nem sabia que existia vida fora do ATARI. Quando vi contra no NES de um amigo que veio de uma cidade grande, quase tive um infarto.

Enfim, ficar comparando "level design" de Ocarina com games atuais chega a ser piada. Óbvio que as coisas evoluíram. Mas Ocarina tem que ser comparado com o que tinha na época.
 

Nedaum

Bam-bam-bam
Mensagens
1.487
Reações
2.149
Pontos
353
É difícil demais analisar isso. Pra mim OoT é um dos melhores de todos os tempos, mas as vezes fico com impressão de que só colocaria ele como o número 1 por conta da nostalgia, e aí fazendo isso vc admite que nostalgia pesa muito mais do que todos os outros aspectos.

BotW é genial, passar pelas 4 zonas principais é tão espetacular chega parece um novo jogo em cada uma dessas áreas. Compara as 4 principais do BotW com cada uma delas no OoT, BotW amassa em todos os quesitos. Death Mountain do OoT ou Death Mountain do BotW?! Não nem justo uma comparação dessa.
A Dungeon mais fraca de OoT é melhor e mais variada que todas as Divine Beasts juntas (cuja estrutura bizarramente se repete no TotK: ative 4 pedestais em qualquer ordem e previamente marcados no mapa).

Gorons presos na Dungeon? Nível de água mudando a exploração do cenário? Locais escondidos visíveis somente com uma lente mágica? Escalar uma árvore, pegar um código secreto, pular do último andar pra chegar ao subsolo...? Carregar um companion a fase inteira e usá-lo para resolver puzzles?

Coitado de BotW. Chega a ser uma covardia. Essa sim não é uma comparação justa.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.741
Reações
60.460
Pontos
1.724
Eu só joguei OoT no 3DS, não tive N64, e mesmo assim o jogo não deixou de me impressionar bastante. Eu só conseguia pensar como deve ter sido a sensação de quem jogou à época, totalmente insuperável.

Acho que BotW revolucionou mais no modelo open world do que o tanto que OoT fez.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.788
Reações
9.023
Pontos
1.209
Só pra fazer um adendo, a GAMERS era EXTREMAMENTE sonysta. Não gostava da Nintendo. Até porque a onda nesta época eram os "games adultos" da Sony, CGs e este tipo de coisa. A única vez que a revista se rendeu foi justamente no lançamento de Ocarina of Time.

Não adianta. Se vc não jogou o game na época que ele foi lançado, nunca vai ter a noção do que foi. Não é saudosismo. Eu jogo desde o ATARI. Poderia citar games da época do NES, SNES, MEGA...lembro que o jogo que mais me impactou foi CONTRA, pois foi justamente o primeiro jogo que vi fora do ATARI. Morava no interior do RS, nem sabia que existia vida fora do ATARI. Quando vi contra no NES de um amigo que veio de uma cidade grande, quase tive um infarto.

Enfim, ficar comparando "level design" de Ocarina com games atuais chega a ser piada. Óbvio que as coisas evoluíram. Mas Ocarina tem que ser comparado com o que tinha na época.
E bem verdade a Gamers tinha um odio bem grande com a Nintendo (acredito por editoriais e pela secao de cartas, que era por causa da Playtronic/Gradiente nao anunciarem na revista). O fato deles terem ter que se render e botar o Zelda na capa em vez de um RPG generico dos que eles chupinabam o detonado da Gamfaq, ja diz a importancia da game.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.714
Reações
25.091
Pontos
903
Sabia disso da Gamers não. Lembro o pessoal pegando no pé por causa do Saturno, que não tinha muito jogo coberto.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.420
Reações
95.488
Pontos
1.353
A Dungeon mais fraca de OoT é melhor e mais variada que todas as Divine Beasts juntas (cuja estrutura bizarramente se repete no TotK: ative 4 pedestais em qualquer ordem e previamente marcados no mapa).

Gorons presos na Dungeon? Nível de água mudando a exploração do cenário? Locais escondidos visíveis somente com uma lente mágica? Escalar uma árvore, pegar um código secreto, pular do último andar pra chegar ao subsolo...? Carregar um companion a fase inteira e usá-lo para resolver puzzles?

Coitado de BotW. Chega a ser uma covardia. Essa sim não é uma comparação justa.

Pra ser "justo", uma que eu não consigo considerar as bestas como dungeons, são salas abertas com "ambientação" iguais a com um catarro preto no final.

