O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pirataria, contra ou a favor?

Pirataria

  • A favor

    Votes: 23 33,3%
  • A favor, mas não quando tem um serviço pago razoável

    Votes: 37 53,6%
  • Contra sempre

    Votes: 9 13,0%

  • Total voters
    69

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Vc foi humilhado. Tenha a hombridade de se colocar no seu lugar.

So long
Humilhado por quem? Você parece uma criança debatendo. Enquanto eu apresento lógica argumentativa, ética, filosofia e economia. Você só apresenta senso comum, palpitismo e xingamento da quarta série.
Olha o nível da minha argumentação e dos meus textos. Você debate sem base alguma, certamente nunca leu nada. Não consegue nem apresentar os pontos básicos do que defende.
Confesso que sou simplista às vezes.
Não, você é simplista sempre. Palpiteiro e senso comum sobre o que não tem base para debater.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.643
Pontos
744
Humilhado por quem? Você parece uma criança debatendo. Enquanto eu apresento lógica argumentativa, ética, filosofia e economia. Você só apresenta senso comum, palpitismo e xingamento da quarta série.
Olha o nível da minha argumentação e dos meus textos. Você debate sem base alguma, certamente nunca leu nada. Não consegue nem apresentar os pontos básicos do que defende.

Não, você é simplista sempre. Palpiteiro e senso comum sobre o que não tem base para debater.
Para de chorar que tá feio

So long
 

leotrix14

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.588
Reações
13.569
Pontos
1.139
Na banzânia,tudo aqui é pirata no meu pc.
No mais é complicado comparar quem ganha um salário honesto lá fora e essa pouca vergonha de "salário" para os poucos empregados que existem nessa selva.
OBVIAMENTE,lá fora não se paga o dobro do dobro,a moeda é forte,então,comprar um windows original é igual comprar uma latinha de refri.Não vai fazer aquela falta no bolso.
Compra aqui um windows original.Isso sim vai fazer falta de uma pessoa que ganha um salário mínimo.

Eua:
US$ 119
Moeda forte,salário bom...

bananalândia
https://www.microsoft.com/pt-br/p/windows-10-pro/df77x4d43rkt
A moeda é uma piada,o salário mais piada ainda.
119USD no EUA, onde o salário é de NO MÍNIMO 7,25USD POR HORA.
Então, com 16 horas trabalhadas se compra um WINDOWS ORIGINAL.

No brasil tá 800 reais. Onde o salário mínimo é de 4,26 REAIS POR HORA.
Precisa-se trabalhar 187 HORAS PARA COMPRAR UM WINDOWS ORIGINAL.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.115
Reações
106.447
Pontos
1.824
119USD no EUA, onde o salário é de NO MÍNIMO 7,25USD POR HORA.
Então, com 16 horas trabalhadas se compra um WINDOWS ORIGINAL.

No brasil tá 800 reais. Onde o salário mínimo é de 4,26 REAIS POR HORA.
Precisa-se trabalhar 187 HORAS PARA COMPRAR UM WINDOWS ORIGINAL.

A quanto a isso a Microsoft pode ficar tranquila, nem faço mais questão de usar Windows.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.951
Reações
38.509
Pontos
1.839
A favor, mas não quando tem um serviço pago razoável

Essa aqui. Exemplo: Google tem filmes para streaming. Aí você vai ver o preço: https://play.google.com/store/movies/details/Tomb_Raider_A_Origem_Legendado?id=hs1FinK2O5M
https://play.google.com/store/movies/details/Thor_Ragnarok?id=blDrXGHWnfY

Os filmes vão de 6,90 a 34,90. Isso é completamente, COMPLETAMENTE, sem noção. Aí você olha a versão em alta definição: R$ 44,90 :kkk:facepalm:brbr

Maluco, nunca na minha vida pago o dobro do preço de um cinema pra ver um filme em casa via streaming. Não faz o menor sentido. Então nesse caso f**a-se, eu baixo filmes sim e quero que se foda.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.409
Reações
44.255
Pontos
1.339
Eu prefiro ter um serviço original mas convenhamos que nosso poder de compra é uma porcaria. Jogos de Nintendo Switch que custam 300 a 400 reais que o digam kkk
 


Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Não é só a idéia, é todo trabalho para desenvolver ela e o produto. Foi tempo de pesquisa e desenvolvimento.
É anti moral sim.
Se fosse fácil criar bons personagens e jogos, simples tu veria uma infinidade de jogos e personagens bem sucedidos, mas é muito mais facil pegar dinheiro com a fama dos outros.
Se tu não aceita é somente sua opinião.

Não é "opinião" dele. É conceito econômico e filosófico de seculos de teoria liberal. Sabe, aquela que os paises que seguiram mesmo que parcialmente, prosperaram, e os que não seguiram hoje são chamados de "terceiro mundo" ou "subdesenvolvidos". Onde pessoas muitas vezes passam fome e não tem acesso a produtos mais baratos.
Voce fez algo foda. Otimo. Venda e ganhe dinheiro.

Digamos que voce inventou um telefone que eh meio computador, que pode mandar emails, acessar redes, internet, redes sociais, se comunicar por texto, usar aplicativos como planinhas etc. Ai o cama de "iPhone".
Como voce gastou seu tempo e dinheiro nisso, ninguem mais no mundo pode fazer algo parecido já que voce "registrou" sua patente?
Ai voce resolve que seu produto será vendido a 5k reais.

Ai eu sou um cara com uma empresa de tecnologia, Adquiri seu aparelho e resolvi fazer algo parecido. E chamei de "Android Phone".
Só que o meu produto, faz basicamente tudo que o seu faz, só que por um preço mais convidativo, mais acessível as pessoas. E com isso milhoes de pessoas ao redor do mundo que não teriam seu iPhone, podem ter um android..
Que coisa horrivel né? O iPhone faliu por isso?

Agora digamos que em 20 anos de pesquisa. Eu descobrir uma cura pro cancer.
Como a patente é minha e ng pode copiar. Eu vendo cada pilula que voce precisará usar até o fim da sua vida, pro 200 reais. E ainda tem como efeito colateral diarreia.
É meu, foi meu dinheiro e "estudo". Eu cobro o que quiser, não é isso que voce falou?

E voces que morram de cancer.
Ah, mas voce, descobre os principios ativos da pilula, e resolve fabrica-la e distribui-la por 100 reais a caixa com 30 pilulas e sem o efeito colateral.
Eu melhorei seu produto, com metodos mais eficientes de produção e melhorando a formula para tirar os efeitos colaterais.
Nossa, vai ter gente com cancer celebrando, que coisa repugnante né.

