O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


A "causa gay" venceu no Brasil?

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Há muito tempo eu tenho vontade de provocar essa discussão, mas nunca tive saco de começá-la. Entretanto, com a recente polêmica envolvendo o "beijo gay" entre o popular personagem Félix (vivido por Mateus Solano) e Niko (interpretado por Thiago Fragoso) na novela "Amor à Vida" da emissora Globo, percebi que era um bom momento para iniciá-la.

Primeiramente é de conhecimento de todos que o Brasil é um país extremamente homofóbico e violento contra homossexuais, segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, através de informações coletadas em jornais, revistas e outros meios, o Brasil figura em especial posição entre os países mais violentos contra homoafetivos, bissexuais e transsexuais, que mostra que várias mortes foram provocadas por conta da opção sexual da vítima.

A violência, aversão e mesmo a negação por parentes ainda são problemas constantes para uma sociedade que tem na ideia essencial de justiça, a igualdade e a tolerância. Apesar disso, o Brasil parece que vem seguindo uma tendência que é observada no mundo, desconexa, mas inegável sinal dos novos tempos. Algumas datas emblemáticas:

- Brasil - maio de 2011 - Supremo Tribunal Federal, com 100% dos votos dos ministros, reconhece união estável a casais com pessoas do mesmo sexo.

- França - abril de 2013 - Assembleia Nacional da França aprovou o projeto de lei que autoriza o casamento gay e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo.

- EUA - junho de 2013 - Suprema Corte dos EUA derruba lei que não reconhecia casais homossexuais, agora garante benefícios federais a parceiros homoafetivos e abre brecha para a discussão do casamento gay nos estados da federação.

Na sociedade brasileira, antes desse reconhecimento e a vitória da "causa gay", é importante analisar um interessante percurso:

- Em 2011 o então deputado federal do RJ Jair Bolsonaro pelo Partido Progressista ajudou a derrubar o denominado "kit gay" (no mesmo ano deu declarações racistas, sexistas, sendo a favor de tortura e da ditadura militar no Brasil).

- Em 2013 o deputado federal de SP Marco Feliciano pelo Partido Social Cristão assumiu a Presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que além das declarações racistas e homofóbicas, provocou polêmica quando tentou votar um projeto que anulava uma resolução do Conselho Federal de Psicologia que proíbe profissionais da área de oferecerem "tratamento para a homossexualidade".

Na minha interpretação, essas duas figuras foram até vantajosas para o avanço de toda a discussão, apesar da lamentável situação do Bolsonaro em um sexto mandato consecutivo, o que indica que suas ideias têm grande representatividade, foi incrível a repercussão desse tema na imprensa e nas redes sociais. Hoje poucas pessoas defendem ideais homofóbicas sem sentirem vergonha ou medo de reprovação, e isso é um sinal extremamente positivo, apesar de toda violência e ainda essas ideias perniciosas circularem na sociedade.

Félix de Amor à Vida, talvez o personagem homossexual mais denso que a dramaturgia brasileira já produziu, que mesmo quando era mau antes de alcançar a redenção, no alto de seu orgulho comoveu a todos com a fragilidade de sua condição humana por ser negado pelo pai porque era homossexual, foi uma figura que só refletiu todo esse processo que sucedeu personagens homoafetivos que eram simples vítimas ou coadjuvantes caricatos em um núcleo que visava o alívio cômico.

E em todo esse percurso, é inegável o papel da imprensa e da mídia de uma maneira geral, que de maneira ora explícita, ora implícita, se posicionou sobre esse tema com bastante bom-senso destacando a atuação desses políticos reacionários e dos casos de violência contra homoafetivos ou transgêneros. Por isso, os grandes questionamentos que eu faço aqui são: por que a mídia não levanta outros assuntos sociais com a mesma ênfase, levando em conta tal eficácia observada anteriormente?

Por que a sociedade brasileira, principalmente as camadas médias que se julgam mentes abertas, não consegue perceber a razoabilidade de outras discussões que são levantadas por movimentos sociais, estes recebidos com escárnio ou hostilidade? A questão das mulheres, por exemplo, e dos movimentos feministas. Ou a discussão sobre o humor, o preconceito em relação ao funk, etc...

Evidente também que parte da reação é compreensível dado o grau da condição dos homossexuais e transsexuais (estes últimos ainda são mais oprimidos) comparado às mulheres, por exemplo. O homossexual e o transsexual sempre foram clandestinos, odiados por si mesmos, enquanto a mulher está ali, é amada e ao mesmo tempo odiada. É uma relação muito mais ambivalente, assim como as outras situações.

