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Tópico oficial Desafio dos 52 jogos em um ano! {2025}

raffa85

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Switch_DKCRHD_OverviewTRL_Web_ClassIND_H264.jpg
Seguindo nesse início de ano de marmita. Acabei de concluir o modo story de DKC Returns HD (e pretendo concluir tb as fases extras do 3DS, já terminei 2)

Sim, a Nintendo poderia ter sido um pouco mais generosa no preço, já que é praticamente o mesmo jogo do Wii, só que em HD (e alguns extras da versão 3DS), porém avaliando o jogo em si, ele ainda é muito bom.
A minha impressão jogando hoje, é de que continua lindo (melhor agora em HD), divertido e as fases possuem uma criatividade e nível de detalhes, seja em física e animação, que eu não vejo com tanta frequência em jogos 2D. É realmente muito caprichado! E diferente dos demais jogos da Nintendo, ele tem um desafio um pouco mais elevado, o que não é um problema (pelo contrário) se o objetivo for apenas concluir o modo story. Porém, exagera na dose, e chega a ser sádico, se for ir atrás de todas as peças de quebra-cabeça e letras KONG (mesmo com algumas adições Quality of Life dessa versão).Não é pra mim morrer 1000x numa fase. Felizmente são extras, não é algo obrigatório para terminar o jogo, mas é uma pena que poucos serão capazes de concluir 100% do jogo por isso.
A única coisa que eu diria que eu realmente não gosto, são os vilões, os tikis. Nada contra quererem dar uma repaginada na série, substituindo os Kremlings por novos inimigos, mas que tivessem criado algo a altura. Passaram longe! Os Tikis parecem mais uma decoração do cenário que machuca tal como um espinho ou fogo. São apáticos, feios, genéricos... não tem alma! inclusive o último boss repete o design mais clichê de inimigo da Nintendo: o cabeção com duas mãos gigantes!! Que falta faz o humor e presença dos Kremlings...
Tikis a parte, eu recomendo o jogo caso alguém nunca tenha jogado, goste de plataformas 2D ou não se importa de pagar 60 dólares pela versão HD.

+ Visual é artisticamente muito bonito
+ Desafiador sem exageros se for apenas completar modo story
+ Level design divertido e criativo
+ - Trilha sonora se segura pelos remixes de DKC 1, mas os temas originais são fracos
- Conseguir todas as letras KONG e os quebra-cabeças, é desafio nível sádico
- Os vilões são péssimos

NOTA 8

JOGOS FINALIZADOS 2025
 
Ultima Edição:

Uzumaki.Luffy

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[#05]

Dynasty Warriors: Origins (PC, 2025)

Terminado em: 29/01 | Jogado via: Steam | Tempo de Jogo: 72h:23| Nota: 10/10 (Incrível)

Um jogo tão bom e com tantas qualidades que eu tenho até dificuldade de organizar minhas ideias pra expressar o quanto eu gostei dele. O combate passou por uma baita evolução comparado com os outros jogos da série, a campanha e os sistemas de progressão são perfeitos e fazem com que o jogo fique mais e mais divertido a cada hora jogada.

Eu me vi engajado como nunca antes. A cada nova batalha vencida, nova estratégia no campo de batalha, novas táticas pra minha unidade e habilidade pra minhas armas, a cada nova conversa com um dos meus aliados eu me sentia mais e mais imerso e decidido a fazer a diferença nesse confronto. A forma como os vários sistemas dentro e fora do combate se integram e se complementam fazem com que esse jogo se eleve a algo maior que a soma das suas partes, oferecendo uma experiência extremamente viciante e divertida

Hoje em dia o discurso sobre games é pautado em polêmicas, reclamações e um pessimismo geral que tinha até me afetado um pouco, mas ao jogar isso daqui meu otimismo com o futuro dos jogos voltou a todo vapor. Dynasty Warriors Origins entende exatamente o que faz um jogo ser divertido e executa isso com total maestria, é o videogame na sua mais pura essência e fez com que eu me lembrasse do motivo pelo qual eu amo esse hobby em primeiro lugar.

Terminei as 3 campanhas e fiquei com aquele gostinho de quero mais, ainda bem que ele tem vários desafios no pós-game que eu com certeza irei fazer. Agradeço ao @WangTang por ter me vendido uma key do jogo num valor muito mais acessível que o preço de lançamento e me proporcionou ter essa experiência fantástica.

Recomendo demais esse jogo a todos
Sou fã desses jogos musou, pena que esse aí já não saí mais para o ps4.
 

Uzumaki.Luffy

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Quarto jogo zerado esse ano.

3591.jpg



De todos os jogos musou que eu joguei até hoje, esse é um dos melhores.Diferente dos outros jogos desse estilo, esse tem bastante sangue e inimigos despedaçados.

berserkbandhawk_2015613b.jpg


As primeiras fases, tem as cutscenes com as imagens do anime, depois todas são com a engine do jogo.

maxresdefault.jpg



Eu não li o mangá, só assisti o anime, então não posso dizer que o jogo é 100% fiel,mas acho que mesmo as fases de enchimento são divertidas.Essa é a terceira vez que eu zero e a fase que eu mais gosto continua sendo a última, Pishaka Invasion, que tem um grande número de inimigos invadindo a cidade, de duas facções diferentes.

Não lembro das outra vezes, mas desse eu eliminei 2777 inimigos + o boss Ganishka.Ele é um boss bem fácil, mas eu achei divertido.No final do jogo o Guts já tava tão forte, que o inimigos nem causavam mais tanto dano.Vale lembrar que os outros personagens são jogáveis em algumas fases, mas são poucas, a maioria é com o Guts mesmo.



Outro ponto alto do jogo é quando o Guts usa a armadura berserker.Ele fica bem mais rápido, o gameplay fica bem mais intenso.



No geral, é um bom jogo, apesar de ser repetitivo igual outros musou.Pra quem gosta de jogos de ação esmaga botão, eu recomendo muito.
 
