MetroidPirate
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Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
Essa vai ser uma boa comparação. Para referência, as segundas semanas:
01./01. [PSP] Monster Hunter Freedom 3 # <ACT> (Capcom) {2010.12.01} (¥5.524) - 514.198 / 2.660.665 (-76%)
01./01. [3DS] Monster Hunter 4 # <ACT> (Capcom) {2013.09.14} (¥5.705) - 432.286 / 2.307.401 <98,40%> (-77%)
01./01. [3DS] Monster Hunter Generations # <ACT> (Capcom) {2015.11.28} (¥5.800) - 374.682 / 1.916.786 <80-100%> (-76%)
01./01. [PS4] Monster Hunter World # <ACT> (Capcom) {2018.01.26} (¥8.980) - 223.274 / 1.573.686 <80-100%> (-83%)
Vamos ver como o Rise se sai.
Particularmente, eu acredito que vai vender mais que o World no Japão mas menos que o World mundialmente.
O world não teve um dia a mais contado?
Mas o contexto global é completamente diferente né, nós estamos no meio de uma pandemia, faz sentido que as vendas digitais importem mais no caso do Rise.
Quem falou que digital não importa?
Sem resposta genérica, por favor.
Putz, as vendas foram excelentes, incluindo digital pode ter sido recorde da franquia ou próximo disso.
Não tem como chamar de decepção.
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
É óbvio que vai passar, mas até aí, primeira vez que vejo se "preocuparem" em colocar a 2a semana pra comparar tb. Desde sempre, comparam a primeira semana, o lançamento em si, das grandes franquias, ou entao as vendas totais. Mas agora que Rise ficou atrás de tanto jogo, vao querer vir falar de 2a semana?
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
Capcom realmente acertou em cheio com esse jogo.
Devem ter recebido uma grana da Sony, não alienaram o público cativo japonês (que era o maior risco), e ainda conseguiram internacionalizar a marca (maior objetivo).
Se também acertarem a mão no jogo de Switch, terão praticamente um Pokémon em mãos, com vendas anuais multimilionárias garantidas...
É complicado comparar somente pela primeira semana pra tirar qualquer conclusão.
A estréia no PS4 foi fenomenal mesmo, ainda mais levando em conta que a base na época era menos da metade da do Switch hoje.
Por outro lado, lembro que existia uma demanda gigantesca pelo jogo no PlayStation, pois ainda é um dos pouquíssimos System Sellers que sobraram na plataforma no Japão, enquanto o Switch a base é composta por um público mais abrangente e boa parte não é o público alvo desse jogo.
O que vai determinar o sucesso em comparação vai ser mesmo o desempenho no resto do mundo, pois no Japão é certeza que vai passar. E foi o sucesso no ocidente foi o que tornou o jogo esse fenômeno que foi.
Meu deus do céu, se tivesse saco, ia atrás da semana de lançamento do MH World só pra ver a cara de pau da galera mudando o tom sobre os numeros de vendas.
MH Rise com a pior estréia desses ae. Já já vao falar "mas compensou nos digitais", mas quando era pra falar isso sobre o World, ae nao podia contar, ou nao podia confiar nas fontes.
Sobrou terem que mudar o foco pra falarem das vendas mundiais em vez das vendas do Japao.
E só pra deixar claro, nao to negando que as vendas foram ótimas. Ali tá 94% vendido, o que é muito bom, mas MH4 teve até uma porcentagem um pouco maior e mesmo assim vendeu uns 500 mil a mais. Pode ter pernas mais duradouras, mas pra mim essa primeira semana foi decepcionante sim.
O "world" dá voltas...
