O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A bolha do setor automotivo brasileiro - o bobo, o esperto e o malandro

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
A bolha do setor automotivo brasileiro - o bobo, o esperto e o malandro
As vendas diretas crescem de forma assustadora. Com isso, o principal ativo (o carro) vem se desvalorizando cada vez mais rápido. O hiato entre o preço de compra e venda nunca esteve tão grande

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores.

fábrica chevrolet

(divulgação)

Caros leitores, digníssimas leitoras: na semana passada, o vice-presidente da Toyota (Miguel Fonseca) reclamou do excesso em venda direta realizada pelas montadoras aqui no Brasil.

Pois esse tema foi motivo de diversos posts por aqui, como: Setor automotivo tem sobrevida graças aos incentivos fiscais; Como a República de Belo Horizonte salvou as vendas de carros no Brasil e O "alto" preços dos carros e o jeitinho brasileiro.

Mas como a reclamação veio da Toyota, quer dizer que a situação já deve ter ligado o sinal amarelo em várias montadoras, mas somente para as que "quase nunca canibalizam" seus preços, como por exemplo Toyota e Honda.

O ponto central é que essa venda direta realizada por boa parte das montadoras está começando (na verdade já começou) a criar uma bolha no setor. Temos que considerar que o carro é um ativo (principalmente para os bancos que realizam a alienação fiduciária do veículo) que vem, a cada período que passa, desvalorizando cada vez mais rápido!
A nossa visão é que carro não é um ativo. É um bem de consumo como um celular. Compre, use e jogue fora (no meu caso, ainda posso repassar para os meus filhos menores).
Vamos ilustrar? Tendo como exemplo, o hatch mais vendido: Onix.

Usando o Onix Joy, que a GM divulga ao preço de R$ 46.590. Esse carro – em geral – é transacionado com um desconto de 6,5% - R$ 43.542 (segundo a FIPE) e a versão com dois anos de uso (novamente segundo a FIPE), está sendo vendida a R$ 34.834 – 25% de deságio sobre o valor de face.
Esse deságio (de 25%) seria mais ou menos como o mineiro:

“...tá bom, mas tá ruim...”

Pessoalmente, temos grande admiração pela tabela FIPE – acreditamos que foi uma das poucas coisas acertadas que o Fernando Haddad fez na vida.
Mas ela tem um grande problema: só reflete o preço de venda do carro, não o preço de compra. Para o pessoal do mercado financeiro, imagine ficar sem saber o preço de compra/venda do dólar? Então... a tabela FIPE só publica o de VENDA.

Mas aí o arquirrival da FIPE – a FGV – criou (junto com a AUTOAVALIAR) o preço de compra dos carros (aqui). Preço de compra praticado pelos lojistas e concessionárias.
Afinal de contas, a gente tinha apenas o preço de venda. Quando o lojista/concessionário compra o carro ele precisa pagar: o ICMS do carro usado; dar (no mínimo) três meses de garantia; fazer a revisão do carro; além dos gastos com a preparação dos veículos; salário do vendedor; marketing; custo financeiro; giro do modelo; sem considerar o ganho do empresário.
Então a nova tabela AUTOAVALIAR/FGV mostrou para nós que o buraco está bem mais lá embaixo.

No caso do ONIX JOY – em média – o lojista/concessionário vai pagar R$ 27.407, ou quase 42% abaixo do preço do zero, com apenas dois anos de uso.
E o conceito é o mesmo se pegássemos um dos SUV mais vendidos (Jeep Renegade): o preço anunciado pela montadora é de quase R$ 90 mil. Em dois anos, você vende ele com um deságio de 44,39% ou por R$ 50 mil.

A tabela a seguir mostra mais ou menos essa oscilação:
ONIX JOYPREÇOV% SOBRE PREÇO SUGERIDO
PREÇO SUGERIDO PELA GMR$ 46.590,00 -
PREÇO REAL DE VENDA - FIPER$ 43.542,00-6,54%
PREÇO DA VERSÃO 17/17 - FIPER$ 34.834,00-25,23%
PREÇO DA VERSÃO 17/17 - FGVR$ 27.407,00-41,17%
RENEGADE SPORTPREÇOV% SOBRE PREÇO SUGERIDO
PREÇO SUGERIDO PELA JEEPR$ 89.990,00-
PREÇO REAL DE VENDA - FIPER$ 86.381,00-4,01%
PREÇO DA VERSÃO 17/17 - FIPER$ 67.513,00-24,98%
PREÇO DA VERSÃO 17/17 - FGVR$ 50.041,00-44,39%
E por que o caboclo aqui pensa que estamos numa bolha? Elementar, meu caro Watson!

