O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O Mercado Obscuro da T.I. Brasileira

Gusta199

F1 King
Mensagens
16.200
Reações
8.137
Pontos
1.244
Cheguei a estudar 2 anos de Sistemas de Informação e estagiei por 1 ano e meio na área.
A melhor coisa que fiz foi ter largado tudo e ter ido pra outra área.
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.983
Pontos
1.059
Caras o que eu posso dizer? só li verdades
Quase sempre penso em abandonar a Area, fazer algo mais leve e que da mais dinheiro
você se mata de estudar, tira 4000 certificações, investe tempo e dinheiro, só exigência absurda, ai as vezes olho para parentes meus e fico refletindo sériamente sobre minha vida, minha tia tem uma sapataria e tira 3,4 até 5X mais que eu, e esta ficando bem de vida
não é pra menos que muita gente esta deixando a área, co messes salários de fome risíveis dignos de piada , onde ja se viu pagar um salario minimo pra quem tem formação superior? até trabalhar em callcenter sem nenhum estudo tira isso
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Tem muito "profissional" meia boca tambem que desvaloriza o mercado.

Quando eu trabalhava como funcionario, recebia mal. Mas tava comecando e precisava de experiencia e graduacao que nao tinha ainda.
Quando trabalhei pro estado eu ja era autonomo e consegui um salario como bolsista que era ok. Me formei enquanto trabalhava la, pedi aumento e tive. Nao da pra ficar rico mas deu para ficar de boa.
Mas tb, isso ja tem mais de 10 anos.

Hoje em dia tem muita gente no mercado que nao sabe programar. Sabe usar a linguagem. O que eh diferente.
Mas como muita solução já pronta existente no mercado supre necessidades de muita gente, conseguem se virar, como tem muito "copy paste", "ah eh so alterar os dados do form" etc. Desvalorizam o mercado.
Quando estes precisam de uma solução mais complexa para um problema, se matam para conseguir mais pesquisando do que pensando.
A cosia de 15 anos atraz quando eu era moleque e ganhava uma merreca. Meu patrao pagou curso pra mim de delphi. Eu programava clipper, VB, pascal (sim, usei pascal), mumps e um pouco de c++.
O curso tinha tipo 1/4 da carga horaria voltada para logica.

Uns 2-3 anos mais tarde. Fiz java. Metade do curso era java desktop (na epoca se usava) e entrava-se muito em logica, estruturas de dados (pilha, fila, arvores, etc) feitas na mao. Usando arrays mesmo e lista encadeada. Depois que entrava-se na parte de ferramentas, colecoes e etc. Ai depois vc tinha aula de web. Ou seja, voce aprendia na mao a coisa para depois descobrir que ja tem pronto.
Assim voce tinha base. E ainda assim, muitas vezes vc cai no mercado, precisa calcular impostos, notas ficais, fazer movimentacoes em varias tabelas, e o preparo eh outro bem diferente.

A coisa de 2 anos. Fiz um curso de java web e android para me atualizar. Nao tem NADA de logica e nao requerem que voce conheca logica.
Eles dizem no curso que vc precisa. Mas nao eh um requerimento real. Tanto que conhecido meu se ferrou no curso pq quis fazer sem nunca ter mexido com linguagem nenhuma alem de HTML. (hue).

Isso mostra que o mercado esta deixando de lado programadores realmente em prol de copiadores de codigo. E como resultado disso, quem realmente eh bom se prejudica quando nao consegue comprovar e no geral o mercado fica deflacionado devido a grande quantidade de "profissionais".

Eu sinceramente não sei qual será o rumo desse mercado. Ele eh muito importante e não existe valorizacao do mesmo.
 
Ultima Edição:

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.893
Reações
7.119
Pontos
1.039
Tem muito "profissional" meia boca tambem que desvaloriza o mercado.

Quando eu trabalhava como funcionario, recebia mal. Mas tava comecando e precisava de experiencia e graduacao que nao tinha ainda.
Quando trabalhei pro estado eu ja era autonomo e consegui um salario como bolsista que era ok. Me formei enquanto trabalhava la, pedi aumento e tive. Nao da pra ficar rico mas deu para ficar de boa.
Mas tb, isso ja tem mais de 10 anos.

