O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pirataria, contra ou a favor?

Pirataria

  • A favor

    Votes: 23 33,3%
  • A favor, mas não quando tem um serviço pago razoável

    Votes: 37 53,6%
  • Contra sempre

    Votes: 9 13,0%

  • Total voters
    69

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Vocês são contra ou a favor se piratear?

Eu acho complicado. Eu entendo que o pessoal tem que lucrar sobre o trabalho, mas ao mesmo tempo acho que você está criando escassez de algo que bilhões de habitantes da terra poderiam usufruir ao mesmo tempo, sem diminuir em nada o produto.

E tem umas coisas meio absurdas, tipo de livro o copyright ser de vida do autor + 70 anos. Faz sentido uma lei querer garantir não só a vida do autor, mas a dos filhos e netos dele? Isso me parece claro ser interesse tipo da Disney, e outras grandes corporações, e não uma questão de justiça ao autor.

Música acho que hoje não é lá muito justificável, já que tem o streaming. Mas fico pensando, é hipocrisia condenar a pirataria de música, porque se não fosse a pirataria, não haveria esses streamings.

Livro é o mais complicado, porque se por um lado é algo que é cultura, e que não devia ser sujeito a restrição (inclusive estava lendo que uma coisa que fez a alemanha avançar muito culturalmente no século XVIII e XIX foi a liberdade de reprodução de livro sem copyright, ao contrário da Inglaterra), por outro é algo que tem um volume bem menor de vendas e que o autor depende mais. Também tem um fato, os livros não surgem do nada, o autor utilizou toda uma cultura que não é dele para construir a obra.

Já artigo científico... Difícil defender, ne? Pagar 20 doletas num artigo que o autor nãi vai ganhar quase nada, quem vai ganhar é uma multinacional cujos executivos fumam charutos acendendo com notas de 100 dólares... Fora o interesse público enorme em pesquisa científica, e o que eu disse em relação a livros, de não ser propriamente criação deles, mas um produto de uma cultura que eles estão inseridos, vem com muito mais força em artigos científicos.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Cara, esse tipo de assunto é meio complicado. Eu particularmente sou contra, até porque hoje em dia, muitas das coisas que baixávamos na net estão mais acessíveis. No entanto (e falo por experiência própria), não sou totalmente contra quando se trata de testes. Um exemplo disso é o que faço com músicas e jogos: eu baixo, escuto ou jogo e depois decido se eu compro ou não baseado na minha experiência com aquilo. Quanto à livros, é um pouquinho mais difícil eu não recorrer aos downloads... até por que os da faculdade, por exemplo, são caros.

Agora se tem uma coisa que não curto mesmo é a tal da DRM. Fizeram como uma tentativa de combater a pirataria, mas no fim das contas acaba tirando a liberdade do usuário... E se um serviço (como a Steam por exemplo) acaba? É difícil saber se o que comprei lá vai continuar na minha conta... Não há garantias.
 

DanteSCO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.533
Reações
3.529
Pontos
703
Produtos físicos, como roupas e sapatos sou a favor, desde que o consumidor saiba

A vontade de uma pessoa não pode ser imposta a outra, se está não estiver infringindo eticamente o direito dela
Todos se copiam de alguma forma

Ps: Seria antiético se enganassem o consumidor, se ele sabe o que está comprando não tem problema
 

Tecnomage

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.002
Reações
8.594
Pontos
1.013
Acho sacanagem o que a Disney, DC e outras grande empresas fazem com IPs que nunca caem em domínio publico...
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Na banzânia,tudo aqui é pirata no meu pc.
No mais é complicado comparar quem ganha um salário honesto lá fora e essa pouca vergonha de "salário" para os poucos empregados que existem nessa selva.
OBVIAMENTE,lá fora não se paga o dobro do dobro,a moeda é forte,então,comprar um windows original é igual comprar uma latinha de refri.Não vai fazer aquela falta no bolso.
Compra aqui um windows original.Isso sim vai fazer falta de uma pessoa que ganha um salário mínimo.

