O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Art of Fighting é mesmo plágio de Street Fighter 2?

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
Eh só sei que não tem problema pegar essas idéias tipo Hadouken e esse golpe do Honda aí.

É um tipo de recurso muito útil (projéteis, golpes extremamente rápidos, golpes que pegam no alto,etc) que praticamente todos jogos de luta herdaram de Street Fighter,não tem como fugir muito disso.

Engraçado que tirando alguns poucos jogos,vários souberam beber dessa fonte e a utilizaram para criar novas mecânicas - uns foram bem sucedidos,outros não.

Por isso que mesmo dentro do estúdio da Capcom à gente teve jogos de luta diferentes , fora dela então, não preciso nem comentar,com Garou,KOF,Killer Instinct,Guilty Guear,etc.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk
 

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.521
Pontos
1.464
Colega só uma observação: o jogo tem 10 personagens e só três podem ser tido como inspirados nos de street.

Ryo e Jon que realmente foram muito inspirados em Ryu e Guile muito semelhantes e Robert em menor grau.

Eu confesso pra vc q acho o Mr Big bebeu mais da fonte do Bison do q o John bebeu da fonte do Guile. Pq o Guile e o John só tem em comum o estereótipo de "Militar dos esteite". Já o Mr Big não só era o líder do balacobaco todo quanto tinha um golpe q atravessava a tela rapidamente.

Mas enfim, é como o Denrock já lembrou, maioria desses estereótipos sempre esteve presente em fighting games, o carateca, o militar, o lutador de fung fu, o cara pesadão etc
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Sem dúvidas Street Fighter 2 impulsionou a vontade de muitas fabricantes ao abrir as portas da oportunidade na área dos jogos de luta, muitas plagiaram na cara dura mas nem sempre com jogos ruins, eu gostava de Fighters History por exemplo, agora o Art of Fighting tem personalidade própria e é bem diferente de Street Fighter, ao menos o primeiro Art of Fighting comparado ao segundo Street Fighter, apesar das similaridades constantes não só entre estes jogos de luta mas em praticamente todos como os amigos rivais que soltam projéteis maneiros, a gostosa e alguém parecido com o Guile. haha

Tem esse vídeo do Velberan, eu gostava das séries que ele fazia dos jogos de luta, nem todos curtem mas acredito que adiciona a discussão.
 
Ultima Edição:

nadupoetsch

Habitué da casa
Mensagens
235
Reações
210
Pontos
69
O tópico pergunta: Art of Fighting é mesmo plágio de Street Fighter 2?

Definição de plágio:
O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obraintelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria.
Fonte: Wikipedia

Bem... sim é um plagio, mas não só de Street Fighter, mas de outros jogos...como já colocaram aqui no tópico.


O grande problema é que a palavra plágio é associado do "copiar", "roubar", "apropriar-se", "clonar"
Eu vi que vários usaram sarcasticamente "forte inspiração" hahahahahahah, bela variação também.

Mas o que estou vendo é que, estão discutindo que se for plagio, então o jogo é ruim porque é uma cópia?
cara TODOS jogos tem um certo plágio de algum outro...
então fiquem sussa! o jogo é sensacional, sendo parcialmente copiado ou não!

Todos dias eu vejo processos milionários por causa de cópias indevidas de tecnologia, principalmente em celulares, felizmente não temos isto no video game (bem...tem...mas não é tão ferrenho quanto tecnologia), o que fez milhares de jogos parecidos...e sabe o que isto ajudou? na qualidade! se temos jogos com personagens, cenários, estilos parecidos, o que se destaca são as diferenças de um pro outro, e não o que é igual.

Então apreciem todas obras que temos! e se tiverem alguma divergência, marcamos um x1 no street fighter e no art of fighter ahhahahahahahaha
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Street Fighter 2 e Art Of Fighting são bem diferentes.