Hoje em dia tem muita gente no mercado que nao sabe programar. Sabe usar a linguagem. O que eh diferente.
Mas como muita solução já pronta existente no mercado supre necessidades de muita gente, conseguem se virar, como tem muito "copy paste", "ah eh so alterar os dados do form" etc. Desvalorizam o mercado.
Quando estes precisam de uma solução mais complexa para um problema, se matam para conseguir mais pesquisando do que pensando.
A cosia de 15 anos atraz quando eu era moleque e ganhava uma merreca. Meu patrao pagou curso pra mim de delphi. Eu programava clipper, VB, pascal (sim, usei pascal), mumps e um pouco de c++.
O curso tinha tipo 1/4 da carga horaria voltada para logica.

Uns 2-3 anos mais tarde. Fiz java. Metade do curso era java desktop (na epoca se usava) e entrava-se muito em logica, estruturas de dados (pilha, fila, arvores, etc) feitas na mao. Usando arrays mesmo e lista encadeada. Depois que entrava-se na parte de ferramentas, colecoes e etc. Ai depois vc tinha aula de web. Ou seja, voce aprendia na mao a coisa para depois descobrir que ja tem pronto.
Assim voce tinha base. E ainda assim, muitas vezes vc cai no mercado, precisa calcular impostos, notas ficais, fazer movimentacoes em varias tabelas, e o preparo eh outro bem diferente.

A coisa de 2 anos. Fiz um curso de java web e android para me atualizar. Nao tem NADA de logica e nao requerem que voce conheca logica.
Eles dizem no curso que vc precisa. Mas nao eh um requerimento real. Tanto que conhecido meu se ferrou no curso pq quis fazer sem nunca ter mexido com linguagem nenhuma alem de HTML. (hue).

Isso mostra que o mercado esta deixando de lado programadores realmente em prol de copiadores de codigo. E como resultado disso, quem realmente eh bom se prejudica quando nao consegue comprovar e no geral o mercado fica deflacionado devido a grande quantidade de "profissionais".

Eu sinceramente não sei qual será o rumo desse mercado. Ele eh muito importante e não existe valorizacao do mesmo.
Achei que isso era só impressão minha e que tinha ficado velho demais pra essa nova geração de web.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Basicamente é isso mesmo. para um simples estágio de 1300,00:
"Qual a sua idade?"
-23

"To vendo aqui no seu cúrriculo, você não se encaixa no nosso perfil para estágio, precisa de no mínimo 10 anos de experiência na área, inglês fluente, espanhol intermediário e mandarim fluente."
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.786
Reações
134.117
Pontos
2.139
Aproveitando:

14591777_1116936491717365_7969390346498888119_n.jpg
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Complementando. Sobre prostitutos de mercado:

Um tio meu abriu uma empresa e precisou de um site. Arrumou um picareta que fez site dele no wyx (.sem comentarios.).
Eram so 2 ou 3 paginas. Mal feito. baseado em um template pronto. Cobrou tipo 300 reais mais um x por mes. Depois foi aumentando. Bem, no fim deu m****.

Amigo meu fez curso 6 meses de front end (html, javascript, css, wordpress, boostrap, photoshop e essas coisinhas).
Ele ta cobrando coisa de 3k/site com maximo de 10 paginas e um form com cliente fornecendo o texto e fotos. E ta pegando trampo.
Ele nao usa templates, so usa a estrutura ja pronta (wireframe), o que agiliza muito ne. Mas ele tem que criar as imagens e estruturar tudo.
Acho que o preco que cobra x trabalho até ta justo.

Aí agente ve a diferença. Um sistema para uma empresa em uma linguagem web sai bem mais caro. O problema eh que "caro" e "barato" depende do quanto se esta disposto a pagar. Se as empresas não estiverem dispostas a pagar 10k por um sistema bem feito e personalizado. Vao pegar um sistema generico, e ao invés do sistema de adaptar a empresa, a empresa se adapta ao sistema.

Quem lembra da epoca que comecaram a surgir softwares de contabilidade nas bancas de jornal pro coisa do tipo 15 reais?

