O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AMD Ryzen

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
Não esta em balanceada a energia ai?
Aqui deixo pra desempenho máximo.
Está no desempenho máximo.

Uma coisa que eu acho estranho é que minha placa mãe na tela de boot mostra single channel, já nos programas cpuz, HWiNF mostra dual channel.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Está no desempenho máximo.

Uma coisa que eu acho estranho é que minha placa mãe na tela de boot mostra single channel, já nos programas cpuz, HWiNF mostra dual channel.
Muito estranho, olha na bios se tem algo errado, ou reseta ela e refaz as configurações, caso tenha alguma.
Tb retira e coloca de novo os pentes de memórias, passa uma borracha nos contatos antes.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Pros que acham que basta socar cores e aumentar clock quando tá perdendo na litografia E na arquitetura:

AMD Ryzen 9 3950X Beats Intel Core i9-10980XE by 24% in 3DMark Physics

AMD's upcoming Ryzen 9 3950X socket AM4 processor beats Intel's flagship 18-core processor, the Core i9-10980XE, by a staggering 24 percent at 3DMark Physics, according to a PC Perspective report citing TUM_APISAK. The 3950X is a 16-core/32-thread processor that's drop-in compatible with any motherboard that can run the Ryzen 9 3900X. The i9-10980XE is an 18-core/36-thread HEDT chip that enjoys double the memory bus width as the AMD chip, and is based on Intel's "Cascade Lake-X" silicon. The AMD processor isn't at a tangible clock-speed advantage. The 3950X has a maximum boost frequency of 4.70 GHz, while the i9-10980XE isn't much behind, at 4.60 GHz, but things differ with all-core boost.

When paired with 16 GB of dual-channel DDR4-3200 memory, the Ryzen 9 3950X powered machine scores 32,082 points in the CPU-intensive physics tests of 3DMark. In comparison, the i9-10980XE, paired with 32 GB of quad-channel DDR4-2667 memory, scores just 25,838 points as mentioned by PC Perspective. Graphics card is irrelevant to this test. It's pertinent to note here that the 3DMark physics test scales across practically any number of CPU cores/threads, and the AMD processor could be benefiting from a higher all-core boost frequency than the Intel chip. Although AMD doesn't mention a number in its specifications, the 3950X is expected to have an all-core boost frequency that's north of 4.00 GHz, as its 12-core sibling, the 3900X, already offers 4.20 GHz all-core. In contrast, the i9-10980XE has an all-core boost frequency of 3.80 GHz. This difference in boost frequency, apparently, even negates the additional 2 cores and 4 threads that the Intel chip enjoys, in what is yet another example of AMD having caught up with Intel in the IPC game.

Não é assim que se joga esse jogo - e aliás, é engraçado ver a Intel perdendo no jogo em que foi ela que colocou a maioria das regras, lol
O artigo cita a questão dos turbos, mas duvido que seja por isso. Primeiro, porque o teste escala bem; segundo, porque uma diferença dessas não geraria uma diferença de 24%.
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Porra, processador absurdo.
Ta voando o desempenho aqui onde capengava mto o 2600k

Battlefield V no ultra até no mapa b*sta de performance que é o Metro em 60 frames.
 

[BF2]PuNiShEr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.759
Reações
4.830
Pontos
1.194
Bom cara, eu tenho o video gravado, vc pode falar o que vc quiser.
Aquele print é do potplayer que foi gravado ainda do 6700k.
Mesmas peças, só mudou a placa mãe e processador.

Bom, investi um certo tempo em assistir bastante testes, mesmo não gostando de usar o youtube como parâmetro afinal existe uma série de aleatoriedade em cada teste, em cada driver, etc etc.

Mesmo assim, me deparei (para minha não surpresa) o que eu imaginava, em todos os caso e boa parte deles o ganho é irrelevante, em alguns casos os testes com o processador em stock.

Segue o primeiro;



Outro teste mais recente, desta vez com o 3600 incluso;

7700K em 4.8Ghz
3600 em 4.3Ghz



Outro teste com todos em stock;



Mais um teste em stock, desta vez de algum usuário aleatório, e contra um 7700K;

youtube.com/watch?v=tFQoAbE3T2o

Reforço não estou dizendo que não há diferença há! Mas não vejo sentido em trocar Placa Mãe e processador para no melhor cenário ganhar 5 FPS, e se o futuro for 4K menos sentido ainda, já que em 4K o uso da CPU fica bem irrelevante se tu estiver calçado com uma RTX 2080 por exemplo.

Mas em 1080p com as engines fazendo melhor uso dos threads disponíveis vejo sim uma lógica no upgrade. Isso falando para quem hoje tem um 6700K e 7700K qualquer i7 inferior é como foi dito acima, não vai ser um 2600K em 5.0Ghz que vai salvar a pátria...