Eua:
US$ 119
Moeda forte,salário bom...

bananalândia
https://www.microsoft.com/pt-br/p/windows-10-pro/df77x4d43rkt
A moeda é uma piada,o salário mais piada ainda.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Na banzânia,tudo aqui é pirata no meu pc.
No mais é complicado comparar quem ganha um salário honesto lá fora e essa pouca vergonha de "salário" para os poucos empregados que existem nessa selva.
OBVIAMENTE,lá fora não se paga o dobro do dobro,a moeda é forte,então,comprar um windows original é igual comprar uma latinha de refri.Não vai fazer aquela falta no bolso.
Compra aqui um windows original.Isso sim vai fazer falta de uma pessoa que ganha um salário mínimo.

Eua:
US$ 119
Moeda forte,salário bom...

bananalândia
https://www.microsoft.com/pt-br/p/windows-10-pro/df77x4d43rkt
A moeda é uma piada,o salário mais piada ainda.
Eu pago o office, é tipo 200 reais por ano para 5 computadores, e eles dão umas vantagens de armazenamento em nuvem, mas deve ser mais barato nos eua
 


Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.669
Reações
9.526
Pontos
453
Eu gosto de produtos legalizados, é bom para mostrar o meu feedback e apoiar o autor a manter o bom trabalho. Por outro lado, amo andar pelos sete mares para não sair comprando qualquer m**** por um preço abusivo, testar edições "Premium" ou que só está disponível em locais do qual não tenho acesso.

Exemplo: gostei do Windows 7, um ótimo sistema, leve e estável, acabei comprando uma chave para a versão Professional. Já o Windows 8/8.1/10... Esses eu pirateei sem dó, e, depois de quase cinco anos, olha para qual Windows eu acabei voltando? E por aí que vai: tem várias coisinhas que são tão úteis que valem o preço que é cobrado, e isso se aplica não só ao digital, como também ao físico, como roupas, que existem algumas que, independente da marca, tem um acabamento melhor que outras, fazendo valer a pena comprá-las.

Na banzânia,tudo aqui é pirata no meu pc.
No mais é complicado comparar quem ganha um salário honesto lá fora e essa pouca vergonha de "salário" para os poucos empregados que existem nessa selva.
OBVIAMENTE,lá fora não se paga o dobro do dobro,a moeda é forte,então,comprar um windows original é igual comprar uma latinha de refri.Não vai fazer aquela falta no bolso.
Compra aqui um windows original.Isso sim vai fazer falta de uma pessoa que ganha um salário mínimo.

Eua:
US$ 119
Moeda forte,salário bom...

bananalândia
https://www.microsoft.com/pt-br/p/windows-10-pro/df77x4d43rkt
A moeda é uma piada,o salário mais piada ainda.
Eu já não queria comprar uma licença do W10, depois de ver isso então, vou aplicar mais uma camada de verniz na minha licença do 7, praticamente o triplo do preço de três anos atrás, que absurdo!
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.026
Reações
6.893
Pontos
704
Tem um lance que ninguem fala aqui que é a pirataria como fator de preservação histórica.
Depois da pirataria, nada mais se perde pra sempre. Música, filmes, jogos, livros.
E tem um fato que eu acho muito interessante, que é o quanto a pirataria me ensinou uma série de coisas técnicas. É talvez o que mais sinto falta agora, que estou na legalidade.
 