Eu faço o serviço por você:
Media Create | PS4 líder | Monster hunter world is a beast
01./00. [PS4] Monster Hunter: World # (Capcom) {2018.01.26} (¥8.980) - 1.245.169 / NEW 02./01. [NSW] Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Nintendo) {2018.01.18} (¥5.980) - 26.088 / 92.780 (-61%) 03./03. [NSW] Splatoon 2 # (Nintendo) {2017.07.21} (¥5.980) - 25.776 / 1.971.810 (-10%) 04./04. [NSW]...forum.outerspace.com.br
Mas não vi ninguém mudando de tom. Meu post por exemplo:
Talvez você esteja confundindo com tópicos da época do anúncio do World, porque aí sim muitos duvidavam da estratégia da Capcom (eu inclusive). Mas depois que o jogo saiu e vendeu 5 milhões de cópias no lançamento, o sucesso se tornou inquestionável.
É como dizem, devemos basear nossa opinião em evidências e, se as evidências mudarem, devemos mudar nossa opinião...
Ocidente e resto da Ásia, graças ao lançamento no PC. Breakdown da série por região, com os números de vendas no PC entre parenteses:
Total USA: 4.008.000 (1.616.000)
Total Europa: 3.272.000 (1.570.000)
Total Japão: 3.420.000 (236.000)
Total resto Asia: 3.945.000 (2.531.000)
O Rise do Switch deverá vender mais na Ásia do que o World no PS4, mas as vendas na Europa e EUA devem equilibrar os números totais entre as plataformas.
Sabemos que 50% das vendas globais vieram no japão +2 de milhões, e o Rise tinha participação digital de 40% versus 30% do World nos seus 5 milhões, e isso tá no PR da Capcom + David Gibson(e sempre foi confiável, ainda mais sobre japão e nintendo, acompanho desde de 2019 o twiiter dele)
E sim vender mais de 2 milhões de unidades só no japão em uma só semana é decepcionante sim lol , tipo tirando jogos da nintendo que outro Third vende isso em uma só plataforma, nos últimos 3 anos na primeira semana?
MH World 3 no PS5 esse sim pode ser decepcionante como FF que mal consegue ultrapassar mais 1 milhão físico no lançamento hoje em dia , o " World 2 " 50/50 japão e mundo, diferente do World 1 que foi 30/70 , e World 1 só bateu 2 milhões no japão e com vendas digitais só meio em fevereiro(ele lançou em janeiro) , RISE já fez isso agora na útlima semana
Ludex que mudou o tom, 2 milhões antes era absurdamente impressionantes, agora de repente é decepcionante lol
____
MH Rise no Switch deve vendeu o mesmo que o PS4 fez, na verdade, baseado nos Leaks(MH World vendeu 1.8 no Xbox), dos 5 milhões, 4 milhões eram só do PS4 , então regionalmente a distribuição deve ser isso aí, melhor no Japão e Asia, pior na Europa, e acima do Xbox nos EUA mas abaixo do PS4 por lá
Realmente a estratégia deles foi péssima pro Switch, era pra ter saído muito antes
Porra, DDG não pegou nem Top 10
Realmente a estratégia deles foi péssima pro Switch, era pra ter saído muito antes
É complicado comparar somente pela primeira semana pra tirar qualquer conclusão.
A estréia no PS4 foi fenomenal mesmo, ainda mais levando em conta que a base na época era menos da metade da do Switch hoje.
Por outro lado, lembro que existia uma demanda gigantesca pelo jogo no PlayStation, pois ainda é um dos pouquíssimos System Sellers que sobraram na plataforma no Japão, enquanto o Switch a base é composta por um público mais abrangente e boa parte não é o público alvo desse jogo.
O que vai determinar o sucesso em comparação vai ser mesmo o desempenho no resto do mundo, pois no Japão é certeza que vai passar. E foi o sucesso no ocidente foi o que tornou o jogo esse fenômeno que foi.
Eu só citei como dado, não inferi nada. Só promovo o espetáculo
Switch com mais de 2x a base do PS4 e tratorando no JP é obrigação vender mais. A surpresa pra mim (e para a Capcom, aparentemente) foi ter esgotado o estoque, dado o tratamento de versão alternativa/não-principal do jogo.