Eu diria que Art Of Figting seria uma sequência direta do primeiro Street Fighter.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
:klole de onde voces tiram estas ideias???? os dois são games de luta nada além disto. Art of Fighting foi considerado em seu tempo um dos maios inovadores de todos pois havia sistema de barras especiais, danos colaterais durante o jogo, personagens diferenciados como a King e Robert Garcia sem falar daquele ar meio de boteco.
um arcade provavelmente muito diferente dos games da Capcom. a unica semelhança entre eles era o fato de ser 2d e de luta mas a jogabilidade era diferente voce nao poderia sair dando golpe especial a valer pois o oponente te sugava energia e era mais estrategico.
AOF era dificil, muito dificil mesmo.
 


Tre Styles

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.564
Reações
2.601
Pontos
724
:klole de onde voces tiram estas ideias???? os dois são games de luta nada além disto. Art of Fighting foi considerado em seu tempo um dos maios inovadores de todos pois havia sistema de barras especiais, danos colaterais durante o jogo, personagens diferenciados como a King e Robert Garcia sem falar daquele ar meio de boteco.
um arcade provavelmente muito diferente dos games da Capcom. a unica semelhança entre eles era o fato de ser 2d e de luta mas a jogabilidade era diferente voce nao poderia sair dando golpe especial a valer pois o oponente te sugava energia e era mais estrategico.
AOF era dificil, muito dificil mesmo.

Contra a máquina jogando em emulador hoje em dia eu já acho difícil vencer o Jack, que é o segundo adversário apenas.
O 3 já é muito mais fácil.
 

GameDemon

Supra-sumo
Mensagens
20
Reações
9
Pontos
173
Plágio ou não, Art of Fighting fez sua historia e ajudou o Neo Geo a se popularizar. Lembro da primeira vez que vi o game no inicio de 1993, em uma locadora aqui do centro da cidade. Neo Geo ligado em uma TV de plasma de 42 polegadas. Sprites gigantes, som maravilhoso. Enquanto jogava Streetfighter II no SNES ao lado, observava o pessoal jogar Art of Fighting e Word Heroes 1. Segue um site com informações sobre o game, e outros retrogames.

http://www.memoriabit.com.br/game/art-of-fighting-neo-geo/
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.892
Reações
63.091
Pontos
1.253
Todos dias eu vejo processos milionários por causa de cópias indevidas de tecnologia, principalmente em celulares, felizmente não temos isto no video game (bem...tem...mas não é tão ferrenho quanto tecnologia), o que fez milhares de jogos parecidos...e sabe o que isto ajudou? na qualidade! se temos jogos com personagens, cenários, estilos parecidos, o que se destaca são as diferenças de um pro outro, e não o que é igual.

Então apreciem todas obras que temos! e se tiverem alguma divergência, marcamos um x1 no street fighter e no art of fighter ahhahahahahahaha
Só adicionando uma observação.

Se olhar bem pro mercado,à gente vê um monte de mecânicas e propostas copiadas,talvez não descaradamente,mas fizeram a indústria estagnar de certa forma.

Por exemplo,você pega Call of Duty Modern Warfare.
Na época foi bastante elogiado,considerado um marco na indústria e ditou os padrões dos FPS.
Bom,se for observar,ainda hoje à gente tem uma porrada de FPS assim,com aquele monte de corredores e inimigos burros,eventos interativos (QTEs),entre outras ideias.
Isso causou uma estagnação no gênero,tanto que tem muita gente querendo voltar pros jogos antigos do jeito que tá (não é à toa que o novo DOOM foi um sucesso,sendo bastante inspirado pelo original).

Também tem essa ideia de inúmeros jogos terem personagens com atitudes e falas semelhantes (dá pra observar mais nos blockbusters).

A verdade é que pra qualquer canto que você olha,tem um monte de jogos bastante parecidos,por mais que a aparência engane algumas vezes.