Entretanto, o questionamento permanece. Por que a sociedade brasileira, principalmente as classes que se acham instruídas, precisam da imprensa e da mídia denunciando e expondo questões sociais, que eles abraçam mais tarde, se eles mesmos ignoram ou não conseguem compreender outras dessas situações iguais na essência, isto porque justamente são camadas que se julgam instruídas, tanto na hora do voto, quanto pelo conhecimento em si mesmo?

Só quero lembrar aos senhores que aqui mesmo nesse fórum, e mesmo "lá fora", há pouco tempo atrás a classe-média progressista via com indiferença ou se omitia diante da "causa gay", isso sem mencionar os que expressavam ideias homofóbicas abertamente.
 

Putson

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.998
Reações
1.205
Pontos
879
Eu acho que não, talvez uma vitória pra bobo ver, internet afora só estou vendo hate sobre essa cena dessa novela, vi até mesmo o meu tio que é gay falando que isso foi um absurdo, como se essa novela estivesse tentando ganhar esse argumento a força e achando ruim falando que não é por esse caminho, sei lá, pra mim o Brasil ainda ta longe de aceitar diversidades no geral. Eu mesmo que sou agnóstico mas curto muito religiões pagãs e budismo quando eu falo isso pra alguém me olham como se eu fosse adepto de satanás.
 

Rickodez

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.291
Reações
10.544
Pontos
794
Diria que está voltando, todo mundo sabe como eram as coisas beeem antigamente:kgay , por mim que seja como tem que ser, não apoio nada, nem contrário nada.:obrigue
 

emanuel mariano

Bam-bam-bam
Mensagens
5.826
Reações
9.197
Pontos
343
Não sei se a causa gay venceu, mas os gays causaram.

Legal é saber que as minas do bbb tomaram a iniciativa antes. Não curto novela, não sei como foi, mas imagino que vai repercutir bem a partir de agora.
 


Guilge

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.562
Reações
15.547
Pontos
753
Cara,na boa eu sou a favor da causa dos gays,(antes que falem não sou gay) pois pela lógica quanto mais gays tiverem mais mulheres sobraram,e isso consequentemente aumenta as nossas chances de nos darmos bem na vida hehehe.
 

Veiga_Wesker

Bam-bam-bam
Mensagens
7.815
Reações
2.463
Pontos
424
Só vai vencer quando 60% da população for gay... O grande barreira é a bancada evangélica, os evangélicos e a record.
 

VVahsabi

Veterano
Mensagens
955
Reações
357
Pontos
138
Não acho que exista vitória enquanto adolescentes continuam sendo torturados até a morte na rua por serem gays.

E pelamor, acabar com a homofobia não significa se tornar homossexual. Odeio esse tipo de comparação, mas seria o mesmo que dizer que para acabar com o racismo 60% (de onde saiu essa estatística?) da população teria de ser negra.
 

LVX

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.530
Reações
4.915
Pontos
1.349
Mudanças no paradigma mundial são inevitáveis e aqui também não é diferente, acontece hoje com a homossexualidade e com a legalização da maconha, posteriormente veremos temas ainda mais profundos como o casamento gay, adoção legal, legalização das drogas, comércio livre das mesmas e por aí vai.

Brasil é um povo extremamente racista e preconceituoso mas também é volátil, bastou uma simples novela para mudar a opinião de muita gente em relação à homossexualidade, o que é triste pela facilidade de manipulação mas também é bem vinda em função da mudança positiva de pensamento.

As mudanças são inevitáveis, por mais que sejam postergadas elas virão, a questão é somente quando elas virão.
 

fbr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.590
Reações
23.842
Pontos
1.374
A violência e o preconceito continuam. O que a Globo faz pelos gays na maioria das vezes amplifica este preconceito, sem falar que o gay é visto praticamente o tempo todo esteriotipado. O objetivo ao meu ver ontem foi ganhar audiência.

Se a causa gay é garantir igualdade e respeito (e é mesmo), ainda tá longe de ganhar.
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Vou postar novamente a foto que postei no outro tópico, e complementar dizendo que é apenas a história se repetindo.

UhuraKirkKiss.jpg
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.894
Reações
13.646
Pontos
1.624
Acho que é questão de tempo que a maioria não se importe mais com a sua opção sexual, mas tem vários obstáculos sendo a religião um deles acho difícil passarem a aceitá-los como iguais, assim como alguns grupos extremistas como skinheads
 

brazil123

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.429
Reações
12.066
Pontos
609
Ja passou da hora de criminalizar a homofobia,ai vai ter nego que vai pensar 2x antes de fazer m****.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Só o fato de ter que vencer já é lastimável, pena as pessoas não aceitarem umas as outras...
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
40.758
Pontos
1.053
Ainda não. E acho que "vencer" será apenas quando não houver mais distinção entre opção sexual, cada um fica com quem quiser e sequer precisa se dizer homo ou hétero, é apenas alguém que sente atração pelo outro.