Hobgoblin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.976
Reações
26.575
Pontos
754
Se tem condições, consome o original!
Se tá difícil, vai de pirata até conseguir um jeito de consumir o original!
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Assunto complicado. Produtos (roupas, calçados, óculos, relógios, etc) eu nunca comprei pirata. Até por não gostar de grifes. Tô pouco ligando pra marca.
Jogos, já teve uma época, há muito tempo, em que comprei alguns CDs. Mas foram poucos e eu sempre tentava comprar o original, esperava o preço baixar, vir num encarte, coisas do tipo. Já tem mais de 20 anos que não sei como é um jogo piratex.
Livros e músicas. Livros nunca. Mas já baixei muito MP3. Na época do Emule, Kazaa e tais. Compartilhava com parentes, amigos e tal. Mas eram músicas que eu nunca iria comprar. Precisaria comprar uns 400 ou 500 CDs pra ter aquele tanto de músicas. Quase sempre 4/5 de cada artista. Alguns nem são mais vivos. Pra mim isso é igual o meu tempo de moleque, quando eu gravava músicas de rádio. Acho que a maioria aqui nunca viu uma fita K7, mas era assim que se "pirateava". E ninguém achava um crime gravar uma fita K7.
 

Gentilhomem

Bam-bam-bam
Mensagens
3.759
Reações
11.171
Pontos
303
Eu sou totalmente contra a pirataria, mas a questão é que como eu vivo num país de 3° mundo onde o salário mínimo não é nem 300 dólares, não temos muito poder de compra, gastar com produtos digitais é praticamente impensável. Quem tem dinheiro paga, quem não tem pirateia, mas eticamente eu sou contra a pirataria.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.883
Reações
51.001
Pontos
1.003
Eu sou a favor, pirataria é independencia
Mesmo tendo serviços pagos que sejam razoáveis (eu msm uso Spotify), é sempre melhor piratear, vc depende de si mesmo pra obter o que vc precisa. Imagine ficar esperando uma vida pra poder ver um filme só pq nao tem no serviço que vc assina?
Spotify msm até hoje só tem uns 2 discos de King Crimson. Os dois são uns ao vivo desses ultimos 3 anos.
CASIOPEA também só tem albuns novos
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.093
Reações
106.390
Pontos
1.824
Se for a Netflix e CD Project RED, sou contra.
Mas sei lá, se não fosse graças ao meu amigo Sparrowkong_sparrow.png , acho que nunca teria conhecido as musicas, PDFs e games (dos consoles PS2 para trás) por exemplo.
Acho que a pirataria por bem ou por mal, foi responsável por tornar acessível e por que não, disseminou cultura para muita gente.
Aquele filme que passou na sessão da tarde na década de 90, só é possível que eu reveja novamente graça aos nossos amigos marujos do Sparrow.
Que preservaram aquilo que para muitos, pode ser um lixo trash sem valor, mas pelo menos existe, graças o poder das cópias não autorais.
Não sei se games/jogos/livros, se eles fossem exclusivo de seus criadores, não sei se existiram hoje em dia ou se pelo menos, seria acessíveis.
Até mesmos a Bíblia, salvo engano, se não fosse a Pirataria, ficaria exclusiva na mão de quem detinha o poder.
Eu sou suspeito para falar, mas só tenho a agradecer.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.937
Reações
55.077
Pontos
1.839
Eu acho que a pirataria é justificável se alguém não tem a opção de acessá-la legalmente mesmo pagando a um preço justo.

Agora o que sempre achei uma tremenda hipocrisia era as justificativas para que pirateiros pirateassem. A pior delas, principalmente na industria de games, era a de que 'as empresas já ganham muito'. O problema dessa falácia era que quem era mais prejudicado com vendas ruins por causa da pirataria nunca eram as empresas, mas os seus empregados. Ou seja, a justificativa do 'pirateio porque sou contra lucros abusivos' só atingia quem menos lucrava.
 

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
Sou totalmente contra patentes e propriedades intelectuais.