Eu tô jogando aqui, acabei de fazer a primeira missão do Rampage.
Tô gostando, claro, mas tô achando mais fácil que o World até aqui. O feeling é meio que um World 1.5 Lite.
Depois eu passo no tópico e deixo o FC para eventualmente jogarmos
Eu faço o serviço por você:
Media Create | PS4 líder | Monster hunter world is a beast
01./00. [PS4] Monster Hunter: World # (Capcom) {2018.01.26} (¥8.980) - 1.245.169 / NEW 02./01. [NSW] Mario + Rabbids: Kingdom Battle (Nintendo) {2018.01.18} (¥5.980) - 26.088 / 92.780 (-61%) 03./03. [NSW] Splatoon 2 # (Nintendo) {2017.07.21} (¥5.980) - 25.776 / 1.971.810 (-10%) 04./04. [NSW]...forum.outerspace.com.br
Mas não vi ninguém mudando de tom. Meu post por exemplo:
Talvez você esteja confundindo com tópicos da época do anúncio do World, porque aí sim muitos duvidavam da estratégia da Capcom (eu inclusive). Mas depois que o jogo saiu e vendeu 5 milhões de cópias no lançamento, o sucesso se tornou inquestionável.
É como dizem, devemos basear nossa opinião em evidências e, se as evidências mudarem, devemos mudar nossa opinião...
Sabemos que 50% das vendas globais vieram no japão +2 de milhões, e o Rise tinha participação digital de 40% versus 30% do World nos seus 5 milhões, e isso tá no PR da Capcom + David Gibson(e sempre foi confiável, ainda mais sobre japão e nintendo, acompanho desde de 2019 o twiiter dele)
E sim vender mais de 2 milhões de unidades só no japão em uma só semana é decepcionante sim lol , tipo tirando jogos da nintendo que outro Third vende isso em uma só plataforma, nos últimos 3 anos na primeira semana?
MH World 3 no PS5 esse sim pode ser decepcionante como FF que mal consegue ultrapassar mais 1 milhão físico no lançamento hoje em dia , o " World 2 " 50/50 japão e mundo, diferente do World 1 que foi 30/70 , e World 1 só bateu 2 milhões no japão e com vendas digitais só meio em fevereiro(ele lançou em janeiro) , RISE já fez isso agora na útlima semana
Ludex que mudou o tom, 2 milhões antes era absurdamente impressionantes, agora de repente é decepcionante lol
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MH Rise no Switch deve vendeu o mesmo que o PS4 fez, na verdade, baseado nos Leaks(MH World vendeu 1.8 no Xbox), dos 5 milhões, 4 milhões eram só do PS4 , então regionalmente a distribuição deve ser isso aí, melhor no Japão e Asia, pior na Europa, e acima do Xbox nos EUA mas abaixo do PS4 por lá
World vendeu 2 milhões na primeira semana no Japão:
40% de 5 milhões = 2 milhões
No LT vendeu 3 milhões, o que provavelmente o deixa no top 5 dos mais vendidos da série no Japão:
Visualizar anexo 179557
(não dá pra cravar porque não temos os números de vendas digitais da série no 3DS, mas acho seguro afirmar que as vendas digitais do World foram consideravelmente maiores)
2 milhões não tem nada de decepcionante, mesmo nos EUA (mais consumistas e com uma população três vezes maior) são raros os jogos que chegam em tais números na semana de lançamento.
E está de acordo com os mais vendidos da série, sendo que agora a Capcom precisa suprir demanda no mundo todo, o que prejudica a logística de estoque, ainda que dirimido pelas vendas digitais.
Dependendo dos números da semana que vem (e sua relação com o estoque), já vai dar até pra arriscar um palpite se o Rise se tornará ou não o Monster Hunter mais vendido da história do Japão...
