O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
751
Reações
1.074
Pontos
333
Mas tem migrar mesmo do X11, até os desenvolvedores dele já o consideram abandonware. Nvidia que era a mais conservadora, também já está migrando.
Considerando que no Wayland tem o XWayland para compatibilizar os aplicativos feitos pro Xorg, só não migra quem não quer mesmo.

Na verdade, eu acho que a System76 está meio que querendo tomar o GTK para si e fizeram a cabeça de alguns desenvolvedores, como o do Solus. No r/linux, até comentaram se não seriam mais fácil só criar sua própria biblioteca no lugar da libadwaita (o que causou todo o alvoroço), mas o desenvolvedor se enrolou e não respondeu o cara direito. A maioria dos comentários era sobre o fato de que o esforço de manter uma DE seria muito maior que alguns ajustes no GTK. Eles disseram que dão conta.

hqdefault.jpg



Unity 2.0

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Conheci um programa sensacional pra quem gosta de distro hopping ou precisa ficar instalando sistemas operacionais regularmente.

Se chama Ventoy.

Ele cria duas partições na USB: uma é instalada o programa e é a partição boot. A outra para jogar as isos dos SOs.

Ele dá boot em uma tela de seleção onde você escolhe a ISO que quer rodar, a vantagem é que você pode colocar vários sistemas operacionais no mesmo pendrive. E o bom é que não precisa formatar o pendrive toda vez que for instalar um novo sistema, só jogar a ISO nele.

Funciona com quase todas as distros Linux, BSD e até Windows.


Aqui no mesmo pendrive de 16GB eu joguei ISO de Arch, Windows 10, Clonezilla e Ubuntu. É ótimo pra jogar na gaveta e utilizar quando precisar socorrer um PC.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.714
Reações
27.066
Pontos
1.053
Conheci um programa sensacional pra quem gosta de distro hopping ou precisa ficar instalando sistemas operacionais regularmente.

Se chama Ventoy.

Ele cria duas partições na USB: uma é instalada o programa e é a partição boot. A outra para jogar as isos dos SOs.

Ele dá boot em uma tela de seleção onde você escolhe a ISO que quer rodar, a vantagem é que você pode colocar vários sistemas operacionais no mesmo pendrive. E o bom é que não precisa formatar o pendrive toda vez que for instalar um novo sistema, só jogar a ISO nele.

Funciona com quase todas as distros Linux, BSD e até Windows.


Aqui no mesmo pendrive de 16GB eu joguei ISO de Arch, Windows 10, Clonezilla e Ubuntu. É ótimo pra jogar na gaveta e utilizar quando precisar socorrer um PC.
Eu uso aqui.

Atualmente nele tem Zorin Os, Mint, Elementary e o Linux Lite.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Na verdade, eu acho que a System76 está meio que querendo tomar o GTK para si e fizeram a cabeça de alguns desenvolvedores, como o do Solus. No r/linux, até comentaram se não seriam mais fácil só criar sua própria biblioteca no lugar da libadwaita (o que causou todo o alvoroço), mas o desenvolvedor se enrolou e não respondeu o cara direito. A maioria dos comentários era sobre o fato de que o esforço de manter uma DE seria muito maior que alguns ajustes no GTK. Eles disseram que dão conta.

Tenho minhas dúvidas, não são poucos os relatos envolvendo decisões monocráticas dos devs do GTK/GNOME e nem poucos são os relatos sobre estes mesmos devs agirem como deuses da UI, UX, acreditando saber exatamente pra onde vai a tendência do design.
Maior parte das reclamações é sobre cortes a possibilidades de customização e a forçada de barra desses devs para imporem seu entendimento sobre como deve funcionar um desktop.
Acho as reclamações válidas, agora se o os outros devs vão ter força pra sustentar toolkits menores como EFL, só o tempo dirá
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Também achava isso, mas vendo mais de perto, eu acho que a time do Gnome estava certo na maioria das vezes.

Não dá para aceitar qualquer demanda vinda do usuário, se não vira o carro do homer.



