O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Era possível o Mega Drive ter gráficos TOP com apenas 64 cores na tela?


  • Total voters
    83

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Todos os videogames trabalham com dither, até o PS4 com o Final Fantasy XV e o Metal Gear Solid V, o dither come solto. :klol
Aí fomos surpreendidos novamente. Pra mim isso tinha acabado. Não esperava uso de dither em consoles recentes, feitos para TVs de alta resolução e cabo hdmi. No PC, um tempo atrás tinha sofrido com dither em sombras do GTA4. Aquilo matava a imagem (mas era isso ou o PC se peidar todo).

No Play4 nunca vi.

Mas então é sim, no jogo do Mario tem esses dithers mesmo. Que coisa.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Tecnicamente falando, tem alguma diferença em relação ao que rolava no Sega CD?
Boa pergunta. Será a mesma técnica de sempre (porém sem o limite do cartucho como fator inviabilizador)? A princípio parece coisa de Sega CD. O dither pesado e a "movimentação" me pareceram similares. Na descrição citou "184x112 resolution @7.5 FPS, 15 colours (+ 1 black) ". Seria essa uma limitação para FMV tanto no Mega quanto no Sega CD? Tinha que usar uma paleta (16 cores) em vez das 4 simultâneas (64)?

Uma desfocada estilo cabo composite e a imagem fica top.


Visualizar anexo 101161

Aproveitando o tema dither, outro dia estava acompanhando notícias sobre emulador do Switch, achei uma coisa estranha: Esse videogame trabalha com dither estilo Guardian Heroes do Saturn?

Visualizar anexo 101159


O hardware do Sega CD era melhor do que o do Mega Drive.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
O hardware do Sega CD era melhor do que o do Mega Drive.
Sem dúvida. Mas tinha alguma melhoria para FMV, que não fosse simplesmente a mídia?

144108-tomcat-alley-sega-cd-screenshot-completing-the-mission.png
144094-tomcat-alley-sega-cd-screenshot-preparing-for-the-mission.png
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
É estranho comparar ambos na minha opinião,eu vejo o Sega CD mais como um complemento (o que ele realmente é),por mais que o Mega não o ajude em relação a "paleta" de cores,algo que vai de gosto de cada um e que o próprio tópico acabou desmentindo por assim dizer.
 


edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
É estranho comparar ambos na minha opinião,eu vejo o Sega CD mais como um complemento (o que ele realmente é),por mais que o Mega não o ajude em relação a "paleta" de cores,algo que vai de gosto de cada um e que o próprio tópico acabou desmentindo por assim dizer.
Nem é questão de comparar, é que o Mega Drive sozinho apresenta FMVs que não parecem dever ao Sega CD. Então a dúvida se o acessório ajudava em alguma coisa nisso ou era só a mídia que ele rodava que estava viabilizando os vídeos.

 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.080
Pontos
453
O hardware do Sega CD era melhor do que o do Mega Drive.

Mas não melhorava em absolutamente nada a parte gráfica. A resolução e as cores continuavam a mesma coisa. (A resolução tava de bom tamanho pra época que foi lançado uma vez que o próprio todo-poderoso Neo-Geo e arcades em geral era a mesma coisa, o que pegava mesmo eram as 64 cores simultâneas, tinham consoles e computadores de 8-bits que ultrapassavam e muito essa marca, na minha opinião 256 cores ao mesmo tempo seria perfeito para o Mega, pena que os desenvolvedores não tinham essa mesma visão... (Conseguiram isso com o 32X, mas ai já era tarde demais...)

:kduvida
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.080
Pontos
453


Não sei se viram, mas esse game mostrou uma qualidade escondida no Mega Drive. Ainda mais pela trilha sonora, cores e gráficos.