O preço de tabela do Renegade é R$ 90 mil. Mas esse preço só existe para pouquíssimas pessoas - só aquelas que ainda não perceberam que as montadoras criaram uma filial do “red market district” de Amsterdã para o nosso mercado automotivo.

O melhor na história da humanidade é a capacidade do ser humano em “criar jeitos” para contornar situações complicadíssimas. Foi assim quando inventaram o cinto de castidade 2 mil anos atrás. Só demorou um dia para conseguirmos burlar o sistema.

As montadoras, quando vendem o veículo direto ao consumidor, o fazem para diminuir a carga tributária do carro, seja fazendo a venda para uma pequena empresa (PME); Produtor Rural ou para um deficiente físico (onde uma lei “mal redigida” fez criar a indústria do PCD). Com uma carga tributária menor, esse “desconto” é repassado aos consumidores que pagam o valor integral.

O bobo sempre vai se dar mal! O esperto pensa que está fazendo um grande negócio, até que chega o MALANDRO (locadoras) e derruba o preço do mercado.

Vejam os balanços das locadoras. A sua principal receita não vem mais da sua operação fim (que é locar os veículos), mas sim da transação entre compra e venda do carro.
A maior moeda na comercialização do carro novo (por exemplo) é o carro usado! Se o carro usado com dois anos tem uma defasagem de quase 50% sobre o novo, a percepção de perda do poder de compra pelo consumidor (além do aumento da sua frustração) é impactada na hora, o que deverá retardar ainda mais a renovação do seu veículo.

Os bancos que financiam esses veículos estão vendo a sua garantia virar pó! Lógico que banco nunca perde... hoje o prazo médio de financiamento é de 42 meses, e nesse cenário, alongar esse prazo para 50 ou 60 meses (que geraria uma grande mudança na demanda e oferta de carros), nunca irá acontecer! É mais fácil acabar com as queimadas da Amazônia, do que termos o alongamento dos financiamentos (além da mudança nos carros não financiáveis – aqueles com mais de 08 anos).

E as montadoras?

São iguais a dependentes químicos! Uma vez "viciado", precisam vender cada vez mais, para saciar o seu vício.
A venda direta na última década mais que dobrou. Em 2009, fechou com participação de 21%. Hoje (mês de agosto), está em 46% e, em algum mês até o final do ano, deve bater em 50% - como disse o vice da Toyota.

ANOPART. % DA VENDA DIRETA SOBRE O TOTAL
201126,73%
201224,48%
201324,48%
201428,60%
201528,21%
201633,34%
201739,13%
201842,29%
201944,12%

Tem solução? Lógico que tem! Mas não é fácil. Vai ter que ser uma porrada logo de cara; rolar um MEGA sofrimento no começo para depois ver como vamos viver.
Quando vai acontecer? Enquanto todo mundo estiver tampando o sol com a peneira (ou empurrando com a barriga), nunca!

Para quem insiste em comprar carro agora... provavelmente vai comprar para Pessoa Jurídica se tiver empresa; aproveitar aquela chácara que só te dá prejuízo para virar um “Produtor Rural”, ou ver se você (ou algum parente que dependa de você como condutor) não é elegível para virar um PCD.

 

Bisnaga Louca

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.593
Reações
10.467
Pontos
753
é melhor comprar um carro usado de 2 anos das locadoras pela metade do preço, do que um carro zero da fabricante.


Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
E assim a coisa vai escalando para baixo, passando por “é melhor pegar um uber”, até “andar a pé é mais saudável

É impressionante como coisas caras geram explicaçoes fabulosas de como é melhor viver sem elas. Nao tiro a razão.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.830
Reações
6.006
Pontos
959
Eu só compro carro semi novo, nunca mais pego carro zero.
Sigo com essa politica a algum tempo. Meu ultimo carro zero foi um Sonata a uns 4 anos.
De lá pra ca peguei uma L200 semi que estava zerinha, uma Evoke semi zero e vendi os 2 e peguei um Celta semi zerinho tbm.

Nunca nenhum me deu problema.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.581
Pontos
1.763
Quando eu trabalhei de Uber (foram 2 anos), o que tinham de casais que relatavam que tinham vendido um ou dois carros pra usar só aplicativo de transporte não tá no gibi...