Apesar disso, eu até tento apoiar serviços decentes. Por exemplo, pago Netflix e Spotify porque gosto dos serviços e acho os preços razoáveis. Mas, justamente por causa do copyright, eles não são perfeitos. Já perdi playlists inteiras do Spotify porque a gravadora não renovou contrato com o serviço. Todo dia filmes somem da minha watchlist porque o Netflix não renovou os direitos para reproduzí-los. Aí eu parto direto pra pirataria mesmo. Se as gravadoras acham que vou comprar um CD ou a distribuidora acha que vou comprar um Blu-ray porque eles estão com fogo no rabo pra adotar plataformas digitais com preços acessíveis, não merecem meu dinheiro. Netflix e Spotify são mais práticos que pirataria e por isso valem o preço cobrado, mídia física não é mais prático e é muito mais caro, por isso não vale.

Tanto música como filmes têm preços artificialmente inflacionados por causa de copyright. O Spotify, por exemplo, até hoje não deu lucro porque gasta QUASE TODO SEU FATURAMENTO pra pagar as gravadoras. Não vai ser surpresa nenhuma se a empresa falir logo porque teve que sustentar o lucro de engravatados da indústria fonográfica que não fazem porra nenhuma, só vivem de copyright. Daqui a pouco, distribuição digital de música vai ser monopolizada por Apple e Google e adeus preços acessíveis como os do Spotify (estas empresas têm outras fontes de renda e podem aguentar por mais tempo as demandas das gravadoras).

É de cair o cu da bunda que, em plena era digital, ainda existam figuras como as gravadoras que detém direitos autorais por um trabalho que não é delas. Empresas como o Spotify poderiam ter um catálogo mais variado - e barato - se negociassem diretamente com os artistas. E, ao evitar os parasitas das gravadoras e distribuidoras, dariam mais lucro pra quem realmente merece: o artista e o próprio Spotify.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.670
Reações
3.612
Pontos
1.354
Assim como no topico do roubo da energia eletrica, vejo muita relativização e malabarismo com as palavras.

"Ah, se eu faço, não pode ser tão errado... Tinha que ter um preço mais justo... ser acessível... "

Tudo isso é enrolação pra negar a realidade. É crime. É errado.


Eu tambem utilizo pirataria e sou a favor em muitos casos. Mas não tem relativização. Somos fora da lei.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.499
Reações
91.320
Pontos
1.503
O assunto é complicado. Já tentei andar 100% na legalidade, mas comecei a perceber que teria que abrir mão de muita coisa IMPOSSÍVEL de ter original. Percebi também que começaria a atrapalhar a minha vida como um todo por falta de acesso a determinado material. Esse meu avatar, por exemplo, não foi autorizado o uso pelo criador do personagem. Pelo direito autoral deveria.

Tem a questão da preservação histórica, da popularização (ajudando as vendas de produtos originais) e da ética sobre o acesso a determinado material, ainda que não autorizado/legalizado.

É possível andar 100% na lei, mas até o uso de um smartphone ficará meio que comprometido. Repassar mídias de WhatsApp sem autorização prévia, por exemplo, seria abusar do direito autoral. Boa sorte para quem seguir por esse caminho.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Se tiver como piratear, eu pirateio. Simples assim...
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Meu Windows e programas em geral são oficiais.

Jogos de computador? Sempre tento comprar o original. Se não tenho dinheiro, paciência, não é como se a pessoa tivesse direito a tudo na vida só porque sim. Pirataria de jogos só para os hentai. Até porque, a maioria deles tem travas para não serem jogados/vendidos fora do Japão. Meu fap diário depende de uma boa dose deles.

Jogos de consoles antigos também baixo os roms para jogar no emulador.

Governos quebrar patentes de remédios? Mesmo que seja na melhor das intenções, pesquisa médica não é barata e haverá sequelas a longo prazo, onde os malefícios irão superar os benefícios imediatos.
 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.763
Pontos
303
Esse meu avatar, por exemplo, não foi autorizado o uso pelo criador do personagem. Pelo direito autoral deveria.

se o dono dessa cara feia ao lado soubesse q eu to usando ele como avatar... kkkkk ainda bem q aparentemente ele mora na italia e nem deve saber q esse forum existe (peguei essa thumbnail no chaturbate pq achei engraçado a cara dele, mas em breve irei trocar).
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Sou contra, mas abro exceção quando eu vejo o preço do original muito caro por causa de impostos abusivos, aí eu vou na pirataria mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Sou contra, mas abro exceção quando eu vejo o preço do original muito caro por causa de impostos abusivos, aí eu vou na pirataria mesmo.

