O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.888
Reações
28.604
Pontos
1.179
Porra, fazer isso tudo com dual core ULV deve ser muito, muito sofrido.
Tudo contadinho né, quantidades de abas, de jvms que consigo subir, sempre olhando o contador de RAM.
Tristeza, mas uma hora vai ter fim, to só esperando os preços chegarem a algo aceitável.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Tenho o mesmo dia a dia que o seu, e os mesmos problemas.
Ainda mais agravados pois uso um 7200U, 8 gb de ram e uma 1050.

Pesquise bastante quando for fazer a sua escolha, a nível de produção acho que requer algo mais exigente. Algum processador com uma combinação de bastante núcleos e clocks altos, combinado com memória disponível. Eu particurlamente não uso PC além do básico e games tive algumas experiências com meu Ryzen 5 1600 no quesito quando exigido muito do processador de queda de performance, já vi o pessoal por aí usando clocks mais altos dele, talvez isso dê estabilidade mas não sei ao certo talvez o @LucianoBraga manje disso e possa fazer uma recomendação adequada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Pesquise bastante quando for fazer a sua escolha, a nível de produção acho que requer algo mais exigente. Algum processador com uma combinação de bastante núcleos e clocks altos, combinado com memória disponível. Eu particurlamente não uso PC além do básico e games tive algumas experiências com meu Ryzen 5 1600 no quesito quando exigido muito do processador de queda de performance, já vi o pessoal por aí usando clocks mais altos dele, talvez isso dê estabilidade mas não sei ao certo talvez o @LucianoBraga manje disso e possa fazer uma recomendação adequada.

Ah, over sempre ajuda, mas eu também tenho um 1600 e nunca nem fiz aqui. Pro que eu faço, não é necessário.
Se ele quiser um 6/12, o 3600 tá aí, o clock já é alto, o IPC é excelente. Se quiser esperar um pouco mais, Zen 3 tá batendo na porta.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Ah, over sempre ajuda, mas eu também tenho um 1600 e nunca nem fiz aqui. Pro que eu faço, não é necessário.
Se ele quiser um 6/12, o 3600 tá aí, o clock já é alto, o IPC é excelente. Se quiser esperar um pouco mais, Zen 3 tá batendo na porta.

Pra meu uso básico meu 1600 sempre me atendeu, nunca vi necessidade de fazer algo a mais, ele sempre opera a 3,4 GHZ. Mas com o 3600 em diante vc foi mais além nesse quesito comentado. Tenho visto colegas aqui do fórum que trabalham nesse sentido, e algumas outras coisas são relevantes como uso de um cooler melhor pra estabilidade e tudo mais.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599


razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Galera, gostaria de uma opinião de vcs. Hoje eu instalei o segundo pente que faltava pra fazer o dual. Uma coisa interessante é que antes com um pente só estava operando a 3200mhz, agora depois da instalação do segundo notei que são fabricantes diferentes embora eu tenha comprado a mesma marca xpg. Depois da instalação agora estão operando na frequência delas padrão 2666 mas eu acho que as latências aumentaram. O que vcs acham ? Alguma config que eu deva fazer?

Segue fotos..

139204139205139206
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Galera, gostaria de uma opinião de vcs. Hoje eu instalei o segundo pente que faltava pra fazer o dual. Uma coisa interessante é que antes com um pente só estava operando a 3200mhz, agora depois da instalação do segundo notei que são fabricantes diferentes embora eu tenha comprado a mesma marca xpg. Depois da instalação agora estão operando na frequência delas padrão 2666 mas eu acho que as latências aumentaram. O que vcs acham ? Alguma config que eu deva fazer?

Segue fotos..

Visualizar anexo 139204Visualizar anexo 139205Visualizar anexo 139206
É melhor ir na BIOS e setar o overclock manualmente. Pode até usar o Taiphoon e a calculadora de memórias para ter os timmings certinhos e colocar lá. Deve conseguir 3200MHz.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.834
Reações
6.882
Pontos
979

Quem for pegar M2 é interessante pegar um dissipador também, daqueles mais simples já basta,

o meu de 512GB dessa mesma marca pegava até 64° nos testes, com o dissipador chega no máximo aos 43°.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Quem for pegar M2 é interessante pegar um dissipador também, daqueles mais simples já basta,

meu M.2 de 512GB dessa mesma marca pegava até 64° nos testes, com o dissipador chega no máximo aos 43°.
Eu comprei um para o meu Kingston. Meu NVMe não chega a esquentar pra caramba e tal. Mas em um uso mais contínuo certamente chegará próximo ou ultrapassará os 60ºC. Também acho prudente arrumar um dissipador caso a placa mãe não tenha porque custa barato e é eficaz. Pelo que vi por aí em testes, no mínimo abaixa a temperatura em 8 ou 9ºC.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.834
Reações
6.882
Pontos
979
Eu comprei um para o meu Kingston. Meu NVMe não chega a esquentar pra caramba e tal. Mas em um uso mais contínuo certamente chegará próximo ou ultrapassará os 60ºC. Também acho prudente arrumar um dissipador caso a placa mãe não tenha porque custa barato e é eficaz. Pelo que vi por aí em testes, no mínimo abaixa a temperatura em 8 ou 9ºC.
Meu dissipador é o mesmo usado no vídeo abaixo que também obteve uma boa redução nas temperaturas.

