Sidequest é opcional, muito raro um jogo te forçar direta ou indiretamente a fazê-las. Todos os exemplos que você deu são jogos com boa duração, mesmo sem as sides.
Ah, pronto. Agora a produtora tem que separar em categorias: Jogos para empregados e jogos para desempregados. É um novo tipo de inclusão, é? Faça-me o favor, né? Eu trabalho, estudo e ainda tenho namorada e mesmo assim jogo jogos longos, tenho mais de 100 horas no Death Stranding, Rejoguei The last of Us, semana que vem chega meu tlou2, depois ghost of tsushima, etc. etc. e mesmo que eu demore um ou 2 meses, eu zero com louvor. Existem fins de semana, feriado, etc. Questão de administrar o tempo. E outra, Tem diversos jogos de 8 horas ou menos por aí.
Mas isso é um problema de estrutura do jogo, e não do tempo em si. Eu tenho umas 130 horas no Death Stranding e nem enjooei ainda, e aí? The last of us tem umas 25/30 horas, e depois que você zera continua com vontade de jogar, tanto é que é comum o replay dele em utras dificuldades, chegando aí perto de 60 horas num jogo linear. Poderia ficar a noite toda citando exemplos.
Como eu disse, se o jogo não te prende, é uma outra história. Ser longo não é o problema. Se o caboclo quer zerar 200 jogos por ano e não tem paciênia, é aí é outra história também, vai jogar arcade, sei lá.
Não que um Resident Evil 3 da vida seja ruim, claro que não, mas eu gosto de muito conteúdo em jogos, quanto mais melhor, vide Witcher 3 por exemplo. Dá até gosto pagar o valor.