De fato o Ryzen 3600 é o melhor custo beneficio DE LONGE atualmente, mas é preciso avaliar o ganho e o investimento a ser feito, no teu caso que vendo o que pagou = SUCESSO.

Mas tecnicamente eu continuando achando que NÃO vale a pena.
 


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
Bom, investi um certo tempo em assistir bastante testes, mesmo não gostando de usar o youtube como parâmetro afinal existe uma série de aleatoriedade em cada teste, em cada driver, etc etc.

Mesmo assim, me deparei (para minha não surpresa) o que eu imaginava, em todos os caso e boa parte deles o ganho é irrelevante, em alguns casos os testes com o processador em stock.

Segue o primeiro;



Outro teste mais recente, desta vez com o 3600 incluso;

7700K em 4.8Ghz
3600 em 4.3Ghz



Outro teste com todos em stock;



Mais um teste em stock, desta vez de algum usuário aleatório, e contra um 7700K;

youtube.com/watch?v=tFQoAbE3T2o

Reforço não estou dizendo que não há diferença há! Mas não vejo sentido em trocar Placa Mãe e processador para no melhor cenário ganhar 5 FPS, e se o futuro for 4K menos sentido ainda, já que em 4K o uso da CPU fica bem irrelevante se tu estiver calçado com uma RTX 2080 por exemplo.

Mas em 1080p com as engines fazendo melhor uso dos threads disponíveis vejo sim uma lógica no upgrade. Isso falando para quem hoje tem um 6700K e 7700K qualquer i7 inferior é como foi dito acima, não vai ser um 2600K em 5.0Ghz que vai salvar a pátria...

De fato o Ryzen 3600 é o melhor custo beneficio DE LONGE atualmente, mas é preciso avaliar o ganho e o investimento a ser feito, no teu caso que vendo o que pagou = SUCESSO.

Mas tecnicamente eu continuando achando que NÃO vale a pena.

Bom, como eu disse, não uso o pc somente para jogos, uso para encode de videos tb e nisso o 6700k estava apanhando demais, o encode teve um ganho muito grande de tempo aqui.
Antes eu tinha que deixar a noite toda encodando, agora não tem motivo pra isso.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Vi um cara falando aqui de uma versão específica do windwos 10 q atualiza menos e que é mais estável

Qual o nome da bagaça? meu pc vive dando aquela tela azul de despejo de memória... toda semana da uma vez, ao menos

e queria saber se tem como desligar as usbs quando pc ta desligado, elas sempre ficam alimentadas e nao tem opção na bios da gigabyte
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Vi um cara falando aqui de uma versão específica do windwos 10 q atualiza menos e que é mais estável

Qual o nome da bagaça? meu pc vive dando aquela tela azul de despejo de memória... toda semana da uma vez, ao menos

LTSB, mas não sei se vai resolver o seu problema.
Tela azul pode ser um monte de coisas - inclusive coisa nenhuma.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Vi um cara falando aqui de uma versão específica do windwos 10 q atualiza menos e que é mais estável

Qual o nome da bagaça? meu pc vive dando aquela tela azul de despejo de memória... toda semana da uma vez, ao menos

e queria saber se tem como desligar as usbs quando pc ta desligado, elas sempre ficam alimentadas e nao tem opção na bios da gigabyte
Despejo de memória?
Não seria o over?
Sobre as USBS eu tb quero saber,pois é um saco desligar essa pocilda e ver o led do fone ligado.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Despejo de memória?
Não seria o over?
Sobre as USBS eu tb quero saber,pois é um saco desligar essa pocilda e ver o led do fone ligado.
olha, ele sempre deu isso, com ou sem over...
acho q tem relação com a memória ram... lembra que tu me deu uma força!?

nunca ficou 100%, to pensando em atualizar a bios, mas tinhas dito q a que tenho é a melhor... mas ta uma m**** queria algo estável...

eu faço tudo q é teste ele passa, daí no uso, do nada ele trava

pensei nos drivers do chipset ou algo assim também

tem várias bios com melhora na usb... meu mouse as vezes fica com a luz ligada... o dongle bluetooth sempre fica piscando - direto
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Despejo de memória?
Não seria o over?
Sobre as USBS eu tb quero saber,pois é um saco desligar essa pocilda e ver o led do fone ligado.
Por que tu disse que a bios F4 é a melhor pro ryzen 2000, pq isso se tem várias outras mais novas, pq nao a f32? por ex

 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Por que tu disse que a bios F4 é a melhor pro ryzen 2000, pq isso se tem várias outras mais novas, pq nao a f32? por ex

