Marculino
Bam-bam-bam
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SONIC 3D BLAST [Plataforma: Mega Drive]
Empresa programadora: Traveller's Tales
Ano de lançamento: 1996
Esse foi um dos primeiros jogos do Sonic (sem ser um spin-off descarado) que se desviou da fórmula principal da série, que era de sidescroller 2D. Por causar estranheza, muita gente reclama desse jogo, até porque vão comparar aos outros títulos clássicos também existentes no Mega Drive. A principal reclamação é a falta daqueles momentos de velocidade absurda pelos quais a série é conhecida, o que é verdade, mas analiso que a situação deve ser melhor analisada.
Primeiramente, o excesso de velocidade não é bom, nem todo jogo do Sonic tem um level design adequado e, em momentos de grande velocidade, você acaba sendo vítima dos perigos da fase, a menos que a tenha decorado por inteiro, causando um longo processo de tentativa e erro até que se possa tirar algum proveito do jogo (caso sobreviva à frustração). Portanto, já se conclui que a velocidade não deve ser absoluta, mas bem empregada nos momentos certos. Até mesmo o Sonic 1 (o original) funciona assim, não sendo 100% "blast processing" o tempo inteiro, intercalando com momentos de plataforma e precisão.
Em segundo lugar, momentos de menor velocidade permitem maior interação do jogador. É só comparar com jogos recentes, no qual o Sonic vai a mil por hora, porém tudo o que você faz é apertar um botãozinho na hora certa, quase como se fosse um quick time event ou até mesmo jogo de celular, dado a simplicidade.
Sonic 3D Blast incentiva a exploração, o desbravamento dos cenários, a sobrepujação dos inimigos (para poder liberar os passarinhos que permitem a progressão de fase) e uma jogabilidade mais ampla. As fases bônus também não são de dificuldade monstruosa, sendo aquele jogo no qual, provavelmente, você vai conseguir as sete esmeraldas do caos sem precisar jogar o controle na parede, sendo algo divertido, em vez de frustrante.
De fato, o ritmo dele é mais lento; o Sonic continua rápido, mas não tem muito onde usar sua velocidade. Dessa forma, outras habilidades dele e características do seu ecossistema são mais utilizadas. É uma visão alternativa do Sonic: o que aconteceria se, em vez de correr na velocidade do som, ele reduzisse um pouco sua marcha para acompanhar o mundo ao seu redor? Uma abordagem interessante. Pode não ser para qualquer um, mas o jogo não merece ódio e vale, no mínimo, a curiosidade para conferir de perto.
Adoro esse jogo, seja no Mega, no Saturn ou no PC.