O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Alguém pode me explicar como Metal Gear Solid 4 foi, aparentemente, bem recebido?

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.897
Reações
80.652
Pontos
1.839
Altos e baixos - mas os baixos são bem mais baixos que os altos -. No MGSIV que o Kojima começou a ficar velho igual o Solid Snake.

Acho até que o envelhecimento do Solid é uma retratação do sentimento do Kojima de que ele está perdendo a mão.

Kojima é um gênio.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.967
Reações
230.391
Pontos
2.529
Tirando as bizarrices do tipo macaco padrinho de casamento e um cara parando um navio cargueiro com o queixo, o que mais me incomoda é que esse jogo não é um jogo, ficar vendo 15 minutos de ovo fritando é foda. Aquela parte do snake no forno é a parte mais entediante da história dos videogames.
 


O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.897
Reações
80.652
Pontos
1.839
Tirando as bizarrices do tipo macaco padrinho de casamento e um cara parando um navio cargueiro com o queixo, o que mais me incomoda é que esse jogo não é um jogo, ficar vendo 15 minutos de ovo fritando é foda. Aquela parte do snake no forno é a parte mais entediante da história dos videogames.

Acho que o maior problema do jogo é exatamente esse: você joga muito pouco nele. A maior parte dele é script.
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.532
Reações
16.979
Pontos
1.089
Antes de tudo, pessoal é muito gado de Kojima. Daí tu tira

Sobre MGS 4, não lembro de ser tão criticado na lore, mas sim do gameplay que ficou muito focado na ação e não tem tanta motivação pra ser usar stealth - exceto nas partes que se é obrigado (duh).

O jogo em si é um marco gráfico pra época, fora que a produção basicamente estipulou um padrão novo. Não sei se tu viveu os jogos daquele ano, mas vários de PS360 até então era praticamente jogos de PS2 com resolução melhor e tela widescreen. Pode se afirmar que o jogo que alavancou a geração foi Gears of War no 360, em 2006, já MGS 4 foi o primeiro a alavancar o PS3, em 2008 (!!!)
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
68.005
Reações
57.213
Pontos
2.164
Eu zerei mgs 4 denovo a uns anos atrás, o jogo não envelheceu tão bem quanto os outros 3, mas continua um jogo excelente.

Engraçado que o V tem uma jogabilidade fantástica e uma história b*sta. O 4 tem uma história fantástica e a jogabilidade é meio esquisita.

O 4 também sofre de slowdown, coisa que não é comum na série, que em geral tem performance muito boa.
 

rmrios

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.169
Reações
8.917
Pontos
1.449
Comprei ele na maior espectativa lá no lançamento, escostei, MGS 1 e 2 são o ápice da série...
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.595
Reações
4.783
Pontos
1.319
Bom, tem o fato da Naomi (que não era programadora) e uma menininha de 7 anos desenvolverem o vírus mágico lá que no final das contas salvou o mundo. Eles precisavam de uma solução mágica pra resolver todos os problemas no final das contas.

O fato de que tudo sobrenatural na série é explicado por "nanomachines" agora.

O fato de que os Patriots na verdade eram todos os personagens do 3, incluindo personagens aleatórios como a paramédica. Pq? Pq é fanservice oras, eles precisavam que personagens importantes voltassem.

O fato do jogo cagar com todo o desenvolvimento de personagem do Raiden no lixo e fazer ele virar um ciborgue de anime.

O fato do Big Boss ainda estar vivo depois de tudo que aconteceu pq eles queriam mais fanservice.

Mas isso é a ponta do iceberg, se você for contar todas as cenas idiotas, os retcons, o fanservice nojento que tem nesse game você fica até amanhã falando.
em parte vc tem razao

mgs4 e um jogaco ainda, mas ele enfraquece o mgs 2 que acho ousado e fantastico

qdo aquele negocio dos patriotas ser uam consciencia digital e tal e fica todo aquele mega suspense no final do MGS2, para depois os patriotas serem pessoas tao pequenas na relevancia mundial (perto do que parecia ser no mgs2, po ate o presidente era um piao deles) fica uma decepcao

o retorno do big boss e vergonha alheia

questao do choro do otacon naomi, meu deus horrivel

mas o raiden ficou legal sim, a menininha e naomi do virus e coisa de anime, meio forcado mas ate ae nem incomodou

mas acho que mgs4 ainda tem muito daquela coisa " absurdos de anime" que hj envelhecem muito mal e sinceramente nao vejo anime de hj em dia, mas era jogado assim mesmo.

mesmo assim gosto da historia, a batalha contra vamp e fantastica contra as beats sao otimas falando no combate em si, gosto da meryl ficar com o soldado bonitao la, o cliche do cliche seria ficar com o snake e nao e isso que acontece,

o retorno para o alaska e lindo, a batalha entre os mgs, a batalha final, as musicas, tem muito mais coisas boas que ruins
isso que o mgs 1, 3 tem suas bizarrices para ser engracadinho
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.100
Reações
3.180
Pontos
809
É muito diferente voce jogar MGS4 la na epoca do que agora 15 anos atrasado, vai ter jogado um monte de jogo com graficos, jogabilidade melhor do que na epoca, vai ter saturado algumas coisas e etc.

