O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Crise na Naught Dog | Demissões em massa e multiplayer colocado no gelo segundo KotaKu + Estúdios desconfortáveis com GaaS + Legado Jin Ryan PAG3

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.663
Pontos
1.584
Meu sobrinho de 13 anos praticamente só joga online e GaaS. Fazer o quê, as coisas mudam, é o futuro.

Duvido que meu filho, que hoje tem quase 5 anos, vai ficar só jogando campanha offline. Vai ser inevitável ele não partir pro multi, mesmo contra minha vontade. lol

Exato, eu tenho sobrinhos novos e eles são viciados nessas tranqueiras onlines de GaaS.
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.348
Reações
18.757
Pontos
753
Colocar a Bungie nessa posição de decidir o que será lançado ou não pelos estúdios internos, certamente causou um desconforto nos devs.

Não ficaria surpreso se começasse a haver uma fuga de talentos.
 

Pimenta_

F1 King
Mensagens
14.792
Reações
14.511
Pontos
1.624
Era tão simples , deixem os estúdios que sempre fizeram jogos single player continue fazendo o que sabem , quer fazer GaaS , pois bem , pega a bungie e os estúdios novos pra isso , ainda foram obrigar a naught dog a investir grana e tempo nesse GaaS on-line do The last of us que não sai nunca . Jin Ryan conseguiu zicar o melhor estúdio da Sony .

Penso exatamente igual, e aliás não precisa ser gênio pra chegar a essa conclusão. Não tem sentido pegar um estúdio que sempre foi especializado em experiências single player (no máximo com um toque de multiplayer) e mandar fazer a porra de um Gaas. É claro que vai demandar muito tempo, até o estúdio pegar a mão. E o pior, a ND é um estúdio importante pra Sony, um dos melhores da indústria, o tempo que estão perdendo com isso já virou uma piada. E isso vai prejudicar não só o estúdio como a Sony nessa geração. Poderiam fazer outro projeto muito mais interessante, uma IP nova por exemplo.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.529
Reações
6.692
Pontos
799
Mas "dar certo" é relativo né, e é meio o que eu comentei.

Não acho que a Sony vai conseguir ter seu próprio Genshin Impact / Fortnite / GTA Online, mas se ela quiser ter um jogo de porte/sucesso mediano que vá trazer dinheiro frequentemente e sem grandes riscos, como os GaaS atuais da Mic/Bethesda (Fallout 76, Elder Scrolls Online, Sea of Thieves), isso daí eu acredito que ela consegue.

O Elder Scrolls Online está morrendo de forma acelerada por causa do GaaS, itens que eram loot de Dungeons tem na loja pra comprar.

Os famigerados lootboxes estão lá e são opcionais. Mas eles colocam montarias únicas que podem sair nos lootboxes ou você juntar 1 ano de crown (a currency do jogo) pra pegar a montaria.

Porém nada garante que a montaria estará a venda quando você tiver o dinheiro. Então muita gente recorre aos lootboxes.

Virou moda (não sei porque) das pessoas terem casas nos mmos. Uma casa no ESO custa 100 dólares.

Eu descobri esses podres depois de comprar a edição completa no Green Man Gaming e ativar no Steam. Desse modo não tem como pedir refund. :facepalm
 


Night Sky

Bam-bam-bam
Mensagens
3.552
Reações
12.697
Pontos
453
Meu sobrinho de 13 anos praticamente só joga online e GaaS. Fazer o quê, as coisas mudam, é o futuro.

Duvido que meu filho, que hoje tem quase 5 anos, vai ficar só jogando campanha offline. Vai ser inevitável ele não partir pro multi, mesmo contra minha vontade. lol

Exato, eu tenho sobrinhos novos e eles são viciados nessas tranqueiras onlines de GaaS.
Chamem seus sobrinhos para jogar em multiplayer local o novo jogo das Tartarugas. Mesmo que eles não parem de jogar online, pelo menos pode render alguns momentos de diversão offline.

 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.529
Reações
6.692
Pontos
799
Em relação ao tópico. Poderia haver o melhor dos dois mundos.

Jogos GaaS e jogos single player que valorizam a marca da empresa.