E eles sempre foram enfáticos em não jogar tudo para as costas dos desenvolvedores, pois ele tem outras atribuições. Sempre foram receptivos com implementações bem feitas e é aí o que eu acho que rola as divergências.
Nesse caso mesmo da System76, os desenvolvedores do Gnome e até do ElementaryOS, falaram que o que eles fazem é hack, não é um código propriamente bem feito. O Gnome evita isso a todo custo e por isso é um sistema bem mais estável, com menos bugs e mais coerente.

Só quem vejo reclamando são desenvolvedores pequenos, muitos deles agindo de forma totalmente emocionada e nada profissional. Eu mesmo achei a atitude da System76 muito infantil.

Se eu não estou vendo Canonical, Suse, Red Hat e outros grandes peixes reclamando desses “problemas”, então eu ignoro, porque não vale a pena. Como um desenvolvedor do Gnome falou, muitas vezes os que reclamam não interagem para discutir o problema ou oferecem soluções gambiarrentas como patches.


Não vejo dessa forma. O GNOME força a implementação do seu entendimento de usabilidade sem considerar que, por muitas vezes, o próprio Linux se trata de opções.
Como avaliar se o GNOME está "certo" ao impor o CSD dentro do GTK? Ou até em coisas mais simples como mover a barra de ambientes virtuais da horizontal para a vertical e vice e versa?
Os hacks ou código sujo existem exatamente porque os devs da GNOME não dão opções. Como contribuir com um código limpo se a plataforma é profundamente restrita, os devs são totalmente indispostos com quem tá fora da panela e qualquer mínima iteração ou nova versão do GNOME vai, certamente, quebrar sua proposta de funcionamento?
Eles podem fazer o GNOME do jeito moderno prafrentex que quiserem, mas eles estão contaminando o GTK com a visão deles para o GNOME.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
isso só gera mais bifurcação e nunca teremos uma "padronização"
sei que linux se trata de liberdade de fazer o que quiser com o soft
mas com o passar do tempo se ver mais bagunça do que soluções
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
É só ver o quanto quebra as extensões de uma versão para outra

A última vez que usei o Gnome teve extensão que quebrou da versão 40.0 para versão 40.2, teóricamente nem deveria ser uma grande mudança mas foi suficiente para parar de funcionar algumas

Se continuar assim muita gente vai parar de usar GTK e ele vai virar uma ferramenta exclusiva Gnome

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
É só ver o quanto quebra as extensões de uma versão para outra

A última vez que usei o Gnome teve extensão que quebrou da versão 40.0 para versão 40.2, teóricamente nem deveria ser uma grande mudança mas foi suficiente para parar de funcionar algumas

Se continuar assim muita gente vai parar de usar GTK e ele vai virar uma ferramenta exclusiva Gnome

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
Sinto que é esse o desejo dos devs do GNOME
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Mas já tem uns 2 anos que extensão só quebra se quiser. O pessoal criou um ambiente de testes, o GnomeOS, justamente pra todo mundo que desenvolve, seja apps, seja extensões, etc poder testar antes da nova versão sair e fica disponível tipo, uns 2 meses antes.

Linux no geral é assim tbm, o kernel vai evoluindo e todo mundo tem que ir acompanhando. Até no Plasma, nesse teste recente no 5.22, alguns widgets não funcionavam justamente porque não tinham sido atualizados para a nova versão (estava usando Arch).

Aos poucos eu vejo que o pessoal do Gnome está incorporando muitas destas extensões dentro do sistema, nessa nova versão 41 mesmo, vi que pelo menos umas 4 vão deixar de existir por não serem mais necessárias.