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natinh0

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Terminando o mês muito bem:
001.Dark Chambers (1988, Atari 7800) 01/01/2025
002.Haunted Castle Revisited (2024, Nintendo Switch) 01/01/2025
003.Capcom vs. SNK Millennium Fight 2000 (2000, Dreamcast) 02/01/2025 *1cc
004.Ketsui: Kizuna Jigoku Tachi (2003, Arcade) 02/01/2025
005.Dead or Alive 3 (2001, Xbox) 08/01/2025 *1cc
006.Thunder Fox (1990, Arcade) 08/01/2025
007.Ultra Street Fighter II: The Final Challengers (2017, Nintendo Switch) 08/01/2025 *1cc
008.Iridion 3D (2001, Game Boy Advance) 09/01/2025
009.Bakumatsu Rouman: Gekka no Kenshi 1-2 (2006, Playstation 2) 10/01/2025 *1cc
010.Altered Beast (1989, Master System) 10/01/2025
011.Hang On II (1985, SG-1000) 11/01/2025
012.The King of Fighters XII (2009, Playstation 3) 12/01/2025 *1cc
013.GG Aleste 3 (2020, Game Gear) 12/01/2025
014.Fatal Fury Special (1994, Game Gear) 13/01/2025 *1cc
015.Zombie Revenge (1999, Dreamcast) 15/01/2025
016.Night Striker (1989, Arcade) 17/01/2025
017.Mutation Nation (1995, Neo Geo CD) 18/01/2025
018.Far East of Eden: Kabuki Klash (1995, Neo Geo CD) 18/01/2025
019.Blade Chimera (2025, Nintendo Switch) 19/01/2025
020.Golden Axe II (1992, Mega Drive) 19/01/2025
021.Esquadrão 51 contra os Discos Voadores (2023, Nintendo Switch) 22/01/2025
022.UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes (2024, Nintendo Switch) 23/01/2025 *1cc
023.Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (2014, PC) 23/01/2025
024.The Last Blade (1998, Neo Geo CD) 24/01/2025 *1cc
025.Art of Fighting 3: The Path of the Warrior (1996, Neo Geo CD) 26/01/2025 *1cc
026.Ironclad: Tesshou Rusha (1996, Neo Geo CD) 26/01/2025
027.Ghost Blade HD (2019, Nintendo Switch) 30/01/2025
028.Astebreed (2018, Nintendo Switch) 30/01/2025
029.NINJA GAIDEN 2 Black (2025, Xbox Series) 30/01/2025
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Ghost Blade HD eu conheci no Xbox One e apesar de muito simples e sem uma arte bem genérica tem um gameplay bem legal, esse é replay no Switch pois quero deixar catalogado já que minha lista de jogos zerados agora vai ser unificada e não mais anual.
Astebreed é outro shmup mas com gra´ficos poligonais que eu já tinha no Steam e PS4 mas que saiu na eshop Brasileira do Switch essa semana com um preço bem camarada (11 reais), fiquei bem impressionado pois apesar de não ser tão bonito quanto a versão PC roda MUITO bem e é bem agradável aos olhos, bem legal mas com uma história confusa e esquecível.
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Com a grata supresa que foi a revelação do Ninja Gaiden 4 eu já fiquei doido para jogar um dos que tenho aqui e ainda não zerei mas com o shadow drop (ou melhor dizendo Izuna Drop) do remake/remaster Ninja Gaiden 2 Black foi a pedida perfeita para assinar o GamePass e só larguei o game hoje quando os cre´ditos rolaram, foi a primeira vez que experimentei NG2 e é fantástico e refrescante o pacing do jogo se comparado aos jogos atuais, jogão!
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
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Terminando o mês muito bem:
001.Dark Chambers (1988, Atari 7800) 01/01/2025
002.Haunted Castle Revisited (2024, Nintendo Switch) 01/01/2025
003.Capcom vs. SNK Millennium Fight 2000 (2000, Dreamcast) 02/01/2025 *1cc
004.Ketsui: Kizuna Jigoku Tachi (2003, Arcade) 02/01/2025
005.Dead or Alive 3 (2001, Xbox) 08/01/2025 *1cc
006.Thunder Fox (1990, Arcade) 08/01/2025
007.Ultra Street Fighter II: The Final Challengers (2017, Nintendo Switch) 08/01/2025 *1cc
008.Iridion 3D (2001, Game Boy Advance) 09/01/2025
009.Bakumatsu Rouman: Gekka no Kenshi 1-2 (2006, Playstation 2) 10/01/2025 *1cc
010.Altered Beast (1989, Master System) 10/01/2025
011.Hang On II (1985, SG-1000) 11/01/2025
012.The King of Fighters XII (2009, Playstation 3) 12/01/2025 *1cc
013.GG Aleste 3 (2020, Game Gear) 12/01/2025
014.Fatal Fury Special (1994, Game Gear) 13/01/2025 *1cc
015.Zombie Revenge (1999, Dreamcast) 15/01/2025
016.Night Striker (1989, Arcade) 17/01/2025
017.Mutation Nation (1995, Neo Geo CD) 18/01/2025
018.Far East of Eden: Kabuki Klash (1995, Neo Geo CD) 18/01/2025
019.Blade Chimera (2025, Nintendo Switch) 19/01/2025
020.Golden Axe II (1992, Mega Drive) 19/01/2025
021.Esquadrão 51 contra os Discos Voadores (2023, Nintendo Switch) 22/01/2025
022.UNDER NIGHT IN-BIRTH II Sys:Celes (2024, Nintendo Switch) 23/01/2025 *1cc
023.Metal Gear Solid V: Ground Zeroes (2014, PC) 23/01/2025
024.The Last Blade (1998, Neo Geo CD) 24/01/2025 *1cc
025.Art of Fighting 3: The Path of the Warrior (1996, Neo Geo CD) 26/01/2025 *1cc
026.Ironclad: Tesshou Rusha (1996, Neo Geo CD) 26/01/2025
027.Ghost Blade HD (2019, Nintendo Switch) 30/01/2025
028.Astebreed (2018, Nintendo Switch) 30/01/2025
029.NINJA GAIDEN 2 Black (2025, Xbox Series) 30/01/2025
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Ghost Blade HD eu conheci no Xbox One e apesar de muito simples e sem uma arte bem genérica tem um gameplay bem legal, esse é replay no Switch pois quero deixar catalogado já que minha lista de jogos zerados agora vai ser unificada e não mais anual.
Astebreed é outro shmup mas com gra´ficos poligonais que eu já tinha no Steam e PS4 mas que saiu na eshop Brasileira do Switch essa semana com um preço bem camarada (11 reais), fiquei bem impressionado pois apesar de não ser tão bonito quanto a versão PC roda MUITO bem e é bem agradável aos olhos, bem legal mas com uma história confusa e esquecível.
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Com a grata supresa que foi a revelação do Ninja Gaiden 4 eu já fiquei doido para jogar um dos que tenho aqui e ainda não zerei mas com o shadow drop (ou melhor dizendo Izuna Drop) do remake/remaster Ninja Gaiden 2 Black foi a pedida perfeita para assinar o GamePass e só larguei o game hoje quando os cre´ditos rolaram, foi a primeira vez que experimentei NG2 e é fantástico e refrescante o pacing do jogo se comparado aos jogos atuais, jogão!

Um homem,
Uma máquina,
Uma besta enjaulada
 

The Almighty

Bam-bam-bam
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Desafio 52 Jogos - 2025 - LINK

Backlog 2025 - 3/100

08) Path of Exile 2 (Early Access) -11/10 - 26h (200,3h)

Ainda no vicio, que inclusive está deixando meu tempo de jogatina em torno de 30h por semana (20h normalmente). O problema é que isso me atrapalha de zerar o outro objetivo, que é de zerar 52 jogos do Backlog.

Fiz no final das 200h umas mudanças na build, ai acredito que ainda tem bastante lenha para queimar no jogo.

Visualizar anexo 433088
Desafio 52 Jogos - 2025 - LINK

Backlog 2025 - 4/100

09) Shotgun King: The Final Checkmate - 9/10 - 8,7h

Roguelike estilo xadrez, onde você é um rei e deve lutar 10 rodadas até o boss final, com sua shotgun, tentando matar o rei adversário. Um jogo muito divertido, com 6 armas e 15 níveis diferentes.

Me diverti bastante com o jogo, inclusive considerando um jogo interessante para platinar, mas acabei enjoando um pouco por enquanto e pretendo colocar no backlog de rejogar, talvez ano que vem ou esse ano mesmo. No final fiquei sem liberar 2 das armas e só fui até o nível 3.

Esse também fazia parte do backlog de jogos de 2025, e vou considerar ele como finalizado. No fim, resolvi parar mais de jogar ele não pq o jogo tava ruim, mas pq estou sentido falta da vontade de jogar um jogo, igual foi com o Balatro e o POE2. Ai como fiquei com vontade de jogar Final Fantasy 2, e resolvi parar por causa disso. (Outro que estou enrolando kkkkkk)

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Stefunk

Bam-bam-bam
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01 - Xenoblade Chronicles 2 (Nintendo Switch) Nota S
02 - Pokémon Crystal (Game Boy Color)
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Tempo de jogo: 41 horas
Dificuldade: Nuzlocke
Set Mode on
O pokémon inicial deve ser liberado assim que a primeira captura atinja o nível 5.
Só pode capturar o primeiro pokémon de cada área.
O nível do seu pokémon deve ser no máximo o mesmo nível do pokémon mais forte do próximo líder de ginásio.
Se um pokémon for nocauteado, libere-o.
Proibido segurar itens ou utilizá-los durante as batalhas.
Proibido o uso de TMs.
Pokémon utilizados: Raticate, Politoed, Golem, Vileplume, Piloswine e Skarmory.
Nota S
 

RenatoW

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05 - Darkstalkers 3 - Switch - 05/01 - Nota: 9

Jogo excelente e uma grata surpresa, ele junta as qualidades gráficas, quantidade de personagens e diversão no melhor jogo da série e recomendo a todos !