Também há a possibilidade desses jogos single player se pagarem, se o Jedi Fallen Order fosse um fracasso a EA não daria o sinal verde pro Jedi Survivor.

E enquanto nesse tempo ganhando bilhões com as cartinhas do FIFA.

Acredito que com um GaaS bem estabelecido, uma Publisher poderia arriscar mais nos jogos e novas IPs.

Porém o GaaS também tem um número de saturação, não existe um número infinito de players.

A Mihoyo perdeu players no Genshin Impact pro seu outro jogo: o Honkai Star Rail.

Hoje já estamos vendo GaaS canibalizando outros GaaS para ter sucesso.

Também tem o fator tempo. Um jogador de LoL que gosta do gênero provavelmente não vai procurar outro jogo do estilo por causa do tempo investido no jogo.

Isso vale pro Fortnite, PubG, Apex Legends, Dota, Counter Strike, World of Tanks, World of Warships e vários outros.


E, sinceramente, se o futuro for somente GaaS provavelmente não serei mais Gamer.
 
Ultima Edição:

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.472
Reações
28.757
Pontos
1.103
GaaS por si só não é problema, é só ver GTA ou até mesmo Diablo que caminha neste sentido, até mesmo FF XIV por ser MMO tem está pegada.

O problema foi estúdio achando que GaaS é dinheiro fácil e que qualquer um pode fazer, isso gera games que não conversam com consumidores e acabam flopando.

Por isso depende da estratégia da Sony, se ela seguir o caminho de todas as outras, vai ter os mês os resultados e a Sony vai ser apenas a última a perceber isso. Se ela fizer um trabalho bom a partir da Bungie, pode se dar bem e diversificar portfólio. Por enquanto só rumores e algumas indicações (que, apesar de ter pé atrás, acho que tem razão quem pensa que pode ser a segunda opção), tem que esperar os jogos sairem para ver.

Tb não vejo bicho de sete cabeças algum em GaaS desde que a produtora saiba o que está fazendo de maneira a não tornar o ambiente tóxico e inóspito com trocentas microtransações afetando o gameplay.

Disney Speedstorm é o exemplo clássico de game com IP fortíssima que irá naufragar devido a má administração, onde a dev acha que apenas personagens icônicos irão empurrar o jogo, que foi o exato caminho pelo qual a Square percorreu com Avengers e fracassou igual. Nesse momento existem 3 currencies em Disney Speedstorm, e cada uma serve para alguma coisa em um propósito confuso e que a todo momento "convida" o player a gastar dinheiro real no modo competitivo, que de fato dá vantagens a quem se presta a ser whale.

O certo deveria ser pegar exemplos da Blizzard / Riot que mantém um sistema livre de vantagens e querem faturar apenas na venda de skins, sem afetar o cenário competitivo e o gameplay em si.

Uma coisa legal que o GaaS tem é seu potencial de ser um jogo infinito e constantemente atualizado. Sabendo explorar direitinho dá para desenvolver uma obra tão respeitável e ainda melhor que um jogo apenas single player.
 
Ultima Edição:

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.529
Reações
6.692
Pontos
799
O certo deveria ser pegar exemplos da Blizzard / Riot que mantém um sistema livre de vantagens e querem faturar apenas na venda de skins, sem afetar o cenário competitivo e o gameplay em si.

Foi-se o tempo que a Blizzard so vendia skin. No wow tem XP boosters, no diablo 4 tinha no season pass (na loja não sei se tem).

O GaaS por si só não é problema, o problema é quem o faz.

Existe uma coisa frase bem simples no campo de serviços: "Se vamos vender a conveniência então deixamos o ambiente descoveniente."

Isso é muito comum no mobile, você não precisa comprar nada mas o que tem que farmar por um ano está a distância do seu cartão de crédito.

Já o GaaS do Path of Exile é um dos melhores que já vi.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.474
Reações
20.061
Pontos
1.434
Tb não vejo bicho de sete cabeças algum em GaaS desde que a produtora saiba o que está fazendo de maneira a não tornar o ambiente tóxico e inóspito com trocentas microtransações afetando o gameplay.