Eu mesmo sempre gostei de dirigir e de carros, mas não tenho mais nem 10% da vontade de comprar um carro melhor. Na verdade, a vontade é vender o que eu tenho. Mas é um carrinho tão bom que não me deixa na mão e econômico que não me vejo sem ele.

E saber que o carro mais vendido no HUEzil é um Onix que o equivalente em valor nos States é um Corvette de 400 CV chega a dar uma tristeza...
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
Gosto de carro, acho um put* bem da hora. Estou vendendo o meu com dó, mas sabendo que já deveria ter feito isso a muito tempo.
Não vale a pena, ainda mais quem pode se locomover de trem/metro (apesar de sempre cheio). A disparidade de tempo gasto entre um e outro é grotesca.
Ainda mais por um fato que nunca vou esquecer.
Uma vez saiu uma reportagem de um cara da Caoa, que estava fazendo uma mega promoção para vender o novo i30, falando que tinha estrangulado o lucro, e custava apenas 60k pela promoção.
O preço anterior era de 70k. 10k só de lucro.
Por isso, eu quero é que esses caras se lasquem. Ficar vendendo produto super faturado, com qualidade porcaria da nisso.
 


bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.262
Reações
46.802
Pontos
1.934
E assim a coisa vai escalando para baixo, passando por “é melhor pegar um uber”, até “andar a pé é mais saudável

É impressionante como coisas caras geram explicaçoes fabulosas de como é melhor viver sem elas. Nao tiro a razão.
explicações fabulosas? Talvez em uma cidade super tranquila, pouco congestionada.

Acho super bem justificado... ainda mais se o cara está satisfeito e tranquilo com suas escolhas. Difícil é pro cara q não se imagina sem carro e tem q se convencer, procurar validação. Creio q existam mtos casos por aí criando essas explicações fabulosas

mas se tem jeito de evitar, ter outros dirigindo pra vc.. é uma delícia. Ta um c* dirigir em SP. E os preços estão retardados. Carro médio custando 80 a 100mil... cé é louco... Ta mais q justificado virar as costas.
 
Mensagens
3.691
Reações
3.994
Pontos
349
E assim a coisa vai escalando para baixo, passando por “é melhor pegar um uber”, até “andar a pé é mais saudável

É impressionante como coisas caras geram explicaçoes fabulosas de como é melhor viver sem elas. Nao tiro a razão.
O que tem de fabuloso nisso?

As pessoas finalmente estão caindo na real

Eu mesmo tenho carro e moto

Meu objetivo a curto prazo é vender meu carro e ficar só com a moto, havendo necessidade, apelo pra uber ou algo do tipo
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Aqui em casa adotamos a ideia de não comprar carro zero mais. O último foi um fiesta sedan 2010/11. Ficamos com ele até o fim do ano passado, trocamos só por ter enjoado. Acabei pegando um focus ghia 11/12 de um amigo do meu pai. O cara tem mais de 60 anos, sem crianças, segundo dono do carro (comprou do irmão dele com menos de 25k km rodados), estava com 95k km, tudo em dia de revisão, sem marcas no banco de couro e etc., impecável.
Baita carro por menos de 35k mitos. O fiesta foi vendido por pouca coisa abaixo disso, era completo, mas banco normal e câmbio manual.
Esse já tem banco de couro, motor 2.0, automático, teto solar, piloto automático e várias firulas.
Depois desse, só semi novo.
 
Ultima Edição:

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.279
Pontos
1.503
Tenho meu cliozinho e pretendo pegar um carro mais novo, sedã.
Não vejo carro como luxo, investimento, ativo e sim como um bem de consumo qualquer.
Confesso que não teria coragem de pegar um novo, sempre preferi um usado mais completo e/ou potente.
 
Ultima Edição:

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.014
Reações
23.085
Pontos
1.364
Essa do PCD estourou nos últimos anos, por isso que registram vendas maiores desde 2016-17, a grande verdade é que uma parcela significante é por essa categoria, e também cresceu porque dá pra indicar motorista (ou seja, filho compra no nome do pai por menos) e o pessoal vendia depois de 2 anos sem perder dinheiro, ai aumentaram para 5 anos o tempo mínimo.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.250
Reações
22.577
Pontos
1.324
Essa do PCD estourou nos últimos anos, por isso que registram vendas maiores desde 2016-17, a grande verdade é que uma parcela significante é por essa categoria, e também cresceu porque dá pra indicar motorista (ou seja, filho compra no nome do pai por menos) e o pessoal vendia depois de 2 anos sem perder dinheiro, ai aumentaram para 5 anos o tempo mínimo.