Mas até lá serão séculos de evolução da consciência humana, e eu acredito que isso um dia acontecerá.
 

~*~Bia~*~

Bam-bam-bam
Mensagens
2.006
Reações
5.391
Pontos
304
O que tem isso?


Acredito que o que ele quis dizer com a historia se repete foi que antes vc não veria na tv um negro beijando um branco e ai no episódio de Star Trek (acho eu) tem isso. (Mas nem sei se essa foi a primeira vez que ocorreu tal coisa na tv americana.)

E concordo com quem disse que não há vitória enquanto não houver igualdade de direitos. Falta ainda mto para se caminhar nessa estrada e um beijo gay na novela, para mim, é apenas para ganhar ibope. Pq das novelas que me lembro que tinham personagens homossexuais, todos eram caricaturas com tom de comédia. Basicamente eram os personagens que faziam rir.
 

Osmin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.743
Reações
5.826
Pontos
703
Engraçado é uma coisa...

Racismo é crime inafiançável.

Xingar um gay de tudo quanto é nome ridículo não dá quase nada. Já passou da hora de tomarem uma atitude.

Tem que ser coerente com as coisas.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.608
Reações
14.377
Pontos
1.053
Ainda tem muito chão pela frente... O racismo ainda é um tabu em alguns lugares e nos EUA é um direito se expressar racista (KKK e derivados mandam lembranças). Não vai ser diferente para a causa homoafetiva.

Em todo caso nem assisti a novela para dar um parecer sobre o beijo, mas a polêmica está no mesmo nível do primeiro beijo em rede nacional na década de 60 ou o primeiro beijo interracial.
 

TheBoss

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.040
Reações
3.781
Pontos
1.464
ponto para eles, desde que cada uma respeite o outro não vejo problema nenhum...
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
O que tem isso?

Episódio da série original de Star Trek, onde houve o primeiro beijo "interrracial" (ODEIO essa palavra, mas enfim) na TV dos EUA. Naquela época havia todo um tabu em torno disso, assim como há hoje em dia com homossexuais homens. O que aconteceu ontem, à meu ver, é um repeteco dessa história, e um grande avanço.
 

theos

Bam-bam-bam
Mensagens
1.911
Reações
2.031
Pontos
303
O que acho mais engraçado, até mesmo falando da própria novela em si, foi como muitas pessoas passaram a torcer pro Félix e gostar do cara, mesmo ele sendo gay, se fosse a rua e ouvisse alguém comentando da novela, sentiria que nem passavam pela cabeça falar "ele é engraçado mas é gay". Aí sim, eu vi que, com beijo ou sem beijo, não traria diferença. Se isso pode ser tratado como vitória, acho que foi uma.
 

razorkaos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.435
Reações
27.705
Pontos
1.063
Embora eu veja a tal cena como algo que quebrou um tabu, e que serviu como um tapa na cara de uma parcela da sociedade que ainda nutre pensamentos retrógrados e um conservadorismo risível (sim, os mesmos que se auto-denominam defensores da moral, bons costumes e da família), em seu momento mais vulnerável (afinal, eles não perderiam o último capítulo da novela, e foram, de certa forma, expostos a uma realidade que se negam a aceitar, dentro do conforto de seus lares, seus castelos particulares onde ditam suas regras baseadas em ideais da idade do bronze, e nada puderam fazer a não ser contemplar uma cena que repudiam), eu não acredito que esse acontecimento seja uma vitória do bom senso e da tolerância sobre o preconceito e a ignorância. No máximo, serviu como uma provocação, tenho certeza que muitos viram a cena dessa forma, como uma afronta, um absurdo, uma provocação.

Infelizmente, ainda há muito mais a ser feito em prol da igualdade e tolerância entre as pessoas, seja por suas escolhas, etnias, crenças ou descrença, níveis sociais e gostos particulares. No caso da homofobia, especificamente, que é um problema que gera consequências gravíssimas (como violência, humilhação e desrespeito), não deveria ter sequer discussão sobre se deve ou não punir aquele que discrimina o homossexual/trans, uma vez que preconceito é crime, além de ser uma prática desumana.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.608
Reações
14.377
Pontos
1.053
O Felix só foi um personagem carismático e nada mais... Se ele tivesse continuado como vilão da Disney teria acabado sozinho com um monte de gatos e cães em casa.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.914
Reações
95.131
Pontos
2.179
Finalmente. É uma mudança que toda sociedade tem que passar mais cedo ou mais tarde.
 

BassHero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.567
Reações
7.847
Pontos
584
Olha, tá muito mais adiantada que a causa das drogas, por exemplo

mas mesmo assim tem o fantasma da "cura gay" andando por ai
 
Topo Fundo