O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pirataria, contra ou a favor?

Pirataria

  • A favor

    Votes: 23 33,3%
  • A favor, mas não quando tem um serviço pago razoável

    Votes: 37 53,6%
  • Contra sempre

    Votes: 9 13,0%

  • Total voters
    69

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.735
Reações
9.675
Pontos
453
Eu gosto do Windows 10. Qual é a vantagem do 7?

Tristeza era o 8. Ainda tenho trauma daquela barra de iniciar, e imagino que ao clicar na minha do windows 10 ela vai aparecer
Até agora as vantagens que eu vejo são:
Sem aplicativos desnecessários empurrados: Esqueça instalar o Windows e ver aquele monte de aplicativo inútil sendo instalado junto. Aqui é só o S.O. e pronto.
Windows Aero: Vamos concordar que o Aero é um belo tema visual, faço de tudo para não precisar desativá-lo.
Hyper-V melhor: Não é apenas impressão, no Windows 7, o Hyper-V se comporta mais rapida e estavelmente que nos sistemas posteriores.
Melhor suporte a programas 32-bit: Entendo que eles estejam saindo de moda, mas ainda existe muito programa que somente existe em versão 32 bit. Jogos então...
UEFI não pula o boot: isso me dava uma raiva tremenda no meu antigo PC, pois eu estava sempre trocando de HD e memória, então sempre tinha que reconfigurar certas coisas. Mas só podia fazê-lo se eu reiniciasse o W10, pois se eu desligá-lo, ele pula o boot.(sei que tem como desativar isso, mas daí demora bem mais para ligar, antes eu fique logo com o boot mediano do 7)
Atualizações forçadas: No nosso país, nossa conexão é uma m****, e na programação, passamos horas numa única parte de um código. Então ter que usar uma rede capada por causa de uma atualização, ou ser obrigado a reiniciar por tal coisa não rola para mim, mesmo que a técnica Ctrl+S seja usada a cada 5 segundos. Tem atualização, o faça as 3:00 AM da sexta-feira, que eu sequer estarei em casa neste horário.
Antivírus: No 7, não há briga com o próprio sistema para manter aquele programa na sua pasta de origem, Se você abrir um programa suspeito, só mostra um alerta de segurança, a tela de UAC, caso esteja ativo, e pronto, já está executando. No 10, ele escaneia o arquivo, bloqueia, você precisa desbloquear, para abrir novamente, receber o alerta, esperar um novo escaneamento+envio de dados para a Microsoft, para então receber a tela de UAC, esperar mais uns segundos para liberar acesso total ao programa, e então poder usá-lo.

Existem vantagens sim do 10 para o 7, e que até são interessantes, mas os fatores acima pesam muito mais para mim que desempenho em jogo, áreas de trabalho virtuais, facilidade de pesquisa com a Cortana(sim, eu usava bastante a Cortana), dentre outras novidades. Então, mantenho o 7 nesta máquina, até que ele consiga melhorar nesses pontos citados.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.366
Reações
51.141
Pontos
1.539
Vou contar um causo que me aconteceu com questão a propriedade intelectual, eu tinha um ultabook da LG que veio com o windows 8 se nao me engano original é claro, e em uma atualização oficial do windows simplesmente cagou meu ultrabook, ficou bem lento, travando, deu algum problema na atualização, fiquei horas no telefone com a microsoft, suporte remoto e tal e no final a solução: "Não vai ter o que fazer, voce vai ter que comprar uma nova licensa(veio instalado ja o meu e nao veio nenhuma key avulsa nos manuais) e instalar o windows" ou seja, deu um erro na atualização oficial e a solução dos caras era eu pagar por uma coisa que eu ja tinha, desde então windows em casa é so pirata e eu quero que se foda, essas empresas do c***lh0 nao tao nem ai pra voce.

Quando possivel tento comprar original, principalmente jogos indies na steam, mas senao vou pra pirataria mesmo, por exemplo no meu 2DS é desbloqueado e tenho o R4 pra jogar jogos de DS, a nintendo caga pro Brasil, jogo so importado e mesmo jogos mais velhos na casa de 150 reais, entao eu so coloco pirata e que se foda, qd tinha o PS3 comprava originais, fora GTA5 que comprei no lançamento o resto pagava 40-50 pila, dai valia a pena.
 

Comic Sans

Bam-bam-bam
Mensagens
1.344
Reações
4.174
Pontos
453
O catálogo de filmes da Netflix me obriga a consumir pirataria. Animes sempre vi por fansub, não gosto do serviço da CR.
Fico no meio termo aí da enquete.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Vocês são contra ou a favor se piratear?

Eu acho complicado. Eu entendo que o pessoal tem que lucrar sobre o trabalho, mas ao mesmo tempo acho que você está criando escassez de algo que bilhões de habitantes da terra poderiam usufruir ao mesmo tempo, sem diminuir em nada o produto.

Voce tem razão. Ideias não são escassas. Ao "copiar" uma ideia, voce não muda a ideia na cabeca de quem e teve, ela não deixa de existir, nem tampouco agride ou evita que a pessoa tenha lucro. Cabe a ela saber explorar a ideia melhor do que voce. O que ocorre, é que se uma pessoa tinha a ideia, agora duas tem, e se voce contar a um terceiro, agora 3 a tem sem nenhum dos anteriores ter deixado de te-la.
Percebe?

E tem umas coisas meio absurdas, tipo de livro o copyright ser de vida do autor + 70 anos. Faz sentido uma lei querer garantir não só a vida do autor, mas a dos filhos e netos dele? Isso me parece claro ser interesse tipo da Disney, e outras grandes corporações, e não uma questão de justiça ao autor.

