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Levando o PES para um novo patamar
Fonte: https://www.konami.com/wepes/25th/pt-br/2020/
Manorito Hosoda: Produtor fala sobre o PES 2022 e a Unreal engine
Manorito Hosoda, produtor chefe do PESteam, deu uma entrevista ao site japonês Qoly, onde falou do eFootball PES 2022 e do seu novo motor gráfico, a Unreal Engine.
Winning Eleven celebrou seu 25º aniversário este ano. Que tipo de título é o Winning Eleven para a KONAMI?
Nós o consideramos um dos jogos esportivos representativos da KONAMI, ao lado dos títulos de beisebol da KONAMI “Powerful Professional Baseball” e “Professional Baseball Spirits”.
Como Manorito Hosoda se tornou produtor chefe do PES?
A primeira vez que me envolvi no Winning Eleven foi quando estava no negócio de marketing / promoção, e foi “World Soccer Winning Eleven 10” (lançado em 2006). Depois de trabalhar como produtor de marketing para Winning Eleven, tenho trabalhado como produtor geral por cerca de 15 anos.
Aconteceram várias coisas nesses 25 anos de PES. Houve também um ano em que a Copa do Mundo foi realizada no Japão. Conte-nos alguns episódios memoráveis.
Eu estava na KONAMI na época da Copa do Mundo do Japão-Coréia, mas não estava envolvido no Winning Eleven e curti a Copa do Mundo puramente.
Visto que frequentemente vou a clubes estrangeiros para trabalhar, conheci vários jogadores. Quando Shinji Kagawa visitou o estúdio de produção, ele jogou contra a equipe. Naquela época, dei um passe para um lugar que eu normalmente não conseguia pensar, e a equipe me aplaudiu.
Foi anunciado que “Winning Eleven 2021” será lançado como uma versão de atualização da temporada. Por que foi lançado desta forma nesta temporada?
A próxima geração de consoles, PlayStation 5 e Xbox, levamos dois anos para desenvolver o novo PES 2022, então este ano iremos lançá-lo como uma versão de atualização de temporada centrada nos jogadores, etc. Fique atento ao novo motor, que irá avançar significativamente todos os elementos que compõem a jogabilidade, como modelos de jogadores, animações, representações físicas, gráficos, sons e controles.
O COVID-19 influenciou no seu trabalho?
Teve um efeito significativo, especialmente porque a temporada 2019-20 na Europa mudou significativamente devido ao Corona.
Em relação ao PES 2022, um vídeo de demonstração da engine foi lançado. A Unreal Engine 5 também é um tema quente porque é feita para rodar nas máquinas da próxima geração, mas que tipo de mecanismo será?
Como mencionado acima, o novo motor irá melhorar a qualidade de todos os elementos do jogo, como modelo do jogador, animação, expressão física, gráficos, som e controle. Além disso, modos como Master League e myClub serão desenvolvidos ou renovados.
A série PES cruzou gerações de videogames, do PS1 ao PS4 e depois ao PS5. Em que você está prestando atenção nessa mudança para a próxima geração?
Conforme avançamos para a próxima geração, as expectativas de nossos clientes aumentarão naturalmente. O fracasso em atingir a qualidade que atende a essa expectativa pode levar à decepção. Estamos sempre atentos e pensando em não fazer os usuários se sentirem assim.
Como está o desenvolvimento do PES 2022 atualmente? Existe um estúdio no exterior?
Atualmente não há estúdios no exterior. Tudo é feito no Japão e desenvolvido por nossa equipe.
Fonte:
Konami revela sua ambição de criar o PES mais bonito de todos os tempos para o PS5
"Acho importante poder experimentar a emoção e a sensação de realização que o futebol tem no jogo", diz Kimura quando perguntamos o que um jogo de futebol 'next-gen' do PS5 precisa oferecer. "Sem mencionar a possibilidade de jogar jogos foto realistas ... ele brinca. Falando especificamente sobre o desafio de satisfazer as expectativas de um jogo do PS5 e o desejo de fotorrealismo, Kimura revela a opinião da equipe sobre o início da era do PES no console da nova geração da Sony. "O desempenho do PS5 é incrível e, embora nos beneficiemos dele, enfrentamos muitos desafios e sentimos que estamos nos aproximando passo a passo do próximo nível", diz ele, antes de explicar mais. "Entretanto, não importa quão bom seja o desempenho do PS5, existem várias restrições e, portanto, acho que é um caminho extremamente difícil chegar ao próximo nível". "Isto porque o fotorrealismo que visamos é exatamente a reprodução do próprio mundo real".