Patentes apenas garantem monopólios. E com monopólio,. sem concorrência, ninguém está "melhorando" os produtos.
Qualquer pessoa que seja contrária ao monopolio, precisa ser contra leis de propriedade intelectual, ou aceitar que se encontra numa contradição, portando não mais defendendo valores eticos e morais, e sim somente o que "gosta" ou "acha".

A diferença basica, é que a economia liberal vê o CLIENTE, as pessoas, como beneficiadas. E nada diz que quem teve uma ideia, deve ter propriedade exclusiva por ela. Se ele quer ter propriedade exclusiva sobre ela, não conte a ninguem. Segredinho.

"Copiar" uma ideia não impede que quem teve a ideia lucre. Apenas força que ele seja COMPETITIVO. E competição sempre é bom pro mercado.
Isso é verdade na teoria, e se mostra verdadeiro em casos reais, o que ocorre com os exemplos acima. Não com cura do cancer, mas com remedios genericos por exemplo.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Legal misturar escassez com propriedade intelectual.

E mesmo utilizando o mesmo conceito, teria que incluir a "ideia" de alguém como algo finito e escasso para que houvesse alguma lógica.

O que eu produzo é finito porque utiliza a minha capacidade mental. Citar o alfabeto em voz alta usa menos a capacidade intelectual que criar uma música por exemplo, e por isso um é passível de cobrança e outro não.

O que voce PRODUZ. Voce gastou recursos escassos para produzir.
Veja, mesmo que seja uma planilha de excel. Voce usou seu computador (para simplificar). Duas pessoas não poderiam usar o computador ao mesmo tempo para fazer cosias diferentes.
Então, se eu quiser pegar sua planilha e apaga-la de forma a que voce não mais a use. Seria errado.
Mas se eu copia-la, voce mantem o seu original. E eu passo a ter uma copia. Se eu fizer mais 10 copias. Serão 12. E assim irá até o infinito.
Portanto, a planilha, como ideias, não são recursos escassos. O errado seria eu pegar seu computador, pois ai voce não conseguiria fazer a planilha..

Não não funciona assim, pois na empresa o funcionário está recebendo para produzir isso, e a idéia não é só dele, é de todo grupo, e principalmente da empresa que está pagando para ele desenvolver, tanto que quando o trabalhador é pago pra produzir o jogo a empresa que fica com o maior lucro, justamente pelo motivo que ela pagou adiantadamente para ele desenvolver o produto, e caso ele seja ruim quem vai arcar com o maior prejuízo é a empresa que desenvolveu o produto e não o trabalhador.

Se o trabalhador fizesse tudo sozinho, com certeza seria dele apenas e poderia vender ao preço que quisesse.
E se alguém imitasse o que ele fez nada mais justo que proteger a patente, pois ele trabalhou duro pra isso, teria que ter um bonus para ele por ter desenvolvido primeiro, e mesmo porque para ele o custo de produção foi maior que para os outros. Ele teve de gastar tempo para produzir a idéia, recursos e etc que os outros vão simplesmente copiar com muito menos gastos.

O trabalhador é pago, pois o trabalhador é um RECURSO ESCASSO. Só existe UM dele, com suas aptidões e mente. Podem existir outros com aptidões semelhantes. Mas não será ELE.
A empresa "ganha" mais, pois corre o risco de perder, que o trabalhador não corre, alem da empresa entrar com os recursos escassos (meios de produção) necessários para produzir algo.
E não existe "ideia coletiva". Nenhuma mente é exatamente igual a outra.

Quando alguem "copia" uma ideia, vai usar OUTROS trabalhadores (dando emprego) e paga-los. E usar outros recursos escassos, que são dessa segunda empresa..
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.674
Reações
9.531
Pontos
453
Para os que estão discutindo ai sobre patente, vou contar um causo interessante:
Um belo dia, existiu uma empresa chamada Edge Games, Inc., por possuir a patente no nome "Edge", processava várias coisas que tinham o nome Edge no título: Soul Edge(que teve que mudar o nome para Soucl Calibur), Edge, Razer Edge, Edge of Twilight, Planet Edge, Cutting Edge, Edge Tech Corporation... Até um fatídico dia que ela se bateu com uma gigante dos jogos...
Um belo dia, Tim Langdell resolveu processar a EA, pois ele deveria ter o nome da marca Mirror's Edge. A EA, revoltada com o caso, juntou várias provas e acusou o "empresário" de práticas fraudulentas com patentes, que acabou com o Sr. Langdell tendo que desistir do caso, sob risco de incorrer penalidades por seu comportamento parasitário. [1][2][3]

Agora, veja o tanto de produtos que tiveram vendas interrompidas, ou que mudaram de nome, apenas por causa de uma empresa que se achou no direito de requerer direitos sobre um nome(nem digo marca, pois "Edge" é uma palavra comum). Imagine que isso ocorreu muito mais vezes do que se pensa, e entenderão o lado ruim de qualquer coisa poder ser patenteada...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.643
Pontos
744
O que voce PRODUZ. Voce gastou recursos escassos para produzir.
Veja, mesmo que seja uma planilha de excel. Voce usou seu computador (para simplificar). Duas pessoas não poderiam usar o computador ao mesmo tempo para fazer cosias diferentes.
Então, se eu quiser pegar sua planilha e apaga-la de forma a que voce não mais a use. Seria errado.
Mas se eu copia-la, voce mantem o seu original. E eu passo a ter uma copia. Se eu fizer mais 10 copias. Serão 12. E assim irá até o infinito.
Portanto, a planilha, como ideias, não são recursos escassos. O errado seria eu pegar seu computador, pois ai voce não conseguiria fazer a planilha..

O trabalhador é pago, pois o trabalhador é um RECURSO ESCASSO. Só existe UM dele, com suas aptidões e mente. Podem existir outros com aptidões semelhantes. Mas não será ELE.
A empresa "ganha" mais, pois corre o risco de perder, que o trabalhador não corre, alem da empresa entrar com os recursos escassos (meios de produção) necessários para produzir algo.
E não existe "ideia coletiva". Nenhuma mente é exatamente igual a outra.

Quando alguem "copia" uma ideia, vai usar OUTROS trabalhadores (dando emprego) e paga-los. E usar outros recursos escassos, que são dessa segunda empresa..
Mas seria ético pegar o trabalho de uma terceira pessoa, a qual o produziu unicamente com o intuito de subsistência e/ou lucro e copiar exatamente aquele produto final, centenas/milhares/milhões de vezes e repassar aos demais, tudo isso sem autorização de quem criou a obra?

Por exemplo, não estou falando de pegar o Mario Bros e fazer um jogo extremamente parecido, pegando os mesmos conceitos e distribuir por aí. Falo de pegar a obra original e sair distribuindo, sem tirar e nem por. Isso não é uma forma de "socialização à força" do material (por favor, não venhamos a entrar no looping infinito de esquerda x direita)? Não há um evidente prejuízo ao criador? E, se há prejuízo, isso não é antiético?

