O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Galera,

Minha máquina do trabalho está com POP OS. Queria saber como eu faço pra colocar ela no domínio da rede corporativa.

O active directory é windows.

Confesso que li a documentação e não entendi muita coisa. Eu não queria simplesmente sair digitando comandos de terminal sem saber se vai funcionar ou eu vou empacar em parte do processo.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Manjadores, por favor, como vejo os arquivos de um HD externo "Windows" no Ubuntu?

Pluguei o HD na usb, e não "aconteceu nada".

Descobri (uau!) esse app "Discos", e o HD externo aparece listado.

Mas como acesso os arquivos?

114184
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Manjadores, por favor, como vejo os arquivos de um HD externo "Windows" no Ubuntu?

Pluguei o HD na usb, e não "aconteceu nada".

Descobri (uau!) esse app "Discos", e o HD externo aparece listado.

Mas como acesso os arquivos?

Visualizar anexo 114184
Veja se esse guia ajuda




Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Verifica se você tem o pacote ntfs 3g instalado.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 


RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Verifica se você tem o pacote ntfs 3g instalado.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Vish.... acho que não tenho não.... Aonde pego isso?

Eu tô pelo celular e não deu pra achar outro artigo com solução gráfica, ou por linha de comando mas em um artigo mais atual.

Vc tá usando ubuntu ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Yes, ele mesmo.

114199
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Vish.... acho que não tenho não.... Aonde pego isso?



Yes, ele mesmo.

Visualizar anexo 114199
Esse pacote que ele citou é responsável por montar o sistema de arquivos NTFS no Linux.

Você pode ir no terminal e digitar sudo dpkg -l que ele lista os pacotes instalados.

Vc pode usar o | grep nome do pacote pra filtrar a exibição dos resultados.

Sudo dpkg -l | grep nome do pacote



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Se vc não tiver vc instala com sudo apt install nome do pacote.



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Esse pacote que ele citou é responsável por montar o sistema de arquivos NTFS no Linux.

Você pode ir no terminal e digitar sudo dpkg -l que ele lista os pacotes instalados.

Vc pode usar o | grep nome do pacote pra filtrar a exibição dos resultados.

Sudo dpkg -l | grep nome do pacote



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Então, achei aqui....

114203
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
O recalbox já vem com kodi instalado, mas tem que navegar pelo menu também.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk

Confirmo o relato do colega e acrescento: além do recalbox, o batocera também já vem com o Kodi (inclusive, mais atualizado, até a data desta postagem). Em ambas as distribuições, caso seja do seu interesse, você pode definir o sistema para dar boot diretamente no Kodi, o que ativa por padrão o protocolo HDMI-CEC e permite navegar pelo media center com o controle remoto da sua TV, zero gambiarra necessária. Posteriormente, caso você queira jogar, é só conectar o gamepad e sair do Kodi.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Vai no Windows e desmarca a inicialização rápida do Windows.

captura-de-tela-2015-11-23-as-142627.png
Eu não tenho o Windows instalado não.
Meu Windows tava zuado. Por isso parti pro Linux.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Esse HD em NTFS não é o que tinha o windows instalado?



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Bom diaaaaa!
Não não.
O Windows estava instalado no SSD.
Eu formatei o SSD e instalei o Ubuntu numa partição de 250GB. Os 750GB livres vou tentar instalar o Windows no futuro.

O que estou tentando fazer é conectar um HD externo que tem fotos, vídeos, Isos no Ubuntu.... Entende?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Bom diaaaaa!
Não não.
O Windows estava instalado no SSD.
Eu formatei o SSD e instalei o Ubuntu numa partição de 250GB. Os 750GB livres vou tentar instalar o Windows no futuro.

O que estou tentando fazer é conectar um HD externo que tem fotos, vídeos, Isos no Ubuntu.... Entende?
Mas ele estava conectado no Windows na última vez? Não chega a ser o caso, mas eu tenho dual boot e alguns HDs no meu computador. No Windows eu tenho essa inicialização rápida ativada. Quando eu desligo o Windows normalmente, eu até consigo montar os outros HDs no Ubuntu, mas eles ficam em modo de leitura. Preciso desligar no Windows segurando shift pra forçar a desligar total.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Mas ele estava conectado no Windows na última vez? Não chega a ser o caso, mas eu tenho dual boot e alguns HDs no meu computador. No Windows eu tenho essa inicialização rápida ativada. Quando eu desligo o Windows normalmente, eu até consigo montar os outros HDs no Ubuntu, mas eles ficam em modo de leitura. Preciso desligar no Windows segurando shift pra forçar a desligar total.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
Nao consigo fazer isso porque nao tem Windows instalado.
Nao tem Windows nesse pc. E nao tem Windows no hd externo.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Porque tem 2 partições nela?