Enviado de meu Moto G (5S) usando o Tapatalk
Tb queria o original.
Mas sinceramente bananalândia não deixa.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Eu sou a favor da extinção da propriedade intelectual, por conta da escassez e dos monopólios que são gerados.
 

xRookie is now Darkstat!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.191
Reações
5.504
Pontos
703
Desde que tenhamos valores justos, sem alta carga tributária e etc, sou contra. A partir do momento em que o estado infla todos esses valores que seriam justos, eu sou a favor.
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Eu gosto de produtos legalizados, é bom para mostrar o meu feedback e apoiar o autor a manter o bom trabalho. Por outro lado, amo andar pelos sete mares para não sair comprando qualquer m**** por um preço abusivo, testar edições "Premium" ou que só está disponível em locais do qual não tenho acesso.

Exemplo: gostei do Windows 7, um ótimo sistema, leve e estável, acabei comprando uma chave para a versão Professional. Já o Windows 8/8.1/10... Esses eu pirateei sem dó, e, depois de quase cinco anos, olha para qual Windows eu acabei voltando? E por aí que vai: tem várias coisinhas que são tão úteis que valem o preço que é cobrado, e isso se aplica não só ao digital, como também ao físico, como roupas, que existem algumas que, independente da marca, tem um acabamento melhor que outras, fazendo valer a pena comprá-las.


Eu já não queria comprar uma licença do W10, depois de ver isso então, vou aplicar mais uma camada de verniz na minha licença do 7, praticamente o triplo do preço de três anos atrás, que absurdo!
Cara, eu também acho o Windows 7 bacana. Não que o 10 seja um lixo, mas acho o 7 mais confortável pra mim. As vezes fico com vontade de voltar pro 7, mas o único problema é usar algum outro antivírus que não seja o Microsoft Security Essentials. Minhas experiências com outros antivírus sempre eram uma m****...

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk
 

komplicado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.663
Reações
1.685
Pontos
604
Muito que usei Jack foi de educação, aulas de programas e tal, foi o que me garantiu meus empregos, porque eu sabia mais que muita gente sabia porque fui atrás (de versão jack mas fui atrás hahaha). Agora pago os sites gringos de educação porque tem preços bem acessíveis. E também já comprei uns 2 ou 3 cursos de brasileiros, um deles paguei R$ 1.500.

E agora eu compro original as coisas que o preço não é um abuso.

Jogos de PS4 e PC a maior parte é tudo original. De verdade já até baixei jack, mas acabei nem jogando, justamente por ter tanta coisa orignial que já comprei e não joguei. Única coisa q to indo de JACK totalmente é o Nintendo Switch, porque jesus, 300 reais um joguinho. Sorry amigo. E promoção vai pra 170 algo assim. É nope. Se seguisse os mesmos preços do PS4 eu compraria sem problemas.
 

Tina Ferrarista

Bam-bam-bam
Mensagens
4.669
Reações
9.526
Pontos
453
Cara, eu também acho o Windows 7 bacana. Não que o 10 seja um lixo, mas acho o 7 mais confortável pra mim. As vezes fico com vontade de voltar pro 7, mas o único problema é usar algum outro antivírus que não seja o Microsoft Security Essentials. Minhas experiências com outros antivírus sempre eram uma m****...

Enviado de meu ZB500KG usando o Tapatalk
Ué, mas existe o MSE para o 7, é só instalar que ainda recebe atualizações semanais... Quer dizer, se a M$ não tiver sumido com o instalador do 7 no seu site para forçar o povo a ir pro 10 também. Qualquer coisa, ainda tenho o instalador dele aqui, é só pedir que eu mando.