E vai vender mais, eu acho que um tempo atrás já tinha apostado em algum tópico aqui que chegaria nuns 10kk mundiais provavelmente. No Japao ainda acho possível ser o mais vendido, mesmo com um começo abaixo dos outros. Ainda mais levando em conta isso que vc falou de bases, que na verdade nao era perto de metade, era 1/3 do Switch.
Tamo mais ou menos na mesma parte no Rise pelo visto. Já deixei meu FC lá, se quiser, a gente joga sim! E sim, to achando tb mais fácil, mas acho que tb tem o fator de a cada MH novo, a bagagem dos veteranos é maior, entao sempre vai ficando mais facilitado nesse sentido... mesmo assim, chuto que pros menos veteranos, deve ser o caso tb, pq mta gente falou disso em reviews.
Desde muito tempo sempre usamos a primeira semana (ou no caso das vendas dos EUA, primeiro mes) pra medir o sucesso de um jogo, principalmente de grandes franquias. É feito assim desde sempre pra Pokemon, Dragon Quest, Monster Hunter... esquisito agora quererem relativizar isso só pq o Rise nao bateu o recorde que esperavam.
E como assim Switch nao é o publico alvo? Esse jogo JÁ tá vendendo muito.
Sim, ele vai ter sucesso mundial, mas o tópico é sobre as vendas do Japao nessa ultima semana. Como disse no primeiro post, foram vendas ótimas, mas nao quebrou recorder e ainda ficou atrás da maioria dos ultimos lançamentos da série, incluindo o World que tinham ctz que venderia pouco no Japao pq era em console só.
E vai vender mais, eu acho que um tempo atrás já tinha apostado em algum tópico aqui que chegaria nuns 10kk mundiais provavelmente. No Japao ainda acho possível ser o mais vendido, mesmo com um começo abaixo dos outros. Ainda mais levando em conta isso que vc falou de bases, que na verdade nao era perto de metade, era 1/3 do Switch.
Tamo mais ou menos na mesma parte no Rise pelo visto. Já deixei meu FC lá, se quiser, a gente joga sim! E sim, to achando tb mais fácil, mas acho que tb tem o fator de a cada MH novo, a bagagem dos veteranos é maior, entao sempre vai ficando mais facilitado nesse sentido... mesmo assim, chuto que pros menos veteranos, deve ser o caso tb, pq mta gente falou disso em reviews.
Vc tá certo, devo ter confundido de tópico mesmo, mas nao tava pensando no de anuncio do World (que tb é uma maravilha), mas talvez na semana anterior e posterior a essa das vendas.
Quando eu falo mudança de postura, nao é necessariamente de um jeito escrachado do tipo "VENDAS LIXO" pra world e "VENDAS PERFEITAS" pro Rise, mas mais na busca de argumentos pra querer justificar um vs o outro. Pro World, fizeram de tudo possível pra querer diminuir tanto o jogo em si quanto as vendas (previsoes até entao). Quando um nao colou mais, focaram em falar mal do jogo em si e que "No switch vao acertar, vao manter a versao tradicional nele". Quando isso tb nao aconteceu, ae voltaram a focar nas possíveis vendas desse Rise. Ae agora com mais esse tombo, já vai vir o argumento de vendas digitais, vendas globais, "tá muito cedo", etc...
Sim, vai vender muito, ainda acho que pode bater recorde de mais vendido no Japao e tudo mais, mas o meu ponto era só mesmo notar a diferença de postura em volta dos dois jogos.
Se vc quis falar de um jeito sarcástico a sua parte em negrito, recomendo vc ler direito o que eu postei. Dica: ultimo parágrafo
Mesma resposta acima sobre a parte do "decepcionante". Sobre a parte impressionante, bem... MHW vendeu 2kk em um console de mesa no Japao com 6kk de base, o Rise vendeu menos em um portátil no Japao com 19kk de base, mais de 3x a base do PS4.
E como assim Switch nao é o publico alvo? Esse jogo JÁ tá vendendo muito.