 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
É melhor ir na BIOS e setar o overclock manualmente. Pode até usar o Taiphoon e a calculadora de memórias para ter os timmings certinhos e colocar lá. Deve conseguir 3200MHz.
Eu não tô jogando nesse Pc no momento, deixei no quarto da minha mãe, ela só usa pra escritório e no máximo farmville. Acha que vale a pena mexer nele por agora?
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Alguém aí, recentemente, comprou uma A320 da Asrock na loja que explode? Sabem dizer se veio com BIOS atualizada pra rodar um 3400G?

Ninguém daquela porra de site sabe responder isso.

Minha B450 veio com BIOS atualizada pra rodar, creio que dependa da data de fabricação da placa, mas nem sei se ainda estão fabricando A320.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Meu dissipador é o mesmo usado no vídeo abaixo que também obteve uma boa redução nas temperaturas.


Comprei exatamente esse. Na minha X570 tem um dissipador monster para dois NVMe. Estou esperando um KingDian chegar para colocar lá.

Nesta minha B450M que não veio com dissipador comprei esse Jonsbo aí e deve estar chegando nesta semana.

Uma dúvida sobre ele. Esse cara aí coloca as duas thermal pads brancas mais grossas. Eu vi um outro vídeo que o cara teve dificuldades de colocar a branca em baixo e a cinza em cima, mesmo esta sendo mais fina. Disse que além de difícil, como a branca é mais alta na hora de encaixar na placa ficou ruim. A melhor solução foi deixar a cinza em baixo e a branca em cima. Como instalou?

Eu não tô jogando nesse Pc no momento, deixei no quarto da minha mãe, ela só usa pra escritório e no máximo farmville. Acha que vale a pena mexer nele por agora?
Acho que vale sim. Custa nada tirar um tempinho para dar uma moral nele.

Alguém aí, recentemente, comprou uma A320 da Asrock na loja que explode? Sabem dizer se veio com BIOS atualizada pra rodar um 3400G?

Ninguém daquela porra de site sabe responder isso.

Minha B450 veio com BIOS atualizada pra rodar, creio que dependa da data de fabricação da placa, mas nem sei se ainda estão fabricando A320.
Pelas datas de fabricação é provável que venha atualizada sim.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Ah sim, vou ver então se consigo subir um pouco a ram, vc sabe se vai reduzir a latência?
Creio que sim. Deverá ficar próximo daquele 16-18-18-38-56 em 3200MHz.

Mas faça o teste você mesmo. Baixe o Taiphoon Burner para pegar as informações das memórias https://www.filecroco.com/download-thaiphoon-burner/download/

Depois o DRAM Calculator for Ryzen https://www.techpowerup.com/download/ryzen-dram-calculator/

Preencha as informações da calculadora com o auxílio do Taiphoon e ela te dará os timmings certinhos que os chips aguentarão para 3200MHz.
 

maurosapo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.834
Reações
6.882
Pontos
979
Comprei exatamente esse. Na minha X570 tem um dissipador monster para dois NVMe. Estou esperando um KingDian chegar para colocar lá.

Nesta minha B450M que não veio com dissipador comprei esse Jonsbo aí e deve estar chegando nesta semana.

Uma dúvida sobre ele. Esse cara aí coloca as duas thermal pads brancas mais grossas. Eu vi um outro vídeo que o cara teve dificuldades de colocar a branca em baixo e a cinza em cima, mesmo esta sendo mais fina. Disse que além de difícil, como a branca é mais alta na hora de encaixar na placa ficou ruim. A melhor solução foi deixar a cinza em baixo e a branca em cima. Como instalou.

Ja têm um tempo que fiz o procedimento, só lembro que foi um saco e que tive até que tirar o adesivo do SSD pra gaveta fechar.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599

T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.648
Reações
18.327
Pontos
1.084
Alguém aí, recentemente, comprou uma A320 da Asrock na loja que explode? Sabem dizer se veio com BIOS atualizada pra rodar um 3400G?

Ninguém daquela porra de site sabe responder isso.

Minha B450 veio com BIOS atualizada pra rodar, creio que dependa da data de fabricação da placa, mas nem sei se ainda estão fabricando A320.
Eu tenho uma para venda lembro que tinha checado as bios e já estava na bios, 50 alguma coisa, para Ryzen 3000, coloquei o 1600AF sem naturalizar nada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Eu tenho uma para venda lembro que tinha checado as bios e já estava na bios, 50 alguma coisa, para Ryzen 3000, coloquei o 1600AF sem naturalizar nada.

O 1600 AF é um 1600, não precisaria de update de bios de qualquer forma.