Já na questão da cura do câncer, ao fazer "engenharia reversa" eu apenas descobri a fórmula do remédio e fiz um igual em eficácia, mas com outro nome, com outro marketing, etc. Não vejo prejuízo ao inventor, apenas concorrência. Mas se eu sair distribuindo envelopes de VIAGRA(R), com mesma embalagem inclusive, eu não estaria prejudicando seus criadores? Ora, eu vender meu envelope clone de VIAGRA não fez diminuir uma única caixa do estoque da empresa. Os remédios estão lá. Mas seria isso ético?
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.643
Pontos
744
Para os que estão discutindo ai sobre patente, vou contar um causo interessante:
Um belo dia, existiu uma empresa chamada Edge Games, Inc., por possuir a patente no nome "Edge", processava várias coisas que tinham o nome Edge no título: Soul Edge(que teve que mudar o nome para Soucl Calibur), Edge, Razer Edge, Edge of Twilight, Planet Edge, Cutting Edge, Edge Tech Corporation... Até um fatídico dia que ela se bateu com uma gigante dos jogos...
Um belo dia, Tim Langdell resolveu processar a EA, pois ele deveria ter o nome da marca Mirror's Edge. A EA, revoltada com o caso, juntou várias provas e acusou o "empresário" de práticas fraudulentas com patentes, que acabou com o Sr. Langdell tendo que desistir do caso, sob risco de incorrer penalidades por seu comportamento parasitário. [1][2][3]

Agora, veja o tanto de produtos que tiveram vendas interrompidas, ou que mudaram de nome, apenas por causa de uma empresa que se achou no direito de requerer direitos sobre um nome(nem digo marca, pois "Edge" é uma palavra comum). Imagine que isso ocorreu muito mais vezes do que se pensa, e entenderão o lado ruim de qualquer coisa poder ser patenteada...
Patentes como estão ocorrendo hoje nada mais são do que o abuso exagerado da propriedade intelectual. Os caras convenceram o legislador que fez leis a favor deles e sacaneiam mesmo.

Uma patente de controle de movimento impedir outros controles de movimento é sacanagem. Eu criar meu modelo de controle de movimento, utilizando engenharia reversa ou know-how de engenheiros do projeto original é coisa bem diferente. Mas eu pegar exatamente o mesmo produto, peças, códigos, design, nome e vender como se original fosse, me aproveitando inclusive do marketing é sacanagem.
 

ssj4ac

Bam-bam-bam
Mensagens
7.209
Reações
13.428
Pontos
353

EMULAÇÃO E PIRATARIA

Bem lembrado alguns pontos de vista dele como nem todos jogos existem mais para comprar novos originais de consoles antigos e comprar usado de colecionadores seria uma forma de pirataria pois não da lucro aos criadores de jogos, e claro Brasil quebrou a patente de um remedio para o SUS, uma forma tambem de pirataria roubando o codigo (receita) de como faz o remedio, no mais tem mais coisas no video, mais essa do Brasil com SUS já resume bem tambem como pirataria.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Não não funciona assim, pois na empresa o funcionário está recebendo para produzir isso, e a idéia não é só dele, é de todo grupo, e principalmente da empresa que está pagando para ele desenvolver, tanto que quando o trabalhador é pago pra produzir o jogo a empresa que fica com o maior lucro, justamente pelo motivo que ela pagou adiantadamente para ele desenvolver o produto, e caso ele seja ruim quem vai arcar com o maior prejuízo é a empresa que desenvolveu o produto e não o trabalhador.

Se o trabalhador fizesse tudo sozinho, com certeza seria dele apenas e poderia vender ao preço que quisesse.
E se alguém imitasse o que ele fez nada mais justo que proteger a patente, pois ele trabalhou duro pra isso, teria que ter um bonus para ele por ter desenvolvido primeiro, e mesmo porque para ele o custo de produção foi maior que para os outros. Ele teve de gastar tempo para produzir a idéia, recursos e etc que os outros vão simplesmente copiar com muito menos gastos.
Mas seria ético pegar o trabalho de uma terceira pessoa, a qual o produziu unicamente com o intuito de subsistência e/ou lucro e copiar exatamente aquele produto final, centenas/milhares/milhões de vezes e repassar aos demais, tudo isso sem autorização de quem criou a obra?

Como dito. Se voce não usou nada da outra pessoa alem da ideia. Voce não está realmente prejudicando a pessoa, a não ser que voce seja do estilo progressista e venha dizer "ah feriram meus sentimentos, vou chorar pq me magoaram ao copiar minha linda ideiazinha".
"autorização". Se voce me conta uma piada, eu acho ela foda. E conto ela de novo. Eu preciso ficar pedindo autorização?
"ah, mas eu queria ganhar dinheiro com a piada". Ué, me cobrasse para conta-la. O que voce QUER, sua intenção e sentimentos não importam para a economia, etica ou mundo real.
Outra coisa. Se voce está defendendo que não se pode usar algo que outra pessoa inventou na integra. Por favor, pare de falar portugues e crie sua própria linguagem. Já que não foi voce quem inventou este vocabulário e não está pagando por ele. Inclusive, nosso sistema de justiça é copiado de outros, a quem devemos pagar os direitos? Inventaram o carro. E muitos outros copiaram. Que vergonha.
Quantas coisas são "copiadas", quanto conhecimento é passado todo dia, e voce só defende propriedade intelectual por 2 motivos pelo que vi no topico:

1- voce acha que perde dinheiro com isso. Mas nem sequer tem como contabilizar se isso é verdade ou mostrar que isso é verdade em algum momento. Vou falar sobre depois..
2-A "lei" defende isso.

Por exemplo, não estou falando de pegar o Mario Bros e fazer um jogo extremamente parecido, pegando os mesmos conceitos e distribuir por aí. Falo de pegar a obra original e sair distribuindo, sem tirar e nem por. Isso não é uma forma de "socialização à força" do material (por favor, não venhamos a entrar no looping infinito de esquerda x direita)? Não há um evidente prejuízo ao criador? E, se há prejuízo, isso não é antiético?

