O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


“Danos irreversíveis”: o livro que denuncia a epidemia transgênero entre as adolescentes

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
É muita ingenuidade e arrogância achar que alguém se submeteria a uma operação tão traumática quanto a de mudança de sexo somente por modismo. Qualquer pessoa que tenha lido sobre o assunto sabe que é uma sensação horrível.

Não é uma simples "crise da adolescência", que é escrota e imoralmente amplificada pela esquerda em uma perversa manipulação cultural ideológica para distorcer a realidade de mentes ainda em formação.

É claro que isto até pode existir (não podemos excluir em definitivo), mas esta não é a regra. O problema é essencialmente real, e não uma perversa ficção ideológica cultural manipuladora. A imediata abordagem conspiratória de quaisquer tópicos mais sensíveis é um típico cacoete da direita reacionária, paranoica como só ela é.

Não foi um perverso agente externo ideológico que maculou ou caotizou a natural harmonia divina preexistente (esta "Harmonia" não existe, vez que não existe "Natureza", mas apenas um constante improviso errático evolutivo-adaptativo). Isto dito, a esquerda não está absolvida aqui.

Há muitos equívocos e abordagens questionáveis sendo cometidos. O movimento LGBT+, assim como o feminismo importado mormente dos Estados Unidos, têm muitas falhas passíveis de críticas, mas isto não quer dizer que a sua proposição básica esteja equivocada.

Não há "Natureza". O que entendemos por "Ela" é um processo radicalmente contingente. Sem contar que nada é mais radicalmente desnaturalizado do que um ser humano. Sem cultura, ele não é absolutamente nada (vide os "meninos-lobo" encontrados na Índia no início do século passado).

Há muita coisa errada na forma com que o feminismo e o movimento LGBT+ atuam no mundo, mas a sua fundamentação básica ainda está correta. O problema são as políticas que daí surgem, os ridículos excessos cometidos, assim como eventuais desdobramentos ilegítimos de axiomas legítimos.
é muita ingenuidade achar que de uma decada pra outra é normal aumentar mais de 1000% o numero de "casos", isso sim.
mudar de genero é fichinha perto das coisas que o povo faz por atenção.

rs-248278-rs-selfie-d5d833ca-dfd7-4bf5-af83-cbe12f9278f1.jpg
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.769
Reações
40.747
Pontos
1.053
mesma b*sta que emos eram 10~15 anos atras. modinha. é adolescente frustrado buscando atenção, e tentando se enturmar.
o problema é que nao tem volta dessa, dependendo de quão longe vão
Exato. Todo adolescente faz merd@, mas a merd@ da vez é um caminho sem volta que acaba levando muitos ao suicídio.
O problema (que por enquanto se concentra mais nos EUA e Europa) é haver um sistema de educação progressista que incentiva ao invés de promover cautela sobre o assunto. Estão praticamente empurrando jovens para o abismo.

Via Tapatalk
 


Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
E você acredita realmente que a cultura não tem influência ALGUMA nos interesses sexuais das pessoas? Em como se comportam? O que fazem, o que gostam o que vestem? Curioso, pois esse argumento é muito utilizado inclusive pra normalizar a homossexualidade, já que em outras culturas era algo normal, aceitável e ou incentivado.

Sei que está de zoera, mas de qualquer forma ser gay é bem diferente de ser trans. Eu conheci vários ao longo da vida e meu pai conheceu também, minha madrasta tem irmão gay, etc. É algo que em porcentagem sempre foi muito mais presente do que trans, até pq não se sentir do gênero que seu corpo foi "fabricado" é obviamente um distúrbio psicológico, que recebeu o tratamento do politicamente correto pra ser normalizado como uma condição "apenas".
Tenho que tirar o chapéu, você obrigou ele a entrar no modo pombo enxadrista com um post.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
a pergunta é séria, não precisa ficar ironizando.

