Eu comentei exatamente isso em outro tópico, eu penso que essa aquisição pode fortalecer a linha de exclusivo da microsoft apenas com games que estão há anos na geladeira.
Eu particularmente gostaria de rever The Lost Vikings, Blackthorne, Pitfall e Rock n Roll Racing.
Com essas aquisições da Microsoft, a tendencia é cada vez mais o Playstation tomar um caminho semelhante a própria Nintendo, se voltar para sua base e abastece-la com os seus melhores jogos first.
Porém isso é algo que nunca aconteceu, sinceramente não vejo a Sony tendo o mesmo êxito que a Nintendo, pois a base do Playstation, sempre foi acostumada a jogar de tudo, e grande parte dos compradores não compra o console por exclusivos.
Se a Sony quiser bater de frente com a Microsoft, ela perderá feio, pois não tem a mesma capacidade de crescimento em aquisições ($$) e ainda basta a Microsoft querer que ela perde um dos jogos mais jogados na sua plataforma (CoD).
Então daqui pra frente vai ser interessante ver os movimentos da Sony, para ver qual rumo ela vai tomar.
O interessante é que cada vez mais a estratégia da Nintendo adotada desde o Wii e DS parece ser a correta. Desde lá, ela focou em não competir com Sony ou Microsoft, criar seu próprio espaço de mercado e viver dele. No Wii U ela tentou sair fora dessa linha, tentando trazer thirds e falhou, e voltou com essa estratégia de seu próprio nicho com o
Switch, que se mostrou acertada novamente.
Me permita concordar discordando?
Mas antes, vou deixar dois pontos claros:
1. Concordo que a Sony (até por estar na situação que está até agora), tem atitudes completamente anti
consumidor, pelo menos em países como o nosso. Também acho uma m**** os países desenvolvidos terem serviços melhores e a gente fica com a raspa do tacho.
2. Admito sim que a aquisição da Activision abalou as estruturas do mundos dos games em geral, e não afeta só a Sony.
Agora a parte que vou discordar um pouco, é com o fato das pessoas estarem "menosprezando" e também "subestimando" a Sony nesse momento.
Porque digo isso? Por que gostando ou não, sendo fã ou não e mesmo que a pessoa seja Caixista, é impossível não admitir que nos últimos anos, o nome "PlayStation" ainda é sinônimo de video game e criou um legado gigantesco.
A Microsoft por outro lado, está "comprado o legado" de outras empresas, pois foi exatamente o que ela comprou ao trazer a Activision para o portifólio dela. Percebe a diferença? Eu tenho, eu comprei, mas não criei, tenho que trabalhar na identidade daquilo que comprei comigo. Ainda mais se você compra algo que tem a identidade com outra plataforma, a que você concorre.
E a Sony tem muita coisa boa que pode trazer a tona para poder competir de igual. Várias franquias que estão esquecidas (assim como a Nintendo também o faz), só resta saber mesmo quais medidas ela vai tomar. Se vai continuar brigando de igual por igual ou se vai seguir o caminho "Nintendo" de ser como você apontou.
Agora, se formos racionais, o que a Sony pode fazer para equiparar o jogo? Eu entendo que "
SE" (é bom frisar bem esse se), ela descer do salto e trabalhar nesses pontos que vou citar, ela vai continuar dando trabalho, pelo menos até a M$ fazer outra compra gigantesca como essa que fez da Activision:
1 - Trabalhar na retrô e parar de ignorar seu legado. A M$ entende isso a Sony também mas não admite. Tem pessoas que querem revisitar os jogos antigos sem ter que ir atrás de um console velho. E tem pessoas que não querem jogar coisa velha de jeito nenhum. E tem aqueles hipócritas que falam que não fazem questão disso mas quando tem no console dele, ele quer zoar o outro. Então a melhor coisa é ter a retrô. O que mais tem ai é desenvolvedor na Internet que faz um serviço incrível de emulação.
2 - A Sony precisa parar de ignorar os países menos privilegiados e equiparar sua oferta de serviços. O mercado brasileiro mesmo é um que ela deveria valorizar muito mais. A M$ entra justamente nessa brecha da Sony. O PS Now mesmo, era algo que mesmo que não seja exatamente como o gamepass, ainda sim seria um serviço extremamente válido aqui.
3 - A Sony precisa equalizar seu ecossistema. Eu sempre achei isso. Eu sempre achei um erro por exemplo, o PS Vita ser um sistema de outro planeta que apesar de conversar com o PS4, ainda são coisas muito distintas. O PSP mesmo era muito mais próximo do PS3 do que o Vita era com o PS4. E agora o
PS5 também é diferente do PS4 (se conversam, mas é diferente). O XBOX, do One Fat até o Series X e PC, você sente que está na plataforma XBOX. O mesmo não acontece com os consoles da Sony. Está mais que na hora de seus consoles se "conversarem" mais. O povo não é burro. Sabe que o
PS5 é melhor que o PS4. Mas eles não precisam ser diferentes nisso.
4 - Um dos maiores erros foi abandonar o Japão. Agora é a hora de reatar esses laços com sua terra natal e reviver o excelente estúdio Japan. A Nintendo tá arregaçando porquê não esqueceu isso. E a Sony está pagando o preço.
5 - A Sony tem muitos jogos. Jogos de tudo quanto é tipo. E não se vive apenas de Naughty Dog e Santa Mônica e agora a Insonmiac. Tá na hora de reviver as muitas franquias que tem e melhorar no marketing delas. Até o marketing da Sony está defasado. Aquele "State of Play" é uma piada. Pra mim mostra desleixo.
6 - Por fim, trazer um serviço que traga vantagens ao consumidor. Até disse isso já em outro post: O modelo de negócio de consoles de video games está com dias contados. A M$ está muito a frente nisso. A Sony se acomodou e acha que o nome "PlayStation" é que vai continuar garantindo o sucesso. Mas não, uma hora a fonte seca se não tiver recursos.
Então assim: "dá". Basta querer. A compra da Activision ao meu ver foi ótima para o consumidor. Só resta saber se a Sony entende dessa forma ou vai continuar dando murro em ponta de faca.