E não acho que as pessoas vão parar de usar o GTK, ele é muito grande e é o toolkit mais amplo que tem, pois aceita diversas linguagens. E o movimento do Gnome tem sido justamente separar o GTK do Gnome, para que as coisas sejam mais modulares.
Desculpa mas eu discordo quanto ao plasma, acompanho o desenvolvimento a muito tempo e nunca vi um widget quebrar

Tem uns dois que uso que foram feitos para o plasma 5.18 e hoje já estamos no 5.22 e está funcionando normal, fora os outros que não sei para qual versão foram feitos




Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Firefox virá em Snap no Ubuntu 21.10



O Ubuntu planeja tornar o Firefox Snap a versão padrão para novas instalações do Ubuntu 21.10 .

Uma exceção de congelamento de recurso (FFE) apresentada por Olivier Tilloy da Canonical irá substituir o .deb pacote do Firefox no Ubuntu ‘seed’ com a versão Snap. Ele escreve: “De acordo com o acordo de distribuição da Canonical com a Mozilla, estamos tornando o snap a instalação padrão do firefox em ISOs de desktop a partir do Ubuntu 21.10.”

O Firefox é atualmente distribuído por meio dos repositórios do Ubuntu como um pacote deb. Se este pedido de congelamento de recurso for concedido, os usuários que instalarem o Ubuntu 21.10 no próximo mês encontrarão a versão oficial do Snap do alardeado navegador da web em seu lugar.

Porque? A Mozilla aparentemente pediu por isso:

“Este é o resultado da cooperação e colaboração entre as equipes [Ubuntu] Desktop e Snap nos desenvolvedores da Canonical e Mozilla, e é o primeiro passo para uma transição deb-to-snap que ocorrerá durante o ciclo de desenvolvimento 22.04,” explica o líder da equipe Ubuntu desktop, Ken VanDine.

Então, o que a mudança de software significa para os usuários do Ubuntu?

Bem, atualizações mais rápidas (e invisíveis) do navegador, ‘direto’ da Mozilla no dia do lançamento.

Muitas vezes há um atraso de alguns dias entre um novo lançamento do Firefox anunciado (e coberto em blogs como este) e a atualização realmente chegar na ferramenta Software Updater. Isso porque os desenvolvedores da Canonical precisam empacotar, testar, fazer upload e liberar o build .deb., o que demanda tempo e esforço.

Com a Mozilla encarregada de publicar a compilação do Snap, o gargalo pós-lançamento provavelmente será resolvido (e os desenvolvedores do Ubuntu que costumavam fazer o trabalho pesado agora podem trabalhar em outras coisas).

Novas instalações do Ubuntu 21.10 (bem como aquelas que atualizam do Ubuntu 21.04) obterão o pacote Firefox Snap como padrão. Novas versões serão baixadas e instaladas em segundo plano (embora se o aplicativo estiver em execução, você será notificado sobre a atualização, o aplicativo não morrerá apenas durante o uso).

Além disso, Canonical e Mozilla estão trabalhando para garantir que os perfis do Firefox sejam trazidos para a versão Snap automaticamente e resolver alguns outros problemas que afetam a versão Snap diretamente.

A esperança é que, ao fazer todo esse trabalho agora, no 21.10, isso dê a todos tempo suficiente para testar, verificar e garantir que o build do Snap seja executado no mesmo nível da versão regular do repo a tempo para o próximo suporte de longo prazo (LTS ), com lançamento previsto para 2022.

Por enquanto, os sabores do Ubuntu não são afetados por essa mudança, nem distros downstream como o Linux Mint, que contam com a versão repo. O pacote de deb do Firefox permanecerá disponível no repositório até que a transição entre em vigor.

Assumindo que tudo corra bem para o LTS, uma transição formal de deb para snap acontecerá durante esse ciclo.

Não gosta de Snaps ou debs? A Mozilla continuará a fornecer binários Linux independentes de distribuição para download, bem como código-fonte.

O Firefox em Snap não é mais lento?

Firefox deb vs snap

Mesmo navegador, mesmo sistema operacional, pacotes diferentes

Migrar as peças de software mais críticas em uma instalação do Ubuntu para um formato de pacote regularmente criticado como lento e cheio de bugs é uma jogada corajosa.

Então, ei: parabéns por isso.