Mega Drive foi um console fabuloso ao seu tempo, como já disse zilhões de vezes, as únicas pisadas de bola foram suas cores simultâneas (256 cores seria ótimo) e a falta de um chip que comprimisse os samples sonoros (que poderia aumentar enormemente a qualidade de suas vozes), fora isso mais nada...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Mega Drive foi um console fabuloso ao seu tempo, como já disse zilhões de vezes, as únicas pisadas de bola foram suas cores simultâneas (256 cores seria ótimo) e a falta de um chip que comprimisse os samples sonoros (que poderia aumentar enormemente a qualidade de suas vozes), fora isso mais nada...
Por ter sido lançado em 1988 e ser um console de baixo custo desde sempre, custando menos de 100 dólares por quase toda sua vida eu acho que ele foi na medida certa.

Aliás, acho até que vendeu foi pouco.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.080
Pontos
453
Por ter sido lançado em 1988 e ser um console de baixo custo desde sempre, custando menos de 100 dólares por quase toda sua vida eu acho que ele foi na medida certa.

Aliás, acho até que vendeu foi pouco.

Mas os próprios desenvolvedores falaram que queriam muito mais cores e efeitos de escala e rotação como no SNES, o problema é que não tinham tecnologia para chips menores e mais baratos para implementar isso, eu acredito que uns seis meses a mais de desenvolvimento teriam conseguido coisas muito mais maravilhosas (tecnologia naquela época estava se desenvolvendo a galopes).
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Nem é questão de comparar, é que o Mega Drive sozinho apresenta FMVs que não parecem dever ao Sega CD. Então a dúvida se o acessório ajudava em alguma coisa nisso ou era só a mídia que ele rodava que estava viabilizando os vídeos.


O Sega Cd, assim como o 32x foi muito mal explorado, mas pelo que lembro a melhora era:
+1 cpu m68k, só que com 12,5mhz de clock, o do mega tem 7,58mhz
-som digital pcm de 8 canais via cd-rom
-mais RAM, a ram principal era 512kb, a do mega 64kb
-mais vram, 256kb, a do mega 64kb.

Sobre cores a regra era a mesma do mega: 64 cores
mas devido ao hardaware extra, dava pra abusar de efeitos de raster e scroll.
O que fazia ser mais facil criar efeitos de computação grafica básicos como: translação, rotação, inclinação e escala.


Quem quiser ver mais especificações:
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.747
Pontos
1.299
Boa pergunta. Será a mesma técnica de sempre (porém sem o limite do cartucho como fator inviabilizador)? A princípio parece coisa de Sega CD. O dither pesado e a "movimentação" me pareceram similares. Na descrição citou "184x112 resolution @7.5 FPS, 15 colours (+ 1 black) ". Seria essa uma limitação para FMV tanto no Mega quanto no Sega CD? Tinha que usar uma paleta (16 cores) em vez das 4 simultâneas (64)?

Uma desfocada estilo cabo composite e a imagem fica top.


Visualizar anexo 101161


No final das contas eu suspeito até que as versões "cartucho" das FMV's são un tantinho mais fluídas por conta da velocidade de transmissão de dados ser mais rápida.





A diferença maior fica por conta do som full PCM no Sega CD, no Mega é provável que estejam utilizando o XGM driver.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
A diferença maior fica por conta do som full PCM no Sega CD, no Mega é provável que estejam utilizando o XGM driver.
Que no final é a mídia brilhando.

Acho curioso estes vídeos parecerem usar só 16 cores por frame. A forma de gerar os gráficos parece ser algum "improviso" com tiles sendo trocados, mesmo no Sega CD que nasceu "multimídia".
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
O grande negócio é que estão fazendo de tudo pra usar o mega drive no limite, com seu hardware original e novos kits de desenvolvimento.

Ainda espero a hora de ver o que vão conseguir com os add ons Sega CD e 32X com kits de desenvolvimento de alta tecnologia e a grandiosa inteligência que o pessoal anda flexibilizando tais sistemas (e olha que ainda pode se ter surpresas extremamente agradaveis com o Saturn e Dreamcast!)