Aparentemente a estrutura dos diretórios está zoada, porque a partição 1 é estendida. Isso é uma gambiarra que o windows faz quando vc manda unir duas partições.

Você pode instalar o Gparted, um aplicativo de discos mais completo. Ele vai te dar mais informações do porque não estar conseguindo montar o disco.

Você pode tentar ainda duas coisas:

Ir em uma máquina Windows e mandar corrigir o disco (chkdsk /f);
Ou no ubuntu, o comando ntfsfix /dev/sda.


114253


Essa parte livre é justamente para instalar o Windows no futuro.



114255


114256


Aquele comando deu erro....


114258
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Esse outro HD foi direto e reto!

Abriu direto sem nem precisar fazer nada!


:keehk

114263
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Bom, vc printou o seu SSD, o que eu falava de duas partições era seu HD externo:

index.php


Veja que ele tem partição 1, que é uma partição estendida, ou seja, ela está vinculada a outra partição.
E uma partição 5 que está como desconhecida, além de outras 2 partições vazias (espaço livre).

No GParted, se você clicar em Dispositivos, vc pode selecionar o outro disco.

Quanto ao comando, acho que você tem que inserir o comando sudo antes: sudo ntfsfix /dev/sda

Quanto ao outro HD, ele está com a estrutura de partição bonitinha, só tem uma pro disco todo, por isso ele montou sem problemas.

Na tela do terminal ainda diz que o disco pode estar corrompido...

É então.... eu tava perdido porque tenho 5 HDs aqui....

114272

Esse primeiro é do Wii. A formatação dele é exclusiva para o sistema de dados do Wii. Pra acessar ele é somente via o programa de arquivo dele.

O outro é do Switch. Mas acho que está em Exfat. Então teroricamente deveria ter sido lido pelo Ubuntu tambem.

Os dois Seagate de 2 TB são os que entraram direto e estão na formatação "correta".

O HD interno alí ainda não testei.....

Mas é isso! Caso solucionado! Obrigado!

:kpedo
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
É então.... eu tava perdido porque tenho 5 HDs aqui....

Visualizar anexo 114272

Esse primeiro é do Wii. A formatação dele é exclusiva para o sistema de dados do Wii. Pra acessar ele é somente via o programa de arquivo dele.

O outro é do Switch. Mas acho que está em Exfat. Então teroricamente deveria ter sido lido pelo Ubuntu tambem.

Os dois Seagate de 2 TB são os que entraram direto e estão na formatação "correta".

O HD interno alí ainda não testei.....

Mas é isso! Caso solucionado! Obrigado!

:kpedo

Uma dica

Se você usa muitos discos eu sugiro montar um nas e acessar tudo pelo compartilhamento da rede (o samba tem em todos os sistemas operacionais). Você vai ficar independente dos diferentes filesystems. Um PC barato da conta disso.

Eu tenho um sempron só pra isso.


Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Uma dica

Se você usa muitos discos eu sugiro montar um nas e acessar tudo pelo compartilhamento da rede (o samba tem em todos os sistemas operacionais). Você vai ficar independente dos diferentes filesystems. Um PC barato da conta disso.

Eu tenho um sempron só pra isso.


Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Excelente dica!
Obrigado!
 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
Prezados, boa tarde! Primeiro post aqui, aderi de vez ao lado pinguim da força :ksorriso

Testei várias distros, até aquela chinesa Deepin OS, que foi a que mais cagou meu pc aqui :kkk


Gostei do Manjaro, só que como a maioria dos programas que uso aqui no Linux tem mais disponíveis em pacotes .deb, e é um parto pra converter .aur pra .deb, resolvi ir pra distros baseadas no Ubunto mesmo.

Estava usando o Live CD do Mint pra testar, gostei e resolvi instalar... só que deu aquele erro de initramfs, isso que instalei do zero, usando até a instalação automatica... procurei, tentei várias soluções e nada... desisti e finalmente instalei a Mate, que apesar de ser mais simples, é muito boa.

error_linux_mint.jpg



E aproveitando o post do @RoLukeSky, queria tirar duas duvidas:



1) Aqui no Mate consigo de boa acessar e montar os outros dois hds que tenho com arquivos do Windows. Tem alguma maneira de, ao iniciar o desktop, eles montarem automaticamente?


2)instalei o Mint usando partição BTRFS, pois vi que tem muitas vantagens sobre a Ext4, só que não sei se fiz a montagem certa... digo pra uso do Timeshift pra Backup.