A maioria de nós está disposta a suportar uma espera de 15 segundos para que um reprodutor de música em Snap abra, mas um aplicativo tão urgente quanto um navegador da web …? Uma pausa tão longa entre clicar no ícone do Firefox e incomodá-lo em abrir provavelmente não agradará aos usuários.

Não é apenas no seu sistema que os Snaps são lentos: eles são lentos para todos - um fato reconhecido por pessoas que trabalham (lharam) na equipe do Snap. Embora se diga que as lentas velocidades de inicialização do Snap estão melhorando agora, muitos ficarão cautelosos, já que a Canonical já disse coisas semelhantes antes.

Portanto, será interessante ver alguns benchmarks e testes para ver como o desempenho se compara.

A mudança também é curiosa quando você lembra que o Ubuntu abandonou os poucos aplicativos Snap que carregava por padrão por causa de seu desempenho (comparativamente) fraco e comportamento peculiar. Os desenvolvedores acharam difícil justificar o envio de uma experiência pior por padrão quando as versões de repositório nativas estavam apenas um apt-get de distância.

É evidente que algo mudou para eles mudaram de opinião.

Finalmente, em uma observação mais trivial, espero que a Mozilla esteja tão atento à página de listagem do Firefox Snap Store quanto ao código. Atualmente, ele usa capturas de tela desatualizadas e uma descrição que se refere ao Firefox ‘Quantum’ - lançado em 2017!

Os devs do Linux Mint não gostaram da Canonical ter colocado o navegador Chromium em snap e eles próprios empacotaram em deb.
Aposto que eles farão o mesmo no Firefox.

 
Ultima Edição:

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Instalei uma VM com ArcoLinux e AwesomeWM para tentar aprender usar e configurar uma WM. Escolhi o Awesome justamente por ele ter um jeito "fácil" de trocar entre tiling e floating. Espero me adaptar bem, e quem sabe instalar ele de vez.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Instalei uma VM com ArcoLinux e AwesomeWM para tentar aprender usar e configurar uma WM. Escolhi o Awesome justamente por ele ter um jeito "fácil" de trocar entre tiling e floating. Espero me adaptar bem, e quem sabe instalar ele de vez.

é bem tranquilo. a parte mais chata é configurar, vc vai perder um tempinho configurando e aprendendo a usar. mas depois que acostuma... vc n larga mais.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Instalei uma VM com ArcoLinux e AwesomeWM para tentar aprender usar e configurar uma WM. Escolhi o Awesome justamente por ele ter um jeito "fácil" de trocar entre tiling e floating. Espero me adaptar bem, e quem sabe instalar ele de vez.
É... o povo anda falando bem do ArcoLinux, bem diferente do que o povo fala sobre o Manjaro.

Segundo relatos, o manjaro só vive quebrando.
 
Ultima Edição:

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.037
Pontos
1.453
Epic Games anuncia suporte completo Easy Anti-Cheat para Linux, incluindo Wine & Proton

Hoje, o Easy Anti-Cheat da Epic Games/Epic Online Services anunciou oficialmente uma expansão completa para Linux, incluindo compilações nativas e Wine + Proton. Isso é ótimo para Linux Gaming e Steam Deck.

Para quem não sabe, a Epic Games possui o Easy Anti-Cheat e, no início deste ano, ele o tornou gratuito para todos os desenvolvedores de jogos para Windows. Hoje, isso foi expandido para oferecer suporte total aos desenvolvedores que fazem jogos nativos do Linux (e também do macOS).

Não apenas isso, este é o grande que estávamos esperando - eles também expandiram o suporte Easy Anti-Cheat oficialmente para as camadas de compatibilidade Wine e Steam Play Proton .



Infelizmente, não é uma coisa automática para Wine e Proton, já que os desenvolvedores precisam ativamente fazer esses "poucos cliques", mas é um grande passo. Na documentação , ele diz como os desenvolvedores precisam "testar e ativar as atualizações do módulo cliente para Linux regularmente, além do Windows". Espero que muitos desenvolvedores façam isso, já que parece muito pouco esforço da parte deles. Considerando quantos dos jogos mais populares usam o Easy Anti-Cheat, este é o começo de algo massivo .

