O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Duckstation faz milagre no PS1

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Uma dúvida pro pessoal... enquanto ainda vou atrás de uma mídia original do PS1, tem algum requisito mínimo para que o PC rode bem no Duckstation?




Tendi... mas tá bem carinho, haha. E falando de jogo de tiro de ação tática... um dos melhores q já joguei no N64 é o Winback: Covert Operations, dps o Missão: Impossível (esse eu tenho original de N64, mas já joguei no PS1... e a diferença era gritante, prefiro o N64 mesmo). O Winback ganhou um port no PS2 e levemente ficou melhor, o que é ótimo em vez de portar pro tosco PS1.

Bom... a pergunta que não quer calar, no geral:
Porque raios o PS1 (e tb o Saturn que não tem o Z-Buffer, se é que li em algum lugar) ficaram sem as melhorias visuais? Falta de conhecimento? Ou falta de tecnologia disponível para um console para a época (o N64 foi lançado em 1996 enquanto o PS1 foi lançado em 1994)? Ou se tinha tecnologia, não tinha recurso suficiente para sustentar o poderio do console com receio de não ter retorno financeiro devido ao custo de atacado de todas as peças que compõem um console em relação ao valor comercial?
Pronto... invocando o momento "Sexta-feira no Globo Repórter".

Pois é , o jogo é legalzinho mas não tem o mesmo orçamento de um Resident Evil , acho que não vale a pena o investimento , o Winback e o Missao Impossivel eu tenho ambos originais também, jogo bem underated o Winback, foi o primeiro jogo em 3D a inplementar o sistema de cover , depois o Kill Switch bebeu da fonte dele e assim por diante ate chegar no Gears of War.

Então nessa época a tecnologia estava com um pé no 2D e outro no 3D, era um processo de migração cheio de incertezas até porque os estudios estavam se deparando em programar em 3D pela primeira vez o que se tornou muito dificil continuar franquias que até entao era em 2D, os consoles são feitos na época para ter o melhor custo beneficio possivel, tanto o PS1 como o Saturn já tinha o grande peso da unidade optica que era bem caro na época, o N64 foi um apoio da Silicon Graphics já que a Nintendo foi um dos primeiros clientes no mundo dos video games a comprar os computadores carissimos deles. Então foi mais coeso eles tentarem compactar um console 3D com funçoes avançadas, o N64 tinha o hardware muito a frente do que se tinha de software no momento para se tirar o verdadeiro potencial dele, e a Nintendo ainda escondia certos microcodigos só para ela XD.

No fim eu fiquei contente que tudo saiu assim, cada console ficou com bibliotecas distintas, na epoca a vontade era de ter todos hehe mas já era um sacrifcio conseguir um.

Também curto jogos 3D de plataforma, a série Gex e Spyro usaram de forma inteligente as limitações do PS1 para fazer jogos de plataforma aberto , ficaram bons os games não chegam a ter um escopo de um Banjo Tooie mas ficaram bem idealizados tanto que no caso do Spyro até hoje o estudio faz jogos para SONY
 
Ultima Edição:

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.033
Reações
7.650
Pontos
453
O problema do PS1 não é a falta de z-buffer. Aliás, nem o N64 usava em todos jogos, e mesmo quando o jogo usava não era em tudo pois a memória disponível era muito limitada.

Z-buffer em termos práticos é nada mais que uma técnica pra um elemento não ficar na frente do outro, o que pode ocorrer quando um polígono está perto do outro e ficam "lutando" (piscando) pra ver qual fica na frente. PS1 usava outra técnica pra isso.