Eu montei as particões assim na instalação:

1)FAT 32, primaria
2)Partição raiz, primaria BTRFS
3)Partição Swap, primaria
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Prezados, boa tarde! Primeiro post aqui, aderi de vez ao lado pinguim da força :ksorriso

Testei várias distros, até aquela chinesa Deepin OS, que foi a que mais cagou meu pc aqui :kkk


Gostei do Manjaro, só que como a maioria dos programas que uso aqui no Linux tem mais disponíveis em pacotes .deb, e é um parto pra converter .aur pra .deb, resolvi ir pra distros baseadas no Ubunto mesmo.

Estava usando o Live CD do Mint pra testar, gostei e resolvi instalar... só que deu aquele erro de initramfs, isso que instalei do zero, usando até a instalação automatica... procurei, tentei várias soluções e nada... desisti e finalmente instalei a Mate, que apesar de ser mais simples, é muito boa.

error_linux_mint.jpg



E aproveitando o post do @RoLukeSky, queria tirar duas duvidas:



1) Aqui no Mate consigo de boa acessar e montar os outros dois hds que tenho com arquivos do Windows. Tem alguma maneira de, ao iniciar o desktop, eles montarem automaticamente?


2)instalei o Mint usando partição BTRFS, pois vi que tem muitas vantagens sobre a Ext4, só que não sei se fiz a montagem certa... digo pra uso do Timeshift pra Backup.

Eu montei as particões assim na instalação:

1)FAT 32, primaria
2)Partição raiz, primaria BTRFS
3)Partição Swap, primaria

Eu já tive esse erro com BTRFS...

Parece que algumas distribuições tem problema com o /boot usando BTRFS

Se você criar um partição pequena só para o /boot usando ext4 resolve

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Ieragon79

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.003
Reações
1.524
Pontos
634
Eu já tive esse erro com BTRFS...

Parece que algumas distribuições tem problema com o /boot usando BTRFS

Se você criar um partição pequena só para o /boot usando ext4 resolve

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk


@deraol, no caso só tive problema no Mint, até pensei que fosse por causa da partição BTRFS, mas aí formatei de novo, isso usando o apagar disco, que já monta tudo automaticamente, em Ext4, mas o erro persistiu... agora aqui no MATE tá tranquilaço.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.994
Reações
12.363
Pontos
753
Prezados, boa tarde! Primeiro post aqui, aderi de vez ao lado pinguim da força :ksorriso

Testei várias distros, até aquela chinesa Deepin OS, que foi a que mais cagou meu pc aqui :kkk


Gostei do Manjaro, só que como a maioria dos programas que uso aqui no Linux tem mais disponíveis em pacotes .deb, e é um parto pra converter .aur pra .deb, resolvi ir pra distros baseadas no Ubunto mesmo.

Estava usando o Live CD do Mint pra testar, gostei e resolvi instalar... só que deu aquele erro de initramfs, isso que instalei do zero, usando até a instalação automatica... procurei, tentei várias soluções e nada... desisti e finalmente instalei a Mate, que apesar de ser mais simples, é muito boa.

error_linux_mint.jpg



E aproveitando o post do @RoLukeSky, queria tirar duas duvidas:



1) Aqui no Mate consigo de boa acessar e montar os outros dois hds que tenho com arquivos do Windows. Tem alguma maneira de, ao iniciar o desktop, eles montarem automaticamente?


2)instalei o Mint usando partição BTRFS, pois vi que tem muitas vantagens sobre a Ext4, só que não sei se fiz a montagem certa... digo pra uso do Timeshift pra Backup.

Eu montei as particões assim na instalação:

1)FAT 32, primaria
2)Partição raiz, primaria BTRFS
3)Partição Swap, primaria
Para montar automaticamente basta abrir o programa Discos e ir em Opções de montagem e ativar a montagem automática no disco que você quiser.

Dá pra inclusive nomear os discos na montagem para evitar confusão.

Basta escolher um disco na lista e clicar no botão com as engrenagens. No menu irão aparecer as opções, basta ir em Opções de Montagem e configurar:

LinuxMint_automount_003.png


LinuxMint_automount_004.png


Nas opções de montagem ative o campo Automatic Mount Options

Marque as opções Mount at startup e Show in user interface

No campo Display Name escreva o nome que você quer que apareça quando o HD for montado no Linux

Basicamente é isso.

Se quiser você também pode dar um nome para a pasta onde ele será montado. Isso é opcional, faça somente se quiser simplificar o endereço do HD no sistema:

Em Mount Point, apague o texto depois de /mnt/ e dê o nome que gostaria para a pasta onde ele será montado.