Enfim, deve-se ter em mente que o valor do profissional depende de quanto ele vale para quem o contrata. E essa area de TI esta prostituída demais.
Hoje felizmente eu já estou fora da área a 10 anos. Eu desenvolvo "for fun" pq gosto. Tipo uma calculadora que bloodborne que fiz e coloquei aqui no forum e o povo curtiu. Faco sistemas para minha empresa. E tenho algums ideias de app de android e web que quero ainda fazer que podem ser lucrativos. Mas eu posso me dar ao luxo de pagar um servidor e não lucrar nada com ele, felizmente.
Mas se dependesse de TI minha renda hoje provavelmente seria bem menor, mesmo levando em conta que eu já teria uns 20 anos no mercado se nao tivesse parado. Provavelmente com mais certificações pois nunca consigo parar, agora mesmo estou estudando spring security como opcao de seguranca para meus sistemas pois nunca usei.

Mas nao me arrependo da area que escolhi. Pois com parte de analise e projeto de sistemas, eu precisei aprender muita coisa para criar soluções que eu nao aprenderia de outra forma. E me foram uteis como empresario.
 

Ray Penbar

Bam-bam-bam
Mensagens
4.588
Reações
7.850
Pontos
359
é complicado
o mercado hj está cada vez mais 'componentizado', principalmente web
vc desenv em uma linguagem, mas deve ter o conhecimento daqueles N componentes específicos q vão ser usados
além dos componentes em si, as interfaces entre eles, repositórios, modelos de documentação e gestão de processos/projetos/demandas
acaba sendo muita coisa

se pra alguém q está no mercado isso é complicado, pra quem ta começando tende a ser mais difícil ainda

esse ano completo 10 anos de desenv, hj trabalho com C/C++ principalmente e me considero desatualizado
mas ao mesmo tempo sei q tem mercado pra quem é 'desatualizado', pq a quantidade de sistemas legados existentes é quase infinita
e estou sem muito ânimo pra ir estudar outras coisas

uma dica q um professor meu de desenv deu a mais de 10 anos
qdo vc vai na esquina e balança a árvore procurando desenvolvedores de java, caem 100
qdo balança procurando desenvolvedores C, caem 10
qdo balança procurando cobol, se tiver sorte acha 1
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Caras o que eu posso dizer? só li verdades
Quase sempre penso em abandonar a Area, fazer algo mais leve e que da mais dinheiro
você se mata de estudar, tira 4000 certificações, investe tempo e dinheiro, só exigência absurda, ai as vezes olho para parentes meus e fico refletindo sériamente sobre minha vida, minha tia tem uma sapataria e tira 3,4 até 5X mais que eu, e esta ficando bem de vida
não é pra menos que muita gente esta deixando a área, co messes salários de fome risíveis dignos de piada , onde ja se viu pagar um salario minimo pra quem tem formação superior? até trabalhar em callcenter sem nenhum estudo tira isso

Basicamente é isso mesmo. para um simples estágio de 1300,00:
"Qual a sua idade?"
-23

"To vendo aqui no seu cúrriculo, você não se encaixa no nosso perfil para estágio, precisa de no mínimo 10 anos de experiência na área, inglês fluente, espanhol intermediário e mandarim fluente."

É triste.

Funcionario meu para carregar saco na cabeça ganha R$ 1052,00. Menor salario aqui.
Estudo deles? Ate 4º serie em media. Quando nao eh analfabeto.
Não desmerecendo eles,o trampo eh foda, mas mostrando a discrepância do que estudamos e investimos.
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
É triste.

Funcionario meu para carregar saco na cabeça ganha R$ 1052,00. Menor salario aqui.
Estudo deles? Ate 4º serie em media. Quando nao eh analfabeto.
Não desmerecendo eles,o trampo eh foda, mas mostrando a discrepância do que estudamos e investimos.
Pois é cara, tem cara se matando de estudar, indo para outro Estado estudar, depois monta clínica de psicologia pra cobrar 45,00 na consulta.
Ou vai trabalhar em escritório de advocacia ganhando 1200,00.
Cursou TI e vai virar instalador da net e ganha 800,00.
Enquanto isso tem cabeleireiro de bairro rachando de ganhar dinheiro, 5000,00 no mês limpo.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.600
Pontos
1.179
Programador não fica muito atrás disso não, além de pedir conhecimento em 10 linguagens, a média é de R$2.000,00. Acho um absurdo tanto estudo para um valor tão baixo, em outras áreas, estagiário está ganhando mais.
Não sei ai, mas aqui nem a pau que um estágio pague isso, nem de empresas gigantes são esse valor.
O máximo do máximo que consegue com um estágio aqui na minha região é chorando 1000 reais.
Além de que realmente, querem que tu já tenha experiência.
 

