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E agora? Xbox Series é o único console NEXTGEN com a tecnologia RDNA2 de modo FULL (completo).

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Não está aberto para novas respostas.

gulavisk

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Sony querendo disputar com a AMD e com a NVidia agora. A solução para RT a Sony já acertou pois até agora mostrou os jogos mais impressionantes com RT.

Lá atrás quando lançou o PS4 e PS4 Pro acertou também que o futuro seria usar técnicas avançadas de upsampling ao invés de renderizar em resolução nativa.

Solução de RT da Sony. Ou seja RT porco

147750
 

Pormenon

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Não sei o que ficou de fora.

Parece que VRS também não foi confirmado, mas tem na Vulkan.

Via apresentação do Cerny, combinada com a da Microsoft.

- Ray Tracing - Ambas usam a implementação da AMD, de colocar transistores especialiados para fazer o algoritimo de BVH para intersecção de raios. Óbvio que o algoritimo é diferente pois Microsoft usa Direct3D Ray tracing, enquanto a Sony usa o dela.

- Mesh Shading - É o processo de culling dos triângulos (corte) pra só exibir a parte visível. No Road o Cerny disse que customizou a solução da AMD com primitivas específicas, dando o nome de Geometry Engine.

- Sample Feedback - A grosso modo é o processo de guardar texturas em cache, para que se não precisse lê-las novamente na memórias. A microsoft usa o Velocity Architeture para isso com memória virtual. A Sony usa caches físicos junto ao controlador de SSD.

- VRS - Aqui mora a polêmica. Essa tecnologia trabalha diminuindo a resolução de áreas distantes. Ao que parece a Sony não quis usá-la. Já a Microsoft sim. Aqui mora a discussão que levou ao, vulgo apelido errado, de RDNA 1.5 do PS5.
 

Primeiro.Chefe.Da.Fase

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E lá vamos nós para mais uma onde de delírio RetroBox, mas eu nem vou comentar muito pq eles estão devagarzinho percebendo que gastaram 5k numa máquina de jogar games retrô, um verdadeiro RetroBox.

Enquanto isso, o Ps5 com seu rDNA 1.5 ta ai, fazendo RT até em jogo grátis da PSN kkkkk

haja paciência heim Craig.
 

MetroidPirate

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nominedomine

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fr3d

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- VRS - Aqui mora a polêmica. Essa tecnologia trabalha diminuindo a resolução de áreas distantes. Ao que parece a Sony não quis usá-la. Já a Microsoft sim. Aqui mora a discussão que levou ao, vulgo apelido errado, de RDNA 1.5 do PS5.
Ainda bem que a Sony se nega a usar isso, piora demais a imagem. A mim não compensa mesmo que seja pra ganhar uns frames a mais.
HaloVRS2.jpg
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Via apresentação do Cerny, combinada com a da Microsoft.

- Ray Tracing - Ambas usam a implementação da AMD, de colocar transistores especialiados para fazer o algoritimo de BVH para intersecção de raios. Óbvio que o algoritimo é diferente pois Microsoft usa Direct3D Ray tracing, enquanto a Sony usa o dela.

- Mesh Shading - É o processo de culling dos triângulos (corte) pra só exibir a parte visível. No Road o Cerny disse que customizou a solução da AMD com primitivas específicas, dando o nome de Geometry Engine.

- Sample Feedback - A grosso modo é o processo de guardar texturas em cache, para que se não precisse lê-las novamente na memórias. A microsoft usa o Velocity Architeture para isso com memória virtual. A Sony usa caches físicos junto ao controlador de SSD.

- VRS - Aqui mora a polêmica. Essa tecnologia trabalha diminuindo a resolução de áreas distantes. Ao que parece a Sony não quis usá-la. Já a Microsoft sim. Aqui mora a discussão que levou ao, vulgo apelido errado, de RDNA 1.5 do PS5.

Até orgulha a gente ler algo com propriedade. Thanks for sharing.
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Quem tem CUs tem medo.

Se o Series é o único VG RDNA2 Full, o do PlayStation só não é Full pois ela quis Áudio próprio e se não me engano o RayTracing do PS5 também é proprietário e evidentemente está mais maduro que o do Series/AMD.