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06 - DLC Booster Pack - Mario Kart 8 - Switch - 07/01 - Nota: 10

O jogo base é nota 10 e essa DLC segue o mesmo padrão de qualidade, para quem jogou todos da série é uma delícia revisitar as pistas com essas novas versões e MK 8 é o jogo de kart definitivo (até sair o 9).

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07 - Wario Ware Gold - Nintendo 3DS - 11/01 - Nota: 8

Esse foi uma grata surpresa e adoro jogos que sabe explorar todas as capacidades de um console.

Basicamente ele é um jogo de mini games bem engraçados e nesse é dividido em controle, touch e movimentos com o console, tudo isso feito de uma maneira excelente e bem acessível.

Se quer um jogo que foge do padrão, é divertido e para jogatinas rápidas fica a indicação !

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ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
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#1: Mad Games Tycoon 2 (PC)
Desenvolvedora(s):
Eggcode
Publicadora(s): Eggcode
Gênero: Simulação | Gestão
Tempo de Jogo: ±30h (2025), +200h no total.

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Avaliação: Sensacional | Viciante

Já avaliado em ano anterior:

Mad Games Tycoon 2 (PC)
Constrangedor | Sonífero | Ok | Bom | Muito bom | Sensacional | Masterpiece

Provavelmente o melhor jogo do gênero, sendo bem divertido e completo. Nunca testei o multiplayer, então não posso opinar sobre ele. No entanto, o jogo em si é bom demais, cobrindo a "história dos videogames". Tem até um modo sandbox pra quem quer ter dinheiro infinito ou funcionários que não se cansam, por exemplo (embora não libere conquista). A ideia aqui é basicamente criar uma empresa de games e ter sucesso com ela, podendo começar lá em tempos anteriores ao Atari, ou mesmo em anos recentes. No geral, é um jogo com muita coisa. Você contrata funcionários, investe em melhores equipamentos, concorre a prêmios no final do ano (melhor jogo, melhor gráfico, melhor som, melhor publisher etc), pode comprar concorrentes (inclusive os que desenvolvem consoles), pode desenvolver seu console do zero (tendo que administrar custos de produção e possiveis defeitos), pode criar e vender gabinetes de fliperama com seus jogos, pode fazer MMO, jogo gratuito, jogo pra celular, portar jogo de uma plataforma para a outra, decidir se um jogo vai ser exclusivo ou não (exclusivo vende mais consoles). Enfim, as opções são vastas e acho que o jogo deixa outros titulos do gênero parecerem ultrapassados, como Game Dev Tycoon. Não é perfeito, mas eu diria que está chegando bem perto. Só gostaria de concorrência um pouco mais agressiva e mais jogos lançados pela concorrência.​

#2: Being a Dik (PC)
Desenvolvedora(s):
Dr Pinkcake
Publicadora(s): Dr Pinkcake
Gênero: Visual Novel | Romance | Comédia | +18
Tempo de Jogo: ±30h (2025), +60h no total.

maxresdefault.jpg


Avaliação: Muito bom

Já avaliado em ano anterior:

Being a DIK (PC)
Desenvolvedora(s):
Dr Pinkcake
Publicadora(s): Dr Pinkcake

Constrangedor | Insosso | Bom | Muito bom | Sensacional | Masterpiece

Eu não costumo jogar esse tipo de jogo (hentai), mas a premissa de ser um visual novel estilo American Pie (uma franquia que eu curtia bastante) me fisgou e decidi testar pelo meme. Esperava uma bomba, mas quebrei a cara (positivamente falando). Sim, óbvio, há cenas +18 explícitas, mas isso tá longe de ser o "foco" do jogo. Na real, dá pra passar um bom tempo, horas jogando sem que esse tipo de coisa surja. Os criadores fizeram um ótimo trabalho em criar um universo divertido e personagens extremamente carismáticos. Chega a ser bizarro que esse jogo tenha alguns personagens mais interessantes que outros visual novel e até RPG que já joguei na vida. Claro, sendo um jogo focado no humor, ele é bem caricato. Não dá pra esperar realismo nesse tipo de jogo. Ainda assim, acho que ele equilibra bem suas propostas, transitando entre comédia e momentos sérios/drama quando necessário. Tem umas reviravoltas que eu não esperava, também. Foi uma surpresa que um jogo desses me tenha me prendido por horas na frente do PC. E pelo que vi nas opiniões da Steam, parece um consenso que a história e os personagens são realmente bons. As escolhas de diálogo não são das mais amplas (geralmente são só duas), mas o jogo tem até que bastante liberdade e fator replay. Pesquisando na internet, notei que perdi várias cenas por tomar certas decisões, então é outro mérito pro jogo. A forma como os personagens reagem ao seu também muda, podendo ele ser mais "de boa" ou "Stifler".

Embora as escolhas nem sempre sejam tão frequentes, o jogo até que tenta ser bem interativo com minigames e menus. Tem o celular do protagonista, onde dá pra interagir em redes sociais quando o jogo permite. Tem minigames diversos, como o de luta ou mesmo as provas escolares, que lembram os minigames de Bully. Tem até como upar as capacidades de luta do protagonista. Há momentos onde o personagem joga "RPG de mesa", que são bem divertidos, só pra exemplificar. Os gráficos são extremamente simples, mas acho que não dá pra exigir muito desse tipo de jogo. E claro, se Bully foi cancelado, esse aqui seria ainda mais cancelado se a "massa" descobrisse, já que ele é bem "politicamente incorreto" e zoa com um monte de coisas.

Acho que o jogo perde um pouco o gás pro final e fica meio repetitivo, mas nada que reduza seus méritos. Joguei as duas primeiras seasons, mas parece que estão desenvolvendo a terceira. E sei lá, não acho que a parte +18 "compense". São uns bonecos feios e estranhos, as animações também não são grande coisa, então as qualidades do jogo estão realmente no seu humor, na trama, nos personagens divertidos e interessantes. Por mim poderiam fazer até uma versão "censurada" ou "SFW", que nada mudaria. Pode-se dizer que é um Visual Novel totalmente inspirado nos American Pie 4 e 5.​


#3: Dragon Ball: Sparking! Zero (Playstation 5)
Desenvolvedora(s):
Spike Chunsoft
Publicadora(s): Bandai Namco Games
Gênero: Luta
Tempo de Jogo: +100h

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1738266115151.png

Avaliação: Sensacional | Viciante

Facilmente o meu Dragon Ball favorito desde os Tenkaichi de PS2, e isso porque gostei bastante de FighterZ e Xenoverse 2. O combate continua muito divertido, a quantidade de personagens está ótima se formos considerar os jogos de luta atuais, e os gráficos são ótimos. O jogo é tão viciante que eu sequer encostei no modo online, e gastei essas horas quase todas nos torneios e no modo batalha, curtindo lutas contra a IA. Percebe-se o capricho no jogo em coisas pequenas, como nos diálogos entre personagens antes e depois das lutas. Até mesmo batalhas quase que imprevisíveis possuem diálogos exclusivos, como Dyspo e Burter debatendo sobre qual é o mais rápido. Não só isso, mas a própria batalha tem muito da essência do anime, com roupas rasgando e/ou o personagem ficando com ferimentos, cenários sendo destruídos, as clássicas "disputas de quebrar controle" em confrontos físicos ou disputas de KI, e me parece um jogo que premia tanto o casual (eu) quanto o mais hardcore. Eu, que sou casual, consigo me divertir numa boa jogando na dificuldade normal, enquanto o pessoal mais habilidoso deve dominar as diversas mecânicas e combos que o jogo possui. Também acho que tenha bastante conteúdo, como o modo batalha, torneio, treinamento, batalhas personalizadas, online, modo história e por aí vai. Não tenho muito do que reclamar quanto a isso. Uma pena que seja um jogo de 2025, então sei que vários personagens interessantes virão em DLC, como é o caso dos recentes personagens adicionados: Piccolo Laranja e Gohan Beast. O jeito é esperar uma promoção com todos os personagens liberados e comprar daqui a alguns anos.