Nem sabia disso, devia ter gente que só vivia vendendo Veículo de PCD e gente falando que era pequeno produtor rural kk

PCD é um jeito do brasileiro ter um carro melhor com preço que deveria ser pra todos
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.934
Reações
55.057
Pontos
1.839
é melhor comprar um carro usado de 2 anos das locadoras pela metade do preço, do que um carro zero da fabricante.


Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
Mas pelo que entendi não é assim que funciona. As locadoras vendem a preço FIPE ao consumidor final (25% de deságio) mas compram desse mesmo consumidor a preço FGV (42% de deságio). Ou seja, se vc for trocar seu carro ela só paga 68% do valor zero e revende a você um carro por 75% do valor equivalente. Ai vc pensa "é só 7% o lucro!" Só que vc não vai comprar um carro com 2 anos de uso vendendo o seu que só tem 2 anos de uso. O percentual de venda é bem maior. E isso sem falar dos extras agregados.
 

SmartBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.396
Reações
3.647
Pontos
739
geral comprando carro direto da montadora, como PJ, produtor rural, PCD, modalidades que tem isenção fiscal...por isso que a venda de veículos aumentou no geral, se olhar as vendas de concessionárias para pessoa física, houve retração.

O que escrevi acima eu vi em uma reportagem (supondo que ela seja verdadeira), pessoal anda comprando direto de montadoras em BH, o IPVA tbm sai mais barato (1% ao invés de 4%)

O que andam falando tbm é sobre locadoras comprarem carros mais baratos por venda direta e depois revenderem no preço full...daí não sei como fazem, provavelmente isso deve ser ilegal

Adoro carro, mas ultimamente tenho pensado em vender o meu e comprar uma moto...vou fazer a revisão de 3 anos e seguro vai vencer mês que vem, janeiro tem IPVA de novo, nessa brincadeira vai quase 5 mil...tô pensando em não renovar o seguro e migrar para aquele Youse que fica pela metade e depois decidir se vou pra moto mesmo...pensar que se os impostos/lucro de fabricante não fossem altos, podíamos estar andando em carros de verdade, frustração imensa...
 
Ultima Edição:

Hurley™

Bam-bam-bam
Mensagens
340
Reações
446
Pontos
238
Só compro carro usado, comprar carro zero no Brasil é a maior besteira que existe, você perde muita grana. Como a própria reportagem diz, em 2 anos seu carro depreciou quase 50% do valor que você pagou, é uma perda absurda.
 

Snorlax Junior

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.429
Reações
11.413
Pontos
503
carro novo é tudo de bom, quem já teve sabe
o problema é a tributação
qualquer coisa que você compare com países mais desenvolvidos, aqui não compensa o valor, nem um copo de água
 
D

Deleted member 219486

Com os preços de carro zero no Brasil, tem mais que quebrar tudo mesmo.

Sempre tem otário comprando carro 0, geralmente aquela turma da terceira idade ou pessoas bem sucedidas querendo ostentar. De qualquer forma a desvalorização dos automóveis só acontecem quando eu compro algum.

Só compro carro usado, comprar carro zero no Brasil é a maior besteira que existe, você perde muita grana. Como a própria reportagem diz, em 2 anos seu carro depreciou quase 50% do valor que você pagou, é uma perda absurda.

Acho que deprecia mais acentuadamente carros populares, os próximos de 100 mil o declínio é menor.
 

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.583
Reações
16.532
Pontos
553
Fiz uns cálculos aqui e pra mim não compensava vender o carro e usar Uber ou outro aplicativo.

Recentemente comprei um carro zero, depois de um bom tempo andando de carroça (Uno quadradinho).
Até cogitei comprar seminovo de locadora, mas optei pelo zero pois vou ficar um bom tempo com ele e vou usar pra viagem com família, me da um pouco mais de segurança saber o histórico completo do carro.

Mas realmente, pensando apenas no financeiro, os seminovos, pesquisados, comprados com paciência sem pressa, são as melhores opções.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Bom, um mercado já distorcido ficou ainda mais com essa explosão de PCD, venda direta e também com esse lance das locadoras.