Os maiores problemas do PS1 são:
. falta de floating point. O PS1 fica arredondando os decimais para os pontos de um polígono, por isso ficam "pulando/dançando" a cada frame.
. falta de perspective correction nas texturas - texturas dançando e precisando gastar polígonos pra tentar remediar.
. falta de filtro nas texturas, um bilinear já ajudava. Não é um problema sério como os dois anteriores, mas não gosto muito das texturas quadriculadas.
. Pouca ram

Isso tudo já tinha disponível na época e com certeza foram cortes pra não aumentar o custo.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.602
Pontos
453
Então, não tô sendo irônico. Só estou dizendo a real de que N64 era mais limpo que o PS1. É óbvio que não sonhava em resolução HD e essas coisas. A diferença visual era muito evidente e gritante na época como o exemplo:

Visualizar anexo 184125
Visualizar anexo 184133

184251

kkk ha cara mas tava dentro do possível com o PS1, na epoca o povo jogava no maximo com cabo AV em tvs de tubo de consumidor que tinham comb filters geralmente horriveis a não ser que seria uma SHARP ou SONY a TV, dependia do cabo ser original também. O ditchering voce não via, a resolução na época não tinham muito desse papo até porque voce tava limitado a imagem delas, hoje em dia é tenso ligar os consoles antigos em tvs de LCD o LED sem um hardware fazendo intermédio para fazer upscale, o N64 tem a vantagem de tirar o blur e o AA tanto por cabo como por software, mas o PS1 mesmo em RGB realmente vai deixar as deficiencias em evidencia. Mas olha so essas fotos no meu BVM de um PS1 PHAT em SCART

Jg9EmKC.jpg


pZDIObB.jpg


57Wy7JJ.jpg


Na época esses efeitos do N64 eram até meio luxuosos, ajudava por um lado porque o cache de textura no N64 era pequeno ai geralmente os dev menos habilidosos simplesmente esticavam uma unica textura para cada face, ja a rare fazia umas tecnicas bacanas com camadas e varias texturas pequenas para formar uma maior ja que a memoria do 64 era maior, mas o Blur e o AA principalmente era um efeito que deveria ser opcional em todos os jogos do console

O Z buffer nativo por hardware realmente não foi usado em todos os jogos, geralmente eles usavam um alternativo por microcodigo que consumia menos a taxa de preenchimento . Teve jogos que desligaram completamente como o Wolrd Driver Championchip
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.624
Reações
12.776
Pontos
1.189
To rejongando o GT2 nele, sério, com todos efeitos ligados chega parecer um jogo de PS2! Com direito a reflexos e traçados sem serrilhado. O que irrita é a falta de recurso nativo pra montar os modelos, de perto o carro é lindo, mas é pegar a mínima distância do ponto focal e começa a vira aquele monte de "gelatina colorida".
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.759
Reações
7.776
Pontos
694
Impressionante o que esse emulador faz, meu irmão me falou dele hj, não conhecia.
Vou pegar depois.
 


LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Alguém testou esse emulador numa tv de tubo? Deve ficar ainda melhor!
Eu estou com planos de testar em um monitor crt via componente a 240p, se conseguir eu posto fotos aqui.

No print fica serrilhado, mas em uma CRT por componente, com shaders pra tratar o dither, perspective correction, entre outros... deve ficar incrível!
190160
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.715
Reações
34.891
Pontos
903
Alguém testou esse emulador numa tv de tubo? Deve ficar ainda melhor!
Tem como conectar o PC na tv de tubo por aqueles conversores HDMI-AV? Tenho uma tubosa de 14 e uma 8400gs no PC, se der, posso testar e mandar o resultado pra galera
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.944
Reações
56.989
Pontos
2.164
Tem como conectar o PC na tv de tubo por aqueles conversores HDMI-AV? Tenho uma tubosa de 14 e uma 8400gs no PC, se der, posso testar e mandar o resultado pra galera

Com adaptador acredito que sim. Mas dá pra ligar por VGA, se a TV tiver, ou o monitor de tubo
 

K-Lado

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.430
Reações
160
Pontos
1.039
Pense num mundo ideal (viajando aqui), onde o pessoal do Duckstation faria um console com esse emulador e com as configurações para o usuário adaptar.
Imagina, jogar o PS1, até mesmo em TV de tubo, mas com essa resolução aumentada e correção da geometria...

Aliás, isso é o que mais me irrita no PS1 (coisa que não tem no N64)... Os gráficos que ficam "dançando" e as geometrias tudo erradas que iam se corrigindo conforme aproximava...
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Pense num mundo ideal (viajando aqui), onde o pessoal do Duckstation faria um console com esse emulador e com as configurações para o usuário adaptar.
Imagina, jogar o PS1, até mesmo em TV de tubo, mas com essa resolução aumentada e correção da geometria...