Porém, em todas as 4 a gente usa companion de maneiras diferentes pra entrar em cada uma delas.
A besta da água tem o menino peixe.
Besta do fogo tem o menino pedra tão irritante que eu subi a montanha no mudo.
Besta dos travestis a gente tem que fazer parceria com a travesti de pau maior.
Besta das galinhas a gente tem que montar em uma.


Aí vem o TotK e praticamente repete, mas fazendo com uma forma mais variada, fazendo ter certeza a já suspeitada impressão de não tiveram tempo de fazer dungeons no brisado.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.207
Reações
64.219
Pontos
1.253
Pra ser "justo", uma que eu não consigo considerar as bestas como dungeons, são salas abertas com "ambientação" iguais a com um catarro preto no final.

Porém, em todas as 4 a gente usa companion de maneiras diferentes pra entrar em cada uma delas.
A besta da água tem o menino peixe.
Besta do fogo tem o menino pedra tão irritante que eu subi a montanha no mudo.
Besta dos travestis a gente tem que fazer parceria com a travesti de pau maior.
Besta das galinhas a gente tem que montar em uma.


Aí vem o TotK e praticamente repete, mas fazendo com uma forma mais variada, fazendo ter certeza a já suspeitada impressão de não tiveram tempo de fazer dungeons no brisado.
O caminho pras dungeons no Zelda Chorão é mais empolgante do que as próprias dungeons
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.420
Reações
95.488
Pontos
1.353
O caminho pras dungeons no Zelda Chorão é mais empolgante do que as próprias dungeons

TotK eu só não gostei do segmento da lava.
Subir a montanha até que é legal, apesar de praticamente repetir a do brisado.
Aí chega no topo, que se o jogador chegou até ali sem ter ficado batendo perna nas ilhas, capaz de achar a batalha um parto porque o controle da nave até acostumar é uma b*sta.

Aí vai pra "caverna", se o jogador não limpou as árvores das cavernas, tem que ficar andando atirando aquelas plantas pra frente.

Aí chega na parte dos trilhos quebrados. É quase o Water temple da década, navegabilidade mó suada.

Mas o chefe é da hora.



Dos caminhos, o que eu mais gostei foi do deserto. Apesar de ter aquela parte lá de "Tower defense".
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.063
Reações
21.997
Pontos
999
O melhor é o A Link to the Past. Nada superou a sensação que tive jogando esse clássico do SNES.

Exatamente. A Link to The Past ainda é o melhor Zelda. É um jogo direto ao ponto. Sem fetch quests. Sem side quests imbecis envolvendo NPC's imbecis. Sem mini games imbecis. O mundo como um todo é uma grande dungeon então o foco aqui é a jogabilidade. Diálogos enfadonhos e nhem nhem nhem não tem aqui.

Ocarina conseguiu transpor esse clima para o 3D com maestria. Mas já não era um jogo direto ao ponto.

Majora's tem a excelente jogabilidade de Ocarina, um copy paste. Não reclamo disso mas de toda a estrutura do jogo.

Minish Cap também é excelente apesar de ter sido limitado por ter sido feito para um porra de portátil imundo. Mas no emulador é muito bom. Também não é mais um jogo direto ao ponto. Tem side quests imbecis, diálogos imbecis, mini games imbecis. Claro, não chega nem perto da imbecilidade que foi Majora's Mask. Este junto com Skyward Sword são os piores da série. Majora por ser baseado inteiramente em fetch quests imbecis OBRIGATÓRIAS para o prosseguimento do jogo. Poucas dungeons. Infinidade de NPC's imbecis, mini games imbecis, limite de tempo, muito nhem nhem nhem. Skyward Sword muito linear e controles mongois.

A Link Between Worlds é muito bom também mas achei curto. Zelda não pode ser curto, fiquei com a sensação de jogar um jogo incompleto ou um DLC de outro Zelda. O sistema de "alugar" as tools com o Ravio achei bem imbecil também mas tem a ver com a história do jogo então relevei. E gostei da história também, bem simples mas até um pouco diferente do "salve Zelda". A ideia de outro mundo, outro herói, outra princesa achei muito boa.

Dos antigões o primeiro Zelda de Nintendo 8 bits envelheceu mal apesar de ser a base para toda a série. Assim como Metroid de Nintendinho.

Oracle of Seasons e Oracle of Ages parecem ter uma boa estrutura mas são intragáveis com aqueles visuais de Game Boy Color. Outro sacrilégio term sido lançados para portátil lixo. Ao menos tivessem feito para Game Boy Advance. Poderiam ter sido jogos de lançamento já que foram lançados quase juntos. Desse modo poderiam ser aproveitados no emulador.

