O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

D

Deleted member 120622

Coloquei o Fedora Silverblue pela primeira vez aqui, vou passar um tempo com ele, acho que estou virando um distro hopping, nunca uma distro me agrada em tudo, vou acabar em um Macbook pra aliviar esse sofrimento.
Isso é foda mesmo, eu fico alternando de distro de tempos em tempos também, mas já melhorei bastante. Eu deixo o /home num Ssd separado aí não tem muito problema. Sosseguei um pouco agora no debian e elementaryOS, no meu desk e no note. To uns meses sem mexer, mas quando eu ficar entediado e tiver com tempo certamente vou lá formatar eles kkkkk

Knives

Mil pontos, LOL!
Reações
3.271
Pontos
1.369
Coloquei o Fedora Silverblue pela primeira vez aqui, vou passar um tempo com ele, acho que estou virando um distro hopping, nunca uma distro me agrada em tudo, vou acabar em um Macbook pra aliviar esse sofrimento.
Eu vivia trocando de distro até achar o Arch.

Aí fiquei anos nele e me maravilhei com o touchpad dos macbooks. Comprei um Macbook e continuei com o desktop rodando Arch.

Mas quando troquei de desktop peguei um iMac... E depois passei a usar linux só em máquina virtual.

Só que agora, pra mim, ficou $inviável$ manter PC da Apple.

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.868
Pontos
503
Eu vivia trocando de distro até achar o Arch.

Aí fiquei anos nele e me maravilhei com o touchpad dos macbooks. Comprei um Macbook e continuei com o desktop rodando Arch.

Mas quando troquei de desktop peguei um iMac... E depois passei a usar linux só em máquina virtual.

Só que agora, pra mim, ficou $inviável$ manter PC da Apple.

O bom de mac é que não tem muito o que fuçar, meio que você se prende naquilo, eu troco tudo no sistema linux, Kenel modificado, tema, compositor de janela, meu tempo tá indo pro ralo, isso tá me agoniando já que não ganho dinheiro com essa m****, é só hobby.

Ultima Edição:

Knives

Mil pontos, LOL!
Reações
3.271
Pontos
1.369
O bom de mac é que não tem muito o que fuçar, meio que você se prender naquilo, eu troco tudo no sistema linux, Kenel modificado, tema, compositor de janela, meu tempo tá indo pro ralo, isso tá me agoniando já que não ganho dinheiro com essa m****, é só hobby.
O bom do arch é que vc em geral não troca nada. Ele é minimalista e vc vai montando conforme o que quer.

Acho que é a melhor saída pra quem gosta de personalizar.

FireFlower

Bam-bam-bam
Reações
1.604
Pontos
333
O bom de mac é que não tem muito o que fuçar, meio que você se prender naquilo, eu troco tudo no sistema linux, Kenel modificado, tema, compositor de janela, meu tempo tá indo pro ralo, isso tá me agoniando já que não ganho dinheiro com essa m****, é só hobby.

Eu também pensava assim porque minha referência era o iOS, e até me assustei com o quanto o macOS é aberto comparado com os outros sistemas da Apple. Claro que não é um Linux mas não consegue esconder que tem um unix no coração, tem muito o que customizar. E eu achando que ia focar só na produtividade... :klol

O bom do arch é que vc em geral não troca nada. Ele é minimalista e vc vai montando conforme o que quer.

Acho que é a melhor saída pra quem gosta de personalizar.

O Arch é mesmo uma beleza pra quem gosta de ficar pulando de distro em distro e ficar personalizando tudo... dá um trabalhinho no começo mas depois que você monta o básico, dá pra fazer o que quiser com ele e o negócio permanece surpreendentemente estável para um rolling release. Pra mim, pelo menos, é a distribuição definitiva.

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.868
Pontos
503
Eu também pensava assim porque minha referência era o iOS, e até me assustei com o quanto o macOS é aberto comparado com os outros sistemas da Apple. Claro que não é um Linux mas não consegue esconder que tem um unix no coração, tem muito o que customizar. E eu achando que ia focar só na produtividade...

Fiz um Ryzentosh aqui em uma partição com Big Sur, cara é muito estranho, que sistema travado. até para fechar uma janela, ela não mata o processo.

Já estou meio com nojinho de MacOS kkkk.

Mas é bem essa a ideia né, limitar o usuário ao máximo pra ele não cagar o sistema.