Pois para nós que estamos nos ryzen 2k,até o agesa 1.0.0.6 é interessante,passando disso eu vi muita gente mesmo perdendo a placa por bugs idiotas da gigabyte.
Uma coisa que fico putasso da cara é aquele programa EC FW Update Tool ,muita gente tomou na orelha pois alguns brickaram a placa usando isso.E é essencial pra quem usa 4 pentes de memória e vai colocar um ryzen 3k.
Fora que após esse agesa 1.0.0.6,o foco da gigabyte foi de incluir os ryzen 3k nas bios,e devido a limitação de tamanho da bios,eles cortaram alguns processadores,refinaram o agesa mas mais puxado pro ryzen 3k,nós estamos bem na 1.0.0.6 infelizmente(eu adoraria atualizar,mas...)
Você poderia atualizar pra F32,eu atualizei pra essa na minha placa,e tomei um corte gostoso,não consigo mais estabilizar minhas memos a 3200.
Talvez,a f32 fique boa pra vc,mas não passe disso.Pra mim a boa é a f24 e f25,que seria equivalente a f4 da tua.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Pois para nós que estamos nos ryzen 2k,até o agesa 1.0.0.6 é interessante,passando disso eu vi muita gente mesmo perdendo a placa por bugs idiotas da gigabyte.
Uma coisa que fico putasso da cara é aquele programa EC FW Update Tool ,muita gente tomou na orelha pois alguns brickaram a placa usando isso.E é essencial pra quem usa 4 pentes de memória e vai colocar um ryzen 3k.
Fora que após esse agesa 1.0.0.6,o foco da gigabyte foi de incluir os ryzen 3k nas bios,e devido a limitação de tamanho da bios,eles cortaram alguns processadores,refinaram o agesa mas mais puxado pro ryzen 3k,nós estamos bem na 1.0.0.6 infelizmente(eu adoraria atualizar,mas...)
Você poderia atualizar pra F32,eu atualizei pra essa na minha placa,e tomei um corte gostoso,não consigo mais estabilizar minhas memos a 3200.
Talvez,a f32 fique boa pra vc,mas não passe disso.Pra mim a boa é a f24 e f25,que seria equivalente a f4 da tua.
blz, entendi... como a minha nunca estabilizou na f4...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
O pessoal da Biostar é doido.

On a charm offensive, motherboard maker BIOSTAR revealed that it will extend support for the upcoming 16-core Ryzen 9 3950X even to its cheapest motherboards based on AMD's entry-level A320 chipset. Support for the processor will be added through a UEFI firmware update that should go live on the company website soon, and downloadable from the support section of each motherboard's product page. BIOSTAR's list of motherboards for the 3950X includes almost its entire socket AM4 motherboard lineup, spanning the A320, B350, X370, B450, X470, and X570 chipsets. A spokesperson for BIOSTAR confirmed to us that this wasn't a typo on the company website.
 

Leo_fa

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
676
Reações
1.137
Pontos
793
O pessoal da Biostar é doido.

On a charm offensive, motherboard maker BIOSTAR revealed that it will extend support for the upcoming 16-core Ryzen 9 3950X even to its cheapest motherboards based on AMD's entry-level A320 chipset. Support for the processor will be added through a UEFI firmware update that should go live on the company website soon, and downloadable from the support section of each motherboard's product page. BIOSTAR's list of motherboards for the 3950X includes almost its entire socket AM4 motherboard lineup, spanning the A320, B350, X370, B450, X470, and X570 chipsets. A spokesperson for BIOSTAR confirmed to us that this wasn't a typo on the company website.
Não vou precisar trocar de Mobo para o próximo up, Biostar linda.
 

Leo_fa

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
676
Reações
1.137
Pontos
793
Espere as cobaias, porque tenho muita dificuldade de não ver um 3950X não explodindo uma A320 com três fases de VRM
Vai demorar uns bons anos ainda até eu dar um up desse nível aqui, mas só de saber que daqui uns 4 anos vou gastar menos, já está bom haha
Não duvido da capacidade da Biostar, já que é bem tradicional, mas pra quem tá montando algo agora, é bom esperar mesmo.
 

John Frusciante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.325
Reações
1.828
Pontos
904
pessoal, pela primeira vez na vida montei um PC. É um R7 1700 com 16 de RAM e uma 4850 (quebra galho)

essas temperaturas estão normais? Pelo que pesquisei, estão um pouco altas. Está quente aqui 28 graus, a MB está montada em uma mesa, não está no gabinete. Fiquei meio inseguro na do encaixe cooler-MB.


EDIT: a propósito, eu não posso instalar o W10 porque o SO não tem suporte a essa GPU. Também não posso instalar o 7 porque parece q o ryzen não funciona nele. Existe alguma maneira de rodar algum programa de teste via pendrive pra saber se está funcionando tudo certinho?