Eu só não coloco como "Masterpiece" porque tem alguns poucos aspectos que me incomodaram ou, pelo menos, não me agradaram tanto. O modo história é extremamente maçante. A ideia dos What If é interessante, mas só isso. Eu só fui ter paciência pra terminar a "campanha" com mais de 80h de jogo. O lado positivo é que a campanha é bem curtinha, até. Também acho que a trilha sonora é meio esquecível, tanto que eu não lembro de música alguma do jogo. E embora os cenários sejam lindos e tenham suas características exclusivas, sinto que nesse ponto o jogo perde para as versões de PS2. Lá um ataque muito poderoso "destruía o mundo", e o local ficava todo caótico. Agora, pelo que notei, isso só ocorre em Namek. O máximo que ocorre em outro cenário é o público na arena do torneio ir embora. Sinto falta disso, então. Também acho que são poucos cenários, e gostaria que aumentassem. Tem muitas variações (o mesmo cenário tem versão manhã, tarde, crepusculo e noite, por exemplo), mas poucos únicos. Acho que o jogo precisaria ter, no mínimo, o dobro de cenários. Em questão a bugs, só lembro de um, em que eu estava jogando a campanha do Goku Black e enfrentando o Trunks (Super), e o Trunks ficou preso acima do limite do cenário, aí os nossos personagens não conseguiam se atacar de perto, e a luta teve que virar disputa de Ki. Fora isso, não lembro de coisas do tipo acontecendo.​

#4: The Dark Queen of Mortholme (PC)
Desenvolvedora(s):
Mosu
Publicadora(s): Mosu
Gênero: Ação | RPG
Tempo de Jogo: ±2h

g7ky8z.png


Avaliação: Notável

Jogo gratuito e bem simples, com uma proposta interessante. Você joga como a boss, cujo nome é o mesmo do jogo, e precisa enfrentar o herói (uma alusão ao "player"), que retorna repetidamente para te desafiar. Os confrontos começam fáceis, com o herói causando dano mínimo, sem conhecer seus padrões de ataque e equipado com itens de baixo nível. A cada combate, ocorre um pequeno diálogo entre a boss e o herói, permitindo-nos escolher entre duas respostas. Não senti muita diferença nas opções, mas prefiro esse método a apenas ler um texto fixo. Conforme os confrontos continuam, o herói vai se tornando cada vez mais forte, e a boss vai refletindo sobre sua situação, enquanto parece desenvolver um certo vínculo com o herói.

No fim, há três finais possíveis: um em que você vence o herói até que ele desista, outro em que você se recusa a lutar e um terceiro em que a boss é derrotada, considerado o "final principal". No geral, é uma experiência curta, mas me agradou pela originalidade.​
 

natinh0

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+2 para fechar o mês redondo com 31 jogos finalizados
030.Super Mario Land DX (2022, Game Boy) 31/01/2025
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031.Teenage Mutant Ninja Turtles (1989, Arcade) 31/01/2025

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tmnt.jpg

Super Mario Land eu tenho em cartucho e só fui criar coragem para zerar o game tem uns 2 anos, um amigo do grupo da locadora do Cosmão tinha indicado esse hack com cores e realmente ficou muito bem feito, até sprites mudaram.
Joguei no meu RG35XX pq o bicinho vem comendo poeira desde que o RG40 chegou e foi bem agradável a jogatina.
TMNT só faltava zerar com o Rafael para terminar com todas as 4 tartarugas, jogão né!?
 

RenatoW

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+2 para fechar o mês redondo com 31 jogos finalizados
030.Super Mario Land DX (2022, Game Boy) 31/01/2025
Visualizar anexo 433865
031.Teenage Mutant Ninja Turtles (1989, Arcade) 31/01/2025

Visualizar anexo 433866
Visualizar anexo 433868

Super Mario Land eu tenho em cartucho e só fui criar coragem para zerar o game tem uns 2 anos, um amigo do grupo da locadora do Cosmão tinha indicado esse hack com cores e realmente ficou muito bem feito, até sprites mudaram.
Joguei no meu RG35XX pq o bicinho vem comendo poeira desde que o RG40 chegou e foi bem agradável a jogatina.
TMNT só faltava zerar com o Rafael para terminar com todas as 4 tartarugas, jogão né!?
Esse xará é o brabo mesmo, desafio novo de terminar 1 jogo por dia do mês ! hahaha

E mês que vem já acaba o desafio de 52 jogos no ano e bora bater o recorde pessoal !
 

Razzee

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1. Yoshi's Story (NSO);

2. Code: Realize ~Wintertide Miracles~ (PS4);
3. Donkey Kong Country (NSO);
4. Gears of War: Ultimate Edition (XOne);
5. Gears of War 2 (X360);
6. Super Mario Odyssey (NSW);
7. Gears of War 3 (X360);
8. The Wolf Among Us (XOne);
9. Gears of War: Judgment (X360);
10. Gears of War: Judgment - Aftermath (X360);
11. Gears of War 4 (XOne).
 

natinh0

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Esse xará é o brabo mesmo, desafio novo de terminar 1 jogo por dia do mês ! hahaha

E mês que vem já acaba o desafio de 52 jogos no ano e bora bater o recorde pessoal !
O foco está a mil aqui xará, nada de perder tempo com jogo online ou assistindo porcaria no Youtube, esse ano estou focado nos Games, Filmes (7 assistidos) e HQs (9 lidas).
 

Freddie Mercury

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Ordem: 14

Jogo: Super Metroid

Tempo: 7h

Nota: Masterpiece

Plataforma: SNES / Anbernic RG505

Crítica: que jogo inacreditável de bom, difícil acreditar que esse jogo é do SNES, mecânicas complexas, level design insano, visual muito bonito.

Acho que é o primeiro Metroidvania que eu zero, tive que usar um guia, o jogo não pega na sua mão em momento nenhum, skill issue absurdo. Com certeza vou jogar outros jogos da franquia.

Screenshot_20250131_210603_Edge.jpg185-super-metroid-super-nintendo-capa-1.jpgScreenshot_20250131-204254_RetroArch.pngScreenshot_20250131-202900_RetroArch.pngScreenshot_20250131-210319_RetroArch.pngScreenshot_20250131-210346_RetroArch.png
 

Fonx

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6) Doom Eternal - 12 horas - Muito Bom
doom eternal 12h.png

Dev: ID Software/Bethesda
Gênero: FPS
Dificuldade: Normal (não lembro o nome dela no jogo)
Troféus conquistados do jogo base: 16/33

Na calada da noite da virada de mês consegui concluir Doom Eternal. Seguindo a mesma pegada do Doom de 2016, Doom Eternal tem como grande destaque a verticalidade, são muitos saltos e dashs no meio de trocentas milhões de hordas de inimigos que o jogo nos faz enfrentar.

Achei que a exploração se beneficiou muito com essa novidade da verticalidade, muitos segredos pelo mapa só são descobertos abusando dessa mecânica.

A dificuldade dá um bom salto nesse jogo, porém também recebemos vidas durante a exploração que ajudam a progredir sem ficar reiniciando tudo a cada morte, pois ressuscitamos exatamente no ponto que morremos. Uma pena que assim como o jogo anterior as boss fights são escassas, pois são muito divertidas e desafiadoras (principalmente o maldito boss final, que trampo enorme pra matar).

Fui jogando uma fase por dia durante a semana toda, pois por mais que o jogo divirta eu acabava enjoando muito fácil de continuar. Acabou que zerei num ritmo satisfatório dando uma rushada no último dia aliado a uma sexta-feira sem compromissos no dia seguinte. Super recomendado pra quem ainda não jogou e é fã do gênero.
 

natinh0

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6) Doom Eternal - 12 horas - Muito Bom
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Dev: ID Software/Bethesda
Gênero: FPS
Dificuldade: Normal (não lembro o nome dela no jogo)
Troféus conquistados do jogo base: 16/33

Na calada da noite da virada de mês consegui concluir Doom Eternal. Seguindo a mesma pegada do Doom de 2016, Doom Eternal tem como grande destaque a verticalidade, são muitos saltos e dashs no meio de trocentas milhões de hordas de inimigos que o jogo nos faz enfrentar.

