O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

WagnerEmanuel

Bam-bam-bam
Mensagens
1.246
Reações
1.074
Pontos
353
Confirmo, o plasma chega a rivalizar com o XFCE atualmente.

desempenho-KDE-Plasma-1.png


https://www.forbes.com/sites/jasone...ght-linux-desktop-crown-in-2020/#67c4420d26d2
Valeu!
Li o artigo e fiquei mais curioso! Vou tentar de novo esse fds... Já vi que tem uma versão do Manjaro KDE mantida pela própria equipe do Manjaro, vamos ver...

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
KDE sempre foi a melhor interface, mas para muitas pessoas é precio ir nas configurações do sistema, pesquisa e desativar a pesquisa de arquivos.

Tenho mais de 500 mil arquivos na home, mesmo com um 4790K da umas lentidões se mantiver o sistema de pesquisa ativo, então muita gente instala o KDE e ele vai perdendo desempenho ao longo dos dias de uso, justamente por causa desse sistema aí que ao abrir o menu e digitar alguma coisa ele já procura também nos arquivos.

Tem um recurso que parece até bobo de tão simples, o filtrar arquivos, que só tem no Dolphin, eu até simpatizo com o gerenciador de arquivos Nemo, já que tem melhor suporte a arquivos em rede, porém, sem a opção de filtrar arquivos a vida fica mt mais difícil. Quem tiver a oportunidade de testar, apertem Ctrl+i, então digitem o que estão procurando dentro da pasta em exibição.

Esse filtrar arquivos me ajuda demais, por exemplo, na pasta /usr/bin quando preciso verificar alguma coisa, a pasta tem mais de 2 mil arquivos, e a filtragem é instantânea, funciona tanto em arquivos locais quanto por ssh, ftp, samba...
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
Sei lá, me prevenir de alguma forma.
Acha desnecessário?
É desnecessário.

Geralmente as vulnerabilidades no sistema são corrigidas antes mesmo dos crackers descobrirem que elas.

Na verdade a maioria dos antivirus para Linux são voltados para remover ameaças para Windows (em servidores de email, por exemplo).

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
É desnecessário.

Geralmente as vulnerabilidades no sistema são corrigidas antes mesmo dos crackers descobrirem que elas.

Na verdade a maioria dos antivirus para Linux são voltados para remover ameaças para Windows (em servidores de email, por exemplo).

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Mas vamos supor que eu esteja navegando no site xxx. Quais as chances de eu ser invadido?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.860
Reações
10.518
Pontos
1.069
Mas vamos supor que eu esteja navegando no site xxx. Quais as chances de eu ser invadido?
Quase nula, não existe nenhum caso de infeção generalizada de sistemas Linux, os malwares ficam obsoletos em questão de horas por conta da velocidade do desenvolvimento do kernel.

Só são necessárias duas coisas para o sistema ficar seguro: estar atualizado e ter cuidado quando utilizar o comando sudo.

Se você recebe muitos arquivos provenientes de computadores Windows talvez valha a pena ter um antivirus como o ClamAV.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Balduíno IV

Veterano
Mensagens
382
Reações
1.070
Pontos
133
Quase nula, não existe nenhum caso de infeção generalizada de sistemas Linux, os malwares ficam obsoletos em questão de horas por conta da velocidade do desenvolvimento do kernel.

Só são necessárias duas coisas para o sistema ficar seguro: estar atualizado e ter cuidado quando utilizar o comando sudo.

Se você recebe muitos arquivos provenientes de computadores Windows talvez valha a pena ter um antivirus como o ClamAV.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk

Já usei ClamAV, vou instalar novamente. Vlw.
Com um Ublock Origin instalado no navegador, você já se livra de 90% de possíveis problemas.
Não conhecia essa extensão. Vou usar. Obrigado.
 
Ultima Edição:

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Alguém já teve problema do GRUB simplesmente CONGELAR quando uma tecla é pressionada?