Bliss Bones

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.799
Reações
22.776
Pontos
1.394
É triste.

Funcionario meu para carregar saco na cabeça ganha R$ 1052,00. Menor salario aqui.
Estudo deles? Ate 4º serie em media. Quando nao eh analfabeto.
Não desmerecendo eles,o trampo eh foda, mas mostrando a discrepância do que estudamos e investimos.

Ai tu junta o fato dele não ter feito faculdade, o que significa que ele ganha quase a mesma coisa que um recém formado, só que sem a dívida ou gasto de quase R$40.000,00 por 4 anos de faculdade.

gYDJ22e.jpg
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Ai tu junta o fato dele não ter feito faculdade, o que significa que ele ganha quase a mesma coisa que um recém formado, só que sem a dívida ou gasto de quase R$40.000,00 por 4 anos de faculdade.

gYDJ22e.jpg

hehe.
Sem contar cursos, livros, tempo dedicado.
Só de livro na minha estante são 2 fileiras de livros tecnicos e 3 de livros de historias. (romances).
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Eu faço engenharia de computação. Tá uma delícia, junção de duas áreas totalmente prostituídas. Procurando estágio, acho diversas vagas pra ser o "menino do TI", e até que um número razoável em programas de empresas grandes com uma remuneração legal pra um estagiário, mas imagina a concorrência.

O "fator sobrinho" fodeu com a área e o que eu observo é que nego bom já não aguenta mais e tá debandando (vide o tópico). Logo logo só vai sobrar micreiro aceitando esse salário. Eu amaria ver o mercado entrando em colapso.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Aproveitando o topeco.

Alguém sabe em que pé que tá a regulamentação da área de TI?

Sei que tava na mão do temmer; Mas não escutei mais nada....
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Isso aí acontece em diversas áreas.

Essa descrição sobre o ambiente corporativo é a mais pura verdade:
"Quem trabalha muito, erra muito. Quem trabalha pouco, erra pouco. Quem não trabalha, não erra. E quem não erra, é promovido!

Só não sei se concordo com a lógica de culpar os profissionais por aceitarem essa situação. Nosso mundo não nos dá tanta liberdade assim para sempre poder escolher o que aceitar o que não aceitar... tá cheio de gente se prostituindo profissionalmente porque a opção é deixar a família passando fome. E tá cheio de empresas se aproveitando disso, ainda mais agora com a crise.

Penso que a solução pra isso passa sim pela iniciativa dos próprios profissionais, mas é muito mais complexo do que apenas as pessoas pararem a se sujeitar à empresas mesquinhas (e fica o registro que mesquinharia é algo inerente a uma empresa que visa o lucro, esqueçam essas ladainhas corporativas de preocupação com motivação e bem estar dos profissionais).
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.006
Reações
20.231
Pontos
1.004
Eu atualmente sai da area de analise e estou entrando na area de segurança da informação, ja tirei alguns certificados e estou estudando para outros (ccna no caso) e fiz umas entrevistas a algum tempo que chega ser decepcionante, quanto mais carga você possui mais pedem coisas nada a ver, hj mesmo fui fazer entrevista aqui em Jundiai para vaga de administrador de Redes, salário de 1800 golpes e exigiu ate programação, eu programo em c# mas a moça não sabia nem falar o nome da linguagem, acho que muitas empresas nem sabem oque estão pedindo e dai vira essa porcaria que estamos vendo, lamentável!
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Aproveitando o topeco.

Alguém sabe em que pé que tá a regulamentação da área de TI?

Sei que tava na mão do temmer; Mas não escutei mais nada....

Mas a regulamentação pelo que vi nem seria vantajosa tambem da forma que querem fazer.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Mas a regulamentação pelo que vi nem seria vantajosa tambem da forma que querem fazer.

Se é vantajosa ou não é uma outra discussão que caberia num tópico inteiro. Só queria saber em pé tava por que não vi o vamp falar mais nada.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
Tem muito "profissional" meia boca tambem que desvaloriza o mercado.

Quando eu trabalhava como funcionario, recebia mal. Mas tava comecando e precisava de experiencia e graduacao que nao tinha ainda.
Quando trabalhei pro estado eu ja era autonomo e consegui um salario como bolsista que era ok. Me formei enquanto trabalhava la, pedi aumento e tive. Nao da pra ficar rico mas deu para ficar de boa.
Mas tb, isso ja tem mais de 10 anos.

