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Não é sobre gráficos mas sobre o sistema de SOM do Mega
o sistema de som do Mega era foda!
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur. Tenho duas dúvidas, aquele esquema que fizeram nas cutscenes do Toy Story seria possível para backgrounds estáticos, mas com sprites em cima, e seria possível também usar Shadow/Highlight em conjunto?
gy37vtIoM
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur. Tenho duas dúvidas, aquele esquema que fizeram nas cutscenes do Toy Story seria possível para backgrounds estáticos, mas com sprites em cima, e seria possível também usar Shadow/Highlight em conjunto?
gy37vtIoM
Vi a imagem e já pensei que estavam desenvolvendo um jogo para o 32X. lolQue daria, daria, alguns dos jogos finais do Mega usaram shadow e highlight extensivamente pra aumentar o nível de cor e detalhes nos backgrounds, se bem utilizado fica esplêndido, que nem os cenários do Lost World, muita gente pensa que isso é 32X.
Mas CT é daqueles jogos feito sob medida para o hardware a que se propõe, usa e abusa dos recursos de window layer, translucência, mosaico, rotação, zoom,, gradientes HDMA e um monte de outros truques legais, o Meguinha poderia fakear alguma coisinha aqui e acolá, mas o downgrade seria inevitável.
Outro ponto interessante seria o som, a Square sabia trabalhar muito bem os pontos fortes do SPC700 e creio eu que esse game seja o representante máximo da expertise musical deles na plataforma, quase todos os arranjos são inspiradíssimos, com riquíssima instrumentação e samples de alta qualidade, alguns temas seriam adaptados para bem e outros para mal, mas creio que o resultado final ficasse bem abaixo do original. Mas hoje em pleno 2020 e os drives XGM e Dual PCM disponíveis creio que o Mega poderia apresentar excelentes resultados.
Bem são apenas meu tostões.
Eu estava ouvindo algumas musicas do CT no chip no mega e novamente me veio a ideia de um CT no Mega, porém me veio a cabeça a limitação de cores, aí fui procurar sobre e encontrei isso no imgur.
Obrigado por esclarecer, muito legal ter usado o mapa do CT, esse sprite do Lerya ficou muito bom, o cenário ficou lindão também, como sempre está de parabéns!Dá pra
fazer sim o negocio da imagem estatica com sprites, mas eh meio chato em ceanrios grandes, pois conforme vc vai rolando o scroll o sprites teriam q rodar junto. Mas se ficar parado eh de boas.
Quando eu fiz o algoritmo de scrolling infinito do Plano A e B do mega drive eu usei o mapa mundi do Chrono Trigger de exemplo, vou procurar aqui o link do video q postei no face. E posto abaixo
Essa é uma imagem que fiz usando esses sistema do Tyostory
A sprite e magia eh do Leyria e o cenario eh de um jogo de saturno:
Foda que não sobrou cor nem vram xD
Bem lembrado, Lost World é um ótimo exemplo do bom uso da paleta de cores do Mega. Obrigado pelo esclarecimento!Que daria, daria, alguns dos jogos finais do Mega usaram shadow e highlight extensivamente pra aumentar o nível de cor e detalhes nos backgrounds, se bem utilizado fica esplêndido, que nem os cenários do Lost World, muita gente pensa que isso é 32X.
Mas CT é daqueles jogos feito sob medida para o hardware a que se propõe, usa e abusa dos recursos de window layer, translucência, mosaico, rotação, zoom,, gradientes HDMA e um monte de outros truques legais, o Meguinha poderia fakear alguma coisinha aqui e acolá, mas o downgrade seria inevitável.
Outro ponto interessante seria o som, a Square sabia trabalhar muito bem os pontos fortes do SPC700 e creio eu que esse game seja o representante máximo da expertise musical deles na plataforma, quase todos os arranjos são inspiradíssimos, com riquíssima instrumentação e samples de alta qualidade, alguns temas seriam adaptados para bem e outros para mal, mas creio que o resultado final ficasse bem abaixo do original. Mas hoje em pleno 2020 e os drives XGM e Dual PCM disponíveis creio que o Mega poderia apresentar excelentes resultados.
Bem são apenas meu tostões.