Kimura explica: "Este [próximo nível] inclui a atmosfera do estádio e os torcedores entusiastas, as expressões faciais apaixonadas dos jogadores, a textura da pele e do cabelo, e o movimento detalhado de seus músculos e suor. Até mesmo as costuras dos uniformes". O desenvolvedor do PES 2022 diz que tornar o novo jogo foto real é um processo cumulativo, um processo em que cada detalhe aumenta o senso de realismo. "Podemos dizer que o fotorrealismo só poderia ser alcançado reproduzindo todos estes fenômenos", diz Kimura, acrescentando: "E, para chegar lá, precisamos enfrentar ainda mais desafios".
"Na minha opinião, trata-se de recriar o próprio mundo real", diz Kimura, que acrescenta que a atenção aos detalhes no PES 2022 será uma mistura de reações dos jogadores e comportamento expressivo, bem como animação da torcida e do estádio. "A definição geral seria reproduzir uma expressão de ação ao vivo, porém, que por si só pode levar a um mundo inorgânico e imperfeito".
Acreditamos que o 'fotorrealismo' será completado pela adição de vários elementos para impressionar os usuários [...] Os usuários sabem como são os jogadores, viram os torcedores entusiastas e sentiram a atmosfera do estádio. Portanto, o engano virtual é muito mais difícil. Entretanto, esta é a razão exata pela qual sentimos que o desafio neste campo vale a pena".
Atingir o fotorrealismo com o PES 2022 é realmente difícil, admite o desenvolvedor, mas diz que usar a Unreal Engine está permitindo que a equipe alcance resultados. Obtendo resultados técnicos, nos diz ele: "Um exemplo específico é que com a Unreal Engine, os designers podem assumir várias tarefas sem a ajuda de programadores, utilizando o Blueprint. Ao fazer isso, acreditamos que podemos melhorar a velocidade de produção, melhorar as habilidades dos projetistas individuais, e receber muitos outros benefícios".
Alcançar o fotorrealismo também requer conhecimento do mundo real, e recriar a forma como pensamos que a experiência de assistir ao futebol vai além das simples realizações técnicas. "É claro que fatores como iluminação, animação, framerate e resolução são muito importantes e necessários, mas isto não é suficiente", compartilha Kimura. "Além destes elementos, devemos ter o conhecimento e as habilidades de uma câmera para revelação de fotos, a fim de obter fotorealismo". "Aprendemos como uma lente real captura a luz e outras características, e consideramos que a expressão destes fenômenos é importante".
A maneira como Kimura fala sobre a obtenção de imagens reais no PES 2022 nos leva a esperar algo incrível da próxima versão da franquia no PS5. O desenvolvedor sugere que com gráficos tão elevados, quaisquer erros na realização de uma recriação do futebol realistas serão perceptíveis. A equipe está trabalhando arduamente para fundir a fluidez do jogo vista nos últimos dois excelentes lançamentos da franquia no PS4 com animação e modelagem foto real. "As animações são reais no momento da captura de movimento, mas como as animações são usadas no jogo também é importante e a IA determina isso", diz Kimura com perspicácia. "Se algo der errado aqui, os usuários não serão capazes de se concentrar no jogo". "É necessário que os jogadores escolham os movimentos certos no jogo para criar realismo". "Nós colocamos a ideia de que o PES 2022 terá a barba mais realista até agora e será a do Messi".
Fonte: Play Magazine
Com a indústria prestes a receber uma empolgante nova geração de consoles, acreditamos que este seja o momento perfeito para compartilhar alguns de nossos planos para o futuro da franquia PES com vocês. Gostariamos de anunciar que estamos trabalhando duro em um jogo de futebol para consoles da próxima geração que tenta incorporar nosso conceito principal: "The Pitch is Ours".
Esse jogo está em desenvolvimento usando um motor gráfico atualizado que permitirá que impressionemos os jogadores com melhorias incríveis em todas as áreas do jogo. Prepare-se para ver modelos de jogadores e animações mais realísticas, física melhorada, visuais fotorrealísticos e muito mais.
Sabemos que muitos de vocês curtem bastante os modos myClub e Liga Master, portanto temos o prazer de anunciar que estamos desenvolvendo grandes atualizações para esses dois modos.