Tem um jogo favorito do Windows que não funciona no Linux atualmente com Proton ou Wine? Parece que é hora de pedir educadamente que liguem.



ai sim hein, agora vou poder jogar meu paladins no linux aeeee
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Vamos aguardar para ver como vai funcionar o EAC e o BattleEye no Linux. Ainda acho que não vai ser um "clique" e pronto, se depender muito da dev/publisher, pode ser que nem assim eles sejam implementados
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
bicho, tenho q aprender shell scripting. vai facilitar em 10000x meu trabalho, fora as configs.

recomendam algum site/canal?
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.996
Reações
8.758
Pontos
353
Existe algum player que organize a biblioteca local de vídeos e músicas que seja bonito?
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
É incrível como o fórum Diolinux Plus só tem babaca.

"ain, não pode falar que dá pra usar o Windows sem ativar, é apologia a pirataria, segunda a lei mimimi".

"ain, não traduz a notícia por inteiro não, respeita o criador original do texto".

Enfim, meses atrás, começaram uma palhaçada de mover posts entre os tópicos, sobre a alegação de que o assunto estava divergindo, quebrando todo o sentido dos posts. E ainda botavam essas mensagens em um tópico que se excluía em 7 dias, jogando no limbo diversos posts bons.

E ainda trancaram vários tópicos interessantes sabe-se lá porque. Aí o povo debandou do fórum, tá largado as traças e mesmo quem ainda participava como eu, sofre censura de um bando de idiota que não sabe o que quer, deixa o fórum só com moderadores, mas sem usuários.

Efim, não usem aquela porcaria.

exatamente o motivo de eu ter quitado daquele fórum. o clima amistoso que havia lá, antes dessa política, era bom demais. pessoal bem gente boa mesmo.

aí transformaram o local num fórum extremamente técnico, matando a interação entre os users. mas bem de boa, quem é oldfag de fórum sabia que essa nova prática só geraria evasão de membros. espero que o dio esteja satisfeito com os resultados.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Nunca gostei do Dio, sempre achei o conteúdo dele meio que... sobre nada... nada interessava. Usei o fórum uma vez e me ajudou bastante, fico triste de ter virado mais um fantasma
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
Nem sabia que ele tinha fórum, faz tempo que eu não sou inscrito do canal dele, na época ele fazia muito review de distro, que pra mim é o conteúdo mais sem graça do mundo linux.

Dei uma olhada agora no conteúdo dele, ele está variando mais, talvez esteja seguindo os assuntos que dão mais audiência.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Pois é, agora me suspenderam e ainda excluíram o post na qual eu reclamava da direção do fórum. :viraolho
me lembrou do finado forumpcs
mudaram o rumo e reclamaram bastante
não ouviram e acabou sendo fechado tempo depois
sobre o linux, tem muita coisa boa e ruim
ás vezes tu pede uma ajuda simples e mandando toneladas de linhas de comando
que muitas vezes dá pra fazer simplesmente por interface gráfica
isso desestimula os novatos a adotarem de vez como plataforma principal
eu usava muito o forum biglinux e linux mint
acabei voltando de vez para o windows por dependência do trabalho
ainda deixo uma partição e fico atualizando a distro :kawaii
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
É incrível como o fórum Diolinux Plus só tem babaca.

"ain, não pode falar que dá pra usar o Windows sem ativar, é apologia a pirataria, segunda a lei mimimi".

"ain, não traduz a notícia por inteiro não, respeita o criador original do texto".

Enfim, meses atrás, começaram uma palhaçada de mover posts entre os tópicos, sobre a alegação de que o assunto estava divergindo, quebrando todo o sentido dos posts. E ainda botavam essas mensagens em um tópico que se excluía em 7 dias, jogando no limbo diversos posts bons.

