A Sony montou um hardware mais equilibrado. Mas acredito que a Microsoft também sabia o que estava fazendo. As abordagens são um pouco diferentes.
A Microsoft tem como estratégia disponibilizar jogos, experiências similares, em canais distintos. Consoles, PCs e streaming. Os
XBox Series X|S têm especificações de PCs high end (ok, nem tanto). O main storage exigido para PCs, só agora, está passando a SSD SATA. O GDK do XBox é baseado no DirectX, que tem seu legado a ser mantido nos PCs. Não seria prudente aumentar o débito técnico entre as plataformas, para o que a Microsoft se propõe. O que quero dizer é que o main storage dos XBox Series e a Velocity Architecture podem não ser tão eficientes quanto a abordagem no
PS5, mas parecem exceder o suficiente. São bons o suficiente.
Sobre o Series S ser a âncora da geração, também discordo. O salto entre 1080p e 4k é realmente grande. A exigência de poder computacional para escalar entre essas resoluções não é linear. E o principal problema da geração anterior não era GPU (mesmo a GPU limitada do XBox One original), mas as CPUs. E esse gap o Series S não tem. Há boa engenharia ali. É uma máquina bem capaz para 1080p. Contar pixels? Quedas de um ou dois frames, ou mesmo frame pace? Quedas de resolução momentâneas? Apenas olhos treinados percebem. A imensa maioria dos jogadores casuais ou mesmo os que não são hardcore estão se lixando para isso. Jogamos muito no PS2 com 20 FPS e jogamos felizes. Eu toleraria isso atualmente? Não. Mas o suficientemente bom agrada à maioria.
Voltando à questão do main storage, em média 1/3 da RAM na geração passada era ocupada por assets. E estamos falando de máquinas que tinham main storage ridiculamente lento, cheio de redundância de dados. PCs ainda não mudaram para main storage além do HDD como exigência. E sabemos que os jogos, em maioria, serão os mesmos entre consoles e PC. Voltando agora ao raw power da máquina, a Valve, talvez a empresa que mais tenha dados para saber o que é suficiente para uma boa experiência de jogos no PC, acabou de anunciar o Steam Deck com poder geral de 2 Teraflops porque é focada em 720p.
Sinceramente, mesmo que o Series S seja uma âncora, a Sony que dê seu jeito e mostre com os exclusivos do que o
PS5 é capaz. É do jogo. A Microsoft, se for abandonada pelas thirds (não será), tem 27 estúdios para segurar a onda.
Já disse em outro tópico, tenho o XOne X, o Series S e o Series X. Quando saio do Series X e vou jogar no Series S, não sinto que estou perdendo alguma coisa. Quando jogo no XOne X, sinto que a experiência é pior; pelo HDD e pela CPU capenga. Gargalos que o Series S não tem.