Não. A "socialização" é tirar algo de alguem, para distribuir para outro.
Um colega tentou dizer que é "furto", pois não existe violência,. Ele está parcialmente correto. Porem ele esquece que no furto, voce precisa ter a SUBTRAÇÃO do original, ou seja, precisa tirar do dono a posse de algo.
Se voce tem um dvd do "Super mario atras do armario III". E eu pego esse dvd de voce. Voce deixa de ter o dvd. Isso é um recurso escasso.
Se voce tem o mesmo dvd. E eu faco uma copia. Voce deixou de ter o seu dvd?
Então, se algo pode ser copiado infinitamente sem prejuízo (subtação/modificação) ao original. Não é "socialização", pois não existe um recurso escasso sendo tirado de voce. O socialismo tira de uns para dar "a todos". Mas isso só faz sentido com recursos que sejam finitos.
Quanto a ser "a força", qual força? Não houve violência, contato físico, etc.
Então. Éticamente, eu já respondi sua pergunta. A não ser que voce consiga mostrar que ao copiar uma ideia, tire-se a posse do dono original, ético. Não se pode alega roubo ou furto sem a subtração da propriedade.

Agora vou responder de forma utilitária o resto da sua duvida.
Quanto a prejuízo. Ai entro no item 1 acima. E veja, como ja falei, ja fui desenvolvedor de software e sou empresário, então já defendi a ideia de "PI" e sou logicamente grande defensor dos lucros. Mas vamos ao caso.
Como voce sabe que tem prejuízo? Como voce faz conta em cima de "suposições" de que iria vender X de algo? Voce pode até fazer previsões, analisar mercado, supor vendas. Mas tudo isso é incerto. É necessário geralmente marketing de seu produto.
Como num artigo que já postei no começo. Uma das melhores (e mais caras) formas de vender/divulgar seu produto.É a amostra gratis. Pois mesmo que muitos usem sem pagar nada por isso, quem gostou eventualmente divulga (vemos isso com jogos aqui no forum, quem vê um jogo bom vem logo fala sobre ele e como eh foda) e pessoas que nunca ouviram falar dele, passam a querer testar e eventualmente comprar o produto. Logico que cada tipo de produto tem um modelo diferente de negócios. Mas em geral, é desejável que seu produto seja conhecido. E se não houver a "amostra gratis" (a pirataria para nivel de conversa nesse topico) muita gente simplesmente não vai mesmo jogar e nem comprar. O cara que não tem grana para comprar, e eu concordo contigo nesse ponto, tem opções. Mas, esse cara não tem grana para comprar por exemplo jogos, mas ele vai la, joga o piratex, e fala pros amigos "olha descobri jogo foda". E amigos dele se interessam e compram. Outros pirateiam tambem. Sim. Mas eles nem seriam seus clientes para inicio de conversa. Alem disso, existem modelos de negocio como venda de skins e assinaturas para servidores que te permitem monetizar jogos sem vender o jogo em si. No final, voce não tem como mostrar nada alem de uma suposição de que perdeu dinheiro. E na verdade, voce pode ter ganho divulgação gratuita de seu produto e vendido mais.
Vemos exemplo disso atualmente no youtube. MUITA gente compra jogos baseado em reviews, ou pelo menos usa reviews como suporte a decisão.
A Nintendo resolveu que os "youtubers" estavam ganhando muita grana com os jogos deles (por mostrar gameplay veja so) e agora cobram dos youtubers um tipo de "direito autoral". Bem, com isso menso pessoas se interessam em divulgar jogos da Nintendo. Menos pessoas vão ver os jogos e comprar. Como ela tem uma posição solida no mercado e uma visão bem antiquada de mundo, ela faz esse tipo de idiotice.
"ah beren mas nem todos vão divulgar meu produto. Vai ter o que vai pegar, jogar e passar pro proximo". Sim. Mas, e dai?
Musicos hoje divulgam seu trabalho no youtube etc. Com isso saiu da mão de grandes gravadoras "escolher" quem faz sucesso ou não. Quem já fazia, continua ganhando bem, so que agora precisa trabalhar um pouco mais, fazendo shows e tal.
Nada de mais.

Um exemplo pessoal de como "patentes" prejudicam o consumidor.
Eu recentemente descobri que estou com apneia do sono. Eu estava bem pesado (ainda estou) e fumava. Isso por uns 10 anos me levou a apneia. O que eh bem chato. perdi 8Kg em 5 meses, voltei a malhar e to na dieta, parei de fumar. Meu objetivo eh tentar voltar a fazer treinos leves de Jiu se meu ombro permitir. Mas ainda preciso perder peso e apneia meio que não tem "cura" que eu saiba.
Para tratamento precisei comprar um equipamento chamado CPAP. Não vou explicar aqui a função do treco, como funciona, basta saber que preciso usar ele com mascara respiratório para durmir e ele faz uma terapia como se fosse uma fisioterapia.
Eu comprei um aparelho da Phillips. Só que, o aparelho grava num SD-Card dados importantes sobe sua terapia. Como horas de uso, AHI, enfim. Informações importantes para médico e paciente.
Só que para ler essas infos no SD,. Precisa de um software especifico. A Philips fornece esse software somente para médicos. E a versão super simplificada fornece um APP web ou de smarthphone que usa bluetooth (voce precisa comprar a versao com bluetooth do aparelho OU comprar um adaptador que liga bluetooth no seu CPAP) mas não fornece no Brasil. Moral da historia. Não posso fazer relatorios pro meu medico nem para eu mesmo acompanhar a terapia. Só porque comprei o aparelho no BR. (PS. aparelho custa media de 2k reais+).
Ai tem gente que tem esse programa. E cobra na media 150 reais SÓ PARA IMPRIMIR O RELATÓRIO.
Existe um concorrente que so fui saber depois, que dá o software junto do aparelho (concorrência, que coisa linda).

A Philips usa seu "direito autoral" para negar a pacientes acesso a seus proprios dados medicos. E vende o software pro proprio aparelho dela que deveria ser obrigação, pois sem ele o aparelho fica, digamos, apenas com metade de sua utilidade, já que não se pode ler os dados.
Como resolvi isso? Descobri um software open source que da de 10 no software da Philips para quem eh paciente. E consegui uma versão "piratinha" do software da Philips.

Patentes só dão força para grandes companhias.

Já na questão da cura do câncer, ao fazer "engenharia reversa" eu apenas descobri a fórmula do remédio e fiz um igual em eficácia, mas com outro nome, com outro marketing, etc. Não vejo prejuízo ao inventor, apenas concorrência. Mas se eu sair distribuindo envelopes de VIAGRA(R), com mesma embalagem inclusive, eu não estaria prejudicando seus criadores? Ora, eu vender meu envelope clone de VIAGRA não fez diminuir uma única caixa do estoque da empresa. Os remédios estão lá. Mas seria isso ético?

