rangervermelho00
Habitué da casa
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Tem razão, confundi com o 7075 T6, acabei de ver no matweb (aliás, dureza Brinell de 150 ). Faz uns anos já desde que fiz esse servicinho hehehe. Aliás, a peça era uma manga de eixo com cubo de roda.Falei b*sta, a liga na verdade é 6061 T6. A dureza Brinell dele é 95, enquanto a do aço 1010 (que é uma liga de baixo custo, bastante empregada em aplicações não tão "nobres") é de 105, por exemplo. Ele foi escolhido justamente pela fácil usinabilidade, visto que não temos fresas e tornos de alta potência.
Você deve ter trabalhado com o 7075 T6. Esse sim é o capeta. Alta dureza (baixa usinabilidade), baixa soldabilidade (devido às porcentagens de cobre e zinco, mas a explicação é longa), alto custo, e por aí vai. A questão dele é a excelente resistência mecânica.
São materiais custosos para aplicações de alto desempenho, tal como a indústria aeroespacial. O protótipo custou em torno de R$50k, enquanto o custo de produção seria em torno de R$25k (na Europa ela poderia ser vendida a 5k EUR). A fibra de carbono é absurdamente cara no Brasil, tal como o alumínio. Infelizmente os países desenvolvidos estão muito na frente de nós devido a facilidade de acesso à estes materiais.
Nossa, o projeto de vocês até que não é tão caro. O FSAE da Unicamp eu sei que chega aos 100k, já que eles recebem 60k só de uma empresa patrocinadora (foi o que um conhecido que faz parte do setor administrativo da equipe me disse, pelo menos), mas é algo completamente diferente do de vocês.
Parabéns à equipe, conseguir competir com equipes gringas é sinal de muito mérito, visto que somos muito atrasados nesses aspectos (tem equipe de Fórmula SAE alemã que recebe mais de 100k euros pra fazer o carro, além de terem muito mais acesso a tecnologia e recursos).