Acompanhei o nintendont desde o lançamento nos posts do gbatemp. O nintendont é um evolução da DIOS MIOS(exclusiva pra wii, ora o wii U não ter a MIOS, responsável pela leitura do cube). Lembro do fix94 (principal programador do nintendont) respondendo essa dúvida. As pessoas diziam que era emulação, outras que era apenas interpretação. Ele disse que não está certo nem errado, muito pelo contrário: Ele disse que O wii, assim como a máquina de arcade triforce, é basicamente um gamecube, com algumas marcas diferentes de peças, com um adicionado da tecnologia pra captar o movimento e, bem, o sd, usb, bluetooth, essas coisas que não tinham no cube. O wii U, por sua vez usou da arquitetura do wii em sua própria, e por isso como o fedps disse, o hardware do wii U interpreta o wii, que interpreta o cube. No entanto, o fix94 precisou entender o que a mios fazia exatamente, e se era realmente necessária, e viu que não. Então, estudando a mios, e a arquitetura do wii U, escreveu os codigos no nintendont, conseguindo redirecionar a leitura/escrita de dados, e consegui fazer o cube funcionar no Wii U (daí o nome, ele fez o que a nintendo não faz, que é rodar o cube no wii U) então pode se dizer que o nintendont é um elo entre entre hardware interpreter (99%: grafico, video, audio, etc) e emulação (1% redirecionamento da leitura de dados, qual dado vai pra qual componente, controle, memory card, e outros patches). Bem, ao menos, foi isso que entendi.