É exatamente para isso que patentes servem. Ceder e manter monopólios.
Evitando a concorrência, e consequente inovação. Pois se eu tenho monopolio, não preciso ser melhor, não preciso me aprimorar,. O mercado já é meu.

Música acho que hoje não é lá muito justificável, já que tem o streaming. Mas fico pensando, é hipocrisia condenar a pirataria de música, porque se não fosse a pirataria, não haveria esses streamings.

Imagine se tivéssemos que pagar direitos autorais por "parabens para voce" se voce for organizador de festas, imagine um cantor pequeno que canta em boates fim de semana, precisando pagar royalites para Roberto Carlos. Isso na verdade somente favorece gravadoras que geralmente são grande donas dos direitos autorais de muito que se faz. A "pirataria" ajudou até o publico a ficar mais proximo do cantor/artista. Que agora precisa fazer shows, novas musicas, etc para se manter relevante e com grana. Isso so gera mais empregos, movimenta profissões como pessoas que cuida do show, etc. Nada é perdido por poder copiar ou divulgar uma musica. Só temos a percepção de perda, pois aceitamos que os ganhos ABSURDOS anteriores eram "justos".


Livro é o mais complicado, porque se por um lado é algo que é cultura, e que não devia ser sujeito a restrição (inclusive estava lendo que uma coisa que fez a alemanha avançar muito culturalmente no século XVIII e XIX foi a liberdade de reprodução de livro sem copyright, ao contrário da Inglaterra), por outro é algo que tem um volume bem menor de vendas e que o autor depende mais. Também tem um fato, os livros não surgem do nada, o autor utilizou toda uma cultura que não é dele para construir a obra.

Voce citou um bom ponto. Se devemos pagar "direitos autorais", deveriamos pagar por usar a linguagem, o português, o ingles, etc. Afinal, não fomos nós que inventamos. E autores usam a linguagem, usam fatos e coisas já existentes etc. Mas não importa, pois é a mesma coisa, copiar não destrói ou altera o original.
Mas voce ainda pode vender seu livro, por exemplo de papel, pois afinal papel eh um recursos escasso.

Desculpe a falta de tempo vou apenar copiar e colar pq eu já defendi isso umas 10x no forum.

Livro Contra propriedade intelectual
Pode ser lido online pois o autor não pede direitos autorais..
Pode tambem comprar a versao fisica. Pois, pásmem, ai sim ele gastou recursos escassos para distribuir o livro.

Ideias não são recursos escassos, portando não podem ser consideradas "propriedade".

Já artigo científico... Difícil defender, ne? Pagar 20 doletas num artigo que o autor nãi vai ganhar quase nada, quem vai ganhar é uma multinacional cujos executivos fumam charutos acendendo com notas de 100 dólares... Fora o interesse público enorme em pesquisa científica, e o que eu disse em relação a livros, de não ser propriamente criação deles, mas um produto de uma cultura que eles estão inseridos, vem com muito mais força em artigos científicos.

Uma empresa pesquisa para criar um produto geralmente. Que nada mais é do que a solução para um problema.
Digamos, pilula contra o câncer.
A empresa pesquisa pois ela sabe que, se ela descobrir, ela vai ganhar rios de dinheiro.
Mas, se apenas a empresa puder comercializar, ela vai por o preço que desejar. Patente faz isso.
Mas se não houver uma patente, outra empresa pode fazer engenharia reversa ou pesquisa semelhante, e criar uma pilula mais barata e com menso efeitos colaterais.
Olha. Mais pessoas curadas de cancer. Qual mal mesmo nisso?
A primeira empresa continua ganhando, se ela nao ganhar, é porque relaxou e deixou seu produto ficar obsoleto e muito caro.

PS: E mesmo não pirateio quase nada. Talvez um seriado ou outro. ^^
Se eu leio um livro digital bom. Tento pegar versao eBook ou fisica. Jogos eu so compro original a anos e anos. Mas, a ideia de direitos autorais em si, não se sustenta logicamente.

Sugiro muito o livro que linkei.

Para não perder o hábito. Segue textão sobre o assunto:

A pirataria como uma função de mercado
Escrito por Diversos Autores

lv.jpg


Em termos de marketing, a maneira mais efetiva de lançar novos produtos é através do uso de amostras grátis. Em 1978, a Lever Brothers (precursora da Unilever) gastou US$ 15 milhões (US$ 47,69 milhões corrigidos pela inflação para o ano de 2007, ano em que foi escrito esse artigo) para entregar amostras grátis de Signal Mouthwash (um desinfetante bucal) a dois terços de todos os domicílios americanos. A estratégia foi um sucesso e o produto permaneceu no mercado até os anos 1990.

A importância da amostra grátis é que ela faz o produto chegar às mãos dos consumidores, de modo que se possa testá-lo. Se os consumidores usam a amostra e gostam, é provável que eles acabem comprando o produto repetidas vezes, isto é, se tornem compradores assíduos; eles podem até mesmo falar bem do produto para outras pessoas, o que levaria a mais compras. Quando começarem a ocorrer compras repetidas e propaganda boca-a-boca favorável, as vendas do produto dispararão e o corpo de diretores irá considerar o produto um sucesso.