E ainda trancaram vários tópicos interessantes sabe-se lá porque. Aí o povo debandou do fórum, tá largado as traças e mesmo quem ainda participava como eu, sofre censura de um bando de idiota que não sabe o que quer, deixa o fórum só com moderadores, mas sem usuários.

Efim, não usem aquela porcaria.
Bom saber que o fórum é tão ruim quanto o canal.
De qualquer forma, esse canal é bloqueado aqui.
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Fala pessoal!
Ontem fiz um dual boot no meu notebook, do windows 11 com o pop os.
A princípio, não gostei que o mecanismo de instalação do pop os não tem a opção de instalar ao lado do windows, como existe no linux mint e no ubuntu.
Mas beleza, criei uma partição boot e uma root e foi. O problema, que não tá aparecendo aquela telinha de seleção de os ao ligar o notebook. Alguém sabe como resolver isso pra essa tela aparecer?
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.519
Reações
10.090
Pontos
764
Estou relutantemente pensando em experimentar o linux no meu notebook, lá para o final do ano, não sei que distro, mas será uma com KDE, que é meu ambiente preferido, será que i7 da terceira geração, 16 gb de ram, intel onboard hd 4000 e nvidia 675mx e um hd ssd dá para o gasto?
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
751
Reações
1.074
Pontos
333
Fala pessoal!
Ontem fiz um dual boot no meu notebook, do windows 11 com o pop os.
A princípio, não gostei que o mecanismo de instalação do pop os não tem a opção de instalar ao lado do windows, como existe no linux mint e no ubuntu.
Mas beleza, criei uma partição boot e uma root e foi. O problema, que não tá aparecendo aquela telinha de seleção de os ao ligar o notebook. Alguém sabe como resolver isso pra essa tela aparecer?
Tá aí uma coisa ridícula desse OS que o Diolinux passa pano e nunca cita nos "reviews".

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.511
Pontos
1.069
O PoP_OS usa o systemd para iniciar, diferente de outras distros que usa o grub para fazer dual boot, ou seja, ele é feito para ser o sistema operacional padrão, afinal, é assim que eles colocam nos notebooks que eles fabricam.

Abra o terminal e digite:

sudo apt install grub-efi grub2-common grub-customizer

Depois de instalar, execute:

sudo grub-install

Ele começará a instalação do GRUB e terminará com a mensagem de “A instalação terminou. Nenhum erro foi reportado”, se nada deu errado, obviamente.

Esse próximo comando é importante, então certifique-se que o copiou corretamente.

sudo cp /boot/grub/x86_64-efi/grub.efi /boot/efi/EFI/pop/grubx64.efi

Isso copiará os arquivos do GRUB que foram instalados na pasta padrão para a pasta de Boot do Pop!_OS.

Finalize as configurações com o comando:

sudo grub-customizer

Isso abrirá o aplicativo de configurações do GRUB. Na barra superior, clique na aba “File” ou “Arquivo” e depois em “Manage Enviroment” ou “Alterar Ambiente”. Na penúltima opção,OUTPUT_FILE, cole essa linha:

/boot/efi/EFI/pop/grub.cfg

Selecione a opção “Save this configuration” ou “Salvar essa configuração”. Feche o grub-customizer clicando no “X” e confirme a janela que aparecerá.

Você já pode reiniciar seu computador para verificar se tudo deu certo. Normalmente, ele já iniciará no GRUB, mas se isso não ocorrer, entre no menu de BIOS, na aba Boot, e altere a ordem de Boot para que o “pop” fique em primeiro. Você também pode fazer isso para colocar o Windows ou a Pop normal como primeira opção caso o GRUB dê errado.
Ele pode também montar no fstab a partição boot do Windows na pasta /boot/efi e dar o comando:

Código:
# bootctl update

O systemd-boot vai adicionar o Windows.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.954
Reações
1.939
Pontos
553
Galera instalei no meu notebook o zorin os, porém quando tento instalar a epic games e o origin to tendo problemas com o Lutris/wine. Alguem teria algum tutorial para me passar?
 
Topo Fundo