O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Até que ponto compensa ser programador? + O programador tem prazo de validade?

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Tenho 22 anos, não estou rendendo como antes, não aguento mais virar a noite programando e nem ficar dormindo com pensamentos de bugs futuros ou algo do tipo.

Ainda tenho paciência em aprender novas ferramentas, mas cogito que não terei essa mesma facilidade quando idoso.

Sei que ainda sou um pouco jovem, mas fico receoso da minha vida quando eu tiver 40, 50 anos. Será que vou aguentar a pressão? Será que irão me trocar por um recém formado de 20 anos?

Vocês acham que nós, programadores, temos um prazo de validade?
Quais carreiras devemos seguir ao chegar numa determinado período?
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Agora falando sério, se você não está mais satisfeito com a área, pule fora e vá fazer outra coisa, ninguém merece ficar dedicando oito (ou mais) horas do dia por algo que seja um desprazer
É prazeroso em algumas partes, mas estressante como outras áreas. O problema é o medo de ser jogado no lixo quando (eu) estiver mais velho. Além do fato da T.I. exigir a atualização constante do programador.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.798
Pontos
453
Tenho 22 anos, não estou rendendo como antes, não aguento mais virar a noite programando e nem ficar dormindo com pensamentos de bugs futuros ou algo do tipo.

Ainda tenho paciência em aprender novas ferramentas, mas cogito que não terei essa mesma facilidade quando idoso.

Sei que ainda sou um pouco jovem, mas fico receoso da minha vida quando eu tiver 40, 50 anos. Será que vou aguentar a pressão? Será que irão me trocar por um recém formado de 20 anos?

Vocês acham que nós, programadores, temos um prazo de validade?
Quais carreiras devemos seguir ao chegar numa determinado período?
Todo mundo tem prazo de validade. Eu considero que tudo na vida tem um ciclo.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
 


Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Vc n precisa ser programador e fazer codigo a vida inteira, a nao ser q queira, quando comecar a cansar pode seguir o caminho de virar gerente na area etc e vai subindo

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.489
Reações
91.271
Pontos
1.503
Não desiste não. Mude a visão sobre a área, não veja só como fardo.
Se eu pudesse voltar no tempo, investiria em emprego braçal. Eletrecista. Daria pra ir embora do Brasil ou ficar aqui mesmo. Conheço alguns que ganham muito bem, mas precisa ter bastante conhecimento teórico e prático.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
É prazeroso em algumas partes, mas estressante como outras áreas. O problema é o medo de ser jogado no lixo quando (eu) estiver mais velho. Além do fato da T.I. exigir a atualização constante do programador.
Nao é só conhecimento que importa tambem, nao sei como sao todos os cargos, os nomes e que caminhos da pra seguir na area, mas deve ter cargos em que voce nao tem que ficar só escrevendo codigo e resolvendo bugs, e tera pessoas que fazem isso no seu time para vc.

Sobre idade, voce vai ter mais experiencia na area, que conta bastante, vai ter mais maturidade do que alguem de 20 anos que acabou de se formar ou ta quase, e provavelmente nao vai saber trabalhar em equipe ou ter tanta disciplina entre outras coisas.

Acho que só teria que ter medo em ser trocado por alguem mais novo em cargos bem de entrada mesmo, coisa que nao vai ser o caso. Se por acaso te manderem embora por causa de idade vc pega outro emprego, pronto lol.

E com 10-20 anos de experiencia nao vai ser problema nenhum em conseguir trabalho remoto, nao acho que va faltar oportunidade seja aqui ou la fora pra quem tem conhecimento especializado com bastante bagagem e que seja bom no que faz.

E pegue leve nisso ai de ficar virando a noite programando, procure o quanto antes um equilibrio, se nao vai dar burnout e vai largar tudo, pense a longo prazo e tenha um equilibrio desde cedo na sua vida profissional e pessoal.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Um dos motivos que provavelmente vc nao vai ser trocado por alguem mais novo, eh exatamente o motivo que vc criou esse topico...

Muita gente nao aguenta a pressao e larga a carreira depois de um tempo (10 anos em media baseado nas pessoas que conheci que trabalhavam comigo)

Entao a nao ser que a IA nos substitua, mesmo com muita gente entrando no mercado (virou moda ser engenheiro de software agora), vai sempre ter muita gente saindo pq nao aguenta pressao e os prazos, ou pq fez um curso, aprendeu a programar, arrumou um trampo e quando viu como funciona o mercado decidiu mudar de rumo
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Um dos motivos que provavelmente vc nao vai ser trocado por alguem mais novo, eh exatamente o motivo que vc criou esse topico...