A utilização de amostras grátis é o melhor método de introduzir novos produtos, mas também é o mais caro. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a revista Forbes ASAP [1][2][3]Cory Doctorow, que por três anos distribuiu gratuitamente 700.000 cópias eletrônicas de seu livro Down and Out in the Magic Kingdom. Após isso, as vendas da versão impressa chegaram a seis edições e superaram todas as expectativas da editora. Doctorow disse que muitas das pessoas que fizeram download do livro não compraram a versão impressa e provavelmente não iriam comprá-la, mesmo se não tivessem feito o download; mas o fato é que a distribuição gratuita criou um burburinho considerável e uma minoria significante realmente acabou por comprar a versão impressa. Compare essa experiência com a ocorrida com o Mises Institute e o livro Omnipotent Government.[4][1][2]“How the RIAA Litigation Process Works” de Ray Beckerman, e entenda como a Recording Industry Association of America (RIAA – Associação da Indústria Fonográfica Americana) usa táticas duvidosamente legítimas para processar adolescentes e idosos, ao invés de inventar uma maneira criativa de utilizar lucrativamente o sistema P2P de compartilhamento de arquivos.

[3][4]Omnipotent Government, de Ludwig von Mises, dispararam após o livro ter sido disponibilizado para leitura completa on-line. Apenas algumas semanas após o livro ter sido disponibilizado, o Instituto já havia vendido mais cópias do que em toda a última década. A editora original, que estava cobrando direitos autorais pela disponibilização gratuita da obra, repentinamente desfrutou de uma enorme onda de novos pedidos por parte do Instituto, que já estava com os estoques esgotados. E as idéias do livro – que fala sobre a política econômica do nazismo e prova que comunismo e nazismo são ideologias praticamente similares -, até então pouco conhecidas, em poucas semanas se disseminaram, sendo citadas por inúmeros comentaristas e blogueiros. [N. do T.]

Artigo original aqui

Autor: Jerry Kirkpatrick é professor de marketing e negócios internacionais da California State Polytechnic University, Pomona, e autor de In Defense of Advertising: Arguments from Reason, Ethical Egoism, and Laissez-Faire Capitalism.

http://foda-seoestado.com/pirataria-como-uma-funcao-de-mercado/

Outros artigos muito bons:
http://foda-seoestado.com/propriedade-intelectual-e-direitos-de-propriedade/
http://foda-seoestado.com/propriedade-intelectual-o-monopolio-estatal-contra-propriedade-genuina/
http://foda-seoestado.com/o-argumento-libertario-contra-direitos-de-propriedade-intelectual/
https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=17
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Vai pra Rússia que é sussa, o importante é sonegar o máximo enquanto for conveniente.

O que nego compra de jogo no Brasil, dava pra pagar um plano de saúde em vez de ir pro SUS.

Eu pirateio até a alma, mas não vou no SUS.
Eu prefiro usar a bahia do que a Russia, medo de dar m**** e perder os 300 jogos que tenho.
Tipo, tem jogo como o Witcher 3 que comprei depois de zerar, foi na base do "esses caras merecem meu voto com a carteira". Convenhamos que se ninguém comprar, não tem estimulo para se fazer jogos, ou só vão fazer os jogos estilo "software as a service always online" que odeio.

Mas jogo físico ai é questão de honra, não compro nem fodendo, não vão me forçar a pagar um imposto do c***lh0 pra jogar, meu negócio é só compras online que não passam por fronteira.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.301
Reações
12.079
Pontos
503
Eu prefiro usar a bahia do que a Russia, medo de dar m**** e perder os 300 jogos que tenho.
Tipo, tem jogo como o Witcher 3 que comprei depois de zerar, foi na base do "esses caras merecem meu voto com a carteira". Convenhamos que se ninguém comprar, não tem estimulo para se fazer jogos, ou só vão fazer os jogos estilo "software as a service always online" que odeio.

Mas jogo físico ai é questão de honra, não compro nem fodendo, não vão me forçar a pagar um imposto do c***lh0 pra jogar, meu negócio é só compras online que não passam por fronteira.

Na Rússia também é comprado, eu não tenho apego a nada, muito menos bem de consumo que desvaloriza.

Mas essas questões sentimentais são particulares.
 


Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Baren, você levantou um ponto bom que eu havia me esquecido. Direitos autorais de reprodução. A coisa está num nível tão absurdo que para tocar música num casamento você tem que pagar ao ECAD. E pior que os fiscais do ECAD ficam lá ameaçando interromper a festa se você não pagar, mesmo que legalmente não possam fazer isso (eles são uma entidade privada)
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Baren, você levantou um ponto bom que eu havia me esquecido. Direitos autorais de reprodução. A coisa está num nível tão absurdo que para tocar música num casamento você tem que pagar ao ECAD. E pior que os fiscais do ECAD ficam lá ameaçando interromper a festa se você não pagar, mesmo que legalmente não possam fazer isso (eles são uma entidade privada)

Eu defendia direitos autorais. Até porque sou (ou era) desenvolvedor de sistemas. Ninguem curte ter seu sistema copiado por exemplo.
Mas, ai voce ve quantos softwares open source maravilhosos surgem. Nego ganha grana com doações. E ganha grana.
Porque quem gosta doa. E quem tem muita grana doa mais. Voce realmente recebeu pelo seu "valor" gerado na percepção das pessoas.

Alem disso. Voce ve por exemplo Java, tem duzias de frameworks que agente usa, Hibernate, Spring Data, Spring mvc, JSF, etc. Tudo feito por outros e muita coisa com código fonte aberto.