Na epoca que joguei achei esplêndido, a jogabilidade, a ambientação, tudo foi perfeito, o desenrolar da historia, o Snake definhando durante o jogo, aquela batalha final pika, nem as 435hrs de cutscenes eu pulei, foi um daqueles jogos que quando acaba voce fica meio sem vontade de jogar outro.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.064
Reações
7.729
Pontos
453
Discordo, é um jogaço. Ainda tenho o original aqui.

Aliás, nota 11 de 10 na IGN.

Mas é isso, normal discordar de um ou outro sucesso, eu mesmo discordo de vários.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.421
Reações
19.585
Pontos
1.469
O fato de que os Patriots na verdade eram todos os personagens do 3, incluindo personagens aleatórios como a paramédica. Pq? Pq é fanservice oras, eles precisavam que personagens importantes voltassem.

Assim, talvez Snake descubra isso no 4(Não recordo pq deixei de ser fan no o MGSV), mas a origem e composição dos Patriots fica estabelecida no MGS3+Portable ops.

Depois de roubar o dinheiro do Legacy of the Philophers, Zero, Paramedic, Sigint, Eva e BigBoss formam o Cipher, que existiram até o inicio dos anos 90. Os Patriots, mesmo foi o momento de transição, quando o pessoal começou a ficar velho e Donald Anderson(Sigint) criou as IAs que seriam os Patriots como conhecemos a partir do MGS2.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.260
Reações
6.197
Pontos
353
MGS4 é a prova de que o Kojima, apesar de absurdamente talentoso, precisa de pessoas gritando de vez em quando: TERRA PARA KOJIMA, TERRA PARA KOJIMA, VOLTA FDP.


de tanto o povo falar que ele é genial, ele começou a acreditar e mergulhou de bunda na experimentação, o problema de toda experimentação é nem todo resultado é exatamente bom, e claro há quem goste, sempre haverá alguém para aplaudir, QUALQUER COISA.

e eu nem to dizendo que MGS4 é ruim, não é, mas ele é desbalanceado, é meticulosamente exagerado e beira o humor em diversos momentos, especialmente o final quando todo mundo resolve aparecer, na cadeira de rodas, com aparelhos de manutenção de vida ligados e tudo mais, sério, eu gargalhei alto nessa parte, e isso na época do lançamento.



hj em dia eu acho que foi tudo calculado, a equipe dele cansou e pensou: f**a-se, DEIXA ELE FAZER O QUE ELE QUISER, AFINAL ELE LEVA OS CRÉDITOS DE TUDO MESMO...

e o Kojima pensou: OLHA LÁ, ELES ME CHAMAM DE GÊNIO, ELES VÃO VER SÓ, VOU POR UM CARA TENDO CAGANEIRA NO MEIO DE UM MOMENTO TENSO DE BATALHA DE VIDA E MORTE COM UMA CRÍTICA FODA À CAPITALIZAÇÃO ARMAMENTISTA..

...
......

.........................

não perá!

UM MACACO TOMANDO COCA COLA! NINGUÉM NUNCA FEZ ISSO!!!!1!!
 

Enpso

Bam-bam-bam
Mensagens
2.519
Reações
5.136
Pontos
353
Bom, tem o fato da Naomi (que não era programadora) e uma menininha de 7 anos desenvolverem o vírus mágico lá que no final das contas salvou o mundo. Eles precisavam de uma solução mágica pra resolver todos os problemas no final das contas.

O fato de que tudo sobrenatural na série é explicado por "nanomachines" agora.

O fato de que os Patriots na verdade eram todos os personagens do 3, incluindo personagens aleatórios como a paramédica. Pq? Pq é fanservice oras, eles precisavam que personagens importantes voltassem.

O fato do jogo cagar com todo o desenvolvimento de personagem do Raiden no lixo e fazer ele virar um ciborgue de anime.

O fato do Big Boss ainda estar vivo depois de tudo que aconteceu pq eles queriam mais fanservice.