Tô no 2.04 e tá irritando pra c***lho isso.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Minha última saga foi criptografando os discos do meu notebook

Depois de imaginar perdendo meu note por algum motivo resolvi criptografar tanto o Windows quanto o Linux

No caso do Windows foi bem fácil apesar de achar meio b*sta o fato dele não liberar a outra partição sozinho que resolvi fácil com uma bat no login

Agora com o Ubuntu foi uma m****, muito bugado o instalador, deu muitos erros durante a criação das partições, só consegui instalar usado o instalador em modo texto

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.917
Reações
14.595
Pontos
1.013
Minha última saga foi criptografando os discos do meu notebook

Depois de imaginar perdendo meu note por algum motivo resolvi criptografar tanto o Windows quanto o Linux

No caso do Windows foi bem fácil apesar de achar meio b*sta o fato dele não liberar a outra partição sozinho que resolvi fácil com uma bat no login

Agora com o Ubuntu foi uma m****, muito bugado o instalador, deu muitos erros durante a criação das partições, só consegui instalar usado o instalador em modo texto

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
O instalador do teu Ubuntu tava bugado? Qual era a versão dele?
Só uso Ubuntu LTS. Na verdade dó uso o Mint versão Ubuntu LTS.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
O instalador do teu Ubuntu tava bugado? Qual era a versão dele?
Só uso Ubuntu LTS. Na verdade dó uso o Mint versão Ubuntu LTS.
Ubuntu 19.10

Só dá erro criando partições criptografadas, um desses erros pelo que eu li existe desde a 16.04 LTS

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.785
Reações
14.091
Pontos
703
Esse japonês fala em 50 minutos o que pode ser dito em 10.

Não consigo nem tenho tempo pra ver vídeos dele. O pouco tempo que tenho pra ficar de bobeira acho mais produtivo ver um filme.

A impressão é que ele está lendo os textos que escreve no blog dele. As versões escritas são bem mais tranquilas de digerir porque, aí sim, dá pra ler isso ai tudo em 10 - 15 minutos

Mas mesmo assim, quando não tem versão escrita, eu deixo o vídeo tocando em outra aba e fico escutando ele
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
A impressão é que ele está lendo os textos que escreve no blog dele. As versões escritas são bem mais tranquilas de digerir porque, aí sim, dá pra ler isso ai tudo em 10 - 15 minutos

Mas mesmo assim, quando não tem versão escrita, eu deixo o vídeo tocando em outra aba e fico escutando ele
Já fiz isso, mas nao faz muito sentido pq eu acabo não prestando atenção em nada.

Já eu acho o contrário, os vídeos de 1h dele parece que duram 10 min. Ele consegue prender minha atenção.
Não consigo, ele fala a mesma coisa 2x, 3x só que com frases diferentes. Parece que eel tem medo de ser mal interpretado e fican dando 20 voltas no mesmo tema, depois passa pra frente e voltar a enrolar e passa pra frente... nada justifica um vídeo de 40 minutos, só se for uma palestra ou uma série de TV.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Com essa nova instalação aproveitei para testar o Gnome com Wayland já que o mesmo tem o melhor suporte e é querendo ou não o padrão do mercado...

Mesmo usando um notebook dual GPU e sabendo que o driver Nvidia não se da bem com Wayland estou muito surpreso vendo tudo funcionar, inclusive os games usando o Proton e fiquei tipo, que bruxaria foi essa? :keehk

Fiz novamente o teste com Wine puro e o jogos não funcionam....

Tenho que dar o braço a torcer e ficarei com o Gnome enquanto o KDE não esta pronto para uso diário com Wayland
 
Ultima Edição:

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.917
Reações
14.595
Pontos
1.013
Com essa nova instalação aproveitei para testar o Gnome com Wayland já que o mesmo tem o melhor suporte e é querendo ou não o padrão do mercado...

Mesmo usando um notebook dual GPU e sabendo que o driver Nvidia não se da bem com Wayland estou muito surpreso vendo tudo funcionar, inclusive os games usando o Proton e fiquei tipo, que bruxaria foi essa? :keehk

Fiz novamente o teste com Wine puro e o jogos não funcionam....

Tenho que dar o braço a torcer e ficarei com o Gnome enquanto o KDE não esta pronto para uso diário com Wayland
Já testou XFCE e MATE com Wayland?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Xfce já usei com Xorg, achei muito basicão

Mate nunca usei, algum dia dou um chance

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.486
Reações
42.361
Pontos
1.074
Instalei o Lubuntu no Netbook da minha namorada só pra assistir netflix e tive duas dores de cabeça:
  • não conseguia usar o netflix pelo chromium e nem pelo firefox, tive que instalar o chrome, que por um acaso não instalou pelo pacote .deb, pra variar, tive que usar o terminal.
  • O audio do HDMI parou de reconhecer no Lubuntu, agora tá usando o audio xexelento do netbook. no painel de audio, nem tem a opção HDMI pra escolher.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.732
Reações
27.147
Pontos
1.053
Acabei de entra pra esse mundo com o elementary Os.

E estou gostando muito.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
KDE feito para TVs!!!