Eu diria que copiar não é necessariamente bom nem ruim ; só tem que saber utilizar pra criar algo bom e diferente (Art of Fighting felizmente fez isso,embora eu o ache ultrapassado hoje em dia).
 

evil_akuma

Bam-bam-bam
Mensagens
11.095
Reações
7.804
Pontos
459
AoF visualmente podia remeter ao SFII sim, mas tinha características inovadoras pra época:

- Tamanho dos sprites, detalhes visuais como hematomas e sangue no decorrer da luta e efeito de zoom
- Um modo história decente, com cenas de corte, bem elaborado até para os padrões de hoje no gênero
- Sistema de barra de "ki" que limita o uso de especiais, adiciona estratégia aos combates, torna as magias mais poderosas e faz o jogar pensar em defesa para recarregar o "ki"
- Acho que foi o primeiro jogo de luta mainstream que trouxe os "deadly blows", aqueles golpes fuderosos que só podem ser usados em determinadas condições


Joguinho que era uma cópia safada era World Heroes, esse sim era sacanagem. Mas sua simplicidade tinha todo um charme especial.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.608
Reações
14.377
Pontos
1.053
Até onde me lembro, uma propriedade intelectual só é considerada plágio quando possuem um certo número de semelhanças entre obras (acho que eram 60). Mas isso é em livros, nesse tipo de mídia não sei dizer.

Eu diria que não passa de clichê esteriotipado. E até onde me lembro, o Ryo não sofre de pobreza como o Ryu e muito menos fica batendo perna por aí sem rumo.

Mas sendo franco, eu não curto AoF, prefiro Samurai Spirit e Fatal Fury.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Não é...

E se fosse seria uma ironia do c***lho...

... Pois AoF é o plágio mais imitado da história e se estou errado (digo isso na humildade) me digam:

Qual jogo antes dele teve barra de Ki?
Qual jogo antes dele carrega o Ki com comando?
Qual jogo antes dele teve "especiais"?
Qual jogo antes dele teve uma linha de história (o pessoal paga pau pra Injustice e estas porcarias, mas AoF já fazia isso em 1992)
Qual jogo antes dele teve Zoom In e Zoom out?
Qual jogo antes dele teve (E ISTO É O QUE MAIS PAGAVA PAU) descaraterização do personagem durante a batalha?
Qual jogo antes dele teve "evolução do personagem" por treinamento?
Qual jogo antes dele chute chute traseiro?

T+
 

krueger01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.293
Reações
3.115
Pontos
974
Naquele inicio dos anos 90 todos se inspiraram em street. Tem um jogo chamado Fighting history que é muito parecido inclusive na mecânica e se não engano que a Capcom chegou a processar por plágio e perdeu pois o tribunal disse que algo inspirado era diferente de plágio.

Plágio não define os lançamentos dos jogos de luta da época e os atuais...
Pensem bem, todos os filmes de western são plágio um do outro? Ah, mas tem um cara com uma pistola em todos...:coolface

Plágio seria se fosse descaradamente tudo igual, mudando apenas a história e os personagens, as mecânicas de jogo são MUITO diferentes entre os jogos.
Apesar de gostar muito da série Art of Fighting, Street Fighter II é muito mais jogo.
Apesar de achar Street Fighter II muito mais jogo, Art of Fighting trouxe elementos cruciais para a série de jogos de luta, como o amigo @JmB! postou logo acima e o @evil_gambit antes:
- Barra de Ki (primordial nos KoF 94 - KoF 98);
- Carrega o Ki com comando;
- Golpes "especiais" que matavam o oponente (ou deixavam a beira da morte);
- História que permeava pelo universo SNK!!!! Fatal Fury é continuação direta de AoF!!!!!!!
- Zoom In e Zoom out!
- Personagens e roupas que mudavam com o passar da luta! E que poderiam mudar mais ainda conforme a finalização! (pena que essa característica não está sendo mais usada...)


São muitas as diferenças, são muitas as semelhanças, mas são dois jogos TOTALMENTE distintos!
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.148
Pontos
1.494
Plágio não né, no máximo é um jogo parcialmente inspirado em SFII
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.337
Reações
1.817
Pontos
854
Lembrei do Fatal Fury 2 q deram uma "streetfighterzada" geral colocando cada personagem em um país, 4 chefes sendo um boxeador e um espanhol toureiro :kcry. Sem falar que depois veio uma edição especial para jogar com todos.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Como bem lembraram, a Capcom PERDEU o processo contra a Data East pelo Fighters History (que era MUITO mais parecido com SF2 do que o AOF é). Alias, uma das coisas que a DataEast argumentou foi justamente que eles começaram com o Karate Champ (foi feito pela Technos, mas publicado pela DataEast e a propriedade é da DataEast)