No entanto, a escala de tudo o que pretendemos conseguir atingir neste ambicioso projeto também nos obrigou a desacelerar o trabalho em outras áreas do desenvolvimento. Como resultado, decidimos lançar o PES deste ano como uma "atualização de temporada". Tendo dito isso, ainda estamos muito confiantes de que o jogo deste ano terá emoções mais do que suficientes para satisfazer os jogadores até o lançamento do jogo da próxima geração.
No momento, pretendemos começar a testar nosso jogo da próxima geração em meados de 2021, com data de lançamento estimada para o mesmo ano. Até lá, esperamos vê-los de novo em campo na atualização de temporada deste ano. Fique atento para ver as novidades sobre nosso projeto da próxima geração mais perto do lançamento.
Fonte: https://www.konami.com/wepes/25th/pt-br/2020/
Manorito Hosoda: Produtor fala sobre o PES 2022 e a Unreal engine
Manorito Hosoda, produtor chefe do PESteam, deu uma entrevista ao site japonês Qoly, onde falou do eFootball PES 2022 e do seu novo motor gráfico, a Unreal Engine.
Winning Eleven celebrou seu 25º aniversário este ano. Que tipo de título é o Winning Eleven para a KONAMI?
Nós o consideramos um dos jogos esportivos representativos da KONAMI, ao lado dos títulos de beisebol da KONAMI “Powerful Professional Baseball” e “Professional Baseball Spirits”.
Como Manorito Hosoda se tornou produtor chefe do PES?
A primeira vez que me envolvi no Winning Eleven foi quando estava no negócio de marketing / promoção, e foi “World Soccer Winning Eleven 10” (lançado em 2006). Depois de trabalhar como produtor de marketing para Winning Eleven, tenho trabalhado como produtor geral por cerca de 15 anos.
Aconteceram várias coisas nesses 25 anos de PES. Houve também um ano em que a Copa do Mundo foi realizada no Japão. Conte-nos alguns episódios memoráveis.
Eu estava na KONAMI na época da Copa do Mundo do Japão-Coréia, mas não estava envolvido no Winning Eleven e curti a Copa do Mundo puramente.
Visto que frequentemente vou a clubes estrangeiros para trabalhar, conheci vários jogadores. Quando Shinji Kagawa visitou o estúdio de produção, ele jogou contra a equipe. Naquela época, dei um passe para um lugar que eu normalmente não conseguia pensar, e a equipe me aplaudiu.
Foi anunciado que “Winning Eleven 2021” será lançado como uma versão de atualização da temporada. Por que foi lançado desta forma nesta temporada?
A próxima geração de consoles, PlayStation 5 e Xbox, levamos dois anos para desenvolver o novo PES 2022, então este ano iremos lançá-lo como uma versão de atualização de temporada centrada nos jogadores, etc. Fique atento ao novo motor, que irá avançar significativamente todos os elementos que compõem a jogabilidade, como modelos de jogadores, animações, representações físicas, gráficos, sons e controles.
O COVID-19 influenciou no seu trabalho?
Teve um efeito significativo, especialmente porque a temporada 2019-20 na Europa mudou significativamente devido ao Corona.
Em relação ao PES 2022, um vídeo de demonstração da engine foi lançado. A Unreal Engine 5 também é um tema quente porque é feita para rodar nas máquinas da próxima geração, mas que tipo de mecanismo será?
Como mencionado acima, o novo motor irá melhorar a qualidade de todos os elementos do jogo, como modelo do jogador, animação, expressão física, gráficos, som e controle. Além disso, modos como Master League e myClub serão desenvolvidos ou renovados.
A série PES cruzou gerações de videogames, do PS1 ao PS4 e depois ao PS5. Em que você está prestando atenção nessa mudança para a próxima geração?
Conforme avançamos para a próxima geração, as expectativas de nossos clientes aumentarão naturalmente. O fracasso em atingir a qualidade que atende a essa expectativa pode levar à decepção. Estamos sempre atentos e pensando em não fazer os usuários se sentirem assim.
Como está o desenvolvimento do PES 2022 atualmente? Existe um estúdio no exterior?
Atualmente não há estúdios no exterior. Tudo é feito no Japão e desenvolvido por nossa equipe.
Fonte:
Manorito Hosoda: Produtor fala sobre o PES 2022 e a Unreal engine
Manorito Hosoda, produtor chefe do PESteam, deu uma entrevista ao site japonês Qoly, onde falou do eFootball PES 2022 e do seu novo ...