Ué, mas o inventor não precisou dedicar tempo e trabalho para criar o medicamento original? Porque um caso voce trata de uma forma e outro de outra forma?
"Prejudicar" é subjetivo. Eu posso me sentir "prejudicado" por não conseguir vender meu produto por 5.000 reais quando as pessoas só querem pagar 50 reais. Mas não haveria furto, roubo, agressão, para ser crime. Mas ai poderíamos aplicar uma questão de crime por FRAUDE pois voce não está distribuindo viagra. E sim um similar. Embora direito sobre "propriedade de ideias" seja besteira. Enganar o consumidor dizendo que voce está fornecendo X quando na verdade fornece Y já é um caso diferente. Trata-se a fraude como crime pois fornece informações falsas com objetivo de alterar o julgamento do consumidor.

Quanto a "lei" proteger direitos de propriedade intelectual. Precisamos seguir a lei. Mas não significa que não podemos discordar dela, discuti-la, e tentar muda-la.

Entenda. Eu já defendi exatamente o que voce defende. Até aqui no forum. Mas hoje entendo que na verdade, isso apena garante "privilégios" (usando palavras da cartilha progressista, mas nesse caso justamente) a grandes empresas e grupos de interesse. O famoso mercantilismo.
Minha experiencia era limitada a minha impressão pessoal, e não a economia e as pessoas de forma geral.
 
Ultima Edição:

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.643
Pontos
744
Como dito. Se voce não usou nada da outra pessoa alem da ideia. Voce não está realmente prejudicando a pessoa, a não ser que voce seja do estilo progressista e venha dizer "ah feriram meus sentimentos, vou chorar pq me magoaram ao copiar minha linda ideiazinha".
"autorização". Se voce me conta uma piada, eu acho ela foda. E conto ela de novo. Eu preciso ficar pedindo autorização?
"ah, mas eu queria ganhar dinheiro com a piada". Ué, me cobrasse para conta-la. O que voce QUER, sua intenção e sentimentos não importam para a economia, etica ou mundo real.
Outra coisa. Se voce está defendendo que não se pode usar algo que outra pessoa inventou na integra. Por favor, pare de falar portugues e crie sua própria linguagem. Já que não foi voce quem inventou este vocabulário e não está pagando por ele. Inclusive, nosso sistema de justiça é copiado de outros, a quem devemos pagar os direitos? Inventaram o carro. E muitos outros copiaram. Que vergonha.
Quantas coisas são "copiadas", quanto conhecimento é passado todo dia, e voce só defende propriedade intelectual por 2 motivos pelo que vi no topico:

1- voce acha que perde dinheiro com isso. Mas nem sequer tem como contabilizar se isso é verdade ou mostrar que isso é verdade em algum momento. Vou falar sobre depois..
2-A "lei" defende isso.



Não. A "socialização" é tirar algo de alguem, para distribuir para outro.
Um colega tentou dizer que é "furto", pois não existe violência,. Ele está parcialmente correto. Porem ele esquece que no furto, voce precisa ter a SUBTRAÇÃO do original, ou seja, precisa tirar do dono a posse de algo.
Se voce tem um dvd do "Super mario atras do armario III". E eu pego esse dvd de voce. Voce deixa de ter o dvd. Isso é um recurso escasso.
Se voce tem o mesmo dvd. E eu faco uma copia. Voce deixou de ter o seu dvd?
Então, se algo pode ser copiado infinitamente sem prejuízo (subtação/modificação) ao original. Não é "socialização", pois não existe um recurso escasso sendo tirado de voce. O socialismo tira de uns para dar "a todos". Mas isso só faz sentido com recursos que sejam finitos.
Quanto a ser "a força", qual força? Não houve violência, contato físico, etc.
Então. Éticamente, eu já respondi sua pergunta. A não ser que voce consiga mostrar que ao copiar uma ideia, tire-se a posse do dono original, ético. Não se pode alega roubo ou furto sem a subtração da propriedade.

Agora vou responder de forma utilitária o resto da sua duvida.
Quanto a prejuízo. Ai entro no item 1 acima. E veja, como ja falei, ja fui desenvolvedor de software e sou empresário, então já defendi a ideia de "PI" e sou logicamente grande defensor dos lucros. Mas vamos ao caso.
Como voce sabe que tem prejuízo? Como voce faz conta em cima de "suposições" de que iria vender X de algo? Voce pode até fazer previsões, analisar mercado, supor vendas. Mas tudo isso é incerto. É necessário geralmente marketing de seu produto.
Como num artigo que já postei no começo. Uma das melhores (e mais caras) formas de vender/divulgar seu produto.É a amostra gratis. Pois mesmo que muitos usem sem pagar nada por isso, quem gostou eventualmente divulga (vemos isso com jogos aqui no forum, quem vê um jogo bom vem logo fala sobre ele e como eh foda) e pessoas que nunca ouviram falar dele, passam a querer testar e eventualmente comprar o produto. Logico que cada tipo de produto tem um modelo diferente de negócios. Mas em geral, é desejável que seu produto seja conhecido. E se não houver a "amostra gratis" (a pirataria para nivel de conversa nesse topico) muita gente simplesmente não vai mesmo jogar e nem comprar. O cara que não tem grana para comprar, e eu concordo contigo nesse ponto, tem opções. Mas, esse cara não tem grana para comprar por exemplo jogos, mas ele vai la, joga o piratex, e fala pros amigos "olha descobri jogo foda". E amigos dele se interessam e compram. Outros pirateiam tambem. Sim. Mas eles nem seriam seus clientes para inicio de conversa. Alem disso, existem modelos de negocio como venda de skins e assinaturas para servidores que te permitem monetizar jogos sem vender o jogo em si. No final, voce não tem como mostrar nada alem de uma suposição de que perdeu dinheiro. E na verdade, voce pode ter ganho divulgação gratuita de seu produto e vendido mais.
Vemos exemplo disso atualmente no youtube. MUITA gente compra jogos baseado em reviews, ou pelo menos usa reviews como suporte a decisão.
A Nintendo resolveu que os "youtubers" estavam ganhando muita grana com os jogos deles (por mostrar gameplay veja so) e agora cobram dos youtubers um tipo de "direito autoral". Bem, com isso menso pessoas se interessam em divulgar jogos da Nintendo. Menos pessoas vão ver os jogos e comprar. Como ela tem uma posição solida no mercado e uma visão bem antiquada de mundo, ela faz esse tipo de idiotice.
"ah beren mas nem todos vão divulgar meu produto. Vai ter o que vai pegar, jogar e passar pro proximo". Sim. Mas, e dai?
Musicos hoje divulgam seu trabalho no youtube etc. Com isso saiu da mão de grandes gravadoras "escolher" quem faz sucesso ou não. Quem já fazia, continua ganhando bem, so que agora precisa trabalhar um pouco mais, fazendo shows e tal.
Nada de mais.