Aliás, isso é o que mais me irrita no PS1 (coisa que não tem no N64)... Os gráficos que ficam "dançando" e as geometrias tudo erradas que iam se corrigindo conforme aproximava...
Tudo via RGB em um monitor CRT ou PVM, com tratamento do dither diferenciado para cada camada de bg e sprites! Quem sabe num futuro...
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.344
Reações
13.680
Pontos
1.604
Pessoal... adquiri um jogo original no ML, deve chegar semana que vem.
Só que tenho uma dúvida... o PC consegue ler a mídia original???
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Pense num mundo ideal (viajando aqui), onde o pessoal do Duckstation faria um console com esse emulador e com as configurações para o usuário adaptar.
Imagina, jogar o PS1, até mesmo em TV de tubo, mas com essa resolução aumentada e correção da geometria...

Aliás, isso é o que mais me irrita no PS1 (coisa que não tem no N64)... Os gráficos que ficam "dançando" e as geometrias tudo erradas que iam se corrigindo conforme aproximava...
Ficaria muito bom, o problema é que esses hacks de aumento da resolução interna e correção da perspectiva quase sempre acabam corrompendo alguma coisa no cenário, HUD, clipando modelos 3D, etc...
Eu já testei diversas vezes. uso o PC ligado na CRT, mas sempre acabo voltando pra emulação "crua" mesmo (software renderer)
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.903
Reações
14.556
Pontos
1.013
Se meu computador fosse mais forte, eu rodaria ele em 4k. Puxa caras, como esse emulador melhora bem os gráficos. O 3D pelo que vi nem fica serrilhado.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.387
Pontos
503
Mano, será que é sonhar demais em eles adicionarem uma função de jogar jogos do PS1 online?
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Se alguém tiver dúvidas sobre as diferenças entre PBP e CHD aqui tem algumas informações:

"usuário ajshell1(há 3 anos)
/ u / mrdeu tem uma boa lista de pontos, mas acho que posso elaborá-los melhor.

Em primeiro lugar, aqui está uma comparação de tamanhos para o jogo "Driver - You Are the Wheelman (EUA) (v1.1)".

Em bin / cue, é 747.030.480 bytes.

Em PBP (compressão máxima) é 517.187.964 bytes.

Em CHD, é de 465.566.193 bytes.

É MUITO mais fácil converter em lote bin / cue dumps para CHD do que convertê-los para .PBP

Basta colocar o chdman.exe no diretório onde você tem seus bin / cue dumps, abrir a linha de comando nesse local (supondo que você esteja no Windows) e digitar:

para% i em (* .cue), faça chdman createcd -i "% i" -o "% ~ ni.chd"

Se você quiser reverter o processo, pode digitar

para% i em (* .chd) extraia -i "% i" -o "% ~ ni.cue"

Isso converterá todos os seus arquivos bin / cue em CHD. Pode demorar um pouco, dependendo de quantos jogos você tem nesse diretório. Isso também deixará os arquivos bin / cue intactos (exclua-os depois, se desejar). Apenas certifique-se de que haja espaço suficiente em sua unidade antes de fazer isso.

Não estou ciente de nenhum método de linha de comando em lote para a criação de arquivos PBP como este. Portanto, converter para o formato CHD será muito mais fácil para você do que converter para PBP. Basta digitar o comando na linha de comando antes de ir para a cama, e o processo de conversão deve ser feito na hora que você acordar.

O formato CHD foi criado com o objetivo de preservar cópias exatas dos jogos em formato compactado. O formato PBP foi criado para que os jogos PSX pudessem ser executados em PSPs em um formato compactado (que é menos compactado do que o formato CHD). Em outras palavras, eu diria que o formato CHD é melhor para fins de preservação.

Os arquivos .m3u funcionam da mesma forma que os arquivos bin / cue. Você pode simplesmente substituir o ".cue" por ".chd" em seus arquivos .m3u existentes.