Mas isso é a ponta do iceberg, se você for contar todas as cenas idiotas, os retcons, o fanservice nojento que tem nesse game você fica até amanhã falando.
Você está sendo até gentil. A franquia toda tem retcons e destruição da lore, principalmente da parte de Ocelot como; Como Ocelot sabia que Raiden salvaria Snake todas essas vezes? Como Ocelot sabia que Snake não morreria de velhice. Como Ocelot sabia que Snake derrotaria todas as garotas B&B... em varios momentos de todos os jogos da franquia da para perceber que Kojima tem o mesmo estilo de Steven Spilberg, "isto está funcionando de forma duvidosa MAS é legal... então está ok!"

MG2 rebateu MG1, Big Boss estava vivo e Fox era um traidor. Madnar era um traidor.
MGS reprisado MG2. Snake era filho do Big Boss.
MGS reconned MGS. Snake era, na verdade, o clone do Big Boss.

Mas não adianta discutir seriamente, porque esta saga ficou blindada pela nostalgia e muita gente nunca conseguiu notar nada.

MGS4 é a prova de que o Kojima, apesar de absurdamente talentoso, precisa de pessoas gritando de vez em quando: TERRA PARA KOJIMA, TERRA PARA KOJIMA, VOLTA FDP.


de tanto o povo falar que ele é genial, ele começou a acreditar e mergulhou de bunda na experimentação, o problema de toda experimentação é nem todo resultado é exatamente bom, e claro há quem goste, sempre haverá alguém para aplaudir, QUALQUER COISA.

e eu nem to dizendo que MGS4 é ruim, não é, mas ele é desbalanceado, é meticulosamente exagerado e beira o humor em diversos momentos, especialmente o final quando todo mundo resolve aparecer, na cadeira de rodas, com aparelhos de manutenção de vida ligados e tudo mais, sério, eu gargalhei alto nessa parte, e isso na época do lançamento.



hj em dia eu acho que foi tudo calculado, a equipe dele cansou e pensou: f**a-se, DEIXA ELE FAZER O QUE ELE QUISER, AFINAL ELE LEVA OS CRÉDITOS DE TUDO MESMO...

e o Kojima pensou: OLHA LÁ, ELES ME CHAMAM DE GÊNIO, ELES VÃO VER SÓ, VOU POR UM CARA TENDO CAGANEIRA NO MEIO DE UM MOMENTO TENSO DE BATALHA DE VIDA E MORTE COM UMA CRÍTICA FODA À CAPITALIZAÇÃO ARMAMENTISTA..

...
......

.........................

não perá!

UM MACACO TOMANDO COCA COLA! NINGUÉM NUNCA FEZ ISSO!!!!1!!
Exatamente!
 

Santeria

Bam-bam-bam
Mensagens
4.424
Reações
8.769
Pontos
353
Bah, ótimo jogo, muito a frente de seu tempo, inclusive. Kojima deu umas Kojimadas na história? Deu. Mas ainda assim, era masterpiece. Diferentemente do lixo chamado Phantom Pain.
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.323
Reações
2.211
Pontos
453
Eu achei o 4 muito bom, mas não é meu preferido........ como já disseram, exageraram no número de cutscenes em vez de gameplay.
Gostaria que tivesse muito mais gameplay e que eu não fosse interrompido todo momento pela história,....... faltou equilíbrio.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.064
Reações
7.729
Pontos
453
Eu achei o 4 muito bom, mas não é meu preferido........ como já disseram, exageraram no número de cutscenes em vez de gameplay.
Gostaria que tivesse muito mais gameplay e que eu não fosse interrompido todo momento pela história,....... faltou equilíbrio.
MGS 4 realmente tem mais cutscenes, mas os outros não ficam tãoooo atrás assim. 1-2-3 tem bastante cutscenes, fora os codecs.

Então eu não estava esperando nada muito diferente, até porque eu gostava das cutscenes. Aliás, foi isso que me fez gostar da série, começando no primeiro. Não teria o mesmo impacto sem isso.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
24.023
Reações
52.662
Pontos
1.564
Eu gosto pq o jogo, objetivamente, tá mais certo que vc.

Além disso foi o primeiro jogo que vi falando sobre guerras privadas e grupos paramilitares contratados. Coisa que uns anos depois permeou mais histórias.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.243
Reações
32.663
Pontos
1.629
Bem vindo a 2008.

Foi muito bem recebido porque é um jogo maravilhoso e lançado em uma época na qual a geração Z ainda não jogava games de espionagem.

Quanto ao desfecho de Big Boss o MGSV fez questão de explicar muito bem, Kojima é o ser humano mais importante da história da humanidade e já tinha planejado tudo no game anterior.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.260
Reações
6.197
Pontos
353
eu nem lembro direito,

é no MGS4 q o Solid e o Ocelot lutam num local alto, saem no braço na moral, e do nada o Ocelot dá uns agarrão no Solid e dá um beijinho na bochechona dele?
 

gerimfilho

Bam-bam-bam
Mensagens
389
Reações
420
Pontos
248
MGS 4 foi um marco na época. Tecnicamente maravilhoso e impecável. vejam algum making of ou opinião de quem seja da indústria para entenderem isso.

