Notei alguns players utilizando mod para "solucionar" o trânsito, quando, planejar o desenho da city, para que o sistema de trânsito funcione de modo eficiente, é justamente o grande barato desse jogo, pois é de fato difícil e desafiante.
vc precisa editar, destruir e refazer cruzamentos, alterar a mãos das vias, abrir túneis em pontos estratégicos e por ai vai - tudo gerenciando o orçamento para que a a prefeitura continue com as contas no azul; um investimento mal feito e já era, seus custos explodem, o dinheiro para de jorrar para o caixa e não se consegue mais recuperar saúde financeira da cidade. Só recomeçando do ultimo ponto de controle ou antes.
É por essa razão que tantos acabam desistindo. Não haveria realmente nada para continuar fazendo no jogo não fosse isto, com mods a coisa se torna entediante e sem graça. Você ergue umas duas cidades, aprecia bem, mas depois enjoa... porque não há a coisa do desafio. Com a adição dos desastres ficou melhor ainda. Aumentou a dificuldade.
Eu só acrescentaria, caso estivesse no lugar dos caras da Paradox Interactive, tempo e objetivos.
Por exemplo alcançar um profit de $300k até o ano 2040, ou uma população tal até ano tal, ou um determinado nivel de felicidade para os escritórios em um mapa com uma geografia complicada e por ai vai, como outros simuladores bem mais simples como roller coastner fizeram e foi o motivo de seu sucesso, mesmo tendo gráficos simples, isso torna a brincadeira bem mais estimulante.
A opção sandbox/freebuild ficaria para jogos personalizados, em segundo plano.