Tanto no quesito etica quanto utilitariamente, patentes não fazem sentido.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Baren, você levantou um ponto bom que eu havia me esquecido. Direitos autorais de reprodução. A coisa está num nível tão absurdo que para tocar música num casamento você tem que pagar ao ECAD. E pior que os fiscais do ECAD ficam lá ameaçando interromper a festa se você não pagar, mesmo que legalmente não possam fazer isso (eles são uma entidade privada)

Ops. Mais um quote por motivo de suma importância.

bEren.

https://aleciapina.wordpress.com/2010/08/13/a-historia-de-luthien-e-beren/
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.570
Reações
135.456
Pontos
784
se o dono dessa cara feia ao lado soubesse q eu to usando ele como avatar... kkkkk ainda bem q aparentemente ele mora na italia e nem deve saber q esse forum existe (peguei essa thumbnail no chaturbate pq achei engraçado a cara dele, mas em breve irei trocar).

Estou fazendo um quote de segurança seu, pois conheço o cara da foto. Colocarei em um PDF, registrarei em cartório e tomarei as medidas cabíveis. Aguarde notícias em duas semanas...

:coolface
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Estou fazendo um quote de segurança seu, pois conheço o cara da foto. Colocarei em um PDF, registrarei em cartório e tomarei as medidas cabíveis. Aguarde notícias em duas semanas...

:coolface
Olha essa zoeira aí.
Mas assim, não vamos colocar uma meta na zoeira. Quando atingir a meta, a gente dobra a meta.
Aguarde zoeiras em duas semanas.
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Contra totalmente, é furto (roubo sem armas, ou tomar algo que não é seu) não tem como defender.

A pessoa trabalhou, investiu tempo da sua vida, estudou, e desenvolveu o negócio e quer dar o melhor para sua família, é justo, da mema maneira que quando trabalhamos queremos dar o melhor para nossos filhos, netos, etc.

Agora sobre o preço das coisas eu já discordo, mas é mais porque aqui vem muito caro, se fosse lá fora eu não ligaria.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.262
Reações
107.372
Pontos
1.824
Contra totalmente, é furto (roubo sem armas, ou tomar algo que não é seu) não tem como defender.

A pessoa trabalhou, investiu tempo da sua vida, estudou, e desenvolveu o negócio e quer dar o melhor para sua família, é justo, da mema maneira que quando trabalhamos queremos dar o melhor para nossos filhos, netos, etc.

Agora sobre o preço das coisas eu já discordo, mas é mais porque aqui vem muito caro, se fosse lá fora eu não ligaria.


Furto do que? Se eu compro um disco de música com meu dinheiro, posso dar uma cópia para quem quiser dele.
Se eu baixo da internet, não estou invadindo a casa de ninguém, metendo uma pistola na cabeça e exigindo "me dá essa rom de pokemon".
Quem lê pensa que o cara estava desenvolvendo um programa ou seja lá o que for, então algum gatuno invadiu o PC do cara, roubou o HD e saiu passando para todo mundo.
Só se tornou disponível, por que o próprio colocou lá a venda e os que compraram como donos fazem o que quiserem com suas cópias.
Você pediu autorização para usar essa imagem do Avatar? Por que se levar tudo consideração, até essa mera imagem em jpg seria considerado um furto.

Até mesmo a Tectoy, pegaram as roms disponíveis na internet e meteram no Novo Mega Drive.
O que se entende, se dependesse da Tectoy os games que hoje estão disponíveis na internet não existiriam mais.

A matemática é bem simples:

pirataria.gif
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
E quase todo o ganho ficou na mão do governo com impostos

Corrigi pra você.

O paisinho para ter impostos esse nosso, somente pegar como exemplo jogos, carros mesmo:

P-7-image-3.jpg

Corrupção pesa nos impostos, e quem paga a conta é você
 

Mr. Henrich

Veterano
Mensagens
382
Reações
843
Pontos
128
Sou contra a pirataria de eletrônicos e hardware em geral mas de software eu sou até a favor, tudo no Brasil é mais caro que no resto do mundo se eu tiver que pagar por software e músicas também vou falir só pra pagar a conta da Play Store. Alem disso não acredito que pirataria seja roubo, no caso de produtos digitais o autor não vai perder seu lucro para os concorrentes piratas afinal quem pirateia é alguem que a priori já não estava disposto a pagar mesmo.

Já a pirataria de produtos físicos é muito danosa já que sempre tem uma parte que é lesada e que compra um produto achando que é de qualidade ou até mesmo original e se ferra.

Enviado de meu XT1095 usando o Tapatalk
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Sou contra a pirataria de eletrônicos e hardware em geral mas de software eu sou até a favor, tudo no Brasil é mais caro que no resto do mundo se eu tiver que pagar por software e músicas também vou falir só pra pagar a conta da Play Store. Alem disso não acredito que pirataria seja roubo, no caso de produtos digitais o autor não vai perder seu lucro para os concorrentes piratas afinal quem pirateia é alguem que a priori já não estava disposto a pagar mesmo.

Já a pirataria de produtos físicos é muito danosa já que sempre tem uma parte que é lesada e que compra um produto achando que é de qualidade ou até mesmo original e se ferra.

Enviado de meu XT1095 usando o Tapatalk

O problema da pirataria são os preços, muitas vezes imbutidas de altos impostos, ja viu o tanto de impostos cobrados em jogos, carros, cerveja, tudo tem imposto demais.

Quem aguenta comprar um jogo em "promoção" da Nintendo por 260 reais, compra 4 da mais de MIL reais isso em promoção, isso sem contar Sky com preços ate 300 reais por mês de pacotes, tudo esta caro ai você tira da mensalidade da netflix os impostos ou diminui eles bem e o valor fica bem menor, oras pra que tantos impostos?

