O que há de Novo?
  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Bem Vindo ao Mundo Linux

drm

Veterano
Reações
550
Pontos
119
Alguem sabe como resolver o problema no Steam dos jogos nao rodarem se voce esta usando a steam library em uma particao NTFS? Ja tentei montar o disco de todas maneiras diferentes que eu achei na internet e nenhuma parece funcionar, e eu nao gostaria de formatar a particao em ext4, pois eu ainda tenho meu windows instalado (e gostaria de simplesmente compartilhar a biblioteca).
Ele não identifica mesmo se utilizar o NTFS-3G? Acho que hoje ele é o pacote padrão pra lidar com partições NTFS, mas há um tempo eu tive que instalar manualmente.

zanchin

Bam-bam-bam
Reações
4.450
Pontos
303
Ele não identifica mesmo se utilizar o NTFS-3G? Acho que hoje ele é o pacote padrão pra lidar com partições NTFS, mas há um tempo eu tive que instalar manualmente.
Ele identifica, mas o problema e que ele tenta iniciar o jogo e para logo de cara. Ele inicia e para, do nada. Montei a particao NTFS seguindo os guias da propria valve e mesmo assim n~ao funciona.

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.536
Pontos
524

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Alguém já fez a troca da placa de video da Amd pela Nividia na mesma instalação ? Qual é o processo?

Eu substitui a placa mas o sistema não dá boot. A tela fica congelada com artefato. Até achei que era da vga mas vi uns vídeos no YouTube que era preciso remover o driver amd e iniciar em safe mode (isso no Windows).

Queria saber como funciona no Linux. Espero que minha vga não esteja mesmo bichada.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
Alguém já fez a troca da placa de video da Amd pela Nividia na mesma instalação ? Qual é o processo?

Eu substitui a placa mas o sistema não dá boot. A tela fica congelada com artefato. Até achei que era da vga mas vi uns vídeos no YouTube que era preciso remover o driver amd e iniciar em safe mode (isso no Windows).

Queria saber como funciona no Linux. Espero que minha vga não esteja mesmo bichada.

Mesma coisa, vai ter que remover o driver da AMD primeiro.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Mesma coisa, vai ter que remover o driver da AMD primeiro.
Valeu bro! Mas enfrentei tantos problemas que preferi instalar tudo do zero.

Agora estou com um problema pra customizar o kde.

Toda vez que aplico um tema os ícones dos aplicativos quebram. Também a imagem do usuário parece que não salva.

Qual a melhor forma de instalar os drivers da nvidia ? Instalei pelo ppa mas as vezes a tela apaga e volta. Isso é driver né ?

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
Valeu bro! Mas enfrentei tantos problemas que preferi instalar tudo do zero.

Agora estou com um problema pra customizar o kde.

Toda vez que aplico um tema os ícones dos aplicativos quebram. Também a imagem do usuário parece que não salva.

Qual a melhor forma de instalar os drivers da nvidia ? Instalei pelo ppa mas as vezes a tela apaga e volta. Isso é driver né ?

Ah, vc usa KDE...

Eu não uso KDE justamente porque ele é bugado com Nvidia. Quando testei, as barras de títulos e fontes ficaram minúsculas. As vezes dava algum bug de uma janela ficar congelada em uma parte da tela mesmo movendo ela.

Por padrão, as distros Ubuntu possuem drivers Nvidia embutidos. O PPA serve para pegar os drivers mais recentes.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Ah, vc usa KDE...

Eu não uso KDE justamente porque ele é bugado com Nvidia. Quando testei, as barras de títulos e fontes ficaram minúsculas. As vezes dava algum bug de uma janela ficar congelada em uma parte da tela mesmo movendo ela.

Por padrão, as distros Ubuntu possuem drivers Nvidia embutidos. O PPA serve para pegar os drivers mais recentes.

Valeu bro! Me alertei que estava instalando uma versão mais bleeding Edge. Vamos ver se a do repositório vai de boa.

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Reações
150.301
Pontos
814
Por isso eu uso OpenSUSE porque como o KDE é a DE principal dele, os caras dão aquela garibada marota pra tudo ficar de boas!

Tive problemas do tipo no Fedora e no Kubuntu. No Manjaro eu já não tive, só para constar.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Instalei tudo bonitinho aqui. O Steam deu rolo pra iniciar porque pediu duas libs i386 que não tinham no repositorio oficial (só no bleeding edge que eu tava usando).

No fim das contas instalei dois pacotes de drivers do repo da distro e outros dois pacotes i386 do outro repo. O resto foi de boa.

Onde eu mudo o local da instalação dos jogos ? Ainda não baixei nada.

Mas o upgrade de vga e monitor deixou o visual lindão em tudo aqui. E aquele pisca intermitente parou de ocorrer.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
Instalei tudo bonitinho aqui. O Steam deu rolo pra iniciar porque pediu duas libs i386 que não tinham no repositorio oficial (só no bleeding edge que eu tava usando).

No fim das contas instalei dois pacotes de drivers do repo da distro e outros dois pacotes i386 do outro repo. O resto foi de boa.

Onde eu mudo o local da instalação dos jogos ? Ainda não baixei nada.

Mas o upgrade de vga e monitor deixou o visual lindão em tudo aqui. E aquele pisca intermitente parou de ocorrer.
Steam > Configurações > Downloads > Pastas de Biblioteca.