Não é normal uma aumento na faixa de milhares por cento em um curto período de tempo, de uma condição que não é infecciosa. Transsexualismo não é Covid.

E não é simples escolha pessoal de ser trans e pronto.

É absolutamente bizarro que o sistema de saúde passe a aceitar que uma pessoa é trans, simplesmente porque ela diz que é. Sem qualquer análise psiquiátrica antes.

Isso não é coisa pra ficar brincando, é da saúde mental de milhões de pessoas que estamos falando. Gente que tem outros tipos de transtornos, como depressão, fobia social, etc; que precisam receber a devida a atenção para isso, mas são tratados por outra coisa completamente diferentes, sem qualquer evidência de que sejam isso de fato.

Vc está tentando discutir de forma sensata com pessoas insensatas. Boa sorte.
 

Gato Descabelado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.977
Reações
19.930
Pontos
1.149
Não é normal uma aumento na faixa de milhares por cento em um curto período de tempo, de uma condição que não é infecciosa. Transsexualismo não é Covid.
Olha só.
Essa "reportagem" fala que garotas "sem aviso prévio" viram transsexuais e trata isso como uma "epidemia" e uma "histeria".
Acho que o objetivo fica bem explícito com a falta de honestidade e com o uso do sensacionalismo, mas vamos lá.

Eu já disse. O pescador já disse... A comunidade LGBT tem se naturalizado nos últimos anos. Naturalmente existem mais trans, mais gays, mais lésbicas...
Mas você sabe que não é o caso de "ter mais", os números proporcionalmente são os mesmos de décadas passadas, mas hoje as pessoas tem mais segurança em assumir uma identidade de gênero diferente.

Obviamente cresceu nos últimos anos. Como deveria ser uma conversa em família sobre conversão de gênero nos anos 90? Quantos médicos trabalhavam com isso? Qual o custo?

E falando sobre crescimento:


Nessa reportagem fala sobre "primeiro estudo do tipo" (olhe só), e cita que houve um crescimento entre 2000 e 2014 e relaciona isso ao aumento de cobertura dos procedimentos pelos seguro saúde.

Agora só falta tu dizer que um aumento de cobertura não deve aumentar o número de cirurgias.


É absolutamente bizarro que o sistema de saúde passe a aceitar que uma pessoa é trans, simplesmente porque ela diz que é. Sem qualquer análise psiquiátrica antes.
E de onde tu tirou isso?

Não é um sistema institucional para "proteger a individualidade da identidade de gênero", mas sim para promovê-la, tanto é que várias etapas que, até poucos anos, eram essenciais ao processo, como o acompanhamento psicológico e a ciência dos pais, são puladas em nome da expressão verbal de uma menina insegura que acha que a fonte dos seus problemas é ser menina.
Mesma coisa. De onde vocês estão tirando que basta falar que é transsexual que já te encaminham para a cirurgia? Normalmente são anos de acompanhamento só para a liberação de prescrição de hormônios.

E esse papinho de "promover"... Minha nossa senhora. Isso é papo de quem compartilha mamadeira de p*roca.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.238
Reações
42.294
Pontos
1.003
Eu conheci uma garota na época do colégio que ela era bonita, não a gostosona, mas bonita, participava da igreja e tal, dae um amigo nosso em comum tava conversando com ela e falando sobre esse povo ae e ele falou '' Ah, provavelmente essas meninas estão passando por uma fase só '' e ela afirmou '' É Iago, espero que seja só uma fase mesmo ''

Hoje ela mudou o nome dela, retirou os seios, tem aquelas ''barbas'' e diz que é homem trans

Acredito que o mercado daqui a uns 10/15/20 anos para com os héteros estará muito favorável, sem tantas pessoas assim.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
O politicamente correto, nesse ritmo, irá converter milhares de pessoas não trans em operados!

put* m****, me senti trans na terça feira e na terça feira da semana que vem vou cortar o bilau. E na próxima terça vou me arrepender. To sentindo que o perigo é iminente. Vcs não estão?