Mas, fica uma pergunta no ar: Existe alguma pista de uso de linguagens ditas 'novas' pra desenvolvimento de jogos pros videogames antigos, como o Unity? Acho que poderia ser legal usar essa linguagem pra se criar jogos 2D pros sistemas de 8/16/32 bits.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Até o 32x tem como melhorar, estava assistindo um monte de discução recente sobre mk2 que decidi dar uma olhada,
o resultado só para teste:

isW1GUU.gif
Ficou incrível.

Aproveitando que o tema troca de cor apareceu, tenho uma dúvida. Existe um macete para localizar determinada cor que deseja editar (algo que permita uma busca "exata")?

Atualmente, olho uma sequência de cores nas paletas exibidas no debug do Regen; em seguida, usando o HivePal, tento encontrar uma sequência de cores igual para editar. Acaba sendo uma procura no "olhômetro", se perde muito tempo, certas ROMs são uma bagunça de pontinhos coloridos e procurar sequência não é um método eficiente ou nem é possível.

Por exemplo, tempo atrás estava querendo brincar com as cores de Altered Beast. Esbarrei em um azul que não conseguia localizar para editar. Acaba sendo desanimador.

Target:
0Yu0Mpi.png


Em andamento:
J6Unnp4.png


Tem outro meio de encontrar a cor a editar?
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.217
Reações
23.319
Pontos
1.619
Ficou incrível.

Aproveitando que o tema troca de cor apareceu, tenho uma dúvida. Existe um macete para localizar determinada cor que deseja editar (algo que permita uma busca "exata")?

Atualmente, olho uma sequência de cores nas paletas exibidas no debug do Regen; em seguida, usando o HivePal, tento encontrar uma sequência de cores igual para editar. Acaba sendo uma procura no "olhômetro", se perde muito tempo, certas ROMs são uma bagunça de pontinhos coloridos e procurar sequência não é um método eficiente ou nem é possível.

Por exemplo, tempo atrás estava querendo brincar com as cores de Altered Beast. Esbarrei em um azul que não conseguia localizar para editar. Acaba sendo desanimador.
Geralmente esse negócio de sair 'trocando' as cores, não era na base do chute? Digo isso porque, me parece que não tem uma tabela pré definida relatando as cores e por isso, vai na base do chute.

Agora, sobre o Pyron estar aqui no tópico também, possivelmente ele pode nos ajudar com algumas respostas (a do Sega CD eu quero saber com mais detalhes!)

Vai que já esteja se tornando possível usar o Sega CD com outros jogos ou conversões! Iria ser interessante demais criar um CD de Roms de mega drive, acessados via CD. Isso poderia se tornar até uma forma de cair os preços dos Everdrives da vida pra quem ainda não tem, sem contar que isso pode fazer a utilização do sistema parecido com o MSU-1 do SNES no videogame: Músicas novas em jogos 'velhos'
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Geralmente esse negócio de sair 'trocando' as cores, não era na base do chute? Digo isso porque, me parece que não tem uma tabela pré definida relatando as cores e por isso, vai na base do chute.

Agora, sobre o Pyron estar aqui no tópico também, possivelmente ele pode nos ajudar com algumas respostas (a do Sega CD eu quero saber com mais detalhes!)

Vai que já esteja se tornando possível usar o Sega CD com outros jogos ou conversões! Iria ser interessante demais criar um CD de Roms de mega drive, acessados via CD. Isso poderia se tornar até uma forma de cair os preços dos Everdrives da vida pra quem ainda não tem, sem contar que isso pode fazer a utilização do sistema parecido com o MSU-1 do SNES no videogame: Músicas novas em jogos 'velhos'
Tenho uma "teoria reversa": se a SEGA em 1991, quando lançou o Mega CD, tivesse lançado TODOS os jogos em cartucho e em CD também, o acessório teria bombado muito mais e sabe-se lá que jogos mais teriam saído.

Por exemplo, tivesse lançado Sonic3&Knuckles em CD, Streets of Rage 2 em CD, Phantasy Star 4 em CD, Castlevania em CD, Contra em CD, Toejam&Earl em CD, Moonwalker em CD, Super Street Fighter em CD, e daí pra Biblioteca toda.

