O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Colégio pede para Alunos se vestirem de "Favelados do Rio de Janeiro"

The Bear

Bam-bam-bam
Mensagens
741
Reações
3.408
Pontos
283
Colégio pede para alunos se vestirem de 'favelados do Rio de Janeiro' e gera polêmica em SC
Pais manifestaram indignação nas redes sociais. Escola particular pediu desculpas e diz que 'houve sério equívoco no bilhete enviado às famílias'.





convite.png

Comunicado sobre roupas de alunos foi encaminhado aos pais em SC




Um convite para a festa de integração de uma escola particular de Itajaí, no Vale, gerou polêmica nas redes sociais. No comunicado enviado aos pais dos alunos, os professores do 4º ano pediam que os alunos se caracterizassem de “favelados do Rio de Janeiro”.

“Ficamos indignados com isso porque sempre lutamos contra o preconceito. Faço um trabalho com a cultura hip-hop há 20 anos e ensinamos dentro de casa a não ter nenhum tipo de preconceito”, disse ao G1 Willian Domingues, pai de um dos alunos do Colégio Fayal. A escola pediu desculpas e falou em "sério equívoco no bilhete enviado às famílias".

O filho explicou a Willian que a turma foi dividida em duas classes sociais para uma festa de integração da escola. “De um lado os favelados do Rio de Janeiro, que iriam de bermuda, chinelo, óculos escuros e boné, e a outra metade, vestida como médicos, advogados e empresários, para representar a outra parte da cidade”, explicou Willian em uma rede social.

A direção da escola informou ao G1 que a festa de integração ocorre anualmente e neste ano o tema é Cidadania Solidária, pois no primeiro semestre questões relacionadas às desigualdades sociais foram trabalhadas com os alunos. O que ocorreu, segundo a escola, foi um equívoco na escolha das palavras.

Em um esclarecimento publicado na internet, a escola pediu desculpas e disse que a intenção não era criar estereótipos e “sim expor movimentos de cidadania”.

“Pois ainda que possamos ter explicações, reconhecemos a inadequação de uma frase descontextualizada. Nosso espírito educacional é sempre na intenção de realizar ações que possam somar com a comunidade. Houve um sério equívoco no bilhete enviado às famílias dos quartos anos e que separado do contexto a que pertencia tornou-se inaceitável”, informa a escola.

A escola informou que a atividade para a festa a ser realizada no próximo sábado (1º) foi “baseada na canção Alagados, do conjunto Paralamas do Sucesso, onde é citado a Favela da Maré, uma das maiores do Rio de Janeiro, onde vivem hoje 130 mil pessoas, em comunidades que se estendem entre a avenida Brasil e a Linha vermelha – duas das mais importantes vias de acesso à cidade. Não viemos criar muros e sim trabalhar e expor estes movimentos de cidadania e inclusão”, diz a nota de esclarecimento da escola.

De acordo com o Willian, a mulher dele, que também manifestou indignação com o convite nem redes sociais, iria se reunir na tarde desta quinta (29) com a diretoria da escola.

“Eu já sofri preconceito, meu pais já sofreram preconceito. Nada mais certo que mostrar que todo mundo, independente de classe, cor, todo mundo é igual”, diz Willian.



Opiniões diferentes

Ainda segundo Willian, no post feito pela mulher, alguns pais disseram que não viram o convite da escola como preconceito.

“O que mais me indigna é que alguns pais acham isso uma coisa mais normal do mundo, apesar de a escola ter assumido o erro, que vão rever, que os responsáveis serão advertidos, muitos pais se viraram contra a minha esposa achando isso a coisa mais normal do mundo, que é questão de interpretação”, coloca. “Gente que acha normal porque nunca sentiu na pele a descriminação. Não é necessário intenção para ser racista ou expressar qualquer tipo de preconceito”, coloca.

Na nota, a escola ainda coloca que não aceita "racismo, xenofobia, homofobia ou qualquer intolerância de classes. Convidamos a todos para acompanharem o nosso trabalho que sempre privilegiou os valores e reafirmar que repudiamos toda e qualquer forma de exclusão. Contamos com a compreensão nesse momento e as providências internas já foram tomadas. Por isso estamos indo além do pedido de desculpas. Assumimos aqui um compromisso público de sermos cada vez mais intolerantes e intransigentes nesse sentido. Enfrentaremos esse momento com humildade e o superaremos , fica o aprendizado”.




Fonte:
http://g1.globo.com/sc/santa-catari...do-rio-de-janeiro-e-gera-polemica-em-sc.ghtml
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.548
Reações
91.635
Pontos
1.503
Foi muito m**** o bilhete mesmo, mas para ownar a escola os pais poderiam enviar os filhos vestidos nos mais variados trajes, já que na favela tem os mais variados perfis de pessoas como em qualquer outro lugar.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
Foi um equívoco. Era pra ser fabelado carioca e saiu do favelado do Rio de Janeiro.

:coolface
 
Ultima Edição:

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Conhecendo a elite carioca é mais provável que os pais tenham ficado putos por não quererem ver seus filhos vestidos como favelados e usaram de "preconceito" só como um migué.
 


javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.640
Reações
13.244
Pontos
1.189
Por causa de um (UM!) casal justiceiro social, uma "polêmica" na "imprensa".

Fica putinho aí, Willian! A realidade, injusta, é essa. Ah, sim. E a ação do colégio era de inclusão social! Seria interessante ver se não há uma palavrinha de ódio sequer, contra a "zelite", no hip hop do Sr William... Só pra garantir que ele não segue o padrão.