É claramente o avanço de uma agenda que tem como objetivo cortar pirus e peitos!
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.582
Pontos
1.084
O politicamente correto, nesse ritmo, irá converter milhares de pessoas não trans em operados!

put* m****, me senti trans na terça feira e na terça feira da semana que vem vou cortar o bilau. E na próxima terça vou me arrepender. To sentindo que o perigo é iminente. Vcs não estão?

É claramente o avanço de uma agenda que tem como objetivo cortar pirus e peitos!
Vc tá é vendo muita novela, isso sim! Volta para a realidade!

Tem gente postando vídeos, casos e etc q provam q tem muita gente q tá indo por esse caminho por modismo, att whorismo, confusão mental e vc ainda insiste em sarcasmo, como se isso fosse exagero!? Claro q os casos reais existem, mas isso não anula a questão falada no tópico.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.940
Reações
70.761
Pontos
1.279
Não acho que seja attwhorismo.

Mas sim não saber o que quer, e não tem apoio psicológico necessário pra isso.
Dai se mutilam, não era o que queriam, não tem volta da só resta acabarem com a própria vida.

Afinal, não faz sentido, Joazinho, com 15 anos, não tem maturidade nem responsabilidade pra votar, mas pra quiser ser Mariazinha, tudo joia.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Vc tá é vendo muita novela, isso sim! Volta para a realidade!

Tem gente postando vídeos, casos e etc q provam q tem muita gente q tá indo por esse caminho por modismo, att whorismo, confusão mental e vc ainda insiste em sarcasmo, como se isso fosse exagero!? Claro q os casos reais existem, mas isso não anula a questão falada no tópico.

vcs tão certos, é um caso de saúde pública sem precedentes.
 

Papel Alumínio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.040
Reações
11.203
Pontos
1.204
Fiquei um pouco mais burro lendo o texto.
Tem algumas coisas muito estúpidas como falar que está acontecendo mais com meninas sendo que qualquer animal racional (eu disse racional) sabe que quaisquer questão de ordem sexual historicamente chegou mais tarde para elas.

Basicamente o texto trás valores tirados da bunda para tentar argumentar contra todo o sistema institucional (e mesmo social) criado para proteger a individualidade da identidade de gênero. Basicamente coisas que homofóbicos, religiosos que nunca seguiram o que Jesus ensinou, e malucos de chapéu alumínio defendem.
Não da pra saber se esse cara está zoando ou falando sério...

Na verdade a cada dia fica mais difícil distinguir se qualquer coisa que um esquerdista fala é sério ou não.

O cara teve a capacidade de falar que o objetivo é atacar o sistema QUE PROTEGE os transgeneros.

Então, é sério ou zoação? Impossível saber.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Cuidado com seu pinto mano, não ceda aos impetos súbitos de cortar ele!

Cara, sério. Tá chato já. Desenvolva algum argumento minimamente sério, como muitos outros users com o seu mesmo ponto de vista fizeram nesse tópico.
Demonstre por meio de razão e lógica o porque que nós que acreditamos na existência de uma ''conspiração maligna'' por trás dessa agenda LGBTQI+ estamos errados.
Ficar só enchendo o tópico de ironia e sarcasmo barato não agrega em nada a discussão e só te faz parecer um idiota, coisa que eu acho - e quero acreditar - que você não é.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Cara, sério. Tá chato já. Desenvolva algum argumento minimamente sério, como muitos outros users com o seu mesmo ponto de vista fizeram nesse tópico.
Demonstre por meio de razão e lógica o porque que nós que acreditamos na existência de uma ''conspiração maligna'' por trás dessa agenda LGBTQI+ estamos errados.
Ficar só enchendo o tópico de ironia e sarcasmo barato não agrega em nada a discussão e só te faz parecer um idiota, coisa que eu acho - e quero acreditar - que você não é.