Mais uma coisa que gosto do 7: posso escolher se uso ou não um antivírus. Como eu tenho a mania de colocar alguns códigos errados aqui e ali, antivirus me atrapalha bastante, pois acha que esses códigos errados são instruções de vírus. Se fosse no 10, ele já sumia com o arquivo e tinha que fuçar no MSE para poder restaurá-lo.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Eu gosto do Windows 10. Qual é a vantagem do 7?

Tristeza era o 8. Ainda tenho trauma daquela barra de iniciar, e imagino que ao clicar na minha do windows 10 ela vai aparecer
 

Lascaux

Bam-bam-bam
Mensagens
1.037
Reações
3.706
Pontos
303
Meu problema é que os preços são altos por causa dos impostos absurdos e da destruição da moeda causada pelo governo. Hoje em dia considero sonegação uma defesa pessoal.

Eu tinha que ter um computador com windows e office que juntos na época (muito tempo atrás) eram mais de mil reais, sorte que a Microsoft não se importava muito com pirataria doméstica como hoje ou não ia ter como fazer e ter o que comer.

Por outro lado vejo gente que ganha 20 conto por mês pirateando até TV a cabo, aí é falta de vergonha mesmo.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.259
Reações
11.972
Pontos
503
Sou a favor, pirataria é livre mercado, sem ela muita coisa seria mais inacessível ainda do que é, a pirataria regula o mercado, enquanto o estado fode do outro, só olhar os impostos.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
Quase que totalmente a favor, só não pode enganar o usuário, que ai é quebra de contrato e fere PNA e eu sou a favor de uma remoção gradual das leis de direito autoral enquanto se reduz outras regulamentações, senão ferra alguns tipos de empresa, por exemplo:
Desenvolvimento de drogas é um setor absurdamente regulado, por isso é muito caro criar um novo remédio, se você só libera a pirataria nisso, a empresa que fez um investimento grande pensando "a, durante os anos que durar a patente eu recupero e tenho lucro" vai pro saco, então tem que ir diminuindo o prazo de validade das patentes ao mesmo tempo que desregula o mercado.

Já quanto a jogos e tal, mesmo sabendo piratear eu uso steam e netflix, do meu ponto de vista estou pagando para ter tudo organizado em um lugar e ajudando o desenvolvedor, ter ou não lei de propriedade intelectual contra pirataria de jogo pra mim não muda absurdamente nada, torrent ta ai e mesmo assim eu to pagando, logo independente do que é ético ou moral, a lei é inútil e pronto.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.259
Reações
11.972
Pontos
503
Quase que totalmente a favor, só não pode enganar o usuário, que ai é quebra de contrato e fere PNA e eu sou a favor de uma remoção gradual das leis de direito autoral enquanto se reduz outras regulamentações, senão ferra alguns tipos de empresa, por exemplo:
Desenvolvimento de drogas é um setor absurdamente regulado, por isso é muito caro criar um novo remédio, se você só libera a pirataria nisso, a empresa que fez um investimento grande pensando "a, durante os anos que durar a patente eu recupero e tenho lucro" vai pro saco, então tem que ir diminuindo o prazo de validade das patentes ao mesmo tempo que desregula o mercado.

Já quanto a jogos e tal, mesmo sabendo piratear eu uso steam e netflix, do meu ponto de vista estou pagando para ter tudo organizado em um lugar e ajudando o desenvolvedor, ter ou não lei de propriedade intelectual contra pirataria de jogo pra mim não muda absurdamente nada, torrent ta ai e mesmo assim eu to pagando, logo independente do que é ético ou moral, a lei é inútil e pronto.


Vai pra Rússia que é sussa, o importante é sonegar o máximo enquanto for conveniente.

O que nego compra de jogo no Brasil, dava pra pagar um plano de saúde em vez de ir pro SUS.

Eu pirateio até a alma, mas não vou no SUS.
 
Topo Fundo