Um exemplo pessoal de como "patentes" prejudicam o consumidor.
Eu recentemente descobri que estou com apneia do sono. Eu estava bem pesado (ainda estou) e fumava. Isso por uns 10 anos me levou a apneia. O que eh bem chato. perdi 8Kg em 5 meses, voltei a malhar e to na dieta, parei de fumar. Meu objetivo eh tentar voltar a fazer treinos leves de Jiu se meu ombro permitir. Mas ainda preciso perder peso e apneia meio que não tem "cura" que eu saiba.
Para tratamento precisei comprar um equipamento chamado CPAP. Não vou explicar aqui a função do treco, como funciona, basta saber que preciso usar ele com mascara respiratório para durmir e ele faz uma terapia como se fosse uma fisioterapia.
Eu comprei um aparelho da Phillips. Só que, o aparelho grava num SD-Card dados importantes sobe sua terapia. Como horas de uso, AHI, enfim. Informações importantes para médico e paciente.
Só que para ler essas infos no SD,. Precisa de um software especifico. A Philips fornece esse software somente para médicos. E a versão super simplificada fornece um APP web ou de smarthphone que usa bluetooth (voce precisa comprar a versao com bluetooth do aparelho OU comprar um adaptador que liga bluetooth no seu CPAP) mas não fornece no Brasil. Moral da historia. Não posso fazer relatorios pro meu medico nem para eu mesmo acompanhar a terapia. Só porque comprei o aparelho no BR. (PS. aparelho custa media de 2k reais+).
Ai tem gente que tem esse programa. E cobra na media 150 reais SÓ PARA IMPRIMIR O RELATÓRIO.
Existe um concorrente que so fui saber depois, que dá o software junto do aparelho (concorrência, que coisa linda).

A Philips usa seu "direito autoral" para negar a pacientes acesso a seus proprios dados medicos. E vende o software pro proprio aparelho dela que deveria ser obrigação, pois sem ele o aparelho fica, digamos, apenas com metade de sua utilidade, já que não se pode ler os dados.
Como resolvi isso? Descobri um software open source que da de 10 no software da Philips para quem eh paciente. E consegui uma versão "piratinha" do software da Philips.

Patentes só dão força para grandes companhias.



Ué, mas o inventor não precisou dedicar tempo e trabalho para criar o medicamento original? Porque um caso voce trata de uma forma e outro de outra forma?
"Prejudicar" é subjetivo. Eu posso me sentir "prejudicado" por não conseguir vender meu produto por 5.000 reais quando as pessoas só querem pagar 50 reais. Mas não haveria furto, roubo, agressão, para ser crime. Mas ai poderíamos aplicar uma questão de crime por FRAUDE pois voce não está distribuindo viagra. E sim um similar. Embora direito sobre "propriedade de ideias" seja besteira. Enganar o consumidor dizendo que voce está fornecendo X quando na verdade fornece Y já é um caso diferente. Trata-se a fraude como crime pois fornece informações falsas com objetivo de alterar o julgamento do consumidor.

Quanto a "lei" proteger direitos de propriedade intelectual. Precisamos seguir a lei. Mas não significa que não podemos discordar dela, discuti-la, e tentar muda-la.

Entenda. Eu já defendi exatamente o que voce defende. Até aqui no forum. Mas hoje entendo que na verdade, isso apena garante "privilégios" (usando palavras da cartilha progressista, mas nesse caso justamente) a grandes empresas e grupos de interesse. O famoso mercantilismo.
Minha experiencia era limitada a minha impressão pessoal, e não a economia e as pessoas de forma geral.
Excelente ponto de vista. Posso discordar, mas é um ponto de vista respeitável.

Bem diferente do asiático trouxão mais acima.

So long
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Para os que estão discutindo ai sobre patente, vou contar um causo interessante:
Um belo dia, existiu uma empresa chamada Edge Games, Inc., por possuir a patente no nome "Edge", processava várias coisas que tinham o nome Edge no título: Soul Edge(que teve que mudar o nome para Soucl Calibur), Edge, Razer Edge, Edge of Twilight, Planet Edge, Cutting Edge, Edge Tech Corporation... Até um fatídico dia que ela se bateu com uma gigante dos jogos...
Um belo dia, Tim Langdell resolveu processar a EA, pois ele deveria ter o nome da marca Mirror's Edge. A EA, revoltada com o caso, juntou várias provas e acusou o "empresário" de práticas fraudulentas com patentes, que acabou com o Sr. Langdell tendo que desistir do caso, sob risco de incorrer penalidades por seu comportamento parasitário. [1][2][3]

Agora, veja o tanto de produtos que tiveram vendas interrompidas, ou que mudaram de nome, apenas por causa de uma empresa que se achou no direito de requerer direitos sobre um nome(nem digo marca, pois "Edge" é uma palavra comum). Imagine que isso ocorreu muito mais vezes do que se pensa, e entenderão o lado ruim de qualquer coisa poder ser patenteada...

Muita gente basicamente vive de registrar patentes. De coisas que nem existem ainda. Eles registram a ideia sem nem sequer te-la executado direito ou comercializado. Registram "nomes". Só para depois vender a patente a alguem que realmente queira produzir algo.

Ou seja, o cara parasita a capacidade alheia de realmente produzir algo.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Excelente ponto de vista. Posso discordar, mas é um ponto de vista respeitável.

Bem diferente do asiático trouxão mais acima.

So long
O que comprova que você tem algum tipo de dislexia ou deficiência cognitiva. O ponto central do argumento dele é exatamente igual ao meu. (ideias não tem como ser racionalmente defendidas como propriedade).
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Já na questão da cura do câncer, ao fazer "engenharia reversa" eu apenas descobri a fórmula do remédio e fiz um igual em eficácia, mas com outro nome, com outro marketing, etc. Não vejo prejuízo ao inventor, apenas concorrência. Mas se eu sair distribuindo envelopes de VIAGRA(R), com mesma embalagem inclusive, eu não estaria prejudicando seus criadores? Ora, eu vender meu envelope clone de VIAGRA não fez diminuir uma única caixa do estoque da empresa. Os remédios estão lá. Mas seria isso ético?
Nesse caso, não estaria prejudicando os criadores, pois propriedade intelectual não existe, mas estaria sim prejudicando os consumidores. Criar um envelope de viagra que se parece com o original para tentar enganar o consumidor é fraude.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.730
Reações
18.643
Pontos
744
O que comprova que você tem algum tipo de dislexia ou deficiência cognitiva. O ponto central do argumento dele é exatamente igual ao meu. (ideias não tem como ser racionalmente defendidas como propriedade).
Tá chorando ainda?

