Do jeito que você coloca, parece que acredita que há uma década de diferença entre os controles do SNES ter saído de produção e o início de produção do PS.
Seus próprios argumentos são contraditórios. Uma hora você afirma que não há controle 100% original e, ao mesmo tempo, ignora todas as influências para dizer que só existe o controle do PS sendo copiado.
Esse é o ruim de escrever demais pra provar um ponto de vista em que a premissa é falha. O controle do Xbox não se baseia no DS. Não nego que há alguns elementos em comum, porém esses elementos são baseados em outros controles por o DS ter usado também como influência.
Veja meus outros posts nesse tópico. Eu estou sendo coerente nas minhas afirmações que são as influências da Sega e Nintendo nos controles do Xbox e, por menos que você acredite, trago argumentos consistentes com a história dos consoles.
Essa tática é bastante ineficaz, esse ghost da citação de algo que não ocorre num punhado de argumentos, como se existisse, não funciona, You Have no Power Here, não existe contradição alguma no que eu disse. O Dual Shock é a amálgama de elementos que foram se moldando, vindo do passado remoto, + várias criações próprias (meia dezena), até estabilizar-se num formato ULTIMATE, que doutrinou completamente o mercado
O joy do XBox é um Dual Shock, não tem dificuldade de entender isso. Tudo que ele tem de mais recente, coube ao Dual Shock (o duo gatilhos + Bumpers, dois analógicos, botões sobre os direcionais, arranjo na tábua), quando ele puxa os quatro botões frontais ou a empunhadura, ele não está se inspirando em joys antigos da década de 80, ou no controle do SNES (cujo layout a própria Nintendo mudou no N64), e sim copiando descaradamente o Dual Shock. É claramente em fluxo.
Não é difícil perceber de quem ele é uma cópia, pela lógica helênica, pra ficar fácil de entender:
- ele tem tudo que o Dual Shock tem, não existe nenhum elemento no controle do PS1 que também não esteja presente no controle do XBox. Os caras sequer tiveram a preocupação de omitir algum feature
- não tem nada a mais, nenhum um mísero recurso sequer, vibração, analógicos com “cleck”, dois botões de ombro, qualquer coisa que tem nele tem no Dual Shock 1.
- o Dual Shock é anterior a ele na linha do tempo
- o Dual Shock tem elementos únicos, ausentes em outros controles prévios, leia-se, ele mesmo não é cópia de nenhum outro, embora seja, como todo controle, uma evolução em alguns aspectos, já que é de natureza de qualquer elemento intelectual, o mero uso de botões, ao invés de “switches”, ou “roscas”, já configura tal questão. Não vamos chamar o controle do NES de cópia do do Atari, porque ambos usam botões como ação, e não roldanas como os Pong
Tanto é verdade, que eu consigo jogar Halo 5 no Dual Shock 1 do PS1, o botão de mira é o mesmo e está no mesmo lugar, o botão de atirar, o de dar sprint, o de recarregar a arma, o de pular, o de verificar objetos, o de mover o personagem, tudo é executável perfeitamente, sequer a posição espacial desses botões precisa ser mudada, é uma fotocópia, vá lá tentar jogar Gears 5 no controle do Dreamcast ou do Saturn, danadão
. Foi dela o primeiro controle integrado com essa função.
E na timeline o Rumble veio antes do Dualshock.
De jeito nenhum. O primeiro controle integrado com a função foi da Sony, temporalmente falando inclusive. O Dual Analog, um Dual Shock exclusivo do Japão, precedeu o Rumble Pack em lançamento e revelação. O que eu estou falando é que o primeiro joystick com vibração da história é da Sony, contando tudo, inclusive adons, ele foi o primeiro literalmente.
Leia esse post abaixo com fontes, curiosamente num outro tópico sobre o Dual Sense, para mais detalhes...
Bem, vamos lá. Antes de mais nada, a minha intenção não é aviltar a Nintendo, cujo cerne amo, e cuja história é repleta de vanguardas, quitrecos e inovações. Outrossim, muito menos me animaria em difamá-la adiante e além, porque eu não ganharia um puto com isso sequer, e eu não aceitaria erodi-la sem que alguns bits entrassem em minha conta bancária.