No entanto, a desvantagem é que o único outro emulador que usa o formato CHD é o MAME (que não roda bem os jogos PSX de qualquer maneira). No entanto, é minha opinião que o Beetle PSX é o melhor emulador de PSX, e a conversão de volta para o formato bin / cue é relativamente fácil, então não considero essa falta de compatibilidade um grande problema.

Sinceramente,

O cara que pagou pela recompensa que resultou na adição desse recurso ao Beetle-PSX.

EDITAR: Se você tiver um dos jogos PSX europeus com proteção contra cópia LibCrypt, terá um arquivo .sbi além do arquivo .bin / cue. O processo de criação do CHD não processa o arquivo .sbi. Portanto, você precisará do arquivo .sbi no mesmo diretório do arquivo .CHD para que o jogo seja executado."


"Usuário Zapeth (há 3 anos)
Para ser justo, existem na verdade dois tipos diferentes de arquivos / formatos PBP, o proprietário oficial da Sony e o público com engenharia reversa bastardizado que é semelhante o suficiente para ser carregado em um PSP.

O oficial apresenta um tipo diferente de compressão para dados e faixas de áudio, e pelo menos o último oferece uma taxa de compressão melhor do que o CHD (presumivelmente ao custo da compressão de áudio ser com perdas, infelizmente não sabemos porque ainda é desconhecido como os dados de áudio podem ser descompactados).

O público usa apenas a compactação zlib padrão em todo o disco, portanto, é provável que tenha uma taxa de compactação menos eficiente em comparação com o formato CHD."




Existem sites com jogos de PS1 já no formato CHD, nas minhas comparações o CHD comparado com o PBP é sempre menor, mas converter tudo pra CHD pode ser um problema se você usa esses mesmos jogos no PSP ou PSXE no Android.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
O que me incomoda é deixar o visual tão maquiado que parece o PS2.
Isso não é natural pra mim.

Por favor, qual seria a configuração ideal pra uma imagem limpa, porém próxima do visual real do console?
Só desativar o filtro bilinear nas texturas ativando a opção "Nearest-Neighbor" em "enhancement settings" que fica com aquele aspecto pixelado do video-game original.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
Testei aqui na TV Box
Duck só tem suporte de OpenGL 3.1 pra cima, daí só rodou em Software e ficou uma m****
Pensei que esse emulador fosse mais amigável
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
Só desativar o filtro bilinear nas texturas ativando a opção "Nearest-Neighbor" em "enhancement settings" que fica com aquele aspecto pixelado do video-game original.
Mas aí fica tudo quadriculado rsrs. Bem mais do que no console real.

Nos jogos 2D fica bisonho
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Mas aí fica tudo quadriculado rsrs. Bem mais do que no console real.

Nos jogos 2D fica bisonho
No console real é assim mesmo.
É que a baixa resolução do mesmo que dá uma abafada no "pixelamento" escondendo os detalhes das texturas.
Você pode tentar combinar algum shader de CRT no RetroArch, ou tentar ligar o PC numa TV de tubo.

Pra ter uma experiência 100% "autentica", só jogando na resolução nativa mesmo.

Jogos 2D eu prefiro jogar na resolução nativa sem qualquer filtro exceto scanlines.
 

Lagarto Distraído

Bam-bam-bam
Mensagens
5.171
Reações
10.398
Pontos
353
No console real é assim mesmo.
É que a baixa resolução do mesmo que dá uma abafada no "pixelamento" escondendo os detalhes das texturas.
Você pode tentar combinar algum shader de CRT no RetroArch, ou tentar ligar o PC numa TV de tubo.

Pra ter uma experiência 100% "autentica", só jogando na resolução nativa mesmo.

Jogos 2D eu prefiro jogar na resolução nativa sem qualquer filtro exceto scanlines.
Tbm prefiro assim.
Quer dizer, um filtrozinho leve que só dê um tapa básico no visual, eu gosto.
Tipo o filtro HQ2X que tem nos emuladores de arcades. A mudança é sutil
 
Topo Fundo