So long
 

Rafaeloutersp

Veterano
Mensagens
472
Reações
522
Pontos
128
Muita gente basicamente vive de registrar patentes. De coisas que nem existem ainda. Eles registram a ideia sem nem sequer te-la executado direito ou comercializado. Registram "nomes". Só para depois vender a patente a alguem que realmente queira produzir algo.

Ou seja, o cara parasita a capacidade alheia de realmente produzir algo.
Não vou quotar o outro post pois está gigante. Mas o quote era pra ele.

Eu entendi tudo que tu falou, a argumentação, o que eu defendi era o pagamento devido ao trabalho e desenvolvimento todo do negócio.

Sobre prejuízo realmente o que tu falou é verdade, ajudam a divulgar mesmo a amostra gratis e em si a pirataria não atrapalha como tu falou pois haverá divulgação etc, mas o que falei é em relação ao trabalho mesmo.

Não há furto como tu falou, mas se todo mundo pirateasse o jogo e não comprasse, haveria sim prejuízo, e justamente por pessoas valorizarem o trabalho e comprarem o original é que os jogos podem ser desenvolvido.

Mas tu tem razão que só beneficiará as grande empresas mesmo, pois até o pirateiro (vendedor) tem trabalho pra reproduzir o jogo e vender mais barato ajudando quem não tem dinheiro para comprar o produto. E ajudando todos que desenvolvem a obra pirata, realmente creio ajudar até mai pessoas, principalmente do terceiro mundo e pessoas mais pobres, pois o lucro das empresas grandes é absurdo.

O problema é só os gasto gigantescos para se produzir um jogo, caso todo mundo fosse piratear como falei haveria sim prejuizo, e para pequenos negócios caso sejam pirateados logo de cara seria dificil sobreviverem, mas geralmente o investimento é baixo e o valor também então pode ser que não haja tanto prejuízo pelas "amostras grátis" que incentivam outros a jogarem.

-----
Sobre apneia, os anos que tu ferrou seu pulmão fumando podem não ser reversiveis ainda pela medicina, mas caso tu creia em DEUS e ele quiser te curar tu pode começar a pedir pra ele, e ir em igrejas também, eu já fui curado de muitas doença tanto por remédios quanto por DEUS e DEUS já curou também por meio de minhas orações com imposição de mãos muitos casos incuráveis, desde esterilidade, cegueira, paralizia e cancer.

As igrejas da linha pentecostal e neopentecostal costumam impor aos mãos e orarem , é uma prática que Jesus deu aos apóstolos e discipulos e de todos aqueles que crêem em DEUS, tu não precisa dar dizimo, comprar objetos ungido e nada dessas coisas, receba a benção de graça como DEUS dava atravé de JESUS, agradeça a DEUS e se quiser frequentar a denominação fica a vontade, DEUS não mora ó dentro de lá, ma por eles terem recebido o testemunho de Jesus e terem os pecados perdoados, DEUS permite que essas pessoas usem o podeer dele para curar.

A igreja mundial costuma ser a mais famosa por operar curas. Seria uma boa.

Já sobre as prática de trizimo e patifarias de objetos ungido eles vão dar conta diante de DEUS por todo essa exploração e venda de Jesus por dinheiro.

Desejo melhora e estarei orando pela sua saúde.
 
Ultima Edição:

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Não vou quotar o outro post pois está gigante. Mas o quote era pra ele.

Eu entendi tudo que tu falou, a argumentação, o que eu defendi era o pagamento devido ao trabalho e desenvolvimento todo do negócio.

Sobre prejuízo realmente o que tu falou é verdade, ajudam a divulgar mesmo a amostra gratis e em si a pirataria não atrapalha como tu falou pois haverá divulgação etc, mas o que falei é em relação ao trabalho mesmo.

Não há furto como tu falou, mas se todo mundo pirateasse o jogo e não comprasse, haveria sim prejuízo, e justamente por pessoas valorizarem o trabalho e comprarem o original é que os jogos podem ser desenvolvido.

Mas tu tem razão que só beneficiará as grande empresas mesmo, pois até o pirateiro (vendedor) tem trabalho pra reproduzir o jogo e vender mais barato ajudando quem não tem dinheiro para comprar o produto. E ajudando todos que desenvolvem a obra pirata, realmente creio ajudar até mai pessoas, principalmente do terceiro mundo e pessoas mais pobres, pois o lucro das empresas grandes é absurdo.

O problema é só os gasto gigantescos para se produzir um jogo, caso todo mundo fosse piratear como falei haveria sim prejuizo, e para pequenos negócios caso sejam pirateados logo de cara seria dificil sobreviverem, mas geralmente o investimento é baixo e o valor também então pode ser que não haja tanto prejuízo pelas "amostras grátis" que incentivam outros a jogarem.

Então cara. A unica coisa ai que posso argumentar, é a questão do "se eu não fosse ganhar, não faria".
Cara, todos os dias pessoas estão procurando formas de criar lucro, ganho, etc. Para melhorar suas vidas. Se voce faz algo, voce vai lucrar com isso.
Apenas, talvez não lucre horrores sozinho. E voce precisará ser bom na execução de sua ideia.
Mas sim, as pessoas vão fazer (jogos por exemplo) e vão lucrar independente de pirataria. Dizer o contrário é afirmar que as pessoas não desejam ganhar dinheiro. ^^
O valor "justo" pelo trabalho. É dado pelo mercado. Qual o valor justo se eu criar uma produto que ninguem quer comprar? Saca?


Sobre apneia, os anos que tu ferrou seu pulmão fumando podem não ser reversiveis ainda pela medicina, mas caso tu creia em DEUS e ele quiser te curar tu pode começar a pedir pra ele, e ir em igrejas também, eu já fui curado de muitas doença tanto por remédios quanto por DEUS e DEUS já curou também por meio de minhas orações com imposição de mãos muitos casos incuráveis, desde esterilidade, cegueira, paralizia e cancer.

As igrejas da linha pentecostal e neopentecostal costumam impor aos mãos e orarem , é uma prática que Jesus deu aos apóstolos e discipulos e de todos aqueles que crêem em DEUS, tu não precisa dar dizimo, comprar objetos ungido e nada dessas coisas, receba a benção de graça como DEUS dava atravé de JESUS, agradeça a DEUS e se quiser frequentar a denominação fica a vontade, DEUS não mora ó dentro de lá, ma por eles terem recebido o testemunho de Jesus e terem os pecados perdoados, DEUS permite que essas pessoas usem o podeer dele para curar.

A igreja mundial costuma ser a mais famosa por operar curas. Seria uma boa.

Já sobre as prática de trizimo e patifarias de objetos ungido eles vão dar conta diante de DEUS por todo essa exploração e venda de Jesus por dinheiro.

Desejo melhora e estarei orando pela sua saúde.