Achei que a exploração se beneficiou muito com essa novidade da verticalidade, muitos segredos pelo mapa só são descobertos abusando dessa mecânica.

A dificuldade dá um bom salto nesse jogo, porém também recebemos vidas durante a exploração que ajudam a progredir sem ficar reiniciando tudo a cada morte, pois ressuscitamos exatamente no ponto que morremos. Uma pena que assim como o jogo anterior as boss fights são escassas, pois são muito divertidas e desafiadoras (principalmente o maldito boss final, que trampo enorme pra matar).

Fui jogando uma fase por dia durante a semana toda, pois por mais que o jogo divirta eu acabava enjoando muito fácil de continuar. Acabou que zerei num ritmo satisfatório dando uma rushada no último dia aliado a uma sexta-feira sem compromissos no dia seguinte. Super recomendado pra quem ainda não jogou e é fã do gênero.

Rapaz eu amei Doom 2016 e zerei umas 3x (Me preparando para jogar no steam tb) mas esse Eternal eu já dropei 2x, eu achei o loop dos combates desse jogo MUITO insatisfatório, tem que ficar esperando barra encher, não dá p usar uma arma favorita já que a munição acaba muito mais rápido, 1001 comandos e a falta de finalizar o inimigo na bala na maioria das vezes além de ter q ficar pulando e rodando ainda mais o normal.
Espero animar nessa próxima tentativa que vou fazer antes do Dark Ages sair
 

Fonx

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Rapaz eu amei Doom 2016 e zerei umas 3x (Me preparando para jogar no steam tb) mas esse Eternal eu já dropei 2x, eu achei o loop dos combates desse jogo MUITO insatisfatório, tem que ficar esperando barra encher, não dá p usar uma arma favorita já que a munição acaba muito mais rápido, 1001 comandos e a falta de finalizar o inimigo na bala na maioria das vezes além de ter q ficar pulando e rodando ainda mais o normal.
Espero animar nessa próxima tentativa que vou fazer antes do Dark Ages sair
Ele possui uma gameplay mais frenética e "moderna" feita para novos públicos, o próximo me parece algo mais pé no chão com gameplay focada em tank então deve agradar mais pessoas como você que não curtiram. Eu achei legal mas como citei na análise eu não conseguia jogar mais de uma fase em sequência porque elas são longas (em média 1 hora cada) e quando acabava alguma o cansaço batia, aí só salvava o jogo e fechava pra descansar.
 

natinh0

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Ele possui uma gameplay mais frenética e "moderna" feita para novos públicos, o próximo me parece algo mais pé no chão com gameplay focada em tank então deve agradar mais pessoas como você que não curtiram. Eu achei legal mas como citei na análise eu não conseguia jogar mais de uma fase em sequência porque elas são longas (em média 1 hora cada) e quando acabava alguma o cansaço batia, aí só salvava o jogo e fechava pra descansar.
Por isso gostei de cara desse Dark Ages mas espero q atirar ainda seja o foco, quando eu for jogar vou seguir esse esquema de uma fase por dia XD
 

natinh0

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02/2025

Top Gear Pocket 2.jpg
032.Top Gear Pocket 2 (2000, Game Boy Color) 01/02/2025

Fica aqui mais que uma zerada uma indicação, para quem curte jogos de corrida na pegada de Top Gear esse aqui é um dos melhores apesar de ser no pequeno colorido da nintendo, bati 14 horas apenas no Anbernic desde o começo do ano e deve ser a terceira vez que zerei para fazer todos achievements do modo carreira nesse ano.
 

dinger01

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1 - Ember Knights (PC)
2 - Dead Space (PC)
3 - Wario Land: Super Mario Land 3 (GB)
4 - Cobalt Core (PC)
5 - Keio Flying Squadron (Sega CD)
6 - Balatro (Android)
7 - Pocket Card Jockey: Ride On! (Switch)

Jogo de corridas de cavalos, onde você controla tudo através de rodadas de paciência (o jogo de cartas, não a sua paciência). Parece complicado na teoria, mas funciona muito bem na prática, e mostra como a Game Freak sabe fazer coisa boa quando sai da sua zona de conforto.
 

gamermaniacow

MotorSlice
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#3 - Persona 4 Golden
[---o]

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Essa versão demonstra a idade em alguns aspectos se comparado com o P5 e o P3R, mas no geral é uma das franquias mais consistente que existe, se não a mais.

Considero o grupo de amigos e a vibe do jogo melhor que os demais, mas acaba perdendo em outros aspectos. E como sempre, a habilidade que essa série tem de fornecer musica incrível é surreal.

Yukiko best girl.

-

Janeiro inteiro foi nesse aí
 

Freddie Mercury

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Ele possui uma gameplay mais frenética e "moderna" feita para novos públicos, o próximo me parece algo mais pé no chão com gameplay focada em tank então deve agradar mais pessoas como você que não curtiram. Eu achei legal mas como citei na análise eu não conseguia jogar mais de uma fase em sequência porque elas são longas (em média 1 hora cada) e quando acabava alguma o cansaço batia, aí só salvava o jogo e fechava pra descansar.
Te falar que eu tentei jogar o Doom Eternal umas 3 vezes, o Doom 2016 também recentemente, os jogos são lindos, muito legais, mas eu não consigo jogar por muito tempo.

A dinâmica do jogo me deixa muito perdido bicho, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, sei lá.
 

Freddie Mercury

Bohemian Rhapsody
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02/2025

Visualizar anexo 434019
032.Top Gear Pocket 2 (2000, Game Boy Color) 01/02/2025

Fica aqui mais que uma zerada uma indicação, para quem curte jogos de corrida na pegada de Top Gear esse aqui é um dos melhores apesar de ser no pequeno colorido da nintendo, bati 14 horas apenas no Anbernic desde o começo do ano e deve ser a terceira vez que zerei para fazer todos achievements do modo carreira nesse ano.
Gostei desse jogo, procurei na minha coletânea do gbc e tenho o 1 e o 2, vou zerar os dois.

Infelizmente o 1 não tem registro no retroachievements.
 

Toguro Games

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#01 - Mario & Luigi: Brothership (Switch) - 12/01/25
#02 - Afterimage (PS5) - 19/01/25
#03 - Unicorn Overlord (PS5) - 02/02/25



Não entrou no meu top do ano passado pois só joguei esse ano! Mas ficaria tranquilamente entre os melhores, juntos do Rebirth, Infinite Wealth, Silent Hill 2 etc

Simplesmente maravilhoso e extremamente viciante. Sério, quando estava em casa eu só queria jogar, quando estava fora só pensava em voltar pra casa pra jogar.

A jogabilidade é divertida e cada classe tem suas peculiaridades, no geral mesmo sem pensar muito você consegue ir em frente, mas muitas vezes você sofre se não montar equipes condizentes com o que tá enfrentando. Sofri pra caramba no chefe final por não usar a estratégia correta, mesmo estando extremamente overpower (estava 5 lvls acima do recomendado jogando no normal). Aliás, o jogo dá liberdade pra grindar de boas pra quem gosta de ficar forte.

Graficamente é uma obra-prima, mas cometeram uma cagada no design da Scarlett. Ela fica muito tosca durante as cenas de história por conta dos seios absurdamente gigantescos pulando loucamente. Rola o mesmo problema do Atelier Ryza 1, com a Lila. Sempre que ela aparecia toda a carga emocional da cena ia por água abaixo por conta do design hipersexualizado extremamente exagerado.

Mas é um jogão. Recomendo fortemente!
 