FireFlower

Bam-bam-bam
Reações
1.604
Pontos
333
Fiz um Ryzentosh aqui em uma partição com Big Sur, cara é muito estranho, que sistema travado. até para fechar uma janela, ela não mata o processo.

Mas é bem essa a ideia né, limitar o usuário ao máximo pra ele não cagar o sistema.

Essa coisa de não encerrar um programa quando você fecha a janela e ter que sair a partir do menu principal é bem estranha mesmo pra quem não está acostumado, mas ao menos nesse caso tem mais a ver com uma filosofia diferente de trabalho que o sistema vem herdando desde os seus primórdios do que com uma tentativa de limitar o usuário.

E pra quem quiser, dá pra bagunçar bastante com o sistema, desde que aceite o custo de passar por cima das camadas de segurança.

Knives

Mil pontos, LOL!
Reações
3.271
Pontos
1.369

Eu não gostei do Big Sur.

Na verdade desde o Snow Leopard, quando ela tirou o Samba e colocou uma solução própria pra pastas compartilhadas, parece que a Apple vem restringido cada vez mais o sistema.

Ela já removeu o suporte aos apps 32bits (o que tornou um monte de jogo incompatível) e tá guiando o sistema pra sair do X86-64 pra ARM.

O caso de fechar a janela é meio que filosofia. Mas todo aplicativo pode ser encerrado ou pela Dock, ou no menu ou por atalho de teclado.

No geral o OSX é tão travado quanto o Windows... Mesmo que no windows dê pra trocar o gerenciador de janelas, muita pouca gente faz isso.

Na época do XP eu usava o Aston.

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.868
Pontos
503
Eu não gostei do Big Sur.

Na verdade desde o Snow Leopard, quando ela tirou o Samba e colocou uma solução própria pra pastas compartilhadas, parece que a Apple vem restringido cada vez mais o sistema.

Ela já removeu o suporte aos apps 32bits (o que tornou um monte de jogo incompatível) e tá guiando o sistema pra sair do X86-64 pra ARM.

O caso de fechar a janela é meio que filosofia. Mas todo aplicativo pode ser encerrado ou pela Dock, ou no menu ou por atalho de teclado.

No geral o OSX é tão travado quanto o Windows... Mesmo que no windows dê pra trocar o gerenciador de janelas, muita pouca gente faz isso.

Na época do XP eu usava o Aston.

Eu sou mais terminal cêntrico, na verdade meu main desktop é o i3 gaps. Usava isso aqui no Windows para remediar https://workspacer.org/

Crystal

Mil pontos, LOL!
Reações
30.668
Pontos
1.179
Alguém ai programa com Java, Web com frameworks estilo React e Vue?
To com um notebook aqui sofrido e vou precisar usar ele em deslocamento.

i3 3217u + 6gb de RAM e 120 GB SSD.

O Mint XFCE é a distro menos "dor de cabeça" e mais leve que temos por ai?
Digo isso por que já usei o Antix e esses tipos, mas para conectar um segundo display, audios, era tudo um inferno.

joao perreira

Bam-bam-bam
Reações
5.217
Pontos
453

Digo isso por que já usei o Antix e esses tipos, mas para conectar um segundo display, audios, era tudo um inferno.
eu prefiro o mint mate
uso há anos e até abandonei o manjaro
acho a interface do xfce muito difícil de acostumar

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
33.778
Pontos
1.053
eu prefiro o mint mate
uso há anos e até abandonei o manjaro
acho a interface do xfce muito difícil de acostumar
To bem feliz com o Mint Cinnamon.

Iria de Mate, mas não sei porque diabos o duplo clique no touchpad não funciona no meu note com o Mate, só com o Cinnamon e com o XFce.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
33.778
Pontos
1.053

Rodo Mint Cinnamon com um I3 idêntico, 8gb de ram e 240SSD.

Se eu reclamar de algo serei mentiroso (pro meu uso).

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
44.498
Pontos
1.274
galera, tô com um PC aqui, um i5 2500K com 8GB DDR3 e uma rx 560 2GB.

queria colocar linux nele, testar os emuladores (principalmente o yuzu e Ryujinx) e alguns jogos (via wine)

qual distro recomendam? e quais os procedimentos para driver, instalar os emuladores e outras coisas?