Por exemplo:
Antes
/mnt/157fafad-f3a4-4474-a9c8-1a207ec21159

Depois
/mnt/Dados

Se o endereço de montagem por padrão for diferente de /mnt/ basta fazer o mesmo, apagar o nome comprido e digitar o nome que você gostaria.

Por exemplo:
Antes
/media/157fafad-f3a4-4474-a9c8-1a207ec21159

Depois
/mnt/Dados

Clique em Ok e pronto. Sempre que iniciar o sistema o HD será iniciado automaticamente.
Se tiver mais de um HD não use nomes de pasta repetidos.
Se já definiu o primeiro HD extra como Dados, defina o segundo como Dados 2 ou outro nome para evitar problemas.
 
Ultima Edição:

Genezy!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.433
Reações
39.132
Pontos
803
Desculpem fazer essa pergunta aqui, mas vcs manjam e aqui é mais movimentado. Posso usar meu celular android pra montar uma iso do macos?
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Baixando o Elementary OS pra fazer um teste, última vez que usei fazem quase 5 anos.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.785
Pontos
803
Galera,

Minha máquina do trabalho está com POP OS. Queria saber como eu faço pra colocar ela no domínio da rede corporativa.

O active directory é windows.

Confesso que li a documentação e não entendi muita coisa. Eu não queria simplesmente sair digitando comandos de terminal sem saber se vai funcionar ou eu vou empacar em parte do processo.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

tb procuro um tutorial de como ingressar uma maquina linux em um AD, nesse caso, no linux tb.

Sei criar o active directory no debian ou centos e administrar pelo windows, mas ter todas as maquinas clientes no linux, nada ainda.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
tb procuro um tutorial de como ingressar uma maquina linux em um AD, nesse caso, no linux tb.

Sei criar o active directory no debian ou centos e administrar pelo windows, mas ter todas as maquinas clientes no linux, nada ainda.

Os que eu achei não eram muito práticos e nos comentários tinham muitas pessoas empacadas nos passos. Os vídeos eu ainda não tive como ver.

Bom, pelo menos quebraram meu galho e me deram um ip fixo lá. O foda é que hoje eu fui presencial e minha máquina estava totalmente sem rede. Mas to suspeitando de ser algo no proxy, apesar de que outras contas de rede funcionavam.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Galera,

Troquei o ubuntu pelo xubuntu e não sei como adiciona os outros espaços de trabalho. Me ajudem por favor..

Eu sempre usei a XFCE pura, a do xubuntu tem umas modificações e eu não to achando esse menu de adicionar as áreas de trabalho.

Vlw!
 
D

Deleted member 120622

Valeu brother! Eu cheguei onde tinha que adicionar os outros espaços de trabalho, mas eu só queria que eles aparecessem na minha barra de menu antes dos icones de rede/notificacoes/volume/data. Como é na xfce normal.

Nesse tuto eu não entendi se tem como deixar ali.
Instala aquele XFCE extras, não lembro exatamente o nome do pacote mas tem várias extensões pra barra de tarefas
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.118
Reações
47.790
Pontos
2.009
Nesse caso acho que é só customizar o painel. Apesar das modificações, ainda é o xfce: https://docs.xubuntu.org/1804/user/C/settings-preferences.html

Customizing your panel configuration
If you don't like the default panel configuration, including the positioning or the applets installed by default, follow the steps below to customize the panel configuration:

  • Right-click on the panel
  • From the context menu, select Panel → Panel Preferences
  • In the Display tab, you can control the panel's size and positioning, including:
    • Displaying the panel vertically along either side of the screen
    • Moving the panel to the bottom or the right by unchecking Lock panel, grabbing the handle which appears at either side of the panel and dragging it
    • Extending the panel across multiple monitors
  • In the Appearance tab, you can pick another background for the panel and regulate its transparency
  • In the Items tab, you can add, remove and rearrange panel applets and other items
  • If you add a Launcher in the Items tab you can then edit the Launcher to run any application you have installed

Valeu! Funcionou certinho aqui.

Era só adicionar o item do separador de area de trabalho depois de criá-las.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
Galera alguém poderia me recomendar um linux pra uma pessoa iniciante(minha mulher)pra um pc bem meia boca(core I3 dinossauro primeira geração)3gb de ram e 500 de hd,é pra home office,absolutamente nada demais,acessar a net e gerenciar fotos tiradas pra uma pasta local do pc,seria basicamente isso.
Obrigado.
 
Topo Fundo