Minha opinião sincera? ninguém que está nesse tópico entende bulhufas do que está falando. O mote dele é o livro de uma jornalista (!) que parece ter dados, no mínimo, questionáveis.

para que a discussão pudesse ser minimamente séria, alguém teria que ter lido o livro da jornalista e entender muito mais sobre essa delicadíssima situação do que este conhecimento superficial, ideologicamente deturpado e distante permite.

Em suma: isso não é uma discussão. É um topico criado com o único intuito de promover preconceito. É só isso que o op faz na outerspace há anos e anos.

Gays isso

Mulheres aquilo

Trans Assado

e assim vai.

Pesquise aí o histórico do cara e vc vai ver. E ele não participa das discussões. Isso que vc está reclamando de mim é o que o cara faz since EVER. O único objetivo é postar algo alinhado ao preconceito dele e sair fora, até o próximo tópico. And repeat, and repeat.

Das pouquíssimas vezes em que me prestei a discutir coisas do tipo, em duas fizeram insinuações de que o público LGBT é a favor de pedofilia. Não tem como discutir isso a sério nessa pasta. Ela é um câncer preconceituoso e bizarro.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Minha opinião sincera? ninguém que está nesse tópico entende bulhufas do que está falando. O mote dele é o livro de uma jornalista (!) que parece ter dados, no mínimo, questionáveis.

para que a discussão pudesse ser minimamente séria, alguém teria que ter lido o livro da jornalista e entender muito mais sobre essa delicadíssima situação do que este conhecimento superficial, ideologicamente deturpado e distante permite.

Em suma: isso não é uma discussão. É um topico criado com o único intuito de promover preconceito. É só isso que o op faz na outerspace há anos e anos.

Gays isso

Mulheres aquilo

Trans Assado

e assim vai.

Pesquise aí o histórico do cara e vc vai ver. E ele não participa das discussões. Isso que vc está reclamando de mim é o que o cara faz since EVER. O único objetivo é postar algo alinhado ao preconceito dele e sair fora, até o próximo tópico. And repeat, and repeat.

Das pouquíssimas vezes em que me prestei a discutir coisas do tipo, em duas fizeram insinuações de que o público LGBT é a favor de pedofilia. Não tem como discutir isso a sério nessa pasta. Ela é um câncer preconceituoso e bizarro.

Ok. Obrigado por ter argumentado. Por mais que eu discorde de você, esse post foi muito melhor e muito mais agregador do que as ironias e sarcasmo de antes.
 

Incel Simpatia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.793
Reações
2.933
Pontos
1.114
Tem ateh que bastante trans sem acompanhamento medico tomando hormonio internet afora. Em alguns grupos de DIscord inclusive tem ateh lista de quem precisa de hormonios/blockers e a galera manda pra incentivar, nao eh algo super dificil de conseguir. E ja eh o suficiente pra fazer um bom estrago se rolar arrependimento depois.

Mas assim, se ha mulheres de esquerda estragando as proprias vidas numa escala de milhares, o que pode acabar ateh em suicidio, quem ganha eh a direita, entao nao me parece tao ruim assim, nao?
 

constatine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.524
Reações
88.293
Pontos
1.244
Minha opinião sincera? ninguém que está nesse tópico entende bulhufas do que está falando. O mote dele é o livro de uma jornalista (!) que parece ter dados, no mínimo, questionáveis.

para que a discussão pudesse ser minimamente séria, alguém teria que ter lido o livro da jornalista e entender muito mais sobre essa delicadíssima situação do que este conhecimento superficial, ideologicamente deturpado e distante permite.

Em suma: isso não é uma discussão. É um topico criado com o único intuito de promover preconceito. É só isso que o op faz na outerspace há anos e anos.

Gays isso

Mulheres aquilo

Trans Assado

e assim vai.