No mais, vou pegar a pipoca...
 

Pormenon

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Microsoft reforçando




Falou nada disso:

"Do mesmo modo, no site oficial de notícias da Xbox, a Microsoft confirmou “O Xbox Series X | S são os únicos consoles da próxima geração com suporte total de hardware para todos os recursos RDNA 2 que a AMD apresentou hoje.”

Ela não é idiota de dizer que o PS5 não é RDNA 2 e tomar uma carcada da Sony e dos engenheiros da AMD. Pra isso existem sites de click bait como esse na internet.
 

LucianoBraga

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Ainda bem que a Sony se nega a usar isso, piora demais a imagem. A mim não compensa mesmo que seja pra ganhar uns frames a mais.
HaloVRS2.jpg

Implementação ruim não quer dizer que o recurso seja ruim. VRS é uma excelente saída pro aumento de requisitos de shading, mas tem que aplicar direito. Como qualquer recurso, afinal.
CryTek colocou SVOGI no Switch, com desempenho decente, via software e é ok.

Em tempo, espero que a parte que a Sony não herdou do RDNA2 não seja a parte da Performance x Watt. Não que não fosse boa no RDNA1, mas é consideravelmente melhor no RDNA2.
 

andersonjpr

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Eu acredito!

O Halo Infinite estava usando 100% essa tecnologia.

O tio Phil até deixou um recado:

hqdefault.jpg


:coolface
 

Pormenon

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Implementação ruim não quer dizer que o recurso seja ruim. VRS é uma excelente saída pro aumento de requisitos de shading, mas tem que aplicar direito. Como qualquer recurso, afinal.
CryTek colocou SVOGI no Switch, com desempenho decente, via software e é ok.

Em tempo, espero que a parte que a Sony não herdou do RDNA2 não seja a parte da Performance x Watt. Não que não fosse boa no RDNA1, mas é consideravelmente melhor no RDNA2.

Se ela é a única que tem clock ajustável pra controlar isso, como seria pior que a Performance x Watt de quem usa clock fixo?
 

LucianoBraga

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A Sony se da ao trabalho de fazer algo mais próprio e os caixista tentam distorcer isso como algo negativo.

Não é negativo, mas não é necessariamente positivo também. Depende da implementação.
Mas não acredito que a Sony faria cagada não. A última cagada grande dela foi o RSX, de lá pra cá ela só acertou.
 

Marcelodoom

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Implementação ruim não quer dizer que o recurso seja ruim. VRS é uma excelente saída pro aumento de requisitos de shading, mas tem que aplicar direito. Como qualquer recurso, afinal.
CryTek colocou SVOGI no Switch, com desempenho decente, via software e é ok.

Em tempo, espero que a parte que a Sony não herdou do RDNA2 não seja a parte da Performance x Watt. Não que não fosse boa no RDNA1, mas é consideravelmente melhor no RDNA2.

Será que a diferença da fontes de ambos os consoles poderia dizer alguma coisa sobre isso ? 350 watts no PS5 e 315 watts no Series ?
Mas pela lógica, vão ser diferenças de features mesmo, onde a Sony deve ter preferido deixar algumas coisas de fora por questão de custo, talvez.
Até hoje não vi falar em lugar nenhum sobre machine learning no PS5. Poderia ser alguma coisa especial para isso, que teria algum custo diferente de se fazer no PS5 ?
 

nominedomine

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Não é negativo, mas não é necessariamente positivo também. Depende da implementação.
Mas não acredito que a Sony faria cagada não. A última cagada grande dela foi o RSX, de lá pra cá ela só acertou.
O Cerny vê lá a solução da AMD e decide fazer algo pior só de sacanagem?

Confio no discernimento do cara, se ele se deu trabalho de customizar é porque provavelmente valia a pena. Ele tem um histórico de acertos com esse tipo de coisa(GDDR5 no PS4, apostar em reconstrução desde o começo da geração passada), já a MS tem um histórico de erros (como a configuração de RAM do Xbox One ou o próprio Series S que é um console horrível).
 

LucianoBraga

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Se ela é a única que tem clock ajustável pra controlar isso, como seria pior que a Performance x Watt de quem usa clock fixo?