Acho muito louco com quem carro zero mas principalmente quem troca carro a cada 2 anos, 3 anos como se não estivesse perdendo dinheiro pra cacete.

Eu gostaria de vender um dos carros mas é foda tanto eu quanto a esposa precisarmos do carro para irmos ao trabalho.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
geral comprando carro direto da montadora, como PJ, produtor rural, PCD, modalidades que tem isenção fiscal...por isso que a venda de veículos aumentou no geral, se olhar as vendas de concessionárias para pessoa física, houve retração.

O que escrevi acima eu vi em uma reportagem (supondo que ela seja verdadeira), pessoal anda comprando direto de montadoras em BH, o IPVA tbm sai mais barato (1% ao invés de 4%)

O que andam falando tbm é sobre locadoras comprarem carros mais baratos por venda direta e depois revenderem no preço full...daí não sei como fazem, provavelmente isso deve ser ilegal

Adoro carro, mas ultimamente tenho pensado em vender o meu e comprar uma moto...vou fazer a revisão de 3 anos e seguro vai vencer mês que vem, janeiro tem IPVA de novo, nessa brincadeira vai quase 5 mil...tô pensando em não renovar o seguro e migrar para aquele Youse que fica pela metade e depois decidir se vou pra moto mesmo...pensar que se os impostos/lucro de fabricante não fossem altos, podíamos estar andando em carros de verdade, frustração imensa...

Eu pensei muito se ia ou não continuar a ter seguro. No fim, eu mantive um seguro do carro, já que devo ficar mais um bom tempo com meu golzinho. Cara, eu resolvi ir pro Youse, não renovei com a seguradora anterior. A economia não foi gigante, mas eu curti o Youse pq vc mesmo escolhe com detalhes oq vc quer no seguro. Com corretor, vc pode até tentar escolher, mas os caras ficam te enrolando, dizendo q a economia vai ser pouca se vc tirar tal coisa etc. E tem um programa de pontos q deve dar um descontinho na hora q eu for renovar daqui a 1 ano, vamos ver. Bom, no fim, o preço vai depender basicamente do valor da franquia q vc quer, da existência de cobertura pra danos a terceiros e da sua vontade ter guincho ou não (e qual o raio de alcance do guincho).
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.034
Reações
3.600
Pontos
709
Impressionante é o número de carrões PCD que se vendem por aí, sei que parte é gente que precisa mesmo, mas tem muito malandro, muito mesmo!

Conheço uma mulher aqui, que ela e o marido são empresários e ganham muita grana. Eles tem várias empresas e todas muito famosas na cidade, vendem muito. Ela tem escoliose, que é um desvio na coluna. Isso se enquadra em PCD, ela fez todo o processo e usou isso pra comprar um carro. Apenas uma humilde Mercedes conversível (não sei o modelo exato). Também tenho uma tia que tem escoliose e mais alguma coisa, mas nada grave, tirou PCD e pegou uma Renegade zero.
Eu tenho escoliose também e já me encorajaram muito a fazer isso, mas vai contra meus princípios.
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Conheço uma mulher aqui, que ela e o marido são empresários e ganham muita grana. Eles tem várias empresas e todas muito famosas na cidade, vendem muito. Ela tem escoliose, que é um desvio na coluna. Isso se enquadra em PCD, ela fez todo o processo e usou isso pra comprar um carro. Apenas uma humilde Mercedes conversível (não sei o modelo exato). Também tenho uma tia que tem escoliose e mais alguma coisa, mas nada grave, tirou PCD e pegou uma Renegade zero.
Eu tenho escoliose também e já me encorajaram muito a fazer isso, mas vai contra meus princípios.

Virou febre isso aí. No meu círculo social que é pequeno até, conheço 4 pessoas que compraram carros PCD.
Acho bem feito para o Estado brasileiro, os caras fizeram uma lei patética, óbvio que ia virar palhaçada. Pegaram um médico em SP que já tinha dado laudo para milhares de pcds.
O lance de locadora é outra palhaçada também, conheço um picareta que está ficando milionário comprando carro em nome de locadora e revendendo, os carros nem chegam a ser alugados, é tudo fachada. Minha opinião é que as locadoras não deveriam ter isenção de impostos, parece até que estão fazendo filantropia né. Vamos ver se a reforma tributária vai mexer nesse setor automotivo.
 
Topo Fundo