Dito isso, é um jogo falho em alguns aspectos.
A principal característica da série (furtividade) foi deixada de lado. Sim, para mim stealth é a palavra que melhor definia o gameplay da série até ali.
Segundo, quase não temos gameplay. Os dois primeiros capítulos até são bem completos nesse quesito, mas a partir do 3o joga-se muito pouco e assistimos demais. O quarto é uma sacanagem. Adorei revisitar Shadow Moses e os bosses são muito fodas, mas tem 3 minutos de gameplay ali.

Para algumas pessoas, criticar o Kojima é uma heresia, mas a verdade é que o cara adora demais as próprias coisas e precisa de alguém para segurar ele e não permitir o exagero. Basta ver o trailer do Death Stranding 2. É uma bizarrice atrás da outra.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.922
Reações
13.970
Pontos
1.474
Todo MGS numerado é uma espécie de parodia a um tipo de gênero de filme ou conteúdo audiovisual.

MGS1: Drama
MGS2: Ficção Científica
MGS3: 007
MGS4: Novela
MGSV: Série

É mais fácil entender a proposta do game se você tiver isso em mente.

Um tempo atrás eu vi um artigo falando sobre isso, do MGS4 em particular, vou ver se acho.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.595
Reações
4.648
Pontos
353
Alguem ja citou a m**** que é o retcon do ocelot se auto hipnotizar para achar que era o liquid?

É uma tentativa m**** em cima de corrigir uma ideia m****.

Ja era ruim o liquid ter transferido sua mente gracas as nano machines.
Ele até fica com a voz do liquid no 2, dai o kojima vem e fala, nao ele se auto hipnotizou.

E ainda deram nota 11 pra um negocio desses. É um bom jogo e eu acredito que envelheceu melhor do que 90% do que foi produzido naquela época, mas 11/10? Mt coisa
 

gerimfilho

Bam-bam-bam
Mensagens
389
Reações
420
Pontos
248
Todo MGS numerado é uma espécie de parodia a um tipo de gênero de filme ou conteúdo audiovisual.

MGS1: Drama
MGS2: Ficção Científica
MGS3: 007
MGS4: Novela
MGSV: Série

É mais fácil entender a proposta do game se você tiver isso em mente.

Um tempo atrás eu vi um artigo falando sobre isso, do MGS4 em particular, vou ver se acho.
Interessante isso. Gostaria de ler.
 

gerimfilho

Bam-bam-bam
Mensagens
389
Reações
420
Pontos
248
Alguem ja citou a m**** que é o retcon do ocelot se auto hipnotizar para achar que eta o liquid?

É uma tentativa m**** em cima de corrigir uma ideia m****.

Ja era ruim o liquid ter transferido sua mente gradas as nano machines.
Ele até fica com a voz do liquid no 2, dai o kojima vem e fala, nao ele se auto hipnotizou.

E ainda deram nota 11 pra um negocio desses. É um bom jogo e eu acredito que envelheceu melhor do que 90% do que foi produzido naquela época, mas 11/10? Mt coisa
Não lembro disso.
Pelo que eu tinha entendi, o Ocelot foi dominado pelo Liquid por conta do braço transplantado e pq o The Sorrow é pai do Liquid e este herdou um pouco da paranormalidade do pai.
É uma desculpinha muito b***a, mas pelo menos estava conectado à lore.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.595
Reações
4.648
Pontos
353
Não lembro disso.
Pelo que eu tinha entendi, o Ocelot foi dominado pelo Liquid por conta do braço transplantado e pq o The Sorrow é pai do Liquid e este herdou um pouco da paranormalidade do pai.
É uma desculpinha muito b***a, mas pelo menos estava conectado à lore.
Bom, na epoca eu soube que o ocelot se auto hipnotizou para acreditar nisso e enganar os patriots pra ter acesso ao arsenal gear ja que eles confiavam no liquid, mas nao nele. Tinha que ser num nível em que ele mesmo acreditasse nisso. Mt zoado.

Isso ai foi reaproveitado no 5 em que ele faz terapia com o seu avatar pta acreditar que era o big boss. Isso eu achei bem sacado, pq no primeiro momento do jogo vc cria o seu avatar e essa informação acaba sendo "esquecida" pq a todo momento vc é encorajado a acreditar qur é o big boss.

Eu adoro o 5, que pena que é um jogo incompleto.
 

Ricker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.645
Reações
2.512
Pontos
709
Daqui a 15 anos você volta a jogar e quem sabe estará preparado!

Obra prima! Mas nao supera o 1 e 3 (o que é impossível)
 
Topo Fundo