Muita gente nao aguenta a pressao e larga a carreira depois de um tempo (10 anos em media baseado nas pessoas que conheci que trabalhavam comigo)

Entao a nao ser que a IA nos substitua, mesmo com muita gente entrando no mercado (virou moda ser engenheiro de software agora), vai sempre ter muita gente saindo pq nao aguenta pressao e os prazos, ou pq fez um curso, aprendeu a programar, arrumou um trampo e quando viu como funciona o mercado decidiu mudar de rumo
E tem o lance de programar também, leva tempo pra aprimorar. Acredito que não é vantajoso, uma empresa séria, trocar um programador experiente pra um novato. A IA acredito que vai demorar pra começar a programar como um ser humano comum.
Nao é só conhecimento que importa tambem, nao sei como sao todos os cargos, os nomes e que caminhos da pra seguir na area, mas deve ter cargos em que voce nao tem que ficar só escrevendo codigo e resolvendo bugs, e tera pessoas que fazem isso no seu time para vc.

Sobre idade, voce vai ter mais experiencia na area, que conta bastante, vai ter mais maturidade do que alguem de 20 anos que acabou de se formar ou ta quase, e provavelmente nao vai saber trabalhar em equipe ou ter tanta disciplina entre outras coisas.

Acho que só teria que ter medo em ser trocado por alguem mais novo em cargos bem de entrada mesmo, coisa que nao vai ser o caso. Se por acaso te manderem embora por causa de idade vc pega outro emprego, pronto lol.

E com 10-20 anos de experiencia nao vai ser problema nenhum em conseguir trabalho remoto, nao acho que va faltar oportunidade seja aqui ou la fora pra quem tem conhecimento especializado com bastante bagagem e que seja bom no que faz.

E pegue leve nisso ai de ficar virando a noite programando, procure o quanto antes um equilibrio, se nao vai dar burnout e vai largar tudo, pense a longo prazo e tenha um equilibrio desde cedo na sua vida profissional e pessoal.
Vou tentar me especializar. Ano que vem vou começar algum curso de inglês, praticar também, e continuar investindo nas linguagens promissoras . As coisas, na TI, começou a melhorar agora pra mim. Estou aderindo uma nova rotina, estou evitando dormir muito tarde. Qualidade de vida == Bons códigos.
Não desiste não. Mude a visão sobre a área, não veja só como fardo.
Se eu pudesse voltar no tempo, investiria em emprego braçal. Eletrecista. Daria pra ir embora do Brasil ou ficar aqui mesmo. Conheço alguns que ganham muito bem, mas precisa ter bastante conhecimento teórico e prático.
T.I. já vejo com bons olhos. Comecei a ser valorizado, a agência levantou muito meu astral. Quando eu trabalhava no Workana, minha autoestima era uma lastima.
Eletricista é um bom job dependendo da região. Se você tiver tempo, até vale à pena tentar. Nunca é tarde.
Todo mundo tem prazo de validade. Eu considero que tudo na vida tem um ciclo.

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk
Infelizmente. Espero fazer uma poupança até lá, e me aposentar.
Ser trocado por gente mais nova é problema em qualquer emprego. Não tem para onde correr. Programador pelo menos, como sempre tem falta, não tem jovens para substituir.
Estou melhorando minha forma de programar, estudando e me dedicando muito nos meus códigos. Acredito, que um bom serviço conte ao contratar um programador. Eu, até ano passado, errei e fiz muita gambiarra. Agora tô 1 ano mais maduro, aprendi muita coisa nos últimos meses. Jovem erra pra caramba :klol.



Obrigado à todos que responderam. :)
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.558
Reações
91.764
Pontos
1.254
tenor.gif
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Estou com 40 e desde 1998 nesta área.

Chega um momento que você vai ter tanta experiência que não vai mais codificar, mas vai dizer o que os outros devem codificar.

Assim com sua experiência tu consegue comandar uns 5 programadores e eles trabalharem para ti.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Ser trocado por gente mais nova é problema em qualquer emprego. Não tem para onde correr. Programador pelo menos, como sempre tem falta, não tem jovens para substituir.
sempre tem em falta? Onde eu posso ver o que está em falta de acordo com uma determinada área ou linguagem?
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Acredito que a pressão vai ser sempre grande e o estudo vai ser infinito. Não é um lago, é um oceano.
Arrisco até dizer que uma pessoa normal não aguentaria passar por situações que nós vivemos.
Pois é. Não é todo mundo que aguentaria a pressão, mas é gratificante o sentimento de criar um bug, é uma vida! É chato, mas vc ver algo que você fez rodando, é maravilhoso!
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.082
Pontos
2.179
sempre tem em falta? Onde eu posso ver o que está em falta de acordo com uma determinada área ou linguagem?