Saudades do tempo em que colégios convidavam os alunos inadequados a sair e pronto.

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk
 

SithLord

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.051
Reações
17.317
Pontos
1.024
Eu ouvi isso na radio ontem.

Acho um put* mimimi, uma choradeira sem tamanho.

A que ponto chegamos. Gente morrendo de fome, de frio, mas o importante é reclamar de uma festa temática na escola.

Sent from Korriban, via Imperial Freighter.
 

Doutor Sono

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.552
Reações
38.855
Pontos
574
Aimmmm, a realidade machuca! a cidade pode estar falida, ser um favelão gigante, cheio de pobres e ignorantes, mas zuar não pode porque é preconceito, temos que respeitar como se tudo isso fosse normal.
 

_-Iarcovit-_

Veterano
Mensagens
368
Reações
906
Pontos
108
“Gente que acha normal porque nunca sentiu na pele a descriminação. Não é necessário intenção para ser racista ou expressar qualquer tipo de preconceito”

E não é normal a existência da hierarquia social? Os bons vencem, os fracos perdem? A sociedade por acaso não é um conjunto de grupos sociais aonde todos são diferentes? Enfim, ainda apelam para o racismo, que agora virou palavra de ordem para qualquer dissabor e equivoco.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.669
Reações
30.563
Pontos
1.253
Os mlks vão tudo cyclonado.

Sent from my S7 Edge
 

lucord80

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.382
Reações
2.500
Pontos
694
Aimmmm, a realidade machuca! a cidade pode estar falida, ser um favelão gigante, cheio de pobres e ignorantes, mas zuar não pode porque é preconceito, temos que respeitar como se tudo isso fosse normal.

Mas que m**** de palavras heim...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.225
Pontos
353
Bastava falar pra todo mundo ir com camisa do flamengo.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Bilhete tosco, se para por aí. Tinha que vir com a explicação que deram. De qualquer modo, parece uma ideia ruim e perigosa.

"A escola informou que a atividade para a festa a ser realizada no próximo sábado (1º) foi “baseada na canção Alagados, do conjunto Paralamas do Sucesso, onde é citado a Favela da Maré, uma das maiores do Rio de Janeiro, onde vivem hoje 130 mil pessoas, em comunidades que se estendem entre a avenida Brasil e a Linha vermelha – duas das mais importantes vias de acesso à cidade. Não viemos criar muros e sim trabalhar e expor estes movimentos de cidadania e inclusão”, diz a nota de esclarecimento da escola."
Bastava falar pra todo mundo ir com camisa do flamengo.
Ou sem camisa e "armado" para trollar os idealizadores dessa magnífica "festa".

showuppp.jpg

:coolface
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.285
Reações
172.559
Pontos
2.599
Como se faz um equívoco desses?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.930
Reações
230.318
Pontos
2.529
Que vacilo da escola hein?

Uma coisa é a gente ver uma zoeira estereotipada no facebook tipo esta:

11902297_985879651455710_1115754065930455738_n.jpg



Outra coisa é uma escola agir assim.
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.377
Reações
15.832
Pontos
503
Zueira à parte (postei lá a foto da bermuda da Cyclone), dá pra entender a indignação.

"Favelado" é uma palavra feia. Remete à miséria, ignorância e feiúra, só para ficar por aqui. Um insulto tão célebre quanto chamar um negro de "macaco". O estigma de ser negro e morador da favela é enorme, e não há quase nada que pessoas nessas condições possam dizer que iguale a ofensa. Esse é meu ponto.

Imagine só, você, negro ou pardo, vestido com roupas simples e surradas num Shopping caro, e aí uma dondoca chama você de favelado. O que você pode dizer para igualar ou superar a ofensa contra algo tão "seu" como sua condição social? Você sabe que é um favelado, e tudo que a palavra sugere. Tá você pode chamar a mulher de "put*", mas aquela mulher obviamente não é uma prostituta. Aqui não temos nem um insulto como "cunt", que ofende de morte qualquer mulher em países que falem inlgês. O máximo que poderíamos fazer é partir pra briga, e arrumar mais problemas.

E as pessoas que dizem que isso é vitimismo... não, não é. Há pessoas fortes, que superam coisas assim, e há outras que infelizmente não tem a mesma força. E você não pode exigir que todos tenham essa força. Muito menos insinuar que alguém que se mostra ofendido está aproveitando para se fazer de vítima (embora há quem faça isso). Talvez um dia em que você for insultado de forma que não possa reagir, talvez você entenda.
 

Salaminho

Bam-bam-bam
Mensagens
3.539
Reações
6.245
Pontos
339
Povo tá muito chato hoje em dia, tenho certeza que grande parte desses que estão criticando a atitude da escola, usam o termo favelado e outros até piores pra se referir ao pessoal da favela. Mas dai tem que criticar o colégio pra ganhar pontos com a sociedade né?

Eu estaria lá fardado de cyclone, oakley e quem sabe com o aparelho de dente fake:

funkeiro-2.jpg


deivid-santana-a-esq-18-e-vinicius-andrade-moradores-do-capao-redondo-na-zona-sul-de-sao-paulogostam-de-comprar-roupas-de-grifes-caras-para-usar-nos-rolezinhos-1391128365868_956x500.jpg
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.903
Reações
51.040
Pontos
1.003
É isso aí, vamos alimentar crianças de terceira série com esse tipo de pensamento discriminatório
 
Ultima Edição:
Topo Fundo