O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


Educação Financeira, como vc gerencia seu "Faz me rir"?

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.105
Reações
504
Pontos
179
Galera, vocês usam algum aplicativo de controle financeiro? Qual? Conhecem algum que também tem um painel de administração pelo navegador? Não me sinto muito confortável com a o ideia, acho que estou velho pra isso, prefiro um Excelzão mesmo, como vcs controlam seus gastos? Tipo, eu tento usar o cartão de crédito pra tudo, tenho um controle no site do meu banco pq fico com todos os gastos discriminados, nunca gasto mais do que posso pagar, esse é o meu único controle, e vcs, como gerenciam seu $$$$? Nunca tive dinheiro como preocupação ou objetivo, meu "frist-goal" sempre foi conhecimento e auto-aperfeiçoamento(é sou chato e meio maluco), mas infelizmente dinheiro é o que te traz certa liberdade, como vcs veem o dinheiro?
 


encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.105
Reações
504
Pontos
179
O problema com esse tipo de abordagem "Nunca tive dinheiro como preocupação ou objetivo, meu "frist-goal" sempre foi conhecimento e auto-aperfeiçoamento" é que sempre temos espaço pra melhorar, e isso acaba gerando muita depressão, frustração, e vem me deixado bem mal ultimamente, vc sempre poderia ter feito um pouco mais e melhor, é um inferno.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.105
Reações
504
Pontos
179
Tenho uma planilha onde estão previstos meus gastos básicos, intermediários e possíveis gastos inesperados (não tão inesperados).

Sempre retiro 10% do salário para guardar.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk
Como vc calcula os inesperados?E vc tipo, "zera" mensalmente a planilha ou atualiza mensalmente?
 

kyo_ryo

Bam-bam-bam
Mensagens
3.686
Reações
3.242
Pontos
319
Planilha de Excel a moda antigo. Tenho CC mas só uso quando necessário (compras internacionais).

Faço pé de meia pra emergencias
e para previdencia própria

Os gastos discricionários possuem um teto. Muito dificil eu gastar mais do que os tetos estipulados. Se não der pra viajar de ferias por exemplo fico em casa mesmo.
 

iLoveCR7

Bam-bam-bam
Mensagens
4.715
Reações
5.662
Pontos
314
Como vc calcula os inesperados?E vc tipo, "zera" mensalmente a planilha ou atualiza mensalmente?
Eu recebo X, na minha planilha está como salário X*0,8

20% deixo para inesperado, quando sobra eu deixo de crédito para o mesmo seguinte. Crédito no inesperado no caso.

Tento ser o mais mão de vaca possível, e evito mexer no crédito do inesperado.


Sent from my iPhone 8 Plus using Tapatalk
 


j0kk3r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.704
Reações
14.790
Pontos
584
Tenho uma planilha na qual registro todos meus gastos no dia seguinte. Usando essa planilha fiz uma média de quanto gasto com as contas e com lazer no mês e geralmente consigo me manter nessa faixa.

Aprendi a ser bastante econômico e de um tempo pra cá economizo mensalmente no mínimo 50% do meu salário. Invisto tudo.
 

Atlante

Bam-bam-bam
Mensagens
5.180
Reações
9.176
Pontos
353
Tenho uma planilha de Excel. No momento, estou poupando para comprar um carro usado à vista (50% done) através de caixas com colegas de trabalho. Quando chegar lá, continuarei poupando dessa mesma maneira, para em seguida aprender algo sobre aplicações.
 

Dr. Pregos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.535
Reações
33.660
Pontos
553
Tenho uma planilha de Excel. No momento, estou poupando para comprar um carro usado à vista (50% done) através de caixas com colegas de trabalho. Quando chegar lá, continuarei poupando dessa mesma maneira, para em seguida aprender algo sobre aplicações.
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
 

Catarse*

Habitué da casa
Mensagens
111
Reações
234
Pontos
53
Tenho uma planilha que compara entradas, saídas e saldo final mês a mês; e um gráfico para comparar as contas ou gastos mensais recorrentes empilhados mês a mês por classes.
 

encerrado.

Supra-sumo
Mensagens
1.105
Reações
504
Pontos
179
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
Só tem que tomar cuidados com a taxa de administração dessas corretoras né
 

Dr. Pregos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.535
Reações
33.660
Pontos
553
Só tem que tomar cuidados com a taxa de administração dessas corretoras né
Sim, como sou iniciante, fiz conta na RICO por ser voltada para inciantes. E, por exemplo, eles estão com taxa zero no investimento de Tesouro. A pessoa pode também procurar corretoras dos próprios bancos.
 

Ex-peão louco

Supra-sumo
VIP
Mensagens
981
Reações
1.886
Pontos
173
Gasto menos que ganho e guardo o resto. Uns 2/3 do salário estavam intactos.

Mas apanhei um pouco na vida pra aprender a controlar os gastos.

No mais, nunca fiz controle rígido.
 

Xenoblade

Bam-bam-bam
Mensagens
4.104
Reações
8.055
Pontos
283
Sou extremamente disciplinado sob o prisma financeiro. Ainda assim, quando cai o salário na conta, eu já tiro um percentual para aplicação (esse montante se torna intocável, a não ser em situações extremas e imprevistas). O restante fica para custear todas as despesas que terei ao longo do mês, incluindo lazer.
 

antonioli

O Exterminador de nicknames
VIP
Mensagens
87.933
Reações
132.073
Pontos
949
Planilhão do Excel mesmo. Dá para se organizar de boa com ele.