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
33.778
Pontos
1.053
galera, tô com um PC aqui, um i5 2500K com 8GB DDR3 e uma rx 560 2GB.

queria colocar linux nele, testar os emuladores (principalmente o yuzu e Ryujinx) e alguns jogos (via wine)

qual distro recomendam? e quais os procedimentos para driver, instalar os emuladores e outras coisas?
Eu sempre recomendo Linux Mint ou Zorin Os como distro de entrada pra quem vem do Windows pelas similaridades na interface e não serem tão dependentes de uso de terminal.

A própria distro tem um gerenciador de drivers que faz o serviço.

Alguns emuladores você encontra na própria "loja" da distro, os que não encontra pode instalar similarmente como fazia no Windows ou ainda por linah de comando nom terminal...

Ultima Edição:

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
44.498
Pontos
1.274
galera, preciso saber como instala programas que vem compactados, como o ryujinx, ele vem no formato tar.gz se não me engano. como ele não tem um executável como o windows, acredito que tenha que instalar via terminal, porém, como faço isso?

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
33.778
Pontos
1.053
galera, preciso saber como instala programas que vem compactados, como o ryujinx, ele vem no formato tar.gz se não me engano. como ele não tem um executável como o windows, acredito que tenha que instalar via terminal, porém, como faço isso?
Qual distro que está usando?

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.065
Pontos
603

Se você baixou os binários do programa, basta descompactar o tar.gz em um pasta, acessar essa pasta e executar o binário, no caso do Ryujinx o nome do binário é Ryujinx. Você possivelmente vai precisar clicar com o botão direito, ir em propriedades e permitir a execução do script. Daí é só clicar no executável. Caso prefira pela linha de comando basta dar 'chmod +x Ryujinx' e depois ./Ryujinx

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
23.286
Pontos
1.109
tar.gz é como se fosse um zip, só descompactar com o botão direito

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
44.498
Pontos
1.274
tar.gz é como se fosse um zip, só descompactar com o botão direito
Eu sei, eu extrai, porém o conteudo dele não tem um executável, então eu imagino que tenha que instalar via terminal e é isso o que eu não sei

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
44.498
Pontos
1.274
Se você baixou os binários do programa, basta descompactar o tar.gz em um pasta, acessar essa pasta e executar o binário, no caso do Ryujinx o nome do binário é Ryujinx. Você possivelmente vai precisar clicar com o botão direito, ir em propriedades e permitir a execução do script. Daí é só clicar no executável. Caso prefira pela linha de comando basta dar 'chmod +x Ryujinx' e depois ./Ryujinx
ah, valeu, é porque quando tento executar, abre como texto!

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.065
Pontos
603
Cara, eu vi aqui, a versão do Linux tem que compilar :klol

Bom, para não ter que ter a trabalheira de fazer isso, instale pelo Lutris.

Abre o programa, procure pelo emulador e instale. Ele vai fazer tudo sozinho.

Uai, não, eles disponibilizam versões compiladas na página de downloads

191281

191282

Crystal

Mil pontos, LOL!
Reações
30.668
Pontos
1.179
Mano, eu malemá sei usar um mterminal hahahah.

Sou user 'comum".
Eu quero usar esse notebook pra quebrar um galho, programar no sofá da sala, assistir umas video aulas na cama.
Tu consegue usar de boas mesmo? Não te trava? Passa raiva?

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Reações
44.498
Pontos
1.274
Bom, coisas do Nautilus, ele não identifica o Ryujinx como executável, se eu entendi bem, é porque o binário foi compilado sem uma flag -PIE.
Enfim, funciona abrindo o terminal e rodando ./Ryujinx.

Aqui executou, mas deu erro por ser uma máquina virtual talvez, não reconheceu o monitor.

Eu ainda acho melhor usar o Lutris, já instala, cria atalho e ainda atualiza se tiver novas versões. :klol
então cara, o lutris não tava deixando instalar, eu clicava em instalar e nada acontecia... instalei o lol nele e rodou de boas!

deraol

Mil pontos, LOL!
Reações
3.302
Pontos
1.024
A diferença é na versão do Wine. Eu não recomendaria Debian para jogos. Recomendo Ubuntu, Mint, Fedora e Manjaro que tem wine mais recente,

O Lutris também quebra um galho.

É totalmente possivel instalar a ultima versão do Wine no Debian, então a maior diferença fica em quem esta utilizando

Topo Fundo