Spacehead

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4- Castlevania: Curse of Darkness - (PS2, 2005) - 29/01/2025 - Nota - 7,8/10 - Terminado no Steam Deck
|Terminado no RetroJogo do Mês|

Este é o primeiro castlevania 3d que jogo, convenhamos, os de N64 não me atraem nem um pouco, então tinha uma certa curiosidade em jogar os dois de ps2, e os novos eu tenho na steam e nem cheguei perto, então sabia que seria uma experiência interessante jogar este jogo quando ele ganhou a votação do retrojogo do mes.

No início o jogo é um pouco estranho, principalmente pela câmera que é um pouco escrota e nem sempre ajuda, ele ou acompanha o jogador, ou foca em um inimigo específico quando vc marca o inimigo, por vezes te deixando simplesmente perdido na luta, sendo uma questão de feeling saber onde atacar ou quando defender. E como todo bom metroidvania, o jogo vai melhorando com o tempo, neste castlevania temos mecânicas de fabricação de armas e conjurar demônios que te ajudam, assim, vamos ganhando novas armas, novos demônios com golpes diferentes e que evoluem conforme a arma que usamos, incrementando uma gameplay gostosinha, que foi o que sempre me manteve no jogo, é um jogo bem divertido de jogar, nada inovador, mas gostoso de jogar. A história é bem varzeana, mas ok, os personagens até que são interessantes, os boss, alguns são fáceis, outros mais difíceis, alguns com certeza serão as partes mais difíceis do game em vista que o jogo em si tem uma dificuldade bem acessível. Para terminar de citar as qualidades, as músicas e as dublagens do game são boas, os efeitos sonoros incrementam bem a experiência do game.

Agora, nem tudo são flores, o game sofre bastante de level design e game design, as áreas do game não são conectadas, se joga como fases avulsas, o que não estimula exploração, jogando eu sempre tive apenas vontade de seguir em frente, o desenho das fases então, 0 criatividade, corredores longos lotados de inimigos e era isso, o jogo quase se resume a, anda em corredores, bate em inimigos, olha o mapa, anda em corredores, bate em inimigos e bom, você entendeu. Sobre o game design, algumas coisas incomodam, o shop desse game é horrível, nada de útil nele, fora que, o jogo não te deixa acumular bens de cura, é tipo, você pune o jogador por explorar mais, tentar conseguir mais dinheiro etc. E eu acho que deveria dar para teletransportar entre os pontos de save com outros castlevanias pq aqui às vezes é muito chato ter que ir e vir no mapa, em vista que apenas tem teletransporte para outros mapas.

No fim, Castlevania: Curse of Darkness é um bom jogo de ação 3d, bem nos moldes de game ps2, uma boa experiencia de 12-14 horas, ele tem seus defeitos, mas quando se acostuma com eles, e se o gameplay te conquistar, certeza que voce vai curtir o game.

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5- Aperture Desk Job - (PC, 2022) - 01/02/2025 - Nota - 6/10 Terminado no Steam Deck

Tech demo do steam deck, sempre me esquecia de terminar, até que vi em uma lista aleatória de jogos terminados no último ano, baixei no deck e terminei esse final de semana ,em vista que é apenas meia hora, esse jogo esbanja carisma e qualidade, me faz pensar que, ao mesmo tempo, é incrível a valve ter dinheiro para c***lh0 e fazer o que quiserem, como o steam deck, como ter uma loja foda e sem risco de ser adquirida, e apenas lançar jogos que consideram bons, ao mesmo tempo eles ficam no marasmo, acomodados, não lançam mais nada, e esse jogo mostra a qualidade que eles tem.

A nota baixa, vai por justamente ser um tech demo, quando vc vê, termina, é apenas ok, mas recomendo, aumenta o universo de portal e como disse, em termos de carisma e qualidade, acima de muito jogo aaa que tem por ai.

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6- Keio Flying Squadron - ( Sega Cd, 1993) - 02/02/2025 - Nota - 6,5/10 Terminado no Retroid Pocket 3

Okay, vamos combinar aqui, a SEGA estava fora de si quando lançou o 32 x e o SEGA CD para o mega drive, é o embrião de ideias erradas que levaram uma das titãs do 8 e 16 bits sair de campo no jogo dos consoles, nem vamos falar do preço dos trambolhos, mas aos poucos jogos lançados, e nestes poucos jogos lançados os que são considerados okay pra cima podem ser contados nos dedos.

Dentro de tanta coisa absurda cheia de fmv, temos Keio Flying Squadron, um dos poucos jogos que segurou a barra e conseguiu até, ter uma continuação no Saturn, se trata de um shmup do sub gênero cute'em up, onde todos os gráficos, personagens, inimigos e músicas são consideradas "fofas", aquelas misturas que apenas os japoneses conseguem conceber, e além da bizarrice, temos um jogo até que competente.

A história do jogo é difícil de entender, apesar dos fmvs ser bonitos, o jogo está apenas dublado naquela qualidade de áudio do sega cd, tem que prestar muita atenção pra pescar algo e eu não fiz, caguei para a história, só sei que envolve uma chave e recuperar ela, um moço ou uma moça, não consegui definir, que tem um dragãozinho fera com dois tipos de poderes, tiro reto forte e tiro que se espalham mais fraco, além de poder, ter dragões menores te auxiliando ou soltar bombas e outras esferas de poder por diferentes ângulos.

O jogo para mim brilha em alguns aspectos que aproveitam o poder a mais do sega cd, os gráficos e animações do game tão muito bonitos, gostei bastante disso. gostei da música do jogo (se escutar sozinha não é grande coisa, mas se encaixa bem ao contexto do game) a gameplay dele é bem delicia, e é um jogo do inicio dos anos 90 que tem uma série de ajustes de acessibilidade a dificuldade do game, o que para mim é ótimo, pois este tipo de jogo por vezes é muito difícil.

O game certamente por esses pontos positivos faz entender o pq dele ser considerado um dos melhores do SEGA CD, entretanto, o fim do game foi mostrando seus defeitos, as duas últimas fases são um pico de dificuldade, muito difícil, e uma falha cruel do game design, nessas últimas duas fases vc não pode morrer, pq vai perder seus power ups e vai ser impossível passar, o mesmo serve para alguns bosses, tente passar "clean" ou seu jogo vai desgraçar.

Recomendo, este jogo para fãs de shmup, bom game, divertido, bonito e até que bom de jogar (mesmo com poderes sem graça) porém que vai para mesmice do gênero nos anos 90 em seu final, a nota é até difícil definir.

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raffa85

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4- Castlevania: Curse of Darkness - (PS2, 2005) - 29/01/2025 - Nota - 7,8/10 - Terminado no Steam Deck
|Terminado no RetroJogo do Mês|

Este é o primeiro castlevania 3d que jogo, convenhamos, os de N64 não me atraem nem um pouco, então tinha uma certa curiosidade em jogar os dois de ps2, e os novos eu tenho na steam e nem cheguei perto, então sabia que seria uma experiência interessante jogar este jogo quando ele ganhou a votação do retrojogo do mes.

No início o jogo é um pouco estranho, principalmente pela câmera que é um pouco escrota e nem sempre ajuda, ele ou acompanha o jogador, ou foca em um inimigo específico quando vc marca o inimigo, por vezes te deixando simplesmente perdido na luta, sendo uma questão de feeling saber onde atacar ou quando defender. E como todo bom metroidvania, o jogo vai melhorando com o tempo, neste castlevania temos mecânicas de fabricação de armas e conjurar demônios que te ajudam, assim, vamos ganhando novas armas, novos demônios com golpes diferentes e que evoluem conforme a arma que usamos, incrementando uma gameplay gostosinha, que foi o que sempre me manteve no jogo, é um jogo bem divertido de jogar, nada inovador, mas gostoso de jogar. A história é bem varzeana, mas ok, os personagens até que são interessantes, os boss, alguns são fáceis, outros mais difíceis, alguns com certeza serão as partes mais difíceis do game em vista que o jogo em si tem uma dificuldade bem acessível. Para terminar de citar as qualidades, as músicas e as dublagens do game são boas, os efeitos sonoros incrementam bem a experiência do game.