Tudo apenas com, no mínimo, som melhorado e animações de abertura e finais melhores. Daí cada produtora colocava mais a seu gosto se quisesse.

Poderíamos estar aqui falando agora de toda uma leva de jogos definitivos e tecnicamente melhores do que temos hoje, além de toda uma possibilidade de jogos que não foram criados.

"Saudade do que a gente ainda não viveu".
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Atualmente, olho uma sequência de cores nas paletas exibidas no debug do Regen; em seguida, usando o HivePal, tento encontrar uma sequência de cores igual para editar. Acaba sendo uma procura no "olhômetro", se perde muito tempo, certas ROMs são uma bagunça de pontinhos coloridos e procurar sequência não é um método eficiente ou nem é possível.

Não existe método certo, o problema que o método que vc usa apesar de simples não é eficas apesar de ser menos trabalhoso, pq vc só está vendo o resultado final de como os dados estão alinhados depois de carregados na própria cram (ram das cores), jogos mais modernos e com cartuchos maiores as vezes deixam as paletas alinhadas como vc vê, mas muitos deixam os dados espalhados para economizar memoria depois de algoritimos de compressão.

Então existem 2 maneiras (que eu uso), debugar o jogo e ver como ele puxa dos dados da rom, assim vc vai ver os valores como eles estão realmente alocados e não na memoria...
( é um saco mas funciona com qualquer jogo).
Ou você tenta pegar um range de valores menores e proximos e procurar por referencias parecidas na rom e testar alterar para ver se vc está mechendo no dado que vc quer, pq se vc alterar algo que não deve pode quebrar o jogo pra sempre.


Os métodos vc pode usar um hexeditor para te facilitar a procurar, desde que vc tenha a informação que vc queira encontrar o resto é fácil, só ter paciência.
É como eu faço.
 
Ultima Edição:

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Tenho uma "teoria reversa": se a SEGA em 1991, quando lançou o Mega CD, tivesse lançado TODOS os jogos em cartucho e em CD também, o acessório teria bombado muito mais e sabe-se lá que jogos mais teriam saído.

Por exemplo, tivesse lançado Sonic3&Knuckles em CD, Streets of Rage 2 em CD, Phantasy Star 4 em CD, Castlevania em CD, Contra em CD, Toejam&Earl em CD, Moonwalker em CD, Super Street Fighter em CD, e daí pra Biblioteca toda.

Tudo apenas com, no mínimo, som melhorado e animações de abertura e finais melhores. Daí cada produtora colocava mais a seu gosto se quisesse.

Poderíamos estar aqui falando agora de toda uma leva de jogos definitivos e tecnicamente melhores do que temos hoje, além de toda uma possibilidade de jogos que não foram criados.

"Saudade do que a gente ainda não viveu".
Acho que o custo inviabilizaria isso. Eu tive o Sega CD na época, único jogo que tive foi o Sewer Shark, vinha com o videogame, e Mortal Kombat ... os demais eu só alugava.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Vai que já esteja se tornando possível usar o Sega CD com outros jogos ou conversões! Iria ser interessante demais criar um CD de Roms de mega drive, acessados via CD. Isso poderia se tornar até uma forma de cair os preços dos Everdrives da vida pra quem ainda não tem, sem contar que isso pode fazer a utilização do sistema parecido com o MSU-1 do SNES no videogame: Músicas novas em jogos 'velhos'

Acessa jogos via CD acho que é possível sim, mas alguém deveria escrever uma aplicação para o sega CD fazer isso...
acredito que alguém muito talentoso e com bom conhecimento do scd possa fazer isso mas não é simples como parece.
Pq o sega cd não tem memoria para carregar todo o conteudo dos jogos na memoria, e cartuchos acessam áreas da memoria em qualquer lugar sem dificuldade,
algo impossível na mídia de CD sem loading times... Alguém teria que azer algo para que o SCD fosse fazendo cache dos arquivos que ele precisasse na ram enquanto isso, então não é um processo tão simples como parece. Já via ramcart acho que poderia ser mais fácil, mas o preço que vc pagaria em um acabaria comprando um everdrive o que torna algo inutíl... então tipo é possível, tanto que temos a coletania strike e de outros jogos da sega para o sega CD, mas como eu disse tem q ser portado e pensado pro sega cd e não só jogar as rom lá como no caso do everdrive.