Hoje em dia tem muita gente no mercado que nao sabe programar. Sabe usar a linguagem. O que eh diferente.
Mas como muita solução já pronta existente no mercado supre necessidades de muita gente, conseguem se virar, como tem muito "copy paste", "ah eh so alterar os dados do form" etc. Desvalorizam o mercado.
Quando estes precisam de uma solução mais complexa para um problema, se matam para conseguir mais pesquisando do que pensando.
A cosia de 15 anos atraz quando eu era moleque e ganhava uma merreca. Meu patrao pagou curso pra mim de delphi. Eu programava clipper, VB, pascal (sim, usei pascal), mumps e um pouco de c++.
O curso tinha tipo 1/4 da carga horaria voltada para logica.

Uns 2-3 anos mais tarde. Fiz java. Metade do curso era java desktop (na epoca se usava) e entrava-se muito em logica, estruturas de dados (pilha, fila, arvores, etc) feitas na mao. Usando arrays mesmo e lista encadeada. Depois que entrava-se na parte de ferramentas, colecoes e etc. Ai depois vc tinha aula de web. Ou seja, voce aprendia na mao a coisa para depois descobrir que ja tem pronto.
Assim voce tinha base. E ainda assim, muitas vezes vc cai no mercado, precisa calcular impostos, notas ficais, fazer movimentacoes em varias tabelas, e o preparo eh outro bem diferente.

A coisa de 2 anos. Fiz um curso de java web e android para me atualizar. Nao tem NADA de logica e nao requerem que voce conheca logica.
Eles dizem no curso que vc precisa. Mas nao eh um requerimento real. Tanto que conhecido meu se ferrou no curso pq quis fazer sem nunca ter mexido com linguagem nenhuma alem de HTML. (hue).

Isso mostra que o mercado esta deixando de lado programadores realmente em prol de copiadores de codigo. E como resultado disso, quem realmente eh bom se prejudica quando nao consegue comprovar e no geral o mercado fica deflacionado devido a grande quantidade de "profissionais".

Eu sinceramente não sei qual será o rumo desse mercado. Ele eh muito importante e não existe valorizacao do mesmo.

Tem um professor na web que ele ensina Java (estava assistindo a umas aulas dele), ele mesmo diz que é besteira se matar em saber o porque funciona tal linha de comando, o negócio é usar uma IDE que o ajude a poupar tempo (que facilite). Quando fui estudar por um livro, véi, estava escrevendo em um NOTEPAD todas as linhas do código e depois a gente tinha que se virar no CMD para fazer o código funcionar, depois de aprender isso, aí é que a gente vai para uma IDE já sabendo o que uma X linha de comando faz.
Hoje em dia como vc mesmo disse estão ensinando o povo a serem "copiadores", porque o importante para eles é poupar tempo
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Graças a Deus depois de quase 9 anos consegui largar essa área, exige um nível de conhecimento e estresse muito altos para salários baixos, se comparar a outras áreas de formação... Uma pena, pois conheci muita gente boa nesse tempo.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Tem um professor na web que ele ensina Java (estava assistindo a umas aulas dele), ele mesmo diz que é besteira se matar em saber o porque funciona tal linha de comando, o negócio é usar uma IDE que o ajude a poupar tempo (que facilite). Quando fui estudar por um livro, véi, estava escrevendo em um NOTEPAD todas as linhas do código e depois a gente tinha que se virar no CMD para fazer o código funcionar, depois de aprender isso, aí é que a gente vai para uma IDE já sabendo o que uma X linha de comando faz.
Hoje em dia como vc mesmo disse estão ensinando o povo a serem "copiadores", porque o importante para eles é poupar tempo
Porra, dae o indivíduo só sabe fazer sistema padrão, um dia cai um desafio na mão dele, ae vem bomba ou ele desiste, sei pq já conheci muitos caras assim, cheios de certificação e o c***lho, no final sobrou pra mim. O cara tem que entender no que está fazendo sim, ae esses malucos viram analistas, pw não sabiam programar na real...
 