Eu vejo por networking mesmo. Aqui em Blumenau sempre estão precisando de programador. As vezes nem tem vaga formal aberta, mas conversando com as pessoas você descobre que tem falta de mão de obra.
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.885
Reações
7.183
Pontos
814
Eu vejo por networking mesmo. Aqui em Blumenau sempre estão precisando de programador. As vezes nem tem vaga formal aberta, mas conversando com as pessoas você descobre que tem falta de mão de obra.
hmm. Eu estou usando bastante python no meu doutorado, e por isso queria ver como posso aproveitar algo do que estou usando fora da universidade. Mas acho foda sondar "o mercado" somente por mecanismo de busca.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.082
Pontos
2.179
hmm. Eu estou usando bastante python no meu doutorado, e por isso queria ver como posso aproveitar algo do que estou usando fora da universidade. Mas acho foda sondar "o mercado" somente por mecanismo de busca.

É importante analisar a região. Aqui por exemplo, empregos para python são quase inexistentes, por mais que a linguagem tenha bombado. E curiosamente ainda tem bastante Delphi e até Cobol.

Isso vai até de contra prova ao que o OP falou. As coisas não estão sempre mudando em todo lugar.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Tenho 22 anos, não estou rendendo como antes, não aguento mais virar a noite programando e nem ficar dormindo com pensamentos de bugs futuros ou algo do tipo.

Ainda tenho paciência em aprender novas ferramentas, mas cogito que não terei essa mesma facilidade quando idoso.

Sei que ainda sou um pouco jovem, mas fico receoso da minha vida quando eu tiver 40, 50 anos. Será que vou aguentar a pressão? Será que irão me trocar por um recém formado de 20 anos?

Vocês acham que nós, programadores, temos um prazo de validade?
Quais carreiras devemos seguir ao chegar numa determinado período?
Só compensa se você gosta de programar. Se não gosta não vale a pena.
Prazo de validade não tem. Mas com a experiência geralmente você passa a elaborar a arquitetura e deixa os meninos escrevendo o código.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
:klolwtf


Quanta droga tu usou pra ter o pico físico e mental antes disso?


No mais, vire analista... Como todo programador ruim faz.
HUEHUAEHUEHUA
Rapaz, desânimo. A faculdade anda sugando a minha alma. :ktriste2 E tem esse lance das aulas EAD devido a pandemia... Mas já estou tentando dormir mais cedo e acordar mais cedo, o sono da noite é melhor.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Aí que tá. Eles não passam do básico. Tem que ficar ajudando com erro até de coisas básicas como array. Isso trabalhamos com PHP que é uma linguagem tranquila. Imagino esse povo trampando com C/C++.
Sei que não tô 100% ainda, mas falo direto pro meu irmão: é bom começar a adotar boas práticas agora com 20~25 anos do que quanto estiver com 30 anos. A hora de errar é quando ainda é novo, depois de velho fica feio. Ainda bem que estou mais aberto a buscar melhores soluções de códigos, antes eu era cabeça dura.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.082
Pontos
2.179
Sei que não tô 100% ainda, mas falo direto pro meu irmão: é bom começar a adotar boas práticas agora com 20~25 anos do que quanto estiver com 30 anos. A hora de errar é quando ainda é novo, depois de velho fica feio. Ainda bem que estou mais aberto a buscar melhores soluções de códigos, antes eu era cabeça dura.

Agora mesmo, peguei um código que o cara concatenou um array com um booleano usando o operador de string. Tipo, não faz nem sentido. Não sei nem como arrumar o warning do PHP porque a m**** não faz sentido. É triste :kkk
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Agora mesmo, peguei um código que o cara concatenou um array com um booleano usando o operador de string. Tipo, não faz nem sentido. Não sei nem como arrumar o warning do PHP porque a m**** não faz sentido. É triste :kkk
kkkkkkkkk. Esse aí fez na pressa ou sem foco.
Antes de começar o projeto atual, tirei umas semanas para relaxar e pra aprimorar, pra não fazer m****. Tudo que eu faço, a partir deste ano, eu faço um pré-pensamento, tudo com calma.

As vzs falta um bug grande pra o cara se tocar e melhorar o código.
 
Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.905
Reações
95.082
Pontos
2.179
kkkkkkkkk. Esse aí fez na pressa ou sem foco.
Antes de começar o projeto atual, tirei umas semanas para relaxar e pra aprimorar, pra não fazer m****. Tudo que eu faço, eu faço um pré-pensamento, tudo com calma.

As vzs falta um bug grande pra o cara se tocar e melhorar o código.

Por isso que defendo linguagem de tipagem estática. O maluco teria que pelo menos ter feito o compilador parar de reclamar. Assim não. Tá esse código em produção e ninguém consegue finalizar pedido no site.
 
Topo Fundo