Pesquise aí o histórico do cara e vc vai ver. E ele não participa das discussões. Isso que vc está reclamando de mim é o que o cara faz since EVER. O único objetivo é postar algo alinhado ao preconceito dele e sair fora, até o próximo tópico. And repeat, and repeat.

Das pouquíssimas vezes em que me prestei a discutir coisas do tipo, em duas fizeram insinuações de que o público LGBT é a favor de pedofilia. Não tem como discutir isso a sério nessa pasta. Ela é um câncer preconceituoso e bizarro.


O preconceituoso pelo conceito outerspaceanismo é preconceituoso porque posta matérias de jornais.
Ao invés de dizer que não concorda e ficar por isso mesmo, vai e me veste a capa de paladino para falar mais do usurário do que simplesmente discordar do assunto do tópico ou ignora-lo.

Desvirtua mais o tópico que está pouco, já floodou a primeira pagina mesmo.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Cara isso tem muito a ver com a cultura da sociedade atual, eu mesmo me aproveito dessa putaria de diversidade por ser negro.
Apoio isso? Nem um pouco, o ultimo dev que contrataram aqui contrataram por que era gay e amigo de uma mina do grupo de diversidade da empresa, o FDP não sabia escrever um codigo direito, ficou enrrolando 6 meses com aquela cara de c*, no final da historia dizendo ele arrumou outro emprego e vazou daqui, provavelmente vai enganar outro trouxa com essa m**** de diversidade.

O que quero dizer com isso? Essas pessoas um hora ou outra vão se foder, esse tipo de atitude não é auto sustentavel, pois o mundo não é preto e branco. Quando a realidade bate esse tipo de movimento some.
Eles não são nada mais que o Hippies dos anos 2000.

Não me importo nem um pouco que esses otarios estão se suicidando, minha vida tem muitos problemas para eu ficar me preocupando com a vida dos outros.
 

Xaropinho

Bam-bam-bam
Mensagens
1.997
Reações
5.607
Pontos
268
Mas assim, se ha mulheres de esquerda estragando as proprias vidas numa escala de milhares, o que pode acabar ateh em suicidio, quem ganha eh a direita, entao nao me parece tao ruim assim, nao?
Acho que o maior problema dessas atitudes podem ser as atitudes intervencionistas que essas pessoas estão buscando. Você provavelmente já deve ter lido por ai pessoas dizendo que o governo deveria bancar cirurgia de troca de sexo, tratamento hormonal e blá blá blá, para sair uma aposentadoria por transtornos psicologicos é dois pulo.
É uma viagem minha hauhauahuha, mais é algo que pode sim ocorrer.

Se quer cortar seu bilau, arrancar seus peitos que o faça com seu dinheiro.
- Há mais eles tambem pagam imposto.
Sim, eu tambem, e não tô recebendo um puto de retorno.
 

Incel Simpatia

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.793
Reações
2.933
Pontos
1.114
Acho que o maior problema dessas atitudes podem ser as atitudes intervencionistas que essas pessoas estão buscando. Você provavelmente já deve ter lido por ai pessoas dizendo que o governo deveria bancar cirurgia de troca de sexo, tratamento hormonal e blá blá blá, para sair uma aposentadoria por transtornos psicologicos é dois pulo.
É uma viagem minha hauhauahuha, mais é algo que pode sim ocorrer.

Se quer cortar seu bilau, arrancar seus peitos que o faça com seu dinheiro.
- Há mais eles tambem pagam imposto.
Sim, eu tambem, e não tô recebendo um puto de retorno.

Concordo com esse ponto, não tem como estado ficar comportando absolutamente toda cirurgia como essencial. Além do que nem todo trans precisa de SRS. Na verdade, sem acompanhamento psicológico é uma das coisas que mais pode causar arrependimento. Cirurgia de SRS de trans homens é tipo um pau feito de pedaço do braço da galera. lol
 

Stigma

Bam-bam-bam
Mensagens
462
Reações
1.002
Pontos
318
Eu penso assim: cada um faz o que quiser e f***-se, desde que não me prejudique. Se a pessoa for maior de idade, estiver lúcida, e quiser fazer cirurgia para mudar de sexo, bom para ela.