Mesma coisa o fantastico fazendo uma materia sobre os gatos de energia, mais vai ver quantos impostos tem e aumentam, por que eles não fazem agora uma materia mostrando o tanto de impostos reside no preço final da energia?

Alias se tivesse como piratear combustivel, no valor que esta gasolina / alcool / diesel garanto que no Brasil geral ia partir pra isso, lamentavel eu não defendo muito coisas erradas mais nesse pais tudo so esta aumentando, mais e mais impostos.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353
Em PC tem isenção de imposto para softwares, inclusive jogos.

Mais eu digo jogos como Nintendo Switch, alias a Nintendo rapou do Brasil devido aos altos impostos, e tem gente que acredita que aumentando impostos sobre ricos como Ciro Gomes prometeu fazer vai ajudar, dinheiro de quem tem muito é volátil, eles tem negocio no mundo todo e se ainda quiserem investir no Brasil mesmo sendo taxado mais em impostos eles descontam em nos aumentando o preço, vide Netflix que ja teve alguns aumentos.
 

da19x

Bam-bam-bam
Mensagens
4.437
Reações
14.301
Pontos
453
á artigo científico... Difícil defender, ne? Pagar 20 doletas num artigo que o autor nãi vai ganhar quase nada, quem vai ganhar é uma multinacional cujos executivos fumam charutos acendendo com notas de 100 dólares... Fora o interesse público enorme em pesquisa científica, e o que eu disse em relação a livros, de não ser propriamente criação deles, mas um produto de uma cultura que eles estão inseridos, vem com muito mais força em artigos científicos.

E se eu lhe contar que essas mesmas revistas cobram para que o autor publique? Os autores pagam e a revista cobra uma grana boa para quem quiser ler. Ah, só quem ganha é a revista, o autor não ganha nada além da divulgação do trabalho dele. Eu concordo com a cobrança, mas não com o valor, pois eles precisam manter banco de dados, pessoal, lucro, etc.

Mas assim, geralmente o público alvo dessas publicações estão em instituições que pagam diretamente ou indiretamente uma assinatura para que as pessoas desse local possam ter acesso. Não tenho ideia do valor, mas deve ser MUITO mais em conta que o pagamento individual. Aqui no Brasil, por exemplo, a CAPES (Periódicos CAPES) fornece esse acesso para alguns periódicos de maior relevância no meio científico, o que é importantíssimo para contribuir com a ciência do país. Num país com a moeda fraca como o BR, pagar R$150 (~U$40 nos da Elsevier) para ler um único artigo não dá. Num artigo médio, seriam R$4500 só para as referências citadas (considerando o mesmo valor e que todos são pagos para simplificar as contas), fora os que são lidos e não são utilizados... É muita grana.

Sobre o interesse público, na verdade as pessoas só querem os resultados práticos disso. A linguagem científica não é muito fácil, especialmente para quem tem conhecimento zero na área (imagine um advogado lendo um artigo de biologia molecular). Por isso que há revistas que simplificam a linguagem encontrada nos artigos científicos e são bem mais acessíveis financeiramente pro público geral. Uma American Scientist, por exemplo, custa U$30 uma assinatura anual.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.036
Reações
6.918
Pontos
704
Mais eu digo jogos como Nintendo Switch, alias a Nintendo rapou do Brasil devido aos altos impostos, e tem gente que acredita que aumentando impostos sobre ricos como Ciro Gomes prometeu fazer vai ajudar, dinheiro de quem tem muito é volátil, eles tem negocio no mundo todo e se ainda quiserem investir no Brasil mesmo sendo taxado mais em impostos eles descontam em nos aumentando o preço, vide Netflix que ja teve alguns aumentos.
Pq jogos de console são classificados como jogos de azar. Jogos de PC como software. Receita Federal entende quem é Master Race tem benefícios e que dirty consoles peasants tem que pagar por sua mediocridade.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.167
Pontos
469
Era a favor quando não tinha dinheiro, principalmente nos games. Hoje que continuo sem dinheiro, mais tenho pro meu consumo de bobeiras de vez em quando. Compro os meus jogos de ps4, spotfy para música e assino netflix e tal. Acho que as coisas pela internet comprar e baixar xeve ter diminuído muito a pirataria. Livro eu leio no kindle, pirata tb, mas se eu gosto eu compro.

Enviado de meu SM-J701MT usando o Tapatalk
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Sou contra piratear, principalmente o nosso carro chefe aqui: games, música e filmes. Fica difícil justificar a "necessidade" de se consumir o último jogo de futebol ou o novo filme dos Vingadores. Isso é entretenimento. E entretenimento tem diversos substitutos, seja de valor mais acessível ou gratuito.

Por exemplo:
1. posso gastar num PC ou videogame e não posso gastar na Steam ou no Gamepass?
2. eu gosto de música. Tenho opções gratuitas ouvindo rádio ou músicas livres para download ou, mesmo ainda, Spotify.
3. Quero ver filmes e desenhos. Tem a TV aberta, Netflix, Cinema nas quarta-feiras a 10 reais, aluguel a 4 reais de filmes que saíram ano passado, etc.
4. Se eu não tenho alguma licença gratuita do Windows que tenha vindo com o PC, tem as distribuições Linux. Agora mesmo estou no notebook com um ambiente Ubuntu. Da mesma forma o pacote Office: ora, tem tanto os Libre Office da vida (que estão muito bons), como o Office Online da Microsoft, que é gratuito.