Agora, nem tudo são flores, o game sofre bastante de level design e game design, as áreas do game não são conectadas, se joga como fases avulsas, o que não estimula exploração, jogando eu sempre tive apenas vontade de seguir em frente, o desenho das fases então, 0 criatividade, corredores longos lotados de inimigos e era isso, o jogo quase se resume a, anda em corredores, bate em inimigos, olha o mapa, anda em corredores, bate em inimigos e bom, você entendeu. Sobre o game design, algumas coisas incomodam, o shop desse game é horrível, nada de útil nele, fora que, o jogo não te deixa acumular bens de cura, é tipo, você pune o jogador por explorar mais, tentar conseguir mais dinheiro etc. E eu acho que deveria dar para teletransportar entre os pontos de save com outros castlevanias pq aqui às vezes é muito chato ter que ir e vir no mapa, em vista que apenas tem teletransporte para outros mapas.

No fim, Castlevania: Curse of Darkness é um bom jogo de ação 3d, bem nos moldes de game ps2, uma boa experiencia de 12-14 horas, ele tem seus defeitos, mas quando se acostuma com eles, e se o gameplay te conquistar, certeza que voce vai curtir o game.

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5- Aperture Desk Job - (PC, 2022) - 01/02/2025 - Nota - 6/10 Terminado no Steam Deck

Tech demo do steam deck, sempre me esquecia de terminar, até que vi em uma lista aleatória de jogos terminados no último ano, baixei no deck e terminei esse final de semana ,em vista que é apenas meia hora, esse jogo esbanja carisma e qualidade, me faz pensar que, ao mesmo tempo, é incrível a valve ter dinheiro para c***lh0 e fazer o que quiserem, como o steam deck, como ter uma loja foda e sem risco de ser adquirida, e apenas lançar jogos que consideram bons, ao mesmo tempo eles ficam no marasmo, acomodados, não lançam mais nada, e esse jogo mostra a qualidade que eles tem.

A nota baixa, vai por justamente ser um tech demo, quando vc vê, termina, é apenas ok, mas recomendo, aumenta o universo de portal e como disse, em termos de carisma e qualidade, acima de muito jogo aaa que tem por ai.

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6- Keio Flying Squadron - ( Sega Cd, 1993) - 02/02/2025 - Nota - 6,5/10 Terminado no Retroid Pocket 3

Okay, vamos combinar aqui, a SEGA estava fora de si quando lançou o 32 x e o SEGA CD para o mega drive, é o embrião de ideias erradas que levaram uma das titãs do 8 e 16 bits sair de campo no jogo dos consoles, nem vamos falar do preço dos trambolhos, mas aos poucos jogos lançados, e nestes poucos jogos lançados os que são considerados okay pra cima podem ser contados nos dedos.

Dentro de tanta coisa absurda cheia de fmv, temos Keio Flying Squadron, um dos poucos jogos que segurou a barra e conseguiu até, ter uma continuação no Saturn, se trata de um shmup do sub gênero cute'em up, onde todos os gráficos, personagens, inimigos e músicas são consideradas "fofas", aquelas misturas que apenas os japoneses conseguem conceber, e além da bizarrice, temos um jogo até que competente.

A história do jogo é difícil de entender, apesar dos fmvs ser bonitos, o jogo está apenas dublado naquela qualidade de áudio do sega cd, tem que prestar muita atenção pra pescar algo e eu não fiz, caguei para a história, só sei que envolve uma chave e recuperar ela, um moço ou uma moça, não consegui definir, que tem um dragãozinho fera com dois tipos de poderes, tiro reto forte e tiro que se espalham mais fraco, além de poder, ter dragões menores te auxiliando ou soltar bombas e outras esferas de poder por diferentes ângulos.

O jogo para mim brilha em alguns aspectos que aproveitam o poder a mais do sega cd, os gráficos e animações do game tão muito bonitos, gostei bastante disso. gostei da música do jogo (se escutar sozinha não é grande coisa, mas se encaixa bem ao contexto do game) a gameplay dele é bem delicia, e é um jogo do inicio dos anos 90 que tem uma série de ajustes de acessibilidade a dificuldade do game, o que para mim é ótimo, pois este tipo de jogo por vezes é muito difícil.

O game certamente por esses pontos positivos faz entender o pq dele ser considerado um dos melhores do SEGA CD, entretanto, o fim do game foi mostrando seus defeitos, as duas últimas fases são um pico de dificuldade, muito difícil, e uma falha cruel do game design, nessas últimas duas fases vc não pode morrer, pq vai perder seus power ups e vai ser impossível passar, o mesmo serve para alguns bosses, tente passar "clean" ou seu jogo vai desgraçar.

Recomendo, este jogo para fãs de shmup, bom game, divertido, bonito e até que bom de jogar (mesmo com poderes sem graça) porém que vai para mesmice do gênero nos anos 90 em seu final, a nota é até difícil definir.

Visualizar anexo 434184
Uma curiosidade: você chegou a jogar o pelo menos metade de um dos Castlevania do N64? Pergunto isso, pq muita gente joga só o começo e diz que não curtiu. Realmente a fase da floresta é meio confusa, mas o jogo melhora muito da segunda em diante. Pra mim, eles são até hoje, as melhores versões 3D de Castlevania (incluo o Lords of Shadows nisso tb).
 

Spacehead

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Uma curiosidade: você chegou a jogar o pelo menos metade de um dos Castlevania do N64? Pergunto isso, pq muita gente joga só o começo e diz que não curtiu. Realmente a fase da floresta é meio confusa, mas o jogo melhora muito da segunda em diante. Pra mim, eles são até hoje, as melhores versões 3D de Castlevania (incluo o Lords of Shadows nisso tb).
Nem cheguei perto dos n64, eles são tão mal ditos pela internet fora que deixei fora do meu backlog retro, provavelmente só joguei algum deles se ganhar no retrojogo do mês ou da quinzena. Fora que os vídeos pareceu estranho e o controle do 64 pra mim sempre é estranho.
 

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Nem cheguei perto dos n64, eles são tão mal ditos pela internet fora que deixei fora do meu backlog retro, provavelmente só joguei algum deles se ganhar no retrojogo do mês ou da quinzena. Fora que os vídeos pareceu estranho e o controle do 64 pra mim sempre é estranho.
Bro, me tira uma dúvida, vc está no grupo do Whatsapp da locadora do Cosmão?
 

The Almighty

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Desafio 52 Jogos - 2025 - LINK

Backlog 2025 - 4/100

09) Shotgun King: The Final Checkmate - 9/10 - (8,7h)

Roguelike estilo xadrez, onde você é um rei e deve lutar 10 rodadas até o boss final, com sua shotgun, tentando matar o rei adversário. Um jogo muito divertido, com 6 armas e 15 níveis diferentes.

Me diverti bastante com o jogo, inclusive considerando um jogo interessante para platinar, mas acabei enjoando um pouco por enquanto e pretendo colocar no backlog de rejogar, talvez ano que vem ou esse ano mesmo. No final fiquei sem liberar 2 das armas e só fui até o nível 3.

Esse também fazia parte do backlog de jogos de 2025, e vou considerar ele como finalizado. No fim, resolvi parar mais de jogar ele não pq o jogo tava ruim, mas pq estou sentido falta da vontade de jogar um jogo, igual foi com o Balatro e o POE2. Ai como fiquei com vontade de jogar Final Fantasy 2, e resolvi parar por causa disso. (Outro que estou enrolando kkkkkk)

Visualizar anexo 433572
Desafio 52 Jogos - 2025 - LINK

Backlog 2025 - 4/100

10) Path of Exile 2 (Early Access) - 11/10 - 25h (225,3h)

Continuando do vicio do jogo que está me atrapalhando de zerar outros jogos grandes (Pelo menos aumentei em média 10h por semana da minha jogatina com esse jogo). Continuando no endgame, mas agora começando a montar a build para enfrentar os Chefes do Endgame. Tive que a partir do nível 91 mudar minha build dnv (Tinha melhorado ela já no nível 90 para sobreviver mais e estava excelente, porém estava sofrendo para matar bosses, principalmente por causa do dano baixo e por causa da mana acabando. Ai resolvi seguir uma build de lightning arrow, gastei todos meus divines e meu dano foi para quase 80k, e agora estou deletando os mapas e os chefes também, que duravam 20 min, duram agora 2 min. Mas também perdi quase 1k de escudo de energia (2k com grin feast) e cerca de 10% de evasão, que fazem uma diferença absurda (A build não usava acrobatics, mas eu continuo usando, talvez tirar seja o melhor, mas vou ver se melhoro minha evasão com joais, para chegar a pelo menos 70%). A mana ainda é um problema nessa build.