O público do Switch é composto de uma variedade maior de perfis de jogadores, inclusive boa parte dos donos de Switch no Japão estão abaixo dos 10 anos, e um equilibrio maior entre homens e mulheres. É diferente da base do PlayStation que em geral é um público mais velho e predominantemente masculino.
Dá pra assumir tranquilamente que no Switch o jogo terá um attach-rate menor que no PS.
O Lite foi lançado para pegar o público infantil mas a própria Nintendo reconheceu que ainda não conseguiu captar esse público da forma que queria.
O Switch dá pra dividir entre antes e depois de Animal Crossing.
Antes, o público era mais velho (os tiozão da época do SNES haha) e masculino. Aí veio um jogo aqui e ali mas com Ring Fit começou a atrair de forma mais expressiva o público feminino e depois Animal Crossing chegou trazendo uma demografia absurdamente variada (crianças, jovens, jovens adultos, adultos e idosos; homens e mulheres).
A Nintendo até menciona em algum dos relatórios que o público que veio com o Animal Crossing expandiu a base de alguns jogos além do público regular.
No caso do Japão, Splatoon tem uma base mais jovem, então a idade média da base era menor do que no ocidente até a chegada de Animal Crossing.
acho que, pelo que li, o lite e minoria e so vendeu tanto pela falta de estoque da versao normal. (eu tenho o lite e adoro)
Volta e le o que eu postei
Isso no ocidente né.
Estava me referindo ao público japonês mesmo.
@ptsousa saiu o Top 30 da Famistu, fiz uma lista temporária(só o básico)
11.[NSW} Pokemon Sword/ Shield (Nintendo) - 7.472 / 4.014.376
12.[NSW] Splatoon 2 (Nintendo) - 6906 / 3.825.969
13. [NSW] Gundam SD Cross Rays Platinum Edition (Bandai Namco) 6.229 / NEW
14. [NSW] Story of Seasons Pionners of Town (Marvelous) 6080 / 262.501
15.[NSW] ClubHouse 51 Games Worldwire (Nintendo) 4895 /668.725
16. [NSW] Super Mario Party (Nintendo) 4626 / 1.850.769
17.[NSW] Little Nigthmares II (Bandai Namco) 4438 /56,273
18. [NSW] Super Mario 3D All Stars (Nintendo) 4123/578.850
19.[NSW] Apex Legends (EA) 3,983 /15.648
20.[NSW] Bravely Default 2 (Square Enix) 3689 / 131.317
21.[NSW] Desha de Go!! (Square Enix) 3.73 / 27.765
22. [PS4] Gundam SD Cross Rays Platinum Edition (Bandai Namco) 3123 / NEW
23.[NSW] The Legend of Zelda Breath of Wild (Nintendo) 3100 / 1.799.930
24.[NSW] Human Fall Flat (Curve Digital) 2582 / 131.714
25.[NSW] New Super Mario Bros U Deluxe Edition (Nintendo) 2468
26.[NSW] Super Mario Maker 2 (Nintendo) 2449 / 1.079.655
27. [NSW] Lover Pretend (Idea Factory) 2422 / NEW
28.[NSW] Pikmin 3 DX (Nintendo) 2409 / 552.910
29.[NSW] Fitness Boxing 2 (Nintendo) 2.365 / 84.360
30.[NSW] Family Trainer (Bandai Namco) 2.170 / 51.926
ゲームソフト販売本数ランキング | ゲーム・エンタメ最新情報のファミ通.com
www.famitsu.com
Incrivel que o PS4 + Ps5 vende quase 64 mil, e só tem 2 jogos no top 30 dando menos de 18mil cópias
Demografia do Switch drasticamente diferente nos EUA e Japão
Ambos dados de 2018, pré AC:
Visualizar anexo 179614
Visualizar anexo 179615
A diferença etária do Japão pro ocidente antes do Animal Crossing não era tão grande assim. O Lite tentou mas mesmo assim não conseguiu captar da forma que a Nintendo queria o público mais novo. Splatoon sim que basicamente puxava a idade um pouco pra baixo (mas sim, era menor).