O foda de A320 é que tem muitos modelos no mercado, produzidos em anos diferentes, com bios diferentes e suportes diferentes da mesma placa rodando.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Eu tenho uma para venda lembro que tinha checado as bios e já estava na bios, 50 alguma coisa, para Ryzen 3000, coloquei o 1600AF sem naturalizar nada.
O 1600 AF é um 1600, não precisaria de update de bios de qualquer forma.

O foda de A320 é que tem muitos modelos no mercado, produzidos em anos diferentes, com bios diferentes e suportes diferentes da mesma placa rodando.

E ainda não tem informação na loja. Você entra no site da fabricante e lá fala de suporte ao 3400G, mas ai na lista de suporte fala sobre ser a partir de BIOS X.X.

Falei pro cara comprar o 3400G e um Athlon 200GE junto, se a BIOS não vier atualizada pro 3400G, usa o 200GE pra atualizar e depois devolve, já que a loja não faz update de BIOS antes de enviar... (Na verdade não falei pra ele fazer isso, falei que tinha visto alguém comentando sobre isso em algum fórum, eu mesmo não faria).

A placa em questão é a A320M HDV.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
E ainda não tem informação na loja. Você entra no site da fabricante e lá fala de suporte ao 3400G, mas ai na lista de suporte fala sobre ser a partir de BIOS X.X.

Falei pro cara comprar o 3400G e um Athlon 200GE junto, se a BIOS não vier atualizada pro 3400G, usa o 200GE pra atualizar e depois devolve, já que a loja não faz update de BIOS antes de enviar... (Na verdade não falei pra ele fazer isso, falei que tinha visto alguém comentando sobre isso em algum fórum, eu mesmo não faria).

A placa em questão é a A320M HDV.

Não tem porque nem eles devem saber. Digo, deve ter alguma coisa na caixa que indique a versão da bios, mas....eles teriam que olhar caixa por caixa, separar por versão de bios...qual é a chance? A gente já dá sorte se os sacanas entregarem a placa certa, lol
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
que testes eu posso fazer em uma rX460 pra garantir que ela está em perfeito funcionamento?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
que testes eu posso fazer em uma rX460 pra garantir que ela está em perfeito funcionamento?
Baixe o Furmark GPU Stresss Test https://geeks3d.com/furmark/

Estresse a placa e acompanhe a temperatura e a estabilidade. Claro, também jogue durante um tempo prolongado um jogo que exija legal a placa e veja se turo corra bem.

Não esqueça de usar o DDU para desinstalar completamente a placa anterior caso estivesse usando outra e instale os drivers mais recentes.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Vlw mesmo @antonioli.
Consegui o máximo estável a 2866. Acho que é a limitação desse chip SK Hynix, porque em single antes tava de boa em 3200 com o chip samsung.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.938
Reações
16.981
Pontos
1.524
Baixe o Furmark GPU Stresss Test https://geeks3d.com/furmark/

Estresse a placa e acompanhe a temperatura e a estabilidade. Claro, também jogue durante um tempo prolongado um jogo que exija legal a placa e veja se turo corra bem.

Não esqueça de usar o DDU para desinstalar completamente a placa anterior caso estivesse usando outra e instale os drivers mais recentes.
quanto tempo deixo rodando esse teste de stress?
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Tô pensando aqui, acho que vou montar um "Frankstein". Vou comprar umas coisas, colocar num case de um PC velho que tenho aqui e boa.

40c55f4246294d8affd246642656e548.jpg
8af2cf63e42aef6176dc6dfd485702e8.jpg

Vou comprar esse kit aqui: https://www.aliexpress.com/item/1005001414546752.html?spm=2114.12010612.8148356.30.626311d7JF954U

Vou usar a 9400gt do PC pra dar vídeo e o HD do meu notebook atual como armazenamento (HD de 750gb 5400 RPM)

De resto, vou aguardar por boas ofertas e ir substituindo as outras peças.

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Tô pensando aqui, acho que vou montar um "Frankstein". Vou comprar umas coisas, colocar num case de um PC velho que tenho aqui e boa.

40c55f4246294d8affd246642656e548.jpg
8af2cf63e42aef6176dc6dfd485702e8.jpg

Vou comprar esse kit aqui: https://www.aliexpress.com/item/1005001414546752.html?spm=2114.12010612.8148356.30.626311d7JF954U

Vou usar a 9400gt do PC pra dar vídeo e o HD do meu notebook atual como armazenamento (HD de 750gb 5400 RPM)

De resto, vou aguardar por boas ofertas e ir substituindo as outras peças.

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
alternativas:

Kit:
https://www.gkinfostore.com.br/kit-upgrade-ryzen-2200g-asus-prime-b450m-gaming
ou
https://www.gkinfostore.com.br/kit-upgrade-ryzen-5-3400g-gigabyte-b450m-gaming

Memória tu pega duas dessas de 2666 ou 3000mhz:

https://pt.aliexpress.com/item/32922923370.html
ou
https://pt.aliexpress.com/item/33044155956.html
 
Topo Fundo