Sobre a questão da música, o sega cd faz isso com a mão nas costas, é o famoso mod 1...
infelizmente algo não muito explorado, nunca entendi a falta de interesse dos devs nesse sentido..
pq é relativamente muito simples de implementar.

exemplos de algum hacks que usam o mode 1 do sega cd


 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Tenho uma "teoria reversa": se a SEGA em 1991, quando lançou o Mega CD, tivesse lançado TODOS os jogos em cartucho e em CD também, o acessório teria bombado muito mais e sabe-se lá que jogos mais teriam saído.

Por exemplo, tivesse lançado Sonic3&Knuckles em CD, Streets of Rage 2 em CD, Phantasy Star 4 em CD, Castlevania em CD, Contra em CD, Toejam&Earl em CD, Moonwalker em CD, Super Street Fighter em CD, e daí pra Biblioteca toda.

Tudo apenas com, no mínimo, som melhorado e animações de abertura e finais melhores. Daí cada produtora colocava mais a seu gosto se quisesse.

Poderíamos estar aqui falando agora de toda uma leva de jogos definitivos e tecnicamente melhores do que temos hoje, além de toda uma possibilidade de jogos que não foram criados.

"Saudade do que a gente ainda não viveu".
Acho o Sega CD sub-utilizado.

A ideia de ser quase o mesmo jogo com som de CD ou ter filminho pra assistir era a impressão que me passava na época e me parecia pouco para o que custava (era caro pra caramba).

Só na era da emulação fui ver o potencial do bichinho.

o5B9nxi.gif


gHboA9T.gif


Lançar o 32x sem ter explorado direito o Sega CD foi mais um tiro no pé da Sega.

Não existe método certo, o problema que o método que vc usa apesar de simples não é eficas apesar de ser menos trabalhoso, pq vc só está vendo o resultado final de como os dados estão alinhados depois de carregados na própria cram (ram das cores), jogos mais modernos e com cartuchos maiores as vezes deixam as paletas alinhadas como vc vê, mas muitos deixam os dados espalhados para economizar memoria depois de algoritimos de compressão.

Então existem 2 maneiras (que eu uso), debugar o jogo e ver como ele puxa dos dados da rom, assim vc vai ver os valores como eles estão realmente alocados e não na memoria...
( é um saco mas funciona com qualquer jogo).
Ou você tenta pegar um range de valores menores e proximos e procurar por referencias parecidas na rom e testar alterar para ver se vc está mechendo no dado que vc quer, pq se vc alterar algo que não deve pode quebrar o jogo pra sempre.


Os métodos vc pode usar um hexeditor para te facilitar a procurar, desde que vc tenha a informação que vc queira encontrar o resto é fácil, só ter paciência.
É como eu faço.
Valeu. Não sei fazer essas coisas que comentou, mas é legal saber que existem meios mais eficientes de identificar as cores para editar. Ou terei que aprender ou vou desencanar de brincar com cores, do jeito que fazia dependia demais da "boa organização" ROM e do nada a edição podia parar de avançar ao não encontrar novas paletas de novos estágios.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Geralmente esse negócio de sair 'trocando' as cores, não era na base do chute? Digo isso porque, me parece que não tem uma tabela pré definida relatando as cores e por isso, vai na base do chute.
É um chute, mas não um chute à cegas. É um chute "direcionado", digamos assim. Ao jogar determinada parte do game, o debug do emulador mostra as paletas carregadas com determinada sequência. Se buscando na ROM você encontrar uma destas sequências (16 cores), provavelmente achou os tons daquela cena.

Mas tem ROM que é bagunçada, não tem sequência, aí esse "método" não funciona.
 

RodrigoviskRJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.317
Reações
7.520
Pontos
784
Acho o Sega CD sub-utilizado.