Não é simples assim.

Vamos supor que ela optou por inserir um chip de função fixa pra calcular RT...pra manter a gpu do mesmo tamanho, teria que diminuir a quantidade de Compute Units. Ganha no RT, mas perde em capacidade de renderização.
Vamos supor, ainda, que o chip de função fixa pra RT na área consome mais que a mesma área se fosse ocupada por CUs. Você já acerta a performance x watt. Dá pra equilibrar? Dá. Sobe o clock da GPU, mas pra isso, no variável, compromete a CPU.

Não tô dizendo que vai acontecer ou nada disso, só tô dizendo que espero que não tenha acontecido, porque margem há.
 

Bebidão

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Quem falou isso foi um engenheiro da Sony.


Meu deus, ainda estão nessa, a AMD ja confirmou que o console é RDNA2 e que caracteristicas do RDNA1 foram mantidas pela retro, nada de RDNA 1.5. Esse termo "rdna1.5" foi criado por um doentão milgrau americano.



Ficar distorcendo a verdade em forunzinhos nos confins da internet não vai alterar a realidade que está por vir, seja lá qual for ela.
 

Marcelodoom

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Não é simples assim.

Vamos supor que ela optou por inserir um chip de função fixa pra calcular RT...pra manter a gpu do mesmo tamanho, teria que diminuir a quantidade de Compute Units. Ganha no RT, mas perde em capacidade de renderização.
Vamos supor, ainda, que o chip de função fixa pra RT na área consome mais que a mesma área se fosse ocupada por CUs. Você já acerta a performance x watt. Dá pra equilibrar? Dá. Sobe o clock da GPU, mas pra isso, no variável, compromete a CPU.

Não tô dizendo que vai acontecer ou nada disso, só tô dizendo que espero que não tenha acontecido, porque margem há.

Tem muita coisa que dá para especular. Como a Sony nunca liberou mais nada, fora o Road to PS5 lá do Cerny, tem muita coisa que o pessoal tem dúvida, que só vai ser resolvido lá na frente. A Microsoft já mostrou quase tudo. A sony ainda tem muitos segredos......até por isso vemos postagens sobre vários "secret sauces" na arquitetura do PS5.
 

LucianoBraga

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Será que a diferença da fontes de ambos os consoles poderia dizer alguma coisa sobre isso ? 350 watts no PS5 e 315 watts no Series ?
Mas pela lógica, vão ser diferenças de features mesmo, onde a Sony deve ter preferido deixar algumas coisas de fora por questão de custo, talvez.
Até hoje não vi falar em lugar nenhum sobre machine learning no PS5. Poderia ser alguma coisa especial para isso, que teria algum custo diferente de se fazer no PS5 ?

Não, pode ser só que a Sony tenha adotado uma fonte com margem maior por questões de segurança, ou ajuste diferente de amperagem, sei lá.
ML não é necessariamente útil, ou o único caminho, tem que tomar cuidado pra não entrar na pilha da Nvidia, hehe

O Cerny vê lá a solução da AMD e decide fazer algo pior só de sacanagem? Confio no discernimento do cara, se ele se deu trabalho de customizar é porque provavelmente valia a pena. Ele tem um histórico de acertos com esse tipo de coisa.

Eu também, mas ele também erra. Ele escolheu o Jaguar, por exemplo.
 

Rodpunisher

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Imagina esse tópico sendo upado a cada face off só para a gente se divertir com as pérolas.

Poderiam fazer a lousa como mas gerações passadas :

Full RDNA2 will save the Xbox
Halo Infinite will save the Xbox
Zenimax acquisition will save the Xbox

[coolface]

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Hazard

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Meu deus, ainda estão nessa, a AMD ja confirmou que o console é RDNA2 e caracteristicas do RDNA1 foram ma tidas pela retro, nada de RDNA 1.5



Ficar distorcendo a verdade em forunzinhos nos confins da internet não vai alterar a realidade que está por vir, seja lá qual for ela.
Eles sempre caem nesse delírio

E a moral da história nos vemos aqui:

Cadê os jogos com ray-tracing da Microsoft?
 
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