Phantom Hourglass e Spirits Tracks são dois lixos. Controle mongol com caneta deixo só para os tards, além de terem sido lançados para portátil lixo. Nem dá para tentar no emulador. Uma porque o controle do jogo foi feito mongolmente para usar aquela porra de caneta. Outro motivo é que os emus de Nintendo DS são outros lixos iguais ao portátil. (Citra por outro lado é um emulador muito foda. Vai entender a lógica dos desenvolvedores dos emus.)​
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.611
Reações
4.708
Pontos
353
Eu só joguei OoT no 3DS, não tive N64, e mesmo assim o jogo não deixou de me impressionar bastante. Eu só conseguia pensar como deve ter sido a sensação de quem jogou à época, totalmente insuperável.

Acho que BotW revolucionou mais no modelo open world do que o tanto que OoT fez.
Imagina eu que fui buscar esse jogo na locadora com uns 11 anos. Tinha comprado la e esperei alguns dias pra chegar.

Na volta caiu um dilúvio. Cheguei ensopado em casa felizao que ia jogar até o final
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.611
Reações
4.708
Pontos
353
Aos fas do lttp, eu queria me desculpar pq nunca consegui terminar esse jogo. Tentei umas 4x, mas sempre dropo.
O mais longe qur cheguei foi quando vai pro mundo dark.

Nao joguei na epoca, talvez seja esse o meu problema. Mas ja joguei outros jogos, tipo o links awakening (dx e remake) e aqueles oracle de gba e gostei bastante desses... Mas o link to the past nunca me encantou.

Ate o de nes eu joguei um tantao no emulador... Mas o lttp nunca cheguei longe

Talvez seja o cabelo rosa do link lmao
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.835
Reações
12.317
Pontos
999
Exatamente. A Link to The Past ainda é o melhor Zelda. É um jogo direto ao ponto. Sem fetch quests. Sem side quests imbecis envolvendo NPC's imbecis. Sem mini games imbecis. O mundo como um todo é uma grande dungeon então o foco aqui é a jogabilidade. Diálogos enfadonhos e nhem nhem nhem não tem aqui.

Ocarina conseguiu transpor esse clima para o 3D com maestria. Mas já não era um jogo direto ao ponto.

Majora's tem a excelente jogabilidade de Ocarina, um copy paste. Não reclamo disso mas de toda a estrutura do jogo.

Minish Cap também é excelente apesar de ter sido limitado por ter sido feito para um porra de portátil imundo. Mas no emulador é muito bom. Também não é mais um jogo direto ao ponto. Tem side quests imbecis, diálogos imbecis, mini games imbecis. Claro, não chega nem perto da imbecilidade que foi Majora's Mask. Este junto com Skyward Sword são os piores da série. Majora por ser baseado inteiramente em fetch quests imbecis OBRIGATÓRIAS para o prosseguimento do jogo. Poucas dungeons. Infinidade de NPC's imbecis, mini games imbecis, limite de tempo, muito nhem nhem nhem. Skyward Sword muito linear e controles mongois.

A Link Between Worlds é muito bom também mas achei curto. Zelda não pode ser curto, fiquei com a sensação de jogar um jogo incompleto ou um DLC de outro Zelda. O sistema de "alugar" as tools com o Ravio achei bem imbecil também mas tem a ver com a história do jogo então relevei. E gostei da história também, bem simples mas até um pouco diferente do "salve Zelda". A ideia de outro mundo, outro herói, outra princesa achei muito boa.

Dos antigões o primeiro Zelda de Nintendo 8 bits envelheceu mal apesar de ser a base para toda a série. Assim como Metroid de Nintendinho.

Oracle of Seasons e Oracle of Ages parecem ter uma boa estrutura mas são intragáveis com aqueles visuais de Game Boy Color. Outro sacrilégio term sido lançados para portátil lixo. Ao menos tivessem feito para Game Boy Advance. Poderiam ter sido jogos de lançamento já que foram lançados quase juntos. Desse modo poderiam ser aproveitados no emulador.

Phantom Hourglass e Spirits Tracks são dois lixos. Controle mongol com caneta deixo só para os tards, além de terem sido lançados para portátil lixo. Nem dá para tentar no emulador. Uma porque o controle do jogo foi feito mongolmente para usar aquela porra de caneta. Outro motivo é que os emus de Nintendo DS são outros lixos iguais ao portátil. (Citra por outro lado é um emulador muito foda. Vai entender a lógica dos desenvolvedores dos emus.)​
c***lh0 é tudo lixo :klol
 
Topo Fundo