Disney Speedstorm é o exemplo clássico de franquia com IP fortíssima que irá naufragar devido a má administração, onde a dev acha que apenas personagens fortes irão empurrar o jogo, que foi o exato caminho pelo qual a Square percorreu com avengers e fracassou igual. Nesse momento existem 3 currencies em Disney Speedstorm, e cada uma serve para alguma coisa em um propósito confuso e que a todo momento "convida" o player a gastar dinheiro real no modo competitivo, que de fato dá vantagens a quem se presta a ser whale.

O certo deveria ser pegar exemplos da Blizzard / Riot que mantém um sistema livre de vantagens e querem faturar apenas na venda de skins, sem afetar o cenário competitivo e o gameplay em si.

Uma coisa legal que o GaaS tem é seu potencial de ser um jogo infinito e constantemente atualizado. Sabendo explorar direitinho dá para desenvolver uma obra tão respeitável e ainda melhor que um jogo apenas single player.

Pois é, imagine um GaaS tipo Baldurs Gate, que fique constantemente recebendo novas campanhas prontas, talvez até com sistemas como o antigo card game de Legend of the Five Rings, onde decisões da história eram influenciadas pelos jogadores através de torneios.

Mas o que acaba ficando em evidência são estes games mal feitos que você falou, pior feitos por estúdios e usando franquias consagradas entre os jogadores, que torna a galera ainda mas put*.

Por isso que falo que o problema não é GaaS, mas achar que GaaS é a resposta para TUDO. Se a Sony estiver nesta vive, vai se queimar como todo mundo que veio antes dela.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.472
Reações
28.757
Pontos
1.103
Foi-se o tempo que a Blizzard so vendia skin. No wow tem XP boosters, no diablo 4 tinha no season pass (na loja não sei se tem).

O GaaS por si só não é problema, o problema é quem o faz.

Existe uma coisa frase bem simples no campo de serviços: "Se vamos vender a conveniência então deixamos o ambiente descoveniente."

Isso é muito comum no mobile, você não precisa comprar nada mas o que tem que farmar por um ano está a distância do seu cartão de crédito.

Já o GaaS do Path of Exile é um dos melhores que já vi.

Não vejo XP booster como problemático, já que é uma ferramenta de acesso para aqueles que tem preguiça ou falta de tempo de upar um personagem.

O grande problema do Speedstorm é realmente ser um Pay 2 Win mais pra frente, algo que leva qualquer GaaS a falência por contaminar o ambiente com vantagens pagas. Se League of Legends consegue se sustentar na base de skins, eu não vejo como um jogo com o material riquíssimo da Disney não pudesse sobreviver de maneira igual.

Podiam vender músicas, skins, karts diferenciados ou o que for pra faturar em cima, MENOS influenciar o gameplay de um jogo competitivo.

Pois é, imagine um GaaS tipo Baldurs Gate, que fique constantemente recebendo novas campanhas prontas, talvez até com sistemas como o antigo card game de Legend of the Five Rings, onde decisões da história eram influenciadas pelos jogadores através de torneios.

Mas o que acaba ficando em evidência são estes games mal feitos que você falou, pior feitos por estúdios e usando franquias consagradas entre os jogadores, que torna a galera ainda mas put*.

Por isso que falo que o problema não é GaaS, mas achar que GaaS é a resposta para TUDO. Se a Sony estiver nesta vive, vai se queimar como todo mundo que veio antes dela.

Sim.
GaaS é apenas o nosso contemporâneo do que foram os MMO nos anos 2000, onde todos queriam ter o seu, fossem desconhecidos ou aliados a grandes IPs como foi o fracassado MMO do Star Wars (o primeiro, não o da EA).

Se a Sony for esperta vai parar na segunda ou terceira tentativa, e se for ainda mais esperta, ainda dá um jeito para converter o GaaS fracassado em um jogo single player de respeito.
 
Ultima Edição:

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.568
Reações
23.251
Pontos
803
De fato é um dos problemas da centralização corporativa, apesar da fonte pouco confiável quando o assunto é artigo de opinião (Jasão Xereca), é provável que seja verdade.