Ou seja, todos acima não são necessidades indispensáveis. Ora, é óbvio que o ser humano precisa de entretenimento. Mas precisa ser os últimos lançamentos? Precisa sacanear quem investiu, arriscou e produziu o conteúdo? Tem opção gratuita ou de preço irrisório para quase tudo no meio digital.

Em resumo: não vim julgar aqui quem pirateou ou pirateia. Apenas não acho viável enganar a si mesmo piratear e achar que está certo. Quer piratear? Que pirateie. Mas faça consciente que é ilegal e imoral (se bem que se a grande maioria achar correto, começará a ser moral e/ou éticamente aceitável mas, efim...).
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Pirataria não tem como ser um crime eticamente. Não existe propriedade intelectual. A propriedade privada é legitimada racionalmente a partir de controle exclusivo sobre bens escassos.
Ideias NÃO SÃO escassas. Se eu copio um livro de alguém, eu não tomei o livro como propriedade desse alguém. O livro original continua lá.

Aliás, propriedade intelectual é inclusive uma aberração anti-ética e não tem como ser justificada.
Imagina que eu inventei uma máquina anti-gravitacional que impede objetos e pessoas de cair. Por meio de engenharia reversa, outras pessoas conseguiram copiar essa máquina. Porém são proibidas de copia-la e vende-la no mercado, pois eu fiz a patente do funcionamento da máquina.
Uma pessoa tropeçou de um abismo e está prestes a cair. Seria ilegítimo alguém utilizar a cópia dessa máquina para salvar tal pessoa? Quem defende a abominação da propriedade intelectual, certamente terá que concordar que é ilegítimo.

Nem por argumentos utilitaristas é razoável defender PI. A indústria de patentes cria uma corrida artificial para ver quem faz a patente primeiro. Esse terá o domínio da tecnologia. O mais rápido, e não o melhor, é beneficiado por esse sistema.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Em resumo: não vim julgar aqui quem pirateou ou pirateia. Apenas não acho viável enganar a si mesmo piratear e achar que está certo. Quer piratear? Que pirateie. Mas faça consciente que é ilegal e imoral (se bem que se a grande maioria achar correto, começará a ser moral e/ou éticamente aceitável mas, efim...).
O fato é que não é um crime eticamente objetivo. E sinto muito, você não conseguirá defender racionalmente que é a partir de nenhum princípio. Propriedade intelectual é uma contradição e uma deturpação do conceito original de propriedade privada.
Pode ser imoral para você piratear, mas moral é subjetiva. A ética não. E não é anti-ético piratear.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Lembrando que, propriedade intelectual ser ilegítima e indefensável eticamente, não significa que existam meios de proteger ideias. Ninguém é obrigado a compartilhar tudo ou abrir o código fonte do seus sistema para todos. Criptografia está aí pra isso.
Assim como os banimentos da Xbox Live (totalmente legítimo, regras privadas). Existem formas de privilegiar as ideias originais (como através de contratos privados) sem que seja necessário o uso da força do estado.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
O fato é que não é um crime eticamente objetivo. E sinto muito, você não conseguirá defender racionalmente que é a partir de nenhum princípio. Propriedade intelectual é uma contradição e uma deturpação do conceito original de propriedade privada.
Pode ser imoral para você piratear, mas moral é subjetiva. A ética não. E não é anti-ético piratear.
Isso que eu quis dizer na frase final. Se todo mundo disse que é moral e/ou ético, será. Não é um direito natural.

So long
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Isso que eu quis dizer na frase final. Se todo mundo disse que é moral e/ou ético, será. Não é um direito natural.

So long
Certo, mas aí vc passa a basear sua moral numa ideia de vontade da maioria. Dizer que se a maioria quiser impor, assim será, é apenas truísmo. Só demonstra que a lei do mais forte prevaleceu. E a ideia do tópico e justamente discutir as razões morais e éticas das quais se é contra ou a favor.
Prefiro procurar justificativas éticas e morais no racionalismo. Buscando a lógica e a coerência.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Certo, mas aí vc passa a basear sua moral numa ideia de vontade da maioria. Dizer que se a maioria quiser impor, assim será, é apenas truísmo. Só demonstra que a lei do mais forte prevaleceu. E a ideia do tópico e justamente discutir as razões morais e éticas das quais se é contra ou a favor.
Prefiro procurar justificativas éticas e morais no racionalismo. Buscando a lógica e a coerência.
Confesso que sou simplista às vezes. Ora: eu criei o jogo e quero vender. Só aceito vender. Não quero dar. Sobrevivo dignamente com o meu trabalho, dedicando tempo, esforço e conhecimento. Daí vai o gajo e puxa um Torrent. Pior: ainda compartilha com inúmeros outros.

Isso é moral e/ou ético?

So long
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Confesso que sou simplista às vezes. Ora: eu criei o jogo e quero vender. Só aceito vender. Não quero dar. Sobrevivo dignamente com o meu trabalho, dedicando tempo, esforço e conhecimento. Daí vai o gajo e puxa um Torrent. Pior: ainda compartilha com inúmeros outros.

Isso é moral e/ou ético?

So long
Certo, agora sim estamos debatendo as questões morais e éticas e justificativa.
Se você criou algo, uma ideia, você pode vende-la sim, mas isso não significa que essa ideia seja sua "propriedade".
O seu raciocínio vale para aquilo que é de fato uma propriedade, aí sim temos uma justificativa ética para tal.

A ideia de títulos de propriedade só existe para evitar conflitos por recursos escassos, estabelecendo lógica e racionalmente quem deve ser o proprietário de algo.
Ideias não são escassas, portanto não precisam de títulos de propriedade.