EDIT2: Peguei a placa na mão e vi que o encaixe do cooler com aquela plaquinha que fica atrás não estava bom, fiz de novo e acho que dessa vez prendi direito. Agora está em 35.5 graus nessa mesma tela da bios. Tá ok agora ou ainda está zuado? Detalhe que não foi fácil prender essa porra, haha, tirei o cooler várias vezes, não sei se isso prejudica a pasta térmica. Vocês que manjam teriam nojo de me ver instalando isso.
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.428
Reações
34.523
Pontos
1.354
pessoal, pela primeira vez na vida montei um PC. É um R7 1700 com 16 de RAM e uma 4850 (quebra galho)

essas temperaturas estão normais? Pelo que pesquisei, estão um pouco altas. Está quente aqui 28 graus, a MB está montada em uma mesa, não está no gabinete. Fiquei meio inseguro na do encaixe cooler-MB.


EDIT: a propósito, eu não posso instalar o W10 porque o SO não tem suporte a essa GPU. Também não posso instalar o 7 porque parece q o ryzen não funciona nele. Existe alguma maneira de rodar algum programa de teste via pendrive pra saber se está funcionando tudo certinho?

EDIT2: Peguei a placa na mão e vi que o encaixe do cooler com aquela plaquinha que fica atrás não estava bom, fiz de novo e acho que dessa vez prendi direito. Agora está em 35.5 graus nessa mesma tela da bios. Tá ok agora ou ainda está zuado? Detalhe que não foi fácil prender essa porra, haha, tirei o cooler várias vezes, não sei se isso prejudica a pasta térmica. Vocês que manjam teriam nojo de me ver instalando isso.
Aqui com o ryzen 3600 fica 37 graus na bios. E estou usando um cooler melhor que o box.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
pessoal, pela primeira vez na vida montei um PC. É um R7 1700 com 16 de RAM e uma 4850 (quebra galho)

essas temperaturas estão normais? Pelo que pesquisei, estão um pouco altas. Está quente aqui 28 graus, a MB está montada em uma mesa, não está no gabinete. Fiquei meio inseguro na do encaixe cooler-MB.


EDIT: a propósito, eu não posso instalar o W10 porque o SO não tem suporte a essa GPU. Também não posso instalar o 7 porque parece q o ryzen não funciona nele. Existe alguma maneira de rodar algum programa de teste via pendrive pra saber se está funcionando tudo certinho?

EDIT2: Peguei a placa na mão e vi que o encaixe do cooler com aquela plaquinha que fica atrás não estava bom, fiz de novo e acho que dessa vez prendi direito. Agora está em 35.5 graus nessa mesma tela da bios. Tá ok agora ou ainda está zuado? Detalhe que não foi fácil prender essa porra, haha, tirei o cooler várias vezes, não sei se isso prejudica a pasta térmica. Vocês que manjam teriam nojo de me ver instalando isso.
Roda um linux então.
 
D

Deleted member 120622

Bem legal esse vídeo!!

Diferença ABSURDA, a AMD deu um salto de 50m com essa arquitetura nova, FX era um aborto. Eu tive um FX6300 e me diverti bastante com ele, mas era um processador muito fraquinho, se peidava pra manter 30fps as vezes em jogos muito pesados, isso uns 3 anos atrás auhuahuahhua
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.558
Pontos
1.549
Por nada,mas vc é altamente corajoso.
Hahahha
images

no maximo teria q voltar p bios anterior
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.895
Pontos
1.484
Diferença ABSURDA, a AMD deu um salto de 50m com essa arquitetura nova, FX era um aborto. Eu tive um FX6300 e me diverti bastante com ele, mas era um processador muito fraquinho, se peidava pra manter 30fps as vezes em jogos muito pesados, isso uns 3 anos atrás auhuahuahhua

essa arquitetura nasceu ruim, continuou ruim porque não tinha como melhorar de verdade (ao contrário do Ryzen, que já melhorou absurdos, e pelo visto vai continuar no ritmo ainda).

Não entendo como tinha gente defendendo na época que isso era custo benefício. Chegou um ponto, que até core i3 dual core estava melhor que FX de 6 cores. Colocaram o custo , mas esqueceram do benefício :coolface
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.977
Pontos
753

a mais barata

no geral aí a melhor é a MSI b450 bazooka v2, seguido da gigabyte ab350 e a biostar
colorful não conheço
 

Leo_fa

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
676
Reações
1.137
Pontos
793
A mais barata, no caso a Biostar, pode ir tranquilo.
A Biostar já disse que até as de chipset a320 vão aguentar um ryzen 9 3950x. Eu nem gastaria com b350 se não for fazer over...
 
Topo Fundo