Ai ontem, quase parando de jogar veio a sorte grande no Orbe da Chance. Consegui um Astramentis (Pode chegar a valer 300 divines). Como o meu foi bem básico e estava precisandod e divines, vendi ele por 150 apenas (Poderia ter conseguido mais, mas não ligo tanto para isso). Ai vou ver se aumento minhas defesas com no máximo 50 divs.

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raffa85

Ei mãe, 500 pontos!
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Nem cheguei perto dos n64, eles são tão mal ditos pela internet fora que deixei fora do meu backlog retro, provavelmente só joguei algum deles se ganhar no retrojogo do mês ou da quinzena. Fora que os vídeos pareceu estranho e o controle do 64 pra mim sempre é estranho.
Cara, é um jogo legal. Da uma chance pro Legacy of Darkness, que é a versão mais polida do Castlevania 64 (não diria definitiva, pq tem algumas coisas que eu gosto mais no primeiro). Talvez tu se surpreenda.

Sim, controles e câmera não são tão polidos (algo recorrente de games daquela época), mas se acostuma numa boa. O level design, ambientação e o ritmo do jogo, acho bem melhores que o Curse of Darkness, que você acabou de terminar, que é corredor atrás de corredor.

Muita gente fala mal, sem nunca ter jogado. A impressão que eu tenho, é que a critica do Angry videogame nerd ao jogo, meio que popularizou esse hate em cima dele (e no vídeo, ele joga hate por motivos banais).
 

Spacehead

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Bro, me tira uma dúvida, vc está no grupo do Whatsapp da locadora do Cosmão?
Não faço parte, me lembro do tópico da locadora na pasta retro.
Cara, é um jogo legal. Da uma chance pro Legacy of Darkness, que é a versão mais polida do Castlevania 64 (não diria definitiva, pq tem algumas coisas que eu gosto mais no primeiro). Talvez tu se surpreenda.

Sim, controles e câmera não são tão polidos (algo recorrente de games daquela época), mas se acostuma numa boa. O level design, ambientação e o ritmo do jogo, acho bem melhores que o Curse of Darkness, que você acabou de terminar, que é corredor atrás de corredor.

Muita gente fala mal, sem nunca ter jogado. A impressão que eu tenho, é que a critica do Angry videogame nerd ao jogo, meio que popularizou esse hate em cima dele (e no vídeo, ele joga hate por motivos banais).
Vou pensar nele, se não me engano o @Dark Arisen já indicou algum deles no tópico falando que não é tão ruim, quem sabe um dia, por hora que jogar alguma hora dessas o outro Castlevania de PS2 e os jogos "novos" que saíram pra geração ps3/ps4
 

raffa85

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Não faço parte, me lembro do tópico da locadora na pasta retro.

Vou pensar nele, se não me engano o @Dark Arisen já indicou algum deles no tópico falando que não é tão ruim, quem sabe um dia, por hora que jogar alguma hora dessas o outro Castlevania de PS2 e os jogos "novos" que saíram pra geração ps3/ps4
Não é que não seja ''tão ruim'', é bom cara. Confia rsrsrs. É um jogo nota 8.

Engraçado, que eu já acho esse Lords of Shadow do PS3, meio superestimado. É um jogo bonito (principalmente pra época), mas um pouco arrastado, pra não dizer chato as vezes. Poderia ser mais curto pra dar uma agilizada no ritmo. Agora pra mim, o principal pecado: não tem cara de Castlevania! Sinto muito, mas tem vibe de Senhor dos Anéis, um pouco de Harry Potter, mas menos Castlevania.

Particularmente, eu suspeito que toda essa boa vontade da galera com Lords of Shadow, tem a ver com o nome do Hideo Kojima atrelado a ele.
 
Ultima Edição:

Champion

Lenda da internet
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#01 - Teenage Mutante Ninja Turtles IV: Turtles in Time (PSVita - finalizado)
#02 - Capitain Commando (PSVita - finalizado)
#03 - X-men Mutant Apocalypse (PSVita - finalizado)
#04 - Final Fight 3 (PSVita - finalizado)
#05 - The Punisher (PSVita - finalizado)
#06 - TMNT (GBA - PSVita - finalizado)
#07 - Mirro's Edge Catalyst (PS5 - Platinado)
#08 - Sniper Elite III - Dlc: Hunt the Grey Wolf ( PS5 - finalizada 100% dos troféus conquistados)

#09 - Renmant From The Ashes - DLCs: Subject 2923 e Swamps of Corsus (Finalizadas - 100% dos troféus conquistados)
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- Bom havia platinado o jogo e acabei pegando as dlcs em um promoção porque gostei demais dele e me diverti muito, apesar do jogo estar longe de ser uma masterpiece me prendeu e rendeu dezenas de horas de jogartina, a 1º dlc é sequencia direta do final do jogo, nela jogamos em um novo mapa totalmente diferente cheio de novos inimigos, chefões, armas, armaduras e acessórios muito bom, ja a 2º dlc é uma especie de Rogue Like o modo chamado sobrevivência, nele começamos "pelados" somente com arma inicial e 1000 sucatas (moedas do jogo) a primeira coisa a fazer é comprar uma arma de longo alcance com estas sucatas e se aparecer um anel que ajuda na recuperação de hp, caso contrário compre outro dos que esteiverem disponiveis para ajudar, os itens sempre mudam, o objetivo aqui é passar pelos mapas randons e chegando ao finald a fase e matar o chefe, ao longo da fase tem um contador de 6m ao final deste contador os inimigos sobem de lvl e ficam mais fortes, nós também vamos subindo de nivel, então mesmo com o tempo rodando o ideal é matar todos os inimigos para subir de lvl primeiro, sempre estando pelo menos 1 lvl a mais que os inimigos, também vamos encontrando novas armas, armaduras (cabeça, perna e peitoral) as habilidades vão se acumulando, os itens estão espalhados pelas fases são itens roxos/vermelhos, eles também caem de inimigos mais fortes, então pegue tudo, o padrão é o mesmo, duas telas de inimigos na terceira é o chefe, ao conseguir derrotar o chefe vc volta para o hub com tudo o que conseguiu durante a fase e o tempo para, aí vc pode melhorar seus equipamentos e comprar novos itens com o dinheiro conseguido, depois pode voltar para jogar um novo mapa aleatório, mas caso morra vai perder tudo e voltar no começo, o troféu mais dificil é justamente o de matar 10 chefes seguidos sem morrer, tem alguns mapas e chefes que são bem dificeis, mas depois de um tempo a gente acaba decorando os mapas, mas precisa de muita atenção e treino, os itens de recuperar HP são limitados no começo vc só consegue carregar 3, mas podem ser comprados upgrades para aumentar a capacidade, uma coisa que atrapalha demais e acaba fazendo a gente morrer mesmo tendo itens de cura, é a demora na animação para usar o item, o que faz com que fiquemos vulneráveis neste momento, até tem uma habilidade que aumenta a habilidade de usar estes itens, mas neste modo sobrevivencia não podemos escolher ela quando queremos, ela vem aleatória quando pegamos as habilidades durante a fase, enfim foi um jogo que gostei demais, já estou vendo quando jogarei o segundo que está na plus e saiu só pro PS5 aí espero que melhore as coisas boas deste.
 
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