Mas é claro que existem aplicativos que manipulam as informações em tempo real e dá uma noção melhor também em tempo real.
 

toad02

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.618
Reações
51.392
Pontos
959
Não tenho planilha nem nada do tipo.
Quando o salário cai eu pago as contas normais do mes: aluguel, agua, luz, internet, etc. e ponho uns 25% na poupança. O resto vou gastando conforme a necessidade.
Não tenho cartão de crédito nem nada do tipo. Só uso cartão de débito.
Quando chega o mes seguinte, se sobrou algo do anterior, ponho na poupança.
 

Insônia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.768
Reações
7.424
Pontos
294
Tem aplicativo que faz isso aí.

Eu pago as contas, guardo o resto e invisto o que eu conseguir.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Hellskah

Bam-bam-bam
Mensagens
3.075
Reações
4.353
Pontos
344
Há dois anos eu faço em planilha de Excel, porém sempre que volto das férias volto quebradíssimo por não me programar.
 

charles_monkey

Bam-bam-bam
Mensagens
2.660
Reações
3.968
Pontos
293
Não tenho planilha nem nada do tipo.
Quando o salário cai eu pago as contas normais do mes: aluguel, agua, luz, internet, etc. e ponho uns 25% na poupança. O resto vou gastando conforme a necessidade.
Não tenho cartão de crédito nem nada do tipo. Só uso cartão de débito.
Quando chega o mes seguinte, se sobrou algo do anterior, ponho na poupança.
poupança?

:facepalm
 

D.Toretto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.989
Reações
1.603
Pontos
203
Até fiz uma planilha mas acabo esquecendo de alimentar, o que faço é ter meus gastos fixos mensais já somados com o valor da fatura do CC, recebo o salário, separo o valor pra pagar tudo usando somente o valor do salário (ignoro o saldo em conta) e uso o resto tentando guardar uns 20% que no final do período vai pro saldo da conta.

Além disso tem uma merreca que vai todo mês pra poupança, mas pretendo passar pro tesouro direto futuramente.

Tem dado certo, consigo pagar as contas e sempre tem uma quantia em saldo pra emergência ou comprar alguma coisa que eu queira.

O cartão de crédito uso pouco, só pra comprar coisas de valor mais elevado e ainda tento fazer no mínimo de parcelas possível, sempre mantendo a fatura a no máximo 40% do meu salário.


Enviado do meu iPhone 6S usando Tapatalk
 

Atlante

Bam-bam-bam
Mensagens
5.180
Reações
9.176
Pontos
353
Eu estou fazendo o mesmo, mas é para compra de uma moto. Só um conselho: tenta pegar essa grana, abrir conta em uma corretora (abri uma na RICO) e jogar essa grana lá, para investir em CDB, LCI ou algo que renda mais que poupança.
Ainda não manjo dos paranauês, mas sem dúvida buscarei me informar. O plano depois do carro é uma reserva para a aposentadoria, então é para o longo prazo e será necessário.
 

Baralho

Bam-bam-bam
Mensagens
2.543
Reações
7.211
Pontos
303
Economizando. De modo que sobrem uns 10/15% do soldo (como se fosse um seguro privado, mas depositado em cc) no fim do mês.
 

Set_10

Bam-bam-bam
Mensagens
11.436
Reações
4.507
Pontos
439
Aqui eu faço uma planilha bem básica no Excel. Tenho as despesas fixas e o gasto com cartão de crédito. Nesses últimos meses tenho colocado um gasto limite de 30% do q ganho nele e pelo menos uma sobra de 40% a 50% do salário pra ser dividido no resto como passeios e guardar um dinheiro. Daí por enquanto vou colocando na nuconta para usar no débito em algumas despesas e rende 100% do CDI aumentando minha reserva de emergência também. Ao mesmo tempo, vou acumulando e fazendo a reserva de oportunidades para abastecer minha carteira de ações.
 

_DaNiLo__

Bam-bam-bam
Mensagens
9.829
Reações
2.882
Pontos
464
Uso o aplicativo "Minhas Finanças".
Os gratuitos que testei são ruins. Aí tem uns bons mas tem mensalidade. Esse que eu uso gostei e paga uma vez só e não é caro. O bom é que ele lê mensagens em texto e aplicativos como nubank e Inter então fica facinho controlar.
Excel é o melhor devido a flexibilidade porém usar ele no celular é ruim, aí tem que anotar em casa as coisas e eu não tinha paciência para digitar tudo.

Enviado de meu XT1225 usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.011
Reações
18.574
Pontos
694
Pago as contas e reinvisto o que sobrou. Mês que pega pesado eu libero uma grana e pago as contas. Uso uma planilha de excel bem simples. Nos últimos tempos pouca coisa me dá interesse em comprar ou fazer, acaba indo uma grana para investimentos.
 

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.417
Reações
15.621
Pontos
729
Tentei usar APPs, voltei pro excel, não tem como bater.
 
Topo