Exemplificando:
Se eu crio um assobio e alguém me copia, essa pessoa não está "roubando" minhas cordas vocais nem os meios materiais para que eu continue assobiando.
Se eu crio uma história e a escrevo num caderno, e alguém copia ela, o meu caderno continua existindo como minha propriedade. Minhas ideias e meus pensamentos também continuam na minha mente. Nada foi subtraído de mim.
Agora se alguém me toma esse meu caderno contra minha vontade, aí sim consideramos roubo, eu fiquei sem a minha propriedade, sem o meu caderno. Consegue perceber a diferença?

A ideia de justa propriedade tem como justificativa a escassez. Senão houvesse escassez, não seria necessário o conceito e a justificativa ética de propriedade. Querer justificar "propriedade intelectual" seria o mesmo que querer controlar pensamentos. Uma abominação.

Lembrando que isso de forma alguma segue que você é obrigado a compartilhar suas ideias. Você pode mante-las para si, você pode criptografá-las. Os meios dos quais você divulga suas ideias, aí é de sua escolha. Se você cria um jogo, você não é obrigado a compartilhar o código com todos. Pois isso seria forçar o uso de sua propriedade (os recursos escassos que você utiliza para divulgar suas ideias).

E por fim, você pode simplesmente achar imoral copiar uma ideia ou não dar o devido crédito ao autor. Porém moral é subjetiva. A ética busca ser universalizável. Definir de forma racional o conceito de certo e errado. E se você já utiliza uma ideia de título de propriedade para justificar o seu ponto, nesse momento você já deturpou o conceito de propriedade privada.
 
Ultima Edição:

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Furto do que? Se eu compro um disco de música com meu dinheiro, posso dar uma cópia para quem quiser dele.
Se eu baixo da internet, não estou invadindo a casa de ninguém, metendo uma pistola na cabeça e exigindo "me dá essa rom de pokemon".
Quem lê pensa que o cara estava desenvolvendo um programa ou seja lá o que for, então algum gatuno invadiu o PC do cara, roubou o HD e saiu passando para todo mundo.
Só se tornou disponível, por que o próprio colocou lá a venda e os que compraram como donos fazem o que quiserem com suas cópias.
Você pediu autorização para usar essa imagem do Avatar? Por que se levar tudo consideração, até essa mera imagem em jpg seria considerado um furto.

Até mesmo a Tectoy, pegaram as roms disponíveis na internet e meteram no Novo Mega Drive.
O que se entende, se dependesse da Tectoy os games que hoje estão disponíveis na internet não existiriam mais.

A matemática é bem simples:

pirataria.gif
Furto é diferente de roubo.
Roubo é tomar a mão armada.
Furto é tomar sem a pessoa saber, discretamente.
Tipo pegar uma carteira sem a pessoa perceber.

Duplicar sem a permissão do criador do conteúdo: tu não tá pagando pela nova cópia ao proprietário, ou seja a pessoa não ganha pelo que produziu, você está impedindo da pessoa receber dinheiro que ela deveria receber pelo trabalho dela, mesmo porque você infringe a forma como os proprietários do produto autorizaram a distribuição.

O produto já é muito barato para você usufruir dele, pois o lucro visado dele é feito massivamente, a idéia atrelada e todo trabalho para desenvolver o produto é o que está sendo pago além do material dá cópia (cds, fitas, etc), o trabalho para se fazer jogos geralmente é de 5 anos de produção e para uma equipe inteira que basicamente só vai receber o retorno do produto quando ele vender milhares de unidades, para pagar pelo custo do produto. Logo ele precisa vender massivamente para ter retorno. Se os jogos viessem ao preço que eles valessem mesmo, pagando todo custo de produção por uma pessoa só ou cada pessoa, tu teria que pagar na casa de milhões cada jogo. Esse realmente é o valor do jogo, você pode achar caro 60 dolares ou 200 reais o jogo, mas na verdade é muitíssimo barato pelo real valor do produto e do trabalho. Toda equipe teve que pagar pelo alimento que consumiram durante esse tempo todo que estiveram desenvolvendo o produto de "graça" pois o retorno só vem na venda, além da moradia, água, etc. Se não houver vendas massivas simplesmente a empresa fali e todos tem prejuízo.

No caso a matemática correta seria bem simples:
Você paga o 6 milhões ou mais que é o valor real do jogo, e o jogo fica exclusivamente seu e não pode ser distribuido para ninguém. Ai próxima pessoa que for compra paga isso também, a equipe não vai ter problemas nenhum para fazer os próximos jogos, produtos, etc. Mas não é assim que operam produtos massificados, o custo é dividido pela quantidade de pessoas que as projeções de venda pagariam (isso também é calculado e tem custo, assim como marketing, por isso quando tu não paga o produto e o pirateia, tu tá impedindo que muitas pessoas recebam seu "salário", etc).

Alias é justamente por isso que os jogos e os produtos podem abaixar de o preço, pois milhares ou milhões de pessoas honestas trabalharam e investiram o próprio dinheiro para comprar o jogo e a soma de todas elas pagou o custo total do desenvolvimento do jogo e ainda deu lucro para a empresa poder investir em novos produtos.

---

No caso criptar e proteger os arquivos não adianta muita coisa mesmo, vão dar um jeito de quebrar a proteção, o que é considerado é crime em vários países.

----
E sim tu pode considerar um furto de imagens usar um avatar tando que isso está sendo discutido isso na europa, onde pressionaram muito mais o uso de propriedade intelectual sem permissão na internet, memes estão sendo ameaçados etc
---

Caso tu produzisse um jogo ou um programa e vivesse apenas disso vendendo ele, e alguém crackeasse e distribuisse em vário sites, como você reagiria?

