Via apresentação do Cerny, combinada com a da Microsoft.
- Ray Tracing - Ambas usam a implementação da AMD, de colocar transistores especialiados para fazer o algoritimo de BVH para intersecção de raios. Óbvio que o algoritimo é diferente pois Microsoft usa Direct3D Ray tracing, enquanto a Sony usa o dela.
- Mesh Shading - É o processo de culling dos triângulos (corte) pra só exibir a parte visível. No Road o Cerny disse que customizou a solução da AMD com primitivas específicas, dando o nome de Geometry Engine.
- Sample Feedback - A grosso modo é o processo de guardar texturas em cache, para que se não precisse lê-las novamente na memórias. A microsoft usa o Velocity Architeture para isso com memória virtual. A Sony usa caches físicos junto ao controlador de SSD.
- VRS - Aqui mora a polêmica. Essa tecnologia trabalha diminuindo a resolução de áreas distantes. Ao que parece a Sony não quis usá-la. Já a Microsoft sim. Aqui mora a discussão que levou ao, vulgo apelido errado, de RDNA 1.5 do
PS5.