Mas não foi ela quem criou e nem foi ela a pioneira na tecnologia Rumble em controles domésticos. Não foi ela. Não foi. Quem criou pro mundo sequer sabemos - pra registro, há uma patente da Atari de 1991 de controles que tremem.
O Rumble Pack foi revelado na Nintendo Space World (antiga Shoshinkai) em 22 de novembro de 1996. O Dual Analog, joystick que já continha a função Rumble, foi revelado na Playstation Expo, que ocorreu de 1 a 4 de novembro de 1996, portanto 21 dias antes. Donde, pela regra da razão, temos que aceitar que a primeira revelação histórica de um controle para consoles de mesa com a função Rumble se deu assim, by Sony.
FONTE: Next Generation. Edição 25 de Janeiro de 1997, está lá na página 14 - as matérias, de cobertura em flanela dessas belas feiras noventistas, citam a apresentação do Joystick com função Rumble.
O controle foi lançado no Japão, e Tobal Number 2 (Tobal 2, e não 1) e Bushido Blade foram os primeiros games da história compatíveis com a função Rumble num Joystick Home, do primeiro joystick rumble da história. O primeiro.
Essa informação é facilmente checável por regressão via emulação.
Doravante, a história demonstra que a Sony não quis fazer o lançamento internacional do Dual Analog com a função Rumble, que ficou restrita aos modelos japoneses. Justificativa, dada pelo spokesman da Sony:
"Avaliamos todos os recursos e decidimos, por razões de fabricação, que o mais importante para os jogadores ocidentais era o recurso analógico."
Outros tagarelas Sonísticos disseram que alguns modelos apresentavam alguns pequenos defeitinhos, o que ajudou na decisão.
FONTE: A página 26 da edição número 33 da antológica - e infelizmente extinta - revista Next Generation, uma das magazines-símbolo dos meus queridos 90's.
Depois, a função veio sob a forma do rebatizado Dual Shock pro Ocidente.
By the way, nessa mesma matéria de grande valor histórico, a Nintendo revelou, também em entrevista, que jamais processou a Sony quando ela veio com a função Rumble pros EUA (isso foi boato de fanboy), porque ela sabia que iria perder, já que a Sony é que foi historicamente a pioneira na tecnologia.
Agora, não é porque a Sony mostrou a função Rumble num Joystick 21 dias antes da Nintendo, e não é porque Tobal 2 e Bushido Blade venceram Star Fox 64 em 2 fucking dias como os dois primeiros games com Rumble do mundo é que a Nintendo copiou a Sony.
Isso é impossível, porque ela não conseguiria fazê-lo em 3 semanas. Portanto, é mais um caso de muitos milhões de desenvolvimento conjunto e coincidente.
Eu me lembro do alvoroço com o Rumble Pack, das publicidades na Super Game Power de Star Fox 64, com a frase de efeito: "FAÇA UM TEST DRIVE. SEGURE NA MÃO DE SEU AVÔ", minha memória é muito boa pra essas coisas (e pra outras coisas também).
Mas é preciso deixar a história repousar nos cálices da verdade: o primeiro controle com Rumble e os dois primeiros games com Rumble da história são da Sony, e não há nada que possa ser feito quanto a isso. Ela é a pioneira aqui, embora isso só valha como Trivia, já que poucos dias depois a Nintendo apresentou coisa semelhante - embora menos hermosa e caliente, já que as funções da Sony sempre foram Buil-in, portanto superiores tecnicamente.
... mas, se clicar no Link, não se avilte com o chilique do Gamer King sobre a questão abaixo.
O primeiro Rumble da história foi do Dual Shock japonês, ele foi tanto lançado quanto teasado antes da demonstração do Rumble Pack do 64tão, os dois primeiros jogos da história a fazerem uso do Rumble foram Tobal e Bushido Blade do PS1, a Sony só não quis trazer o joystick pro ocidente. Favor, ler o post acima em quote.