A ideia de ser quase o mesmo jogo com som de CD ou ter filminho pra assistir era a impressão que me passava na época e me parecia pouco para o que custava (era caro pra caramba).

Só na era da emulação fui ver o potencial do bichinho.

o5B9nxi.gif


gHboA9T.gif


Lançar o 32x sem ter explorado direito o Sega CD foi mais um tiro no pé da Sega.

Valeu. Não sei fazer essas coisas que comentou, mas é legal saber que existem meios mais eficientes de identificar as cores para editar. Ou terei que aprender ou vou desencanar de brincar com cores, do jeito que fazia dependia demais da "boa organização" ROM e do nada a edição podia parar de avançar ao não encontrar novas paletas de novos estágios.

Cara, pior que só ter o som melhorado, pra época, era muito foda. Eu até concordo com você em partes, eu me frustrei em alguns jogos (Mortal Kombat, embora fosse MUUUIIIIITO melhor que do MD padrão), mas pra um mlk de 14 anos, minha idade na época, a diferença era absurda. Eu lembro de ter alugado o Fifa, que já era um excelente jogo no Mega, e jogar no SEGA CD com som de CD, foi uma experiência foda no início, depois que eu percebi algo como "Só isso ? Só muda o som??" ... Enfim, eu gostava demais do meu SEGACD. Aliás, meu conjunto Mega Drive + Sega CD foi o videogame, console hoje em dia, que eu mais curti na vida!

Depois fui pro PC e aí a diferença era absurda pra qualquer coisa, tanto que só voltei pros videogames no PS3 ...
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
depois que eu percebi algo como "Só isso ? Só muda o som??" ... Enfim, eu gostava demais do meu SEGACD.
Certamente o som de CD faz muita diferença, mas como comentei, o Sega CD era muito caro para ser só isso. Na época não me convenceu.

E o acessório poderia ir muito além para dar uma turbinada nos jogos. Tinha um processador com um belo clock para dar um baita empurrão no Mega Drive. Era pra exibir esse poder toda hora, convencer as pessoas que o investimento valia, pois tinha um belo hardware no acessório para o Mega Drive alcançar um novo nível de games nos consoles caseiros.

Tinha que lançar um GP de Mônaco com estes gráficos e fazer muito barulho:

Acho curioso estes vídeos parecerem usar só 16 cores por frame. A forma de gerar os gráficos parece ser algum "improviso" com tiles sendo trocados, mesmo no Sega CD que nasceu "multimídia".
Queria fazer uma correção aqui, revendo Eternal Champions, certamente é outro nível de FMV.

Depois fui pro PC e aí a diferença era absurda pra qualquer coisa, tanto que só voltei pros videogames no PS3 ...
Minha primeira impressão do PC foi bem ruim para games, um 486 já. Achei bem zoado ter que se matar para configurar dispositivos e pastas, esperar para instalar, jogar em DOS digitando comandos, a máquina travando (isso especialmente eu não aceitava).

Só comecei a achar interessante jogar no PC lá para 97, 98 quando saíam jogos 3D bem legais e internet estava chegando. Foi por aí que vendi o Playstation e parti pra Master Race.
 
Ultima Edição:

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
É um chute, mas não um chute à cegas. É um chute "direcionado", digamos assim. Ao jogar determinada parte do game, o debug do emulador mostra as paletas carregadas com determinada sequência. Se buscando na ROM você encontrar uma destas sequências (16 cores), provavelmente achou os tons daquela cena.

Mas tem ROM que é bagunçada, não tem sequência, aí esse "método" não funciona.
Cara, pior que só ter o som melhorado, pra época, era muito foda. Eu até concordo com você em partes, eu me frustrei em alguns jogos (Mortal Kombat, embora fosse MUUUIIIIITO melhor que do MD padrão), mas pra um mlk de 14 anos, minha idade na época, a diferença era absurda. Eu lembro de ter alugado o Fifa, que já era um excelente jogo no Mega, e jogar no SEGA CD com som de CD, foi uma experiência foda no início, depois que eu percebi algo como "Só isso ? Só muda o som??" ... Enfim, eu gostava demais do meu SEGACD. Aliás, meu conjunto Mega Drive + Sega CD foi o videogame, console hoje em dia, que eu mais curti na vida!