Três observações:


1) A Sony tem muita experiência com multiplayers on the couch e online. São centenas de jogos de sua autoria nesses 30 anos. Alguns eram megalomaníacos, bem como pintaram no primórdio da jogatina a distância, Jet Moto, Warhawk, MAG, SOCOM e Killzone 2. A Naughty Dog meteu multiplayer em todos os seus jogos das eras PS3 e PS4, com exceção de TLOUS PT II, cujo projeto se tornou tão grande, que requereu a natureza standalone. Para o caso desse estúdio, a volição por multiplayer é anterior ao apetite do Jim por GAAS


2) Creio que vários desses títulos GAAS conterão conteúdo solo e contexto (lore, arte, narrativa) ricos, acho que os modelos serão Destiny e The Division, e não o lixão do COD WARZONE ou o troroço de merda podre do FORTNITE, portanto não vão macular muito as forças dos times, sendo o caso


3) A expansão a GAAS foi em 85% via novas aquisições, em 15% via crescimento dos times tradicionais, sem detrimentar os vanilla. Quero crer que não cresçam o olho.




Apesar disso, GAAS é lixo, então nunca vale a pena, salvo a conta-gotas
 

OUTKAST

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.769
Reações
91.666
Pontos
1.494
QtIp1exLKrieg9DNqTtGpLsvdUfdwNtk6LCUQg3qFd912fj0g9crfFz2s3MTxHLQri4u5t73=s900-c-k-c0x00ffffff-no-rj



:klol:klol:klol
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.724
Reações
104.820
Pontos
2.419
Se os outros estúdios estão desconfortáveis eu não sei, mas a Naughty Dog com certeza está.

Semana passada foi o aguardado "Outbreak day" ou "The Last of Us Day" (mudou depois da pandemia de Covid) que é uma data que todo ano tinha anúncios referentes à The Last of Us para os fãs, uma grande celebração e etc e esse ano a Naughty Dog simplesmente ignorou totalmente que está produzindo um jogo de The Last of Us multiplayer e não trouxe trailer, não trouxe nada sobre o jogo. Seria normal, se este ano não fosse o ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DE TLOU.

A coisa mais legal que eles mostraram foram esses dois quadros:

Go2gMYZ.jpg
Factions pode até ter sido cancelado a essa altura, saiu noticia de que reduziram a equipe e estavam reavaliando o projeto.
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.297
Reações
2.077
Pontos
353
Meu sobrinho de 13 anos praticamente só joga online e GaaS. Fazer o quê, as coisas mudam, é o futuro.

Duvido que meu filho, que hoje tem quase 5 anos, vai ficar só jogando campanha offline. Vai ser inevitável ele não partir pro multi, mesmo contra minha vontade. lol
desde que eu me entendo por gente a galera sempre joga mais multiplayer , criança ou adulto

desde as epocas das lan house com saudoso tibia, mu e ragnarok e ate chegar nos atuais, sempre a galera jogou muito jogos onlines e gaas é só um termo bonitinho pra o que tinha aos montes.
mas sempre teve a galera jogando jogos single como tem ate hj
 

Master-Chief

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
10.309
Reações
31.941
Pontos
903
desde que eu me entendo por gente a galera sempre joga mais multiplayer , criança ou adulto

desde as epocas das lan house com saudoso tibia, mu e ragnarok e ate chegar nos atuais, sempre a galera jogou muito jogos onlines e gaas é só um termo bonitinho pra o que tinha aos montes.
mas sempre teve a galera jogando jogos single como tem ate hj

Se isso fosse um fato o PS2 não teria sido o console mais vendido, já que não era focado em multi como o Xbox. E naquela época PC gamer era bem nichado.

E eu ainda acho que atualmente o público que só joga single é maior do que os que joga multi, só que essa massa do single é bem casual, joga devagar, de vez em quando, consome poucos jogos, o que pra publisher é um mau negócio porque não dá tanto retorno financeiro.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.845
Reações
39.447
Pontos
1.094
Factions pode até ter sido cancelado a essa altura, saiu noticia de que reduziram a equipe e estavam reavaliando o projeto.
Sim, acho que tem chances de ter acontecido.