Hmm, entendi, obrigado pela explicação, tinha me esquecido mesmo das cores dos sprites. Ainda mais se utilizar o dithering na medida certa não é, mas deve da um trabalhão...Bem interessante, mas veja que o criador falou que que as imagens usam 62~64 cores, enquanto a limitação do Mega é 61, só que em uma situação real o número de cores simultâneas normalmente fica entre 35~45 porque as cores não são usadas a bel-prazer, mas dividas em 4 subpaletas (15 + 15 + 15 + 16) por tile ou sprite. Apenas os sprites dos 7 personáveis jogáveis usam 73 cores simultâneas no SNES porque cada um usa sua própria subpaleta, 73 já é mais que o total inteiro do Mega (isso sem considerar cenários, inimigos, NPCs, HUD, spells, enfim). No Mega o ideal seria compartihar apenas 1 unica subpaleta entre eles.
SNES (73 cores, várias subpaletas usadas), Mega (15 cores, 1 subpaleta), dá pra otimizar melhor, mas é apenas uma prova de conceito também.
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Do mesmo modo que aquelas imagens do exemplo do Imgur estão acima do limite normal do Mega, elas também podem ser otimizadas manualmente, então podemos dizer que teria tanto perdas (número de cores disponíveis) como ganhos (melhor uso das cores utilizadas). O Pyron já mostrou como vários jogos podem melhorar imensamente apenas com um uso mais inteligente da paleta.
Ainda mais se utilizar o dithering na medida certa não é, mas deve da um trabalhão...
Adorei esse exemplo com os sprites, ainda sim ficarão muito bons, você quem fez?
Last Battle (Hokuto no Ken) feelings hsuheuasheuahs muito bom
Criar pra jogar em consoles reais pelo everdriveAmigos tem algum site para acompanhar os lançamentos de games depois dos sistemas mortos?
Nego que cria jogos para rodar em emulador?
tambem serve!Criar pra jogar em consoles reais pelo everdrive
Lindo vídeo.
Lembra um pouco Kolibri.Vi a imagem e já pensei que estavam desenvolvendo um jogo para o 32X. lol
Saiu o vídeo também, os gráficos ficaram ótimos e a trilha sonora está sublime.
Estou muito surpreso pela qualidade geral do game.
Pensei que era um jogo inédito.nhá... pra mim esse é o tipo de lançamento dispensavel
esse aí já terminei no emu do sharp x68000 (tambem saiu pro FMTowns e PC-engine cd, mas com gráficos inferiores) , e depois no "remake" do PS1
e essa versão mega parece ter gráficos e sons bem inferiores ao do X68000
enfim, vai ser o tipo de coisa só pra colecionador que quer ter 100% dos jogos do mega
Pensei que era um jogo inédito.
Desculpe minha ignorância, mas eles tão fazendo oficialmente? ou tipo, pegaram e e tão fazendo o port como se fossem um doujinshi?E continua sendo um jogo inédito para o Mega Drive, pois nunca fora lançado na época comercial do console, obviamente que a versão para X68000 que tem um hardware equivalente a um arcade será superior, mas um novo jogo velho para o 16 bit da SEGA não deixa de ser bem vindo.
Que projeto interessante! O vídeo que está no site:Já foi postado? Grande projeto!
Site Oficial:
http://insane-pain.com/?fbclid=IwAR1fAZ1MJcO-lkXQp52w3NysnsbiGyO5RTErt4DRns_Z4aS2bn9jKoA5t8g
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Desculpe minha ignorância, mas eles tão fazendo oficialmente? ou tipo, pegaram e e tão fazendo o port como se fossem um doujinshi?
depois de uns casos ai no passado eu não procuro saber muito sobre esse cara e essa empresa do port.
Que projeto interessante! O vídeo que está no site:
Fazer um jogo de luta pra um sistema de 16bit como o mega ou snes (tira o neogeo da conta kkk)Deve ter dado um bom trabalho e é legal ter mais jogos. Mas vou ser bem sincero, não gostei.
Lacr@uJá foi postado? Grande projeto!
Site Oficial:
http://insane-pain.com/?fbclid=IwAR1fAZ1MJcO-lkXQp52w3NysnsbiGyO5RTErt4DRns_Z4aS2bn9jKoA5t8g
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