Consideraria o que essa atitude?

Ou mesmo se fosse um dono de empresa que investiu pesado em desenvolvimento de uma nova tecnologia, pagou cientistas para pesquisar a tecnologia, comprou computadores para a equipe desenvolver, comprou os produtos originais para o computadore, e ai alguém tira uma copia do estudo do produto e distribui para uma concorrente que vai vender o produto sem todo esse investimento. Seria o mesmo caso de furto, a difença é que a pessoa originalmente ainda tem o estudo para criar o produto, mas não receberá adequadamente pelo investimento. Isso no caso é até chamado de espionagem industrial, um furto gigantesco.

Em resumo: não vim julgar aqui quem pirateou ou pirateia. Apenas não acho viável enganar a si mesmo piratear e achar que está certo. Quer piratear? Que pirateie. Mas faça consciente que é ilegal e imoral (se bem que se a grande maioria achar correto, começará a ser moral e/ou éticamente aceitável mas, efim...).
Furtar e assassinar sempre será imoral, mesmo que toda humanidade pratique ou ache correto.
Querer relativar a moral é doidera, por isso usam a palavra ética, mas na prática é a mesma coisa, é algo errado e ponto final, ainda que a maioria possa achar correto por causa da degeneração e corrupção do ser humano. É só pegar uma criança e vai ver que ela sabe muito bem o que é certo e errado. A gente que vai complicando as coisas por meio da mortificação da consciência ao fazermos porcarias, mas ainda sim sabemos que está errado, ou no caso o chamado "pecado"
 
Ultima Edição:

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Certo, agora sim estamos debatendo as questões morais e éticas e justificativa.
Se você criou algo, uma ideia, você pode vende-la sim, mas isso não significa que essa ideia seja sua "propriedade".
O seu raciocínio vale para aquilo que é de fato uma propriedade, aí sim temos uma justificativa ética para tal.

A ideia de títulos de propriedade só existe para evitar conflitos por recursos escassos, estabelecendo lógica e racionalmente quem deve ser o proprietário de algo.
Ideias não são escassas, portanto não precisam de títulos de propriedade.

Exemplificando:
Se eu crio um assobio e alguém me copia, essa pessoa não está "roubando" minhas cordas vocais nem os meios materiais para que eu continue assobiando.
Se eu crio uma história e a escrevo num caderno, e alguém copia ela, o meu caderno continua existindo como minha propriedade. Minhas ideias e meus pensamentos também continuam na minha mente. Nada foi subtraído de mim.
Agora se alguém me toma esse meu caderno contra minha vontade, aí sim consideramos roubo, eu fiquei sem a minha propriedade, sem o meu caderno. Consegue perceber a diferença?

A ideia de justa propriedade tem como justificativa a escassez. Senão houvesse escassez, não seria necessário o conceito e a justificativa ética de propriedade. Querer justificar "propriedade intelectual" seria o mesmo que querer controlar pensamentos. Uma abominação.

Lembrando que isso de forma alguma segue que você é obrigado a compartilhar suas ideias. Você pode mante-las para si, você pode criptografá-las. Os meios dos quais você divulga suas ideias, aí é de sua escolha. Se você cria um jogo, você não é obrigado a compartilhar o código com todos. Pois isso seria forçar o uso de sua propriedade (os recursos escassos que você utiliza para divulgar suas ideias).

E por fim, você pode simplesmente achar imoral copiar uma ideia ou não dar o devido crédito ao autor. Porém moral é subjetiva. A ética busca ser universalizável. Definir de forma racional o conceito de certo e errado. E se você já utiliza uma ideia de título de propriedade para justificar o seu ponto, nesse momento você já deturpou o conceito de propriedade privada.
Mas daí estamos falando de coisas diferentes. Se eu invento um carro, vc vai lá, cópia tudo é faz um igual.

Mas no caso do game houve um trabalho. Eu criei o jogo é comercializo ele. Vc copiando e distribuindo exatamente o mesmo conteúdo está me prejudicando. Eu vivo disso, esse é meu trabalho e meu negócio. Por que vc não cria também? Por que vc não pega um software livre para distribuir?

So long
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.262
Reações
107.372
Pontos
1.824
O mais irônico é que na série Harley Davison, os caras sairiam copiando uns aos outros loucamente e mesmo assim existiram e foram bem sucedidas várias marcas/modelos de motos.
Os caras faziam até engenharia reversa nas motos dos concorrentes.
Tem até um rolo depois com patente, sendo que o quem patenteou primeiro, se tornou "dono" pelo simples fato de ter feito a patente primeiro, mesmo não sendo o "dono" original da ideia.
Hoje querem ser donos das "propriedades intelectuais".:klol
Sobre criar e alguém me copiar, estou tranquilo quanto a isso, mesmo que meus desenhos sejam lixos, adoro quanto alguém os copia. Não estou perdendo nada, o original vai continuar lá, intacto, como está.
E não vou ficar mais burro ou menos habilidoso por causa disso.
COPY-Gif.gif
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Hoje querem ser donos das "propriedades intelectuais".:klol
Você está falando de algo que tu não comercializa nem gasta 5 anos de produção com uma equipe que precisa ser paga mensalmente como um jogo.

Faz o seguinte, larga seu trabalho se é que tem um, e fica por 5 anos sendo sustenado magicamente produzindo o seu jogo e depois dá de graça pras pessoas venderem seu jogo.
 
Topo Fundo