Então se a justiça não achou que Fighters History é plagio de SF2, quanto mais AOF que tem bem mais diferenças

"In 1994, Data East faced a copyright infringement claim from Capcom U.S.A. and a preliminary injunction to stop distributing the video game Fighter's History. Although Data East had clearly used Capcom's game Street Fighter II as a reference in the development of its own game, the preliminary injunction was denied. Under the analytic dissection of the work, the court only found unprotectable similarities, once again relying on the scènes à faire doctrine. Data East's largest objection in court was that their 1984 arcade game Karate Champ was the true originator of the competitive fighting game genre, which predated the original Street Fighter by three years."

enfim, caso encerrado.
 
Ultima Edição:

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.247
Reações
28.355
Pontos
1.649
Não acho que é plágio não...no entanto...

Lobar.jpg
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Vou reviver o tópico, pois esta discussão entre Art of Fighting vs Street Fighter II é muito importante, se mostra atual e até nos responde o por que da má vontade da SNK em melhorar os personagens de AoF no novo KoF XV.


Considero que AoF não seja plágio de SF 2, por seus golpes especiais animais, gameplay/gráficos diferenciados e como dito aí atrás pelo processo contra Fighters History perdido pela Capcom: não é por que um jogo tem projétil, uppercut e personagem que usa quimono (veja o jogo da época do Atari) que ele vai ser considerado um plágio - por que senão todo mundo vai dizer que todos os personagens ao realizarem um fireball estão fazendo um "hadouken" ao invés de uma meia lua ou projétil.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Não haveria Art of Fighting e a maioria dos jogos da SNK se não houvesse SF2.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.220
Reações
23.319
Pontos
1.619
Não haveria Art of Fighting e a maioria dos jogos da SNK se não houvesse SF2.

Se seguir essa linha de pensamento, teríamos mais clones pra reclamar. Por exemplo...



The Way of Exploding Fist e International Karate + seriam um ponto de ligação entre Street Fighter (o tal Fighting Street no PC Engine) e o Ye Ar Kung Fu, que se interliga quase que diretamente ao Karate Champ!
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.941
Pontos
844
Solta hadouken e shoryuken, Ryo é na lata a fusão do ryu com ken.
Mas o jogo é travado pra kct, tem que encher barrinha pra soltar um hadouken. Fora os slowdown e os personagens absurdamente gigantes sem necessidade alguma.
Sei lá, curto muito esse jogo não. Curtia a parte que a King ao perder por alguma magia, mostrava as tetas enormes e absurdamente duras...
Fora isso...prefiro Street.
O 3 é um lixo.
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Olha o tanto de Ryu aí:

maxresdefault.jpg

cb277a9cce03602648d4d6ee5c3ee322a28a5274.jpg

guilty-gear-strive-fireball.png



Agora o tanto de Ken:

image.jpg


660161-mortal-kombat-ii-arcade-screenshot-johnny-cage-and-his-special.png


164097-tekken-3-playstation-screenshot-jin-delivering-the-family.jpg




E por fim - Agora os golpes extraordinários/revolucionários de Art of Fighting:

ryo-zanretsuken.gif


No X-men vs Street Fighter Ryu faz um igualzinho
dcavfjm-3af4940a-acf0-4db3-9b26-21b2acfbd550.gif


E o principal: Golpes Damage Moves (DM) - Ryuuko Rambu, que muitos outros jogos implementaram a partir de Fatal Fury 2:




Mr Karate em AoF (1992), chefão badass, e Akuma em SSF2 Turbo (1994):
hqdefault.jpg
artworks-000076033029-7oz1l4-t500x500.jpg



Ryo em Fatal Fury Special (1993), como convidado, e Akuma em X-men CotA (1994), também como convidado:

maxresdefault.jpg

hqdefault.jpg



KoF 94 (1994) e SFZ (1995):

screen-3.jpg

StreetFighterAlphaArcManualJP.png


KoF 94: Crossover das franquias Fatal Fury, Art of Fighting, Ikari Warriors, Psycho Soldiers e personagens estreantes (Kyo)
SFZ: Personagens de Street Fighter 1, SF2, Final Fight e estreantes (Dan)... Tipo um King of Street Fighters


robert6.png
 
Ultima Edição:

Vei pescador

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.538
Reações
18.521
Pontos
1.464
É até uma discussão meio infrutífera essa do AOF ser plágio, até pq boa parte da equipe q trabalhou em SF1 fez o Fatal Fury 1. Foi só uma continuidade dos conceitos, com alguns aprimoramentos e outros aspectos mais travados e q tb seriam aprimorados depois.

Se fosse p chamar alguma coisa de plágio do street, chamaria o World Heroes.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Como diz o velho ditado, "Duas imagens valem mais que mil palavras...":

220px-Karate_Champ.png


220px-Yiearkungfu.png


Você realmente acha que Karate Champ e Ye Ar Kung-Fu tiveram algum impacto na indústria ou na popularidade do gênero? :klingua
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Se seguir essa linha de pensamento, teríamos mais clones pra reclamar. Por exemplo...

The Way of Exploding Fist e International Karate + seriam um ponto de ligação entre Street Fighter (o tal Fighting Street no PC Engine) e o Ye Ar Kung Fu, que se interliga quase que diretamente ao Karate Champ!

Não é uma questão de clonagem e sim de impulsão do gênero. A febre Street Fighter foi tão grande que até as franquias que se notabilizaram no beat´em up, como Double Dragon e Tartarugas Ninja, aderiram ao gênero luta.

Até Final Fight se rendeu e seus personagens trocaram de franquia. :ksafado

E acabou que a diversidade de jogos que encontrávamos nos fliperamas da década de 80 foi substituída por fileiras de máquinas gritando "Round one... fight!". O que eu particularmente odiei. :kzangado

Enfim, vou me repetir com outras palavras: se não fosse o hype de SF2, acredito que a maioria dos jogos da SNK não teriam sido produzidos.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.941
Pontos
844
Vocês confundem imitar algo, com clonagem ou até roubo total de ideias. Tem coisas que são exclusivas, e perante a lei, é plágio se forem copiadas.
Os caras criam personagens parecidos, mas colocam detalhes pra diferenciar e fugir de um processo, pois perante a lei, a ideia original que não pode ser copiada.
Alguém pode criar um jogo de fase com um herói que corre e pisa em hamster, mas não pode criar um herói com bigode que corre e pisa em tartarugas, aí já clonaria uma ideia original.
Só ver a questão do direcional em cruz, que era patente da Nintendo e ninguem podia copiar, mas aí os caras criaram uma espécie de círculo, com um alto relevo em cruz, e lançaram comercialmente, impedindo da Nintendo processar eles. Pode ver que isso foi e é usado até hoje pelas concorrentes. Eles não usam a ideia original, mas apenas algo que lembre vagamente, pois não é uma cruz e sim um círculo com alto relevo...juiz enxerga assim.
 

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.090
Reações
1.941
Pontos
844
:klole de onde voces tiram estas ideias???? os dois são games de luta nada além disto. Art of Fighting foi considerado em seu tempo um dos maios inovadores de todos pois havia sistema de barras especiais, danos colaterais durante o jogo, personagens diferenciados como a King e Robert Garcia sem falar daquele ar meio de boteco.
um arcade provavelmente muito diferente dos games da Capcom. a unica semelhança entre eles era o fato de ser 2d e de luta mas a jogabilidade era diferente voce nao poderia sair dando golpe especial a valer pois o oponente te sugava energia e era mais estrategico.
AOF era dificil, muito dificil mesmo.
Jogo totalmente estratégico. Eu critico dizendo que não curto muito ele,mas sei que parte disso é culpa minha mesmo. Já joguei e toda vez sou espancado. Só acho que ele deveria ser menos travado, pois a resposta aos comandos nele, é vergonhosa demais. Tu aciona o direcional pra pular, e tempos depois que o infeliz do personagem pula. Horrível isso.
 
Topo Fundo