Queiroga'
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Agora que percebi que você estava falando do público adulto rs. Perdão.
Nesse caso sim, porcentagem das vendas é parecida com os EUA, as pesquisas mostram bem isso. Porém comprar é diferente de jogar. E como disse, no Japão existe aquela parcela de pessoas que tem o console e comprou um ou dois jogos durante toda a geração.
Da mesma pesquisa do joga:
O primeiro gráfico é o que eu já postei, e mostra os dados de quem tem o videogame só pra jogos. O segundo, pra quem tem o console pra uso geral. Muita disparidade.
Essa percepção de que os japoneses jogam muito em consoles é um pouco falsa, pelo menos em comparação com os americanos. A baixa venda dos jogos comprovam isso, as pesquisas de demografia também.
Sobre o 3DS, o gráfico do Joga pode não estar 100% acurado, como toda a pesquisa, mas a realidade não deve estar muito diferente.
Como disse, existe o fenômeno de mais de um console por pessoa. Não encontrei pesquisas que falam sobre isso, mas uma busca rápida por “ds 何台持っている” (quantos DS você possui) trás vários resultados de pesquisas informais de blogs e redes socias em que é comum ter gente com 3 ou mais.
Por não ser caro, principalmente depois do corte de preço, é plausível comprar um novo a cada nova revisão, ou mesmo edições especiais. Arrisco dizer que a maioria das pessoas teve mais de um.
O Switch estava com gráficos semelhantes ao DS até o lançamento de AC. Hoje imagino que tanto ele quanto MonHun devem envelhecer um pouco a demografia geral, pois tem força pra trazer um pouco de publico de volta do PC e do mobile de volta pros consoles.
Monster Hunter hoje é mesmo o maior jogo pra essa faixa de público no Japão. Inclusive é o jogo do qual a Sony mais depende como system seller (praqueles que compram E jogam rs).
Se a Capcom não lançar um World 2 exclusivo pra nova Gen, vejo em breve a Square fazendo o mesmo com Final Fantasy. Até pra trazer esses jogos pra mais perto dos gamers mais jovens que não estão comprando PS. Por outro lado, se o Rise conseguir trazer bastante publico novo pra franquia e sair um World 2, é possível também trazer um pouco desses novos gamers pra plataforma da Sony. Essa é a força da franquia.
Acho que chegamos a um denominador comum: problema de consoles no Japão não é venda de hardware, mas sim de software. Aí discordamos dos motivos, mas não vou estender a discussão.
Sobre os gráficos do JOGA, eu dei uma pesquisada e eles se referem a usuários ativos em maio de 2018. Então é difícil usá-los como referência, considerando que:
- 3DS já era um console legado, sendo que o pico de vendas foi em 2013 (ano de lançamento de Monster Hunter 4)
- PS4 estava em seu auge, na esteira do lançamento de Monster Hunter World (janeiro 2018).
- Switch ainda não estava consolidado, com vendas muito dependentes de Splatoon 2 (sucesso predominantemente entre crianças do sexo masculino).
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