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Konami revela sua ambição de criar o PES mais bonito de todos os tempos para o PS5
"Acho importante poder experimentar a emoção e a sensação de realização que o futebol tem no jogo", diz Kimura quando perguntamos o que um jogo de futebol 'next-gen' do PS5 precisa oferecer. "Sem mencionar a possibilidade de jogar jogos foto realistas ... ele brinca. Falando especificamente sobre o desafio de satisfazer as expectativas de um jogo do PS5 e o desejo de fotorrealismo, Kimura revela a opinião da equipe sobre o início da era do PES no console da nova geração da Sony. "O desempenho do PS5 é incrível e, embora nos beneficiemos dele, enfrentamos muitos desafios e sentimos que estamos nos aproximando passo a passo do próximo nível", diz ele, antes de explicar mais. "Entretanto, não importa quão bom seja o desempenho do PS5, existem várias restrições e, portanto, acho que é um caminho extremamente difícil chegar ao próximo nível". "Isto porque o fotorrealismo que visamos é exatamente a reprodução do próprio mundo real".
Kimura explica: "Este [próximo nível] inclui a atmosfera do estádio e os torcedores entusiastas, as expressões faciais apaixonadas dos jogadores, a textura da pele e do cabelo, e o movimento detalhado de seus músculos e suor. Até mesmo as costuras dos uniformes". O desenvolvedor do PES 2022 diz que tornar o novo jogo foto real é um processo cumulativo, um processo em que cada detalhe aumenta o senso de realismo. "Podemos dizer que o fotorrealismo só poderia ser alcançado reproduzindo todos estes fenômenos", diz Kimura, acrescentando: "E, para chegar lá, precisamos enfrentar ainda mais desafios".
"Na minha opinião, trata-se de recriar o próprio mundo real", diz Kimura, que acrescenta que a atenção aos detalhes no PES 2022 será uma mistura de reações dos jogadores e comportamento expressivo, bem como animação da torcida e do estádio. "A definição geral seria reproduzir uma expressão de ação ao vivo, porém, que por si só pode levar a um mundo inorgânico e imperfeito".
Acreditamos que o 'fotorrealismo' será completado pela adição de vários elementos para impressionar os usuários [...] Os usuários sabem como são os jogadores, viram os torcedores entusiastas e sentiram a atmosfera do estádio. Portanto, o engano virtual é muito mais difícil. Entretanto, esta é a razão exata pela qual sentimos que o desafio neste campo vale a pena".
Atingir o fotorrealismo com o PES 2022 é realmente difícil, admite o desenvolvedor, mas diz que usar a Unreal Engine está permitindo que a equipe alcance resultados. Obtendo resultados técnicos, nos diz ele: "Um exemplo específico é que com a Unreal Engine, os designers podem assumir várias tarefas sem a ajuda de programadores, utilizando o Blueprint. Ao fazer isso, acreditamos que podemos melhorar a velocidade de produção, melhorar as habilidades dos projetistas individuais, e receber muitos outros benefícios".
Alcançar o fotorrealismo também requer conhecimento do mundo real, e recriar a forma como pensamos que a experiência de assistir ao futebol vai além das simples realizações técnicas. "É claro que fatores como iluminação, animação, framerate e resolução são muito importantes e necessários, mas isto não é suficiente", compartilha Kimura. "Além destes elementos, devemos ter o conhecimento e as habilidades de uma câmera para revelação de fotos, a fim de obter fotorealismo". "Aprendemos como uma lente real captura a luz e outras características, e consideramos que a expressão destes fenômenos é importante".
A maneira como Kimura fala sobre a obtenção de imagens reais no PES 2022 nos leva a esperar algo incrível da próxima versão da franquia no PS5. O desenvolvedor sugere que com gráficos tão elevados, quaisquer erros na realização de uma recriação do futebol realistas serão perceptíveis. A equipe está trabalhando arduamente para fundir a fluidez do jogo vista nos últimos dois excelentes lançamentos da franquia no PS4 com animação e modelagem foto real. "As animações são reais no momento da captura de movimento, mas como as animações são usadas no jogo também é importante e a IA determina isso", diz Kimura com perspicácia. "Se algo der errado aqui, os usuários não serão capazes de se concentrar no jogo". "É necessário que os jogadores escolham os movimentos certos no jogo para criar realismo". "Nós colocamos a ideia de que o PES 2022 terá a barba mais realista até agora e será a do Messi".
Fonte: Play Magazine
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