TanebadoX

Saudosista
VIP
Reações
9.194
Pontos
484

No Windows tem que remover o driver com DDU. Acho que no Linux precisa fazer nada, os drivers da AMD e Intel são abertos e inclusos no kernel, quando colocar a placa da nvidia só vai ter que instalar o driver da Nvidia pq vai rodar com aquele aberto que é um lixo, só presta pra dar vídeo.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Steam > Configurações > Downloads > Pastas de Biblioteca.
Então, quando eu coloco qualquer programa pra usar um caminho neste segundo HD eu tenho problemas de permissão. Eu nunca usei um segundo HD para aplicações depois que o sistema está instalado.

Até pensei em instalar minha home nele mas já tinha coisas nesse HD. Meus arquivos eu consigo colocar de boa, mas as aplicações não tem permissão pra rodar lá.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
Então, quando eu coloco qualquer programa pra usar um caminho neste segundo HD eu tenho problemas de permissão. Eu nunca usei um segundo HD para aplicações depois que o sistema está instalado.

Até pensei em instalar minha home nele mas já tinha coisas nesse HD. Meus arquivos eu consigo colocar de boa, mas as aplicações não tem permissão pra rodar lá.
É um HD formatado em sistema de arquivos linux?

Você tem algumas opções como:

Adicionar o comando exec no disco montado via Fstab, sudo nano /etc/fstab

ou dar o comando chmod 777 -R caminhodapasta na pasta do disco que vc quer executar.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009

ou dar o comando chmod 777 -R caminhodapasta na pasta do disco que vc quer executar.
É sim, em ext4.

Eu fiz isso de dar 777 em tudo. Agora foi.

Vi que ele realmente não monta automaticamente. Me dá uma luz pra ele montar automático aí no fstab por favor.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
É sim, em ext4.

Eu fiz isso de dar 777 em tudo. Agora foi.

Vi que ele realmente não monta automaticamente. Me dá uma luz pra ele montar automático aí no fstab por favor.
Veja se ele aparece nas configurações, hardware, dispositivos removíveis. Lá tem uma opção de auto montar.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009

O Virtualbox aceitou de boa o caminho nessa pasta. Já o quemu não aceitou. Ele dá erro de permissão e a pasta já está 777.

Tem alguma dica ?

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
O Virtualbox aceitou de boa o caminho nessa pasta. Já o quemu não aceitou. Ele dá erro de permissão e a pasta já está 777.

Tem alguma dica ?
Tenta conceder ao grupo libvirt-qemu acesso de gravação no host:

chgrp libvirt-qemu caminhodapasta
chmod -R g+w caminhodapasta

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Tenta conceder ao grupo libvirt-qemu acesso de gravação no host:

chgrp libvirt-qemu caminhodapasta
chmod -R g+w caminhodapasta
Testei aqui mas não deu certo.

Eu queria usar uma pasta nesse HD pra armazenar as isos e as VM do libvirt.

Com o virtualbox foi de boa. A biblioteca do steam também.

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654
Testei aqui mas não deu certo.

Eu queria usar uma pasta nesse HD pra armazenar as isos e as VM do libvirt.

Com o virtualbox foi de boa. A biblioteca do steam também.

Bom, tenta essa:

sudo setfacl -R -m u:libvirt-qemu:rwx /media/cl

Altere as configurações de Mode para Filesystem / host de Passthrough para Mapped.

Isso muda o Access control list do qemu.

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Bom, tenta essa:

Altere as configurações de Mode para Filesystem / host de Passthrough para Mapped.

Onde fica essa configuração de Mode ?

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Bom, tenta essa:

Tá de rosca.. foi não.

Eu vou sair agora e depois vejo com calma isso aí. De qualquer forma já instalei o Virtualbox.

deraol

Bam-bam-bam
Reações
2.357
Pontos
374
Anbox um app que pensei que estava morto, ouvi falar dele a muito tempo e não avançava nada...

Agora descubro que já é possível instalar a play store e rodar aplicativos ARM

Esta bem bugado ainda, mas o desempenho está incrível melhor que qualquer emulador, quando estiver 100% vai ser muito bom para jogar games e usar serviços de streaming

152956

Trendkill

Die Hard
Reações
30.894
Pontos
1.009
Meu Steam tá de rosca com o módulo anti cheat. Simplesmente não roda mais o jogo H-Hour.

Alguém sabe como resolver ?

Bud Spencer Ghost

Bam-bam-bam
Reações
6.585
Pontos
313
Anbox um app que pensei que estava morto, ouvi falar dele a muito tempo e não avançava nada...

Agora descubro que já é possível instalar a play store e rodar aplicativos ARM

Esta bem bugado ainda, mas o desempenho está incrível melhor que qualquer emulador, quando estiver 100% vai ser muito bom para jogar games e usar serviços de streaming

Visualizar anexo 152956
Tenta o Genymotion...

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.984
Pontos
729
Ai galera, to usando o AntiX linux por umas 3 semanas, gostei bastante da performance mas não é um Linux pra qualquer um não.
Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o audio através do HDMI e Bluetooth não pareia com nada.

To pensando em migrar pra outra distro lightweight de verdade, mas agora qual é a duvida.

FeDeBe

Bam-bam-bam
Reações
10.341
Pontos
353
Ai galera, to usando o AntiX linux por umas 3 semanas, gostei bastante da performance mas não é um Linux pra qualquer um não.
Não consegui de jeito nenhum fazer funcionar o audio através do HDMI e Bluetooth não pareia com nada.

To pensando em migrar pra outra distro lightweight de verdade, mas agora qual é a duvida.
Mint xfce nao rola?

nando3d

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Reações
36.528
Pontos
654

Arch ou Gentoo.