Não entendo essa mania de se preocupar com a vida dos outros...
Você veio nesse tópico apenas para comentar isso? Sério?

Eu não entendo a razão de alguém que "não se importa", precisar comunicar que "não se importar", principalmente quando ninguém está o obrigando/pedindo que faça algo.
 
Ultima Edição:

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.926
Pontos
1.779
Quando a moda era colocar um caranguejo dos coqueiros para morder o pinto, a moda era morrer fazendo m****:




Agora que a moda é ser colorido para ser cuul, os jovens dinâmicos seguem essa moda e cortam o pinto fora.

Não me obrigando a colocar um caranguejo para beliscar meu zé, to de boa.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Você veio nesse tópico apenas para comentar isso? Sério?

Eu não entendo a razão de alguém que "não se importa", precisar comunicar que "não se importar", principalmente quando ninguém está o obrigando/pedindo que faça algo.

Ué, não se importar é uma opinião não? Não ver problema em algo é uma opinião, não? Quando eu demonstro que não me importo, estou expondo que nem todos acham certas questões problemáticas. Não é evidente isso?

Besteira é entrar em um fórum de discussões e querer que as pessoas não deem sua opiniões sobre determinados assuntos.
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.537
Reações
180.303
Pontos
1.003
Eu acho engraçado a galera fingir que comportamentos não podem ser induzidos... Principalmente quando se fala em crianças e adolescentes.

Não sei é burrice ou mal caratismo. Pqp.
Comportamento só pode ser induzido quando tratam de consumismo, como no caso da publicidade infantil que foi proibida por conta desses argumentos, mas trocar de sexo está de boas.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.274
Pontos
1.503
Nessas minhas décadas de existência eu acho que consegui encontrar padrões sociais que podem ter alguma culpa nesse elevado salto de adolescentes trans.

Vai desde a soja (já comprovei com estudos em outros tópicos), animes e mangas japoneses, k-popers, games realistas, vídeos e fotos +18, até Youtubers como Felipe Netto e Lucas Netto.

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Pode explanar mais sobre animes e mangás, além de games realistas? Fiquei curioso.


Sobre o tópico: triste. Muito triste.
Não passam de massa de manobra de certo grupelho ideológico. Estão começando a pagar caro e quem se importa é justamente quem antes tentava alertar, a começar pelos próprios pais.

Outra coisa. Se a ciência da reportagem estiver certa, 0,01% no Brasil dariam 21.500 pessoas. Na mesma matéria, logo mais a frente, cita 1 a cada mil, então na verdade seriam 215.000 (0,1%), sendo que desses, 70% se revertem naturalmente, ou seja, por uma minoria de 64.500 pessoas, TODA a sociedade tem que se dobrar, bancando tratamentos médicos caros, custo jurídico, legislação, comportamentos inclusive em ambientes privados, etc. Coisa que os deficientes (cerca de 20% da população) jamais sonharam ter acesso. Vai um aleijado tentar conseguir uma prótese na faixa. Nem cadeira de rodas tem para terem ideia. Ah... entendi, não dá pra manobrar muito com ideologia podre quem tem mais noção da realidade das coisas né... entendi agora.

@RoLukeSky era esse tipo de relativização da responsabilidade individual que eu estava tentando mostrar no outro tópico. Todo indivíduo deve ser responsabilizado por seus atos, porém, chega num ponto em que seja por vício, seja por pressão do ambiente, seja por indução (ignorância plena) acaba cometendo erros. Uma mente em formação, superprotegida, sem noção da realidade do mundo, pode ser facilmente manipulada, como nos casos do tópico. A pessoa paga sozinha por esse erro que outros ajudaram ela a cometer.
 
Topo Fundo