Eu sou ateu agnóstico. Mas se reparar em posts meus sobre religião em tópicos próprios verá que sou bem de boa quanto a isso e religiões.
Se eu tivesse vontade de me evangelizar, seria na Assembleia de Deus ou Igreja Catolica já que já fui catolico e na Assembleia tenho mais afinidade por amizade e visão de mundo.

Então agradeço sinceramente sua oração.

Abraços.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
O problema é só os gasto gigantescos para se produzir um jogo, caso todo mundo fosse piratear como falei haveria sim prejuizo, e para pequenos negócios caso sejam pirateados logo de cara seria dificil sobreviverem, mas geralmente o investimento é baixo e o valor também então pode ser que não haja tanto prejuízo pelas "amostras grátis" que incentivam outros a jogarem.
Bom, já que você desistiu do argumento ético e agora concorda que não há roubo. E partiu para o argumento utilitário. Acho que tu não leu minhas respostas pra isso.

5) Ninguém é obrigado a publicar descobertas. Muitas empresas mantém em segredo seus processos, sem a publicação de patentes, justamente para evitar cópia.

6) Quem pode saber quais tecnologias anti-cópia teriam se desenvolvido, se tais leis nunca tivessem existido. Talvez técnicas criptográficas que sequer imaginamos estivessem em uso. Talvez estas leis teriam se tornado irrelevantes e, mesmo com a ausência delas, o camelô não conseguisse simplesmente vender uma cópia do Windows por R$10,00.
Ou seja, isso é exatamente o que PSN e Xbox Live tem feito. Criptografia, serviços.
Eu por exemplo, não desbloquearia o meu PS4 ou Xbox One de forma alguma, a perder grande parte dos serviços disponíveis e ainda correr o risco de ter o console banido (isso não é anti-ético de se fazer). E também porque me prestam um bom serviço.
A pirataria simplesmente não faz mais cócegas nessas empresas.
Eu também não deixaria de assinar o Netflix e Spotify, mesmo tendo toda a gama de acesso a pirataria na internet. E não por acaso, essas empresas se mantém ganhando fábulas de dinheiro.

O fato é que as pessoas demandam por jogos. E independente de propriedade intelectual, isso sempre manterá o mercado e o lucro. As pessoas continuarão comprando jogos. Plataformas como o kickstater demonstram que as pessoas estão propícias até a financiar um jogo sem mesmo ter a garantia de retorno.
Fique tranquilo que a indústria de jogos vai muito bem, e continuará assim, com ou sem pirataria.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Mas tu tem razão que só beneficiará as grande empresas mesmo, pois até o pirateiro (vendedor) tem trabalho pra reproduzir o jogo e vender mais barato ajudando quem não tem dinheiro para comprar o produto. E ajudando todos que desenvolvem a obra pirata, realmente creio ajudar até mai pessoas, principalmente do terceiro mundo e pessoas mais pobres, pois o lucro das empresas grandes é absurdo.
A Microsoft por exemplo, foi uma empresa que se beneficiou fortemente da pirataria e ao mesmo tempo das patentes. Da pirataria para divulgar o seu produto e fazer com que as pessoas e empresas ficassem tecnologicamente dependentes do Windows. Inclusive incentivavam a pirataria entre os usuários, principalmente em países de terceiro mundo.
E das patentes para poder manter uma vantagem monopolística no mercado.
 

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
E um adendo, acredito que quando falei da diferença entre o anti-ético e o imoral, creio que pode não ter ficado muito claro.
A pirataria não deveria ser considerada crime, pois "propriedade intelectual" não tem como ser defendida racionalmente, então não pode ser um crime objetivamente (não atenta contra a ética). Porém você pode considerá-la imoral e querer sempre pagar pela ideia que consumiu e utilizou no sentido de compensar o autor (só não pode querer criminalizar os outros que não fazem o mesmo).
Eu mesmo me sinto na obrigação moral de pagar por um bom conteúdo quando ele é satisfatório. Várias vezes já baixei um filme e gostei, e em seguida fui atrás do Box para comprar e compensar o trabalho do autor. Da mesma forma, me mantenho assinando Netflix, Xbox Live, PSN, Amazon Video... Mesmo tendo toda a gama de pirataria de graça na internet eu me mantenho pagando por eles. Tanto pela facilidade de uso, quanto pela qualidade desses serviços prestados.
Aliás, hoje em dia, a única coisa em que me mantenho pirateando é sobre coisas antigas que não se tem mais acesso no mercado formal. Filmes com dublagens antigas, e que infelizmente não são comercializados, e apenas são mantidos e editados por fãs. Emuladores de jogos perdidos de fliperama que também já não se encontram mais hoje em dia, e graças a pirataria essas obras se mantém vivas.
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Sou pirateiro ate alma... Estou nos originais na steam e no switch mas sinceramente vou desbloquear o switch, nintendo caga pra nois
 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.594
Reações
10.467
Pontos
753
Quanto ao mercado, dificil dizer

Quanto a mim, consumidor, opto pela mistura dos dois. Nao deixo de baixar aquela serie que nunca vai estar na netlix, mas nao deixo de pagar a netflix, pela conveniência.

O mesmo para spotify. Mas nesse caso, supera totalmente o download tradicional.
 

Beren_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.473
Reações
29.117
Pontos
1.053
Quanto ao mercado, dificil dizer

Quanto a mim, consumidor, opto pela mistura dos dois. Nao deixo de baixar aquela serie que nunca vai estar na netlix, mas nao deixo de pagar a netflix, pela conveniência.

O mesmo para spotify. Mas nesse caso, supera totalmente o download tradicional.

Eu muitas vezes pego livros digitais "piratinha". Se eu comeco a ler e curto, compro versao digital ou fisica como auxilio ao autor.
O programa que citei em meu post. Que eh open source. Eh de graca. Eu doei 15 doletas pro programador.
Eu sou a favor de recompensar o trabalho. As pessoas confundem isso com achar que propriedade intelectual existe.
Ela só existe por força de lei. O estado de obriga a acatar isso,senão voce será punido. Simples assim.

Detalhe. A china que não tem PI, cresceu e melhorou a vida de seus cidadãos. Alguns podem achar "imoral", mas enquanto isso os EUA caminham para MAIS uma crise economica. Quem será que está certo?
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
963
Pontos
278
Como já falaram, o poder aquisitivo da maioria dos brasileiros simplesmente não permite uma retidão absoluta em relação a isso. Claro que todo mundo gostaria de usufruir de produtos e serviços de qualidade, mas muitas vezes é o bom e velho piratão ou nada. Claro também que é algo extremamente injusto com as pessoas que trabalham para oferecer o que os outros copiam sem maiores esforços, mas sempre foi assim.
 
Topo Fundo