rom0333

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.984
Reações
4.164
Pontos
994
TI logo vai exigir que você tenha horas de vôo , curso de manipulação de produtos perigosos, lembro o meu primeiro emprego de TI era verificar o inventário dos servidores do estadao , ficava feliz qdo deixavam instalar as lâminas no data center ficava puto qdo era pra contar números de série, cai fora qdo descobri que me contrataram como técnico administrativo..:klol:klol:klol
 

Jace

Bam-bam-bam
Mensagens
3.040
Reações
10.243
Pontos
303
RH que não entende porra nenhuma de TI + geração de "programadores" que não sabem desenvolver nada sem IDE + tecmundos da vida alardeando falta de mão de obra = mercado atual da TI.
 

lucord80

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.382
Reações
2.500
Pontos
694
Eu atualmente sai da area de analise e estou entrando na area de segurança da informação, ja tirei alguns certificados e estou estudando para outros (ccna no caso) e fiz umas entrevistas a algum tempo que chega ser decepcionante, quanto mais carga você possui mais pedem coisas nada a ver, hj mesmo fui fazer entrevista aqui em Jundiai para vaga de administrador de Redes, salário de 1800 golpes e exigiu ate programação, eu programo em c# mas a moça não sabia nem falar o nome da linguagem, acho que muitas empresas nem sabem oque estão pedindo e dai vira essa porcaria que estamos vendo, lamentável!

Teve uma vez que eu falei com a entrevistadora do RH...

" Porque a empresa não começa o processo com um gerente de TI ao invés passar primeiro pelo RH, sei que o comportamental é importante, mas aí vcs filtrariam melhor os profissionais."

A resposta dela foi a melhor.

" A empresa busca primeiro analisar o comportamental para depois analisar as qualificações."

Aí eu agradeci a oportunidade e fui embora.


Já sobre as empresas aproveitarem a crise, início do ano acontecei cmg de uma empresa me oferecer um pouco abaixo com a promessa de reajuste após os 3 meses de experiência. Chegando na fatídica semana do fim da experiência fui conversar com meu chefe sobre a renovação e aumento do salário conforme prometido.

O corno joga a culpa na crise e diz que não poderia reajustar... Porra a crise tem mais de 2 anos já, muita cara de pau dele.

Cumpri o restante da semana e saí da empresa.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Porra, dae o indivíduo só sabe fazer sistema padrão, um dia cai um desafio na mão dele, ae vem bomba ou ele desiste, sei pq já conheci muitos caras assim, cheios de certificação e o c***lho, no final sobrou pra mim. O cara tem que entender no que está fazendo sim, ae esses malucos viram analistas, pw não sabiam programar na real...

Voce conhecer IDEs como eclipse (que eu uso) eh muito importante para produtividade.
Mas na hora de aprender. Tem que saber fazer.
Colega meu curte usar Netbeans pq faz mapeamento dos JBeans entidade do Hibernate atraves do BD.
Eu prefiro criar as entidades em java e deixar o Hibernate criar ele fisicamente com os relacionamentos no BD.

Ele vive reclamando que depois precisa ficar refazendo os mapeamentos do netbeans..

Na faculdade agente usava JCreator que eh basicamente um notepad. So que com acesso a linkar os javadocs. Afinal, eh meio impossivel saber toda sobrecarga de todos os metodos de todos os objetos de todos os frameworks..Para isso serve a documentacao ne.
Eu uso hibrnate por produtividade.Mas se precisar usar JDBC nao tem problema tb.

E a questao da logica, eh onde faz diferenca. Principalmente na parte de regra de negocios.
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Acho que os problemas mostrados no texto são generalizados no mercado de trabalho, não valem apenas pra TI (guardadas as devidas proporções). Os recrutadores precisam aprender mais sobre ciência e tecnologia, com certeza existe alguma pós-graduação nesse assunto direcionada pra esse nicho.

Uma coisa que acontece em muito anúncio de empresas procurando seu "computeiro" é isso aqui:
- gerente pede um funcionário pra trabalhar com uma tecnologia recente, que tem 1 ano de lançamento e qualquer recém-formado ou autodidata dá conta
- RH recebe a descrição e começa a procurar
- então algum recrutador desinformado ou gênio distorce o anúncio pedindo mais de 3 anos de experiência na área e um monte de coisa mirabolante
- isso quando pra economizar tempo não sai jogando as palavras-chave num desses sites de emprego da vida até achar
Vai entender...
 
Topo Fundo