Só que o termo é tecnico, problematizar é trazer elementos subjetivos como "essencia", que é algo que você simplesmente não pode definir já que varia de pessoa para pessoa (existe INCLSUIVE um tópico no fórum discutindo como Demon Souls NÃO manteve a essência do original, atrelar o termo a isso é pedir por algo que cada um vai usar de uma forma diferente).
Não, se você usa o "master" da obra, ou seja o conteudo original, e realiza melhoria no que está ali, você retrabalhou o remaster, ou seja, fez um remaster. Se você recriou este master, mesmo que seja copia carbono apenas com tecnilogia moderna, você refez o master, daí o remake.
E isso cria uma hierarquia, porque remaster está limitado ao trabalho original e portanto não tem como ter a qualidade visual de um remake, não tem como. Se duvida basta comparar APENAS os gráficos do FF VII remaster com o remake, qual você acha melhor tecnicamente? Não tem nem comparação.
Quando você usa estes termos esta visão de qualidade técnica deve se sobressair imediatamente em sua mente, a qualidade em si nem entra na equação, já que existem uma série de fatores alheios a esta classificação que afetam o resultado final.
Quando eu me referi ao termo problematizar, eu quis dizer no sentindo de menosprezar, afinal é normal darem maior relevância ao termo REMAKE do que ao termo REMASTER pelos motivos obvios. Infelizmente esse termo na maioria das vezes é usado mais para atacar e menosprezar um concorrente do que simplesmente analisar o conceito, que é algo que eu faço, independente do jogo ter saido para plataforma X ou Y, ou se é exclusivo ou não.
Eu sei que trazer um jogo antigo para novas tecnologias implica em refaze-lo (caso do Demons Souls), afinal é preciso posiciona-lo dentro do parametro atual da tecnologia, seja no uso de uma nova engine, de novas faixas musicais, e etc.
O que eu quis dizer é que no meu caso eu não concordo com o termo remake no caso do Demons Souls pq simplesmente não teve praticamente nada de novo acrescentado ao jogo, pois preferiam priorizar a experiência original e pronto. E não, repito, eu não vejo isso como um demérito, tanto que foi um dos meus primeiros jogos do
PS5 e não me arrependo nem um pouco de ter comprado ele, e inclusive compraria de novo se um PS6 saisse ano que vem com outro remake visual do jogo.
É por isso que eu prefiro dar o termo REMASTER DE LUXO para o caso do Demons Souls, Diablo 2, entre outros que preferem conservar o estilo original, adaptando apenas a parte tecnológica.
Na minha opinião o que eu considero como um verdadeiro Remake são jogos que tomam liberdade para inserir novas fórmulas / enredo em relação ao que era apresentado no original, como por exemplo Resident Evil 2 e 3, Final Fantasy 7, etc.
Para mim (coisa pessoal) existem 3 categorias:
Remake, conforme já expliquei o que significa para mim
Remaster de Luxo, conforme já explicado e exemplificado tb.
Remaster, que nada mais é do que acrescentar filtros, melhorar a resolução, correção de bugs, etc. Jogos como FF8 e FF9 me vem a mente aqui para fins de exemplo.