Vai ser bem útil aqui





Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

Se rolar vai ser um gamechanger, mas eles tem que dar uma atenção especial pra emuladores também porque eu acho que é isso que divide o mundo de quem compra raspberry pi: Ter uma smart TV e ter jogos Retro.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Se rolar vai ser um gamechanger, mas eles tem que dar uma atenção especial pra emuladores também porque eu acho que é isso que divide o mundo de quem compra raspberry pi: Ter uma smart TV e ter jogos Retro.
No vídeo da ver jogos nativos funcionando

Acredito que seja de boa emuladores


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
No vídeo da ver jogos nativos funcionando

Acredito que seja de boa emuladores


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Sim, mas por exemplo ele abriu o RetroArch e o efeito de fundo estava com lag, que nem aconteceu quando eu tentei instalar no Debian Buster, sem falar que por padrão não vem nenhum Core instalado e nunca consegui fazer nenhum funcionar. Os únicos caras que deixaram tudo ajeitadinho foram os do RetroPie, mas aí não é mais uma plataforma multimídia. Dá até pra instalar Kodi porque é suportado, mas aí tem que navegar com o gamepad até o Kodi pra ter acesso a multimídia, fica uma gambiarra bem nojenta.
 
D

Deleted member 120622

Minha última saga foi criptografando os discos do meu notebook

Depois de imaginar perdendo meu note por algum motivo resolvi criptografar tanto o Windows quanto o Linux

No caso do Windows foi bem fácil apesar de achar meio b*sta o fato dele não liberar a outra partição sozinho que resolvi fácil com uma bat no login

Agora com o Ubuntu foi uma m****, muito bugado o instalador, deu muitos erros durante a criação das partições, só consegui instalar usado o instalador em modo texto

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Eu perdi um monte de arquivo no Fedora por conta disso, o notebook travou misteriosamente numa atualização de Kernel e quebrou o boot, como tava tudo encriptado não consegui recuperar porra nenhuma, tentei todos os métodos... Pior que eu tinha vários snapshots do timeshift etc mas não consegui acessar pq tava numa partição encriptada, fui meio burro, deveria ter salvo num HD externo separado. O fedora novo é muito rápido mas com muitos freezes aleatórios no meu notebook, muito estranho... Não sei se pode ser o kernel mais atual com hardware antigo ou se era aquele xwayland bugando as paradas... Mint e eOS ficam perfeitos, praticamente nunca tenho travamentos ou preciso reiniciar o PC por conta de bugs, tudo redondo. Ansioso pelo Ubuntu LTS mais atual, acho que será minha distro pros próximos anos dependendo de como vier, odeio rolling release ou muito atualizada.

Tomei no rabo mas a sorte que mantenho coisas importantes na nuvem, se não tava fodido.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Sim, mas por exemplo ele abriu o RetroArch e o efeito de fundo estava com lag, que nem aconteceu quando eu tentei instalar no Debian Buster, sem falar que por padrão não vem nenhum Core instalado e nunca consegui fazer nenhum funcionar. Os únicos caras que deixaram tudo ajeitadinho foram os do RetroPie, mas aí não é mais uma plataforma multimídia. Dá até pra instalar Kodi porque é suportado, mas aí tem que navegar com o gamepad até o Kodi pra ter acesso a multimídia, fica uma gambiarra bem nojenta.
O recalbox já vem com kodi instalado, mas tem que navegar pelo menu também.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.259
Reações
11.976
Pontos
503
Alguém usando freeBSD? Minha hyper-V não detecta o mouse, usando xorg e mate por um tutorial que vi, a interface sobe de boas, mas o mouse não é capturado.

Não é Linux, mas seria redundante criar tópico.

Edit: Troquei pela xfce e funcionou.
 
Ultima Edição:

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.127
Reações
47.797
Pontos
2.009
Alguém usando freeBSD? Minha hyper-V não detecta o mouse, usando xorg e mate por um tutorial que vi, a interface sobe de boas, mas o mouse não é capturado.

Não é Linux, mas seria redundante criar tópico.

Edit: Troquei pela xfce e funcionou.

Eu uso FreeBSD. Uso atualmente em dois servidores mas deixei de usar no desktop porque ele não se deu bem com os drivers gráficos no Ryzen. Estou usando Ubuntu e gostando, achei o desktop mais completo em termos de facilidade de software.

Eu usei a mate por muito tempo e é a interface que eu mais gosto. Eu já fiz postagens sobre o FreeBSD nesse tópico.

Qualquer coisa chama aí.
 
Topo Fundo