Depois do Animal Crossing, misturou tudo. Pense que o Switch vendeu 1/3 da sua atual base após isso, acrescentando essa demografia variada que falei
O primeiro gráfico dos EUA é de Outubro de 2017, com 8 meses do lançamento do console(https://www.nintendo.co.jp/ir/pdf/2017/171031_2e.pdf), não é referente ao ano de 2018.
Basicamente, é o público early adopter que é tradicionalmente mais masculino e mais velho mesmo.
O segundo gráfico é de Maio de 2018.
E, tanto Ring Fit quanto Animal Crossing atrairam um público mais velho e não mais novo e homens e mulheres estão equivalentes no AC. Dados da própria Nintendo pro Animal Crossing, de julho do ano passado.
Tem algum dado falando sobre?
Por que acho essa uma concepção meio errada, pois grande parte dos Switchs vendidos nos primeiros anos foram pra serem consoles da família.
Além de Splatoon, Mario Kart, Pokken, Odyssey, Kirby...Depois os Labos, Mario Party, Yoshi, Pokemon Lets Go...todos jogos jogados fortemente por crianças primárias.
Penso que AC teve impacto na época de cada criança ter o seu, e os lares terem mais de um Switch, mas desde sempre teve um grande público infantil. Foi o timing também que a Nintendo percebeu a demanda e lançou o Lite.
Em comparação com algumas regiões fora do Japão, principalmente naquelas que a Nintendo não tinha tanta força antes da Pandemia, talvez faça mais sentido o fator AC (não que não tenha acontecido do Japão, mas da minha percepção não foi tão determinante assim), e ainda assim, como a Nintendo mesmo falou, trouxe um público não-gamer que passou a jogar, diferente das crianças que sempre estiveram expostas aos jogos e ao marketing.
É isso aí, exceto Splatoon, que temos a demografia, bem variada. É o público Portable, o famoso “Childy and Girly” dos jargões dos estudos, que infelizmente, depois de cada geração On The Go, não permanece na Nintendo quando envelhece. Crianças pequenas. Vivas a ela, por conseguir sempre renová-lo, contudo.Splatoon, Mario Kart, Pokken, Odyssey, Kirby...Depois os Labos, Mario Party, Yoshi, Pokemon Lets Go...todos jogos jogados fortemente por crianças primárias.
Dos jogos que listou, o único que é de massa e que de fato tem um peso infanto-juvenil (10-16) maior no Japão é Splatoon. A diferença pro ocidente é basicamente essa, IMO. Não tenho um gráfico como o do Animal Crossing mas desde o Wii U tinha notícia disso, dos jovens jogando na escola e talz. E, tirando Splatoon, os jogos que presume-se que têm um público-alvo mais infantil desepareceram do chart faz bastante tempo (Let's Go, Yoshi, Kirby). Labo eu nem conto porque é STEM e é nicho do nicho.
Em tese, esses jogos deveriam ter uma alta com o suposto público infantil que teria vindo com o Animal Crossing e com o Lite, fenômeno que aconteceu com os jogos que a ampla demografia joga (Mario Kart, Odyssey, Mario Party, BoTW, Smash)
Mesmo o Lite, ao contrário do que muitos esperavam, não tá vendendo o que se esperava proporcionalmente ao OG no Japão. E, mesmo com 3,5kk de Lites no Japão, presume-se que as vendas de alguns jogos com o público alvo mais jovem fossem aumentar de forma mais expressiva, o que não se verificou nesse tempo.
O que eu particularmente acredito é que o Lite vendeu mais como (i) uma porta de entrada e, (ii) segundo console da família num geral: A esposa tá jogando Ring Fit na TV e o marido vai jogar no Lite. O marido vai jogar BoTW na TV e a esposa joga Animal Crossing no Lite. O filho com o pai jogando Smash na TV e a esposa jogando Pikmin no Lite.