Depois fui pro PC e aí a diferença era absurda pra qualquer coisa, tanto que só voltei pros videogames no PS3 ...
Certamente o som de CD faz muita diferença, mas como comentei, o Sega CD era muito caro para ser só isso. Na época não me convenceu.

E o acessório poderia ir muito além para dar uma turbinada nos jogos. Tinha um processador com um belo clock para dar um baita empurrão no Mega Drive. Era pra exibir esse poder toda hora, convencer as pessoas que o investimento valia, pois tinha um belo hardware no acessório para o Mega Drive alcançar um novo nível de games nos consoles caseiros.

Tinha que lançar um GP de Mônaco com estes gráficos e fazer muito barulho:

Queria fazer uma correção aqui, revendo Eternal Champions, certamente é outro nível de FMV.

Minha primeira impressão do PC foi bem ruim para games, um 486 já. Achei bem zoado ter que se matar para configurar dispositivos e pastas, esperar para instalar, jogar em DOS digitando comandos, a máquina travando (isso especialmente eu não aceitava).

Só comecei a achar interessante jogar no PC lá para 97, 98 quando saíam jogos 3D bem legais e internet estava chegando. Foi por aí que vendi o Playstation e parti pra Master Race.

Teriam 3 vantagens:

  1. Som de CD superior a tudo na época.
  2. Jogos melhores com, no mínimo, aberturas e finais melhores.
  3. Jogos mais baratos que os de cartucho.

Poderia também:

  1. Ter mais quadros de animação.
  2. FMV de até 256 cores simultâneas (subitilizado no SEGA CD).
  3. Mais fases, mais sprites, maid efeitos especiais, etc.

Daí o cara investia num SEGA CD e economizava nos jogos. Um jogo top de 64 megas (raríssimo por conta dps custos), custaria 60 dólares em cartucho e uns 30 dólares em CD, mais o som de CD, aberturas e finais em FMV, passando tudo isso de 500 megas.

Poderiam, inclusive, ter feito uma versão só SEGA CD que funcionasse sem o Mega Drive que fosse um pouco mais barata. Ao invés de 10 milhões poderiam ter vendido 20 milhões. Mas vendas não importam: teriam aparecido mais jogos matadores e referências no mundo dos games.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Jogos mais baratos que os de cartucho.
Complicado ver vantagem do ponto de vista da economia, ele custava praticamente outro videogame. Numa época em que o hábito era alugar o jogo, não comprá-lo.
FMV de até 256 cores simultâneas (subitilizado no SEGA CD).
Conseguiram subutilizar até filminho. Vai entender...
Poderiam, inclusive, ter feito uma versão só SEGA CD que funcionasse sem o Mega Drive que fosse um pouco mais barata. Ao invés de 10 milhões poderiam ter vendido 20 milhões. Mas vendas não importam: teriam aparecido mais jogos matadores e referências no mundo dos games.
Teve esse aqui:
102733
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.641
Pontos
744
Complicado ver vantagem do ponto de vista da economia, ele custava praticamente outro videogame. Numa época em que o hábito era alugar o jogo, não comprá-lo.
Conseguiram subutilizar até filminho. Vai entender...

Teve esse aqui:
Visualizar anexo 102733
Utilizaram as 256 cores simultâneas do FMV no Eternal Champions. Ficou realmente muito bom.

Quanto ao Multi Mega CDX, tentaram fazer um discman de rico. Se tivessem feito um console de tamanho normal com preço entre o Mega Drive e a soma do Mega Drive e o Sega CD, em 1991, talvez tivesse bombado.

De qualquer forma, saíram uns 200 jogos para SEGA CD, que considero parte da biblioteca do Meguinha em que alguns são indispensáveis.

Seria MUITO LEGAL que criassem alguma coisa pra ele. Aliás não fizeram um RPG anos atrás?
 
Topo Fundo