Gatilhos a Sony só inseriu no PS3 e o Xbox já tinha desde o início, anos antes da Sony. Como a MS poderia ter copiado isso?
Segue esse fato histórico só pra mostrar como você está enganado nos seus argumentos.
Cara, os gatilhos veio do dreamcast, Dualshock só foi ter gatilho no PS3...
Empunhadura do Dualshock? KKKKKKKKKKKKKK
De todos elementos que tem no controle de Xbox, somente dois elementos vieram do dualshock (segundo analógico e analógico clicável) O resto (inclusive o formato) foram evoluções de outros controles, como:
- Formato: Evolução do dreamcast (por isso ele é mais arredondado)
- Botões de frente: ainda é resquicio do dreamcast, que é resquicio do Snes
- Analógicos: veio do Dualshock (2 analógicos clicáveis) que veio do N64
- Direcional: Diretamente do dreamcast, é exatamente o mesmo direcional até hoje (apenas do Xone que é clicável)
- Botões Gatilhos: Diretamente do dreamcast
- botões de ombro: diretamente do Snes
- Select Start: diretamente do NES
- Driver: Xinput proprietário da própria MS
- Tecnologia: Wireless proprietário
- Alimentação: Pilhas
- Conexão (Duke) Semelhante ao do dreamcast
Olha a quantidade de elementos de um controle e olha quantos foram baseados no Dualshock. e aí vem me dizer que o controle do Xbox é baseado no Dualshock e me diz que não é sonismo? porra, só quem nunca jogou no duke e nem num dreamcast pra falar isso...
Meu Deus...
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Claro que não. Vocês estão se atando à forma, e não à função. O conceito de Bumpers e Triggers é o do L1/L2 - R1/R2, tanto na teoria como na prática, dado o uso consagrado moderno em Alien Ressurrection do PS1, onde o L2 mira e o R2 atira, e o analógico direito movimenta a câmera.
O que o Dual Shock 1 do PS1 tem no contorno posterior de seus ombros são dois gatilhos nas acepções moderna e eterna, não importa se o formato é redondo, de alça de cabide ou de benga de jumento, se ultrapassa a borda do acrílico, ou se se inclui na margem do botão proximal.
Os botões traseiros do Dreamcast são L e R tradicionais, com usos diversos, e o Z Trigger do N64 é um botão L pra quem faz a empunhadura central, já que não dá pra alcançar o L real na borda de lá do controle, dado um canino do tridente no mei trapaiano.
Até é usado como botão de tiro em GoldenEye, por exemplo, mas um botão de ombro de qualquer outro controle idem.
A formatação correta que traduz o Gatilho moderno é o duo Bumper + Trigger, que é o L1/L2 - R1/R2, essa foi a solução final, os outros layouts ensejaram respostas em Dead End histórico, e foram os gatilhos (segundo botão de ombro), a partir de Alien Ressuction do PS1, que o Joystick do Xbox calhou em imitar
descaradamente.
Porque o controle do Xbox é uma cópia full, sem acrescentar nem tirar nada, do Dual Shock 1 do PS1, é o mesmo controle até hoje.
O Tortinhas já tentou me vir com essa umas 3 vezes, eu ri da cara dele nessas ocasiões, mas não vou rir da sua.
O Dual Shock é basicamente o Dual Analog (versão Japan-Only), que por sua vez é a minituarização do Analog Joystick SCPH-1110, que foi revelado publicamente em agosto de 95, e lançado em 25 de abril de 96 (o Nintendo 64 saiu em setembro)
Ele é compatível com games de corrida, futebol, ação, shooters e aventura, inclusive o software do Japan Studio que serviu de show pro Dual Shock, Ape Escape, é compatível com esse controle também. Ele tem duas alavancas analógicas. Uso reptício e frustro por uso reptício e frustro, eu fico com esse, no lugar daqueles botões C do N64, porque o Analog SCPH-1110 é temporalmente anterior a ele, “tá em casa”, como diz os tiozão, e além de tudo é a história real da coisa.