Falaram que o time principal da Naughty Dog foi trabalhar em uma nova IP também. Deixaram só uma galera reduzida tocando o Factions, mas não duvidaria de em algum momento falarem que esse precisam dessas pessoas no projeto principal e aí engavetar o multiplayer prometendo voltar com ele só no TLOU 3.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.222
Reações
172.774
Pontos
1.714
Como é relacionado:

"Despite hit ratings for the recent HBO adaptation of The Last Of Us, a multiplayer spin-off for the zombie shooter based on the first game's Factions mode has struggled in development. Bloomberg reported in June that Sony had diverted resources away from the project following a negative internal review by Bungie, the recently acquired live-service powerhouse behind Destiny 2. One source now tells Kotaku that the multiplayer game, while not completely canceled, is basically on ice at this point."

E, demissões de contratados da Naughty Dog (maioria no controle de qualidade):

 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.881
Reações
80.581
Pontos
1.839
Como é relacionado:

"Despite hit ratings for the recent HBO adaptation of The Last Of Us, a multiplayer spin-off for the zombie shooter based on the first game's Factions mode has struggled in development. Bloomberg reported in June that Sony had diverted resources away from the project following a negative internal review by Bungie, the recently acquired live-service powerhouse behind Destiny 2. One source now tells Kotaku that the multiplayer game, while not completely canceled, is basically on ice at this point."

E, demissões de contratados da Naughty Dog (maioria no controle de qualidade):



Deve ser muito terrível quando se tem um ego gigantesco, e o novo contratado tem mais poder que você.

Muito…terrível…
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.077
Reações
16.300
Pontos
1.734
Como é relacionado:

"Apesar das classificações de sucesso para a recente adaptação da HBO de The Last Of Us , um spin-off multijogador para o atirador de zumbis baseado no modo Factions do primeiro jogo teve dificuldades no desenvolvimento. A Bloomberg informou em junho que a Sony desviou recursos do projeto após uma análise interna negativa da Bungie, a recentemente adquirida potência do serviço ao vivo por trás de Destiny 2. Uma fonte agora diz ao Kotaku que o jogo multiplayer, embora não seja completamente cancelado, está basicamente congelado neste momento.

E, demissões de contratados da Naughty Dog (maioria no controle de qualidade):



Puxa, deve ser um desprestigio para ND receber um feedback destes
 

.:Zeldo:.

Supra-sumo
Mensagens
1.097
Reações
1.483
Pontos
193
Como é relacionado:

"Despite hit ratings for the recent HBO adaptation of The Last Of Us, a multiplayer spin-off for the zombie shooter based on the first game's Factions mode has struggled in development. Bloomberg reported in June that Sony had diverted resources away from the project following a negative internal review by Bungie, the recently acquired live-service powerhouse behind Destiny 2. One source now tells Kotaku that the multiplayer game, while not completely canceled, is basically on ice at this point."

E, demissões de contratados da Naughty Dog (maioria no controle de qualidade):



O futuro parece sombrio para os single players da Sony...
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.278
Reações
36.160
Pontos
803
Olha que zona virou a naught dog , os responsáveis deveriam ser demitidos , bom um já foi , colocaram a bungie pra dar pitaco pra naught dog , put* ideia boa ein Jin Ryan , imagine que estou estúdios tbm estão bagunçados com essa forçação de GaaS.

Esse é o legado que o Jin Ryan vai deixar na sua saída , conseguir estragar o melhor estúdio da Sony . Parabéns
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.881
Reações
80.581
Pontos
1.839
Olha que zona virou a naught dog , os responsáveis deveriam ser demitidos , bom um já foi , colocaram a bungie pra dar pitaco pra naught dog , put* ideia boa ein Jin Ryan , imagine que estou estúdios tbm estão bagunçados com essa forçação de GaaS.

Esse é o legado que o Jin Ryan vai deixar na sua saída , conseguir estragar o melhor estúdio da Sony . Parabéns

Pelo jeito o Barbudo que foi “promovido” não manda boxta nenhuma…

Colocaram o chapa de escanteio geral…não dirige jogo, não manda na gestão…passa o dia fumando maconha e twitando.

E só.
 
Topo Fundo