MAX 1 DE LIFE
Ei mãe, 500 pontos!
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Olá amigos do fórum.
AVISO -------- Antes de mais nada, gostaria de salientar que podem existir alguns SPOILERS e mesmo eu me "policiando" para escrever esse review, recomendo fortemente não continuar a leitura se você se importa com SPOILERS brandos, nada que eu particularmente considere importante mas cada um prioriza de uma forma não é mesmo?
Após muito tempo, finalmente tive que jogar RE4 que na época (quando jogava muitas coisas no PS2 e estava com um grande arquivo de ótimos títulos) não tive a oportunidade de sequer começá-lo. Porque comecei me relacionando à quarta versão da série se o review é sobre a 5º versão, vocês devem estar se perguntando, vou explicar o porquê disso.[kong]
Bom, como sei que a grande maioria dos jogadores que acompanham a série hà algum tempo gostaram muito de RE4, penso que talvez, seja um dos poucos que realmente não gostaram das mudanças as quais a série sofreu em relação à vários aspectos. E não, não estarei me referindo ao quesito andar/atirar em relação à jogabilidade por exemplo pois esse aspecto, mesmo eu atualmente considerando-o "ultrapassado", é uma característica da série desde o seu lançamento. Mas sim, não gostei da jogabilidade em RE4 por outros motivos, assim como não gostei da ambientação sonora, design da maioria dos inimigos (excluem-se dessa citação, os bosses do jogo, que aliàs, são fantásticos) e também do enredo que considerei o mais fraco e menos instigante de toda a série. Resumindo rapidamente, como um jogo de ação, classificaria como um jogo bom pra mediano e como Resident Evil, nem classificaria. Sei que muitos de vocês devem discordar mas aspectos como por exemplo um inimigo, no auge da tensão em determinado momento de um combate, vir até você e dizer "DETRÁS DE TI IMBECIL" ou palavras como "MIERDA" ou mesmo "VOI Á MATAR" (ou algo do tipo) me fizeram rir e muito, destruindo completamente o clima tenso do jogo. Só pra citar um dos muitos aspectos negativos que encontrei no jogo. Na minha opinião de fã da série e jogador, desvirtuaram e muito a "alma" do jogo em si. Os únicos jogos da série que não joguei foram as versões do Gamecube e os "Outbreaks", todos os outros eu joguei e terminei, até mesmo DEAD AIM, sim, mesmo esse tem lá seus atrativos...:-D
Então, após a experiência não muito agradável que tive com essa versão, era de se esperar que a sequência do mesmo não me agradasse...:-(
Muitos outros jogadores me relataram que RE5 é praticamente um remake de seu antecessor em vários aspectos, até mesmo com relação à jogabilidade "pesada" e "ineficaz" como foi RE4 na minha opinião. E lembrem-se que não me refiro ao aspecto andar/atirar que muitos reclamam não existir pois em comparação com RE - Code Verônica por exemplo (que considerava o melhor jogo da série) onde os controles eram muuuito, infinitamente mais precisos e funcionavam de maneira explêndida, lembrando que praticamente eram idênticas as características da jogabilidade (não considerando o posicionamento da câmera de ambos os títulos, que são diferentes e também da abrangência do sistema de mira que em RE4 é bem maior).
Pois bem, iniciei a campanha no jogo com os 2 pés atràs, pois mesmo ainda quando não havia sequer testado o jogo como abitualmente faço baixando uma DEMO pra ter as primeiras impressões, me SURPREENDI com o que a CAPCOM conseguiu com essa última versão.
Vou separar minha análise por quesitos para uma maior compreensão. Com um sistema de pontuação simples variando de 0 à 10 pontos.;D
Destaque para o aspecto arrogante e perverso de Albert Wesker em suas falas e não me refiro somente às cutscenes do jogo mas também quando acontecem as lutas contra ele. Simplesmente soberbos os sons do jogo todo. As músicas, com características semelhantes aos primeiros títulos no quesito ambientação, se saem perfeitamente bem. Quando se está prestes a enfrentar um boss ou quando um perigo maior se aproxima, a música tem um papel fundamental e muito bem utilizada no jogo. Mais um ponto positivíssimo para a CAPCOM. AVALIAÇÃO - 10
Nunca pensei que uma PSG1 (ou um outro modelo de rifle sniper no jogo) fosse ser tão útil em alguns momentos! E conforme vai se progredindo no jogo, você acumula dinheiro que pode ser usado para a melhoria dessas armas. E quanto à variedade delas, tem-se um verdadeiro arsenal bélico à sua disposição. Variando de uma "simples" pistola M92F, à uma poderosa MAGNUM 44 CUSTOM dentre outras. É uma quantidade enorme de armas!! E acredite, muitas delas podem facilitar a sua vida no jogo, principalmente se jogar em dificuldades mais altas (Veteran ou Professional) por exemplo! Uma outra característica que me agradou muito foi a IA do personagem controlado pela CPU. Claro que em alguns momentos, a IA é assustadoramente "burra" mas em muitas vezes ela ajuda e muito também. Por exemplo, se você quer que o outro personagem carregue munição pra você (lembre-se que os inventários são pequenos e cada espaço é valioso e claro, isso vale quando você não está utilizando alguma arma com infinite ammo...aí não vale né garotão...) é só você dar a ele (a) um bastão elétrico que pode-se comprar durante o jogo, que é uma arma melee, a IA automaticamente equipa a arma e só utiliza-se dela, independente se ela tem em seu inventário uma outra arma disponível (ela prioriza o bastão elétrico nesse caso) e na maioria das vezes não se distanciando de seu personagem principal, atacando com fortes golpes qualquer inimigo que se aproxime de você e ainda carregando toda sua munição sem gastá-la. Tremenda ajuda mesmo (e sacanagem também!!!!) é quando se dá ao parceiro (a) uma Magnum 44 em nívem máximo por exemplo ou uma sniper qualquer. A mira do personagem controlado pela CPU é animal e o personagem consegue acertar inimigos à distância com uma simples pistola onde o uso de uma sniper seria muito necessário. Cheguei ao ponto de testar isso em um determinado boss onde percebi que a IA do personagem atacava sem parar o inimigo e esperei pra ver o resultado....O boss morreu sem eu dar um tiro sequer, somente me preocupei em curar o personagem quando nescessário (isso foi testado na dificuldade normal, pois em dificuldades mais altas, os inimigos causam um damage catastrófico, aí não há IA que segure)...
Exagerado mas eficiente!!!. Conclusão, exelente jogabilidade e foi muito positivo o resultado final. AVALIAÇÃO - 10.
A CAPCOM está de parabéns pela excelente obra que nos trouxe. Espero que tenham gostado do review e opinem.
Até a próxima!!!! ;D :kongpositivo: